Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 20 de agosto de 2021 | Ano XXIII | N° 1.007

Viradão da Vacina movimenta Centreventos de Itajaí neste fim de semana Marcos Porto

Serão 24 horas de vacinação contra Covid-19, seis salas de vacina, 10 mil doses e mais de 60 profissionais de saúde envolvidos para imunizar pessoas com 18 anos ou mais.

PÁGINA 5 Vizzotto Comunicação

Complexo Portuário de Itajaí registra 34% de aumento na movimentação de cargas em toneladas Marcos Porto

PÁGINA 3

METRO QUADRADO RESIDENCIAL Itajaí tem melhor desempenho do país no acumulado do ano

PÁGINA 3


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.007 - 20 de agosto de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Expectativa do que acontecerá em setembro

Os primeiros dias de setembro prometem ser quentes no contexto político. Com a corda sendo esticada pelo STF e pela oposição, os apoiadores do presidente prometem grandes mobilizações em Brasília e em São Paulo. São motoqueiros, caminhoneiros, evangélicos, enfim, bolsonaristas e antipetistas que não aceitam os desmandos a partir do STF. Recentemente, vazou um áudio atribuído ao cantor Sérgio Reis, ex-deputado federal, que colocou ainda mais lenha na fogueira. Ao final, a voz incita a quebradeira contra o STF, o que pode custar caro a Reis, que pode ser o próximo a ir ao xilindró. Os bolsonaristas querem o voto impresso e a destituição dos ministros do STF. O ponto alto das manifestações deve ser no dia 7 de setembro, que pode marcar uma conflagração no Brasil. A conferir.

OAB

O advogado Hélio Brasil lançou sua pré-candidatura à presidência da OAB/SC nessa terça-feira (16), em uma live no Instagram. Centenas de pessoas assistiram e interagiram com o pré-candidato. Advogadas e advogados de todo o estado de Santa Catarina, de idades diferentes e especialidades distintas, marcaram presença, além da pré-candidata à vice-presidência, Andreia Dota.

Mudança

Foi um momento de confirmar o sentimento de mudança que ganha cada vez mais força entre a advocacia catarinense pedindo novos rumos para a gestão da OAB/SC. Para quem quiser conferir a live e conhecer um pouco do pré-candidato, ela está salva em seu perfil @heliorbrasil.

Aprovada a reposição da inflação aos servidores públicos de Itajaí Com 16 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou na terça-feira (17), o Projeto de Lei Ordinária nº 169/2021, de autoria do Executivo Municipal. O projeto, que concede a revisão geral anual aos servidores públicos municipais da administração direta e indireta, foi aprovado em regime de urgência, em única votação. A reposição será de 9,32%, correspondente à variação do Índice de Preços ao consumidor Amplo (IPCA), no período de 1º de maio de 2019 a 30 de abril de 2021, sobre o vencimento de julho de 2021, a partir de 1º de agosto de 2021. A reposição incide sobre o salário e o vale-alimentação dos servidores. Na sequência, foi aprovado, com 15 votos favoráveis, o Projeto de Lei Ordinária nº 170/2021, da Mesa Diretora, que autoriza revisão geral anual dos servidores da Câmara de Vereadores de Itajaí. O índice de referência foi o IPCA, o mesmo concedido aos servidores do Executivo, 9,32% referentes ao período de 1° de maio de 2019 a 30 de abril de 2021, com efeito a partir de 1º de agosto de 2021. Os projetos foram encaminhados para a sanção do prefeito.

Deputadas

Foram trinta minutos de muita inspiração, de histórias de vidas semelhantes, forjada na raiz da simplicidade e da dificuldade, com a paixão pela educação que transforma vidas e que mudou o destino de ambas, da deputada estadual, Paulinha e da deputada federal, Tabata Amaral. Esse amor pela educação uniu essas duas jovens mulheres expoentes da vida pública nacional.

Espaço

Tanto Paulinha, quanto Tabata, ainda não defiram o seu destino político. Compartilham, inclusive, o mesmo sentimento em relação às siglas partidárias: um espaço antidemocrático, machista, em que as mulheres estão ali apenas para preencher espaço, como meras figuras decorativas. E quando destacam-se, sofrem toda a forma de preconceitos e discriminações.

Bancada emedebista quer prévias em 2022

Os deputados estaduais do MDB, contabilizando-se aí a suplente Dirce Heiderscheidt, que está no exercício do mandato enquanto Luiz Fernando Vampiro atua na Secretaria de Estado da Educação, estão fechadíssimos: prévias partidárias para definir o nome do Manda Brasa a governador só em 2022. Esse posicionamento em bloco dos estaduais, liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal (liderança que se consolida definitivamente a partir de sua condição à frente do Legislativo) é emblemático. Atualmente, este é o segmento mais forte do partido (um quarto das cadeiras da Alesc). Os 10 deputados contam com o apoio do senador Dário Berger, pré-candidato a governador. Embora o presidente do MDB-SC, deputado federal Celso Maldaner, também postulante à indicação partidária, manifeste o desejo de definir a situação em novembro, o quadro se complica ante a força da bancada estadual. Os prefeitos do partido, em sua maioria, também olham com simpatia para o adiamento da disputa. Aos mandatários municipais interessa a sintonia dos deputados estaduais com o governador Moisés, bem como o encaminhamento das emendas federais tanto de Celso Maldaner como de Dário Berger.

Fechando portas

Se forem obrigados a posicionar neste momento, os prefeitos perderão em alguma frente, sem sombra de dúvidas.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.007 - 20 de agosto de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Complexo Portuário de Itajaí registra 34% de aumento na movimentação de cargas em toneladas Números de julho deste ano ultrapassaram os dados contabilizados no mesmo período do ano passado

O

Complexo Portuário de Itajaí registrou um crescimento de 34% na movimentação de cargas em toneladas durante o mês de julho em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram movimentados 143.750 TEU’s (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e alcançados 1.642.844 toneladas. As importações destacaram-se com um crescimento mais substancial com um crescimento de 61%. A movimentação de contêineres cheios, por exemplo, somou 347.845 TEU’s movimentados em julho contra 216.305 TEU’s no mesmo período de 2020. Já a exportação de contêineres cheios, os números correspondem a 391.468 TEU’s contra 323.442 TEU’s no ano passado, ou seja, um crescimento de 21%. De janeiro a julho deste ano, as exportações representaram 53% dos contêineres cheios e as importações 47%. “A movimentação de julho no complexo portuário se manteve dentro do padrão que verificamos durante o primeiro semestre de 2021. E, agora, iniciamos o segundo se-

Marcos Porto

mestre com uma movimentação expressiva novamente, principalmente no segmento de cargas de contêineres”, afirma o diretor de operações logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz. A movimentação registrada no Porto de Itajaí (cais público e área arrendada pela APM Terminals), durante o mês de julho, corresponde a 509.342 toneladas com 36 atracações de navios. O número elevou a movimentação anual para 3.651.307 toneladas, o que representa um acréscimo

de 9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No segmento de cargas contêinerizadas, o comparativo anual na margem direita do rio aponta um crescimento de 6% em relação à quantidade de TEU’s. “Esse crescimento do Porto de Itajaí demonstra que a operação da movimentação de cargas vem sendo, mês após mês, aprimorada e agilizada, o que tem permitido, mesmo com a falta de espaço, um aumento significativo”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

METRO QUADRADO RESIDENCIAL

Itajaí tem melhor desempenho do país no acumulado do ano

Vizzotto Comunicação

Os investidores estão com os olhos voltados para Itajaí. Em julho, a variação acumulada do ano no preço do metro quadrado residencial atingiu a marca de 13,44%, colocando a cidade no topo nacional em variação positiva acumulada no período. Neste ranking, Itajaí está mais de dois pontos percentuais à frente do segundo colocado, Itapema, que apresentou percentual acumulado de 11,35%, e mais de três pontos do terceiro colocado, Vitória, com 10,12%. Os dados são do Índice Fipezap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), tendo como base os imóveis anunciados no portal ZAP divulgados em julho. Em relação à valorização nos últimos 12 meses, Itajaí ocupa a segunda posição entre as 50 cidades pesquisadas, atingindo percentual positivo de 16,93%. Além destes destaques, Itajaí também se encontra entre as “top 10” em preço médio de venda por cidade no Brasil. Ocupando a 9ª posição e sendo a quarta cidade catarinense do ranking, em julho o preço médio do metro quadrado residencial ficou em R$ 7.249,00. O presidente do Sinduscon da Foz do Rio Itajaí, engenheiro civil Bruno Pereira, comenta que os investidores que buscam a cidade consideram o cenário econômico que Itajaí vivencia e vem apresentando ao longo dos meses. “A valorização imobiliária é soma das oportunidades que a região oferece, como qualidade de vida, oportunidade de emprego, atrativos turísticos, belezas naturais, localização privilegiada e a qualidade superior dos imóveis construídos na cidade. A expectativa é encerrar o ano de 2021 com Itajaí no topo do desempenho de valorização anual, firmando o potencial construtivo que a região oferece”, finaliza.


4

Ano XXIII - edição 1.007 - 20 de agosto de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Reinauguração da sede da ACII No próximo dia 23/08 a ACII irá reinaugurar a sua sede, às 18h15, após uma completa obra que contempla toda a parte de estrutura física e layout. A benfeitoria visa garantir conforto, estrutura funcional e tecnológica, para atender as empresas de Itajaí, os membros dos núcleos, e os colaboradores de todos os departamentos da Associação, bem como os clientes da entidade. A empresa contratada para execução da obra é a Marqhouse Manutenções e Reformas Ltda. e o projeto tem a assinatura do arquiteto Fernando Luiz Loizat. Na oportunidade, está confirmada a presença do presidente da FACISC, Sérgio Rodrigues Alves, e palestra com o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Luciano José Buligon. Haverá transmissão AO VIVO pelo Canal do Youtube (Associação Empresarial de Itajaí). O evento é uma realização da ACII, com patrocínio da APM Terminals, Brasfrigo, BRDE, CREDIFOZ, Klabin, Opentrade, Patrimonial, RZ Mídias, Sicoob e Youbox.


5

Ano XXIII - edição 1.007 - 20 de agosto de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Viradão da Vacina movimenta Centreventos de Itajaí neste fim de semana

O

ampliar nossa cobertura vacinal e oportunizar mais horários para a população mais jovem se vacinar contra Covid-19. Serão 24 horas de vacinação sem parar, com toda nossa equipe mobilizada nesta ação. Quem é de outras faixas etárias já contempladas ou de grupos prioritários e ainda não conseguiu se imunizar também poderá ir até o Centreventos neste sábado e domingo”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte. Durante o Viradão da Vacina, o público que estiver aguardando a sua vez de se vacinar ainda poderá curtir algumas atrações, como bandas locais e DJs. O Centreventos também estará com estrutura reforçada na segurança e limpeza para atendimento da população durante as 24 horas da ação. A intenção é dar um incentivo a mais para que a população venha se imunizar e conferir o que o Município preparou.

Centreventos de Itajaí recebe, neste fim de semana, o Viradão da Vacina. Serão 24 horas de vacinação contra Covid-19, seis salas de vacina, 10 mil doses e mais de 60 profissionais de saúde envolvidos para imunizar pessoas com 18 anos ou mais. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos, vai movimentar o complexo das 13h de sábado (21) até as 13h de domingo (22). Não é necessário agendamento. O objetivo do evento é mobilizar os itajaienses que ainda não tomaram a primeira dose, especialmente o público mais jovem, para se imunizar neste fim de semana. Até a manhã desta quarta-feira (18), quase 125 mil pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose no Município. Deste total, quase 43 mil já estão totalmente imunizados. “Criamos um evento especial para

Marcos Porto

Município fará 24 horas de vacinação contra Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais

Itajaí reforça importância da segunda dose da vacina contra Covid-19 Imunizante está disponível nas Unidades de Saúde e na Sala Volante do Centreventos

Alto índice de adesão à segunda dose O Município de Itajaí atingiu o índice de quase 98% de adesão à segunda dose da vacina contra Covid-19 entre as pessoas que já completaram o intervalo adequado. O número reflete a alta demanda pela vacinação contra a doença. Apenas 2,91% das pessoas já vacinadas está com a segunda dose em atraso na cidade. Uma das estratégias que tem facilitado o acesso à segunda dose, é que o Mu-

Confira onde e quando tomar a 2ª dose:

Marcos Porto

A população itajaiense que já tomou uma dose da vacina contra Covid-19 deve ficar atenta ao prazo para receber a segunda aplicação do imunizante. As pessoas que tomaram as vacinas Coronavac e Pfizer podem receber a segunda dose no Centreventos. Já as que receberam a Astrazeneca poderão ser imunizadas tanto no Centreventos quanto nas Unidades de saúde do Município. A Secretaria de Saúde de Itajaí reforça que os moradores devem observar o prazo anotado no cartão de vacina. A sala volante do Centreventos atende das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Nas Unidades de Saúde, a imunização ocorre conforme o horário de atendimento de cada sala de vacina, também de segunda a sexta. No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação comprovando a aplicação da primeira dose. Não é necessário realizar agendamento.

 Vacina Astrazeneca Intervalo: 12 semanas entre as doses para pessoas imunizadas até junho. E 10 a 12 semanas entre as doses para os imunizados a partir de julho. Local de vacinação: Unidades de saúde do Município e Centreventos de Itajaí (buscar preferencialmente o local em que fez a primeira dose)

nicípio deixa o imunizante à disposição na sala volante do Centreventos e nas unidades de saúde para quem não conseguiu fazer a aplicação nas ações realizadas. Caso o morador tenha perdido o prazo, ainda é possível completar o esquema vacinal. “A segunda dose é fundamental para garantir a imunização completa. A popu-

lação deve ficar atenta aos prazos e buscar a vacina. Quem perdeu o prazo também pode se vacinar posteriormente. E mesmo depois de vacinado com a segunda dose é preciso manter os cuidados preventivos. Só assim conseguiremos vencer esse vírus”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira.

 Vacina Coronovac Intervalo: 28 dias entre as doses. Local de vacinação: Centreventos de Itajaí.  Vacina Pfizer Intervalo: 12 semanas entre as doses. Local: Centreventos de Itajaí.


6

Ano XXIII - edição 1.007 - 20 de agosto de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.007 - 20 de agosto de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte Parabéns, Igor Silva!!! O repórter Igor Silva está em festa nesta sexta-feira comemorando mais uma primavera cheio de saúde e felicidades. Parabéns!!!

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Nascimento de Vicky Fenske de Aragão

No dia 16 de agosto, nasceu a princesa Vicky Fenske de Aragão, filha do casal Jussara Fenske de Aragão e José Agenor de Aragão Júnior. Ela nasceu no Hospital Santa Catarina em Blumenau. Vicky veio fazer companhia aos três irmãos.

Aniversário de Cláudio Ribeiro Werner

Comemorou aniversário, no dia 15 de agosto, Cláudio Ribeiro Werner, que é presidente do Itamirim Clube de Campo. Parabéns! Feliz Aniversário!

Aniversário de Nina Sandri

A linda Nina Marson Sandri, filha de Gabriela Marson e Júnior Sandri, completará 7 anos no dia 22 de agosto. Parabéns, Nina! Feliz Aniversário!

Cantinho da Saudade: Maria Ritânia Provezi de Almeida

Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar, pelo falecimento de Maria Ritânia Provezi de Almeida, no dia 06 de agosto. Ela deixou o viúvo: Roberval de Almeida e os filhos: Maria Luísa Provezi de Almeida e Luiz Henrique Provezi de Almeida. O seu corpo foi velado no Crematório Athenas, seguido da Celebração Religiosa, foi realizada a Cremação.

Super-recomendo: Corretor de Imóveis Deco Você que tem interesse em comercializar algum imóvel, eu recomendo o trabalho do amigo Deco.

Aniversário de Júnior Sandri

Comemorou aniversário de 40 anos no final de julho: Júnior Sandri, que está abraçado na foto, com sua avó Dona Dorvalina Sandri.

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros. O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSapp para 47 - 9 8405.8777. O Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.


8

Ano XXIII - edição 1.007 - 20 de agosto de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 20 Agosto 2021.  

Jornal dos Bairros - 20 Agosto 2021.

Jornal dos Bairros - 20 Agosto 2021.  

Jornal dos Bairros - 20 Agosto 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded