__MAIN_TEXT__

Page 1

D

D I A

Feito para todas as classes

Itajaí, 23 de outubro de 2020 | Ano XXIII | N° 960

Nesta sexta-feira o futuro político do governador Moisés e vice Daniela será decidido. O Tribunal Especial de Julgamento realiza discussão e votação do relatório referente ao pedido de impeachment no caso do reajuste salarial dos procuradores do Estado. A sessão começará às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. PÁGINA 2

Empresas atacadistas abrem centenas de vagas em Itajaí e Navegantes

PÁGINA 4

Alerta: Boletim hídrico chama atenção para estiagem em regiões do Estado

PÁGINA 8


2

Ano XXIII - edição 960 - 23 de outubro de 2020 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

:: Por um fio

Resultado absolutamente esperado no segundo pedido de impeachment aceito quase que por unanimidade na Alesc esta semana. Agora o caminho é a composição de uma novo Tribunal Especial a ser formado por parlamentares e desembargadores para as investigações relacionadas às suspeitas de erros governistas durante a pandemia. Todos os olhos estão voltados agora para hoje, sexta-feira, 23, quando o primeiro Tribunal Especial tem sessão ordinária. A tendência é pelo afastamento temporário de Moisés da Silva e Daniela Reinehr por até 180 dias, o que abre caminho na linha sucessória para a posse interina do presidente da Alesc, Júlio Garcia, como governador. As duas defesas entraram com pedidos de adiamento da sessão. É pouco provável que obtenham êxito.

problemas enfrentados no momento. O presidente José Zeferino Pedrozo ressalta que a Federação está em contato com a Secretaria de Agricultura do Estado e com demais órgãos do Governo para buscar soluções e auxiliar os produtores rurais catarinenses.

:: Impeachment: Tribunal de julgamento vota relatório nesta sexta (23)

O tamanho da fragilidade política de Moisés da Silva, um poço que ele mesmo construiu rápida e certeiramente com todo o empenho em um ano e meio, ficou evidenciado na terça-feira, em sessão que durou horas. O plenário da Casa se reuniu para votar a admissibilidade do segundo processo de impeachment, que já havia passado na Comissão Especial Exclusiva de Parlamentares e é embasado no escândalo dos Respiradores.

:: Goleada

O placar foi esmagador contra o governador: 36 votos pela continuidade do impeachment e apenas dois contrários. Três parlamentares mudaram o voto em relação ao primeiro pedido de impedimento, quando 33 deputados votaram pelo prosseguimento. E o tucano Vicente Caropreso, que votou com o governador no primeiro processo, passou mal e não participou da sessão.

:: Segue a novela

Em decisão proferida nesta terça-feira (20/10), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Humberto Martins, acolheu Pedido de Suspensão de Segurança protocolado pela OAB/SC e derrubou o recente acórdão da 3ª Turma do TRF4 que determinava a posse de Alex Santore como desembargador do TJSC pelo Quinto Constitucional.

:: Tête-à-tête

O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, foi a Brasília nesta terça-feira (20), despachar o tema pessoalmente com o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, que deferiu a suspensão dos efeitos – até o trânsito em julgado da ação judicial – do acórdão proferido pela 3ª Turma do TRF4. “Defendemos a manutenção da lista sêxtupla formada nesta gestão, que resultou na nomeação e posse do desembargador Osmar Nunes pelo Quinto Constitucional da OAB/SC”, reiterou Horn.

:: Sem lastro

Para a OAB/SC, não há amparo jurídico na última decisão do TRF4 em favor de Santore, que inclusive anulou seu próprio acórdão anteriormente proferido em 23 de abril de 2019, que encerrava a discussão sobre o Quinto Constitucional, iniciada em maio de 2017.

:: Estiagem

O déficit hídrico já ultrapassa 700 milímetros neste ano em Santa Catarina e a escassez de chuvas volta a preocupar a produção agropecuária no Estado. O alerta é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) ao citar o desabastecimento das propriedades rurais e os prejuízos nas lavouras de milho como principais

FOTO: Solon Soares/Agência AL

:: Poço sem fundo

O Tribunal Especial de Julgamento realiza nesta sexta-feira (23) a discussão e votação do relatório referente ao pedido de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice Daniela Reinehr (sem partido) no caso do reajuste salarial dos procuradores do Estado. A sessão começará às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Conforme o roteiro de julgamento aprovado pelo tribunal, após a sessão ser aberta pelo presidente do colegiado, desembargador Ricardo Roesler, haverá a leitura do parecer do deputado Kennedy Nunes (PSD), entregue no dia 7 de outubro e publicado no Diário Oficial da Assembleia no dia 8. Em seguida, os advogados do autor da denúncia, do governador e da vice poderão se manifestar, por quinze minutos cada. Após a manifestação dos advogados, o relator vai apresentar seu voto, recomendando se a denúncia deve ser deliberada pelo tribunal do impeachment ou se deve ser arquivada. Depois da leitura do voto, os demais julgadores passarão à discussão sobre o parecer. Nesta etapa da sessão, se algum julgador considerar que são necessários mais esclarecimentos com relação ao voto do relator, poderá ser concedida vista do parecer, para todos os membros do tribunal, pelo prazo de cinco dias. Com isso, a votação do relatório seria adiada para outra sessão, cuja data será marcada pelo presidente do tribunal. Encerrada a discussão, caso não haja necessidade de esclarecimentos sobre o voto do relator, os deputados e desembargadores passarão à votação do relatório. Para ser aprovado, o documento necessita dos votos favoráveis da maioria simples (seis votos) dos membros do tribunal. Se o relatório de Kennedy Nunes recomendar o acatamento da denúncia contra Moisés e Daniela e for aprovado pelo tribunal, governador e vice serão intimados do resultado, imediatamente afastados dos cargos por até 180 dias e perderão 1/3 dos vencimentos, que serão devolvidos em caso de absolvição. O primeiro na linha sucessória do Estado, o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), também será notificado para que possa assumir interinamente a chefia do Poder Executivo. O acatamento da denúncia implicará, também, no julgamento de Moisés e Daniela por crime de responsabilidade, que poderá leva-los à perda definitiva dos cargos, em caso de condenação. Caso o relatório de Kennedy Nunes recomende o arquivamento da denúncia, ou um eventual parecer que recomende o acatamento da denúncia seja rejeitado pelo tribunal, o caso será encerrado e arquivado.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br Redação: 3344.8607 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas:

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


Ano XXIII - edição 960 - 23 de outubro de 2020 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

3

Fiesc lança plataforma para incentivar participação de empresas no mercado internacional Na quarta-feira (21), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançou sua plataforma de internacionalização. O serviço está disponível no site da entidade e tem como objetivo incentivar e auxiliar as empresas catarinenses a ingressarem no mercado internacional, com foco em importações e exportações. Um dos destaques da plataforma é a avaliação de maturidade, onde cada empresa é classificada conforme a sua aptidão para atuar no comércio exterior. Posteriormente, a Fiesc elabora um plano de ações personalizado, explicando quais os passos que as indústrias precisam seguir para iniciar ou incrementar sua atuação internacional. “O objetivo é justamente auxiliar as empresas a entrarem neste mercado internacional. Nós queremos atender as necessidades de cada um, por isso este plano é feito de forma personalizada. Santa Catarina tem uma indústria diversificada, com participação importante no comércio internacional e tem potencial para mais”, destacou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

Outro serviço oferecido é o ‘internacionalize agora’, que contém informações sobre os processos de exportação e importação e os benefícios que isso pode acarretar para as empresas, além de concentrar um mapa com oportunidades de parceiros comerciais e uma agenda de eventos sobre o setor. Segundo a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa ‘Maitê’ Bustamante, a plataforma deve ter novos serviços em breve. “A plataforma é uma obra inacabada, pois é uma tecnologia que vai se adaptando conforme as necessidades e oportunidades vão aparecendo”, explicou Maitê.

Importância da internacionalização

Durante o lançamento da plataforma os empresários também ressaltaram a importância para as empresas de ingressarem no mercado internacional. Segundo o presidente da Fiesc, o momento atual é de grandes oportunidades para o Estado. “O mercado internacional está buscando substituir parte das importações

asiáticas e Santa Catarina pode aproveitar esse momento e ser esta opção”, ressaltou Aguiar. Já Maitê destacou que quando uma empresa se internacionaliza, toda sua cadeia de produção acaba se envol-

vendo no processo. “O industrial precisa reconhecer que faz parte de uma cadeia de valor agregado. Então muitos membros dessa cadeia acabam se tornando importadores e exportadores indiretos”, afirmou.

Portonave anuncia novo serviço para a América Central A Portonave conquistou uma nova rota de navios. Vai atracar no Porto de Navegantes, na madrugada de 24 de outubro, o navio Mandalay, que faz parte do serviço BRASEX II. Com destino à América Central e Caribe, a linha é do armador CMA CGM, que tem sede na França. O novo serviço terá frequência semanal, com única escala no Sul do país na Portonave. A rota compreende os portos de Kingston (Jamaica), Port of Spain (Trinidade e Tobago), Vitória, Santos, Navegantes, Vila do Conde, Caucedo (República Dominicana) e San Juan (Porto Rico). Vale destacar que Kingston tem função de hub port com conexões para Ásia, Europa e América do Norte. Este novo serviço contará com cinco navios dedicados. As embarcações têm cerca de 189m de comprimento por 30,4m de largura (boca) e capacidade para 2.300 TEUs (unidade que representa um contêiner de 20 pés). Nesta linha, as principais cargas para exportação são madeira, alimentos e cerâmica. Para importação, as principais cargas são plásticos e seus derivados, produtos químicos e alumínio e derivados. Com este serviço, o Terminal de Navegantes soma nove linhas para cinco continentes.

Santa Catarina divulga planos para barco brasileiro na The Ocean Race A cidade de Itajaí (Santa Catarina), única parada da América Latina na Regata The Ocean Race, deve projetar um barco nacional na edição 2022/23 da volta ao mundo. A empresa SC Brasil Esporte Náutico inscreveu um veleiro brasileiro na competição. A divulgação oficial e mais detalhes sobre o barco SC Brasil Race Team na The Ocean Race serão apresentados no dia 10 de novembro, em Itajaí. Integrantes da organização da regata virão de Alicante, na Espanha, para o anúncio, além do velejador Joca Signorini, que foi uma das peças chave na histórica campanha do Brasil 1 em 2005/06. Os idealizadores do barco programam mais apresentações em cidades catarinenses nos dias 11/11, em Joinville, 12/11 em Florianópolis e 13/11 em Criciúma. O objetivo do SC Brasil Race Team na The Ocean Race vai apresentar a iniciativa para o mercado em novembro, e se iniciam os demais desdobramentos, tais como projeto do barco, equipe, logística e patrocinadores, entre outras ações envolvendo o projeto brasileiro O Brasil só participou com um barco na edição 2005/06 com o Brasil 1, capitaneado pelo bicampeão olímpico Torben Grael.


4

Ano XXIII - edição 960 - 23 de outubro de 2020 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Boletim da região da AMFRI Atualização do número de casos confirmados da Covid-19 nos municípios da AMFRI. As informações são atualizadas com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde. O Estado de Santa Catarina soma 238.833 casos, 227.644 curados e 2.998 óbitos, segundo boletim divulgado nesta

quarta-feira (21). A região da AMFRI soma 28.363 casos e 474 óbitos até o momento da divulgação deste boletim e soma 27.002 curados que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas. No entanto, a contagem dos casos confirmados é acumulativa para fins estatísticos.

Covid: SC tem 10 regiões em risco alto e seis em risco grave Boletim atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na quinta-feira (22) mostra que Santa Catarina tem 10 regiões em risco alto (amarelo) e seis em risco grave (laranja). Nenhuma região está em risco gravíssimo (vermelho) ou moderado (azul). Estão em risco grave (laranja) a Grande Florianópolis, Laguna, Extremo-Sul, Alto Uruguai Catarinense, Extremo-Oeste e Planalto Norte.Estão em risco alto (amarelo) Oeste, Xanxerê, Meio-Oeste, Alto Vale do Rio do Peixe, Serra, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Nordeste e Carbonífera. A situação melhorou em relação à última semana, quando o Estado registrava 12 regiões em risco grave (laranja) e quatro em risco alto (amarelo).

Alertas

O boletim traz alerta para a região Extremo-Oeste, pelo aumento no número de óbitos. A mortalidade ultrapassou a marca de 2 por 100 mil habitantes e mostra que a pandemia está em expansão. Em relação aos casos, duas regiões estão em alerta: Extremo-Sul e Médio Vale do Itajaí. Nessas duas áreas a SES verificou aumento do número de casos da doença, entre confirmados e ativos. Dez das 16 regiões de Saúde tiveram nota negativa em relação ao monitoramento do avanço da doença. Isso significa que o controle dos casos ativos não é o ideal e as equipes têm dificuldade de acompanhamento.

Atenção itajaienses! Supermercado Brasil Atacadista abre 188 vagas na Praia Brava (Av. Osvaldo Reis)! Veja as vagas disponíveis! Início das atividades previsto para segunda quinzena de novembro. Mas não durma no ponto! Seleção de equipe já em andamento!

Divulgação Internet

Supermercado abre 188 vagas em Itajaí

São 188 vagas disponíveis, sendo: 101 operador comercial (caixa) 12 repositor de produtos hortifruti 10 auxiliar de açougue 10 operador de perecíveis (frios) 07 operador de empilhadeira 04 promotor de vendas 03 vendedor comercial 02 fiscal de caixa 02 repositor de produtos ENCAMINHAMENTOS EXCLUSIVAMENTE POR *E-MAIL*! QUEM NÃO É CADASTRADO NO BALCÃO DE EMPREGOS: Acesse o site https://empregos.itajai. sc.gov.br e clique no botão “FAÇA SEU

CADASTRO NO BALCÃO DE EMPREGOS PARA PODER SOLICITAR ENCAMINHAMENTO” Depois desse cadastramento, o interessado deve enviar e-mail para *encaminhamento@itajai.sc.gov.br*, informando obrigatoriamente o seu CPF e o código de vaga. Se a pessoa enviar o e-mail sem ter se cadastrado anteriormente, não será possível solicitar o encaminhamento. Com o encaminhamento em mãos, o interessado poderá entrar em contato com a empresa contratante. Vale lembrar que as regras sobre a apresentação e seleção dos candidatos são definidas pela empresa e não pelo Balcão de Empregos.

Fort Atacadista realiza feirão de empregos em Navegantes São 180 vagas abertas para a loja que inaugura na cidade ainda neste ano Na próxima semana, do dia 26/10 (segunda-feira) até o dia 29 (quinta), o Fort Atacadista promove um Feirão de Empregos na cidade de Navegantes, no litoral norte de SC. A seletiva será na Comunidade São João Apóstolo Evangelista (Rua Erna Gaya, 374 - Centro), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, com o objetivo de preencher 180 vagas abertas para a loja que a rede Fort inaugura na cidade ainda neste ano (sem data confirmada, mas prevista para o mês de dezembro). Os interessados devem compare-

cer presencialmente com currículo impresso, documento com foto e utilizando máscara de proteção. Para todas as vagas é necessário Ensino Médio completo e ser maior de 18 anos. Vagas disponíveis: - Repositores; - Técnico em carnes; - Atendente de açougue; - Técnico de manutenção; - Operador de caixa; - Auxiliar de carga e descarga; - Auxiliar de abastecimento noturno; - Auxiliar de perecíveis (congelados, F.L.V.); - Técnico de segurança do trabalho. Todas as oportunidades também estão disponíveis para PCD.


Ano XXIII - edição 960 - 23 de outubro de 2020

UTILIDADE PÚBLICA

Barragem do Semasa: conserto perto do fim Na tarde da quinta-feira (22), a equipe de mergulhadores, contratada pelo Semasa, posicionou a prancha metálica no fundo da barragem para impedir a entrada da cunha salina. A estrutura metálica de quatro toneladas, oito metros de comprimento e quatro metros de largura fechou o vão detectado no dia 13 de outubro e que permitiu a entrada da maré até o ponto de captação de água.

Locais de abastecimento de água em Itajaí

O abastecimento de água potável para a população de Itajaí já atingiu 1 milhão de litros distribuídos desde o último domingo. Na tarde desta quinta-feira, 18 pontos estão ativos para entrega gratuita da água, sem limite por pessoa É preciso levar recipientes, como galões e garrafas. Novas atualizações dos pontos de distribuição continuarão sendo publicadas até a normalização da situação. Acompanhe em nosso site www.semasaitajai.com.br a lista atualizada.

Semasa realiza ressarcimentos de resistências e chuveiros O atendimento do Semasa adotou medidas especiais para lidar com os efeitos do desastre ocorrido na barragem de contenção da cunha salina. Os novos procedimentos visam agilizar o ressarcimento de danos causados pela salinidade. No caso de chuveiros que sofreram queima de resistência, o cliente deve enviar foto da peça estragada, mostrando claramente o dano, ou trazê-la presencialmente, para que a equipe do Semasa registre as imagens. Também são necessárias fotos ou cópias da nota fiscal da compra da nova resistência, com número e data legíveis, e dos documentos pessoais do consumidor, incluindo o número do CPF. Nos casos de outros equipamentos comprometidos, como chuveiros, também é preciso trazer laudo técnico que indique que o dano ocorrido foi causado diretamente pela água salgada. O custo

de elaboração do laudo pode ser incluído no cálculo da indenização. Como regra geral, o ressarcimento é feito por meio de desconto na fatura de água. Em casos específicos justificados, como o de condomínios com hidrômetro único para todas as unidades, pode ser realizado o crédito em conta corrente. Caso o cliente não tenha condições de comprar antecipadamente o produto para reposição, pode ser aceito orçamento. O ressarcimento será calculado com base em equipamento idêntico ou similar ao estragado. Se optar por adquirir um novo aparelho mais caro, o cliente deve pagar a diferença. Até o fechamento desta matéria, 134 pedidos de ressarcimento foram registrados e encaminhados. Mais informações nos telefones 115, 0800 645 0195 ou 3344-9000 ou pelo whatsapp no número (47) 99261-3492.

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

5

 E.B. Ariribá: Rua Suécia, 570, Praia Brava.  E.B. Gaspar da Costa Moraes: Avenida Osvaldo Reis, 54, Fazenda.  Posto de Saúde Rio Bonito: Rua Chapecó, São Vicente.  Escola Básica Mansueto Três: Rua Porto União, 155, Bambuzal, São Vicente.  E.B. Professora Maria Dutra Gomes: Rua Jacob Ardigó, Dom Bosco.  Grupo Escolar Carlos de Paula Seara: Rua Pedro José João, 237, Nossa Senhora das Graças.  C.E.I. Professora Maria do Carmo Espíndola: Rua Vereador José Carlos Mendonça, Ressacada.

 CEDIN Emílio Gazaniga Júnior: Rua das Hortências, 184, Cidade Nova.  E.E.B Arnaldo Brandão: Rua Leodegário Pedro da Silva, 633, Imarui.  CEC de Cordeiros: Rua Dr. Reinaldo Schmithausen, 1966, Cordeiros.  CEI Vereador Otávio Cesário Pereira: Rua Jose Luiz Marcelino, 1162, Murta, Cordeiros.  Escola Básica João Paulo II (fundos): Rua Vereador Nestor dos Santos, Cordeiros.  C.E.I. Diva Vieira Abrantes: Augusto Cugnier, 456, Santa Regina.  Loteamento São Francisco: Santa Regina.  E.B. Padre José de Anchieta: Rua João Thomaz Pinto, 1567, Canhanduba. - Mercado Público: Rua Felix Busso Asseburg, 25, Centro. Caminhões-pipa das 7h às 23h  Colégio Pedro Rizzi: Rua Agílio Cunha, 812, Cidade Nova.  C.E.I. Maria da Glória Stringari: Rua Francisca Casas Ramos, 78, Portal II. O Semasa atende 24h pelos telefones 0800 645 0195, 115 e 3344 9000. Whatsapp 47 99261 3492.

Comunicação: Perda de Documentos Eu, Giana Cervi, brasileira, portadora do RG 3.530.571, inscrita no CPF 016.171.479-07, comunico para os devidos fins, que o diploma em meu nome de Mestre em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, foi extraviado, razão pela qual estou solicitando a expedição da 2ª via.


6

Ano XXIII - edição 960 - 23 de outubro de 2020 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

neidefestas@matrix.com.br

Neide Uriarte

(47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

Aniversário de Raíssa Pizzatto

Campanha do Outubro Rosa 2020 no Itamirim Clube de Campo

A jovem Raíssa Pizzatto comemorou aniversário no dia 12 de outubro e reuniu familiares e amigos, para um almoço em sua residência em Camboriú. Ela é filha de Camila e Richart Pizzatto e irmã de João Carlos Pizzatto Neto. Parabéns, Raíssa! Feliz Aniversário! Que você continue esta jovem estudiosa, educada e alegre!

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí agradece ao Presidente do Itamirim Clube de Campo, Cláudio Ribeiro Werner e Diretoria, por terem abraçado mais um ano, esta campanha tão importante, em pról da saúde da mulher. As funcionárias e esposas dos diretores, junto do Presidente fizeram o lançamento oficial da campanha no clube, na última quinta-feira, dia 15 de outubro de 2020.

Aniversário de Casamento de: Juliana Reis Patino e Francisco

Um abraço especial aos amigos Juliana Reis Patino e Francisco Patino, que comemoraram 24 anos de casamento, no dia 11 de outubro. “Bodas de Opala”. A palavra “opala” significa “pedra preciosa”, essa pedra além de preciosa, é muito atraente e possui uma variação de cores, para cada ângulo que você vê. Aos 24 anos de casamento, o casal vê como sua união é preciosa e também vê todo brilho e cores do amor, que viveram e vão viver a cada ano! Parabéns aos “Noivos de Opala”! Que Deus continue abençoando e protegendo o casal e seus filhos: Rafael e Eduarda!

Parabéns, Josué Felicidades ao querido Josué que completa muitos anos de vida nesta sexta-feira dia 23. Parabéns com carinho enorme da sua família!!!

Aniversário de Benjamin Bellini Morastoni

Dedico a coluna desta semana ao querido e amado Benjamin Bellini Morastoni, que comemorou aniversário no dia 20 de outubro. Ele é filho de Keity Bellini Morastoni e Lucas Morastoni. Parabéns, Benjamin! Feliz Aniversário! Que o Papai do Céu lhe abençoe e proteja sempre! Beijinhos com amor e carinho da amiga: Tia Neide.

Aniversário de Enrico Vieira Locatelli

Parabéns ao Enrico Vieira Locatelli, que comemorou 6 anos de vida, no dia 20 de outubro. A comemoração foi realizada no último sábado, na residência dos avós paternos: Cynthia e Nei Locatelli. Enrico é filho de Luísa Uriarte Vieira Locatelli e Leonardo Michelin Locatelli. Parabéns, Enrico! Feliz Aniversário! Que o Menino Jesus lhe conceda sempre muita saúde, amor, paz e alegrias!


Ano XXIII - edição 960 - 23 de outubro de 2020 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

7


8

Ano XXIII - edição 960 - 23 de outubro de 2020 WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Dados do 11º Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, divulgado na quarta-feira, 21, trazem um alerta para um novo período de estiagem em várias regiões, caso não normalize as condições de chuva, onde já ocorrem baixos volumes no Estado, principalmente nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Vale do Itajaí. Nestas áreas, os acumulados ficaram abaixo dos 30 mm de maneira geral. Apenas na região do Extremo Oeste, próximo ao Paraná, os volumes ultrapassaram os 30 mm. A passagem de frentes frias oceânicas e atuação de áreas de instabilidade provocaram acumulados mais significativos nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, que ficaram entre 40 e 80 mm, com pontuais acima dos 100 mm.

Situação de atenção

Pelo segundo boletim seguido houve aumento no número de cidades registrando problemas com o abastecimento. Na comparação com o Boletim do início de setembro houve um aumento de 26 municípios em situação de atenção; aumento de mais um em situação de alerta e mais cinco cidades em situação crítica, concentrados principalmente na região Oeste e Planalto Central do Estado. Em relação aos dados do Boletim anterior, foi possível verificar também que o número de municípios considerados dentro da normalidade reduziu de 211 para 156 municípios. Portanto, 85 (32%) estão em estado de atenção, 12 (5%) em alerta e nove (3%) em estado crítico. Dentre os 295 municípios catarinenses, 262 (89%), responderam os questionários para avaliação e monitoramento. Os dados reforçam para que o Estado continue o monitoramento constante das condições hidrológicas

Foto: Divulgação/ Epagri

Boletim Hídrico traz situação de alerta para estiagem em regiões do Estado

que já registram um longo período sem precipitação desde junho do ano passado. O Boletim Hidrometeorológico Integrado é um estudo quinzenal, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e outras agências reguladoras do Estado. O documento tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica no Estado e traz informações atualizadas, divulgadas nos sites das respectivas instituições, com a finalidade de compartilhar informações das condições hidrológicas dos rios catarinenses, bem como os impactos no abastecimento das cidades.

Abaixo da média

Um dos pontos que chama atenção no Boletim é

que outubro é um dos meses mais chuvosos do ano em Santa Catarina. Porém, o 11º relatório alerta que até o dia 19 deste mês, a precipitação ficou abaixo da média em todas as regiões. A distribuição da chuva no mês de outubro continua irregular, com o Estado apresentando em média 70% de dias sem chuva superior a 1mm. Contudo, a previsão indica que a próxima semana pode ser um pouco mais úmida, resultando em melhoras nesse indicador. No Oeste, são esperados entre 190 e 250 mm, porém os valores estão entre 120 e 200 mm abaixo da média. No Meio Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Sul, os volumes estão abaixo dos 120 e 160 mm. Nas demais regiões, abaixo dos 40 a 120 mm, de maneira geral. O diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Executiva do Meio Ambiente (SEMA), que integra a SDE, Leonardo Porto Ferreira, explica que para caracterizar a estiagem em Santa Catarina, utiliza-se o critério da SEDEC/MI, onde a estiagem é definida a partir da redução da precipitação para 60% em relação às normais climatológicas mensais. De acordo com os dados apresentados no Boletim, nestes 19 primeiros dias de outubro, não choveu nem 20% do esperado para o mês na maior parte do Estado. “Se não chover nos próximos dias e meses que deveriam ser de recarga, liga um alerta bem importante sobre a situação que enfrentaremos nos meses mais secos – abril/ maio/junho - do ano que vem. Uma das explicações para essa baixa precipitação é o evento global La Niña, que é responsável pelo esfriamento das águas do Oceano Pacífico e modifica o clima em determinado período, resultando, normalmente, em chuvas acima da média no Nordeste brasileiro e seca no Sul do país”, explica.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 23 Outubro 2020  

Jornal dos Bairros - 23 Outubro 2020

Jornal dos Bairros - 23 Outubro 2020  

Jornal dos Bairros - 23 Outubro 2020

Profile for bteditora
Advertisement