__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 30 de abril de 2021 | Ano XXIII | N° 991

Em plena pandemia, sindicato dos empregados não deixa comércio abrir em 9 dos 11 municípios da AMFRI no dia 1° de maio

Multimídia Assessoria de Imprensa

Não é hora para greve! Município de Itajaí está impedido de conceder reajuste aos servidores públicos Lei federal 173/2020 proíbe aumento de despesas em todo país. Mesmo assim servidores aprovam estado de greve.

O

Município de Itajaí está impedido, desde maio de 2020, de conceder reajuste ou outros benefícios aos servidores públicos que acarretem em aumento de despesas. A proibição foi instituída pela lei federal 173/2020 em função da pandemia de coronavírus. A legislação, que foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é válida para todo país e prevê ainda outras situações, como auxílio financeiro a Estados e Municípios e suspensão de pagamento de dívidas. Apesar do impedimento, neste mês, o Tribunal de Contas de Santa Catarina deve decidir se Municípios catarinenses poderão ou não conceder reajuste aos servidores. O Ministério Público de Contas deu pare-

cer contrário a aplicação de qualquer reposição de reajuste pelo IPCA em função da lei federal 173/2020. O julgamento final da ação está previsto para 10 de maio. Caso haja liberação do tribunal para aplicação do reajuste, o Município de Itajaí irá analisar a situação financeira e discutir com o sindicato dos servidores públicos municipais as possibilidades de repasse de valores. “Atualmente existe uma lei federal que proíbe Municípios de aplicar qualquer reajuste. Mas caso haja liberação pelo Tribunal de Contas do Estado, a Administração Municipal irá conversar com o sindicato”, afirma Gaspar Laus, procurador geral de Itajaí.

ARQUIVO PMI


2

POLÍTICA

Ano XXIII - edição 991 - 30 de abril de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Possível vice de Bolsonaro

Em vídeo gravado recentemente com a governadora interina, Daniela Reinehr, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, dá mais uma aula de conhecimento, detalhado, sobre as questões logísticas de Santa Catarina. Ele já provou que é a própria competência em pessoa, destravando obras, mexendo em setores nevrálgicos, como o aeroportuário com sucesso total e sendo efetivo em todas as ações. Sem dúvidas, hoje é o nome mais forte da equipe do governo federal que, salvo escorregões aqui e ali, é de primeira qualidade. Não há escândalos de corrupção por todos os lados, como se tornou comum recentemente, e as coisas, apesar da pandemia e da mídia engajada distorcendo e só jogando contra, vão caminhando em cima de uma outra lógica: menos discurso e mais resultados efetivos. Vale lembrar que a relação entre Jair Bolsonaro e o atual vice, Hamilton Mourão, nunca foi das melhores e hoje não é nem protocolar. Mourão, aliás, é um bom quadro embora não tenha a folha corrida de serviços prestados à nação que já Tarcísio Freitas já acumulou em tão pouco tempo.

Jorge Seif Junior se filia no PL de olho no Senado

O Secretário Nacional da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, filiou-se ao Partido Liberal. Administrador e produtor rural, ele deixa o PSL e se junta ao grande projeto de expansão do PL. Seif destaca que a aproximação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com o senador Jorginho Mello fortaleceu o caminho para que ele se filiasse à sigla, que é comandada pelo parlamentar em Santa Catarina. A decisão ainda abre caminho para planos de Seif em relação ao pleito de 2022. A pedido de Bolsonaro, em acordo firmado pelo próprio presidente em São Francisco do Sul, Seif deve ser o candidato ao Senado apoiado pelo bolsonarismo em Santa Catarina.

Mudanças inoportunas no Governo do Estado

A nova leva de alterações em posições estratégicas no governo do estado. No primeiro escalão não consegue mais, mas no segundo escalão as alterações estão a todo vapor. Isso que estamos há menos de 10 dias do julgamento final do impeachment de Moisés da Silva. Nesta semana, o titular da Santur, Mané Ferrari, que comandava a pasta desde o começo do governo, foi exonerado. Nome valoroso, que tinha o respaldo de todo o setor, com públicas manifestações de apoio inclusive. Nesta mesma toada, Eduardo Locks, que já foi presidente da Abav; e por último, para a Fundação Catarinense de Cultura, Dolores Tomaselli. Um trio ao qual não se pode fazer reparo em relação ao mérito e à capacidade de cada um. Até por isso, as mexidas começam a suscitar especulações, como indicações do DEM, que não tem deputado na Alesc, mas tem prefeitos, como o da Capital.

Ninho tucano

Haveria digitais tucanas também neste novo pacote, embora o partido esteja dividido. O deputado estadual Marcos Vieira votou com Moisés da Silva na admissão do processo e o neo tucano Gelson Merisio atua em favor de Daniela Reinehr. Ao fim e ao cabo, a política parece prevalecer sobre a questão administrativa, o que não é bom para Santa Catarina.

Dia das mães

Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta que 53% dos entrevistados acreditam que as vendas para o dia das mães deste ano serão superiores às registradas no mesmo período do ano passado. Outros 36% avaliam que o resultado deve ser igual.

Impactos

Mesmo com os impactos da pandemia, a maior parte dos entrevistados, 39,9%, avalia que o crescimento nas vendas será de até 4%. “O dia das mães é uma das principais

datas do comércio, atrás apenas do Natal. O otimismo identificado no varejo catarinense é um importante sinal de uma retomada do horizonte pós-pandemia. Lembrando sempre que todos os cuidados sanitários continuam sendo rigorosamente cumpridos nas lojas, para segurança dos funcionários e dos clientes”, avalia Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Trabalho remoto

Se no início do ano de 2019 o trabalho remoto era uma modalidade impensada para o serviço público estadual, ao menos no âmbito da Administração Pública do Poder Executivo Estado, a realidade trazida pela pandemia de Covid-19 tratou de modificar diametralmente essa perspectiva. Nesse particular, os servidores da Secretaria de Estado da Administração – SEA – demonstraram alto grau de adaptabilidade à nova realidade do serviço público estadual, exercendo seu papel de forma cada vez mais eficiente, entregando resultados importantes à sociedade catarinense.

Administração

Esse esforço não é verificado apenas nas atividades ordinárias da Secretaria de Estado da Administração – SEA, mas em diversos assuntos de relevância para o cidadão catarinense, como a digitalização dos processos do Estado de Santa Catarina, o aperfeiçoamento dos processos, redução de custos e o suporte oferecido a diversos órgãos do Poder Executivo Estadual como, por exemplo, a atuação nos processos de compras relacionadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

7 de maio: O julgamento de Moisés

Presidente do Tribunal de Justiça e também do Tribunal Especial do Impeachment, desembargador Ricardo Roesler, definiu o dia 7 de maio como data para o julgamento final do segundo processo de impeachment de Moisés da Silva. O magistrado não acatou pedidos de oitivas, juntadas de documentos, e outras ações com claro caráter protelatório e declarou “saneado” o feito, encerrando esta fase do processo e definido o julgamento, que começará às 9h da manhã. O quadro, sinteticamente, é o seguinte: de um lado o governador e seus apoiadores querendo assegurar os quatro votos que já tiveram na admissão do processo pelo Tribunal Especial; e de outro a governadora interina, Daniela Reinehr, e seu grupo, que buscam o sétimo voto para afastar definitivamente o titular para que ela passe a efetivamente ocupar o cargo.

Crime e responsabilidade

Naatz disparou: “Não se pode confundir a ausência dos indícios de crime comum com o caráter político-jurídico do crime de responsabilidade e omissão nos processos de impeachment e, especificamente neste caso dos respiradores. No foro para crimes comuns de governadores que é o STJ, o arquivamento do inquérito significa apenas que não foram encontrados indícios suficientes para um processo criminal nesta área.”

Fatos

A reação foi imediata. Advogado responsável pela defesa de Moisés, Marcos Probst contrapôs o lero lero do parlamentar. “Os fatos em torno da contratação dos respiradores não podem ser distintos num e noutro processo. Fato é fato. Após encerradas todas as investigações contra o Governador do Estado, os fatos em torno da conduta comissiva e omissiva de Carlos Moisés da Silva no caso dos respiradores resta esclarecida.” O futuro do estado, com reflexos diretos na eleição de 2022, está na mão de 11 pessoas: cinco deputados e seis desembargadores (incluindo-se aí o presidente do colegiado, Ricardo Roesler, que só votará se houver empate).

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


3

Ano XXIII - edição 991 - 30 de abril de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Absurdo!

Falta de bom senso dos sindicatos dos empregados fecha comércio em 9 dos 11 municípios da AMFRI dia 1º de maio

N

ão adiantou o Sindicato Patronal apelar para o bom senso do Sindicato dos Empregados no Comércio: não teve acordo e o comércio de 9 municípios de nossa região ficará fechado neste dia 1º de maio, data que as empresas poderiam estar vendendo muito, já que estamos há pouco mais de uma semana do Dia das Mães. Apenas do Sincomércio, cuja área de atuação é Balneário Camboriú e Camboriú, conseguiu acordo com o Sindicato dos Empregados. Para abrirem, as empresas vão pagar uma taxa ao sindicato, e cada empregado receberá um valor já definido em Convenção Trabalhista, e terá direito ainda a um dia de folga a ser concedido pela empresa nos próximos 15 dias. Na realidade, as outras cidades pertencentes à AMFRI têm base sindicais diferentes, com os Sindicatos dos Empregados no Comércio divido por regiões. Na situação por que passam os empresários durante esta pandemia, com faturamento baixo e fechamento das portas em várias situações, um dia como o de

amanhã, 1º de maio, é essencial para o faturamento de uma empresa. Além disso, há a questão do desemprego. Se a empresa perder um dia de venda, representa uma queda no já baixo faturamento que estão tendo por causa da pandemia, refletindo diretamente no desemprego. É lamentável que os Sindicatos dos Empregados no Comércio destes 9 municípios não tenham tido a sensibilidade de perceber o momento pelo qual as empresas e empregados estão passando nesta pandemia, ao não fechar acordo com os Sindicatos Patronais. Segundo O Presidente do Sindilojas Itajaí, Bento Ferrari, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Itajaí, que tem base os municípios de Itajaí, Navegantes, Penha, Piçarras, Ilhota e Luiz Alves nem mesmo quis ouvir uma proposta. Simplismente disse que não haveria acordo. Se algum comércio abrir no sábado, nos 9 municípios que não houve acordo, a multa é em torno de R$ 20 mil por estabelecimento.

Sindilojas esclarece sobre o funcionamento do comércio no Feriado Em Itajaí, o comércio estará fechado no próximo sábado, 01 de maio, feriado do Dia do Trabalho. Diferente de outras cidades, não houve acordo entre o Sindilojas e o Sindicato dos Trabalhadores. O Sindilojas esclarece que buscou debater alternativas com o sindicato laboral para a abertura dos estabelecimentos, levando em conta o momento difícil que os empresários atravessam devido a pandemia, mas não obteve sucesso. O Presidente do Sindilojas Itajaí, Bento Ferrari reconhece a importância da data e da comemoração desse dia tão emblemático, mas está preocupado com o período difícil enfrentado principalmente pelos empresários do comércio varejista de roupas, calçados e outros do segmento. Esses vêm sendo prejudicados com fechamentos em diversas ocasiões, devido aos decretos estaduais. “É realmente preocupante pois não são só as empresas que estão sendo prejudicadas, temos também muitos empregos em risco, quanto mais as empresas tiverem que manter seus estabelecimentos fechados, maior ́será o risco de desemprego”, enfatiza. A base territorial do Sindilojas Itajaí abrange as cidades de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota e Luiz Alves. Nas cidades vizinhas, os estabelecimentos funcionarão normalmente. Sendo assim, muitos consumidores de Itajaí, sairão da cidade para compras. O Sindilojas informa que a fiscalização e aplicação de multa, se for o caso, é de responsabilidade do sindicato dos trabalhadores.

Multimídia Assessoria de Imprensa

Dos 11 municípios da AMFRI, apenas o comércio de Balneário Camboriú e Camboriú vai abrir dia 1 de maio. Nos outros municípios, quem abrir vai levar multa em torno de R$ 20 mil!

Em Itapema e região comércio também não vai abrir Amfri apela aos Sindicatos de Empregados pela abertura das atividades O presidente da AMFRI e prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, requisitou apoio da AMFRI na realização de um ofício direcionado ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Itapema e região, solicitando a flexibilização para a abertura do comércio de Itapema, Porto Belo e Bombinhas no feriado nacional de 1º de Maio. A solicitação foi feita mediante nota emitida pelo sindicato, proibindo a abertura do comércio nesta data. Segundo Emerson, a data é muito aguardada pelos comerciantes em geral, uma vez que o feriado nacional atrai muitos clientes aos comércios dos três municípios. “A solicitação ao sindicato é na tentativa de atender, em especial, ao pequeno e médio comerciante, uma vez que esses foram os mais afetados por conta da

pandemia. No entendimento do poder executivo o feriado deveria ser facultativo, obviamente em comum acordo entre empresa e trabalhador, para que o comércio não tenha ainda mais prejuízos nesta pandemia”, explica. Ele ainda destaca a preocupação dos comerciantes e empresários com a saúde da população e de seus funcionários, e por isso cumprem rigorosamente as recomendações implantadas pelo poder público. “Durante todo o ano de 2020 permanecemos em busca para diminuir o impacto da pandemia na região, e em 2021 não tem sido diferente. Contamos com a sensibilidade do Sindicato para que o comércio não seja ainda mais afetado”, finaliza.

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS *Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros* O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSap para 47 - 98405-8777. Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.


4

Ano XXIII - edição 991 - 30 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

AMA Itajaí inaugura Sala de Música em evento transmitido ao vivo Espaço levará o nome de um autista associado que faleceu em 2018

30 de abril - Dia do Associativismo Nesta sexta-feira, dia 30 de abril, é comemorado o Dia do Associativismo. A Associação Empresarial de Itajaí (ACII) comemora esta data reforçando a importância de promover ações de fortalecimento da classe empresarial com união e participação cooperativa. O associativismo é um trabalho de desenvolvimento e representatividade, a fim de defender os interesses dos empresários diante de mundo cada vez mais competitivo, no qual as relações mercantis são cada vez mais antagônicas e, se faz necessário, fortalecer os empreendimentos a transformar as relações empresariais em atividades de parceria e colaboração, para o bem da sociedade, sendo cada vez mais necessário em um período globalizado no qual empreendedores de todo o país, com potenciais muitas vezes não reconhecidos pelas grandes empresas e marcas, podem se unir e criar sua própria associação. A ACII, em seus 91 anos de fundação, é um marco na história de Itajaí. É uma entidade de classe sem fins lucrativos e conta atualmente com mais de seiscentos associados. Em 28 de maio de 1929, nascia com o objetivo de ser um espaço para debates e busca de soluções para os problemas do município e região e é patrimônio do seu quadro associativo e da comunidade itajaiense, cabendo reverenciar as lideranças que a dirigiram nesta trajetória. No seu primeiro ano de atividade, engajou-se na luta em favor do Porto de Itajaí, reivindicou a construção do cais e a estrutura necessária para que o terminal fosse organizado oficialmente, bandeira que levanta até os dias atuais. Foi fundamental na reivindicação para a construção do novo prédio do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (HMMKB), envolvimento que segue até os dias atuais, estando diretamente engajada na construção do Complexo Madre Teresa e na fundação da Associação Madre Teresa (AMT), que objetiva auxiliar nas demandas do hospital. Hoje a ACII mantém, por meio de campanhas de doações, em apoio ao trabalho da AMT e do hospital no combate à pandemia do coronavírus. A Associação pode ser considerada mola propulsora do crescimento econômico de Itajaí. Em meados da década de 70, seu empenho maior esteve relacionado à implantação de novas empresas para enriquecer o mercado itajaiense. Nas décadas seguintes, foram muitas as reivindicações para que a cidade e região continuassem em franca expansão, como a duplicação para BR-470, ampliação e melhorias para garantir competitividade ao Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açú, melhorias no Aeroporto de Navegantes, campanha pela redução dos vereadores na Câmara de Vereadores de Itajaí e segue com vários engajamentos até hoje, dentre eles a atuação pela manutenção da autoridade portuária pública municipal do Porto de Itajaí, no processo de privatização. A entidade também coparticipou da implantação do Posto da Polícia Federal para emissão de passaportes, no Itajaí Shopping. Foi força ativa para a fundação da Cooperativa de Crédito da Foz do Rio Itajaí-Açú (Credifoz). Empregou esforços para a criação do Visite Itajaí Convention & Visitors Bureau, que se destina a promoção do Turismo nas cidades de Itajaí, Penha e Navegantes, é uma das entidades fundadoras do Observatório Social de Itajaí, que atua buscando contribuir para a melhoria da gestão pública e tem também seu braço social no Instituto Crescer, que investe em jovens aprendizes do município. A ACII é integrante da Federação Catarinense de Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), maior sistema empresarial voluntário do Estado, que reúne mais de 34 mil empresas distribuídas por todo o Estado, e tem 50 anos de atuação, fazendo parte das 148 Associações Empresariais que compõem o quadro, fortalecendo ainda mais o associativismo catarinense e reforçando a força da união entre a classe empresarial, inclusive participando da diretoria da Federação. Tudo isso se traduz na frase lema da ACII: “Juntos somos mais fortes!”

A

Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA Itajaí) inaugura nessa sexta-feira, dia 30 de abril, às 19h, a Sala de Música. O espaço foi equipado com instrumentos musicais que serão utilizados nas oficinas destinadas aos associados autistas. A inauguração será transmitida ao vivo pelo Facebook da entidade (Facebook/amaitajaitea). O investimento na compra dos instrumentos musicais ocorreu junto com a montagem da Sala de Integração Social que vem sendo utilizada desde o início deste semestre, nas atividades do Serviço Terapêutico da associação. Os recursos aplicados totalizam R$20 mil reais e são provenientes do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, por meio de projeto submetido e aprovado em edital específico para aquisição de materiais e equipamentos. A sala de música conta agora com kits de percussão com triângulos, agogôs, ganzás, maracas, caxixis, claves, reco-recos, tamborins e bongôs. Há ainda uma timba pequena; uma zabumba, três xilofones, dois metalofones, quatro pandeiros, 20 flautas doce e uma bateria infantil completa. A AMA Itajaí intitulará o espaço como “Sala Davi Lúcio de Souza”, em homenagem ao autista associado que faleceu em 2018, aos 9 anos de idade. Na sexta-feira, os pais do homenageado – Luci e Wagner Lúcio de Souza - farão a abertura oficial da sala, onde ficará exposta a flauta doce de Davi. Sobre as oficinas Em outubro de 2018, o professor Francisco Cardoso, conhecido como Chico Preto, começou com um projeto piloto de oficinas de percussão para autistas da AMA Itajaí, através do Programa Arte nos Bairros. Na época, a entidade não tinha estrutura, estava sediada em uma sala pequena cedida por um pai parceiro e foram realizados encontros no Salão Paroquial da Igreja da

Davi Lúcio de Souza, autista que faleceu em 2018

Nova Brasília. No ano seguinte, a entidade foi em busca de ajuda, reforço na equipe e mudou-se para uma sala maior no bairro Dom Bosco. As oficinas de percussão seguiram sob condução do professor Chico Preto, com a participação voluntária do professor Dr. Rodrigo Gudin Paiva, que já coordenava um trabalho de oficinas de música para autistas em outra instituição. Pouco tempo depois ingressaram de forma voluntária, como instrutores, os parceiros Mário Uriarte Neto e Renato Silva. O professor e multinstrumentista Evandro Hasse, que é pai de uma criança associada, também ministra na AMA, desde 2019, aulas de flauta doce para crianças, por meio do Programa Arte nos Bairros. Em 2020, com a pandemia, as atividades de música realizaram-se em encontros remotos e com a produção de vídeos colaborativos entre os professores, autistas, familiares e artistas parceiros. Neste ano, as atividades artísticas acontecerão, de forma híbrida, com aulas presenciais e on-line.

Teatro Municipal de Itajaí abre agenda para o segundo semestre Palco é utilizado em gravações durante a pandemia e retomada dos espetáculos está sujeita aos decretos vigentes Desde março de 2020, não há espetáculos em Itajaí. Mas, a produção cultural não pode parar. Em virtude da necessidade de adaptar o equipamento cultural ao momento e colocá-lo à disposição da classe, o Teatro Municipal de Itajaí reabre a agenda para solicitação de pauta para o segundo semestre de 2021 a partir desta quarta-feira (05). O espaço foi disponibilizado pela Fundação Cultural como cenário para gravações de artistas e produtores locais. Os artistas e produtores interessados em realizar gravações e apresentações artísticas no segundo semestre deste ano devem enviar e-mail para o correio eletrônico teatromunicipal@itajai.sc.gov.br para solicitarem a ficha de inscrição e as informações necessárias para a inscrição. Os espetáculos e as gravações inscritos serão avaliados pelos pareceristas da Comissão de Pauta, obedecendo aos critérios do Regimento Interno do Teatro Municipal: ordem de chegada da carta proposta; adequação do evento ao espaço; qualidade

e característica de sua ficha técnica; e contribuição e enriquecimento cultural para a comunidade. Artistas locais têm preferência de agendamento. Neste primeiro semestre, os espetáculos agendados, alguns do eixo Rio e São Paulo, foram cancelados por conta do cenário e gravidade do momento. A direção frisa que os espetáculos abertos ao público estão sujeitos à retomada em conformidade com os decretos vigentes e da autorização dos órgãos competentes no enfrentamento à Covid-19. “Tem ocorrido gravações de espetáculos, clipes e curtas metragens, no nosso palco. Tudo respeitando o distanciamento e todas as medidas para evitar o contágio do coronavírus. O setor está muito preocupado e abalado. É um esforço coletivo, de diálogo com os produtores e reorganização, para que este espaço siga sendo referência tanto para os artistas quanto para o público, de forma segura”, ressalta Lucia Mendes, diretora do Teatro Municipal de Itajaí.


5

Ano XXIII - edição 991 - 30 de abril de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Município de Itajaí alerta sobre aumento de casos de dengue Bairros mais afetados são São Judas, São Vicente e Fazenda Itajaí registrou um aumento de casos de dengue nos últimos dias. A cidade contabiliza 79 casos positivos da doença, sendo 62 autóctones, ou seja, com transmissão dentro do município. Além dos casos confirmados, até o momento foram detectados 749 focos positivos. A Prefeitura vem tomando medidas preventivas, porém os dados acendem um alerta para que a comunidade itajaiense reforce a ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Dos 79 casos positivos de dengue registrados, 31 foram confirmados no bairro São Judas, local mais afetado do município. São Vicente (10 casos), Fazenda (5), Cordeiros (4) e Cidade Nova (3) são os demais bairros com maior número de casos positivados. No entanto, todas as localidades são consideradas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. “A Secretaria de Saúde está adotando todas as medidas possíveis para conter o avanço dos casos. Estamos realizando um mutirão de limpeza, mais uma vez, no Município de Itajaí. Esta ação é conjunta entre Secretaria da Saúde e Secretaria de Obras. Além disso, os agentes de endemia estão nas ruas, orientando e intensificando as atividades. Porém, é preciso que a população faça sua parte, eliminando locais com água parada”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Den-

ARQUIVO PMI

gue. “Estamos num momento complicado de pandemia, mas não podemos esquecer da dengue, que também pode afastar a pessoa do trabalho e até levar à morte”, completa Vieira. Além do mutirão de limpeza, que atualmente está no bairro São Vicente, o Município segue reforçando as orientações nas casas por meio dos agentes de combate a endemias. A Secretaria de Saúde ainda realiza aplicação de inseticida UBV para frear a proliferação do mosquito em locais com casos positivos e solicitou apoio do Governo do Estado para realizar uma aplicação de inseticida em uma área maior da cidade. Confira as orientações para evitar a reprodução do Aedes aegypti: • Evitar usar pratos nos vasos de plantas. Se utilizar, colocar areia até a borda; • Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo; • Deixar lixeiras tampadas; • Deixar os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água; • Tratar a água da piscina com cloro e limpe-la uma vez por semana; • Manter ralos fechados e desentupidos;

• Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana; • Retirar a água acumulada em lajes; • Dar descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados; • Manter fechada a tampa do vaso sanitário; • Evitar o acúmulo de entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue.

Denuncie a existência de possíveis criadouros de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (47) 3249-5573.


Ano XXIII - edição 991 - 30 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Celia Filha do Elói assume como vereadora Parlamentar substitui Thiago Morastoni, que se licenciou para assumir Secretaria.

Foto: Davi Spuldaro

6

Na tarde da quarta-feira (28), no Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores Itajaí, aconteceu a posse da vereadora suplente Celia Filha do Elói (MDB). A parlamentar assume no lugar de Thiago Morastoni (MDB), que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Celia volta ao Legislativo para o segundo mandato. No pleito de 2020 a parlamentar conquistou 1051 votos. Com a presença de Célia, o Legislativo itajaiense passa a contar com quatro mulheres vereadoras, o maior número da história política de Itajaí.

Semasa atualiza cadastro da Tarifa Social para renovação do benefício O Semasa convoca os consumidores cadastrados na Tarifa Social a atualizarem os dados até o dia 31 de maio para garantir a continuidade do benefício por mais 12 meses. Os documentos podem ser apresentados pelo WhatsApp 47 9110 4877, ou com cópias entregues pessoalmente na sede da autarquia, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. Além da apresentação de documentos como RG, CPF, fatura da água, Bolsa Família (ou CadÚnico) e comprovante de renda familiar, pelo titular, é agendada uma visita no imóvel. Conforme a assistente social da autarquia, Tatiana Angélica de Godoy, o recadastro é fundamental para comprovar a situação social. Cerca de 900 famílias recebem o benefício em Itajaí. “Nosso esforço está sendo maior para que os consumidores residentes no Loteamento São Francisco de Assis façam a atualização. Neste local, está concentrada mais da metade dos beneficiários do programa”, observa. A Tarifa Social é concedida a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, com imóvel até 60 metros quadrados e estipula o valor de R$ 5,90 para o consumo de até 10 metros cúbicos de água. Dúvidas poderão ser respondidas pelo 3344 9040 ou 3344 9052.


Ano XXIII - edição 991 - 30 de abril de 2021

7

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


8

Ano XXIII - edição 991 - 30 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

S

anta Catarina registrou uma ampliação de 86,8 mil postos formais de trabalho no primeiro trimestre de 2021. O resultado é o maior saldo de empregos para os três primeiros meses do ano em toda a série histórica, iniciada em 2004. Os dados do Caged foram divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério da Economia, e analisados pela Gerência de Políticas de Emprego e Ocupação, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). O Estado abriu 20.729 vagas formais de trabalho em março, resultado de 125.425 admissões e 104.696 demissões. Esse é o terceiro melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas, atrás apenas de São Paulo (+50.940) e Minas Gerais (+35.592). “Santa Catarina é um estado diferenciado. Esse resultado é reflexo desse povo empreendedor, resiliente e que contribui para o desenvolvimento econômico. Estamos trabalhando pela retomada das atividades, para que nossa economia continue a crescer”, destaca a governadora Daniela Reinehr. O saldo de empregos em março em Santa

Catarina também representa um avanço significativo em relação ao mesmo mês do ano passado, que apresentou fechamento de 7.039 vagas. “É importante olhar para trás e considerar a importância da reação do Estado diante da pandemia, que assola a economia e a saúde mundial. Em março de 2020, iniciávamos um dos nossos maiores desafios. Neste sentido, o emprego é e será nosso alicerce, no fortalecimento da retomada no pós pandemia. Santa Catarina reage e os números atestam nossa força produtiva”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. No primeiro trimestre deste ano, Santa Catarina ampliou em 4,03% o estoque de trabalhadores com carteira assinada, o maior crescimento relativo dentre as Unidades da Federação e bem acima da média nacional, cuja expansão foi de 2,13%. Quando se trata dos últimos 12 meses, em termos relativos, Santa Catarina ampliou em 4,42% o estoque de trabalhadores com carteira assinada, apresentando um saldo de 75.233 carteiras assinadas.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Empregos: SC registra melhor primeiro trimestre da história, com 86,8 mil novas vagas

Começa neste sábado, 1º de maio, pesca artesanal de tainha no litoral de Santa Catarina Inicia amanhã, 1º de maio, a safra da tainha na modalidade arrasto de praia, em todo o litoral catarinense. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural reafirma aos pescadores a importância de seguir as medidas de prevenção ao coronavírus. Entre as exigências da Portaria SES nº 85/2021 está o uso de máscaras por todos os envolvidos na pesca, além da restrição na quantidade de pessoas que podem permanecer na praia e nos barcos.

“É importante que os pescadores conheçam as regras e colaborem para diminuirmos os riscos de contaminação pelo coronavírus. A Secretaria da Saúde publicou uma portaria em janeiro deste ano na qual estão previstas diversas medidas a serem seguidas, entre elas o uso obrigatório de máscara, higienização constante com álcool em gel e limite no número de pessoas presentes na praia durante a pesca. A pesca da tainha faz parte da tradição catarinense e é uma importante fon-

Foto: Maurício Vieira / Arquivo/ Secom

te de renda para os pescadores. Esperamos uma temporada bastante tranquila e com bastante peixe”, destaca o gerente de Aquicultura e Pesca, Sérgio Winckler. A pesca da tainha na modalidade de arrasto de praia está condicionada ao cumprimento das seguintes regras: • Utilização de embarcações e redes de pesca de acordo com as legislações de pesca e de navegação vigentes; • O patrão de pesca irá designar duas pessoas para coordenar o cumprimento das normas de prevenção, inclusive na orientação das pessoas não envolvidas na pesca para se retirarem do local; • Somente poderão permanecer na praia pessoas envolvidas diretamente na operação de pesca e somente durante o período de realização da atividade, mantendo um distanciamento mínimo de 1,5 metro e usando máscaras; • O número máximo de pessoas permitidas na operação de pesca por canoa não poderá exceder 50 para o arrasto com canoa a remo (região de Jaguaruna a Itapoá) e 25 para arrasto com canoa motorizada (região de Jaguaruna a Passo de Torres); • Na operação de retirada da rede deve-

rá ser respeitada a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas que puxam a rede; • Somente será permitida a permanência no rancho de pesca da equipe mínima envolvida no lançamento da rede (patrão, remeiros, chumbereiro e a pessoa que fica na praia com a ponta do cabo). O restante do grupo deverá aguardar o chamado em abrigos temporários, ao longo da praia ou nas suas casas, com uso de avisos sonoros, chamadas através de whatsapp ou rádio. • Deverá ser evitado a participação de pessoas pertencentes aos grupos de risco nas atividades que envolvem o arrasto de praia da tainha; • Manter a disponibilidade de álcool 70% para desinfecção frequente, quando possível, sob fricção de superfícies expostas, como mesas, utensílios, vasilhames diversos, entre outros; • Após o término da pescaria as pessoas deverão sair da praia o mais rápido possível, evitando qualquer tipo de concentração além das estritamente necessárias ao exercício da pesca; A fiscalização dos estabelecimentos fica a cargo das equipes de Vigilância Sanitária e de Segurança Pública e Salvamento.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 30 de Abril 2021.  

Jornal dos Bairros - 30 de Abril 2021.

Jornal dos Bairros - 30 de Abril 2021.  

Jornal dos Bairros - 30 de Abril 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded