__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 9 de julho de 2021 | Ano XXIII | N° 1.001

TECNOLOGIA

Marcos Porto

Itajaiense agora pode acompanhar as obras do Município em tempo real

PÁGINA 4

A aplicação das dose ocorrerá na terça (13) e quarta-feira (14).PÁGINA 5

Lojistas de SC promovem feirão para renegociação de dívidas

Divulgação

Divulgação

Agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 40 a 59 anos abre nesta sexta

Para os consumidores, a vantagem é conseguir descontos mínimos de 50% em juros e multas. PÁGINA 3


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.001 - 9 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Merisio, o coadjuvante

Historicamente, em Santa Catarina, quem disputa uma eleição e vai para o segundo turno acaba se viabilizando eleitoralmente mais adiante. É fato na história recente da política Barriga-Verde. Senão, vejamos. Em 1986, Vilson Kleinübing acabou ameaçando o franco favorito, Pedro Ivo Campos. O emedebista foi eleito. Kleinübing, apesar da derrota, fez grande votação em Blumenau, cidade onde emplacou como prefeito dois anos depois. Mais dois anos se passaram e ele foi eleito governador, em 1990. Outro caso. Paulo Afonso Vieira foi candidato em 1990, desta vez com Kleinübing no papel de favorito. O emedebista perdeu o pleito, mas chegou lá em 1994. Ano no qual Angela Amin tinha em mãos uma eleição imperdível. Mas perdeu! Dois anos depois, no entanto, ela conquistou a prefeitura da Capital, sendo reeleita em 2000.

Século 21

Já neste século, houve um ciclo diferenciado, com Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo carimbando as reeleições. Ciclo interrompido em 2018 com a vitória de Moisés da Silva. Justamente sobre o ex-deputado Geson Merisio, o grande artificie do esfacelamento da tríplice aliança (MDB, PSD e PSDB).

Força da máquina

Ele chegou ao segundo turno, apesar da derrota acachapante. Ficou, contudo, muito apagado nestes dois anos e meio. O que só comprovou que sua força estava na presidência da Alesc, cargo que ocupou por cinco anos; e na presença do cunhado, Antônio Gavazzoni, na Secretaria da Fazenda.

Goela-abaixo

Foi neste contexto que Gelson Merisio impôs sua candidatura pelo PSD. Contra, inclusive, a vontade de Raimundo Colombo, governador à época, e que queria a renovação do contrato com o MDB.

Na estrada

Resultado. Gelson Merisio ficou sem mandato, Gavazzoni saiu da Fazenda, ele não tem mais a Alesc nas mãos e simplesmente se esvaziou. Murchou. Diferentemente dos outros personagens contextualizados aqui, Merisio terá muita dificuldade para se viabilizar em 2022.

Instrumentação

Sua candidatura em 2018 não foi respaldada pelo carisma, pela popularidade, e sim pelos instrumentos e ferramentas, poderosos, que estavam à disposição do ex-deputado.

aliança entre MDB e PSDB em Santa Catarina. Sua liderança no MDB definhou após o desastroso resultado do pleito de 2018. Eduardo Moreira, mesmo sendo o governador à época, sabotou a candidatura de Mauro Mariani. A conta vai chegando. E com juros!

Freud explica

Ao fim e ao cabo, das duas, uma: ou Moreira perdeu o tino político ou está querendo aparecer. Mas com declarações estapafúrdias, sem nexo. É fim de carreira para alguém que não tem voto e está absolutamente sem rumo.

Polarização perniciosa

No sábado que passou, novamente foram registradas manifestações contra o presidente, pedindo o impeachment de Jair Bolsonaro. Foram menores do que as registradas dias antes. O que só mostra que quando o PT se mete, quando Lula da Silva mete a mão acaba afastando os que não fazem parte da seita lulofanática. Evidentemente. Trata-se de um larápio, um bandido corrupto que recebeu milhões e milhões em propina. Acabou tornando-se elegível pelos cuidados, pra não dizer outra coisa, do STF. O colunista segue duvidando que ele disputará novamente a presidência. Mas torce para que o ex-mito venha realmente para o jogo. O brasileiro precisa ter um encontro com sua história. Caso o petista ganhe o pleito, aí sim o país precisa fechar para balanço. Essa polarização rasteira entre bolsonarismo e lulofanatismo é o que há de mais desprezível na vida política brasileira. É escolhermos entre o ruim e o péssimo, essa que é a grande realidade.

Terceira via

Lógico que os brasileiros de bom senso apostam em algo além dessa disputa. Eduardo leite, o governador gaúcho, é o que mais tem dado sinais de que pode ocupar esse espaço no cenário nacional.

Acerto

Ao assumir sua homossexualidade, o gaúcho fez uma jogada inteligente. E não foi oportunista. Ah, mas capitalizou politicamente. Qual o problema? Se o sujeito é homossexual e se esconde, é porque não é transparente. Se assume, é espertalhão.

Menos hipocrisia

Vamos deixar de hipocrisia. Fez muito bem o governador do estado vizinho, decisão, aliás, que o fortalece. Por consequência de sua realidade pessoal. Outra coisa, deixemos o brasileiro processar isso tudo. Se ele está sendo ou não um bom governador, isso é o povo gaúcho quem vai dizer nas urnas.

Lembrete

Quinteto

Hoje, Geslon Merisio é coadjuvante no cenário estadual. Assim como outras figuras conhecidas: Napoleão Bernardes, Joares Ponticelli, Clésio Salvaro, Gean Loureiro e por aí vai.

Tripé

Protagonistas no jogo atual há somente três: Moisés da Silva, que ao natural é candidato à reeleição, apesar dos desgastes que sofreu; Jorginho Mello, por contar com a simpatia de Jair Bolsonaro; e Antídio Lunelli, do MDB, que apesar de estar numa disputa interna em seu partido, é o melhor perfil com vistas à disputa de 2022.

Eduardo Moreira: sem votos e sem rumo

Eduardo Pinho Moreira (MDB) tem causado estranheza, espécie mesmo, por seus posicionamentos mais recentes. Ao melhor estilo biruta de aeroporto, o ex-vice-governador parece estar atirando para todos os lados. Seria a única explicação plausível para o fato dele estar estimulando a candidatura do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), de Criciúma, a governador. Um cidadão que foi duas vezes governador, em mandatos-tampões, porque eleito mesmo ele só foi a vice-governador. Em três oportunidades. Ou seja, sempre esteve a reboque de um cabeça de chapa. Sendo Eduardo Moreira tão emedebista, ele comandou o partido no estado por 10 anos, como explicar seu entusiasmo pela candidatura do tucano Salvaro que, aliás, até ontem era seu inimigo mortal? Salvaro hoje governa a cidade que o próprio Moreira já administrou na década de 1990.

Sem piedade

Vale registrar, também, que o emedebista foi quem patrocinou a ação que impugnou uma das vitórias de Clésio Salvaro em Criciúma.

Basta lembrar de Aécio Neves. Duas vezes governador em Minas Gerais, ele foi candidato a presidente, mas perdeu em seu estado natal, onde a desorientada Dilma Rousseff colocou mais de 2 milhões de votos de vantagem sobre o oponente.

Alternativa

Simples assim. Agora, que o Brasil precisa de uma alternativa saindo dessa medíocre polarização, precisa. E urgentemente. Estamos entre um ladrão e um inepto.

Pé lá

Fora Eduardo Leite, hoje não aparece mais ninguém com perfil. Talvez o cearense Ciro Gomes, que tem os dois pés na esquerda, embora não seja tão radical quando algumas alas petistas. Ciro, contudo, dificilmente ganha maior amplitude fora do Nordeste.

Pé cá

O mandatário gaúcho, a seu turno, colocou um pé na esquerda e está apanhando dos canhotos que, obviamente, não suportam concorrência. A esquerda no Brasil, além de apodrecida, velhaca e caduca, é também sem vergonha.

Gesto

Eduardo Leite, aliás, escolheu Santa Catarina para começar sua peregrinação com vistas a vencer as prévias do PSDB que escolherão o candidato do partido à presidência em 2022. Além dele, há outros três postulantes internos: João Doria, governador de São Paulo; Tasso Jereissati, senador, qualificado, mas sem lastro eleitoral, e Arthur Virgílio, sempre candidato dele próprio.

