__MAIN_TEXT__

Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 15 de janeiro de 2021 | Ano XXIII | N° 972

VACINAÇÃO COVID-19

DH

D I A

H O R A

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a vacinação contra a Covid-19 deve começar na semana que vem em todas as cidades brasileiras . PÁGINA 5

Porto de Itajaí tem novo Superintendente

Matheus Navarro é a mais nova estrela do Santacosta Team

Assume Fábio da Veiga com o objetivo de dar sequência as ações estruturantes e humanizar ainda mais a relação com a classe dos trabalhadores portuários

PÁGINA 3

O Teteu, como é conhecido entre os locais da Brava, viu aos poucos seu sonho se transformar em uma feliz realidade: viver do surf

PÁGINA 8


2

COLUNA PRISCO PARAÍSO

Ano XXIII - edição 972 - 15 de janeiro de 2021

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

:: Angela com MDB, de novo?

A passagem de Baleia Rossi por Santa Catarina agitou os bastidores da política estadual. O emedebista paulista está cabalando votos país afora na disputa para suceder a Rodrigo Maia. O fato, digamos, sui generis da agenda de Rossi em Santa Catarina foi o encontro com a deputada federal Angela Amin, única parlamentar do PP estadual com assento em Brasília. O outro candidato é Artur Lira, correligionário de Angela. Ele é respaldado por Jair Bolsonaro enquanto Baleia Rossi é o candidato de Maia. Em tempos “normais” na política, o caminho natural para Angela Amin seria com o correligionário Lira. Há dúvidas, no entanto, se esse será o desfecho. Na segunda-feira, a deputada conversou com Rossi. No gabinete local do senador Dário Berger (MDB)! Pelo visto, esse amor da família Amin pelo senador emedebista não se esgotou na campanha do ano passado, apesar da votação decepcionante dela na disputa pela prefeitura, quando conquistou votação de vereadora, chegando em quarto lugar.

:: Futuro

Estariam, Amins e Bergers, projetando algo em conjunto para 2022? A dura lição que saiu das urnas em 2020 não foi absorvida. Sobretudo porque Angela considera sim a possibilidade de votar em Baleia Rossi.

:: Força

Complicado falar em favoritismo a esta altura do campeonato nesta eleição interna na Câmara. Evidentemente que o apoio de Bolsonaro tem peso, considerando-se a força da máquina federal e de seus cargos generosos. Sem falar na potência que é o cargo máximo do país.

:: MDB x DEM

No Senado também há dois candidatos à presidência. Rodrigo Pacheco é correligionário e o candidato de Davi Alcolumbre (DEM) à sua própria sucessão. Pacheco era do MDB. Chegou ao DEM pelas mãos de Rodrigo Maia quando ainda era deputado federal. Visando receber o apoio do PSD na Câmara Alta, Rodrigo Pacheco abriu mão do projeto de candidatar-se ao governo de Minas Gerais. Vai apoiar o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, do PSD. A contrapartida dos pessedistas deve vir em forma de votos para Pacheco no Senado.

:: PL e DEM

Já o PL do senador Jorginho Mello tende, neste momento, a fechar com o candidato do DEM, Rodrigo Pacheco, assim como já fez o PT. Isso mesmo. O PT está apoiando um nome do DEM para pilotar o Senado e, por extensão, o Congresso Nacional. O que levou Jair Bolsonaro a pular fora imediatamente do projeto Pacheco. Onde estiverem os petistas, lá não estará o presidente da República.

:: PP e MDB

Esperidião Amin, a seu turno, pode fechar com Simone Tebet, do MDB. Apesar da questão partidária, a senadora sul-matogrossense tem perfil irretocável, preparo e capacidade para comandar o Senado.

:: PP embarca no governo Moisés

Depois do PSD, que está na estratégica Casa Civil do governo Moisés da Silva desde o final do ano passado, agora é a vez do PP entrar na administração do pesselista. O deputado Altair Silva será o novo secretário de Agricultura. O pacote ainda inclui Zé Milton Scheffer como novo líder do governo, em substituição a Paulinha da Silva. A ida de Altair para o Executivo abre caminho para o retorno de Silvio Dreveck, ex-presidente da Alesc, à Casa. O deputado estadual

substituirá Ricardo de Gouvêa. Sai um técnico, entra um político. Em termos de convergência de rivais históricos, este governo também está inovando em Santa Catarina. O MDB, como se sabe, ocupa vários cargos de segundo e terceiro escalões, além de duas pastas estratégicas com Paulo Eli na Fazenda e Leandro Lima no Sistema Prisional. Os dois são emedebistas de quatro costados embora, assim como o novo chefe da Casa Civil, tenham se licenciado de seus partidos, o que não passa de uma forma de tentar maquiar a realidade.

:: Deve oficializar

Mas o MDB deve ir além. Há indicações de que um deputado estadual do partido, que não deve se licenciar da sigla, também embarcará no governo Moisés da Silva. Ou seja, neste janeiro o governador resolveu distribuir uma pasta para o PP e mais uma, esta oficialmente, ao MDB.

:: Samba do crioulo doido

E como vai ficar isso tudo? Quem estará com Moisés em 2022 (caso ele tente à reeleição)? Um, alguns, todos, ninguém? Se Moisés for candidato ao Senado, por exemplo, será com o MDB ou com o PP ou, ainda, com o PSD? A conferir os desdobramentos.

:: FRASE

“Recebo, com nenhuma surpresa, a notícia que o Governador Moisés quer a contribuição de dois Deputados do nosso partido para o seu Governo. As funções de Líder do Governo e Secretário de Agricultura são importantes e contariam com dois excelentes quadros políticos do nosso time. A surpresa, ou espanto, seria o nosso “aceite” para essa missão.” João Amin, deputado estadual, sobre o embarque do PP no governo Moisés da Silva.

Passagem de Dias Toffoli por Santa Catarina

Realmente marcante a estadia de Dias Toffoli, ex-presidente do Supremo e ex-advogado do PT, em Santa Catarina. Da pior forma possível. Inimaginável em qualquer democracia saudável deste planeta. Integrante do seletíssimo grupo de 11 togas supremas, Toffoli foi “homenageado”, no último sábado, por um grupo de empresários e políticos durante um almoço. Dentre os líderes, destaque para o presidente da Assembleia Legislativa em final de mandato, Júlio Garcia (PSD). O parlamentar é denunciado no âmbito da Operação Alcatraz. Está na iminência de virar réu. E daí ficam confraternizando com um juiz do Supremo? Que negócio é esse? E se o processo que envolve Júlio Garcia chegar ao STF? Toffoli vai se declarar impedido ou vai, na maior cara-de-pau, votar e influenciar colegas? Em Minas Gerais outro flagrante conluio com indício de promiscuidade suprema. Carmen Lúcia, outra que integra o grupo da elite da elite do Judiciário deste país, abriu sua casa em Belo Horizonte para receber o prefeito reeleito, Alexandre Kalil (PSD). Lá também estiveram Davi Acolumbre (DEM), atual presidente do Senado, e Rodrigo Pacheco, o candidato dele à própria sucessão marcada para fevereiro.

Nota de esclarecimento: suspenso pagamento de vale-alimentação a servidores inativos e pensionistas

Decisão é do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A Câmara de Vereadores de Itajaí esclarece que está suspenso o pagamento de vale- alimentação a servidores inativos e pensionistas do Município de Itajaí. O Legislativo reforça que a decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) em 16 de novembro de 2020. De acordo com a Prefeitura, o Instituto de Previdência de Itajaí (IPI) foi notificado da decisão e efetuou o pagamento do benefício correspondente até 15 de novembro. A medida não afeta os servidores da ativa, que continuarão a ter direito ao vale. A Câmara de Vereadores de Itajaí ressalta que não pautou, discutiu ou aprovou qualquer corte de vale-alimentação.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br Redação: 3344.8607 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


Ano XXIII - edição 972 - 15 de janeiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Fábio da Veiga assume a Superintendência do Porto de Itajaí Prioridade em sua gestão é dar sequência as ações estruturantes e humanizar ainda mais a relação com a classe dos trabalhadores portuários

D

décadas de liderança na atividade portuária do Sul do país”, pontua o novo superintendente.

Uma Gestão Humanizada

sociedade de Itajaí, assim como também para toda a classe dos trabalhadores portuários que atuam diretamente no porto de Itajaí e no complexo em geral. Fábio reconhece e sabe dos desafios que podem surgir frente à Autoridade Portuária, e afirma que, em sua gestão, juntamente acompanhado por todos que compõem suas coordenadorias e demais setores do atual quadro de servidores da superintendência, tem como objetivo dar sequência as obras que estão programadas para acontecer: “Seja através de atos administrativos ou estruturais, vamos continuar a busca incessante pelas melhorias, destacando o novo processo de desestatização, ao qual tive o prazer nos anos anteriores, juntamente com outros servidores, de contribuir para esse planejamento onde a Empresa Pública de Logística (EPL), e a Secretaria Nacional de Portos (SNP), tem visto com bons olhos toda essa organização que o Porto de Itajaí vem demonstrando paralelo ao seu vínculo direto e estrita com a comunidade portuária e com a cidade, e, diga-se de passagem, o processo de desestatização terá continuidade com as mesmas prerrogativas e principalmente com a manutenção da Autoridade Portuária, de que ela permaneça pública e municipal. Ainda pela frente, uma atenção especial aos motoristas que a exemplo dos últimos meses passaram por dificuldades ao adentrar no porto, tendo

base nisso, e com o apoio direto da APM Terminals, de que estão sendo colocados em prática melhorias de rapidez, de diminuição ou cessar filas, do importador ter a informação online, onde já tem muitas delas, mas de uma forma muito mais assertiva, e isso não abriremos mão. Dado a aprovação da Receita Federal, de fato a oficialização do Sistema Carrossel onde os caminhões entram por quatro linhas de acesso pelo Gate 01 e saem por três linhas pelo Gate 02. Iremos continuar buscando pela segunda etapa das obras da Bacia de Evolução, onde visa preparar o porto para uma profundidade ainda maior, num futuro próximo, estimando chegar a marca de até 17 metros de profundidade, e com isso receber navios de até 400 metros de comprimento, que ainda não estão frequentando a costa brasileira, mas a primeira etapa da Bacia de Evolução já demonstrou total qualificação para grandes manobras. Destaco ainda a busca incansável pelo crescimento dos números de movimentações de cargas e operações de contêineres, que a exemplo de 2020, o porto fechou sua movimentação recorde de 1.4 milhão de contêineres operados no complexo portuário de Itajaí e de Navegantes, colocando sempre nosso porto, mesmos sendo um porto pequeno, demonstrando ser um gigante em suas estatísticas, e, provando cada vez mais que está apto, após o processo de desestatização, garantindo a cidade de Itajaí para mais três, quatros

A Autoridade Portuária terá na minha pessoa, um diálogo constante, permanente de visitação, de rapidez nas respostas para que possamos aos poucos ir avançando frente aos problemas que vão surgir.

esde que foi indicado pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, para ocupar o cargo de Superintendente do Porto de Itajaí nesta nova gestão municipal, Fábio da Veiga, teve sua nomeação confirmada oficialmente através do Jornal do Município em 01º de janeiro de 2021. Esta é a segunda vez que Fábio ocupa a cadeira de Superintendente da Autoridade Portuária. “É com grande orgulho que recebi o convite do prefeito Volnei Morastoni para nessa segunda oportunidade assumir a Superintendência do Porto de Itajaí. Obviamente, isso é fruto de muito trabalho, de muita correção e de muita fidelidade ao prefeito no sentido de ele ter essa confiança. Obviamente, toda a parte do planejamento que foi desenvolvido pelo antigo gestor, ao qual fez um excelente trabalho, a de se dizer, terão total continuidade, e acima de tudo, o mesmo comprometimento pelo crescimento do nosso porto e também a valorização ao trabalhador portuário”, destaca Fábio da Veiga. Em maio de 2019, seu nome já havia sido indicado pelo prefeito para ocupar o cargo, e, como normativa do governo legislativo por meio de Lei Orgânica do Município, foi sabatinado durante Sessão Extraordinária e naquela oportunidade recebeu aprovação de todos os vereadores presentes para assumir o cargo devido ter demonstrado competência e conhecimentos técnicos. Depois que passou pelo processo de Arguição Pública na sede da Câmara Municipal, assumiu oficialmente naquele mês a função de superintendente onde permaneceu por cinco meses. Fábio da Veiga tem 41 anos de idade, nasceu em Itajaí, é casado e pai de dois filhos. É graduado em Direito, com especialização em Direito Empresarial e Negócios. Na primeira gestão do prefeito Volnei Morastoni, trabalhou na Superintendência do Porto de Itajaí entre 2005 e 2008, tendo exercido os cargos de Assessor Jurídico, Diretor Jurídico e Assessor de Auditoria. Na gestão passada, a partir de janeiro de 2017, também integrou a equipe estando ocupando os cargos de Assessor de Auditoria e Assessor Jurídico. Durante o período em que atuou na gestão anterior, importantes ações estruturantes foram conquistadas, entre elas, a recuperação e conclusão das obras dos berços 3 e 4, a implantação da 1ª etapa da Nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, nova sinalização náutica, nova poligonal do Porto Organizado, expansão portuária e plano de desapropriações, mais de 30 operações do sistema (Roll On Roll Off ), dragagem de restabelecimento, atualização da Carta Náutica, estudos de ampliação e modernização do Porto de Itajaí (Projeto de Desestatização), entre outras ações entregues a

Por fim, o novo superintendente do Porto de Itajaí, acredita numa gestão mais próxima da cidade onde todos tenham o direito de serem ouvidos e com isso possam se juntar a administração, falando a mesma língua: “Cada um tem suas características, e uma das minhas ao qual sempre demonstrei, ainda mais por ser natural de Itajaí, é o ato de poder circular em todos os meios da sociedade, tendo essa particularidade de conviver com todos, e quando digo mais humana, neste caso voltado para a nossa atividade, é a total assistência direta a classe dos trabalhadores portuários que envolvem desde o arrumador, o estivador, o conferente, o efetivo do bloco, o vigia portuário, o motorista, os armadores em geral, o trade do comércio que atua nas áreas de exportação e importação, a relação direta com os nossos representantes dos Órgãos Intervenientes e demais representantes dos TUPs (Terminais de Uso Privado), do complexo portuário, a participação direta e colaborativa com os membros da sociedade civil organizada, entre outros profissionais. Gostaria de destacar também a nossa relação direta com a APM Terminals, que é a empresa arrendatária do Porto de Itajaí, ao qual temos o compromisso de caminharmos sempre juntos, lado a lado, de entender cada vez mais a necessidade de buscar avanços, e, que apesar das nossas instalações terem um limite de áreas, que saibamos sempre em união, encontrar soluções para continuar com incrementos nas nossas movimentações. Também enalteço que grande parte da equipe do porto, foi reconduzida aos seus cargos para mais essa nova gestão. Isso demonstra o quão qualificado foi a gestão dos últimos quatro anos, e essa recondução demonstra que o prefeito Volnei Morastoni continua exigindo do porto, e assim será, uma administração competente, mas acima de tudo técnica, acima de tudo sem as amarras político partidárias, onde todos os agentes da comunidade portuária sejam atendidos de forma legal e de forma republicana, e assim estava ocorrendo e assim continuará sendo feito. A Autoridade Portuária terá na minha pessoa, um diálogo constante, permanente de visitação, de rapidez nas respostas para que possamos aos poucos ir avançando frente aos problemas que vão surgir, que sabemos que toda a autoridade portuária tem, mas, que em Itajaí, nós temos a característica da união e da resolução desses problemas em conjunto e isso será cada vez mais fomentado nessa gestão que recém iniciou”, conclui Fábio da Veiga.


4

Ano XXIII - edição 972 - 15 de janeiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Mortes por Covid-19, acidentes, desastres naturais, suicídios... O trauma chamado Perda

O trauma é prejudicial de diversas maneiras e às vezes desconhecemos a real dimensão do seu estrago. Acidentes, assaltos, desastres naturais, também situações difíceis que enfrentamos, deixam uma memória encapsulada em nosso cérebro. Em geral, todos sofremos traumas na vida e cada um reage de forma distinta, apesar de sentirmos sintomas em comum. Hoje, já se encontra inúmeras pesquisas e análises neurológicas através de tomografia cerebral onde demonstram que pessoas expostas a um trauma por um período de tempo prolongado ocorre um encolhimento do “hipocampo” (região do cérebro responsável por receber fatos objetivos), o que impede o funcionamento saudável do cérebro. Estamos sempre direcionados em nossa rotina a trabalharmos com metas e levamos uma vida com poucos momentos para sentir, pensar e compreender. Uma das coisas mais complicadas é darmos abertura para lidarmos internamente com as perdas. As perdas são traumas que se relacionam com todo tipo de privação, como divórcio, rompimento com amigos, mudanças, injustiças, morte, falência, acidentes. Quando acontece a perda e tentamos negá-la ou fugir dos sentimentos, corre-se o risco de se evoluir para uma doença somática. Em meu consultório, todo relato de perda envolve sentimento de culpa. Ao se deparar com o luto vem inúmeras perguntas a respeito de si, como se tivesse alguma forma de ter mudado os fatos anteriores ao ocorrido e solucionado aquela situação. Como é difícil se livrar deste sentimento punitivo! A culpa é o que indica que houve Trauma emocional, pois é o sintoma chave deste e que é preciso tratamento para sair dessa rede sintomática cruel, que a mente nos posiciona nesses momentos. Sem tratamento, a culpa pode nos levar a lugares perigosos na mente. Caso você esteja lendo este artigo e ocorreu em sua mente uma lembrança traumática onde existe algum sentimento punitivo, saiba que não está curado e em algum momento poderá desencadear processo de doença emocional. Existem hoje algumas psicoterapias validadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como curável em se tratando de traumas. Precisamos estar atentos a nossa volta e perceber se alguém está necessitando de ajuda emocional. Não podemos correr o risco de minimizar a dor ao pensar que com conversa e o tempo irá curar a ferida. Existem feridas que só se curam tratando, o emocional não é diferente do corpo físico. Betina Nasser - Psicóloga Sócia Proprietária na Empresa CETTE - Centro de Tratamento de Traumas Emocionais - CRP 12/11413

PREDILOG ESTOCAGEM LTDA. CNPJ nº 08.961.254/0002-69. NIRE nº 42901312473. DECLARAÇÃO. Suely Schreiber Israel, brasileira, casada sob regime de separação de bens, nascida em 14.07.1992, empresária, inscrita no RG nº 5.011.730/SESP-SC e no CPF nº 080.825.629-78, residente e domiciliada na Rua 3700, nº 425, Apto 686, Centro, no município de Balneário Camboriú/SC, CEP 88.330-203, sócia administradora da Sociedade Empresária Limitada, denominada Predilog Estocagem LTDA, inscrita no CNPJ nº 08.961.254/0002-69 e na JUCESC em 04.12.2020 sob NIRE nº 42901312473, estabelecida na Rodovia Antonio Heil, nº 2205, Área 01, Bairro Itaipava, no município de Itajaí/SC, CEP 88.316-001, declara, para os devidos fins e sob as penas da lei, que: * o nome empresarial da sociedade é Predilog Estocagem LTDA; * a filial está estabelecida na Rodovia Antonio Heil, nº 2205, Área 01, Bairro Itaipava, no município de Itajaí/ SC, CEP 88.316-001; * o capital social da filial, é totalmente subscrito e integralizado em moeda corrente nacional, e no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais); * a filial utiliza como título do estabelecimento Predilog Estocagem; * o armazém geral, se localiza no mesmo endereço da filial, na Rodovia Antonio Heil, nº 2205, Área 01, Bairro Itaipava, no município de Itajaí/SC, CEP 88.316-001, o qual está apto para tal; * a capacidade de armazenagem do armazém geral é de 800m² (oitocentos metros quadrados) e 4.300m³ (quatro mil e trezentos metros cúbicos); * as mercadorias e produtos armazenados no armazém geral, serão acomodados em câmaras frias, dispostas em posições hacks de armazenagem, onde permanecerão nas mesmas condições e qualidade do ato do depósito; * o sistema de segurança do armazém geral é composto por alarme interno e câmeras internas e externas, bem como acesso controlado às mercadorias e produtos; ainda, os produtos e mercadorias serão analisados previamente, no ato do depósito, para evitar a contaminação das mercadorias já depositadas; * os equipamentos que compõem o armazém geral são: (a) uma transpaleteira manual; (b) uma transpaleteira elétrica; e (c) uma empilhadeira elétrica. * as mercadorias e produtos recebidos no armazém geral, são basicamente de natureza alimentícia e agropecuária, congelados, como carnes bovinas, suínas, aves, peixes e batatas pré-fritas. * a empresa se propõe, na qualidade de armazém geral, a prestar os serviços de armazenagem, carga, descarga e paletização. E, por ser verdade, assumo inteira responsabilidade nos termos desta declaração. Itajaí (SC), 09 de dezembro de 2020. Assinado, SUELY SCHREIBER ISRAEL, Assinado Digitalmente. Arquivado digitalmente na JUCESC em 17.12.2020 sob nº 20202411966. Protocolo 202411966. Chancela 154791896561402.

Procon/SC alerta consumidores sobre falsa venda de vacinas contra Covid-19 pela internet A chegada da vacina contra a Covid-19 é uma das notícias mais aguardadas no Brasil. Porém, pessoas de má-fé querem utilizar essa busca pela imunização para obter lucro, como flagrou o Procon/SC, integrado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). O órgão encontrou um anúncio na internet que oferecia 10 caixas da Coronavac, com 10 doses cada uma, por R$ 98. Diante do abuso, visto que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou o uso de nenhuma vacina no Brasil e que a Far-

mácia 24h (www.farmacia24h.com.br), que ofertava o produto, sequer tem loja física, o Procon/SC resolveu alertar o consumidor. O órgão emitiu ofícios para a Delegacia Geral da Polícia Civil, Ministério Público e Google sobre o anúncio, pedindo que o site seja retirado do ar e os responsáveis sejam investigados. “É lamentável que o ser humano ainda não tenha aprendido nada com esta pandemia. Além de criminoso, é revoltante ver pessoas colocando o lucro acima da saúde e esperança da população”, ressaltou o diretor do órgão, Tiago Silva.

Você já viveu o suficiente? *Carlos Wizard Estava em Brasília e fiquei surpreso quando ouvi a pergunta do título acima. Respondi que, embora seja uma pessoa super disciplinada, algumas coisas não temos como controlar e que acredito que o tempo de vida de cada um é determinado por Deus. Em seguida indaguei: Mas por que essa pergunta? Então minha interlocutora, a dra. Nise Yamaguchi – paranaense como eu e uma das médicas mais renomadas do Brasil, respondeu: Acabei de completar 60 anos e estou me programando para viver mais 60 anos. Desde que ouvi suas palavras, essa afirmação habita meus pensamentos. Lamentavelmente, muitas pessoas, ao atingir seus 60 anos, pensam: Já vivi o suficiente! Não espero mais nada da vida e não vejo hora de me aposentar. Já estou pronto para partir dessa pra outra. Por outro lado, essa admirável senhora nos dá uma lição de otimismo, cidadania e de valorização da vida. Ela justifica sua programação mental dizendo que a saudabilidade, o bem-estar e a qualidade de vida são, em primeiro lugar, uma questão de escolha. Depois ressalta que a longevidade é uma tendência mundial. As pessoas estão valorizando cada vez mais a reeducação alimentar e atividades físicas. Simultaneamente, as descobertas tecnológicas na área médica estão cada vez mais avançadas. O conjunto destes fatores nos leva a aceitar a sugestão da dra. Nise e a acreditar que, de fato, podemos nos programar emocional e fisicamente para termos uma vida mais longa de que nossos antepassados. A reflexão acima me ajudou a começar o ano novo com uma nova atitude mental, uma renovação de anseios e uma perspectiva de vida mais ampla. Encerro este texto com a mesma pergunta: E você, até quando pretende viver? Desejo desde já que você possa fazer os ajustes necessários em seu dia a dia, para assim, desfrutar de uma vida mais abundante e plena.

Carlos Wizard é empreendedor social, professor, escritor e fundador do projeto social Brasil do Bem


Ano XXIII - edição 972 - 15 de janeiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Ministro da Saúde diz que vacinação começa na semana que vem Início da imunização contra a Covid-19 contará com a vacina de Oxford/AstraZeneca e a CoronaVac

O

ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a vacinação contra a Covid-19 deve começar na próxima semana. O ministro disse que as vacinas devem estar disponíveis em janeiro, sendo 2 milhões do modelo de Oxford/AstraZeneca e 6 milhões da Coronavac. Estes imunizantes serão entregues no Brasil pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, respectivamente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvi-

sa) decidirá no domingo (17), se libera ou não o uso emergencial destes dois imunizantes. Após este aval, as doses podem ser aplicadas na população. Pazuello disse que as doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegam ao Brasil na semana que vem e logo em seguida serão distribuídas para todos os estados. O Ministério da Saúde planeja realizar um evento no Palácio do Planalto para começar a campanha.

Itajaí conta com mais de 300 mil insumos para vacinação contra a Covid-19 Município adquiriu agulhas e seringas, tem profissionais capacitados e salas de vacina espalhadas pelos bairros

O

Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, conta com uma boa estrutura preparada para atender os cidadãos quando começar a vacinação contra o coronavírus. Uma das primeiras medidas para garantir a logística de imunização foi a compra de insumos, ainda no ano passado: foram adquiridos mais de 300 mil itens, como agulhas e seringas. A cidade também conta com mais de 90 profissionais de saúde capacitados para vacinação, 30 salas de vacina espalhadas pelos bairros e uma rede de frios com 35 câmaras para armazenamento de milhares de doses. Além de preparar toda a logística para ofertar a vacina contra a Covid-19 à população, a Prefeitura de Itajaí analisa cuidadosamente a aquisição de doses e trabalha com duas possibilidades. A principal delas é o fornecimento de vacinas via Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, ou ainda, se necessário, a compra de doses com recursos próprios. “Nós seguiremos as diretrizes e protocolos nacionais e estaduais de imunização. Estamos nos organizando para imunizar o maior número de pessoas possíveis e já adquirimos insumos para reforçar

nossos estoques. Caso não venha vacina em quantidade suficiente dos órgãos responsáveis, o Município não irá se eximir de cuidar da população itajaiense”, afirma o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte. De acordo com o secretário de Saúde, as unidades básicas de Itajaí participam hoje de todas as campanhas de imunização do Ministério da Saúde. “Nossas unidades têm capacidade para executar a vacinação e atender à população com a logística mais adequada”, completa Duarte. A Vigilância Epidemiológica da cidade também solicitou a compra de seis novas câmaras de vacina para armazenamento de doses. Atualmente, o município conta com 35 câmaras de 340 litros cada. Juntas elas têm capacidade para armazenar entre 350 mil e 770 mil doses de vacina, dependendo do tamanho da embalagem. A rede municipal aplicou, em 2020, 108.672 doses na população – média de 10 mil a 11 mil vacinas por mês.

Grupos prioritários

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 prevê

Marcos Porto

a imunização, em etapas, de grupos prioritários: trabalhadores de saúde, idosos acima de 60 anos, população indígena, comunidades tradicionais ribeirinhas, pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, professores, forças de segurança

e salvamento e funcionários do sistema prisional. Ainda não há data para início da aplicação de doses, porém a estimativa do Governo Federal é que estes grupos sejam todos vacinados ainda no primeiro semestre de 2021.


6

Ano XXIII - edição 972 - 15 de janeiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV


Ano XXIII - edição 972 - 15 de janeiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Cantinho da Saudade: Sra. Sandra Spengler

Faleceu no dia 11 de janeiro a Sra. Sandra Spengler, após 50 dias internada no Hospital da Unimed, acometida do coronavírus. Nossos sinceros sentimentos de profundo pesar ao seu esposo enlutado, Sr. Wilmar Spengler e família. Que Deus console o coração de vocês, que Ele amenize um pouco essa dor e essa tristeza que vocês sentem neste momento. Nâo há nada que seja capaz de curar ou apagar este sofrimento, mas o amor de Deus pode acalentar um coração dolorido. Ficam as doces lembranças de uma pessoa maravilhosa, que soube plantar o bem, na sua passagem pela terra.

Cantinho da Saudade: Rosalvo Tavares

Aniversário de Kathia Regina Sandri

Faleceu na última quarta-feira, dia 13 de janeiro, Rosalvo Tavares. Infelizmente mais uma vítima da Covid 19. Foi goleiro dos Feirinos da Frigovale e Itamirim. O velório foi realizado no Crematório Athenas, onde também foi realizada a Cerimônia de Cremação. Nossos sentimentos de profundo pesar, aos seus familiares e amigos.

A querida amiga Kathia Regina Sandri comemorou aniversário, no dia 03 de janeiro. Parabéns! Feliz Aniversário! Na vida não existe coisa melhor, que a amizade verdadeira, principalmente quando é compartilhada com uma amiga maravilhosa como você. Desejo que esta data se repita por muitos anos, e que você esteja sempre bem, com muita saúde, alegria, paz e amor!

Aniversário de Sandra Mara Martins Severino

Comemorou aniversário no dia 06 de janeiro a querida amiga Sandra Mara Martins Severino. Parabéns! Feliz Aniversário! Que Deus lhe abençoe e proteja sempre! Que Ele lhe conceda muito amor, paz, saúde, alegrias e prosperidade! Abraços com carinho de toda equipe do Jornal dos Bairros.Onsupere quam.

Aniversário de César Cielo

Comemorou aniversário no dia 10 de janeiro o Campeão Internacional de Natação César Augusto Cielo Filho. Ele reside atualmente em Itajaí, onde defende a equipe de natação do projeto NADAR/Clube Náutico Marcílio Dias e treina na piscina do Itamirim Clube de Campo. Parabéns! Feliz Aniversário! Abraços dos amigos do Jornal dos Bairros.

Aniversário do Sr. Miguel dos Santos

Um abraço especial ao ilustre aniversariante do dia 09 de janeiro, Sr. Miguel dos Santos, que completou 89 anos de vida. Aposentado do Banco do Brasil, ele aproveita os momentos de lazer, nas aulas de Hidroginástica, no Itamirim Clube de Campo. Infelizmente agora cumprimento isolamento social, com sua amada esposa Dona Teresa dos Santos. Um casal muito querido pela família e pelos amigos! Parabéns, Sr. Miguel! No próximo ano, se Deus quiser, iremos comemorar o seu Centenário!

Aniversário de Romeo Vieira Locatelli

No dia 06 de janeiro o nosso lindo bisneto Romeo Vieira Locatelli comemorou 3 anos de vida. Ele é filho de Luísa Uriarte Vieira Locatelli e Leonardo Michelin Locatelli e é irmão do Enrico Vieira Locatelli. Parabéns, Memeo! Feliz Aniversário! Que o Papai do Céu lhe abençoe e proteja sempre! Nós amamos você!


8

Ano XXIII - edição 972 - 15 de janeiro de 2021 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Matheus Navarro é a mais nova estrela do Santacosta Team O Teteu, como é conhecido entre os locais da Brava, viu aos poucos seu sonho se transformar em uma feliz realidade: viver do surf.

M

atheus Navarro, 26 anos, nasceu em Itajaí, em 1994 e desde sempre mora aqui, na Praia Brava. Garoto humilde, amigo de todos, cheio de garra, carisma, talento, dedicação e um estilo único. Começou aos 6 anos com uma prancha de bodyboard onde ele já ficava em pé. Logo depois seu pai, que de tanto acompanhar o filho também virou surfista, lhe presenteou com sua primeira prancha. Desse dia em diante ele nunca mais parou. Matheus e o pai já foram pra vários lugares juntos em busca das melhores ondas, como a Costa Rica, país conhecido por seu clima tropical e por ter condições ideais para o surf o ano inteiro. Apaixonado por competições, aos 10 anos, Matheus começou a participar dos campeonatos incentivado pela família. “Meus primos surfavam e os amigos da minha irmã também me influenciaram muito a continuar treinando. O Daniel aqui da Brava tem uma escolinha de surf e foi uma das primeiras pessoas a acreditar em mim, ele e o Robertinho, um dos locais mais conhecidos aqui foram meus primeiros grandes incentivadores,” lembra Matheus. Hoje toda sua família é apaixonada por surf, acompanham todos os campeonatos e competidores. Muitas ondas depois, com uma carreira amadora sólida, Matheus ganhou diversos títulos estaduais, inclusive o mais importante da sua vida como amador foi o Mundial Júnior (até 18 anos) pelo ISA GAMES. Após sua profissionalização, o surfista disputou eventos da divisão de acesso ao Circuito Mundial (WQS), homologado pela World Surf League (WSL). Sem patrocínio, Matheus ficou dois anos sem competir, mas em 2019 voltou com tudo e não pretende mais parar até conseguir a tão desejada vaga na Elite Mundial de Surf (WCT). Em 2019 venceu dois eventos do WQS, um na Flórida e outro na Argentina. Na sequência, sagrou-se vice-campeão no México e viveu a melhor fase de sua carreira. 2020 foi um ano atípico e para o esporte não foi diferente. As competições foram paralisadas, mas o novo atleta do Santacosta Team manteve-se ativo dentro do contexto mundial, realizando um trabalho incrível nas Ilhas Maldivas e protagonizando um filme de muito surf na Indonésia, onde praticou o esporte que move a sua vida. “O esporte nos impulsiona e estar somando mais um atleta do carisma, dedicação e garra do Matheus Navarro ao Santacosta Team torna esta uma data histórica à nossa empresa. Valorizar o esporte, uma vida saudável, apoiar o que é local e respeitar a natureza está em nosso DNA e apoiar atletas que vivam desta mesma forma é algo que nos move. 2021 promete novos e emocionantes capítulos na história do Matheus e mal podemos esperar para poder contá-los. Bem-vindo ao Time, Matheus Navarro!”, dá as boas vindas o diretor da empresa, Jefferson Matias.

Conheça os outros surfistas patrocinados pelo Santacosta:

Silvana Lima: a Atleta Brasileira que Revolucionou o Surf Feminino Presente na lista dos atletas que representam muito bem o surf brasileiro fora do país, cearense de 36 anos, Silvana Lima faz parte do time de Atletas da Santacosta. Além de revolucionar o jeito das meninas surfarem, sempre puxando os limites, Lima possui um surf progressivo, de muitas manobras aéreas. Isso a fez dominar os campeonatos nacionais, sendo 8 vezes campeã brasileira e ganhando destaque desde o começo de sua carreira. Durante muitos anos foi a única brasileira representando nosso país na elite mundial e foi ela quem trouxe essa pitada de agressividade que se vê hoje no surf feminino. Silvana queria fazer o que os meninos faziam e hoje as meninas querem fazer o que ela faz. Mérito todo dessa bichinha arretada, que mudou o cenário do surf no mundo todo e mostrou como se surfa como uma garota. Vice-campeã mundial por duas vezes consecutivas em 2008 e 2009 e quatro vezes campeã brasileira, Silvana vive o auge de sua carreira, sendo uma das principais representantes brasileiras no surf mundial e classificada para disputar as próximas Olimpíadas em Tóquio, no Japão. Willian Cardoso: Foco e estratégia em busca do sonho Nascido em 1987, em Joinville, Willian se mudou com a família aos 9 anos para Balneário Camboriú onde sua história no surf começou. A cidade respirava surf e teve os anos 90 como seus anos dourados, com muito incentivo ao esporte. Como nada acontece por acaso, se mudou justamente para o prédio onde morava Eduardo Amorim (Orelha), o presidente da Associação de Surf da época. Inspirado por ele, pelo irmão Helton e pelos amigos passou a ter o surf como sua principal diversão, até que aos 12 anos começou a ver como uma futura profissão: “Vi que o surf podia se tornar uma profissão com uns 12 anos. Quando comecei a competir e perder e ficar nervoso, ali vi que era competidor, que tinha potencial de me tornar um surfista profissional,” relembra Willian. Nas ondas do Marambaia ele começou sua história com o surf, de lá passou a treinar na Praia Brava. “A onda da Brava me ensinou muita coisa. É uma onda rápida, com força, tubular, bem buraco e ao mesmo tempo dá espaço para manobrar. Isso me deu uma amplitude maior para surfar ondas ao redor do mundo,” comenta Willian. Das ondas do Marambaia a campeão de Uluwatu A competição entrou na vida de Willian ainda cedo e com o incentivo do pai (Divo) e da mãe (Marli) passou a correr os campeonatos pelo mundo, colecionando títulos como: Vice-campeão amador 2004 JR ISA/Durban, África

do Sul; Campeão Brasileiro Jr e Open 2005; Campeão Sul-Americano 2010; até chegar no WQS, divisão de acesso do surf mundial onde conquistou 5 vitórias — Pantin/ Espanha 2x, Açores/Portugal, NewCastle Austrália e Saquarema, Brasil, onde ganhou a torcida brasileira com seu power surf. Em 2018, após anos de muitas tentativas, Willian se classifica para o WCT e faz história ingressando na elite do surf mundial. Para ele foi como quebrar uma barreira depois de tantos anos. Foi quando ele pode provar que nasceu para surfar e que vai ser assim até o fim. Outro ponto fora da curva na trajetória do Willian é o apoio que ele recebe de empresas catarinenses. Aqui ele encontrou marcas que acreditam no seu potencial e o veem como um grande herói local. Carregando a sereia no bico de sua prancha desde 2017, Willian vê essa parceria como uma grande propulsora de sua carreira: “A Santacosta me apoia desde o começo, é realmente uma família que me dá força pra continuar, e sei que posso ter todo o suporte de uma equipe super preparada que me ajuda onde eu estiver”, afirma.

Matheus Navarro, o Teteu, Silvana Lima e Willian Cardoso, o Panda. Foto Ricardo Alves.

Os diretores da Santacosta, Eric Shimono e Jefferson Matias, com o atleta Matheus Navarro

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 15 janeiro de 2021.  

Jornal dos Bairros - 15 janeiro de 2021.

Jornal dos Bairros - 15 janeiro de 2021.  

Jornal dos Bairros - 15 janeiro de 2021.

Profile for bteditora
Advertisement