Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 10 de setembro de 2021 | Ano XXIII | N° 1.010

Retorno dos cruzeiros marítimos aguarda aprovação dos órgãos competentes Embora a ANVISA ainda não tenha definido os protocolos de segurança, o Porto de Itajaí já tem programadas 29 escalas. A primeira embarcação deverá chegar 11 de dezembro, o MSC Sinfonia, com capacidade de 2.679 passageiros, devendo embarcar no município 1.100 passageiros. Depois, numa sequência, mais 28 escalas de embarque e desembarque, totalizando até abril de 2022, mais de 90 mil turistas passando pelo município de Itajaí. PÁGINA 5

PÁGINA 5

Conclusão da obra do Complexo Madre Teresa, em Itajaí, é prioridade na Saúde

Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Marcos Porto

Programa Itajaí Ativo retoma atividades em grupo para pessoas imunizadas

PÁGINA 4

PÁGINA 8


2

Ano XXIII - edição 1.010 - 10 de setembro de 2021

COLUNA PRISCO PARAÍSO WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

No reino da hipocrisia

Observando-se as manifestações de Luiz Fux, do STF, de Arthur Lira, da Câmara, e de Rodrigo Pacheco, do Senado, na sequência da fala presidencial de 7 de Setembro, nota-se uma dose farta de hipocrisia. Pra dizer o mínimo. O atual coordenador das supremas togas foi duro com o chefe da nação. Reagiu, assegurando que o Supremo não será fechado, declaração combinada com a constatação de que o descumprimento de ordem judicial é crime de responsabilidade. Fux, surpreendentemente, mostrou-se preocupado com os indicadores econômicos, como a inflação e o desemprego, além da crise hídrica e da pandemia. O magistrado biônico esqueceu de mencionar, no entanto, que o Orçamento do STF é bilionário. Estes onde juízes indicados por presidentes de plantão recebem, às expensas da sociedade, auxílios-generosos para quase tudo.

Deuses

Têm até assessores para puxarem as estofadas e caríssimas cadeiras nas quais eles sentam durante as sessões. Tipo de privilégio comum a reis e a imperadores da antiguidade. Os faraós do Egito que o digam. Hipocrisia pouca é bobagem neste país.

Cara-de-pau

Foco nacional

A maior adesão é em Santa Catarina. Não por acaso, Moisés da Silva chamou uma reunião de emergência para discutir o assunto. O fantasma do desabastecimento já assombra os catarinenses. A Justiça Federal também entrou no circuito, mandando liberar as BRs 116 e 101 em Santa Catarina. Os líderes dos caminheiros, no entanto, estão dando de ombros para os despachos judiciais.

Chama o IGP

No meio disso tudo, surgiu um áudio atribuído a Jair Bolsonaro, pedindo para os caminhoneiros liberarem os colegas que querem continuar transportando mercadorias.

Trovoadas

O catarinense Zé Trovão também se manifestou, questionando a veracidade do áudio. Pediu que Bolsonaro grave um vídeo com data e hora identificados, pedindo para eles deixarem a paralisação e só assim eles atenderiam.

Nota Oficial - Presidente Jair Bolsonaro - 09/09/2021

Já Rodrigo Pacheco não poderia ser mais mineiro. Fez um discurso chocho, inexpressivo. Ele fechou o Senado, literalmente, para não receber um pedido de impeachment contra o xerifão Alexandre de Moraes, peça que até os pombos da Praça XV sabiam que seria encaminhada a ele pelos ruralistas e caminheiros no pós 7 de Setembro. Que comportamento é esse?

Recados

Arthur Lira, a seu turno, deu um chega pra lá em Bolsonaro quando o assunto é o voto impresso. A questão, rememorou o deputado, já foi decidida pela Câmara. O parlamentar também pediu um basta nas distensões, jogo perigosíssimo que vem sendo puxado pelas supremas togas.

Alô, xerife

Lira também mandou um recadaço para o xerifão do Brasil. O deputado foi obrigado a lembrar aos nobres ministros do STF que punições aos eleitos quem define é a Câmara. Mais ou menos na linha de quem diz: e o deputado Daniel Silveira, preso até hoje por manifestações nas redes sociais por ordem sua?

E os bandidos?

O xerifão Moraes também tem se especializado em mandar prender jornalistas e presidentes de partidos. Enquanto isso, há bandidos e mais bandidos, de todos os calibres e cores ideológicas, livres, leves e soltos. Alguns inclusive fazendo campanha escancarada fora de época, o que é crime eleitoral. Ao fim e ao cabo, o discurso de Arthur Lira foi o mais apropriado.]

Conselhão

Agora é aguardar se o Conselho da República será chamado ou não. Se o for, terá dois membros da oposição presentes. O deputado Marcelo Freixo, líder da minoria na Câmara, e o notório Renan Canalheiros. Ótimo, excelente. Além dos presidentes e vices da Câmara e do Senado, o ministro da Justiça e mais alguns integrantes.

Sonho distante

Em relação ao impeachment, tese levantada por vários presidentes de partidos (impedimento que é o grande desejo dos golpistas, porque sabem que não vencerão no voto, na urna auditada – exceção feita a Lula da Silva), vamos muito devagar.

Supremacia do asfalto

Quem reúne hoje 1 milhão de pessoas no Brasil? Absolutamente ninguém. Bolsonaro reuniu pelo menos 20 milhões no domingo.

Declaração à Nação No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer: 1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar. 2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. 3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. 4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum. 5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes. 6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal. 7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. 8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição. 9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles. 10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

Ilha da fantasia

Fora da bolha das autoridades em Brasília, a vida real mostra barreiras de protestos de caminhoneiros alcançando 15 dos 27 estados brasileiros.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA Jair Bolsonaro Presidente da República federativa do Brasil

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.010 - 10 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Saldo de novas empresas cresce 37% e chega a quase 100 mil abertas em SC

O

número de empresas abertas em Santa Catarina, de janeiro a agosto de 2021, chegou ao saldo positivo de 99.827 - 144.373 constituições e 44.546 baixas. O desempenho representa um crescimento de 37,18% a mais do que o mesmo período de 2020. Já na comparação com os oito primeiros meses de 2019, o número de novos negócios subiu 54,15% (64.757), de acordo com o indicador da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), divulgado nesta quarta-feira, 8. Os dados mostram ainda que, nos oito primeiros meses do ano, os microempreendedores individuais representaram mais de 75% (79.285) do saldo positivo de novas empresas no estado. Na sequência, está a Sociedade Limitada (LTDA), que, ao analisar as constituídas e as baixas, conta com um saldo de 20.078 empreendimentos. “O saldo positivo no número de empresas representa a confiança do empreendedor em Santa Catarina. Somos um estado com emprego em alta, sendo nos últimos 12 meses recorde em contratações e avanços acima da média nacional nos setores da indústria, serviços e varejo, o que acarretou em um crescimento do PIB de 9%. Números que atestam uma gestão focada em resultados, sem se descuidar da saúde”, avalia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. Quando analisado o saldo dos ramos de atuação de janeiro a agosto de 2021, o comércio lidera com 22.073 novos negócios. Em seguida aparecem indústria de transformação (12.305); construção (11.216); atividades profissionais, científicas e técnicas (8.074); outras atividades de serviços (7.813); atividades administrativas e serviços complementares (7.322); transporte, armazenagem e correio (7.181); alojamento e alimentação (6.868); educação (4.342); informação e comunicação (3.144); entre outras na sequência. “Estes números reforçam que o catarinense tem optado cada vez mais pelo empreendedorismo. A gestão Carlos Moisés, aliada às ações do Governo Federal, está sempre pensando em medidas para agilizar o processo de formalização de empresas e para tornar o ambiente de negócios ainda mais dinâmico. E, é nesse sentido, que em breve teremos outras novidades na Junta”, destaca o presidente da Jucesc, Gilson Lucas Bugs. Entre os 10 municípios com o maior saldo de empresas, Florianópolis segue no topo da lista, com 10.820 novos negócios. Logo abaixo aparecem Joinville (8.672); Blumenau (5.698); Itajaí (5.206); São José (4.280); Palhoça (3.653); Balneário Camboriú (3.227); Chapecó (3.118); Jaraguá do Sul (2.896); e Criciúma (2.708). Destaques de agosto O saldo de empresas em agosto de 2021 foi de

12.352, resultado de 19.190 novas constituições e 6.838 baixas, o que representa um crescimento de 11,43% superior ao mesmo mês do ano passado (11.084). Já em relação a 2019, a alta foi de 26,10% (9.795). Mapa de Empresas Conforme indicador do mês de julho de 2021 do Mapa de Empresas do Brasil, uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal, Florianópolis contou com tempo médio total para abertura de empresas, em horas, de 42,78, ocupando o 16º lugar no ranking, se comparado entre todas as capitais brasileiras. Já de janeiro a junho deste ano, o município atingiu posições entre 1º a 6º lugar na classificação de menores tempos, neste mesmo comparativo. Entre os 10 municípios catarinenses que apresentaram os menores tempos totais de viabilidade e registro, em horas, no mês de julho de 2021, no indicador do Governo do Brasil, estão: Rio do Oeste (0,2300); Ipuaçu (0,7000); Formosa do Sul (1,160); Saltinho (1,200); Sul Brasil (1,220); Peritiba (1,270); Arroio Trinta (2,100); Major Vieira (3.175); Novo Horizonte (3,225); e Lajeado Grande (3,650). SC Bem Mais Simples Uma das ações do Governo de Santa Catarina que contribui para dar mais celeridade e segurança na abertura de novos negócios é o SC Bem Mais Simples. O programa funciona por meio do Enquadramento Empresarial Simplificado (EES) e agiliza a emissão de atestados, licenças e alvarás, por meio da autodeclaração. De acordo com o diretor de Administração da Jucesc, Diego Ricardo Holler, antes, cada órgão responsável como, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar e os ambientais, precisavam emitir seus licenciamentos separadamente. Com o programa é diferente. “Tudo é feito com base nas informações repassadas pelo empreendedor, que posteriormente serão verificadas. Assim, atividades de baixa complexidade são liberadas rapidamente e destravam a fila dos casos mais complexos”, destaca. Holler pontua ainda que aderir ao programa é simples. “O município deve emitir uma legislação aderindo à lei estadual 17.071. Na sequência, o Governo de Santa Catarina disponibiliza um treinamento aos representantes do SC Bem Mais Simples nas cidades e, a seguir, o gestor municipal deve enviar um ofício de autorização de implementação do sistema à SDE e Jucesc. Logo após é realizada a habilitação do processamento de graus de risco, gerando o Enquadramento Empresarial Simplificado e a Autodeclaração. O processo é prático e rápido, assim como o programa”, finaliza o diretor. Santa Catarina conta com 33 municípios que possuem o SC Bem Mais Simples.


4

Ano XXIII - edição 1.010 - 10 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

ACII é ganhadora do Selo Social 2020-2021 com dois projetos A ACII teve dois projetos ganhadores do Selo Social do Município de Itajaí, edição 2020-2021. As ações aconteceram no ano de 2020 e foram submetidas à análise, confirmação e, mais uma vez, o Selo Social será garantido à Associação. Na edição 2019-2020, a ACII recebeu quatro certificações. Nesta edição, os projetos ”Ação: É Tempo de Cuidar” e “Guia Prático - Soluções para Empreendedores Frente à COVID-19” foram apreciados e receberão a certificação. O objetivo do Selo Social é estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), junto a entes públicos, empresas e entidades privadas. Sobre os projetos A “Ação: É Tempo de Cuidar”- Com intuito de ajudar a sociedade mais fragilizada em tempos de pandemia, visou a doação de R$50,00, para a compra de cestas básicas, em conjunto com empresários de Itajaí, foram levados alimentos às famílias carentes que moram em torno da Paróquia São João Bosco, com a entrega de 530 kits e 2.550 pessoas beneficiadas diretamente. Selos: 1- Erradicação da Pobreza; 2 - Fome Zero e 17- Parcerias em prol das Metas. O “Guia Prático - Soluções para Empreendedores Frente à COVID-19”, do Núcleo de Jovens Empreendedores, foi criado com o objetivo de ajudar empreendedores a repensar seus negócios e a formular estratégias para a manutenção de suas empresas durante a crise ocasionada pela pandemia. O material reuniu perguntas, respostas, ideias e estratégias sobre como pensar e repensar a operação e Gestão de Crise, discutindo pontos relacionados à saúde, bem-estar e gestão das pessoas, estabelecendo estratégias de marketing, comunicação e posicionamento de marca, contribuindo com dicas a respeito de aspectos financeiros em tempos de crise. No total, 204 empreendedores foram diretamente impactados. Selos: 1 - Erradicação da Pobreza, 2 - Fome Zero, 4 - Igualdade de Gênero, 5- Educação de Qualidade, 8 - Emprego Digno e Crescimento Econômico, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 16 - Paz, Justiça e Instituições Fortes e 17 - Parcerias em prol das Metas. Mais uma vez, a ACII tem reconhecido o seu protagonismo e comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

Todos os Caminhos levam à Hercílio ganha mais uma dia de atração A segunda edição do movimento “Todos os Caminhos Levam à Hercílio Luz” ganha mais um dia de duração e novos atrativos para os consumidores que circularem pela via mais tradicional da cidade. Nos dois primeiros dias, quinta e sexta-feira, a Rua Hercílio Luz receberá food trucks e apresentações de música ao vivo, sendo que o comércio da área ficará aberto até às 19h. Já no sábado (11), o horário de atendimento das lojas é estendido até às 17h e os consumidores encontrarão atrações para o público adulto e infantil, com apoio do SESC - Serviço Social do Comércio e do Instituto Mix. O objetivo do movimento é valorizar o comércio da Rua Hercílio Luz que, nos últimos meses, sentiu uma redução na movimentação de público. A iniciativa partiu dos lojistas locais, mas recebe apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí, Sindilojas e da Prefeitura Municipal. A programação deve ocorrer no segundo fim de semana de cada mês, coincidindo com o Sabadão, dia em que o comércio do centro da cidade abre até às 17h. “Os comerciantes entraram em contato com a entidade e pediram apoio para organizar a programação. De imediato, a CDL/Itajaí e a administração municipal compraram a ideia. Já na primeira edição, que foi realizada na véspera do Dia dos Pais, o resultado foi bem promissor”, lembra o presidente da CDL/Itajaí, Laerson Batista.

Programa Itajaí Ativo retoma atividades em grupo para pessoas imunizadas Aulas são ministradas pelos profissionais da FMEL nos bairros da cidade

O Programa Itajaí Ativo, da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) de Itajaí, retomou as atividades em grupo. Para participar das aulas, os alunos devem estar vacinados contra Covid-19 (com as duas doses ou dose única) e cumprir todos os protocolos de segurança e prevenção. Atualmente, o Itajaí Ativo conta com oito profissionais de educação física que atendem em toda a cidade, com o objetivo de estimular a prática de exercício para uma vida mais saudável. Apesar de ser destinada a toda a população, a maior parte do público é composta por idosos, por isso durante a pandemia as aulas em grupo foram suspensas. “Por termos grande parte do nosso público no grupo de risco, durante a pandemia nossos professores atenderam os alunos em casa e também com vídeo aulas. Agora, com uma boa parte deles imunizados, decidimos voltar com as atividades em grupo”, destaca o responsável pelo Itajaí Ativo, Hudson Barboza. O atendimento em domicílio iniciou em junho de 2020 e até maio desse ano foram realizados quase nove mil atendimentos. A aula sem nenhum contato físico, com o professor do lado de fora do

portão e o aluno para dentro, foi a maneira encontrada pela FMEL para garantir que durante o período da pandemia os participantes não ficassem sem atividades. Com retorno das aulas em grupo, o atendimento em domicílio foi suspenso. Retorno com novidade Na retomada das atividades os participantes e os interessados em participar do programa tem uma novidade à disposição. Uma plataforma on-line (clique aqui e acesse https://esportesitajai.sc.gov.br/ grupos) com todas as modalidades e grupos disponíveis foi disponibilizada para a comunidade a fim de facilitar o acesso e a comunicação entre alunos e professores. “Com essa plataforma as pessoas não precisam mais buscar informações em outros lugares, elas podem facilmente saber tudo que precisam para aproveitar as atividades disponibilizadas pelo programa”, enfatiza o responsável pelo Itajaí Ativo, Hudson Barboza. O número de vagas é limitado e os alunos devem comprovar a vacinação contra Covid-19 (com as duas doses ou dose única) e manter os protocolos de segurança: uso correto de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS


5

Ano XXIII - edição 1.010 - 10 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Cruzeiros: Itajaí está preparada! A

temporada de cruzeiros 2021/2022 está sendo mais esperada do que nunca por conta da pandemia Covid-19 que assolou o mundo em 2020 e paralisou o setor. Com a chegada do navio Star Breeze, na manhã do dia 23 de agosto, a indústria de cruzeiros retorna à Colômbia, e com ela a reativação segura para os passageiros e destinos colombianos. O primeiro navio atracou no Porto de Cartagena depois de mais de um ano e meio sem embarque de armadores. Na Argentina, a partir do dia 20 de outubro, a atividade dos roteiros bioceânico e antártico será retomada progressivamente e respeitando os protocolos. Mas e no Brasil??? Seguindo modelos dos Estados Unidos e Europa, que já voltaram, empresas brasileiras buscam adequar suas infraestruturas para oferecer viagens internacionais seguras em relação à Covid-19. Há expectativa de que sete navios atuem na costa brasileira entre novembro de 2021 e maio de 2022. Os operadores de turismo de cruzeiros acreditam que o retorno das atividades no país gere aproximadamente 35 mil empregos diretos e indiretos, com um impacto na economia estimado em RS$ 2,5 bilhões. Apesar de contar com o apoio do Ministério do Turismo e das prefeituras das cidades portuárias, as empresas ainda aguardam o aval definitivo da Agência Nacional de Vigilância

Sanitária (Anvisa) e vai depender de diversos fatores, sendo o principal deles o avanço da vacinação que deve alcançar cerca de 70% da população até o início da próxima temporada, em novembro deste ano. Dentro deste cenário é aguardada com grande expectativa a confirmação da abertura dos portos brasileiros. No Porto de Itajaí já tem programadas 29 escalas. A primeira embarcação deverá chegar 11 de dezembro, o MSC Sinfonia, com capacidade de 2.679 passageiros, devendo embarcar no município 1.100 passageiros. Depois, numa sequência, mais 28 escalas de embarque e desembarque, totalizando até abril de 2022, mais de 90 mil turistas passando pelo município de Itajaí. Neste cenário, pelo menos na retomada, os cruzeiros serão diferentes do que costumavam ser há alguns meses. As grandes empresas já se organizaram e implementaram uma série de procedimentos para voltarem a realizar seus roteiros com total segurança. Controle de passageiros, incluindo apresentação de teste de Covid-19 ou vacinação, higienização das embarcações e prevenção da proliferação de doenças são algumas das medidas adotadas. Para o Secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, “não tem porque a temporada brasileira 2021/2022 não ocorrer, mediante a retomada dos cruzeiros em diversas partes do mundo, inclusive nos países da América do Sul, como Colômbia

DIVULGAÇÃO

Retorno dos cruzeiros marítimos no país aguarda aprovação dos órgãos competentes

e Argentina, que possui alguns itinerários que incluem o Brasil. Diante da demora da Anvisa na tomada de decisão da abertura dos portos brasileiros, o maior problema do setor não é somente a perda de receita decorrente da pandemia, mas sim a falta de previsibilidade. O lado bom disso tudo é que os cruzeiros estão com preços bem acessíveis. Vale uma consulta nas agências de viagens para adquirir um bom pacote”, finalizou, salientando que o município de

Itajaí pronto para receber todas as escalas já programadas dentro dos protocolos que forem exigidos pela ANVISA. Além de Itajaí, outras cidade como Rio de Janeiro, Santos, Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Itajaí, Maceió, Porto Belo, Recife, Ubatuba, Salvador, Ilhéus, Buenos Aires, Punta del Este e Montevidéu são também destinos procurados pelos brasileiros.


6

Ano XXIII - edição 1.010 - 10 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.010 - 10 de setembro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Cantinho da Saudade: Vera Bertemes

Aniversário do Sr. Odemar Muller

Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar, aos familiares e amigos de Vera Bertemes, que faleceu na última sexta-feira. Vera estava com sérios problemas cardíacos.

Homenagem à Pátria

O empresário Sr. Odemar Muller comemorou aniversário, no dia 07 de setembro. Parabéns! Feliz Aniversário! Que Deus o abençoe e proteja sempre!

Aniversário de Arthur Antônio Eberhardt

O Sr. José Coelho, ex-combatente, com 100 anos e residente em Balneário Camboriú foi homenageado, durante a “Semana da Pátria”.

Um abraço ao amigo e aniversariante do dia 07 de setembro: Arthur Antônio Eberhardt. Desejamos muita saúde, amor, paz, alegrias e prosperidade!

Aniversário de Sandra Regina da Costa Parabéns e muitas felicidades! Sandra Regina da Costa comemorou aniversário no dia 08 de setembro e recebeu homenagens da família e dos amigos.

Aniversário de Sônia

A querida amiga Sônia Bittencourt Anversa comemorou aniversário, no dia 28 de agosto, junto do esposo Carlos, dos filhos: Paulo André e Wagner, das noras: Daiany e Karla e dos netos: Benjamin, Sophie e Théo.


8

Ano XXIII - edição 1.010 - 10 de setembro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Conclusão da obra do Complexo Madre Teresa, em Itajaí, é prioridade na Saúde Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O

Governo do Estado está empenhado em entregar a obra do Complexo Madre Teresa, do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, ainda este ano. O novo prédio terá 15 andares e atenderá com mais eficiência e qualidade os moradores da região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Até o momento, já foi investido um montante de R$ 92,7 milhões, maior parte por meio do Pacto pela Saúde. O Complexo Madre Teresa contará com Urgência e Emergência, Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Ambulatório, Banco de Leite, 241 leitos de internação, 20 leitos de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal, 10 leitos de Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), 12 salas cirúrgicas sendo 3 obstétricas, Central de Materiais Esterilizados (CME) e Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon). O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, explicou o trabalho que vem sendo feito para a abertura do Complexo. “No ano passado, foi feito um aporte de recursos da SES em contrato emergencial para colocar o 10° e o 11° andares à disposição. Entendemos que há uma certa dificuldade da gestão dos processos como um todo para que seja entregue a obra, mas temos o máximo de interesse que ela seja entregue rapidamente. Estamos apoiando a direção do hospital para que sejam entendidas as necessidades documentais a serem enviadas para nós e, em breve, entregarmos essa ala nova do hospital”. Desde que a obra foi retomada pela nova construtora, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem realizando convênios para finalização do prédio. Em 2020, a pasta repassou R$ 881,9 mil para abertura de 40 leitos de UTI e

41 de internação, ambos Covid-19, que não foram abertos. Também foram repassados quase R$ 3,6 milhões para aquisição de mobiliário, R$ 1,8 milhão para a conclusão de obras remanescentes do convênio com a construtora anterior, R$ 9 milhões para a compra de equipamentos de grande porte que dependiam de obras para serem instalados (focos cirúrgicos, estativas e raios-x), e R$ 2,1 milhões para a finalização da obra do novo prédio. Além disso, a SES enviou 78 respiradores pulmonares para serem usados em pacientes Covid que ficarão na unidade para serem utilizados. A finalização do Complexo é prioridade do Governo, além de ser uma das grandes obras do Pacto da Saúde, que encerra em meados de 2022. “Com a pandemia, a unidade hospitalar precisou se readequar para atender aos casos de Covid-19. Entendemos as dificuldades da gestão do Marieta para dar andamento aos seus processos e por isso os atrasos aconteceram. É importante lembrar que a

documentação de necessidade de contratos e de estruturação dos serviços deve partir da unidade hospitalar. As dificuldades são tão grandes que montamos na SES um grupo de trabalho pra dar apoio à direção do hospital e acelerar a entrega dessa importante obra para a cidade, para a região e para o estado”, assinalou o secretário. Já em 2021, o hospital solicitou um novo aditivo de R$ 1,7 milhão para pintar o novo prédio e realizar acabamentos. A SES analisou o pedido e liberou o recurso em 25 de junho. Também estão previstos mais dois novos recursos: um no valor de R$ 322,5 mil para ser aplicado na fiscalização final da obra, e outro de R$ 657,3 mil para a reforma da recepção, que permitirá o controle entre os acessos do prédio do Hospital Marieta Konder Bornhausen e do Complexo Madre Teresa, sendo que a Pasta aguarda o envio, por parte do hospital, do cronograma de obra e dos projetos de execução, respectivamente. Além disso, a Saúde estadual já definiu o aporte de R$ 30 milhões para a compra de equipamentos que serão instalados no novo prédio. “O que está faltando nesse momento são equipamentos e instrumental. Há uma certa dificuldade de entendimento do que será colocado dentro da unidade hospitalar. A SES tem um rol de ofertas de equipamentos e estamos conversando com o hospital sobre isso. A unidade precisa abrir edital de aquisição de equipamentos, pois a SES descentraliza os recursos por meio de convênio. Mas tudo isso está sendo organizado. Temos uma equipe que está permanentemente em contato com o hospital pra que se possam resolver essas questões e colocar o Complexo Madre Teresa em definitivo à disposição da comunidade”, ratificou o secretário André Motta Ribeiro.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 09 Setembro 2021.  

Jornal dos Bairros - 09 Setembro 2021.

Jornal dos Bairros - 09 Setembro 2021.  

Jornal dos Bairros - 09 Setembro 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded