Page 1

“Itajaí, um porto que tem uma cidade!” Feito para todas as classes

Itajaí, 23 de julho de 2021 | Ano XXIII | N° 1.003

Essa expressão foi usada pelo senador Jorginho Mello, ao defender, junto com autoridades e entidades empresariais catarinenses, que a autoridade portuária continue sendo do município de Itajaí. Veja matéria completa na página 3.


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.003 - 23 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Cortes na reforma

Reunião de representantes dos poderes, sindicatos e entidades, esta semana, com a presença do chefe da Casa Civil, Eron Giordani, e do presidente do Iprev, deu o tom da Reforma da Previdência estadual. Os dois explanaram os pontos principais sobre as necessidades do governo e deram oportunidade para manifestações, embora elas tenham sido rápidas, pois mais de 30 pessoas participaram. Ficou muito claro, contudo, que o governo tem maioria para aprovar o texto na Alesc. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Milton Hobus, anunciou que a votação deve ocorrer no dia 4 de agosto. Por falar em calendário, a matéria tramita rapidamente, como prometeu o presidente da Alesc, Mauro de Nadal. Nesta quinta-feira, se encerra o prazo para os parlamentares apresentarem emendas individuais ou de bancada. O MDB, por exemplo, já decidiu que só apresentará emenda de bancada.

Timing

Evidentemente que é este o momento para mudanças no projeto, no que tange a interesses dos servidores. Há algumas situações que tendem a ser revistas. Para os servidores que se aposentaram antes de 2003 pode haver recuo governista em relação ao percentual de desconto em folha; nas pensões por morte; acerca das reivindicações dos policiais civis, que estão em operação padrão, e por aí vai.

Rombo

Colocando-se a lupa somente no que pede a Polícia Civil, será impossível ao governo atender a integralidade dos pleitos. Sob pena de ver a economia prevista com a reforma cair pela metade. Mas pode haver alguns avanços, talvez pelo viés do sistema de previdência complementar.

Guarda-chuva federal

Os Policiais Militares estão isentos desta reforma pois há legislação federal que os protege, diferentemente do que ocorre com os civis. A regra vale, inclusive, para os militares estaduais.

Céu de brigadeiro

Como a relação atual entre o executivo e a Alesc é das melhores, as mudanças devem ocorrer, mas sem sustos para o Centro Administrativo, facilitando a aprovação célere da matéria.

Recomposição

Por falar em Segurança Pública, um projeto de lei complementar de autoria do governo do estado que autoriza a recomposição salarial para os servidores da segurança pública em Santa Catarina foi admitido pela Comissão de Constituição e Justiça. A proposta segue agora para as Comissões de Finanças e Segurança Pública.

Suprema chantagem

Embora o ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, esteja ainda respondendo pela presidência do TSE, o tribunal eleitoral, o processo sucessório de 2022 estará sob a condução de outra suprema toga, Alexandre de Moraes. Barroso, aliás, se descabela a cada vez que é instado sobre o voto impresso, posicionamento que vem causando muita estranheza e especulações. E que lhe rendeu inclusive um xingamento por parte do presidente Jair Bolsonaro, que o chamou de “imbecil”. Certamente muitos brasileiros gostariam de ter essa oportunidade em relação ao ministro, mas não cabe, jamais, a um presidente este tipo de manifestação pública. Pois muito bem, depois do ataque presidente, Moraes mandou um recado claro, no melhor estilo chantageador, ao chefe da nação.

Passado

Começou a compartilhar dados de um processo que pede a impugnação da chapa Bolsonaro e Mourão, vencedora das eleições de 2018. Noves fora o tempo que já passou e ainda não julgaram o caso, o fato é que o assunto estava adormecido e voltou à baila pelas mãos de Moraes.

Arbitrariedade

O mesmo que conduz um inquérito ilegal sobre as tais fake News. E é neste contexto, de divulgação de informações falsas, que a chapa poderia se encrencar no Judiciário. Moraes está dizendo ao presidente. Olha, diminua o tom senão vamos mexer nisso aqui. Chantagem pura. Uma vergonha, um acinte à luz do dia. Realmente, é o fim da picada.

