__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 2 de julho de 2021 | Ano XXIII | N° 1.000

Avenida Marcos Konder será o novo corredor verde de Itajaí

Marcos Porto

Em vez de suprimir vegetação, a maioria das árvores serão transplantadas e haverá plantio de muitas outras, compondo assim o projeto de conceito boulevard. Página 5

Itajaí promove Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado (3) Mais de 30 mil pessoas já tomaram a vacina da gripe na cidade PÁGINA 4

Mais de 170 pessoas em situação de rua são acolhidas pela Assistência Social em Itajaí Abrigo de Inverno e Casa de Apoio dispõem de colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene para receber população vulnerável PÁGINA 7


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 1.000 - 2 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Progressistas no divã

Ser ou não ser? Eis um dos dilemas atuais do Progressistas (PP). O partido está muito bem acomodado no governo Moisés. Pilota a poderosa Secretaria de Agricultura com o deputado Altair Silva, tem a liderança do governo na pessoa de Zé Milton Scheffer, além de outros cargos. Mesmo assim, criou-se, no partido, um clima de incerteza muito grande. Em reuniões virtuais com as bases, lideranças progressistas têm dito que até setembro deste ano haverá definição do pré-candidato ao governo. Os nomes citados são Esperidião Amin e Joares Ponticelli. O próprio presidente estadual da sigla, Silvio Dreveck, já deu declarações nessa direção. Pontuando que não haverá disputa para se chegar ao nome, que viria por consenso. Aliás, Dreveck hoje é deputado estadual no exercício do mandato, mas foi eleito primeiro suplente. Retornou à Alesc graças à articulação que levou o correligionário Altair Silva ao Colegiado.

Perguntar não ofende

Maravilha. Mas como fica a situação do Progressistas em relação ao governo de Moisés da Silva? Vão apresentar pré-candidato à sucessão dele e permanecer a bordo da máquina estadual?

Subiu no telhado

Na verdade, esse discurso recente dá a entender que reflui o possível embarque do próprio Moisés na nau Progressista. Os cardeais da legenda já não falam mais sobre essa hipótese.

“O lugar do PSD é onde o povo nos colocou: na oposição,” assinalou ele, que pleiteia nova indicação partidária para a disputa ao governo nas eleições de 2022. Pretensão que lhe rendeu enquadramento público da parte do prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Para o chapecoense, Raimundo Colombo é um “iluminado”, tendo sido muito apoiado pelo partido ao longo da história. Rodrigues certamente se referia às duas eleições para o governo (vitoriosas) e as duas para o Senado (sendo uma delas exitosa).

Alternativa oestina

João Rodrigues se colocou como candidato, mas na verdade, o que existe é uma articulação por trás disso. Importante sempre pontuar que o chefe da Casa Civil de Moisés é Eron Giordani, umbilicalmente ligado a Julio Garcia e ao próprio prefeito de Chapecó.

Meta é outra

Ao fim e ao cabo, a ideia é manter viva a possibilidade de uma chapa com o governador à reeleição tendo João Rodrigues de vice. De quebra, o grupo daria o tão sonhado chega pra lá em Raimundo Colombo.

E o Napoleão?

Outro ingrediente nesta salada partidária atende pelo nome de Napoleão Bernardes. A esta altura, diante deste cenário de racha iminente, o ex-prefeito de Blumenau deve estar arrependido até o último fio de cabelo por ter trocado o PSDB pelo PSD, movimento esse que ensejou a filiação de Gelson Merisio ao ninho tucano. O ex-deputado disputou o governo em 2018 justamente pelo PSD.

Incógnita

Porto seguro

Até porque o governador não vai se filiar ao partido para esperar definições e apostar numa hipotética candidatura. Ele é o governador e só mudará para um endereço onde tenha espaço garantido para 2022.

Pergunta-se: Colombo e Napoleão vão permanecer nas fileiras pessedistas ou baterão em retirada? Importante destacar que o deputado Julio Garcia voltou a articular a todo vapor para, entre outras coisas, desestimular Moisés da Silva a se filiar ao Progressistas (PP), partido ao qual o PSD não pretende se aliar em 2022.

Com a palavra

E os prefeitos do partido, o que dizem disso tudo? Vão preferir uma pré-candidatura agora para os distanciar do atendimento que vêm recebendo do Centro Administrativo, onde há recursos em abundância para as gestões municipais?

Esperidião, o eterno

Esse clima de eterna incerteza, sempre sob a possibilidade de uma nova candidatura Amin na undécima hora, atrapalha os planos internos e dos possíveis aliados. Joares Ponticelli sabe como funciona, assim como o próprio Julio Garcia e outros líderes do PSD.

Nanicos

O que muito provavelmente leva a turma do PSD a raciocinar para a saída de filiação de Moisés da Silva a um pequeno partido. Ou mesmo que ele vá para o Progressistas. Desde que tenha a garantia de que será o cabeça de chapa, o que, atualmente, não é o caso!

Reedição da Arena

Neste contexto, João Rodrigues poderia ser o candidato a vice na coligação PP-PSD, reeditando o velho PDS (sucedâneo da Arena) de guerra em pleno século 21.

Volta ao trabalho

O setor empresarial, liderado por federações e entidades representativas do setor em Santa Catarina, está reivindicando ao governo do Estado a urgente edição de um Decreto autorizando o retorno ao trabalho das pessoas já vacinadas que pertencem aos denominados grupos de risco – aqueles com mais de 60 anos, indígenas, pessoas com comorbidades ou não.

Dúvida?

Nas outras unidades da Federação essas pessoas já estão voltando ao trabalho. A medida precisa abranger todos os setores da economia catarinense: indústria, comércio, agricultura e serviços. Os empresários estão se perguntando: será que SC não acredita na vacinação?

Racha iminente no PSD-SC

O ambiente no PSD não é dos mais favoráveis para o ex-governador Raimundo Colombo. Contrário à presença do partido no governo Moisés da Silva, o lageano escalou a tribuna do Twitter, depois da reunião do partido, de segunda-feira à noite, na Capital, para estocar os colegas governistas.

Prefeito de Itajaí recebe honraria da Marinha do Brasil O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Naval pelos serviços prestados à Marinha do Brasil. A condecoração, que é a maior honraria concedida pela instituição no Grau de Oficial, foi entregue pelo comandante do 5º Distrito Naval da Marinha, vice-almirante Henrique Renato Baptista de Souza, na manhã de quarta-feira (30), na Capitania dos Portos de Santa Catarina. A condecoração surgiu em 1934 e homenageia não apenas militares, mas civis que prestam serviços relevantes à Marinha. Recentemente, Itajaí foi escolhida para receber um investimento de R$ 9 bilhões para a construção de quatro novos e modernos navios de guerra para Marinha do Brasil. O consórcio promete um investimento de R$ 9,1 bilhões em um contrato de 10 anos e a oportunidade de criar de até oito mil empregos, sendo dois mil diretos e seis mil indiretos. Além disso, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), contratada pela Marinha para comandar o projeto,

já se instalou no município para aproximar a parceria entre a alemã Thyssenkrupp Marine System e as brasileiras Atech e Embraer Defesa e Segurança com os serviços executados no estaleiro em Itajaí. “Agradeço a condecoração, especialmente neste momento em que nossa Itajaí é a cidade brasileira que receberá a construção de quatro navios de guerra da Marinha. Somos parceiros da Marinha do Brasil e temos certeza que essa união também fará de Itajaí uma referência na construção e transferência de tecnologia militar”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 1.000 - 2 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí tem geração de empregos recorde e aumento na abertura de empresas Itajaí vive um excelente momento de recuperação econômica. Isso se reflete na geração de empregos formais, que já bate recorde em relação aos dois últimos anos, e na abertura de novas empresas. De janeiro até maio deste ano o município empregou com carteira assinada 4,5 mil pessoas. O número supera o total de vagas geradas ao longo de todo o ano de 2020 (quando foram preenchidas 3,3 mil vagas) e 2019 (quando o saldo positivo foi de 3,6 mil contratações). A cidade foi responsável por 6,20% do total de vagas formais criadas em Santa Catarina durante o mês de maio. Apesar de a pandemia ter refletido diretamente sobre a economia de todo o país, a abertura de empresas também persiste caminhando bem em Itajaí. De janeiro a abril surgiram 3,2 mil novas empresas na cidade, tornando o município líder no ranking do desenvolvimento na Amfri.

Presidente da CDL de Itajaí participa de reunião com o Governador de Santa Catarina A Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí, representada pelo Presidente Laerson Batista da Costa foi uma das entidades empresariais participantes do encontro com o Governo Carlos Moisés na tarde desta quarta-feira, (30). Durante o encontro, que contou também com a participação de parlamentares catarinenses e autoridades do Vale do Itajaí, foram discutidos pontos das obras da BR 470 e da segunda pista do aeroporto de Navegantes. Na pauta da 470, a proposta defendida na reunião é que os recursos estaduais a serem investidos na obra de duplicação da BR 470 sejam concentrados nos lotes 1 e 2, lote este que fica entre Navegantes e Gaspar, a intenção com esta proposta é acelerar a obra neste trecho.O governo do estado aprovou junto a Assembleia Legislativa um aporte para garantir a conclusão da obra, já que o Governo Federal quer dividir os recursos nos quatro lotes de obra.

Segundo o presidente Laerson Batista da Costa, a previsão do estado se tudo correr conforme o planejado é finalizar a obra destes dois lotes até o começo do ano que vem. A estratégia do Governo é deixar que a União finalize os lotes 3 e 4. “O governador reuniu as autoridades para avaliar com os empresários e lideranças esta iniciativa do estado de finalizar a obra entre Navegantes e Gaspar e ficou decidido que Santa Catarina vai investir recursos nesta etapa da obra. Já sobre a construção de uma segunda pista no aeroporto de Navegantes, todos os presentes concordaram com a necessidade do equipamento, que não está previsto na concessão realizada pelo Governo Federal. O assunto atualmente está judicializado. O Governo do Estado entrou com uma ação no STF sobre o tema.. A intenção do Governo do Estado é que a concessionária inclua a construção da segunda pista no seu plano de negócios.


4

Ano XXIII - edição 1.000 - 2 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Itajaí promove Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado (3) Mais de 30 mil pessoas já tomaram a vacina da gripe na cidade

ACII é contemplada com dois projetos no Selo Social 2020-2021 A ACII teve dois projetos contemplados com o Selo Social do Município de Itajaí, edição 2020-2021. As ações foram executadas no ano de 2020 e submetidas à análise pela comissão julgadora que conferiu o Selo Social novamente à Associação. Na edição 2019-2020, a ACII recebeu quatro certificações. Desta vez, os projetos ”Ação: É Tempo de Cuidar” e “Guia Prático - Soluções para Empreendedores Frente à COVID-19” foram apreciadas e tiveram seus selos conferidos. O Selo Social visa estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), junto a entes públicos, empresas e organizações públicas e privadas. A “Ação: É Tempo de Cuidar” com intuito de ajudar a sociedade mais fragilizada em tempos de pandemia, visou a doação de R$50,00, para a compra de cestas básicas, em conjunto com empresários de Itajaí, levamos alimento às famílias carentes que moram em torno da Paróquia Dom Bosco, com a entrega de 530 kits e 2.550 pessoas beneficiadas diretamente. Foram conferidos os selos: 1: Erradicação da Pobreza; 2: Fome Zero e 17: Parcerias em prol das Metas. O “Guia Prático - Soluções para Empreendedores Frente à COVID-19”, do Núcleo de Jovens Empreendedores, foi criado com o objetivo de ajudar empreendedores a repensar seus negócios e a formular estratégias para a manutenção de suas empresas durante a crise ocasionada pela pandemia. O material reuniu perguntas, respostas, ideias e estratégias sobre como pensar e repensar a operação e Gestão de Crise, discutindo pontos relacionados à saúde, bem-estar e gestão das pessoas, estabelecendo estratégias de marketing, comunicação e posicionamento de marca, contribuindo com dicas a respeito de aspectos financeiros em tempos de crise. No total, 204 empreendedores foram diretamente impactados. Foram conferidos os seguintes selos: 1 - Erradicação da Pobreza, 2 - Fome Zero, 4 - Igualdade de Gênero, 5- Educação de Qualidade, 8 - Emprego Digno e Crescimento Econômico, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 16 - Paz, Justiça e Instituições Fortes e 17 - Parcerias em prol das Metas. Com isso, a ACII reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O Município de Itajaí promove, neste sábado (03), o Dia D de vacinação contra gripe influenza. As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram podem buscar as unidades básicas de saúde da cidade, das 8h às 17h, para receber a dose. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante da condição ou atividade realizada. Poderão se vacinar no sábado: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos e professores. A população com comorbidades deverá comprovar que pertence ao grupo prioritário através de prescrição, laudo ou relatório médico, exames ou receitas de medicações de uso contínuo (válidas por um ano). Os demais profissionais precisam apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, holerite, carteira funcional e documento que comprove o vínculo ativo com a atividade realizada (declaração ou ofício). A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as pessoas que tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para serem imunizados contra a gripe. Após o dia D de Vacina-

Marcos Porto

ção, as doses seguem disponíveis nas unidades. Mais de 30 mil pessoas se imunizaram no Município. Entre os grupos prioritários, idosos, crianças, professores e pessoas com comorbidades foram os que mais aderiram à campanha da influenza. A meta é atingir aproximadamente 75 mil pessoas em Itajaí. Veja quais as comorbidades contempladas na vacinação contra gripe: As categorias contempladas para a vacina da gripe são: doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, diabetes, imunossupressão, obesidade grau II, transplantados e portadores de trissomias.

Quase 400 pacientes são beneficiados em mutirão de cirurgias de catarata Quase 400 pacientes do Município de Itajaí foram beneficiados no mutirão de cirurgias de catarata. A iniciativa começou no mês de maio com o atendimento de 64 pacientes e a realização de 118 procedimentos. Em junho, foram 308 pacientes atendidos e 595 cirurgias – muitos pacientes necessitam operar os dois olhos para correção da catarata. Os usuários da cidade realizaram os procedimentos no Hospital Nossa Senhora da Penha, em Penha. O atendimento foi um dos principais destaques do mutirão. “Fomos muito bem atendidos, tanto antes quanto depois da cirurgia. Os profissionais da saúde foram exemplares e preocupados com nosso bem-estar. A equipe foi muito responsável, só temos a agradecer”, ressalta Selvino Fransozi, um dos pacientes de Itajaí contemplados no mutirão. Ele e a esposa, Odilia da Silva Fransozi, estavam na fila e fizeram os proce-

dimentos em maio e junho. “A ideia do mutirão de cirurgias de catarata é excelente, de grande ajuda aos necessitados, principalmente para quem já estava na fila antes da pandemia”, completa Selvino. O mutirão somou 372 pacientes atendidos e um total de 713 procedimentos realizados em moradores do Município. A iniciativa foi realizada em parceria com o Governo do Estado, que repassou a verba para custeio dos procedimentos. A Secretaria de Saúde de Itajaí encaminhou os pacientes que estavam na fila para realização da cirurgia e forneceu o transporte para usuários e acompanhantes, além de lanches. Todos os moradores atendidos receberam um cuidado especial nas cirurgias. Entre eles, o fornecimento gratuito de óculos especiais para o pós-operatório e medicamentos.


5

Ano XXIII - edição 1.000 - 2 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Avenida Marcos Konder será o novo corredor verde de Itajaí Em vez de suprimir vegetação, a maioria das árvores serão transplantadas e haverá plantio de muitas outras, compondo assim o projeto de conceito boulevard

A

o contrário do que se tem falado nos últimos dias em Itajaí com relação à Avenida Marcos Konder, que passou a fazer parte do novo binário central do município, não haverá retirada de árvores, mas ao contrário, o projeto de reurbanização, que prevê três pistas de rolamento, faixa exclusiva de ônibus, estacionamento e ciclovia terá o conceito de boulevard, com a criação de três faixas de árvores margeando o passeio público A ideia de que a vegetação da Avenida Marcos Konder será suprimida não é verdadeira por vários motivos. Desde o fato de que não houve solicitação ao INIS para esta prática, porque o projeto da Administração Municipal não trata desta supressão de vegetação, ao contrário, além das espécies já existentes e que apresentam condições de transplante, haverá o plantio de um significativo número de novas árvores, inclusive em quantidade Marcos Porto

muito superior ao que já existe. Para entender melhor como esta polêmica, conversamos com o Diretor Presidente INIS – Instituto Itajaí Sustentável, Vílson Sandrini Filho. Segundo ele, no ano de 2017, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação solicitou parecer sobre os exemplares das árvores localizadas no canteiro central da Avenida Marcos Konder tendo em vista a idealização de um projeto de revitalização daquela via, com melhoria no sistema viário com a composição de ciclovias, calçadas ampliadas, etc., além de incrementar o espaço com um “corredor verde”. Em 05 de outubro de 2017, no relatório apresentado pela FAMAI (atualmente INIS), foi informado que a Avenida Marcos Konder possui arborização urbana disposta de maneira ordenada. As árvores completaram a beleza cênica da avenida, propiciam a manutenção de micro clima na

área urbana, além da redução da poluição do ar e poluição sonora. Portanto, inadmissível entender um projeto de reurbanização da via e mantê-la sem vegetação. Segundo Vilson Sandrini, na época “a avaliação para a composição do diagnóstico sobre cada um dos exemplares foi realizada por equipe coordenada por dois biólogos com larga experiência nesta atividade”, disse. Revelou que o relatório, por si só, não se trata de uma autorização de corte ou supressão de vegetação daquela avenida, “mas tão somente sobre as condições fitossanitárias das espécies arbóreas existentes na avenida e eventuais compensações, além da necessidade de replantio (transplante) daquelas que se encontram em condições para tal. A avaliação levou em conta, além do estado fitossanitário de cada árvore, também a sua localização; altura; diâmetro na altura do peito (DAP) e possibilidade de replantio”, salientou. Foram avaliados 87 exemplares, sendo 64 nativos e 23 exóticos, assim distribuídos: 14 Palmeira Imperial (exótica) ; 09 Sinamomo (exótico); 62 Sibipiruna (nativa); Ipê Amarelo (01) e Pau Ferro (01). Segundo Sandrini, “as espécies exóticas avaliadas, de acordo com a Lei Estadual 14.675/2009, dispensam autorização de corte pelas autoridades competentes, porém mesmo assim a intenção do Município é transplantar as Palmeiras para que integrem a beleza de outros locais, tendo em vista que as mesmas não produzem sombras, como é o que se pre-

tende com a revitalização da avenida. Já as espécies nativas encontradas no local, ainda que não estejam protegidas pelo Decreto Municipal 10.323/2014 como imunes ao corte, foram recomendadas para realização de transplante para as laterais da via daquelas em condições de serem transplantadas e compensação ambiental daquelas com dificuldades de transplante”, revelou. O diretor-presidente do INIS disse ainda que “cabe dizer sobre as nativas, em especial sobre a Sibipiruna, que elas comportam-se com excelente efeito paisagístico, fornecendo sombra fresca e floração exuberante e que são de grande porte e de rápido desenvolvimento, bem como não produzem raízes agressivas e, por tudo isso, são boas opções para arborização urbana. Nas Sibipurunas avaliadas, as condições fitossanitárias apresentavam cobertura de plantas que se aproveitam delas para crescer (epífitas) e, em algumas, foram identificadas espécies parasitas (como a erva de passarinho). Estes parasitas, somados a idade dos exemplares, podas e o crescimento de figueira mata pau (ficus adhatodifolia), fizeram surgir sinais de senescência e com dificuldades de resistirem a um processo de transplante e, portanto, com necessidade de compensações, sendo que 15 exemplares não apresentaram nenhum tipo de restrição ou necessidade de atuação”, salientou. O relatório da consulta realizada encerra com a indicação de que o corpo técnico do INIS acompanhará o processo de replantio destes exemplares e na escolha e obtenção das demais espécies a serem plantadas, para que haja suporte técnico adequado e que as demais espécies também sigam produzindo todas as vantagens ao meio ambiente.


6

Ano XXIII - edição 1.000 - 2 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 1.000 - 2 de julho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário em dose dupla: Dona Marilse e Sr. Zezo Dalçóquio

Parabenizamos o querido casal de amigos Dona Marilse e Sr. Zezo Dalçóquio, que comemoraram recentemente seus aniversários. Sr. Zezo Dalçóquio fez aniversário no dia 11 de junho e Dona Marilse no dia 21 de junho.

Noivado de Ana Carolina de Oliveira Martins e Caio Nogueira

A jovem Ana Carolina de Oliveira Martins foi surpreendida com um pedido de casamento pelo seu namorado Caio Nogueira. O noivado foi no último sábado, dia 26 de junho. Parabéns aos noivos Ana Carolina e Caio! Que Deus abençoe os pombinhos e seus familiares!

Abrigo de Inverno e Casa de Apoio dispõem de colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene para receber população vulnerável Com a queda nas temperaturas, o Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou mais de 170 acolhimentos a pessoas em situação de rua nos últimos dias. Os atendimentos ocorreram no Abrigo de Inverno e na Casa de Apoio com o objetivo de acolher esta população vulnerável, proporcionando uma noite mais confortável e segura. Conforme a Defesa Civil, a previsão é de frio intenso, com temperaturas entre 4ºC e 21°C, até o fim de semana. Do total de acolhimentos realizados, 16 pessoas decidiram voltar para seus municípios de origem e receberam passagens rodoviárias e nove pessoas foram encaminhadas para comunidades terapêuticas para reabilitação. O abrigo de inverno de Itajaí funciona em noites de frio intenso, com temperatura igual ou menor que 14°C. O espaço conta com 35 vagas para pernoite e dispõe de colchões, cobertores, travesseiros e kits de higiene para acolhimento. O local atende a população em situação de rua conforme demanda, fica localizado na rua Jorge Fernandes, 67, bairro Fazendinha. Neste momento, as pessoas que necessitam de auxílio nos dias de frio intenso também são encaminhadas para a Casa de Apoio Social, localizada na rua Vereador Claudino José Pacheco. O local conta com 36 vagas.

O caipira mais lindo da Festa Junina: Pedro Costa

Um beijo muito especial, ao caipira mais lindo da “Festa Junina”: Pedro Costa. Ele é muito amado, supersimpático e companheiro das trilhas, que a sua mamãe Saionara Costa, costuma fazer nas horas vagas.

Aniversário da Sra. Maria Celeste Pereira

Um grande abraço à amiga: Sra. Maria Celeste Pereira, que comemorou aniversário, no dia 26 de junho. Ela foi uma das primeiras Presidentes da “Rede Feminina de Combate ao Câncer” de Itajaí. Que Deus abençoe e proteja a amiga “Dona Célia”!

Mais de 170 pessoas em situação de rua são acolhidas pela Assistência Social em Itajaí

Aniversário de Pedro Molleri O amigo Pedro Molleri comemorou aniversário no dia 29 de junho. Parabéns! Feliz Aniversário! Abraços dos amigos do “Jornal dos Bairros”.

Nas unidades assistenciais, o Município oferece aos usuários diversos serviços, como acolhimento, alimentação, higiene, roupas, guarda de pertences e encaminhamento para confecção de documentos pessoais ou outros serviços da cidade. Os cidadãos que decidirem voltar para seus municípios de origem também recebem passagem rodoviária para todas as regiões do país. Abordagem Social O serviço de proteção social, que intensificou as abordagens nos últimos dias, está disponível das 5h à meia-noite para atendimento. Quando a população identificar algum caso de vulnerabilidade, pode acionar a abordagem social pelo telefone de plantão (47) 99919-8961 (Ligações e whatsApp). Prevenção ao coronavírus Segundo a Secretaria de Assistência Social, a capacidade do abrigo está reduzida devido às normas de prevenção ao coronavírus (COVID-19). Com isso, os leitos de acolhimento foram dispostos com, no mínimo, 1,5 metro de distanciamento entre cada um. Todos os demais cuidados de saúde, com a disponibilização de álcool em gel 70%, máscaras proteção e limpeza constante do espaço, estão sendo observados pelo Município.


8

Ano XXIII - edição 1.000 - 2 de julho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Câmara deverá ter sistema de dados integrado ao da Prefeitura Mudança atende decreto federal e visa facilitar o acesso dos órgãos de controle.

Crédito: Davi Spuldaro/CVI.

A Câmara de Vereadores de Itajaí se reuniu, na quarta-feira (30), com a Comissão de Implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC) e técnicos da Secretaria Municipal de Tecnologia (STEC) para discutir a integração dos sistemas do Legislativo com o Executivo. A integração é uma exigência do Decreto Federal nº 10.540/2020, que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do SIAFIC. Pelo decreto, os Legislativos e Executivos Municipais, assim como suas fundações e autarquias, deverão disponibilizar seus dados referentes a compras, contratos e licitações, entre outros, nesse único sistema até janeiro de 2023.

No entanto, a Câmara e a Prefeitura pretendem deixar tudo pronto já em janeiro de 2022, para que se tenha tempo hábil para os ajustes que forem necessários. Os dados seguirão gerenciados pelas entidades públicas municipais separadamente, porém, os órgãos de controle, como os tribunais de contas, terão acesso às informações de forma mais ágil e segura. Nos próximos dias, a Câmara tratará com a empresa que faz a gestão atual dos dados para determinar quais serão os próximos passos da integração. Participam das discussões pelo Legislativo as diretorias de Administração; Licitações, Contratos e Compras; de Tecnologia da Informação e Controle Interno.

Comunidades do interior de Itajaí receberam melhorias Itaipava e Arraial dos Cunha foram contempladas com obras estruturais As comunidades de Itaipava e Arraial dos Cunha receberam duas obras de melhoria e reparo na última semana em Itajaí. A rua Vergílio Cadore foi pavimentada e a conhecida ponte do Tatu foi reconstruída após as cheias no início de junho. Na Itaipava, a passagem sobre o rio Itajaí-Mirim foi reconstruída com a colocação de 60 peças de galeria de 3 metros x 1 metro. A estrutura foi comprometida com as fortes chuvas que atingiram a área rural

de Itajaí em 9 de junho. Já no Arraial dos Cunha, a rua Vergílio Cadore recebeu pavimentação em asfalto em um trecho de 1,2 quilômetro. A melhoria contempla os pedidos da comunidade e amplia o conjunto de obras e melhorias realizadas no interior do município. Os serviços foram executados durante toda a última semana pela Secretaria Municipal de Obras em parceria com a Agricultura e Expansão Urbana.

Aprovado PL que parcela impostos estaduais em atraso em Santa Catarina. Saiba quais serão parcelados! Os deputados catarinenses aprovaram, na quarta-feira (30), o Projeto de Lei (PL) 49/2021, do Poder Executivo, que cria um programa para refinanciamento de dívidas com impostos estaduais, com possibilidade de redução de até 90% do valor das multas e juros. A matéria segue para sanção do governador. O PL 49/2021 institui o Programa Catarinense de Recuperação Fiscal (Prefis-SC) 2021. A matéria também regulamenta benefícios fiscais e anistia créditos tributários relativos à Taxa de Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros (TFT). Conforme o texto do PL, poderão ser regularizados débitos de IPVA, ICMS e ITCMD, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos. No caso do ICMS, o Prefis é válido apenas para os impostos em atraso cujo fato gerador tenha ocorrido entre 1º de março de 2020 e 31 de dezembro de 2020, podendo esse prazo ser prorrogado, caso haja deliberação favorável do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). No caso do ICMS, os descontos nos juros e multas variam de 25% a 80%, dependen-

do da quantidade de parcelas em que a dívida for dividida. O líder do Governo, José Milton Scheffer (PP), lembrou que o programa objetiva atingir os empresários que foram prejudicados pela pandemia, o que foi autorizado pelo Confaz. Já o relator da matéria da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Milton Hobus (PSD), destacou que as alterações feitas no projeto contam com o apoio das entidades empresariais e do governo. O deputado Marcius Machado (PL) foi favorável à proposta, mas criticou o fato dela não abranger dívidas de ICMS anteriores ao início da pandemia. “[Esse Prefis] é uma enganação, é para inglês ver”, comentou. “Fico muito indignado com esse projeto, que deveria favorecer todos os empresários.” Scheffer e Hobus reiteraram que o Confaz não permitiu a inclusão de dívidas anteriores ao início da pandemia e disseram que o governo estuda a criação de programas de recuperação de crédito para outros segmentos da economia, como o setor de transporte municipal e intermunicipal.

Sorteio de novas casas marca final das obras da Via Expressa Portuária em Itajaí A conclusão da primeira etapa da Via Expressa Portuária em Itajaí está cada vez mais próxima. Na noite de terça-feira (29), foram sorteadas as unidades habitacionais de mais 19 famílias reassentadas para a construção da ligação direta entre a BR-101 e o Porto de Itajaí. O sorteio foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação no auditório da Prefeitura. As obras iniciaram em 2020 e aguardam apenas o reassentamento das famílias e a realocação dos postes para a finalização das obras. As obras devem ser retomadas e concluídas ainda em setembro deste ano e o trânsito de caminhões será retirado da rua Doutor Reinaldo Schmithausen para a Via Expressa Portuária. Entre julho de 2020 e março de 2021, outros 20 grupos familiares foram realocados para o início das obras. Restam ainda três famílias garantirem a remoção, no entanto, as obras não serão afetadas pelo andamento das negociações. As unidades habitacionais foram construídas por meio de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em terrenos do Município de Itajaí. Avaliadas em R$ 72 mil cada, em sua grande maioria as habitações são casas geminadas com dois quartos, cozinha e sala conjugada, instalações sanitárias e área de serviço.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 02 de julho 2021.  

Jornal dos Bairros - 02 de julho 2021.

Jornal dos Bairros - 02 de julho 2021.  

Jornal dos Bairros - 02 de julho 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded