Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 24 de setembro de 2021 | Ano XXIII | N° 1.012

Andar a pé, de bicicleta ou de ônibus agora vai render “dindim” em Itajaí

Marcos Porto

PÁGINA 3

Marcos Porto

Hospital Marieta realiza cirurgia de hérnia de coluna endoscópica, novidade na região e que garante alta para o paciente no mesmo dia

PÁGINA 4

Município de Itajaí e Univali devem entregar estudo de contraproposta ao modelo apresentado pela União para privatização do Porto de Itajaí PÁGINA 8


2

Ano XXIII - edição 1.012 - 24 de setembro de 2021

COLUNA PRISCO PARAÍSO WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

MDB e PSD rachados em SC!

Dois dos principais partidos catarinenses enfrentam dificuldades enormes no quesito unidade. O PSD, não é de hoje, está rachado entre o grupo de Raimundo Colombo, que faz oposição a Moisés da Silva, e o time do deputado Júlio Garcia e do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, absolutamente alinhados ao governo. Não só alinhados, como atuando na linha de frente da gestão estadual através do secretário da Casa Civil, Eron Giordani, umbilicalmente ligado a Garcia e não menos próximo de Rodrigues. Neste contexto, é preciso citar, ainda, Gean Loureiro, prefeito da Capital. Ele esteve em Brasília esta semana, participando das discussões da praticamente sacramentada fusão do DEM com o PSL. Na semana passada, o alcaide florianopolitano esteve em Lages e foi recepcionado por Colombo, com direito a churrasco e tudo mais. Os dois tricotaram e sinalizaram de que poderão estar juntos considerando-se a perspectiva eleitoral, já que nenhum dos dois coloca como irreversível a cabeça de chapa. O movimento deu uma agitada extra nos bastidores.

Crioulo doido

Não faz muito, deputados estaduais pediram a cabeça, queriam a guilhotina para Moisés da Silva no processo de impeachment. Valdir Cobalchini, atual líder da bancada, e Luiz Fernando Vampiro, secretário de Educação, à frente deste processo que pretendia decapitar Moisés da Silva. Por ironia, ou não, naquele período os federais ficaram ao lado do governador. Não pelo interesse eleitoral, mas sim contra os que queriam tomar o poder sob a liderança do deputado Júlio Garcia. Que hoje tem muita influência no governo e carrega junto a bancada estadual emedebista. É de absoluta falta de sentido o ritmo da política estadual nos últimos três anos!

Couro comendo

Trocando em miúdos. Há um quadro de conflagração interna no MDB e no PSD. O que torna cada vez mais difícil a ida do governador para o MDB.

Tripé

Seria um passo no escuro para o governador. Moisés tenta, pelo menos, o apoio do MDB. O que também não será fácil. Cresce entre o trio Antídio, Celso e Dário o sentimento para formação de uma chapa pura do MDB. As incertezas cercam todo o contexto pré-eleitoral catarinense. A chapa seria Antídio ao governo com Celso de vice e Dário disputando novamente o Senado. O que se pode afirmar, a esta altura, com toda a certeza é que a candidatura à reeleição de Moisés bagunçou o cenário político estadual.

MDB

Júlio Garcia também já esteve com Gean, mas prioriza o entendimento de Moisés com o MDB. Se não for possível a filiação do governador ao partido, o plano é o embarque em uma pequena legenda, sempre com a perspectiva de contar com o PSD e o MDB no projeto de recondução do atual inquilino da Casa d’Agronômica.

Queda-de-braço

Só que o MDB também encontra inúmeros obstáculos quando o assunto é convergência com vistas ao pleito de 2022. Os deputados estaduais conseguiram, na última reunião do diretório estadual, postergar as prévias para 15 de fevereiro do ano que vem. Os federais, a seu turno, se rebelaram ante esta realidade. Na quarta-feira passada estiveram com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi.

Quarteto

Tomaram assento na conversa Celso Maldaner, deputado federal que pilota a seção barriga verde do Manda Brasa e pré-candidato ao governo. O senador Dário Berger, outro postulante do MDB à indicação majoritária, também participou, assim como Rogério Peninha Mendonça e Carlos Chiodini, este último fechado com Antídio Lunelli, prefeito de Jaraguá do Sul, e também postulante à candidatura pelo MDB.

Candidatura própria

Hemorragia da viúva

Num país onde várias instituições e segmentos públicos e privados fazem de tudo, o possível e o impensável, para criminalizar investigadores e canonizar corruptos e bandidos da pior espécie, a Operação Hemorragia (um desdobramento da Alcatraz), no âmbito da Justiça Federal catarinense, vai se transformando num oásis. Pelas mãos firmes das equipes da PF, MPF e da juíza Janaína Cassol Machado, possíveis malfeitos com dinheiro do contribuinte não devem ficar por isso mesmo, como já virou costume “neste país”, onde se rouba e se faz o diabo em nome da tal democracia. Bordão surrado que tem servido para os mais variados ataques à viúva (cofres públicos). Esta semana, a magistrada aceitou denúncia do MPF contra 15 acusados. Que agora passam à condição de réus.

Tabelinha

Há três ex-secretários de Estado enquadrados. Milton Martini, ex-titular da Administração e muito ligado ao ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB); Dalmo Claro de Oliveira, que respondeu pela pasta da Saúde na gestão Raimundo Colombo, quando ainda estava filiado ao MDB. Depois, Dalmo chegou a se alistar no PSD e atualmente aparece como integrante das fileiras do PSL.

Crimes

Peninha está com Dário Berger. Baleia Rossi defendeu a tese de uma candidatura própria. O triunvirato catarinense almoçou na segunda-feira, na Capital, e decidiram pela contração de pesquisas para avaliar quem entre os três (Dário, Antídio e Celso) está melhor e sacramentar o nome do MDB já em outubro.

Segundo a nota da Justiça Federal, os 15 réus “responderão, conforme o caso, por peculato, lavagem de dinheiro e fraudes em licitação, entre outros delitos. Os três processos tratam de contrato da Secretaria de Estado da Saúde e se referem especificamente a três subnúcleos de investigação: dois privados – empresas Alfa e Micromed – e um relacionado a agentes públicos.”

Batendo de frente

Ou seja, é a bancada federal (três federais e um senador) contra os nove estaduais do partido. Em posições absolutamente antagônicas. O detalhe é que o quarteto tem como aliado o dirigente maior do partido neste momento. E vem levantando, ainda, incongruências dos estaduais.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.012 - 24 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí será a primeira cidade da América Latina com aplicativo de recompensa para mobilidade sustentável

Marcos Porto

Cidadãos ganharão moeda digital para consumo no comércio local, utilizando a mesma plataforma de cidades como Nova York e Copenhague.

Itajaí dá um novo passo em direção ao futuro com olhar voltado para uma cidade mais sustentável e inteligente. Desde a quarta-feira (22), no Dia Mundial sem Carro, entrou em operação o aplicativo MovItajaí, baseado na plataforma portuguesa AYR, que conta com um sistema de recompensas para o cidadão que deixar seu veículo em casa e escolher opções sustentáveis de mobilidade, como o transporte público, a bicicleta e também caminhadas. Com isso, Itajaí se torna a primeira cidade na América Latina a fazer parte do ecossistema apoiado pelo Pacto Global da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pela gigante da tecnologia Google, junto com cidades como Nova York (EUA), Copenhague (Dinamarca) e diversas localidades de Portugal. Recentemente a plataforma venceu o prêmio de inovação e sustentabilidade da União Europeia, o New European Bauhaus, na categoria lifestyle. Com o AYR, os usuários são recompensados por evitar emissões de gás carbônico na atmosfera ao escolherem um meio de transporte sustentável. Ao registrar seu deslocamento

dentro do aplicativo MovItajaí, que conta também com informações de pontos de parada e localização dos ônibus em circulação na cidade, o cidadão recebe um AYR-Itajaí a cada 100g de CO2 evitadas, para utilizar na rede local de comerciantes e prestadores de serviços. A moeda digital também poderá ser convertida em reais no futuro e terá cotação variável definida pelo mercado, com valor atual estimado entre R$0,10 e R$ 0,15, mas com tendência de crescimento, acompanhando índices globais. “A Itajaí do futuro está sendo construída a cada dia. Pensar na gestão de uma cidade vai muito além de construir praças, ruas ou pontes. Ser gestor público nos dias atuais é trabalhar na mudança de comportamentos para junto com os cidadãos construir uma cidade moderna, inteligente, sustentável e inclusiva. Pensar no futuro é também pensar na conservação do planeta”, argumenta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Além de contribuir para a despoluição do ar, o MovItajaí também promove um ciclo positivo, com impactos na mobilidade urbana e na economia local. Ao re-

compensar os cidadãos que adotem meios de locomoção alternativos ao automóvel particular, será possível reduzir o trânsito na cidade e ainda gerar uma nova fonte de receita para as empresas locais que recebam pagamentos em AYR-Itajaí. A estimativa é alcançar 20 mil usuários ainda em 2021. “Nós estamos inserindo Itajaí em um ecossistema global de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. As cidades têm desafios similares a enfrentar no mundo pós-pandemia. Podemos citar as quedas profundas na demanda por transporte coletivo e de consumo no comércio local, ou as doenças físicas e mentais associadas ao sedentarismo, além do agravamento do trânsito e do aquecimento global. Portanto, visualizamos diversos benefícios para Itajaí ao adotar esta solução e integrar-se à rede de cidades e parceiros do AYR”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni. O aplicativo é mais uma estratégia na construção da Itajaí para o futuro. A revolução na mobilidade urbana vai além de novas ruas e pontes, ao priorizar as pessoas e propor novas formas de convivência e

deslocamentos. O MovItajaí está inserido em um conjunto de iniciativas, que inclui o novo sistema de transporte coletivo previsto para 2022, ampliação de ciclovias, novos serviços compartilhados de mobilidade, e alargamento e melhorias de calçadas. “Este projeto se alia a todas as iniciativas já implantadas em Itajaí e funciona como um acelerador na descarbonização das cidades. A proposta tem muita ligação com a comunidade local e o envolvimento do cidadão e das empresas parceiras no incentivo de modelos de mobilidade sustentável”, explica Pedro Gaspar, engenheiro português do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, responsável pelo desenvolvimento do sistema. “Nossa cidade está seguindo na direção certa, a exemplo das cidades mais modernas do mundo, em termos de mobilidade urbana e sustentabilidade. Vamos priorizar cada vez mais o ciclista e o pedestre, proporcionando incentivos e serviços de qualidade, para que ele deixe o automóvel em casa e viva a cidade de outra maneira”, conclui o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Lamim.


4

Ano XXIII - edição 1.012 - 24 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Hospital Marieta realiza cirurgia de hérnia de coluna endoscópica, novidade na região e que garante alta para o paciente no mesmo dia ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O CASE DE NEGÓCIOS ACII. NÃO PERCA!

Selo Social 2021 certificará 78 empresas nesta edição Cerimônia virtual será realizada no dia 24 de setembro nos canais do Município de Itajaí O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Promoção da Cidadania, promove neste mês a cerimônia virtual de certificação no Programa Selo Social. Nesta edição, são 78 empresas participantes com 591 projetos apresentados para receber a certificação. O evento será on-line, no dia 24 de setembro, a partir das 17h, e terá transmissão nos canais oficiais do Município de Itajaí (Youtube e Facebook). O Programa Selo Social busca incentivar as empresas e organizações que realizam projetos referentes à sustentabilidade na cidade, com propósito de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no município.

Os ODS são planos de ações mundiais compostos por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até o ano de 2030. Nesta agenda, estão previstas ações que vão desde a erradicação da pobreza até às iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

A tecnologia a favor da saúde fez com que um paciente de 34 anos passasse por um procedimento de retirada de hérnia da coluna e recebesse alta no mesmo dia. A equipe de trabalho levou uma hora nesta estreia da cirurgia endoscópica de hérnia no Hospital Marieta. Ela foi autorizada pelo Plano de Saúde Bradesco, que liberou o código e a técnica, então, passa a realizada em Itajaí. A endoscopia para cirurgia da coluna não é apenas um procedimento, mas sim uma técnica cirúrgica que, além das inúmeras vantagens, constitui uma maneira revolucionária de enxergar o problema. Assim como algumas décadas atrás o microscópio cirúrgico trouxe melhoria nos resultados operatórios e o endoscópio revolucionou a gastrocirurgia e neurocirurgia, esta técnica pode fazer o mesmo para a cirurgia de coluna quando bem utilizada. Apesar de já existir há bastante tempo, o seu uso demorou a se estabelecer devido a curva de aprendizado mais longa. Mas já está sendo utilizada em vários hospitais pelo país. Para ficar mais claro, a cirurgia endoscópica tem como principal diferença o uso de uma câmera acoplada ao sistema para que o médico possa olhar para qualquer direção a partir do canal de trabalho, com toda a nitidez de um monitor Full-HD (alta qualidade) e com a luminosidade ideal controlada através de um foco de luz tam-

bém acoplado ao sistema. Segundo o médico Juliano Eidt, se comparada à cirurgia clássica de hérnia de disco, a de maneira endoscópica traz ainda como vantagem o fato de ser realizada com anestesia local e sedação, sem precisar de anestesia geral; o médico pode conversar com o paciente durante a cirurgia; a técnica não tem limite de idade ou de condição física para ser operado (na cirurgia tradicional, por ser necessária a anestesia geral, muitos pacientes com outras doenças não podem ser operados) e a incisão é bem menos invasiva na pele. Além disso, o procedimento é bem mais rápido e com pouco sangramento e é muito menor a dor pós-operatória garantindo uma recuperação mais rápida.


5

Ano XXIII - edição 1.012 - 24 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

U

m novo estudo, que está sendo conduzido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), elabora uma contraproposta ao modelo apresentado pela União, apresentando, como ponto forte, a análise dos pontos críticos da proposta apresentada pelo Governo Federal que quer privatizar o Porto de Itajaí. “Itajaí não precisa de um novo modelo, mas sim o Brasil precisa do modelo de Itajaí. A metodologia deste trabalho que estamos desenvolvendo com a universidade, não será um trabalho simplesmente de apresentar um modelo, mas sobretudo terá uma análise muita crítica do modelo apresentado, envolvendo todos os pontos”, explica o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga. A atual concessão, com operação totalmente privada e gestão municipal, tem garantido ao longo de mais de duas décadas muito desenvolvi-

mento para Itajaí, Santa Catarina e o Brasil. O contrato termina em dezembro de 2022, mas desde 2017 o Município de Itajaí solicita oficialmente a renovação de concessão antecipada, com o objetivo de prosseguir com a autoridade portuária pública e municipal. “Com o modelo que nós temos no Porto, através dos aperfeiçoamentos que forem possíveis, ele poderá ter toda agilidade e competitividade, para que o Governo Federal atinja os objetivos que deseja também, através deste processo que está em curso. E que da mesma forma, nós possamos manter a nossa autoridade portuária pública municipal, juntamente com essa participação direta da cidade, uma vez que o porto representa o principal controle da economia, por isso somos a 12º cidade do Brasil na arrecadação de impostos federais”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.

Luciano Sens

Município de Itajaí e Univali devem entregar na próxima terça-feira, 28, estudo de contraproposta ao modelo apresentado pela União para privatização do Porto de Itajaí

Iniciados os levantamentos topográficos e avaliação de imóveis para obras da Rua do Porto e Binário da Osvaldo Reis Serviços são essenciais para o início dos trabalhos e das desapropriações Os imóveis na localidade estão em processo de desapropriações. Os levanta-

mentos topográficos são a primeira etapa para a criação do projeto executivo da Rua

Marcos Porto

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação concedeu ordem de serviço para os levantamentos topográficos da nova ligação entre as avenidas Marcos Konder e Irineu Bornhausen, além de avaliação dos imóveis para o Binário da avenida Osvaldo Reis. Os trabalhos iniciaram nesta semana e as informações são essenciais para o início da obras e desapropriações. O projeto conhecido como Rua do Porto criará uma ligação entre as avenidas Irineu Bornhausen (Caninana) com a Marcos Konder. A proposta pretende acabar com as filas de caminhões e garantir maior segurança e mobilidade em um dos principais gargalos do trânsito. Com duas pistas e três faixas por sentido, passeios arborizados, ciclovias, drenagem pluvial e nova iluminação, a obra reurbanizará todo o entorno. Os investimentos são avaliados em R$ 28 milhões entre desapropriações e obras.

do Porto. Já o Binário da avenida Osvaldo Reis prevê investimentos de R$ 63 milhões entre desapropriações e construção. A duplicação é o maior investimento do conjunto de soluções para a mobilidade urbana de Itajaí. A nova via com sistema binário de trânsito incrementa o sistema viário de tráfego intermunicipal entre as zonas urbanas de Itajaí e Balneário Camboriú. Sua implantação também consolida a expansão do desenvolvimento urbano na zona leste do município. Os serviços contemplam implantação de ciclovias e passeios arborizados com acessibilidade, drenagem, áreas verdes e bolsões de estacionamento. A obra criará quase três quilômetros de vias. Os imóveis na região da Fazenda receberão as primeiras análises de avaliação para que o Município de Itajaí inicie as negociações para as desapropriações necessárias para o binário.

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros. O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.


6

Ano XXIII - edição 1.012 - 24 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.012 - 24 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte Aniversário de Casamento da Sra. Vanir e Sr. Bernardo Petter

Um grande abraço ao amado casal Sra.Vanir e Sr. Bernardo Petter, pela comemoração de 58 anos de casamento, comemorado no dia 21 de setembro. Bodas de Vidro – Sólido, porém transparente e frágil, o material representa que, apesar dos anos de convivência, a relação só se mantém quando bem cuidada.

Aniversário de João Carlos Pizzatto Neto

Um grande abraço ao jovem João Carlos Pizzatto Neto, que completou 15 anos no dia 18bde setembro. Ele é filho de Camila Cristina Pasold Brasil Pizzatto e Richart Pizzatto e irmão de Raíssa Pizzatto.

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Sugestão de presente para o Dia das Crianças Com a palavra os leitores: “Boa noite, Brazucas ! Vocês querem uma excelente indicação de presente para crianças? Além de estimular a leitura, ainda estamos fazendo-a em nossa língua raiz. Meu filho, de 6 anos, ganhou de uma pessoa muito especial, o livro: AS AVENTURAS DE CATARINA, de @⁨Raciel Gonçalves Junior. Esse, foi comprado no BR Empório (2471 S A W Grimes Blvd., Unit 320, Round Rock, TX 78664- EUA), mas pode também ser encontrado na Amazon - US e BR. Simplesmente excelente, de linguagem simples e acessível para as crianças! Também é bem ilustrado e com bons ensinamentos! Parabéns Raciel pelo tabalho incrível! Esperamos poder ler mais livros seus!!! Deus abençoe vc e sua linda família.” —Debbie Cida

Grande Venda o Peixe do Nume Grande Venda o Peixe : É um encontro entre várias empresas associadas da ACII ou não , que oportuniza as empresárias participantes a divulgação de suas empresas, a troca de experiências e o conhecimento mútuo. Participe conosco !

Aniversário de Lúcio Vipych

Parabenizamos o aniversariante Lúcio Vipych, que trocou de idade, no dia 21 de setembro. Ele é treinador do time de vôlei A feminino, no Itamirim Clube de Campo. Que Deus o abençoe e proteja sempre!


8

Ano XXIII - edição 1.012 - 24 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Com catarinenses na briga pelo título e atletas de seis países, Taroii Juniors Cup larga neste sábado em Itajaí (SC)

Luiz Candido/Luz Press

Luiz Candido/Luz Press

Qualifying abre a competição a partir das 9h neste sábado, dia 25. Chave principal se inicia nodia 27 e vai até o dia 2 de outubro

Começa neste sábado, dia 25, a partir das 9h, o Taroii Juniors Cup, com os jogos do qualifying em todas as categorias, o torneio internacional juvenil de tênis, com pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis. A competição será realizada no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis, e vai até o dia 2 de outubro. Além do Brasil, o evento terá atletas de 8 até os 18 anos de outros cinco países como Paraguai, Argentina, Bolívia, Estados Unidos e Rússia. A competição tem ao todo 600 atletas.

Os catarinenses estarão em peso na competição brigando pelo título principal na categoria 18 anos com pontos no ranking mundial. No feminino, a tenista de Florianópolis, Carolina Laydner, que será uma das favoritas e disputou o Sul-Americano de 16 anos pelo Brasil, e no masculino o atleta de Itajaí (SC), da ADK Tennis, Victor Tosetto, estarão na briga. Ao todo serão 50 atletas de Itajaí brigando pelas conquistas também nos torneios nas categorias 14 e 16 anos, com pontos no ranking Cosat, do Sul-Americano, e nas categorias 12 anos e Tennis Kids, estes com pontos no ranking nacional da Confederação Brasi-

leira de Tênis. Entre os destaques, Gabriela Cho, que disputou o Sul-Americano de 14 anos pelo Brasil, e joga na categoria 16 anos, e Pedro Strapazzon, que atuará nos 14 masculino. “É com grata satisfação que poderemos realizar o evento, em 2020 por conta do COVID não foi possível, estamos felizes. Sabemos que teremos restrições pois a doença ainda está aí e teremos medição de temperatura na entrada, pontos de álcool e gel, sem aglomerações para que ocorra tudo bem. Nós da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo e a cidade de Itajaí estamos muito felizes para

voltar esse evento que é dos mais tradicionais de Santa Catarina e da cidade de Itajaí”, disse Ivan Kley, diretor da competição. O Taroii Juniors Cup tem o patrocínio da Taroii Investment Group, e Promenac Veículos, os co-patrocínios CORE - Clínica de Ortopedia e Reabilitação Esportiva / Marcelo Pfitzer - Fisioterapia / Fort Atacadista e parcerias da FMEL - Fundação Municipal de Esporte e Lazer Itajai, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis. O torneio tem as chancelas também da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 24 Setembro 2021.  

Jornal dos Bairros - 24 Setembro 2021.

Jornal dos Bairros - 24 Setembro 2021.  

Jornal dos Bairros - 24 Setembro 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded