Jornal dos Bairros - 17 Setembro 2021.

Scroll for more

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 17 de setembro de 2021 | Ano XXIII | N° 1.011

Município realiza Semana da Água – Itajaí de Mares Limpos – Programação educativa, de 18 a 26 de setembro, terá mutirão de limpeza, lives, plantios, feiras, visitas guiadas e lançamentos. PÁGINA 5

Foto: Alfa Bile

Itajaí sediará Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia O Festival será realizado na APAE de Itajaí, no próximo domingo, das 10h às 14h

PÁGINA 4

TORNEIO INTERNACIONAL

Atletas de seis países disputam o Taroii Juniors Cup, em Itajaí PÁGINA 8


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.011 - 17 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Moisés: futuro partidário indefinido

Engana-se redondamente quem acredita que está batido o martelo em torno da filiação de Moisés da Silva ao MDB. Ato que aconteceria no começo de 2022 ou ainda no final deste ano, conforme expectativas de bastidores. O governador está sem sigla desde que desembarcou do PSL, legenda pela qual foi catapultado diretamente do anonimato para o principal cargo do estado em 2018. No MDB, lembram eminências pardas do Manda Brasa, as coisas não são bem assim. Há muito tempo que a sigla deixou de ser apenas um partido. Tornou-se uma frente, com as mais variadas formações políticas e ideológicas. O embate, a disputa, o confronto são naturais e muito comuns nas hostes emedebistas.

Tripé

O MDB hoje tem três pré-candidatos ao governo. A menos que os três (Celso Maldaner, Dário Berger e Antídio Lunelli) abram mão da pretensão, não há a menor possibilidade de garantir que Moisés, uma vez filiado ao partido, chegaria na convenção do MDB para ser ungido candidato à reeleição.

Garantia zero

Mesmo que o trio abra mão, não dá para assegurar que na undécima hora alguma outra liderança apresente seu nome para bater chapa internamente pela indicação à candidatura majoritária em 2022.

Reação

Outro ponto: sabe-se lá como a base emedebista e suas centenas de mandatários em Santa Catarina vão reagir a uma hipotética chegada de Moisés da Silva ao partido.

Tratamento vip

Evidentemente que a bancada estadual, o segmento mais forte do MDB catarinense hoje, está satisfeita com os espaços e o tratamento dispensado pelo Centro Administrativo. Assim como muitos prefeitos, que têm acesso à máquina e aos recursos estaduais para seus municípios.

Realidades distintas

Isso é uma coisa. Outra é a realidade político-eleitoral. O MDB vai, sem dúvida, contratar pesquisas qualitativas e quantitativas para ter um norte mais claro sobre o nome do partido para 2022.

Regra: não há regra

Não existe uma regra, por exemplo, que imponha a candidatura de Moisés mesmo que pesquisas o apontem com mais intenção de votos do que os outros três postulantes do partido.

Avaliando

Moisés deve estar raciocinando neste sentido. Na linha de que o caminho pode ser a filiação a um pequeno partido, onde não haveria a menor chance de ele não ser candidato para, ali na frente, dependendo do cenário, compor com o MDB.

Acefalia emedebista

Ninguém no partido ainda admite abertamente, mas é uma possibilidade. O MDB abriria mão da cabeça de chapa, indicando o candidato ao Senado e o vice, com o governador na cabeça buscando a reeleição. Mas filiado a uma sigla de menor expressão. E, na eventualidade da reeleição, no futuro poderia eventualmente se filiar ao MDB.

Mais um ex-presidiário

Lembram do ex-presidiário Michel Temer, que foi presidente em mandato-tampão depois do impeachment da energúmena Dilma Rousseff, de quem foi vice nas duas eleições? Filiado ao MDB, ele liderou a banda emedebista no consórcio salteador que pilhou o país duran-

te quase duas décadas, sob a liderança do PT de Zé Dirceu e Lula da Silva. Temer, convém lembrar, era dado como morto e enterrado para o mundo político após o caso que redundou em denúncias gravíssimas de corrupção, que levaram à sua prisão em 2019. Pois muito bem. Em processo de “superação” absoluta, o plantonista da vez no Planalto, Jair Bolsonaro, conseguiu a proeza de ressuscitar Michel Temer. Já circula pelo universo do WhatsApp o primeiro vídeo daquilo que Temer promete uma série de “bate-papo” com ele. Sobre diversos temas, inclusive sobre o Brasil e a política! Na peça de estreia, Temer fala de suas conquistas enquanto presidente e enfatizando a necessidade de diálogo e atacando a polarização Lulo-bolsonarista do contexto atual.

De orelha a orelha

Sim, ele está de volta. E rindo à toa após o pedido de socorro de Bolsonaro. Temer, pra quem não lembra, foi quem indicou o xerifão Alexandre de Moraes para o STF. Xandão da esquerda, que já vem mostrando toda sua convicção jurídica ao rever algumas de suas próprias decisões despóticas, inclusive falou ao telefone com Bolsonaro sob a intermediação de Temer.

Escritor e roteirista

O emedebista também escreveu o bilhete da capitulação presidencial semana passada.

Lembrar é viver

A prisão de Michel Temer ocorreu em 21 de março de 2019, em cumprimento de mandado expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, dentro da Operação Descontaminação, desmembramento da Operação Radioatividade, no âmbito da Operação Lava Jato, no estado.

Balaio de siri

Na mesma operação, também foi preso Moreira Franco, o ex-ministro de Minas e Energia no governo Temer. Em 8 de maio de 2019, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu, por dois votos a um, pela revogação do habeas corpus do ex-presidente e com isso ele volta para a prisão. Depois, o STJ concede, por unanimidade, habeas-corpus

Modus Operandi

Segundo a acusação, Temer havia cometido delitos de corrupção ativa e lavagem de dinheiro, envolvido em contratos da Eletronuclear com a empresa Engevix.

Jorginho se fortalece

O senador Jorginho Mello vem fazendo estrago em todas as frentes em Santa Catarina. Estrago em bom sentido para o seu PL. O pré-candidato ao governo vem filiando prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e a última incursão foi na direção do Progressistas, que ele deseja muito ver participando da sua coligação. O sonho de consumo do senador é ter a deputada federal Angela Amin como vice e o empresário Luciano Hang ao Senado. Convenhamos. Seria um tripé majoritário de peso, com potencial partidário e político indiscutíveis. Semana passada Jorginho esteve em Tubarão, base político-eleitoral de Moisés da Silva. O governador é natural de Florianópolis, mas fez toda sua vida militar na Cidade Azul. O prefeito da vez lá é Joares Ponticelli, reeleito com grande desempenho em 2020. A ideia do senador do PL é poder contar com o Progressistas. Como ele sabe muito bem que Esperidião Amin costuma ficar acenando com sua candidatura ao governo, com aquela tradicional indefinição até a undécima hora, o que dificulta sobremaneira alianças partidárias, Jorginho vai comendo pelas beiradas.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.011 - 17 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Município de Itajaí e universidade trabalham em estudo de contraproposta ao modelo apresentado pela União que quer privatizar o Porto de Itajaí Luciano Sens _ Porto de Itajaí

Luciano Sens _ Porto de Itajaí

O Fórum Permanente em Defesa da Autoridade Portuária Pública Municipal definiu uma nova estratégia para a manutenção do atual modelo de gestão no Porto de Itajaí. Um novo estudo, conduzido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), está em andamento para elaborar uma contraproposta ao modelo apresentado pela União. O documento terá como ponto forte a análise dos pontos críticos da proposta apresentada pelo Governo Federal. “Itajaí não precisa de um novo modelo, mas sim o Brasil precisa do modelo de Itajaí. A metodologia deste trabalho que estamos desenvolvendo com a universidade, não será um trabalho simplesmente de apresentar um modelo, mas sobretudo terá uma análise muita crítica do modelo apresentado, envolvendo todos os pontos”, explica o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga. Na última reunião, o Município de Itajaí e entidades ligadas ao setor e à sociedade civil, além de representantes da Câmara de Vereadores, da Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal, debateram o assunto presencialmente e também on-line. Através desta nova plataforma virtual o fórum visa conciliar a agenda de trabalho de todos os representantes e proceder com a participação de todas as entidades. A atual concessão, com operação totalmente privada e gestão municipal, tem garantido ao longo de mais de duas décadas muito desenvolvimento para Itajaí, Santa Catarina e o Brasil. O contrato termina em dezembro de 2022, mas desde 2017 o Município de Itajaí solicita oficialmente a renovação de concessão antecipada, com o objetivo de prosseguir com a autoridade portuária pública e municipal. “Com o modelo que nós temos no Porto, atra-

vés dos aperfeiçoamentos que forem possíveis, ele poderá ter toda agilidade e competitividade, para que o Governo Federal atinja os objetivos que deseja também, através deste processo que está em curso. E que da mesma forma, nós possamos manter a nossa autoridade portuária pública municipal, juntamente com essa participação direta da cidade, uma vez que o porto representa o principal controle da economia, por isso somos a 12º cidade do Brasil na arrecadação de impostos federais”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni, lembrando ainda que houve uma importante reunião com o atual Ministro, vice-presidente e corregedor do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, para tratar de assuntos relacionados ao processo de desestatização do Porto. Criado pelo Município para manter o atual modelo de gestão do Porto de Itajaí, o Fórum Permanente visa unir as forças da sociedade devido à aproximação do término do convênio de delegação do Porto ao Município. A intenção do grupo é elaborar propostas para contrapor o modelo apresentado pelo órgão federal, que propõe a concessão total do Porto de Itajaí à iniciativa privada, incluindo administração e infraestrutura portuária, que hoje têm gestão municipalizada. Recentemente, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes atingiu a marca de 600 giros (manobras) na área da Nova Bacia de Evolução, concedida em 2019. A primeira fase deste projeto forneceu a ampliação do acesso aquaviário para o Complexo Portuário, possibilitando a chegada de navios de até 350 metros. Antes do processo de finalização da primeira etapa da bacia de evolução, era necessário ter o berço livre nos dois lados do complexo para que o giro fosse efetuado, dificultando na agilidade dos processos necessários.


4

Ano XXIII - edição 1.011 - 17 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Semana do Pescado encerra neste domingo Em evento, realizado no Mercure Hotel Itajaí, aconteceu a cerimônia de encerramento oficial A 18ª edição da Semana do Pescado está chegando ao fim. O evento, que teve por objetivo impulsionar o consumo das proteínas e alavancar as vendas de frutos do mar e que aconteceu em todo o território nacional, promoveu promoções especiais e teve cerimônia oficial de encerramento na noite desta quarta-feira (15), no Mercure Hotel Itajaí. Dentre várias autoridades, a ocasião contou com a participação de várias autoridades, como o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, o presidente do Sindipi, Jorge José Neves, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Thiago Morastoni, o delegado da Capitania dos Portos, Eduardo Rodrigues de Paula e o presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Mário Cesar dos Santos. A última atividade da Semana do Pescado será o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, no próximo domingo (19). Itajaí, que é conhecida como Capital Nacional da Pesca, se une a várias capitais estaduais para sediar o evento, que chega a sua primeira edição na cidade, tendo sido realizada anteriormente em Florianópolis. A promoção acontecerá na sede da APAE de Itajaí,

localizada na avenida Joca Brandão, nº 537, bairro Centro, das 10h às 14h. No total, serão comercializados 500 quilos do pescado. Os cartões estão à venda na Apae, ao valor de R$ 20,00, no Sindipi e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Não haverá consumo no local, pois por conta da pandemia, a ação será em formato de drive. O preparo do tambaqui será “à moda rondoniense”, assado na brasa com sal e temperos básicos. O acontecimento terá edições simultâneas em todas as capitais brasileiras e em outros 30 municípios de Rondônia, além de Itajaí. A ACII e seu Núcleo de Gastronomia deram apoio à Semana do Pescado e darão suporte à APAE com a demanda de carvão para o preparo dos tambaquis.

Itajaí sediará Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia no próximo domingo (19) Município será uma das capitais nacionais da Semana do Pescado Considerada a Capital Nacional da Pesca, Itajaí sediará a segunda edição do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia no próximo domingo (19). Com o evento, a cidade se junta às capitais dos estados da federação para ser uma das sedes nacionais da promoção alusiva à Semana do Pescado. A ação será realizada na APAE de Itajaí, localizada na avenida Joca Brandão, nº 537, bairro Centro, das 10h às 14h. Serão 500 quilos do pescado nacional distribuídos na ação beneficente ao custo de R$ 20. Os cartões podem ser adquiridos na Apae do município, no Sindipi e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Devido à pandemia, a ação será em formato de drive. Realizada no ano anterior em Florianópolis, esta será a primeira vez do festival em Itajaí. Festival do Assado de Tambaqui O peixe assado é a atração do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, rea-

lizado no dia 19 de setembro nas capitais brasileiras e em outros 30 municípios de Rondônia, além de Itajaí. Com uma carne branca, suculenta e de fácil preparo, o tambaqui vem conquistando o paladar do brasileiro e oferece uma proteína saudável. Para consolidar a presença desse pescado no dia a dia da população, no Festival Nacional, ele será preparado “à moda rondoniense”, assado na brasa com sal e temperos básicos. O evento é uma das atrações da Semana Nacional do Pescado que busca divulgar e aumentar as vendas durante o mês de setembro.

Agentes de trânsito impedem suicídio em Itajaí No mês da campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e propõe um diálogo aberto sobre o tema para reduzir o número de casos, os agentes de trânsito de Itajaí ajudaram a salvar uma vida. Na terça-feira (14), durante uma ronda de rotina na Avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio, agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) foram acionados pela população para auxiliar em uma tentativa de suicídio. No local, os profissionais prestaram apoio à vítima e conseguiram evitar o suicídio. Enquanto conversavam, entendiam a situação e davam suporte à vítima, a equipe da Codetran entrou em contato com a guarnição do Corpo de Bombeiros para que prestasse auxílio médico. Após o atendimento, a mulher foi encaminhada ao hospital e, posteriormente, para acompanhamento psicológico no município. A ação rápida dos agentes foi essencial para prevenir o suicídio. “Os agentes de trânsito foram de suma importância para salvar a vida daquela pessoa. A cidadã se encontra num momento de vulnerabilidade pe-

los problemas pessoais, o que acarretou a tentativa de suicídio através de automutilação e uso de psicotrópicos. Naquele momento a conversa com os agentes foi o conforto que ela precisava para se dar uma segunda chance”, destaca Robson Costa, coordenador da Codetran. Os agentes Alcides Acendino dos Santos Filho, Cristiana Kruger Cabral e Evandro Luiz Lopes foram os responsáveis pelo atendimento na Beira-rio. “Os servidores souberam como contornar e lidar com a ocorrência. São situações de conflito, tão difíceis quanto um condutor alterado numa abordagem mais costumeira”, reforça Robson Costa. Busque ajuda Caso esteja com problemas ou dificuldades para lidar com uma situação, ligue para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que presta auxílio emocional gratuito e voluntário pelo telefone 188. Ou ainda procure um serviço de saúde do Município de Itajaí (Unidades de Saúde e CAPS) para atendimento. A ajuda profissional é essencial para prevenir o suicídio.


5

Ano XXIII - edição 1.011 - 17 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Município realiza Semana da Água – Itajaí de Mares Limpos Programação educativa, de 18 a 26 de setembro, terá mutirão de limpeza, lives, plantios, feiras, visitas guiadas e lançamentos

O

Município de Itajaí, por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) e em parceria com o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) e o Porto de Itajaí, promove de 18 a 26 de setembro a Semana da Água - Itajaí de Mares Limpos. A programação inclui mutirão de limpeza, lives educativas, plantios comunitários, feiras de doação de mudas, visitas guiadas em trilha, lançamento de iniciativas e o projeto de educação ambiental Educa Água realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Associação Náutica de Itajaí (ANI). A Semana da Água foi instituída por lei em Itajaí, em 1999, como uma campanha educativa e de cidadania. A ação faz parte das iniciativas do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí que promove atividades para a proteção da água e gestão dos recursos hídricos nos 50 municípios da Bacia do Itajaí. Neste ano, para reforçar a Carta Compromisso de Mares Limpos, assinada em 2018, que firmou a parceria do Município com a Organização das Nações Unidas (ONU), o tema da campanha da Semana da Água será Itajaí de Mares Limpos. A ação integra o Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar e envolve órgãos da administração pública que promovem atividades relevantes para a proteção dos recursos hídricos locais. “Precisamos refletir as nossas ações e mudar o comportamento em relação ao meio ambiente. Itajaí é pioneira quando o assunto é sustentabilidade, afinal fomos a primeira cidade brasileira a assumir o compromisso com ONU ao assinarmos a Carta Compromisso de Mares Limpos. Com essas ações, estamos pensando no futuro da nossa cidade e do nosso planeta”, enfatiza o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. Mutirão de limpeza neste sábado A abertura oficial da Semana da Água 2021 acontece na segunda-feira (20), às 9h, com a divulgação do vídeo Itajaí de Mares Limpos nas redes oficiais do Município e parceiros. No entanto, a programação inicia neste sábado (18) com o mutirão de limpeza na Praia do Atalaia, Molhes da Barra e na Vila Beira-Rio, no bairro da Murta. A mobilização contará com apoio de voluntários do Semasa, INIS, Porto de Itajaí, Secretaria de Obras, Ambiental, Associação de Praias e Surf de Itajaí (ASPI Surf ), Marina Itajaí, Gomes da Costa, Limpa Brasil e Instituto Crescer. Confira a programação completa da semana: Em caso de chuva, os eventos ao ar livre serão transferidos. SÁBADO (18/09) - 8h às 10h: Mutirão de Limpeza Itajaí de Mares Limpos + Limpando o Mundo Pontos de coleta: Praia do Atalaia, Molhes da Barra e Vila Beira-Rio (Murta) SEGUNDA-FEIRA (20/09) - 9h: Abertura oficial da Semana da Água 2021 e divulgação de materiais alusivos - 17h: Live Semasa – Tema “Microplástico fica e água que segue: novos temas no trata-

mento”, com Gabriel Fernandes, vencedor do People’s Choices Award do Prêmio SJWP 2021 e participação do engenheiro químico José Adriano Kielling e do diretor de Saneamento do Semasa, Victor Silvestre. Transmissão pelo @semasaitajai. TERÇA-FEIRA (21/09) - Dia da Árvore - 8h: Plantio comunitário no Parque do Agricultor - Recuperação de ribeirão com os alunos da Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira - 8h às 17h: Feira de doação de mudas nativas no Herbário Barbosa Rodrigues - 10h às 14h: Distribuição de mudas no atendimento do Semasa Itajaí QUARTA-FEIRA (22/09) - 8h30: Visita guiada à Trilha das Cotias Parque do Atalaia - Grupo de 10 pessoas - 10h30: Visita guiada à Trilha das Cotias Parque do Atalaia - Grupo de 10 pessoas (Agendamento da visita pelo telefone (47) 3349-7255 ou WhatsApp (47) 98858-9453) - 14h: Plantio comunitário no Bairro Limoeiro - Ponto de captação do Semasa QUINTA-FEIRA (23/09) - 19h: Live Semasa – Tema “Itajaí de Mares Limpos: na prática, qual meu papel como cidadão?”, com Mauana Ravadelli, analista de operações e projetos da Ambiental e coordenadora do Recicla Itajaí; Marcelo Bauke, analista ambiental do INIS; e Médelin Pitrez dos Santos, do Porto de Itajaí e Juntos pelo Rio. Transmissão pelo @semasaitajai. SEXTA-FEIRA (24/09) - 8h30: Visita guiada à Trilha das Cotias Parque do Atalaia - Grupo de 10 pessoas - 10h30: Visita guiada à Trilha das Cotias Parque do Atalaia - Grupo de 10 pessoas (Agendamento da visita pelo telefone (47) 3349-7255 ou WhatsApp (47) 98858-9453) - 14h: Lançamento do Portal Itajaí Saneada – Semasa Itajaí SÁBADO (25/09) - 9h às 17h: Educa Água – Projeto de educação ambiental em frente à Associação Náutica de Itajaí - 14h às 18h: Educação Ambiental com foco no microplástico - Circuito Ocean na Praia de Cabeçudas DOMINGO (26/09) - 9h às 17h: Educa Água – Projeto de educação ambiental em frente à Associação Náutica de Itajaí - 8h às 11h30: Feira de doação de mudas nativas – Circuito Ocean na Praia de Cabeçudas

Projeto Educa Água oferecerá passeios gratuitos pela Baía Afonso Wippel Inscrições para participar devem ser feitas no site da Associação Náutica de Itajaí A Secretaria de Educação de Itajaí, em parceria com a Associação Náutica de Itajaí (ANI), realiza no sábado (25) e domingo (26) o projeto Educa Água – Remo, Vela e Educação. A iniciativa integra as ações da Semana da Água – Itajaí de Mares Limpos e oferecerá passeios gratuitos pela Baía Afonso Wippel. As inscrições para participar do evento são limitadas e estão disponíveis no site da Associação Náutica de Itajaí (ANI), clicando aqui. Ao todo, 17 embarcações estarão à disposição da população, das 10h às 17h, para realizar os passeios pela Baía Afonso Wippel. Os barcos comportam de quatro a oito pessoas e, ao todo, serão ofertados cerca de 800 passeios com duração de até uma hora. O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância dos recursos hídricos no Município. “O objetivo do evento é promover a conscientização da comunidade sobre a importância do gerenciamento adequado dos recursos hídricos do Município, divulgar a política e o sistema estadual e nacional de gerenciamento dos recursos hídricos, além de estimular as práticas e medidas de proteção dos recursos hídricos”, destaca a supervisora da Educação

Ambiental da Secretaria de Educação de Itajaí, Adriana Bandeira. A solenidade de abertura será realizada no sábado (25), às 9h, na sede da ANI, localizada na Avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio), nº 1001. Haverá apresentações artísticas com bandas das Escolas Aníbal César e Hulse Peixoto, além de exposição de produções dos alunos dos Centros de Educação em Tempo Integral (CEDINS) e das Escolas em Tempo Integral do município. “Serão dois dias de festa, com muita conscientização ambiental, respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Todos os itajaienses estão convidados para o Educa Água. Seja pelo rio ou pela avenida Beira-Rio, haverá atrações para todos os gostos”, afirma Adriana Rocha, diretora de Educação Integral e Ações Educativas da Secretaria de Educação de Itajaí. “Pedimos que os participantes tragam suas garrafas de água, venham com roupas confortáveis e que não esqueçam de usar boné ou chapéu, além do protetor solar durante o passeio. Vamos remar e preservar”, enfatiza Ana Júlia Pinheiro Krensiglova, coordenadora geral da ANI.


6

Ano XXIII - edição 1.011 - 17 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.011 - 17 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de Leonardo Michellin Locatelli O jovem Leonardo Michellin Locatelli comemorou aniversário no dia 13 de setembro junto de sua esposa Luísa Uriarte Vieira Locatelli e dos seus filhos Enrico e Romeo Vieira Locatelli.

Advogados em Itajaí

O pré-candidato à presidência da OAB/SC, Hélio Brasil, esteve em Itajaí em um café da manhã que reuniu diversos advogados locais, incluindo os quatro ex-presidentes da subseção de Itajaí, e os atuais presidentes de Navegantes, Itapema e Camboriú. Além deles, o vice-reitor da Univali, José Carlos Machado, esteve presente e anunciou apoio à chapa de Hélio Brasil.

Aniversário de Cecília Santos Bellini

A meiga Cecília Santian Bellini completou 8 anos de vida, no dia 10 de setembro. Ela é filha de Michelli Santian Bellini e Marlon Macedo Bellini e irmã da Lara Santian Bellini. Parabéns, Princesa Cissa! Feliz Aniversário! Que o Papai do Céu lhe abençoe e proteja sempre!

Aniversário de Alessandra Nascimento

Parabenizamos a jovem Alessandra Nascimento, que está semana festejou o dom de sua vida. Parabéns, Alessandra! Felicidades com as Bênçãos de Deus, sobre a sua vida!

Primeira Eucaristia de Sara Corrêa Reiser A linda e meiga Sara Corrêa Reiser tomou sua Primeira Eucaristia, na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, no último domingo, dia 12 de setembro. Que Cristo Ressuscitado permaneça Vivo para sempre, em seu coração!

Cantora Lírica

A cantora lírica natural de Itajaí, Luiza Leal Willert da Rocha, foi contemplada com uma bolsa integral de estudos na Royal Academy of Music de Londres onde estudará ópera por 2 anos. Ela também receberá outra bolsa ( Jonathan Freeman Atwood Bicentennial Scholar) para sua manutenção na Inglaterra, dada para candidatos que se destacaram. As aulas começaram no dia 13 de setembro de 2021.


8

Ano XXIII - edição 1.011 - 17 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Atletas de seis países disputam o Taroii Juniors Cup, em Itajaí Foto: Victor Tosetto / Crédito: Divulgação

Itajaí (SC) volta a receber torneio internacional após dois anos. Competição ocorre entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro no Itamirim Clube de Campo e conta pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis

A

tletas de seis países vão disputar, entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro, o Taroii Juniors Cup, torneio internacional juvenil de tênis, com pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis. A competição será realizada no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis. Além do Brasil, o evento terá atletas de 8 até os 18 anos de outros cinco países como Paraguai, Argentina, Bolívia, Estados Unidos e Rússia. A competição tem ao todo 600 atletas. O evento até 18 anos distribui pontos no ranking mundial da ITF, os torneios nas categorias 14 e 16 anos distribuem pontos no ranking do Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis, e as competições dos 12 anos e o Tennis Kids (8 até 10 anos) contando pontos no ranking da Confederação Brasileira de Tênis. “Temos ótimos atletas na disputa e atletas de Itajaí com boas chances de título como Victor Tosetto,campeão em Santa

Tecla, El Salvador, está no primeiro ano na categoria 18 anos e buscando subir no ranking para disputar os Grand Slams no ano que vem”, destacou Patrício Arnold, coordenador da ADK Tennis: “É uma grande oportunidade de subir para outros atletas de Itajaí como Pedro Pinto, Leonardo Bastos e Thomas Kano e para demais catarinenses somarem os primeiros pontos na tabela” “Espero conseguir fazer uma boa campanha , aproveitar que é um torneio em casa, no clube que eu treino, onde já estou bem acostumado , o nível do torneio vai estar bom e espero jogar bem para conseguir um bom resultado e subir no ranking onde tenho como meta disputar os Grand Slams ano que vem”,disse Tosetto, de 17 anos recém completados, em julho. “É com grata satisfação que poderemos realizar o evento, em 2020 por conta do COVID não foi possível, estamos felizes. Sabemos que teremos restrições pois a doença ainda está aí e teremos medição de temperatura na entrada, pontos de ál-

cool e gel, sem aglomerações para que ocorra tudo bem. Nós da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo e a cidade de Itajaí estamos muito felizes para voltar esse evento que é dos mais tradicionais de Santa Catarina e da cidade de Itajaí”, disse Ivan Kley, diretor da competição. O Taroii Juniors Cup tem o patrocínio da Taroii Investment Group, e Promenac Veículos, os co-patrocínios

CORE - Clínica de Ortopedia e Reabilitação Esportiva / Marcelo Pfitzer - Fisioterapia / Fort Atacadista e parcerias da FMEL - Fundação Municipal de Esporte e Lazer Itajai, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis. O torneio tem as chancelas também da Federação Internacional de Tênis e da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.