Larga na frente

Tripé emedebista

Sim, no meio disso tudo tem ainda outro componente: o MDB tem três pré-candidatos a governador. Moreira apoia o senador Dário Berger em detrimentos de Celso Maldaner e Antídio Lunelli. A desculpa para essa insanidade toda seria uma hipotética, porém improvável, nova

Apesar do protagonismo do estado de São Paulo, João Doria parece cada vez mais isolado, enquanto Eduardo Leite largou na frente com a tacada sobre sua questão pessoal.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.001 - 9 de julho de 2021

Altamiro Rosa

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí recebe selo internacional de destino turístico seguro Município recebeu certificação Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo O Município de Itajaí recebeu o selo Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council WTTC) que reconhece a cidade como destino turístico seguro. O selo global foi projetado para certificar locais que cumprem as medidas sanitárias e de higiene contra a Covid-19, além de orientar os visitantes sobre opções de viagens seguras nesse período. A certificação de Itajaí foi obtida através da Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina (Santur), que é embaixadora do selo no Estado.

O Safe Travels significa que as práticas adotadas no Município estão de acordo com os protocolos internacionais de prevenção à Covid-19, conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). A medida também garante mais segurança para turistas, prestadores de serviços e população em geral. Os destinos e empreendimentos privados que possuem o selo já implementaram e garantem a conformidade contínua com os protocolos de viagens seguras. Os visitantes também podem buscar orientações sobre os locais em todo mundo

que adotaram os protocolos padronizados globais de saúde e higiene. “Essa certificação é o reconhecimento de todo trabalho que o Município de Itajaí tem feito na adoção de protocolos sanitários de higiene e segurança para evitar a propagação do coronavírus. Todo nosso trade está preparado para a retomada das atividades turísticas. Acreditamos que Santa Catarina será um dos destinos mais procurados na próxima temporada e Itajaí se destaca com a profissionalização e a modernização do setor da hotelaria e serviços”, destaca o secretário municipal

de Turismo e Eventos, Evandro Neiva. Sobre o Safe Travels O Safe Travels foi criado pelo WTTC para inspirar a confiança dos viajantes e impulsionar a recuperação do setor turístico frente ao impacto da pandemia de Covid-19. Foi desenvolvido em colaboração com as principais associações e organizações internacionais do setor. A análise dos protocolos de segurança levam em conta diretrizes da OMS, que são revisadas e atualizadas de acordo com as novas informações disponíveis sobre a Covid-19.

Está devendo no comércio e quer “limpar” o nome? Lojistas de SC promovem feirão para renegociação de dívidas Os consumidores com dívidas no comércio já podem se programar para o maior evento de renegociação desses débitos na história de Santa Catarina. Serão 10 dias, entre 29 de julho e 7 de agosto, do ‘Feirão SPC Regulariza Seu Nome!’, organizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), em conjunto com dezenas de CDLs de todo o Estado

e associados. “É uma oportunidade única para os clientes e empresas do varejo catarinense, principalmente em tempos de pandemia e crise”, avalia o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer. O Feirão ainda está recebendo adesões dos comerciantes, que podem se inscrever na CDL de sua cidade. “Uma vez cadastradas, as dívidas serão inseridas no sis-

tema do evento, com as condições oferecidas para renegociação aos interessados em quitar os débitos”, diz Tauffer, ressaltando que somente as empresas inscritas no programa SPC Regulariza poderão participar. Para os consumidores, a vantagem é conseguir descontos mínimos de 50% em juros e multas. E esta prerrogativa veio em boa hora, já que o número de

brasileiros com contas em atraso chegou a 63 milhões em abril deste ano - cerca de 39,5% da população. Uma pesquisa da FCDL/SC apontou que mais de 50% das pessoas que vão aos balcões do SPC para consultar seu CPF perguntaram se poderiam negociar e regularizar suas pendências diretamente na CDL de sua cidade, sem necessidade de ir à empresa.


4

Ano XXIII - edição 1.001 - 9 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Campanha em prol da Associação Madre Teresa – Hospital Marieta Com a pandemia do coronavírus, a Associação Empresarial de Itajaí (ACII) lança, mais uma vez, uma campanha em prol da Associação Madre Teresa - Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen para ajudar a manter seus serviços. A meta é conseguir a compra de equipamentos e insumos, que serão destinados a manter o tratamento de pacientes em tratamento da Covid-19. Segue a descrição detalhada itens que a campanha visa angariar: -Medicamento: Rocurônio -Oxigênio -Ultrassom Portátil para uso em UTI -2 Cardioversores Ajude você também! Sua doação salvará vidas! Seguem os dados para doação: Banco do Brasil | Banco 001 | Agência 0305-0 | Conta Corrente 3022-8 CNPJ: 84.301.431/0001-88 | Associação Empresarial de Itajaí ou Pix gerencia@acii.com.br

Ajude a quem precisa! A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) continua arrecadando doações para a aquisição de cestas básicas para famílias atendidas pela Paróquia Dom Bosco. As doações em dinheiro serão revertidas na aquisição de kits que serão entregues pela paróquia para famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do coronavírus. A ACII já entregou 535 cestas e conta com a sua solidariedade para poder continuar ajudando a quem precisa. Ajude você também! Pessoas jurídicas e físicas podem doar. A cada R$ 50,00 será adquirida uma cesta. Faça a sua parte, contribua. É tempo de cuidar! Seguem os dados para fazer sua doação: Banco do Brasil: 001 | Agência: 0305-0 | Conta corrente: 3022-8 Associação Empresarial de Itajaí | CNPJ: 84.301.431/0001-88 @paroquiadomboscoitajai

A Associação Amor Animal vai realizar feira de adoção de filhotes em frente da Petyouse. Participe!

Rua Indaial, 725 São Judas Itajaí Horário Das 9h30min até 12h

Ferramenta on-line garante total transparência aos itajaienses, com acesso às informações dos projetos, valores e o andamento dos trabalhos Um dos mais poderosos softwares de mapeamento e análise espacial do mundo garante transparência e detalhamento de informações no monitoramento de obras e projetos em Itajaí. A ferramenta de geolocalização, implantada recentemente pelo Município, está transformando o modelo de prestação de contas aos cidadãos através da tecnologia. O ambiente virtual permite acesso on-line às informações dos investimentos realizados na cidade nos últimos anos, como descrição, valores, prazo de entrega e fotos do projeto e do andamento atual. O Painel de Monitoramento de Obras de Itajaí conta com mapas de navegação interativos e informações técnicas detalhadas sobre os projetos desenvolvidos no Município, distribuídos por bairros. Hoje, 45 obras podem ser acessadas no ambiente virtual. Também é possível conferir as ações de Itajaí por categorias: equipamentos públicos, mobilidade urbana, novas construções, saneamento básico, reurbanizações, macrodrenagem e reformas e ampliações. “Esta ferramenta mostra a gestão eficiente implantada em Itajaí, que é considerada a 3ª melhor governança do país. Utilizamos a tecnologia como aliada na prestação de contas aos itajaienses para mostrar o quanto tem sido feito pela cidade. São obras de diversas naturezas e ainda temos mais ações para incluir”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. O painel está disponível no aplicativo Conecta.í para Android no ícone projetos. O mapa interativo também receberá uma versão para iOS nos próximos dias. O app do Município de Itajaí está disponível para downloads na Play Store e na Apple Store. Para os cidadãos que já baixaram o aplicativo, basta apenas atualizar a sua versão. A ferramenta está concluída, mas receberá ampliação dos dados e informações compartilhados, como as reformas e ampliações das unidades escolares de Itajaí. Nas próximas semanas, as áreas de preservação ambiental, parques naturais e ecopontos serão sinalizados e referenciados no mapa. Os espaços históricos e

culturais da cidade também serão georeferenciados. Organizado pelo Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040) em parceria com a Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), o ambiente virtual de geolocalização conta com informações das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Governo, Obras e Saúde. Serão incluídos ainda os dados das fundações Cultural e Genésio Miranda Lins e da Secretaria Municipal de Educação. “Nosso escritório monitora as ações do Município para melhorar a gestão dos recursos, mas nada disso adiantaria se não compartilhássemos essas informações com a população. As pessoas são o objetivo das ações e são nossos aliados na fiscalização e acompanhamento das obras”, conclui o coordenador do PEMI, Alcides Volpato. O sistema implantado utiliza o Arcgis, um dos mais poderosos softwares de mapeamento e análise espacial do mundo. A plataforma oferece um conjunto de funcionalidades baseadas na geolocalização, permitindo reunir diversas fontes de dados e informações em um ambiente geográfico. É uma importante ferramenta de análise espacial, facilitando a priorizações de ações e elaborações de projetos. Marcos Porto

Dia 10/07

Sistema inovador possibilita monitoramento e detalhamento de informações de obras e projetos do Município de Itajaí


5

Ano XXIII - edição 1.001 - 9 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Marcos Porto

Agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 40 a 59 anos abre nesta sexta A aplicação das dose ocorrerá na terça (13) e quarta-feira (14)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajaí oficializou parceria com a Unimed Litoral referente aos planos oferecidos pela cooperativa. A partir de agora empresas locais, associadas à CDL têm a possibilidade de adquirir com condições ainda mais acessíveis os planos de saúde. Na ocasião, o coordenador de mercado e marketing da Unimed Litoral, Leno Almeida, comentou que a empresa quer fomentar parcerias locais para proporcionar para o comércio, o varejo, condições e valores mais atrativos do que os comercializados no balcão. Para adquirir os planos oferecidos pela Unimed, a empresa interessada precisa ser associada à CDL de Itajaí ou associar-se e demonstrar interesse pelo plano da saúde. Esses associados ativos da CDL terão condições especiais que serão estendidas para seus colaboradores e dependentes diretos.

Foto: Unimed Litoral

CDL de Itajaí fecha parceria com a Unimed Litoral

Investimentos Unimed Litoral A Unimed não para de investir. O presidente da instituição, Dr. Umberto D’Avila, faz questão de dizer que todo recurso gerado pela Unimed Litoral é investido na região. Ele esclarece ainda que cada Unimed, apesar de ser uma marca nacional, é financeiramente separada. O foco de aplicação dos recursos é regional. Novidade O projeto para construção de um hospital da Unimed em Itajaí está aprovado no conselho médico. Já tem até endereço: a rua João Bauer, no centro. A meta é inaugurar a primeira etapa daqui três anos. Uma conquista para Itajaí e região.

Segunda dose da vacina AstraZeneca será liberada na próxima segunda-feira (12) População que completou 12 semanas de intervalo poderá ser imunizada nas unidades de saúde A população itajaiense que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca e já completou o intervalo recomendado de 12 semanas poderá se imunizar com a segunda dose a partir de segunda-feira (12). A vacinação ocorrerá nas unidades de saúde do município (clique aqui e confira os endereços e horários). É necessário apresentar documento de identificação e o comprovante da primeira dose. Os moradores devem ficar atentos ao prazo de 12 semanas após a primeira aplicação da vacina, conforme previsão indicada na carteira de vacinação contra Covid-19. Caso a informação não esteja registrada no cartão de vacina, é possível buscar orientação em uma unidade de saúde da cidade. A Vigilância Epidemiológica de Itajaí recomenda ainda que a população elegível para receber a segunda dose procure, preferencialmente, a Unidade Básica de Saúde onde recebeu a primeira aplicação, para evitar aglomerações. Até o momento, foram aplicadas 40.887 doses da vacina Oxford/AstraZeneca em Itajaí. “Receber a segunda dose é de extrema importância para completar a imu-

nização e controlar a pandemia da Covid-19”, destaca a diretora da Vigilância Epidemiológica, Paola Vieira. Mudança no intervalo Neste mês, o Governo do Estado emitiu nova nota técnica que permite a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca entre 10 e 12 semanas. As pessoas que tomarem esta vacina contra Covid-19 no mês de julho seguirão o novo esquema de vacinação para a segunda dose. Já os moradores que tomaram a vacina AstraZeneca nos meses anteriores seguem o prazo de 12 semanas entre as doses.

O Município de Itajaí disponibiliza nesta sexta-feira (09) a abertura do agendamento on-line para a vacinação contra Covid-19 da população em geral de 40 a 59 anos. O sistema abre às 8h de sexta e segue até as 18h de sábado (10) ou até o esgotarem as doses. A aplicação acontece nas unidades básicas de saúde de Itajaí na terça (13) e quarta-feira (14). Serão disponibilizadas 2.900 doses para esse agendamento, conforme quantitativo enviado pelo Governo do Estado. “Toda população contemplada será vacinada gradualmente, conforme o recebimento de doses do Governo do Estado. O Município tem recebido novas vacinas semanalmente e abre o agendamento por faixa etária, então as pessoas podem ficar tranquilas que todas irão se vacinar”, ressalta Paola Vieira, diretora da Vigilância Epidemiológica do município. Pessoas que não tem acesso à internet ou dificuldades em agendar a vacina contra Covid-19 podem procurar, na sexta-feira, uma unidade de saúde para receber orientação. O Alô Saúde também estará de plantão, das 8h às 18h, pelo telefone 0800 642 5500 para esclarecer dúvi-

das, ajudar na correção erros no cadastro, entre outros.

Como agendar a vacina:

Para fazer o agendamento da vacina contra Covid-19, é necessário se cadastrar no site https:// agendamento-vacina.itajai.sc.gov. br/ e preencher os dados pessoais. Após a criação do login, o usuário irá entrar no sistema, selecionar “Campanhas abertas”, escolher o horário e o local da aplicação da dose, de acordo com disponibilidade, e clicar em salvar. É necessário ainda anotar o número do protocolo, data, horário e local da aplicação da vacina. Não é preciso chegar com horas de antecedência, basta comparecer no horário agendado para evitar aglomerações.

Itajaí já vacinou até ontem mais de 2 mil pessoas contra Covid-19 dos novos grupos prioritários Desde quarta-feira (07), o Município de Itajaí vacinou contra Covid-19 mais de duas mil pessoas nos novos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O local foi a sala volante do Centreventos, e a vacinação acontece sem agendamento prévio, para os trabalhadores industriais de diversas categorias e profissionais aquaviários. Já os portuários devem comparecer ao local conforme agendamento da Vigilância Epidemiológica pelo site. Em todas os grupos é obrigatório apresentar a documentação comprobatória da atividade exercida e documento de identificação. Além dos novos grupos, a vacinação

contra Covid-19 no Centreventos segue para gestantes e puérperas sem comorbidades, lactantes que amamentam crianças de 1 ano a menores de 2 anos, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, profissionais da limpeza urbana, trabalhadores de saúde pré-agendados e idosos com mais de 60 anos que ainda não tomaram a primeira dose. A vacinação desses grupos considerados prioritários deve continuar acontecendo na próxima semana no mesmo local, enquanto as doses continuarem a vir destinadas a este público pelo Governo do Estado.


6

Ano XXIII - edição 1.001 - 9 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.001 - 9 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Você gosta de massas?

Aniversário de Maria Amélia Pacheco de Faria

Então vá na “Trattoria do Júnior Frazinni”, na Rua Lauro Muller - Centro Itajaí. Além do local ser aconchegante e bonito, o atendimento sempre perfeito, do amigo Júnior e toda equipe, que trabalha na casa, especializada na Culinária Italiana.

A linda e carismática Maria Amélia Pacheco de Faria, no dia 05 de julho, comemorou mais um ano de vida. Parabéns! Feliz Aniversário! Ela recebeu o carinho da família e dos amigos.

Aniversário de Carlos Bittencourt

Dedico a Coluna desta semana, ao amigo e aniversariante do dia 5 de julho, Carlos Bittencourt. Ele é proprietário da “Editora Bittencourt”, responsável pela edição do nosso “Jornal dos Bairros”. Um grande abraço dos seus amigos e leitores. Parabéns! Feliz Aniversário!

Aniversário de Casamento

Parabenizamos Mauro Schnaider Filho e esposa, pelo aniversário de 20 anos de casamento, comemorado no dia 07 de julho. Que Deus continue abençoando e protegendo esta linda família!

Enlace Matrimonial de Michelle Mazzochi e Diogo Bellini Andrade

Os associados e amigos Michelle Mazzochi e Diogo Bellini Andrade oficializaram a sua união, com o Enlace Matrimonial, realizado no Civil e no Religioso. Parabéns ao casal! Que Deus abençoe e proteja sempre, esta linda família!

Tradicional Carreteiro AMA acontecerá no dia 18 de julho A AMA - Associação dos Pais e Amigos dos Autistas realizará no dia 18 de julho, a terceira edição do Carreteiro Amigo, que visa arrecadar fundos para a instituição. Este ano a BJ refeições, da Bruna Aze, mãe, voluntária e diretora financeira da entidade, será o QG para o almoço delivery ou no próprio restaurante. Os cartões, 500 à venda, podem ser adquiridos pelo fone (47) 2125-1960, pelo Whatsapp da AMA (47)99243 -0472, ou com voluntários e na própria AMA, Rua Guilherme Albani, 395 - Dom Bosco -Itajaí/ SC. O valor do cartão está 30,00 (+5,00 taxa de entrega) valor unitário, com acompanhamento de Batata Palha, farofa e salada de picles. O resultado da arrecadação será aplicado em melhorias na sede atual e para investimentos na construção da sede própria. Sua contribuição fará a diferença, tenha certo!!! Ajude-nos, pois quem AMA cuida e sabemos que você é um deles!!!


8

Ano XXIII - edição 1.001 - 9 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaienses são convocados para disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio Flávio Reitz e Paulo Guerra, paratletas da FMEL na modalidade de salto em altura, terão a companhia do técnico Sidney Reinhold

Marcos Porto

O

Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou os nomes da delegação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio na tarde de terça-feira (06). Itajaí terá três representantes da Fundação

Municipal de Esportes (FMEL/Roda Solta) na modalidade de salto em altura. Os paratletas Flávio Reitz (T42) e Paulo Guerra (T47) vão participar da competição no Japão, além do técnico Sidney Reinhold que

também foi convocado para representar o Brasil. “O nosso trabalho na cidade sempre teve o objetivo de colocar mais atletas na Paraolimpíada. No início do projeto era um sonho, mas com o auxílio de muitas pessoas isso foi transformado em realidade e depois de muita expectativa fomos coroados com essas três convocações”, comemora o técnico da FMEL, Sidney Reinhold. A delegação brasileira será composta por 253 atletas, a maior missão nacional paralímpica em um evento fora do país. “Vou para a minha terceira Paraolimpíada consecutiva e meu melhor resultado foi o quinto lugar em Londres no ano de 2012. A expectativa agora é melhorar a minha marca pessoal de 1,80 metro e com isso brigar por pódio”, explica o paratleta Flávio Reitz. Antes da convocação, Reitz, Guerra e o técnico Sidney Reinhold participaram, no mês passado, da segunda fase da seletiva para a competição, em São Paulo. Os trei-

namentos foram destinados a paratletas convidados e 94 brasileiros disputaram 54 vagas para o atletismo na Paraolimpíada. “Treino há cinco anos e disputar a Paraolimpíada é uma grande conquista, mas meu objetivo é melhorar o meu recorde no ranking mundial, que atualmente é a sexta melhor marca com 1,94 metros. Sigo para o Japão confiante em brigar por medalha”, explica Paulo Guerra. A cerimônia de abertura na capital japonesa está marcada para o dia 24 de agosto. “É importante ressaltar que esta conquista foi possível com a criação da diretoria de paradesporto na Fundação Municipal de Esporte e Lazer em 2019. Várias modalidades são fomentadas para as pessoas com deficiência e da terceira idade a partir desta diretoria” ressalta o diretor executivo da FMEL, Everton da Veiga. Na tarde de quarta-feira (07), os três convocados, dirigentes da FMEL e o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner foram recebidos no gabinete pelo prefeito Volnei Morastoni.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 09 Julho 2021.  

Jornal dos Bairros - 09 Julho 2021.

Jornal dos Bairros - 09 Julho 2021.  

Jornal dos Bairros - 09 Julho 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded