__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 09 de abril de 2021 | Ano XXIII | N° 987

PLANO NACIONAL DE LOGÍSTICA:

DIVULGAÇÃO

FIESC defende prioridade da implantação dos eixos ferroviários leste-oeste e litoral, ligando os cinco portos catarinenses

PÁGINA 3

AMFRI completa 48 anos neste sábado DIVULGAÇÃO AMFRI

Neste final de semana tem dois Drive-thru para segunda dose da vacina contra Covid19 em Itajaí

DIVULGAÇÃO PMI

PÁGINA 5

PÁGINA 6


2

POLÍTICA

Ano XXIII - edição 987 - 09 de abril de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

COLUNA DO PRISCO

Política em efervescência em Santa Catarina

Pelos corredores do poder, cabeças coroadas do mundo político já começam a especular uma eventual chapa para o pleito estadual de 2022. Depois de formada a espinha dorsal do governo interino de Daniela Reinehr faz até sentido em se falar nos nomes do senador Jorginho ao governo, da própria Daniela novamente de vice (com a possibilidade também do nome do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, do PP) e de Gelson Merisio (PSDB) ao Senado. A nominata, sem dúvidas, se apresentaria com viabilidade política e eleitoral. Mas está faltando combinar com os russos. Ou melhor, com os partidos. Especialmente no caso de Gelson Merisio. Será que tucanos de plumagem espessa como Geovania de Sá, Clésio Salvaro e os deputado estaduais aceitariam essa negociação para uma candidatura de um neo tucano ao Senado? A menos, claro, que Merisio se abrigue em outra legenda. Outro aspecto a ser considerado é a questão legal envolvendo Daniela Reinehr. Se ela permanecer no governo, só poderia, por exemplo, disputar a reeleição. Caso Moisés da Silva volte ao cargo, ela seria a opção para novamente concorrer à vice. E para qual partido ela iria, uma vez que saiu do PSL? Para o PL? Ou seja, em termos do espectro partidário, o quadro se estreita com estes nomes.

Às claras

Na avaliação do plenário à luz do dia, com transmissão do vivo para todo o país, com agendamento prévio da decisão (bem diferente da decisão na surdina tomada por Fachin), vamos ver qual será o resultado entre os 11 ministros.

Companheiros ministros

Independentemente da decisão do STF, casa recheada de ministros-militantes da vanguarda canhota do atraso, a coluna continua duvidando que Lula da Silva venha realmente a ser candidato, tendo que percorrer o país aos 77 anos e sendo homenageado pelo palavrão que mais é associado à sua figura.

Virou piada

Aliás, a provocação do caudilho Ciro Gomes (PDT), afirmando que Lula da Silva deveria seguir o caminho da argentina Cristina Kirchner e ser candidato a vice de alguma celebridade esquerdista nacional, talvez já tenha como pano de fundo essa percepção de que o plenário do STF pode tornar o ex-sindicalista inelegível novamente. Aparentando seriedade, Ciro Gomes na verdade tirou uma casquinha, desdenhou do “ex-condenado.”

Apoio a Daniela

O fator 06

Há, contudo, outra situação a ser considerada nesta especulação. O secretário nacional da Pesca, Jorge Seif, articula nos bastidores sua candidatura ao Senado. Com as bênçãos de Jair Bolsonaro, por quem é tratado como o 06, tamanha sua proximidade com o presidente e com a família.

Homem de palavra

Acordo firmado também com a palavra do senador Jorginho Mello durante o descanso de Bolsonaro no Carnaval em São Francisco do Sul. Neste caso, já estariam sobrando nomes para os espaços disponíveis, pois só uma vaga em disputa à Câmara Alta. Evidentemente que muita saliva será gasta daqui até as convenções partidárias, mas o cenário vai apontando alguns caminhos e até situações praticamente sem volta, como a candidatura de Mello ao governo.

PT contrariado

Presidente do STF, Luiz Fux, marcou para o dia 14 a apreciação em plenário da decisão monocrática do colega Edson Fachin que anulou todas as decisões e todas as condenações contra o ex-presidente Lula da Silva. Só que depois dessa escabrosa e escrachada canetada, tivemos aquela famosa sessão da segunda turma, pilotada pelo ministro Habeas Corpus Gilmar Mendes, onde por 3 a 2 se decretou a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. Graças à mudança de voto da ministra Carmen Lúcia, alegando, falsamente, novos elementos depois do primeiro voto dela, em 2018. Nada aconteceu a partir de 2019 em relação às condenações do ex-presidente petista. Pura conversa mole de Carmen Lúcia. Ela simplesmente quis liberar o ex-mito, que foi quem a indicou ao STF ao ex-presidente Itamar Franco. Por que esse julgamento começa a incomodar o PT? Gleisi Hoffmann, a notória presidente nacional do PT, não quer o julgamento do caso no plenário (????). Convenhamos, chega de piada, de sacanagem, de empulhação. O plenário é a última instância do STF é óbvio que o caso vai passar por ali. Nem poderia e nem deveria ser diferente.

Maré contrária

A inconformidade petista é porque o próprio Fachin tende a mudar de voto no plenário. Sobretudo depois da jogada de Gilmar Mendes na segunda turma. Uma vez considerada a suspeição de Moro, toda a Lava Jato vai por água abaixo pelo princípio da isonomia. É tudo que não pode acontecer, nem mesmo Fachin pode entrar nisso.

Durante reunião do Bloco Social Liberal da Assembleia Legislativa, formado por dez parlamentares (cinco deputados do PL e cinco do PSL), o colegiado discutiu o posicionamento em relação à gestão interina da governadora do Estado em exercício Daniela Reinehr (sem partido) . “Ficou definido que será um apoio republicano. Todos estão preocupados com o momento de crise política e sanitária que o Estado enfrenta e o objetivo é ajudar nessa transição, independente de quem esteja no governo ou de questões ideológicas, para que aconteçam avanços em prol da sociedade”, afirmou o deputado Ivan Naatz, líder da bancada do PL e organizador do encontro.

Contrariedade

Ainda repercutem as críticas, duras, que a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL) endereçou à governadora interina, Daniela Reinehr, pelas recentes nomeações no colegiado estadual. Como a própria coluna já registrou, a mandatária fez opções políticas, muito provavelmente já considerando o cenário de 2022, e passou por cima das pautas da direita. Alguns nomes são claramente contrários às ideias e políticas do atual governo federal.

Aline Aranha assume como vereadora em Itajaí Agora são três vereadoras no Legislativo itajaiense

No início deste mês de abril, Aline Aranha (DEM), tomou posse como vereadora. A parlamentar substitui Márcio Dedé (DEM), que se licenciou para Davi Spuldaro / CVI comandar a Secretaria Municipal de Obras. Aline se candidatou pela primeira vez em 2020, quando conquistou 1052 votos e ficou como primeira suplente do partido. Agora, o Legislativo itajaiense conta com três mulheres como vereadoras: Anna Carolina (PSDB), Cristiane Stuart (PSC) e Aline Aranha (DEM).

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br 47 - 9 8405.8777 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br Departamento Comercial: (47) 3344.8600 O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Impressão: Gráfica Soller

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

matérias oriundas de assessorias de imprensa de órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


Ano XXIII - edição 987 - 09 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

FIESC defende mais atenção a SC no Plano Nacional de Logística Plano Nacional de Logística, que está em fase de consulta pública, atende uma antiga reivindicação da FIESC de que as definições dos projetos considerem o valor agregado das cargas e não apenas o volume delas. “O PNL incorpora a carga industrial, iniciativa que sempre foi reclamada e citada pela FIESC ao Ministério da Infraestrutura”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, durante a reunião virtual conjunta da Câmara de Transporte e Logística da entidade e do Conselho de Infraestrutura, na qual o Plano foi apresentado. Segundo Aguiar, a FIESC está analisando o PNL e apresentará propostas até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo da consulta pública. “Ansiosamente, esperamos que Santa Catarina finalmente seja inserida no contexto logístico nacional”, acrescentou Aguiar. As prioridades são a implantação dos eixos ferroviários leste-oeste e litorâneo, que liga os cinco portos catarinenses, que, em 2020, registraram crescimento no volume de cargas, alcançando um total de 51,7 milhões de toneladas. O PNL foi apresentado pelo diretor de Planejamento do Ministério da Infraestrutura, Tito Livio Pereira Queiroz e Silva, e pelos representantes da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Leandro Rodrigues e Silva e Tiago Baroni.

A preocupação da FIESC e de outras instituições de Santa Catarina é que o estado seja contemplado apenas com eixos de passagem. O presidente da FIESC já tinha feito o alerta à bancada catarinense no Congresso Nacional, em reunião na segunda-feira (6). “Para nossa surpresa e insatisfação não estamos contemplados no Plano Logístico Nacional (PNL) como um estado possível para receber investimentos ferroviários, a não ser ferrovias de passagem”, tinha afirmado Aguiar aos deputados e senadores. Estreando na reunião da Câmara de Transporte e Logística da FIESC e do Conselho de Infraestrutura na condição de secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Leodegar Tisckoski fez coro à preocupação da FIESC. “Na verdade, Santa Catarina passa a ser apenas a passagem”, observou o secretário. Outros participantes do evento enviaram perguntas com a mesma preocupação. Os representantes do Ministério da Infraestrutura e da EPL orientaram que essas manifestações sejam formalizadas na audiência pública. Eles citaram que o Plano traça cinco cenários para 2035, com base nos dados de 2017. Conforme Tito Lívio, o PNL traz visão integrada de todos os modais, antecipa necessidades e oportunidades, separa os níveis de planejamento, realiza análise integrada e sistêmica e contempla método de plane-

DIVULGAÇÃO FIESC

O

Manifestação foi apresentada a representantes do Ministério da Infraestrutura; prioridades são a implantação dos eixos ferroviários leste-oeste e litorâneo, que liga os cinco portos catarinenses

jamento que permite a melhoria contínua. Os representantes da EPL, empresa que está elaborando o plano, destacaram que o PNL traz vantagens como o aumento da velocidade média de transporte de cargas e de passageiros, redução do custo proporcional do transporte no Produto Interno Bruto (PIB), a redução proporcional das emissões de gases do efeito estufa e aumento da segurança.

Prioridades no governo de SC O presidente da FIESC também apresentou ao secretário de Estado uma relação de seis itens considerados prioritários na esfera de gestão estadual:  Conservação rotineira e preventiva e restauração das rodovias estaduais.  Projeto de intermodalidade para o

estado e a atualização do plano aeroviário catarinense  Acesso marítimo aos portos – dragagem da Babitonga e Itajaí – e acesso a Itajaí e Itapoá  Atualização e resgate dos projetos ferroviários catarinenses  Boa gestão dos processos de concessão dos portos de São Francisco do Sul e Imbituba.

BR 101 do Futuro Em sua manifestação, Tiskoski, que está há três dias no cargo, salientou que está se inteirando dos processos internos e destacou a necessidade de investimentos na restauração, manutenção preventiva e ampliação da capacidade, conforto e segurança da malha rodoviária estadual.


4

Ano XXIII - edição 987 - 09 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Casos de dengue aumentam e acendem alerta para reforço na prevenção

I

tajaí registrou um aumento de casos de dengue nos últimos dias. Atualmente, a cidade contabiliza 28 casos positivos da doença, sendo 22 autóctones, ou seja, que tiveram transmissão dentro do município. Além do acréscimo nos casos confirmados, até o momento foram notificadas 257 suspeitas da doença em moradores. Os dados acendem um alerta para que a comunidade reforce as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Dos 28 casos positivos registrados em Itajaí, dez foram confirmados no bairro São Judas. Fazenda, Cidade Nova, São João, São Vicente e Cordeiros possuem

dois casos cada; já Centro e Praia Brava contabilizam um caso cada. Há ainda dois casos indeterminados, dois importados e dois sob investigação. O Município apresentou ainda alto risco de transmissão da dengue no último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março. Ao todo, são 638 focos positivos. Os bairros considerados com maior índice de infestação são: Cordeiros, São Vicente, Cidade Nova, São João, Fazenda, Centro e Barra do Rio. Cabeçudas, Canhanduba, Vila Operária, Salseiros, Ressacada, Praia Brava, São Judas, Dom Bosco, Espinheiros

DIVULGAÇÃO PMI

Itajaí apresenta alto risco de transmissão da doença

e Itaipava estão em menor risco de infestação. Atualmente, a situação mais preocupante é a do bairro São Judas. Conforme o Programa de Controle da Dengue, no local há dez casos confirmados da doença, além de um grande aumento de pessoas com suspeita de dengue. Os dados fizeram com que houvesse uma mobilização dos agentes de endemia no bairro. Estão sendo realizadas atividades de bloqueio da transmissão da doença com visitas de orientação e aplicação de inseticida. As chuvas, aliadas às alterações de temperatura e a falta de conscientização da população, somam um fator positivo para a proliferação do mosquito. “Pedimos o apoio da comunidade para combater a proliferação do mosquito transmissor, fazendo sua parte e eliminando possíveis criadouros, além de receber os agentes de endemias nas visitas de orientação”, destaca Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle da Dengue.

Profissionais de saúde da UPA CIS recebem cartas de apoio escritas por crianças Nesta semana profissionais de saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS) foram homenageados por alunos da Comissão do Bem Estar do Menor de Itajaí (COMBEMI). A entidade entregou cartas escritas pelas crianças como incentivo ao trabalho realizado no enfrentamento à pandemia de coronavírus. As mensagens levaram palavras de motivação, encorajamento, amor, solidariedade, fé e gratidão. A COMBEMI atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e social através de ações de educação e assistência social. Durante as atividades da entidade, os alunos tiveram uma conversa sobre a Covid-19 e decidiram

realizar a homenagem aos profissionais. Ao todo, 132 crianças, com idades entre 9 e 14 anos, escreveram cartas para entregar aos membros da unidade de saúde. “A entrega das cartas foi um momento emocionante, os profissionais ficaram muito felizes por receber esse carinho e reconhecimento das crianças. Isso nos dá forças para seguir trabalhando e enfrentando esta doença tão difícil”, comenta o gerente da UPA CIS, André Marcilio. Ainda nesta semana, serão entregues mais cartas de apoio aos profissionais que trabalham no Centreventos. Os alunos do COMBEMI estão produzindo outras homenagens para demonstrar gratidão aos responsáveis por auxiliar a população durante a pandemia.

DIVULGAÇÃO PMI

Alunos da COMBEMI prestaram uma homenagem aos trabalhadores da linha de frente contra a Covid-19


Ano XXIII - edição 987 - 09 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neste final de semana tem dois Drive-thru para segunda dose da vacina contra Covid19 em Itajaí Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (10) e domingo (11), dois drive-thru para aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19. No sábado, a ação é destinada a idosos que receberam a primeira dose da Coronavac nos dias 13 e 16 de março. O drive-thru ocorrerá das 8h às 14h, no Centreventos e no Parque do Agricultor, simultaneamente, para evitar filas e aglomerações. No domingo (11), o Município de Itajaí realiza mais um drive-thru de vacinação contra Covid-19. A ação será exclusiva para aplicação da segunda dose da Coronavac para idosos vacinados nos dias 20 e 21 de março. Ao todo, serão quatro locais de imunização pela cidade para evitar filas e aglomerações: Centreventos, Parque do Agricultor, Estacionamento da Unidade de Saúde Santa Regina e Aspmi. O horário de atendimento é das 8h às 13h. Idosos que precisam receber a segunda dose da vacina Coronavac devem se dirigir a um dos pontos de dri-

ve-thru com a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Não é necessário chegar de madrugada, pois a segunda dose está garantida. “É importante destacar que a segunda dose da vacina Coronavac pode ser tomada entre 21 e 28 dias após a primeira aplicação, sem prejuízos para eficácia da imunização. Além disso, a segunda dose está garantida para quem recebeu a primeira aplicação, as pessoas devem manter a calma e aguardar as orientações do Município, evitando sair de casa sem necessidade”, reforça a diretora da Vigilância de Itajaí, Paola Vieira. Outras idades Já os idosos que receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 antes do dia 13 de março devem se dirigir à sala volante no Centreventos para receber a segunda dose. Pessoas com mais de 70 anos que ainda não fizeram a primeira dose também devem ir ao local para se imunizar. O horário de atendimento da sala volante é das 8h30 às 12h, de segunda a sexta-feira.

DIVULGAÇÃO PMI

O

Saiba os locais e idades que podem ir tomar a segunda dose, sem precisar de agendamento. Apenas o cartão de vacinação da primeira dose e documento de identidade.


6

Ano XXIII - edição 987 - 09 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

DIVULGAÇÃO

Fisioterapeuta do Hospital Marieta dá dicas básicas para recuperação de pacientes pós-internação por Covid-19 Após passar um período internado devido à Covid-19, o paciente precisa continuar sua recuperação em casa. Para isso, algumas medidas precisam ser tomadas para auxiliar no processo. O fisioterapeuta Yuri Góss, do Hospital Marieta, separou algumas dicas que podem fazer a diferença no dia a dia de quem está se recuperando das sequelas que o vírus deixou. Durma bem Algo muito importante é a qualidade do sono. É preciso que o paciente que recebeu alta da internação preze por uma boa noite de sono e tente manter horários fixos e para dormir e número de horas de sono usuais. Afinal, enquanto dorme o corpo se recupera, renovando a energia que a pessoa tanto precisa durante o dia. Boa alimentação Ter uma boa alimentação, na verdade, é imprescindível para todas as pessoas, mas principalmente para alguém que está se recuperando da Covid-19. É preciso optar por uma dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, etc. Uma boa alimentação dará força para a pessoa e compensará o esforço aumentado que o corpo está fazendo para se recuperar por completo. A orientação de um nutricionis-

DIVULGAÇÃO AMFRI

AMFRI completa 48 anos neste sábado

ta é muito valiosa. Se ainda fuma, precisa parar Se o paciente é tabagista, ele precisará largar de vez o cigarro. Um dos órgãos mais prejudicados com a Covid-19 é justamente o pulmão, por isso, voltar a fumar nem deve ser cogitado, pois os pulmões já estão prejudicados e fumar piora a função pulmonar. Caso tenha dificuldade, procure ajuda médica e psicológica. Técnicas de conservação de energia Essas técnicas são muito bem-vindas para pacientes que, enquanto estavam internados, necessitaram do uso de ventilação mecânica, e consequente a qualidade de vida fica extremamente afetada por, em média, seis meses. Elas servem para pessoas que sentem dificuldade em fazer atividades do dia a dia, como por exemplo: levantar os braços ou se agachar elevam o gasto energético, então o recomendado é que a pessoa coloque as roupas que mais usa na altura do quadril e dos ombros. O mesmo se aplica no chuveiro, como deixar os itens de banho na mesma altura. A pessoa também pode instalar barras de apoio para dar mais segurança, ou se preferir, usar uma cadeira de banho, assim gastará menos energia e estará mais seguro.

DIVULGAÇÃO

A AMFRI completa 48 anos neste sábado, dia 10. Fundada em 1973, a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) é formada pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo e atua com objetivo de promover o estabelecimento da cooperação intermunicipal e intergovernamental e de ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios que a compõe, sendo um braço de apoio às prefeituras da região. Prestando assessoria técnica de alto nível nas diversas áreas da administração pública municipal, tais como: engenharia e arquitetura, projetos especiais, assessoria jurídica, contabilidade, movimento econômico, assistência social, educação, saúde e turismo, a AMFRI tem promovido a melhoria da qualidade dos serviços públicos, a um custo significativamente me-

nor através do modelo associativista. Esse modelo adotado na AMFRI, promove a integração dos interesses e das ações dos municípios, principalmente através da discussão técnica e desenvolvimento de ações no âmbito dos colegiados de secretários municipais, amparados pelo respaldo da articulação política viabilizada na esfera da Assembleia Geral de Prefeitos. A AMFRI também atua de forma significativa na promoção da capacitação de técnicos e gestores, com vistas à sua qualificação, o que em última instância gera maior eficiência na prestação de serviços públicos municipais. Além da sua competência técnica, sua isenção político-partidária lhe confere credibilidade junto à sociedade, sendo uma referência na região. Neste sentido se torna um ator estratégico na questão do desenvolvimento regional, principalmente quando se trata de questões do setor público.

Aluno da 2ª série do Colégio São José de Itajaí conquista 3º lugar geral em projetos de engenharias O estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira, da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio São José conquistou o 3º lugar geral em engenharias da 19ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). Na premiação nacional, o estudante também ficou com a primeira colocação de Santa Catarina, como Destaque de Unidade da Federação e com 10º lugar na votação popular, que envolveu 375 projetos de todo Brasil. Gabriel criou um sistema de filtragem que se mostrou 100% eficiente para reter microplásticos. O projeto, que também teve destaque pelo seu baixo custo, demonstra o risco de contaminação de diversos ambientes por estes organismos. Foram oito meses de trabalho e pesquisa que o estudante desenvolveu com a orientação dos professores Fernanda Poleza e Lenon Pinheiro Guimarães. Após essa conquista, o projeto começa a ser adequado b para julgamento do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que reúne jovens inovadores

entre 15 e 20 anos do mundo todo, encorajando seu interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade. Premiação Febrace A cerimônia premiação ocorreu on line e os jurados avaliaram os trabalhos seguindo os critérios de criatividade e rigor científico do prêmio. O projeto de Gabriel concorreu com outros 375 finalistas de escolas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Desde a primeira etapa, a competição avaliou 1.250 projetos. A 19ª Febrace aconteceu pela segunda vez de forma virtual para atender as normas de segurança e de isolamento para o controle da pandemia. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2002, a edição de 2021 contou com mais de 4 mil estudantes, que estiveram sob a orientação de 482 professores, de 296 escolas de todo país


Ano XXIII - edição 987 - 09 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


8

Ano XXIII - edição 987 - 09 de abril de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 09 de abril de 2021.  

Jornal dos Bairros - 09 de abril de 2021.

Jornal dos Bairros - 09 de abril de 2021.  

Jornal dos Bairros - 09 de abril de 2021.

Profile for bteditora
Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded