__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 18 de junho de 2021 | Ano XXIII | N° 998

Novo binário muda radicalmente trânsito no centro de Itajaí

Entenda como funcionará o novo binário das avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro. A medida é considerada a maior alteração de trânsito da história da cidade. PÁGINA 3


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 998 - 18 de junho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

:: FHC destrói PSDB

O PSDB catarinense acusou o golpe patrocinado pelo outrora mais ilustre correligionário, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. FHC, ressalte-se, tem realizado um grande trabalho. Em favor de outras legendas e contra a sigla que ajudou a fundar. O ninho tucano passou a existir, de direito, no dia 25 de junho de 1988. Fernando Henrique é um dos signatários da ata original que trouxe o tucanato à existência. A reaproximação, com declaração de apoio em eventual segundo turno, a Lula da Silva foi um desastre completo para os correligionários Brasil afora. Em Santa Catarina, idem. No vácuo do factoide criado pelos ex-presidentes, dois cardeais do PSDB provinciano se manifestaram. Clésio Salvaro, que cumpre o quarto mandato de prefeito de Criciúma e é nome com estatura para a disputa majoritária de 2022; e Marcos Vieira, deputado que já presidiu a seção Barriga-Verde do tucanato, apontaram o caminho catarinense: Gelson Merisio como candidato a governador. Posicionamentos que servem também de contraponto à desastrada manobra de FHC. Merisio, salvo engano, não deve apoiar Lula da Silva em 2022.

:: Peso

As declarações são emblemáticas. Salvaro por ser nome natural do PSDB para o ano que vem. E Marcos Vieira porque ficou na trincheira oposta à de Merisio na batalha do segundo impeachment de Moisés da Silva. Enquanto o parlamentar permaneceu fiel ao governador, o ex-deputado atuou freneticamente nos bastidores para cassar o chefe do Executivo estadual, o que efetivaria a vice, Daniela Reinehr, no comando do Estado.

:: Dormindo com o inimigo

As falas de Salvaro e Vieira, no entanto, servem, ainda, como sinal de certo desespero dos tucanos, que agora tentam se aglutinar para se salvar em meio ao brutal desgaste provocado por FHC. Ao atrelar sua imagem a Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso acelera o processo de desintegração do ninho tucano.

:: Jorginho ataca

Senador Jorginho Mello reagiu, firme e acertadamente, aos desmandos no picadeiro de circo em que se transformou a CPI da Pandemia. O catarinense escalou a tribuna do Twitter para atacar as imposições, absurdas, do chamado G7, grupo de senadores independentes e de oposição que comanda o espetáculo.

:: Laços cortados

Haveria espaço para uma reconciliação entre Moisés da Silva e Daniela Reinehr para se bater o martelo num jogo desta envergadura? Haveria confiabilidade para que Moisés entregue o cargo a ela contando que a vice irá apoiar o projeto? É muito pouco provável.

:: Cristal trincado

A quebra de confiança foi absoluta, total. E não só pelos movimentos para defenestrar Moisés. Mas também considerando-se a proximidade de Daniela com Jair Bolsonaro. O presidente hoje está mais inclinado a apoiar o senador Jorginho Mello, do PL. Obviamente que não será um apoio exclusivo, mas Bolsonaro sinaliza, atualmente, uma preferência por Jorginho, que é adversário de Moisés e, até segunda ordem, de Esperidião Amin neste tabuleiro. Quadro que dificulta ainda mais o apoio da Daniela Reinehr a uma chapa tendo Amin na cabeça e Moisés ao Senado.

:: Encontro

Recentemente lideranças do comércio local tiveram uma reunião com o suplente de deputado federal de Itajaí, Jorge Goetten, que ainda este ano deve assumir interinamente uma cadeira na Câmara Federal. Na última vez que assumiu, Goetten conseguiu recursos importantes para Itajaí e municípios da região. Nesta reunião, o empresário revelou duas importantes notícias: colocará novamente seu nome à disposição do partido para concorrer a uma vaga a deputado federal nas eleições do ano que vem e trocará seu domicílio eleitoral para Itajaí. Disse, na oportunidade, que não há razão para não ter seu domicílio eleitoral no município, já que suas empresas, que hoje empregam quase três mil pessoas, tem sede em Itajaí e ele também mora no município há mais de 15 anos. Goetten disse que colocará seu nome à disposição do partido porque acredita que Itajaí e os municípios da AMFRI têm condições de eleger mais de um Deputado Federal para lutar em Brasília pelos interesses da região. “Infelizmente Itajaí há muito tempo não tem um Deputado Federal da cidade. Isso precisa mudar e mudará nas próximas eleições, com o apoio das entidades de classe e da comunidade”, salientou.

:: Tribunal de exceção

Na calada da madrugada de quinta-feira, o grupo chegou a acordo para apreciar sete convocações, cinco quebras de sigilo e sete pedidos de informação. O que foi consumado mais tarde durante mais uma sessão circense. “Ela se consolida como a CPI do autoritarismo,” assinalou o senador, salientando que “quebra de sigilo é medida extrema.”

:: Amin ao governo

Efetivamente, chegam informações indicando que o senador Esperidião Amin anda muito interessado na aproximação com Moisés da Silva. Não apenas ele, como também a deputada federal Angela Amin. Diferentemente do deputado estadual João Amin, filho do casal que faz oposição ferrenha ao governador. Ele foi um dos sete parlamentares que subscreveu o pedido de abertura de uma CPI dos Portos, que teria como foco o Porto de São Francisco do Sul.

:: Como assim?

Mas não é a rebeldia de Amin filho que pode atrapalhar o namoro. Como se daria, exatamente, essa aproximação? Seria simplesmente receber Moisés no PP e apoiar uma nova candidatura dele ao governo? Os bastidores indicam que há outras possibilidades no ar. Como Moisés da Silva assinar ficha em outra agremiação, como o Republicanos, por exemplo, para concorrer ao Senado em coligação com o Progressistas, que teria o próprio Esperidião Amin em nova candidatura ao governo catarinense.

:: Daniela no caminho

Este encaminhamento não é descartado neste momento. Mas ele enseja o grande obstáculo para o acordo. Para tentar novo mandato de governador, Moisés da Silva não precisará renunciar ao atual mandato. Caso decida concorrer ao Senado, aí sim ele teria que abrir mão do cargo seis meses antes do pleito. Ou seja, teria que renunciar ao governo em abril de 2022.

:: Inimigos

Ato que guindaria sua desafeta, pra não dizer inimiga, Daniela Reinehr, à chefia do Executivo Barriga-Verde. Daniela, em sua mais recente interinidade, fez de tudo para degolar o governador e assumir o comando durante o segundo processo de impeachment.

EDITAL Nº 310015049844 PROCEDIMENTO COMUM CÍVEL Nº 0302944-27.2018.8.24.0033/SC JUIZ DO PROCESSO: Sérgio Luiz Junkes - Juiz(a) de Direito Citando(a)(s): ADRIEL FRANCISCO DE AVIZ, CPF nº 682.693.749-20 e JUCIMAR GRITTI, CPF nº 374.197.659-87. Prazo do Edital: 20 dias Pelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado e CITADA(S) para responder à ação, querendo, em 15 (quinze) dias, contados do primeiro dia útil seguinte ao transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações formuladas pelo autor (art. 344 do CPC). Será nomeado curador especial no caso de revelia (art. 257, IV do CPC).E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 01 (uma) vez(es), sem intervalo de dias, na forma da lei.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 998 - 18 de junho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Entenda como funcionará o novo binário das avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro Mudanças no Centro dão continuidade à revolução que transformou o trânsito de Itajaí

Marcos Porto

Marcos Porto

A

avenida Coronel Marcos Konder, via que corta toda área central de Itajaí, adotará sentindo único a partir da próxima semana. A medida é considerada a maior alteração de trânsito da história da cidade. As alterações também se estendem para a avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul) e as ruas João Bauer e Silva, no Centro, e passam a valer a partir de segunda-feira (21). Essas mudanças são a continuidade das transformações no trânsito, geradoras da revolução na mobilidade urbana do município. Sete de Setembro e Marcos Konder formarão um novo binário, o quarto implantado desde o último ano. O sentido único da avenida Marcos Konder será em direção ao bairro Fazenda desde o cruzamento com a rua Heitor Liberato até a Contorno Sul que, por sua vez, também estará em sentido único do cruzamento com a rua Uruguai até o encontro com a avenida Sete de Setembro. O trecho de quase dois quilômetros ganhará quatro pistas e possibilitará o aumento da capacidade viária da região. Para que o binário funcione de forma mais eficiente a rua Silva também ficará em sentido único no trecho entre a rua Cônego Tomás Fontes e a avenida Marcos Konder em direção à rua Heitor Liberato. Já a Sete de Setembro permanece sem alterações com sentido único desde o encontro com a Contorno Sul até o cruzamento com a rua Hercílio Luz. O trânsito segue na mesma direção na rua Cônego

Tomás Fontes até o cruzamento com a rua Silva. Além das alterações nas vias principais, outras mudanças vão facilitar a vida dos motoristas na transição entre os principais binários. A rua João Bauer terá a mão dupla ampliada da rua Treze de Maio até o encontro com a avenida Marcos Konder e a rua Alércio de Souza Flor. Por sua vez, a Alércio de Souza Flor ficará com o trânsito em sentido oposto, na direção da avenida Joca Brandão para a Marcos Konder. A modificação dará agilidade no trânsito local e evitará os conflitos de rotas na Uruguai e na Marcos Konder.

Uruguai e Beira-Rio são opções para quem segue aos bairros

Sete de Setembro e Uruguai serão os dois corredores de deslocamentos em direção aos bairros de Itajaí. Segundo os estudos realizados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a rua Uruguai deve ser a opção dos cidadãos vindos de Balneário Camboriú em direção dos bairros da cidade. Já a rua Sete de Setembro deve ficar com o trânsito focado nos destinos do Centro e suas proximidades, além dos motoristas que desejam chegar a região de Cordeiros. Quem vem dos bairros Fazenda, Praia Brava ou até de Balneário Camboriú pela avenida Osvaldo Reis e tem como destino

os bairros Vila Operária, São Judas, Dom Bosco, São João, São Vicente e Cidade Nova, a prioridade é a rua Uruguai. No cruzamento entre a Sete de Setembro e a rua Expedicionário Marqueti, a indicação é dobrar à esquerda na rua Antônio Caetano para acessar a Uruguai. Tachões refletivos serão instalados na avenida Sete de Setembro para organizar o trânsito e indicar aos veículos das pistas da esquerda para a conversão. Ao seguir pela rua Uruguai, é possível ainda ir para a Ressacada e para a BR-101 depois do cruzamento com a avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul). Já no cruzamento com a rua Brusque, é possível seguir em direção ao Dom Bosco. Com a ligação possibilitada pelas desapropriações e prolongamento da rua Uruguai, até a rua Alfredo Trompowski, o acesso aos bairros Vila Operária e São Judas é simplificado em um trajeto sem conversões. O trânsito vai desembocar na rua Heitor Liberato, após mais de quatro quilômetros de trajeto em um corredor de deslocamento sem desvios. A partir do encontro com a rua Heitor Liberato, o fluxo segue nas direções dos bairros São João, São Vicente e Cidade Nova em direção à rodovia BR-101. Outra opção de deslocamento é a avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio. Da avenida Osvaldo Reis, os motoristas entram obrigatoriamente na rua Florianópolis e podem converter à direita para a rua Onze de Junho e de lá acessar a

Beira-Rio. O percurso segue pela avenida Prefeito Paulo Bauer até chegar na rua Silva. Da rua Silva, o caminho mais indicado é a conversão à direita para seguir pela rua Blumenau como melhor rota para os bairros Barra do Rio, Imaruí e toda a região de Cordeiros

Cidade interligada por um novo modelo de mobilidade

O novo binário formado pelas avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro é a continuação das transformações que revolucionaram o trânsito em 2020. Com a desapropriação de imóveis, abertura e prolongamento de novas ruas, o Município de Itajaí aumentou a capilaridade e as opções de deslocamento. Em binários, esta é a quarta mudança desde o ano passado. Umbelino de Brito e Uruguai; Brusque e Juvenal Garcia; e Alberto Werner e José Eugênio Müller iniciaram as mudanças também com inversão de sentido, implantação de mão única e alterações no trânsito. Outras vias, como as ruas Aleixo Maba e Alferdo Eicke receberam ampliação de pista. Já a antiga rótula do Vanolli, foi substituída por um retorno de quadra formado pelas ruas José Pereira Liberato, Luciano Pinheiro da Silva e Domingos Laureano. Modificações que já fazem parte da vida dos itajaienses e trouxeram agilidade e melhoria no trânsito.


Ano XXIII - edição 998 - 18 de junho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Marcos Porto

4

25 anos do Núcleo da Mulher empresária Guarda Municipal de Itajaí completa dois anos de atuação com mais de seis mil ocorrências atendidas Órgão de segurança também participa de operações conjuntas para garantir as medidas de prevenção ao coronavírus

No dia 18 de junho o Núcleo da Mulher Empresária da ACII comemora 25 anos de fundação. São mulheres competentes e empoderadas que se arriscaram no mundo empresarial. Fundada em 18 de junho de 1996, o Núcleo da Mulher Empresária (NuME) visa o fortalecimento e a união de Mulheres Empresárias por meio da divulgação e crescimento de suas empresas. A missão do NuME é contribuir para o fortalecimento do associativismo entre mulheres empresárias, profissionais liberais e autônomas, visando agregar experiências de sucesso, trocando ideias, promovendo integração e constante atualização empresarial, buscando em conjunto, soluções para os desafios e a competitividade que o mercado exige. A atual coordenadora é Lioní Chiroli, proprietária da Panificadora Lisboa. Dentre as principais atividades do Núcleo durante a sua história, destacam-se: O Dia Internacional da mulher: Em alusão a esta data, com a promoção de eventos como Noite Cultural e Sessão de Negócios, com as nucleadas e empresas convidadas. O Dia das Mães: Nesta data especial, são realizadas ações para homenagear as mães da cidade. Cursos: O Núcleo, criou uma rotina de cursos, como o de “Organização Pessoal”, o de “Oratória e de Expressão Verbal”. Sessão de Negócios: Em uma parceria firmada entre Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae), NuME e Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é realizada anualmente a Sessão de Negócios, que conta com uma média de participação de 49 empresas, proporcionando que as empresas apresentem seus produtos, serviços e estabeleçam novas parcerias. Grande Venda o Peixe: É uma reunião itinerante com rodada de negócios, que oportuniza a troca de informações sobre produtos e serviços desenvolvidos pelas mulheres empresárias e demais convidados. Participação em AGO’s: Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME). Com a pandemia do coronavírus, algumas atividades tiveram que ser interrompidas, permanecendo o Grande Ver o Peixe em edição online. Neste ano, um novo ciclo se inicia com esperanças renovadas. A ACII parabeniza a todas as nucleadas do NUME reforçando o desejo de sucesso e muitas realizações!

Um dos grandes anseios da população, a Guarda Municipal de Itajaí completou dois anos de atuação pelas ruas da cidade ontem, quinta-feira (17). Com o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal através de políticas públicas de prevenção às violências e de forma articulada e democrática com entidades parceiras, o efetivo atendeu mais de seis mil ocorrências nos primeiros 24 meses implantação e se consolida como uma importante estratégia para garantia da segurança pública. O órgão ainda participa de operações em conjunto com as Polícias Civil e Militar, intensificadas neste último ano diante da pandemia de coronavírus. Cumprimento de mandado de prisão ativo, prevenção de crimes ambientais e maus tratos a animais, recuperação de bens e veículos furtados, atendimento de casos de violência doméstica, perturbação do sossego público, auxílio a crianças com problemas de saúde, embriaguez ao volante e apoio a acidentes de trânsito estão entre os atendimentos prestados junto à população itajaiense. Durante a pandemia o órgão de segurança também participa de operações conjuntas para garantir as medidas de prevenção ao coronavírus. A Guarda Municipal atuou junto aos órgãos municipais em mais de sete mil ações entre atividades educativas de orientações, inspeções e verificação de denúncias e interdições de estabelecimentos. “Estamos integrados junto à comunidade, prestando auxílio e dando um pouco mais de esperança e segurança à população”, ressalta o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Rui Garcia dos Santos. A Guarda Municipal está armada efetivamente desde janeiro de 2020 e atualmente conta com 70 agentes e 14 viaturas que integram as forças de segurança e atuam no patrulhamento de toda a cidade, dos bairros a zona rural. Nestes dois anos de atuação, a parceria com outros órgãos municipais, entre eles a Defesa Civil, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e as secretarias de Saúde e Assistência Social, contribuiu, tanto para a capacitação dos agentes quanto para a resolução de ocorrências. “A Guarda Municipal de Itajaí trabalha diuturnamente, garantindo a segurança dos munícipes e turistas, auxiliando no desenvolvimento e crescimento local”, ressalta o coordenador do órgão, Marco Antônio Otávio. A base operacional da guarda, localizada na Secretaria de Segurança Pública, é

munida de um sistema de monitoramento composto por televisores de última geração, despachantes de rádio para a comunicação e computadores equipados com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). O sistema é utilizado pela Polícia Civil para investigações e o Detrannet, portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran). O espaço também possui sala de coordenação e de situação para reuniões com os diversos órgãos que integram a segurança pública no município e dormitórios para ocasiões em que haja necessidade do trabalho acima da carga horária, bem como situações de calamidade pública. A estrutura contribui para o monitoramento da cidade e atendimento de ocorrências com maior eficiência. A formação da Guarda Municipal O projeto da formação da Guarda Municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições contabilizou 17 mil candidatos interessados. Destes, mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção. O processo foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação. Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade da capacitação teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais, com uma carga horária total de 850 horas. No ano seguinte, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação, os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina. A formatura do treinamento do curso de legislação de trânsito em junho de 2019 marcou a última etapa de preparação dos guardas. Com esta qualificação, os oficiais também estão aptos a atuar neste setor, em caso de eventual necessidade. Além do curso, o grupo passou por um período de adaptação para identificar todas as regiões e os pontos de periculosidade no município.


5

Ano XXIII - edição 998 - 18 de junho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Corrida do Bem da CDL de Itajaí vai contar com a participação do “Vini Querido” O menino de sete anos que nasceu com lesão cerebral vai correr 5 km levado pela mãe Uma das missões do esporte é incluir, proporcionar saúde, alegria, superação, vivências e experiências, independentemente da idade, sexo ou condição física e mental. Essa também é a missão da Corrida do Bem da CDL de Itajaí. Neste ano, a edição será ainda mais especial, pois vai contar com a participação do “Vini Quirido”, de 7 anos, que vai participar da corrida ao lado da mãe. Vini nasceu com um má formação cerebral, é deficiente físico, frequenta a segunda série na escola básica Prefeito Alberto Werner e também a instituição Pássaros de Luz. Ele é filho da Viviane, corredora amadora de montanhas, de 38 anos. Ela será a responsável por guiar o Vini nesta experiência de percorrer 5 km em uma pista de atletismo. “Quando eu contei para ele da corrida na pista de atletismo, ele abriu um sorrisão. O Vini não verbaliza, mas tem uma comunicação assim linda e deu para entender super bem que ele ficou super animado e empolgado, porque vai ser incluído num projeto bem bonito e que por sinal a gente vai brincar de correr,” destaca Vivi. A participação do filho em corridas de montanha nem sempre é possível, mas uma mãe sempre encontra uma forma de ter o filho perto. Recentemente ela levou o Vini nas costas em um trajeto de subidas

e descidas. O próximo desafio da dupla será a corrida do Bem da CDL, marcada para o dia 19 de junho. A corrida será realizada na pista de atletismo de Itajaí, com a participação de outros dois corredores: Bento Ferrari e Josi, que vão ter o grande desafio de correr quase 50 voltas na pista, totalizando 21km. A Corrida do Bem é realizada com o objetivo de arrecadar cestas básicas para beneficiar entidades de Itajaí. As doações podem ser feitas por meio do Pix:82.969.536/0001-84 - José Joventino dos Santos. Você escolhe quantas cestas quer doar. Depois de realizar o pagamento, basta enviar o comprovante para este WhatzApp: (47) 3341-5422.

Lançamento de site, rádio web e ação coletiva de artistas com exposição estão entre as iniciativas da entidade Na semana em que Itajaí completa 161 anos e celebra-se o Dia do Orgulho Autista – 18 de junho, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA Itajaí) promove ações que chamam a atenção da sociedade para as habilidades e diferenças das pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA). A partir do dia 18 até o final deste mês, a entidade lançará projetos com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho que realiza e valorizar a neurodiversidade. Na sexta-feira (18), às 15h30, acontece, na Galeria de Artes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o lançamento da “Ação Beneficente” promovida pela AMA e a Univali. Trata-se de uma ação que culminará em uma exposição de artes com obras doadas por artistas da região para posterior comercialização dos trabalhos e destinação de parte dos recursos à AMA Itajaí. A mostra ar-

tística abrirá para visitação na galeria localizada no Espaço Multiuso da Univali, Campus Itajaí, no dia 4 de agosto. Nesta sexta-feira serão feitos registros e compartilhados nas redes sociais de ambas instituições alguns dos trabalhos artísticos já confirmados, no intuito de motivar a participação de mais artistas e divulgar a ação. Na mostra também haverá obras de artistas autistas. Entre os lançamentos deste mês também está o site da AMA Itajaí - http://amaitajai.org.br/- que reúne informações sobre o histórico da associação, projetos, palestras, eventos e prestações de contas. O portal também traz conteúdo sobre o transtorno e possui espaço para parcerias e doações. O objetivo é dar transparência ao trabalho desenvolvido. Já está no ar a rádio web da AMA - https://zeno.fm/radioamaitajai/, mais uma novidade da associação, com transmissão pela internet de conteúdos produzidos pelos próprios autistas, familiares, equipe técnica e artistas parceiros. Sob coordenação geral do músico e professor Dr. Rodrigo Gudin Paiva, a iniciativa foi idealizada para nortear as atividades de música, motivar os alunos a participarem de um projeto colaborativo e diminuir a resistência ao ensino remoto e às atividades não presenciais que acontecem por conta da pandemia.


6

Ano XXIII - edição 998 - 18 de junho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


7

Ano XXIII - edição 998 - 18 de junho de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide Uriarte

E o clima de festa que toma conta de Itajaí nesta semana do aniversário da cidade é ainda mais alegre para a família da pequena Bárbara Eduarda de Figueiredo, que no dia 17 de junho completou nove meses de muita fofurice. A pequena, que frequenta o CEI Tancredo Neves, enche de felicidades a família, formada pelo papai Adalberto de Figueiredo e mamãe Elizabete Cota Nicolau de Figueiredo e ainda, pelo vovô coruja Edson da Silva Nicolau. Edinho, como é carinhosamente chamado pelos amigos, curte a aposentadoria da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí de forma toda especial, enchendo de mimos e muito amor a sua primeira neta. Aliás, as celebrações para a família não param pois Edson Nicolau e o esposo Daniel, e a filha Elizabete e o genro Adalberto comemoram, também, aniversário de três anos de casamento. Pai e filha se uniram em matrimônio com seus parceiros no casamento coletivo do município de Itajaí em 16 de junho de 2018.

neidefestas@matrix.com.br (47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Destaque da Coluna

Um abraço aos queridos amigos Márcio e esposa. Sempre muito atenciosos e grandes profissionais.

Bodas de Prata de Ariane e Sérgio Mindu Collodoro Parabenizamos o casal: Ariane e Sérgio Mindu Collodoro, pela celebração das Bodas de Prata, no dia 7 de junho de 2021.

Gratidão à cuidadora Débora Um abraço especial, para o aniversariante Paulo Andrey Schultz, que no dia 8 de junho completou 14 anos.

Dedico a Coluna desta semana à cuidadora Débora, que tem sido meu Anjo da Guarda, desde o dia em que eu tive alta hospitalar.

Aniversariante: Nadja Anacleto

Parabenizamos a Querida Amiga Nadja Anacleto, que no dia 31 de maio, comemorou mais um ano de vida.


8

Ano XXIII - edição 998 - 18 de junho de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 18 Junho 2021.  

Jornal dos Bairros - 18 Junho 2021.

Jornal dos Bairros - 18 Junho 2021.  

Jornal dos Bairros - 18 Junho 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded