__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 26 de fevereiro de 2021 | Ano XXIII | N° 980

COVID-19: Santa Catarina na UTI! UTIs lotadas em quase todas as regiões, insumos com estoque baixo, superlotação nos Rovena Rosa /Agência Brasil

prontos-socorros, exaustão e a falta de profissionais são motivos apontados pelos secretários municipais para medidas “mais duras” nesse momento de crise na saúde. PÁGINAS 4 E 5

Porto de Itajaí abre 2021 com 6% de crescimento na movimentação em toneladas ALFABILE SANTANA

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra 18% de aumento PÁGINA 3

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS *Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros* O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSap para 47 - 98405-8777. Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.


2

POLÍTICA

Ano XXIII - edição 980 - 26 de fevereiro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Julio Garcia continua afastado

Trocando em miúdos, essa é a nova decisão da juíza Janaina Cassol Machado, da Alcatraz, publicada na noite de terça-feira. A Alesc, no primeiro mandado de prisão, havia derrubado tanto a ordem de detenção quanto a suspensão do mandato de Julio Garcia. Foi acerca desse despacho que o ministro Edson Fachin se pronunciou, determinando o retorno do parlamentar às funções. Na sequência, a magistrada emitiu segunda ordem de prisão e a Alesc não deliberou sobre a suspensão do mandato, somente acerca da prisão. Em cima dessa lacuna, Janaina Machado manteve o afastamento do deputado bem como todas as medidas restritivas impostas a ele, como uso de tornozeleira eletrônica, impedimento de circular depois das 20h30min e passaporte retido, entre outras. Evidentemente que a Alesc pode se reunir a qualquer momento e derrubar a medida cautelar da suspensão do mandato contra Garcia. Mesmo assim, existem trâmites que podem levar de um a dois dias até a votação se consumar em plenário. Aí sim, o deputado poderia retornar à Alesc.

Blocos nas ruas

De maneiras diferentes, mas com objetivo comum único, PSD e MDB colocaram o bloco na rua esta semana com vistas ao pleito estadual de 2022. Os dois partidos, primeiro e terceiro no ranking do poder estadual, deram a largada nos processos internos com outra semelhança, além do calendário: cada um tem três nomes listados visando alcançar a unção interna para a condição de pré-candidato a governador. Pelos lados do Manda Brasa, o triunvirato atende por Antídio Lunelli, prefeito de Jaraguá do Sul; Celso Maldaner, deputado federal e Dário Berger, senador. Já nas hostes pessedistas, o tripé é formado por Milton Hobus, deputado estadual; Raimundo Colombo, ex-governador; e Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau.

Laços e história

Em princípio, são partidos que tendem a não estar juntos no ano que vem, embora tenham assento no primeiro escalão do governo Moisés da Silva, sem contar na histórica tríplice aliança costurada por Luiz Henrique da Silveira lá em 2006 (com o PSDB junto). Ainda chamado de PFL, o PSD governou junto com o MDB, elegeu um senador do PFL, Raimundo Colombo, que depois cumpriu dois mandatos consecutivos à frente do Centro Administrativo, apoiado e governando com a turma do Manda Brasa.

A lacuna

Segue trecho do despacho de Janaína Cassol Machado que deixa claro a falha da Assembleia e que, no entendimento dela, permitiu a decisão de manter o parlamentar afastado das funções. “A juíza despachou também na Operação Alcatraz, em que as mesmas medidas haviam sido aplicadas, e manteve o afastamento do deputado estadual de suas funções. Segundo a magistrada, acerca das medidas da Alcatraz, ainda não houve deliberação da Alesc sobre a suspensão do mandato eletivo, uma vez que se trata de outro processo, tendo sido determinada a comunicação da Alesc nesta data (23/02/2021).”

Fiscalizar é preciso

Presidente da Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, distribuiu nota acerca das novas medidas governamentais ante o recrudescimento da pandemia. Cobra, com razão, mais fiscalização para que os bons empresários, trabalhadores e empreendedores não sejam punidos por causa de irresponsáveis e arruaceiros.

Anseio de classe

Diz trecho da nota. “Neste primeiro momento, as medidas tomadas pelo Governo Estadual atende aos anseios da classe empresarial, porém é de suma importância que se reforce a fiscalização e não penalize as empresas que têm investido desde o início da pandemia para garantir a geração de empregos e renda para os catarinenses cumprindo, e inclusive, reforçando as regras sanitárias.”

Freio de arrumação

O MDB cancelou os 36 encontros regionais previstos para acontecer em todo o estado de março a maio. O agravamento da pandemia e a falta de leitos de UTI’s levaram o presidente estadual, deputado Celso Maldaner, a tomar a decisão. Acertada, registre-se.

BR-163

O Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas virá a Santa Catarina no dia 8 de março para inaugurar a nova iluminação da ponte Anita Garibaldi, em Laguna e dar a ordens de serviços para as obras da BR-163/SC e dos túneis do contorno viário da BR-101. O anúncio foi feito em audiência com o senador Jorginho Mello (PL) e a deputada federal Caroline De Toni (PSL), no Ministério da Infraestrutura.

Água e vinho

As semelhanças e convergências param por aí. O MDB vai realizar prévias, fazendo jus ao seu próprio nome: Movimento Democrático Brasileiro. Serão cerca de 187 mil filiados aptos a votar, uma decisão histórica e impactante nas fileiras emedebistas. O PSD, a seu turno, vai manter a tradição, restringindo a definição ao diretório estadual e à influência dos cardeais do partido.

Timing

Tudo muito bem, tudo muito certo. A pergunta que não quer calar, no entanto: é hora desse tipo de movimentação partidária? A pandemia está prestes a completar um ano em Santa Catarina, aniversário indigesto que vem junto com as águas de março.

Insensibilidade

Os prejuízos desse período são incalculáveis. E a situação se agrava a cada dia, o que nos permite responder à própria pergunta. Não é hora pra se gastar energias e recursos apenas visando as eleições como se nada estivesse acontecendo. Cautela e caldo de galinha, já ensinava o dito popular, não fazem mal a ninguém.

Não a Moisés

A bancada do MDB recebeu a confirmação que o deputado Jerry Comper irá permanecer na Assembleia Legislativa. Ele comunicou a decisão no encontro semanal dos emedebistas, em almoço realizado no gabinete do presidente Mauro De Nadal. Jerry disse que se sentiu valorizado pela deferência do governador Carlos Moisés, mas avaliou a importância de manter a representação política no parlamento. Líder da bancada, deputado Valdir Cobalchini destacou a decisão do colega, que mantém o MDB como maior representação na Assembleia, com nove parlamentares.

Sintonia

Moisés da Silva convidou o deputado para assumir a Secretaria da Defesa Civil. Ainda antes do Carnaval. Apesar de declinar o convite, Jerry Comper afirmou que seguirá atuando em sintonia com o governo estadual.

Golpe sindical

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta os Sindicatos Rurais de todo o Estado sobre a ocorrência de golpes através do uso de dados vazados na internet. Recentemente, 220 milhões de brasileiros tiveram informações pessoais expostas de 37 bases de dados, incluindo RG, CPF, endereço completo, renda, escolaridade e até lista de parentes.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br Redação: 3344.8607 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


Ano XXIII - edição 980 - 26 de fevereiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes abre janeiro de 2021 com 18% de aumento na movimentação de cargas ALFABILE SANTANA

O ano de 2021 começou com crescimento no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes. Em janeiro foram movimentados 115.749 TEUs e 1.303.984 toneladas. No comparativo ao mesmo período de 2020, em que foram registrados 99.226 TEUs e 1.103.275 toneladas, esses números indicam um aumento de 17% na movimentação de TEUs (Twenty Foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento), e 18% na tonelagem. No Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals) foram movimentados 37.279 TEUs e 452.598 toneladas. Em janeiro de 2020 a movimentação registrada foi de 39.302 TEUS e 426.118 toneladas. Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí, explica que mesmo com uma queda de 5% na movimentação de TEUs, houve um crescimento de 6% na tonelagem. “Apesar da redução no número de escalas e de contêineres, nós movimentamos mais tonelagem, ou seja, movimentamos mais contêineres cheios e navios mais carregados. É muito importante a gente destacar esse crescimento da relação de carga por escala, que foi de 22% no comparativo ao ano passado”. Ele destaca que navios mais carregados são uma tendência que se consolida

cada vez mais entre os armadores: “A redução no número de escalas deve se manter, não apenas nos berços públicos, mas no complexo de maneira geral”. Para Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí, a movimentação de janeiro foi bastante expressiva: “Historicamente a movimentação portuária do

primeiro trimestre do ano tende a manter uma estabilidade, e mesmo com o fechamento da barra em virtude das chuvas, nós conseguimos apresentar um crescimento, indicando que em 2021 nós vamos continuar nesse ritmo”. Entre os Terminais de Uso Privado (TUPs) a Portonave (Terminal Portuário

de Navegantes), registrou movimentação de 820.862 toneladas e 78.470 TEUs com crescimento de 22% na tonelagem e 31% nos TEUs no comparativo ao ano passado, em que foram movimentadas 670.472 toneladas e 59.924 TEUs. Apesar do preço do dólar em alta, as importações superaram as exportações e corresponderam por 51% do sentido das cargas operadas no complexo. No ano passado em janeiro, as importações representaram 38% do sentido das cargas.O frango, as carnes e madeira e derivados foram os produtos mais exportados. Os produtos mais importados foram os mecânicos e eletrônicos; plásticos e borrachas; e produtos químicos. “Para nós, o Porto de Itajaí é motivo de imenso orgulho e satisfação. No último quadriênio conseguimos através de uma grande união de forças, recuperarmos seu prestígio. Novas linhas foram incrementadas e com isso, cada vez mais a movimentação de toneladas e de contêineres vem crescendo. Estamos trabalhando com os quatro berços e agora estamos atuando pela vinda de navios maiores para todo o complexo, garantindo uma economia cada vez mais forte e potencializando Itajaí no mercado portuário de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Santa Catarina atrai interesse da Espanha para investimentos e parceria internacional

O

Governo de Santa Catarina, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Executiva de Assuntos Internacionais (SAI), recepcionou a conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada do Reino da Espanha, Elisa Barahona Nieto, em Florianópolis. A visita ao Estado, nesta semana, tem a missão de estreitar laços e impulsionar novos negócios nos setores de portos, logística, pesca e agricultura. Na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), ela também foi recebida pela diretoria da entidade. A conselheira enfatizou que a logística portuária catarinense e o desenvolvimento tecnológico foram dois fatores que lhe chamaram atenção no Estado. “Os armadores espanhóis que trabalham no Atlântico Sul, de diferentes modalidades, têm muito interesse em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O que já ouvimos sobre os portos catarinenses nos fez entrar em contato com a Secretaria de Assuntos Internacionais e, agora, o nosso principal objetivo é visitar os portos. Além disso, ficamos muito interessados em ver o desenvolvimento tecnológico que o estado de Santa Catarina tem e como ele está sendo”, disse Elisa. O secretário da SDE, Luciano Buligon, destacou que o Governo de Santa Catari-

Foto: Fiesc/ Divulgação

na está de portas abertas para o mercado internacional. “A vinda da representante do governo espanhol ao Estado só reforça este movimento muito importante de aproximação com Santa Catarina, para atração de investimentos e novos negócios”, destacou. Segundo ele, com a implantação do Invest SC, novas oportunidades se abrem para o Estado com a perspectiva de parceiras com países como a Espanha, referência em infraestrutura, agricultura, tecnologia e inovação. A secretária Executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, destacou a importância de estreitar relações com os investidores. “É necessário ter um canal aberto de comunicação, de informação e de confiança com o corpo consular para que os investidores se sintam seguros para vir pra cá. O InvestSC é essa porta aberta para o empresário que queira conhecer o Estado. Além disso, para que ele tenha a confiança de que Santa Catarina o está apoiando; e nós estamos preparados para receber os investidores e investimentos”, frisou. De acordo com o diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates, existe forte interesse em avançar no intercâmbio comercial e tecnológico na área do agronegócio, integrando com o setor industrial, principalmente, na par-

te de automação e controle. “A Espanha tem desenvolvido um trabalho intenso na produção de vegetais, legumes e hortaliças em sistemas em estufas de grande porte e automatizado uma área que Santa Catarina precisa e quer avançar. E a pesca na Espanha é muito desenvolvida; o país é o segundo maior consumidor mundial de pescados, com grande capacidade produtiva”, acrescentou Fiates.

Interessada na tecnologia catarinense, na inovação em agricultura e na logística de portos, a conselheira, que também esteve na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e na Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, ainda irá visitar o Perini Business Park e Ágora Tech Park, em Joinville, e os portos de Itapoá, Laguna e Imbituba.


4

Ano XXIII - edição 980 - 26 de fevereiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Novo decreto amplia restrições em SC; veja as medidas

Vejas os principais pontos: -Proibição do funcionamento de casas noturnas e casas de espetáculos; -Proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e lojas de conveniências durante a madrugada (0h e 6h); -Proibição de aglomeração em praias, parques, praças, e demais espaços públicos;

-Limitação de 25% da ocupação para parques temáticos e zoológicos, cinemas, bares, circos e museus, e templos religiosos; -Limitação de 25% da ocupação para eventos sociais de qualquer natureza, inclusive na modalidade drive-in; -Limitação do horário de realização dos eventos para entre 6h e 23h59; -Limitação do horário entre 6h e 23h59 para shopping centers e centros comerciais, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, padarias e afins, academias e centros de treinamento; -Limitação do horário de funcionamento entre 6h e 23h59 - e somente de segunda a sexta-feira - para piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas.

Governo de SC anuncia compra de vagas em UTIs de hospitais privados O governo do Estado vai reservar R$ 600 milhões para compra de vagas em leitos de UTI em unidades privadas de saúde. Além disso, cerca de 500 policiais militares serão destinados exclusivamente para fiscalização das medidas protetivas contra o aumento de casos de Covid-19.

Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação

-Limitação de 50% da ocupação para o transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal, e interestadual;

O Estado também anunciou a inclusão de 110 leitos de UTI na rede pública em diversas regiões. Outra ação foi a suspensão de cirurgias eletivas de alta e média complexidade para evitar ocupação de leitos e gasto de medicamentos essenciais.

Novo decreto desagradou secretários municipais de Saúde de SC: ‘tímido demais’

Foto: Robson Valverde/SES

Santa Catarina tem novas medidas restritivas para conter o avanço do Coronavírus. As medidas foram publicadas no Diário Oficial e já estão em vigor. A validade das medidas é de 15 dias e abrange todas as regiões, independentemente das classificações de risco. O decreto também prorroga o estado de calamidade pública até 30 de junho de 2021. O antigo regramento previa o estado de calamidade pública até o dia 28 de fevereiro.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Para os secretários municipais de saúde de Santa Catarina, o novo decreto que amplia as restrições no Estado a fim de frear o avanço do Coronavírus traz medidas “tímidas demais”. No entendimento dos gestores, o momento pedia regras mais duras. “Em razão da situação de calamidade em Saúde Pública este momento pede medidas mais restritivas e efetivas, muito mais justificadas que em qualquer outra época da pandemia”, diz nota publicada pelo Conselho de Secretariais

Municipais de Saúde de SC (Cosems/SC) nesta quinta-feira (25) e assinada pelo presidente da entidade, Manuel Del Olmo. O texto ainda aponta que o estoque de insumos e a falta de profissionais justificam “medidas tão ou mais duras” do que as tomadas em março de 2020. “Limitar horários de proibição das 6h até 23h59 é motivo de descrédito por parte da população, visto que inócuas e não se baseiam no ciclo vital do vírus”, acrescenta o documento.

PUBLICAÇÕES LEGAIS DE EDITAIS *Publique seus Editais legais no Jornal dos Bairros* O Jornal dos Bairros está com preços promocionais para publicações de Editais Legais. Ligue ou mande mensagem por WhatSap para 47 - 98405-8777. Jornal circula nos principais municípios da região da AMFRI.


Ano XXIII - edição 980 - 26 de fevereiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Município de Itajaí formaliza à Pfizer interesse na compra de vacinas contra Covid-19 Intenção é adquirir até 450 mil doses para imunizar toda a população O Município de Itajaí oficiou a farmacêutica Pfizer Brasil sobre a intenção de compra da vacina contra Covid-19. Com a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para que estados e municípios adquiram o imunizante, a intenção da administração municipal é comprar até 450 mil doses para vacinar toda população contra a doença. O documento oficial com a solicitação foi enviado no final da tarde de quarta-feira (24). Recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso definitivo no país, a vacina da Pfizer/BioNTech teria eficácia de 85% contra casos sintomáticos de Covid-19 após a primeira dose, segundo pesquisadores. Outros estudos apontam que, duas semanas depois da aplicação da segunda dose, a vacina pode chegar a uma eficácia

DIVULGAÇÃO/PMI

de quase 96%. Além disso, o imunizante seria 99,2% eficaz contra as formas graves da doença e 98,9% eficaz na prevenção de mortes. “Sabemos que hoje a prioridade de compra das vacinas tem sido dada ao Governo Federal, mas formalizamos o nosso interesse para adquiri-las pelo município, se possível”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, que complementa: “Desde o começo da pandemia, o Município de Itajaí tem tomado inúmeras ações para proteger a população da Covid-19. Com a autorização do STF, sinalizamos a nossa intenção de adquirir doses para vacinar toda a população contra a doença, garantindo uma retomada segura das atividades e da economia, bem como reforçando nossa preocupação com a vida dos itajaienses”.

Foto: Davi Spuldaro / CVI

Ministério Público de Santa Catarina e OAB/SC pedem urgência para PL que obriga divulgação nos vacinados contra a Covid-19

Proposta é credenciar o Hospital Pequeno Anjo para exames pelo consórcio. O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, vereador Marcelo Werner (PSC), o vice-presidente, vereador Rubens Angioletti (Podemos), e o segundo secretário, vereador Otto L. Quintino Jr. (Republicanos), receberam na tarde de quarta-feira (24) representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amfri, a fim discutir estratégias para melhorar os atendimentos na região. Durante o encontro, foi proposto o credenciamento do Hospital Pequeno Anjo para oferecer exames e outros procedimentos por meio do consórcio, que conta com 11 municípios associados. Desta maneira, a unidade poderia utilizar completamente a estrutura e os

profissionais que dispõe e receberia recursos pelos serviços prestados. Para que a parceria seja oficializada, o Hospital deverá entregar a documentação exigida pelo consórcio e indicar os procedimentos que poderá oferecer. Uma reunião deve ser marcada em breve para discutir a viabilidade da proposta. Devem participar a Câmara de Vereadores de Itajaí, o Consórcio de Saúde, o Hospital Pequeno Anjo e a Univali. Além do presidente Marcelo Werner, participaram ainda do encontro o vereador Beto Cunha (PSDB), e os representantes da ACII, Mário César dos Santos; da CDL, Laerson Batista; da Sinduscon, Bruno de Andrade Pereira; e Intersindical Patronal, Bento Ferrari.

DIVULGAÇÃO

Câmara e Consórcio de Saúde da Amfri discutem ampliação de procedimentos de saúde na região

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina, Rafael de Assis Horn, enviaram ofício conjunto a presidência da Assembleia Legislativa, onde manifestam apoio ao projeto de lei 0040.9/2021, do deputado Felipe Estevão (PSL) que promove alteração na lei estadual 17.066/2017, conhecida como a Lei da Transparência que obriga a publicação na internet da relação atualizada de pessoas vacinadas contra a

Covid-19 em Santa Catarina. Para o deputado Felipe Estevão a manifestação das duas entidades reforça a importância do projeto feito para dar mais acesso a sociedade participar de forma mais efetiva da fiscalização. “É um momento muito crítico pelo qual estamos passando. É fundamental que tenhamos um procedimento coerente e uniforme em todo o país, respeitando as normas técnicas de que estabeleceram as prioridades e a ordem de vacinação”, afirma Felipe.


6

Ano XXIII - edição 980 - 26 de fevereiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


Ano XXIII - edição 980 - 26 de fevereiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de Magali de Oliveira Martins

Cantinho da Saudade: Valdonir José Barni

Faleceu na última segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o empresário Valdonir José Barni, mais conhecido como Valdo da Serrana. Ele teve complicações pós operatória e não resistiu. O seu corpo foi velado no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, onde foi realizada a Cerimônia de Cremação, no final da tarde.Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar à sua esposa Cristhina, filhos, genro e neta.

Comemoração em dose dupla: Ketlin e Bruno

Comemoração em dose dupla, neste mês de fevereiro, na família dos amigos Ketlin Anacleto Pereira e Bruno Pereira. No dia 17 foi o aniversário do Bruno e no dia 19 o aniversário de casamento dele e da Ketlin. Parabéns, Bruno! Feliz Aniversário! Um brinde especial ao aniversário do Bruno e ao aniversário de casamento da Ketlin e do Bruno! Que seja um momento de relembrar todas as coisas boas que viveram e planejar os próximos passos rumo à plenitude! Que a força do amor de vocês, permita alçar vôos cada vez mais altos. Deus continue abençoando o casal: Ketlin Anacleto Pereira e Bruno Pereira!

Um abraço especial à querida amiga Magali de Oliveira Martins, que comemorou aniversário, no dia 16 de fevereiro. Desejo que você tenha sempre muita saúde, paz, amor e sucesso em sua vida. Felicidades sempre! Que o brilho de sua vida busque no céu a essência da luz da vitória, para espalhar em seu caminho: otimismo, esperança, compreensão, coragem e determinação, para continuar a vencer. Parabéns! Feliz Aniversário!

Doações do Rotary Club Itajaí Porta do Vale à ADVIR

A convite do Presidente do Rotary Club Itajaí Porta do Vale, Thales Molinari, estive representando o Jornal dos Bairros na entrega de Doações para a ADVIR - Associação de Deficientes Visuais. Foram doadas impressoras, toners e papel A4, que serão utilizadas na Instituição. O Presidente da ADVIR, Alvacir da Silva e Diretoria agradeceram o Presidente do Rotary Club Itajaí Porta do Vale, Thales Molinari.

Aniversário de Michelli Santian Bellini Comemorou aniversário no dia 22 de fevereiro Michelli Santian Bellini. Ela comemorou esta data especial, junto do seu esposo Marlon Macedo Bellini e das filhas Lara e Cecília Santian Bellini. Desejo que o seu dia tenha sido muito feliz, repleto de surpresas encantadoras e passado ao lado de quem você mais ama. O mais importante é rodear-se de sensações positivas e viver esta data com intensidade! Você é uma pessoa muito especial e merece tudo o que existe de bom na vida. Parabéns por mais um ano de existência, neste mundo tão deslumbrante! Feliz Aniversário!

Aniversário do Sr. Joaquim Machado Dia 19 de fevereiro foi um dia de muita alegria, para a família do Sr. Joaquim Machado! Nascido em 19 de fevereiro de 1924, em São Francisco do Sul, completou 97 anos de vida. Pai de 12 filhos, netos, bisnetos e tataranetos. De onde vem essa saúde, alegria e disposição? O Sr. Joaquim é idoso apenas no RG, mas a vontade de viver é de um garotinho! Ele não reclama de nada, aceita convite prá tudo, está sempre disposto à uma boa conversa. Quantas coisas vividas nesses quase 100 anos que daria um belo livro! Um abraço dos amigos do “Jornal dos Bairros” ao ilustre aniversariante: Sr. Joaquim Machado.


8

Ano XXIII - edição 980 - 26 de fevereiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Semasa de Itajaí : Atendimento presencial suspenso até 12 de março

Educandos do Parque Dom Bosco retornam às atividades presenciais

Em razão do avanço dos casos de COVID-19, o Semasa suspenderá o atendimento presencial do público, do dia 26 de fevereiro a 12 de março, por meio de Instrução Normativa. A medida traz segurança para a saúde de servidores e consumidores.⁣ Qualquer serviço poderá ser solicitado de maneira remota pelo 0800 645 0195, 115, 3344 9000 (24 horas) ou pelo WhatsApp 47 99261 3492 (7h às 22h). Conforme a Diretoria de Relacionamento com o Cliente a equipe de plantão será reforçada para o atendimento on-line. O trabalho nas ruas, como manutenções de rede e obras, seguirá normalmente com o cumprimento de protocolos de saúde.⁣ No site www.semasaitajai.com.br, link Agência Web, o consumidor tem acesso à segunda via da fatura e outros serviços.⁣ O Semasa pede a compreensão dos clientes para o cumprimento desta medida emergencial, considerando que a autarquia confirmou oito casos da doença em servidores públicos, na última semana.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Após um ano atípico de atividades, os educandos da obra social Parque Dom Bosco de Itajaí retornarão às atividades a partir do dia 1º de março, segunda-feira. Os jovens aprendizes, por sua vez, retornam a partir do dia 2, terça-feira. Em 2020, após a paralisação das atividades em função da pandemia do novo coronavírus, tanto crianças e adolescentes quanto os jovens fizeram suas atividades à distância, através de videoaulas produzidas pelos educadores, aulas ao vivo, e atividades impressas. Mesmo longe, seguimos presentes para dar continuidade ao nosso trabalho de educação e evangelização das mais de 800 crianças, adolescentes e jovens que dividem seus dias conosco. Neste ano, o processo será similar, mas com o retorno escalonado dos educandos. Seguindo os moldes da Secretaria de Educação, os educandos virão

para a instituição semana sim, semana não, fazendo o restante das atividades à distância. Todas as medidas de prevenção contra o contágio da COVID-19 estão sendo tomadas, e o Parque Dom Bosco preparou sua estrutura para recepcionar a todos, respeitando o limite de pessoas determinado. Ao retornarem, as crianças e jovens também se preparam para os 60 anos do Parque Dom Bosco, que serão comemorados no mesmo mês: dia 25 de março. São 60 anos acolhendo, educando e evangelizando crianças, adolescentes e jovens em Itajaí! O Parque Dom Bosco está com datas definidas para a realização das inscrições para este ano: • 6 a 10 anos: 3, 4 e 5 de março • 11 a 13 anos: 8, 9 e 10 de março Horário: 8h30 às 11h30 e 13h às 17h

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 26 Fevereiro 2021  

Jornal dos Bairros - 26 Fevereiro 2021

Jornal dos Bairros - 26 Fevereiro 2021  

Jornal dos Bairros - 26 Fevereiro 2021

Profile for bteditora
Advertisement