Absurdo

O aumento do Fundão Eleitoral, aprovado pelo Congresso, segue rendendo manifestações indignadas. Confira trecho da nota oficial da Acif sobre o assunto. “As eleições de 2022 já começaram, e o Congresso Nacional iniciou a partida marcando gol contra. A inclusão do Fundo Eleitoral no valor de R$ 5,7 bilhões na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 é uma das decisões mais infelizes tomada pelo parlamento nos últimos anos. Em primeiro lugar porque essa cifra nababesca é um insulto aos contribuintes — que a duras penas se desdobram para permanecer em dia com o fisco.”

Câmara de Itajaí entrega três moções Diretora do Hospital Marieta, Embaixada Fla-Itajaí e Associação Lar da Criança Feliz foram homenageadas A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou e entregou a Moção nº 11/2021, de Congratulação e Reconhecimento à irmã Mércia da Glória Tiago Lemos, diretora-geral do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. A homenagem é pelos valiosos serviços prestados à saúde de Itajaí e demais municípios da região da AMFRI. A moção é de autoria da vereadora Christiane Stuart (PSC) e teve aprovação de todos os parlamentares. Irmã Mércia nasceu em 26 de fevereiro de 1967, em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Entrou para a Congregação das Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada próximo de completar 19 anos. É formada em Enfermagem, com pós-graduação em Gestão e Auditoria Hospitalar, Administração Hospitalar e Meio Ambiente. Atuou em diversos hospital da Congregação e em abril de 2015 mudou-se para Itajaí, para exercer o cargo de diretora-geral do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. De autoria do vereador Otto L. Quintino Jr. (Republicanos), foi aprovada por unanimidade, a Moção nº 13/2021, de Congratulação e Reconhecimento à Embaixada Fla-Itajaí, pelos relevantes serviços sociais prestados

ao município. A moção foi aprovada por todos os vereadores. A Embaixada Fla-Itajaí foi fundada por Valdecir de Moura, conhecido como Tato Moura, e possui 120 associados. Em 2012, recebeu do Clube de Regatas do Flamengo o título de Embaixada Rubro-negra. Entre as ações realizadas pela instituição estão arrecadação de cobertores e brinquedos, rifa para arrecadação de recursos para o Parque Dom Bosco e Natal Solidário e Páscoa Solidária. Com o voto favorável de todos os vereadores, a Câmara de Itajaí aprovou a Moção nº 15/2021, de Congratulação e Reconhecimento à Associação Lar da Criança Feliz, pelos serviços prestados na proteção da criança e do adolescente. A homenagem é de autoria do vereador Adriano Klawa (PSL). Fundada em 1º de fevereiro de 1989, a Associação Lar da Criança Feliz atende crianças de até 12 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. A instituição recebe crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar e pelo juizado da Infância de Itajaí e proporciona condições dignas de moradia, alimentação, educação, vestuário, além de atendimento na área odontológica, médica, psicológica e social.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.003 - 23 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

MARCOS PORTO

Porto de Itajaí realiza reunião de trabalho sobre manutenção da autoridade portuária municipal

MARCOS PORTO

A Superintendência do Porto de Itajaí realizou nesta semana uma reunião de trabalho sobre a manutenção da autoridade portuária municipal. Participaram do evento no auditório da superintendência, o senador Jorginho Mello, o prefeito Volnei Morastoni, o superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, e demais lideranças. O objetivo do encontro é buscar apoio junto ao Governo Federal para que a gestão municipal do porto permaneça. Com a proximidade do término do convênio de delegação do Porto de Itajaí ao Município, as discussões sobre o futuro do porto

e da autoridade portuária estão intensificadas. Para manter a gestão municipal, o Porto de Itajaí elaborou o plano de ação “Itajaí – A Cidade do Porto 2048”. O projeto tem como objetivo principal garantir o primeiro termo do aditivo ao convênio de delegação atual por mais 25 anos, para que a municipalização vigore até 2048. O convênio atual estará vigente até 1º de janeiro de 2023. “O Porto de Itajaí tem demonstrado para o Brasil e para o mundo que todo o investimento que se faz prol deste porto apresenta excelente desempenho. É abraçado pela cidade, pelos trabalhadores,

empresários e pela população. Grande parte deste sucesso se deve a gestão municipal. Vale ressaltar que toda atividade operacional já é privada e manter a autoridade portuária pública municipal não prejudica em nada a privatização”, afirmou o prefeito Volnei Morastoni. Em 2020, o Governo Federal incluiu os estudos para desestatização do Porto Organizado de Itajaí entre os projetos prioritários do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O processo está sendo conduzido pelo Ministério da Infraestrutura através da Empresa de Planejamento e Logís-

tica (EPL) e a previsão é que o leilão aconteça em meados de 2022. “Não tenho dúvidas de que o pleito da municipalidade e das autoridades portuárias que dedicam sua vida a este porto há muitos anos assiste razão, pois tem uma construção e um legado que não pode ser abandonado de uma hora para outra. A importância do porto para a cidade é fundamental. Vou continuar sendo parceiro para manter a autoridade portuária municipal, pois o que funciona bem há tantos anos tem que ser preservado”, ressaltou o senador Jorginho Mello no encontro.


4

Ano XXIII - edição 1.003 - 23 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

CDL de Itajaí recebe homenagem do Poder executivo ACII divulga:

Com investimento de R$ 38 milhões, Escola S de Itajaí será inaugurada em janeiro de 2022 O município de Itajaí comemora a notícia de que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) anunciou o investimento de R$ 38 milhões para a implantação de uma ampla estrutura da Escola S, que congrega a educação básica e continuada do SESI e do SENAI. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, prevê a inauguração para o dia 15 de janeiro de 2022 e a instituição contará com estrutura para atender 690 alunos e crescimento gradativo até alcançar 1.060 matrículas, em 2025. A Escola S em Itajaí, a FIESC será instalada em um edifício de 6 mil metros quadrados onde funcionava a área administrativa da Seara Alimentos, na Av. Vereador Abrahão João Francisco, no centro da cidade. O local tem três pavimentos e haverá ampliação de 2,14 mil metros quadrados com a instalação das quadras poliesportivas e salas de aula. Do total de investimento, R$ 17 milhões correspondem à aquisição do imóvel e R$ 21 milhões, à reforma e ampliação. A estrutura atenderá a pré-escola (a partir de 3 anos e 11 meses), com 50 matrículas no primeiro ano de funcionamento; ensino fundamental (1º ao 9º ano), com 285 matrículas em 2022; ensino médio, com 230 matrículas no ano que vem,

além da educação maker, no contraturno, iniciando com 125 matrículas em 2022. O local terá 23 salas de aula, nove salas multifuncionais/laboratórios (STEAM, informática, artes, ciências, educação tecnológica, cozinha experimental, entre outros), além de biblioteca e duas quadras poliesportivas. O ingresso dos alunos na Escola S será via processo tradicional de matrículas e os pais podem obter mais informações por meio do número do Senai: (47) 3341-2900. Os professores que trabalharão na Escola S serão os próprios docentes do SESC/SENAI. A assessoria da FIESC informa ainda que haverá outros processos seletivos, em 2021 e início de 2022, para a contratação de novos profissionais que também atuarão na instituição. Foto: Marcos Porto (Secom Itajaí)

A passagem dos 55 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí foi lembrada pelo poder executivo de Itajaí. Na tarde desta quarta-feira (21), dia do aniversário de fundação da entidade, parte da Diretoria da CDL de Itajaí e representantes dos lojistas associados foram recebidos no Gabinete do Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni. Além do prefeito, estava presente o Secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Morastoni, responsável pela indicação da homenagem em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela CDL em prol do associativismo. De acordo com o secretário, o trabalho da Câmara de Dirigentes Lojistas participa de maneira ativa no desenvolvimento da cidade. “São 55 anos de muita história, desenvolvimento e fortalecimento do comércio e economia de Itajaí”, destacou Thiago Morastoni. O prefeito Volnei Morastoni também destacou a passagem dos 55 anos da entidade e falou da importância da participação da CDL na defesa dos associados e do comércio em geral. Pontuou a relevância na participação de decisões importantes para o crescimento de Itajaí e a parceria de sucesso entre a institui-

ção e o poder público. O Presidente da CDL de Itajaí, Laerson Batista da Costa, agradeceu a homenagem prestada pelo poder executivo. “Temos o poder público como um parceiro da nossa entidade. Sempre que preciso e dentro das possibilidades as demandas apresentadas pela CDL são avaliadas e quando possível atendidas. Trabalhamos em prol do setor e dos nossos associados, um trabalho aliás que reflete na comunidade em geral, já que o comércio é um dos principais geradores de emprego e renda do município. Esse reconhecimento, pela passagem dos 55 anos é recebido com grande alegria e satifasção”, finalizou Laerson.

Itajaí recebe representantes do Governo do Estado em busca de mais desenvolvimento para a região

5ª edição do maior salão náutico do sul do país é confirmada em Itajaí em 2022 Evento ocorrerá de 7 a 10 de julho com exposições de embarcações, produtos e serviços para o setor O 5º Salão Náutico da Marina Itajaí, reconhecido como maior evento do setor no sul do país está confirmado para os dias 07 a 10 de julho de 2022. A feira, que tem apoio do Município de Itajaí, ocorre nas instalações do complexo náutico, em Itajaí. Durante o evento, haverá a participação de mais de 80 marcas e exposições de embarcações de renomados estaleiros nacionais e internacionais, produtos e serviços náuticos, além de marcas de luxo. Com o aquecimento do mercado náutico brasileiro, a expectativa é superar os números das edições anteriores e gerar cerca de R$ 60 milhões em negócios para a

cidade. A próxima edição tem novidades previstas, como a reestruturação da planta da feira, visando facilitar a circulação do público visitante, além da ampliação da área VIP, local de alta visitação com exposições e embarcações do Brasil e exterior. A Marina Itajaí segue acompanhando as restrições necessárias por conta da pandemia e a retomada dos eventos presenciais. Mais de R$ 200 milhões em negócios A quarta edição do Salão Náutico Marina Itajaí, realizada em julho de 2019, contou com a participação de mais de 70 marcas e o volume de negócios ultrapassou R$ 50 milhões fechados durante o evento, além dos contatos comerciais iniciados no local. Mais de 15 mil visitantes passaram pelo local, que apresentou embarcações de diversos tamanhos e estilos. Ao todo, os números totais das últimas edições do salão superam os R$ 200 milhões em negócios gerados e mais de 40 mil visitantes.

O Município de Itajaí, economia que mais cresce em Santa Catarina, trabalha na captação de verbas e realização de projetos para o desenvolvimento da cidade e de toda região. Nesta semana, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, recebeu a visita do chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Eron Giordani, e do secretário estadual de Fazenda, Paulo Eli, para apresentar algumas demandas municipais e regionais e conquistar apoio para a realização de projetos. Em pauta, o desenvolvimento econômico de Itajaí e região da Amfri e as necessidades em diversas áreas, como saúde, obras, turismo e mobilidade. Destaque para o futuro do Porto de Itajaí e novas soluções viárias, como o túnel de ligação

entre Itajaí e Navegantes, a duplicação de rodovias e os trevos da BR-101. O prefeito Volnei Morastoni solicitou aos representantes do Estado uma agenda com o governador Carlos Moisés, em Florianópolis, nas próximas semanas. A intenção é conquistar o apoio do Governo de Santa Catarina para projetos e estudos técnicos de demandas regionais. “Hoje tivemos essa importante reunião com os secretários estaduais para reforçar nossa relevância no cenário estadual e nacional. Itajaí é pela segunda vez consecutiva a cidade que mais cresce em Santa Catarina e precisamos mostrar o que estamos fazendo e o quanto mais se poderá fazer com apoio estadual”, conclui o prefeito Volnei Morastoni.


5

Ano XXIII - edição 1.003 - 23 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

População em geral com 40 anos ou mais poderá se vacinar contra Covid-19 neste sábado Imunização ocorrerá em 10 unidades de saúde do município sem agendamento

O

s itajaienses com 40 anos ou mais, que ainda não conseguiram se vacinar contra Covid-19, poderão tomar a primeira dose neste sábado (24). O atendimento ocorrerá das 8h às 16h em 10 unidades de saúde do município: Cidade Nova 2, Cordeiros, Crescem, Fazenda 1, Imaruí, Itaipava, Parque do Agricultor, Portal 2, São João 1 e São Vicente. Não é necessário fazer agendamento. Para se imunizar, a população deve apresentar documento de identificação com foto e CPF ou Cartão SUS. A imunização ocorrerá em 10 unidades de saúde para evitar filas e aglomerações. Serão disponibilizadas 2.500 doses de vacina, de acordo com o quantitativo enviado pelo Governo do Estado. “O Município atendeu a recomendação do Ministério Público para que as pessoas mais velhas sejam priorizadas na vacinação contra Covid-19 antes de

diminuir a faixa etária. Por isso, desde sexta-feira (16) temos realizado ações de livre demanda para contemplar a todos que ainda não tenham sido imunizados. Com o recebimento de mais doses, Itajaí retoma a campanha e seguirá avançando na faixa etária de imunização”, esclarece a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira. Além disso, as mesmas unidades de saúde darão continuidade, neste sábado, à vacinação dos trabalhadores industriais com 40 anos ou mais. Serão 1.700 doses disponíveis para este público. No momento da vacinação, é necessário apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS e, para comprovar sua atuação, carteira de trabalho ou crachá funcional ou holerite. Além disso, é obrigatório apresentar uma declaração da empresa com indicação de Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) e de sua descrição.

Vacinação no Centreventos

A sala volante do Centreventos também terá vacinação contra Covid-19, neste sábado das 8h às 16h, para os seguintes grupos prioritários: profissionais da Educação, trabalhadores de saúde, caminhoneiros, aquaviários, gestantes, puérperas, lactantes, pessoas com comorbidades, motoristas e cobradores do transporte coletivo, profissionais da limpeza urbana e coleta de resíduos e idosos com 60 anos ou mais. Além disso, podem ser vacinados no local os trabalhadores portuários agendados pela Vigilância Epidemiológica do município. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que os moradores que integram os grupos prioritários devem apresentar documento de identificação e comprovante da condição ou da atividade exercida. A população em geral ou que for se imunizar no Centreventos também poderá participar, das 8h às 12h, da ação de testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa promovida pelo Município é alusiva ao Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais.

Confira os endereços das unidades que terão vacinação contra Covid-19:  Cidade Nova 2: Rua Agílio Cunha, s/nº, em frente ao colégio Pedro Rizzi – Cidade Nova  Cordeiros: Rua Odílio Garcia, s/nº, próximo à igreja São Cristóvão – Cordeiros  Crescem: Av. Marcos Konder, nº 740, atrás da Igreja Matriz– Centro  Fazenda 1: Rua Milton R. da Luz, nº 200 – Fazenda  Imaruí: Rua Leodegário Pedro da Silva, s/nº – Imaruí  Itaipava: Avenida Itaipava, s/nº – Itaipava  Parque do Agricultor: Rua Mansueto Felizardo Vieira, nº 557 – Comunidade da Baía, junto ao Parque do Agricultor Gilmar Graf  Portal 2: Rua Nono Emilio Dalçoquio, nº 760 – Loteamento Portal II  São João 1: Rua Pedro Rangel, s/nº, ao lado da igreja – São João  São Vicente: Rua Padre Paulo Condla, nº 392 – São Vicente


6

Ano XXIII - edição 1.003 - 23 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.003 - 23 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

Enlace Matrimonial de Vitória e Elizeu

Os jovens Vitória Moser e Elizeu Lucas D’Avila Inácio uniram-se pelos laços matrimoniais, no dia 17 de julho. O noivo surpreendeu a todos, durante a Cerimônia Religiosa, interpretando uma linda canção Para sua noiva. Parabéns aos noivos Vitória e Elizeu! Que Deus os abençoe e proteja sempre!

Aniversário de Badeco Cipriano

Dedico a Coluna desta semana, ao ilustre aniversariante do dia 13 de Julho: Badeco Cipriano. Ele que é Professor de Tênis no “Itamirim Clube de Campo”. Comemorou do jeito que gosta, reunindo a família e amigos, para um pagode regado a comes e bebes.

Aniversário de 15 anos de Camila Tesser

No dia 20 de julho a linda e meiga jovem Camila Tesser comemorou seus 15 anos, durante uma viagem à Serra Gaúcha, na companhia de seus pais Rose e Osvaldo Tesser.

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de Valdemiro Henrique

Um abraço ao Sr. Valdemiro Henrique, nosso amigo e companheiro das aulas de Hidroginástica no “Itamirim Clube de Campo”. Ele comemorou idade nova, no dia 20 de julho.

Aniversário de Casamento de: Rose e Luciano Ferrari

No dia 15 de julho, o jovem casal Rose e Luciano Ferrari comemorou 29 anos de casamento. Dessa união eles têm dois filhos: Ângelo e Beatriz. Que Deus os abençoe e proteja sempre!

Nascimento da princesa Vitória

Nasceu no dia 25 de julho, as 07:30horas, pesando 3.480 kg e medindo 49 cm, a linda princesa Vitória Moreira Evaristo. Ela veio completar a felicidade dos seus pais, Mariana de Souza Moreira Evaristo e Ismael Dario Evaristo. Muito corujas estão os avós maternos, Luci Léia de Souza Moreira e Álvaro César Moreira e os avós paternos, Marilene Aparecido Pizanezzer Evaristo e Ismael Orlando Evaristo (in memorian). Parabenizamos toda família da Vitória. Que este anjinho cresça sempre, com muito amor, paz, saúde e alegrias!

Cantinho da Saudade: Arnaldo Wippel

Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar, aos familiares do Sr. Arnaldo Wippel, que faleceu no dia 20 de julho. Ele deixa a viúva Dona Cida e os filhos Fátima e Ricardo, genro Márcio, nora Fátima, netos e bisnetos. Seu corpo foi velado e sepultado, no Cemitério Municipal de Itajaí - Fazenda.


8

Ano XXIII - edição 1.003 - 23 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

34ª Marejada terá 18 dias de programação em 2022 Maior festa do pescado do Brasil foi confirmada pelo Município

A

maior festa do pescado do Brasil está confirmada para 2022. Ontem, quinta-feira (22), o Município de Itajaí anunciou as novidades da 34ª Marejada: a próxima edição terá 18 dias de programação com muita música, gastronomia e diversão. O tradicional evento retorna ao calendário da cidade de 6 a 23 de outubro, no Centreventos. Consolidada como uma festa familiar e inclusiva, a 34ª Marejada manterá os pi-

lares da sustentabilidade e acessibilidade que garantiram o sucesso das últimas três edições. Copos ecológicos, distribuição de água gratuita, embalagens recicláveis e gerenciamento de resíduos são algumas das ações que fizeram do evento o primeiro do Brasil a eliminar o plástico de sua operação e conquistar o prêmio nacional de Melhores Práticas de Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente. Em 2022, haverá ainda o 2º Fórum

Kids de Sustentabilidade, destinado a sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Na última edição, em 2019, o Município evitou o uso de 209.584 copos plásticos e de 43.750 garrafas plásticas, além de distribuir gratuitamente 21.875 litros de água aos visitantes. “Mesmo com a vacinação contra Covid-19 avançando, ainda não podemos garantir a realização de um evento de grande porte como a Marejada no mês de outubro deste ano. Para preservar a dinâmica e qualidade de todo o trabalho realizado nos últimos anos e também para oferecer a segurança necessária, decidimos cancelar a edição da festa deste ano e iniciar os trabalhos para fazer a melhor Marejada dos últimos tempos em 2022”, ressalta o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva. “Serão 18 dias de festa com muitas novidades, além de mantermos nossos três pilares: sustentabilidade, inclusão e acessibilidade, que destacam a Marejada entre as festas de outubro e a tornam uma das maiores festas públicas do país”, completa. Outra estratégia de sucesso que será mantida no próximo ano é o Plano de Acessibilidade da Marejada, realizado em

parceria como Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi). Através dele, o evento proporciona autonomia e segurança para que os deficientes possam acessar todas as áreas do evento. Audiodescrição, banheiros acessíveis, equipe de Libras, balcão de acessibilidade, mesa tátil e estacionamento são algumas ferramentas implantadas e que fazem da Marejada a única festa de outubro de Santa Catarina com acessibilidade plena. Música e boa gastronomia A Marejada 2022 terá mais de 100 apresentações regionais e atrações musicais para agradar a todos os públicos. Além disso, a festa contará com parque de diversões, bicicletário, exposição de artesanato e a presença dos mascotes Marejão e Marejoa – que já estão vacinados contra Covid-19 e prontos para a próxima edição do evento. A gastronomia também receberá atenção especial: serão 10 restaurantes com pratos exclusivos e disponíveis em cardápios no QR Code, além da Tasca Portuguesa com a culinária típica de Portugal, chope Germânia e as cervejarias artesanais itajaienses. Sardinha na brasa, bolinhos de bacalhau, camarão e pratos sem frutos do mar estarão entre as delícias da 34º edição da festa.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 23 Julho 2021.  

Jornal dos Bairros - 23 Julho 2021.

Jornal dos Bairros - 23 Julho 2021.  

Jornal dos Bairros - 23 Julho 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded