Page 1

Feito para todas as classes

Itajaí, 15 de março de 2019 | Ano XXIII | N° 891

Munícipio investe mais de R$ 300 milhões em Saúde

Guarda Municipal é realidade em Itajaí

Pag 04

Balneário Camboriú realiza parceria inédita em segurança pública

Pag 04


2

Política

Ano XXIII - edição 891 - 15 de março de 2019

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

em todo o município. Foram oito ações na área de Habitação, com destaque para a redução do déficit habitacional com efetivação e revisão do Plano Local de Habitação e Interesse Social, conclusão dos projetos habitacionais que estavam parados e em andamento, integração urbana dos assentamentos precários e reurbanização e realocação de áreas de aglomerados.

:: Outras ações

Nos anos de 2017 e 2018 também foram realizadas ou estão em andamento sete ações na área portuária, cinco relacionadas a questão ambiental e cinco na área da Defesa Civil. No tópico segurança foram duas importantes ações – a criação do Conselho Comunitário de Segurança Pública e instituição da Guarda Municipal Armada. Na gestão administrativa destacam-se o fortalecimento e organização do Sistema Municipal de Planejamento, com foco nas ações do Plano Diretor Municipal e sua revisão; a reordenação da estrutura administrativa e a implementação da Lei Anticorrupção em todas as esferas da gestão pública.

:: Zona Eleitoral de Navegantes começa a funcionar em 60 dias

:: Missão quase cumprida

O prefeito Volnei Morastoni (MDB) chegou à metade de seu mandato com uma boa parcela das promessas de campanha cumpridas ou em andamento. O maior saldo está na área da saúde, com um total de 18 itens do plano de governo cumpridos e mais seis itens em andamento. Entre as principais realizações nesta área estão a ampliação das estratégias de saúde para praticamente todos os bairros, ampliação do quadro clínico com a contratação de médicos especialistas, credenciamento de mais leitos de UTI pelo SUS e a garantia de 8 horas de atendimento médico em unidades de saúde. Nos anos de 2017 e 2018 foi praticamente zerada a fila para exames e procedimentos de alta e média complexidade por meio de mutirões, além da ampliação do atendimento nas áreas de saúde bucal e exames laboratoriais. Também foram realizados investimentos na informatização de procedimentos e capacitação de servidores de praticamente todas as área da saúde.

:: Educação, Esporte, Cultura e Lazer Das 14 ações na área da educação, 13 realizadas e uma em andamento, ganham destaque a revisão da Lei da Fila Única, o que agregou mais agilidade na alocação de vagas na Rede Municipal de Ensino; compra de vagas na rede privada de Educação Infantil para amenizar a demanda reprimida e a implantação de novos e mais justos critérios de prioridades para as vagas nas creches municipais. Os servidores da educação também tiveram suas situações funcionais reavaliadas, foram contratados mãos especialistas para Educação Infantil e Ensino Fundamental e retomado e expandido o Programa Escola Aberta. Na área de Cultura foram 15 ações realizadas, com destaque para o resgate de eventos tradicionais no município, aumento do acesso da comunidade a programação cultural no centro e bairros, criação da feira semanal de cultura e o apoio e incentivo aos eventos religiosos. Na área de Esporte e Lazer, das 11 ações destacam-se o estímulo às categorias de base, ampliação do projeto Itajaí Ativo, incentivo à prática de esportes noturnos e ações específicas para portadores de necessidades especiais. Vale ainda mencionar o apoio às associações náuticas para formação de velejadores, aos Jogos Escolares de Itajaí, aos Jogos Abertos de Itajaí e às escolinhas de futebol de campo nos bairros.

:: Obras, Desenvolvimento Urbano, Saneamento Básico e Habitação

Das 10 grandes ações nas áreas de Obras, Desenvolvimento Urbano e Saneamento Básico ganham ênfase a continuidade da implementação do sistema de coleta de esgoto, desapropriações de imóveis para o novo projeto de mobilidade urbana, a reavaliação de todas as pontes da cidade e a continuidade do programa de pavimentação asfáltica nos bairros. Também foram revitalizados o Parque Náutico de Cordeiros, praças e parques

Navegantes, que hoje pertence a Zona Eleitoral de Itajaí, ganha zona própria. A promessa foi feita pelo presidente TRE, Ricardo Roesler, a comitiva formada pelo prefeito de Navegantes prefeito Emílio Vieira (PSDB), pelo juiz de direito da Comarca de Navegantes Daniel Lazzarin Coutinho, o presidente da Câmara, Valmir César Francisco (PSDB), e por demais vereadores, em audiência no TRE nesta semana. Na reunião ficou definido que os técnicos de engenharia do TRE irão averiguar um imóvel que será locado pela prefeitura para a instalação da zona. Além disso, o município vai fazer um convênio cedendo dois funcionários para serviço administrativo para, em um prazo de aproximadamente 60 dias, iniciar o funcionamento da Zona Eleitoral. Outra exigência do TRE é a cessão de uso de terreno e construção pelo município da sede própria da Zona Eleitoral de Navegantes, com a construção da parte estrutural concluída em até quatro anos.

:: Greve em Navegantes

Ao mesmo tempo em que comemora a nova Zona Eleitoral para Navegantes, o prefeito Emílio Vieira (PSDB) amarga uma greve do funcionalismo municipal. O sindicato dos trabalhadores afirma que o município vem descumprindo acordos e se nega a corrigir distorções salariais a curto prazo. A proposta prevê correção parcelada em 10 anos. Já a prefeitura alega que a folha de pagamento tem um custo anual de R$ 30 milhões e está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Portanto, não há como ceder. Cerca de 600 servidores aderiram ao movimento e foi mantido um efetivo mínimo de 30% de servidores trabalhando, em serviços essenciais. Mesmo assim, o atendimento à população está comprometido. Até o fechamento desta edição os servidores continuavam parados.

:: CPF passa a ser documento único para cidadão acessar informações e benefícios do governo

Publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira, 12, o Decreto 9.723/2019, que institui o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como instrumento documento único para cidadão acessar informações e benefícios do governo. O ato presidencial estabelece que os órgãos e as entidades da administração pública federal terão três meses para a adequação dos sistemas e procedimentos de atendimento ao cidadão e doze meses para consolidar os cadastros e as bases de dados a partir do número do CPF. A norma publicada na terça-feira promove ainda uma série de alterações na regulamentação da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, disposta em outros dois decretos, de 2016 e 2017. Além da determinação sobre o CPF, o texto atualizado confirma a dispensa - já definida na lei – do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no país perante órgãos públicos – e ratifica a Carta de Serviços ao Usuário, que tem por objetivo informar os serviços prestados pelo órgão ou pela entidade do Poder Executivo federal; as formas de acesso a serviços; os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público; e os serviços publicados no Portal de Serviços do Governo Federal.

Diretor: Carlos Bittencourt | carlos@bteditora.com.br Edição: Joca Baggio Reportagem: Matheus Petter | jornalismo@jornaldosbairros.tv Redação: 3344.8607 Diagramação: Solange Maria Pereira Alves (0005254/SC) solange@bteditora.com.br O Jornal do Bairros é uma publicação da empresa Letras Editora Ltda. (ME), com sede na Rua Anita Garibaldi, 425 Centro – Itajaí –SC. CNPJ: 03.334.705/0001-33 Telefone: (47) 3344.8600 Site: www.jornaldosbairros.tv

Colaboradora: Neide Uriarte

O Jornal dos Bairros não se responsabiliza pelos

Departamento Comercial: (47) 3344.8600

artigos assinados pelos seus colaboradores ou de

Circulação: Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e região.

matérias oriundas de assessorias de imprensa de

Fale conosco: Sugestão de temas, opiniões ou dúvidas: carlos@bteditora.com.br | jornalismo@jornaldosbairros.tv

órgãos oficiais ou empresas particulares.

Jornal filiado à Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina Rua Adolfo Melo, 38, Sala 901, Centro, Florianópolis, CEP 88.015-090 Fone (48) 3029.7001 e-mail: adjorisc@adjorisc.com.br


Ano XXIII - edição 891 - 15 de março de 2019

Economia WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Luciano Sena/Divulgação

Divulgação

Adiada mais uma vez a conclusão das obras do Porto Enquanto o estado dilata pela quinta vez o prazo para conclusão das obras, navios de maior tamanho excluem Itajaí e Navegantes de suas rotas A Secretaria de Estado da Infraestrutura dilatou mais uma vez o prazo de entrega das obras dos novos acessos ao Complexo Portuário do Itajaí. Enquanto isso os operadores portuários que atuam no Complexo padecem pela impossibilidade de operações com navios de tamanho superior aos 306 metros, que é a limitação operacional da atual infraestrutura aquaviária. Enquanto isso, armadores que operam no terminal de uso privado (TUP) Portonave, em Navegantes, aguardam o término da nova área de manobras para operarem navios maiores, que somente poderão atracar após a nova bacia de evolução ser considerada viável. O impacto dos atrasos só não é maior porque o consórcio que opera a linha Ásia no Porto de Itajaí está em fase de revisão, o que atrasou inclusão de navios maiores para atender a rota. Mesmo assim, a estimativa é que a APM Terminais, operadora do terminal, deixe de fazer mil movimentos por mês enquanto a obra não é concluída. O superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Marcelo Werner Salles, diz que as perdas não são apenas do Complexo Portuário, mas do comércio exterior catarinense como um todo. Além das obras contratadas pelo estado em execução pela Triunfo em Itajaí, outras estão atrasadas e algumas totalmente paradas.

Esta é a quinta vez que ocorre o adiamento da entrega das obras. A previsão inicial era de que a conclusão ocorresse em setembro do ano passado, depois novembro, passou para o final de janeiro e, posteriormente, a data limite havia sido estipulada para 28 de fevereiro e nenhum deles foi cumprido. Agora a SIE concedeu um aditivo até o final de março. Nos últimos meses, inclusive, o estado notificou a empresa várias vezes por atrasos.

Missão cumprida

Por outro lado, a Autoridade Portuária tem cumprido sua parte no acordo feito com a SIE. Salles garante que todas as providências que cabem à Superintendência do Porto de Itajaí estão com seus cronogramas em dia e sendo executadas. “Exemplos disso são a nova sinalização náutica, contratada e em implantação; as simulações e treinamento da praticagem estão em curso; a dragagem de manutenção, incluindo as novas áreas está em andamento e as compensações ambientais e dos pescadores estão em dia. O que nos cabe estamos cumprindo para atender a programação firmada”, diz Salles. “Estamos, inclusive, acompanhando e ajudando no que é possível para a conclusão das obras e mantendo a SIE diariamente informada mediante imagens do andamento da obra.”

Cai número de escalas com automóveis em Itajaí Caiu significativamente o número de escalas que trazem para a cidade os automóveis da General Motors (GM-Chevrolet) importados pelo Porto de Itajaí. De quatro escalas previstas inicialmente para os meses de janeiro e fevereiro, apenas duas ocorreram. A redução nas escalas é creditada à crise no setor automobilístico no Brasil, que, inclusive, fez com que a Ford anunciasse o fechamento da montadora em São Bernardo do Campo (SP). No entanto, segundo a Assessoria de Comunicação Social do Porto de Itajaí, a redução das escalas vem sendo compensada pelo aumento no número de veículos desembarcados. Procurada, a APM Terminals Itajaí alegou é a montadora que define o volume

a ser operados, de acordo com a oferta e demanda. No entanto, sabe-se que o contrato firmado entre o terminal e a montadora previa escalas quinzenais e uma movimentação de aproximadamente 40 mil veículos. Já o Porto de Itajaí confirmou a atracação do cargueiro Gral San Martin, às 6h desta sexta-feira, 15. No entanto, não informou o número de automóveis a ser desembarcado na cidade. Os veículos que chegam ao Porto de Itajaí, vindos de montadoras na Argentina, México e Estados Unidos e abastecem concessionárias no Sul e no Sudeste do país. São veículos de maio valor produzidos pela GM, como as SUV Equinox, Tracker e a linha Cruze.

3

ECONOMIA

:: Prêmio Empresa Cidadã

A ADVB/SC abriu inscrições de cases para a 21ª edição do Prêmio Empresa Cidadã, que homenageia as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. Poderão ser inscritos projetos nas áreas da Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural, no período de 11 de março a 17 de maio pelo site www.advbsc.com.br. Estão aptos a inscrever cases: empresas privadas, empresas de economia mista e fundações de caráter privado. Cada empresa ou instituição poderá inscrever um ou mais cases. Associados têm isenção da taxa de inscrição e, para não associados, o valor é de R$490. O período de avaliação dos projetos será de 17 de maio até 9 de junho e as empresas vencedoras serão conhecidas em 19 de junho. A cerimônia de premiação será realizada em 18 de julho, no Parque Vila Germânia, em Blumenau.

:: Ligação Navegantes x Blumenau

Os blumenauenses que precisam se deslocar até o aeroporto de Navegantes para viajar não precisam mais pedir carona até o litoral. A empresa de transporte Executivo passou a fazer o serviço de traslado para viagens de ida e volta. São 15 viagens de Blumenau a Navegantes, sempre com antecedência média de 2h15 à partida do voo. Para retorno a Blumenau são 19 horários, com início às 8h e, última partida às 23h59. Os ônibus estão combinados com os voos de quatro companhias aéreas: Avianca, Azul, Gol e Latam. O valor é de R$ 55 por pessoa o trecho, que pode ser de Blumenau para Navegantes ou de volta do aeroporto para a cidade.

:: Sitrapesca busca resolver impasses com relação a pesca da tainha

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca) Henrique Pereira a Brasília nesta semana para debater a safra da tainha 2019. Ele cumpriu uma ampla agenda na Capital na tentativa de buscar soluções para os impasses que vêm ocorrendo nas últimas safras de tainha em Santa Catarina. No entanto, até o fechamento da edição as informações repassadas pelo dirigente sindical não eram as melhores. Pereira diz que encontrou bastante resistência, principalmente nos órgãos ligados a questão ambiental. “Parece que querem descontar em nós o excesso de captura ocorrido no ano passado”, desabafa. A temporada da tainha tem início sempre em junho e é uma das safras mais importantes para a modalidade de cerco.


4

Geral

Ano XXIII - edição 891 - 15 de março de 2019

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Guardas Municipais são empossados em Itajaí 79 agentes vão atuar na segurança pública do município

O

prefeito Volnei Morastoni empossou na quarta-feira 79 agentes de segurança que compõem a Guarda Municipal de Itajaí. Agora os guardas municipais vão passar por um curso de trânsito nos próximos 40 dias e, após a qualificação, eles também estarão aptos para atuar neste setor. O grupo passará ainda por um período de adaptação para identificar os pontos críticos da segurança no município. Nesse período a Secretaria de Segurança dá andamento à autorização da Polícia Federal para o porte de armas de fogo, para que os guardas municipais iniciem efetivamente o trabalho nas ruas. “Concluímos mais uma etapa importante para concretizar o sonho da nossa população. Todos aguardam com muita expectativa a atuação da Guarda Municipal nos vários pontos da nossa cidade. Nosso objetivo é oferecer mais segurança aos cidadãos”, ressalta Morastoni. “Visamos trazer ainda mais segurança para a cidade, queremos estabelecer essa união, essa conexão entre a sociedade e a segurança

PMI/Divulgação

Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições, havia 17 mil candidatos interessados e mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção. O processo de seleção foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação. Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade do curso teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais e com uma carga horária total de 850h. Neste ano, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.

pública”, reforça a guarda municipal Nayara Capilé.

A formação da Guarda Municipal

O projeto da formação da guarda municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança no Gabinete de Gestão Integrada

Forças de segurança se unem para tornar Balneário Camboriú a mais segura do país to fazem parte das ações de curto prazo, bem como a elaboração de um calendário de operações conjuntas, ainda em março. Outras ações começam a ser implementadas no mês que vem, quando a Polícia

Militar assinará convênio que amplia a atuação na fiscalização de bares, com poder de interdição imediata. A PM também passará a atuar na fiscalização de áreas invadidas, o que deve aumentar o rigor

PUBLICAÇÕES LEGAIS E EDITAIS Faça sua cotação.

PMBC/Divulgação

Foi assinado na quarta-feira, 13, um acordo de cooperação técnica para integração das forças de segurança de Balneário Camboriú. Farão parte da ação o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Segurança, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias e o Conselho de Segurança (CONSEG) da cidade. A parceria é inédita em Santa Catarina e o plano engloba 16 metas, a serem alcançadas ao longo de um ano, e investimento de R$ 10 milhões em novas tecnologias, como a transmissão de dados e novas câmeras, e também em cursos de capacitação. O objetivo final é melhorar os índices de Balneário Camboriú em rankings de segurança nacionais São ações de curto, médio e longo prazos, que incluem desde a unificação das centrais de atendimento de emergência da Guarda Municipal e da Polícia Militar, até a ampliação e compartilhamento do monitoramento por câmeras. Cursos integrados de capacitação e aperfeiçoamen-

no controle a ocupações, especialmente com a chegada do helicóptero Águia 7. A aeronave foi adquirida com recursos provenientes de acordo ambiental. O prefeito Fabrício Oliveira defende que o convênio assinado é despido de vaidade institucional. “A nossa união pode transformar Balneário Camboriú na cidade mais segura do Brasil. Hoje, unimos os investimentos em segurança, experiência e credibilidade de cada instituição aqui representada para avançarmos no combate à criminalidade e melhorar nossos índices de Segurança Pública”, diz o prefeito. “A ideia foi pensar a Segurança Pública de forma coletiva. Com reuniões mensais, iremos organizar, planejar e executar estratégias para prevenção ao crime, unindo as forças de segurança do município. Para que esse grupo fosse algo mais plausível, desenvolvemos metas de curto, médio e longo prazo”, promete o secretário de Segurança, David Queiroz.


Ano XXIII - edição 891 - 15 de março de 2019

5

Geral WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Município de Itajaí investiu mais de R$ 300 milhões em Saúde em 2018 Balanço financeiro foi apresentado na Câmara de Vereadores PMI/Divulgação

Quase R$ 303 milhões investidos em Saúde. Esse foi o montante que o Município de Itajaí destinou para a área no ano passado. O dado faz parte do Relatório Quadrimestral, que foi apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde durante audiência pública na Câmara de Vereadores. O balanço financeiro da Secretaria mostrou que Itajaí investiu, somente com recursos próprios, 21,57% das receitas arrecadadas em 2018 na área da Saúde. Isso representa quase R$ 166 milhões – um aumento de 9% em relação ao que foi investido em 2017. Desse total, 75% foram destinados para Atenção Básica. Somando os recursos repassados pelos Governos Federal e Estadual, o município aplicou em Saúde aproximadamente R$ 302,9 milhões. Do montante, quase 54% são recursos próprios, 42,8% foram repassados pela União e apenas 3,16% foram destinados pelo Estado para a cidade.

Indicadores alcançados

Além do balanço financeiro, o relatório quadrimestral também divulgou informações sobre indicadores de saúde, audito-

rias realizadas e a oferta de serviços pelo SUS. Para o ano passado, foram pactuados 23 indicadores na área da saúde. Itajaí conseguiu alcançar a meta em 15 deles, sendo que seis chegaram bem próximo do objetivo estipulado, demonstrando o comprometimento da gestão municipal com as metas estabelecidas. Os destaques positivos entre os indicadores foram a redução de casos de sífilis congênita e de novos casos de AIDS em crianças, redução de gravidez na adolescência, superação da meta de vacinação infantil, 100% de cobertura de Atenção Básica, 100% dos ciclos de visitação para controle do Aedes aegypti atingidos, entre outros. “O relatório quadrimestral é um instrumento de prestação de contas à sociedade e de monitoramento da situação da saúde pela gestão municipal. Foi muito positiva a participação do Comusa, da comunidade e dos servidores na audiência, fazendo questionamentos e nos auxiliando na melhoria da Saúde de Itajaí”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Ações

A Secretaria ainda divulgou as ações especiais realizadas em 2018. Entre elas: campanhas de conscientização, concurso público e chamamento de mais profissionais, normatização da assistência far-

macêutica e total investido na compra de medicamentos, revitalização de unidades de saúde, mutirão de exames e cirurgias, apoio aos hospitais da cidade, aquisição de novos veículos para a Atenção Básica, entre outras.

Itajaí terá novo Dia D de vacinação contra a febre amarela neste sábado (16) Unidades de saúde abrirão das 8h às 17h, exclusivamente para imunizar a população Para ampliar a cobertura vacinal contra a febre amarela, Itajaí realiza neste sábado (16) mais um Dia D de vacinação. As unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, exclusivamente para imunizar a população. Somente em 2019, já foram

aplicadas 21.260 doses da vacina contra a febre amarela na cidade – 53% do público-alvo. Todas as pessoas de nove meses até 59 anos, que nunca tomaram a vacina, devem ser imunizadas contra febre amarela. A ação foi definida pela Secretaria da Saúde com o objetivo de

dar uma nova oportunidade para quem ainda não conseguiu ir até uma unidade de saúde durante a semana fazer a vacina. Desde o ano passado Santa Catarina se tornou área com recomendação da vacina da febre amarela. A dose única é

oferecida nas unidades de saúde durante todo o ano. A aplicação deve ser feita, pelo menos, 10 dias antes do deslocamento para regiões onde é recomendada a vacina. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica.

Saúde de Balneário Camboriú oferece novo método de prevenção ao HIV PMBC/Divulgação

Desde a quarta-feira, 13, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS) de Balneário Camboriú oferecem à população mais um método de prevenção ao HIV, vírus causador da AIDS. A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), como é chamada, é uma das oito ações combinadas de prevenção e deve ser empregada antes da pessoa ter contato com o vírus, por meio de comprimidos. Trata-se da combinação de duas medicações (tenofovir + entricitabina) que tem a capacidade de reduzir o risco do vírus se instalar no organismo. Para que o tratamento dê certo, a pessoa deve tomar os comprimidos todos os dias. Vale lembrar que a PrEP não previne outros tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), então deve ser combinada com outras formas de prevenção, como o uso de preservativo. A PrEP é recomendada para quem tem mais chan-

ces de contrair o HIV, como pessoas que costumam ter relações sexuais desprotegidas, apresentam episódios frequentes de IST’s ou fazem uso repetido da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). A recomendação é procurar um médico antes de iniciar o tratamento.

Declaração de Paris Balneário Camboriú assinou, em 2018, a Declaração de Paris, que tem como objetivo de atingir as metas 90-90-90 até 2020: 90% das pessoas que vivem com HIV sabendo que têm o vírus; 90% das pessoas diagnosticadas com HIV recebendo tratamento; e 90% das pessoas em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável, de acordo com a declaração. Por isso, ações de prevenção na cidade são importantes para a contribuição e o fomento do compromisso de mobilização de recursos da saúde pública para a causa.


6

Geral

Ano XXIII - edição 891 - 15 de março de 2019

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Imóvel é demolido para nova ligação do bairro Cordeiros com a BR-101 Obras de drenagem e prolongamento de ruas serão realizadas por R$ 2 milhões

A

demolição de uma casa na rua Enedina D’Ávila Ferreira na manhã da quarta-feira, 13, marca o início de uma nova ligação do bairro Cordeiros com a BR-101. As ruas Osvaldo Cruz

e Rosa Orsi Dalçóquio se ligarão para garantir um novo acesso à rodovia federal. Mais do que o prolongamento viário, a Secretaria Municipal de

Obras irá interligar a rede de macrodrenagem da rua Osvaldo Cruz com a tubulação das ruas Arnaldo Emílio Dalçóquio e Rosa Orsi Dalçóquio. As galerias serão estendidas na continuação da rua para solucionar os constantes alagamentos na região das marginais da BR-101. A obra está orçada em R$ 2 milhões, mais os custos das desapropriações, com recursos do Município de Itajaí. “Itajaí não para. É uma cidade em movimento. Estamos na construção de um novo momento na mobilidade urbana de nossa cidade”, destaca o prefeito Volnei Morastoni. Para o secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, a obra atende aos pedidos da população em mobilidade e soluciona os problemas de cheias e alagamentos. “Vamos prolongar a rua e a galeria de drenagem da Osvaldo Cruz. Com isso, ganhamos em mobilidade com uma nova rota e sem alagamentos nessas vias em dias de muita chuva”, avalia o secretário. O último passo antes de iniciar as obras é a desapropriação de mais um terreno. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a drenagem e a nova via estarão concluídas em até um ano.

Navegantes investe R$ 19 milhões em infraestrutura O secretário de Governo de Navegantes, Rodrigo Meirinho Morimoto, apresentou ontem, 14, ao legislativo o Plano de Investimento no valor de R$ 19 milhões, em recursos do Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, tendo a Caixa Econômica Federal como agente repassador, para obras de qualificação viária no município. O projeto prevê a estruturação da malha viária municipal ao longo de toda a extensão da Beira Rio, já que o local representa um importante eixo estruturante do município, composto pelas Ruas João Gazaniga, Orlando Ferreira, José Francisco Laurindo e Rua Itajaí, ligando o bairro Machados até a divisa do São Domingos com o Centro. “Precisamos da aprovação destes recursos pelos vereadores, pois a melhoria da qualidade dessa infraestrutura vai garantir uma mobilidade urbana que visa acessibilidade para todos os serviços e que, assegura a segurança dos seus usuários e a revitalização do espaço público”, informa o secretário. O prefeito Emílio Vieira explica que este projeto de 19 milhões faz parte de um pacote de investimentos, em torno de 40 milhões, que o município necessita, mas que por orientação da própria Caixa, cada seguimento tem que ter uma lei autorizativa específica para ser analisado e liberado.


Ano XXIII - edição 891 - 15 de março de 2019

Social WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Neide Uriarte Agradecimentos especiais Quero agradecer a todos os amigos e leitores da minha Coluna no Jornal dos Bairros pelas maravilhosas mensagens de aniversário que recebi na terça-feira, 12. Fiquei feliz e emocionada com cada gesto de carinho recebido. São essas coisas que realmente valem a pena na vida de qualquer pessoa: o reconhecimento, o respeito e a gratidão pelo nosso trabalho. O meu abraço fraterno a todos vocês, que tornaram esta data ainda mais especial e inesquecível.

7

neidefestas@matrix.com.br (47)9977.2390 Neide Pasold Uriarte

24° Jantar em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Foi mais uma edição de muito sucesso e prestígio o jantar em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizado na última segunda-feira, 08, na Churrascaria Vieira Grill. A promoção foi das voluntárias da Associação do Câncer Amor Próprio, em parceria com as voluntárias do Parque Dom Bosco. Foi uma noite especial e emocionante, que já faz parte do calendário de eventos beneficentes do nosso município. E já foi dada a largada para os preparativos da 25ª edição, no ano que vem.

Aniversário de Lucas Morastoni

Um grande abraço ao Lucas Morastoni, aniversariante do dia 11 de março: Parabéns e muitas felicidades, paz, saúde, amor e prosperidade. O melhor presente de aniversário do Lucas foi a confirmação da gravidez da sua esposa, Keity Bellini Morastoni, que trará um irmão ou irmã para o lindo Benjamin Bellini Morastoni.

Parabéns Glorinha!

Quem comemorou aniversário nesta semana foi nossa querida Glorinha – Maria da Glória Oliveira – que por muito anos trabalho ao lado de Jandir Bellini em seu gabinete. Ela recebeu amigas e familiares para comemorar a data na Confeitaria Colonial.

Cantinho da Saudade: Lorenzo Bittencourt Radel A minha solidariedade, respeito e dor profunda a todos os familiares do pequeno Lorenzo Bittencourt Radel, que faleceu no dia 08 de março. Ele agora é um anjo, que junto de Deus, estará olhando por toda família e amigos. Que Deus fortaleça o coração dos seus pais Roberta e Dinor, avós, tios, primos e padrinhos do Lorenzo. Nós temos como ajudá-los nesse momento de tanta dor orando, respeitando e acolhendo. É isso que a família está precisando.


8

Geral

Ano XXIII - edição 891 - 15 de março de 2019

WWW.JORNALDOSBAIRROS.TV

Público já pode se inscrever no mutirão do 8º Juntos Pelo Rio Ação de limpeza do rio Itajaí-Açu ocorrerá no dia 23 de março. O mutirão de limpeza Juntos Pelo Rio e Contra o Aedes Aegypti está com inscrições abertas para a participação da comunidade. Os interessados podem efetuar o cadastro online no link https://todos-pelo-rio.itajai.sc.gov.br/ para garantir a presença. A 8ª edição ocorrerá no dia 23 de março (sábado) e busca alcançar mil voluntários na ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu. Organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto de Itajaí e do Semasa, com o apoio de instituições públicas e privadas, o mutirão quer ampliar o próprio alcance, que no ano passado reuniu 800 pessoas e recolheu mais de 10 toneladas de resíduos. Pessoas com embarcações de pequeno, médio ou grande porte também podem participar e devem se inscrever pelo e-mail juntospelorioitajai@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (47) 3341-8065, na Gerência Meio Ambiente do Porto de Itajaí. Barcos ou jet skis que estejam com a documentação em dia serão aceitos e o piloto precisa ter habilitação específica.

PMI/Divulgação

O evento contará ainda com o monitoramento da Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Itajaí e Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de todos os participantes.

Saúde e Sustentabilidade:

O “Juntos pelo Rio”, alusivo ao Dia Mundial da Água (22 de março), surgiu em 2012 durante a primeira passagem da Regata Volvo Ocean Race por Itajaí. Desde então é realizado anualmente pelo município, agrega voluntários a cada edição e se consolida no alcance regional. Outros municípios, como Navegantes e Penha, também já aderiram à ação. Desde 2016, a Secretaria de Saúde de Itajaí se uniu ao mutirão para reforçar o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por meio de blitze educativas. Ao todo, já foram recolhidas mais de 85 toneladas de resíduos em sete edições. Em 2018, Itajaí assinou a Carta Compromisso de Mares Limpos, durante a Volvo

Ocean Race, e se tornou a primeira cidade brasileira a abraçar a causa. O documento firma parceria com Organização das Na-

ções Unidas (ONU) e prevê ações para redução do lixo marinho e conscientização da população.

Itajaí Sailing Team participa do Vela Show 2019 O Itajaí Sailing Team (IST) definiu nesta semana sua participação no Vela Show, um evento totalmente voltado à vela náutica e aos amantes das competições de vela, que será realizado de 19 a 21 de abril. A feira acontece no Centreventos Itajaí e terá exposição de produtos e serviços, palestras, workshops e encontros entre esportistas, profissionais da navegação e empreendedores. “O Brasil precisa de um evento assim, totalmente dedicado ao esporte, e é exatamente este o motivo pelo qual acreditamos no sucesso da primeira edição do Vela Show e o estamos apoiando”, diz o manager do IST, Alexandre Antonio Santos. Está acertada a exposição do veleiro do IST no pavilhão do Centreventos e também a presença da equipe. O IST navega com um veleiro Soto40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano. É um barco planador projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído em fibra de vidro e carbono pelo estaleiro MBoats, de Buenos Aires, para

Itajaí Sailing Team/Divulgação

o embrião para que o município retomasse sua vocação para os esportes náuticos e o IST contribuiu para isso”, acrescenta.

Protagonismo

Torben Grael – um dos maiores nomes da vela brasileira e mundial. Foi adquirido pelo time itajaiense no início e 2016. “Coincidentemente, o Vela Sul será realizado no mesmo local que sediou as três

edições da Volvo Ocean Race que passaram por Itajaí e, nos dias 19, 20 e 21 de abril, há sete anos atrás, ocorria a primeira edição da regata internacional na cidade”, acrescenta Santos. “A Volvo Ocean Race foi

O Itajaí Sailing Team teve papel determinante para que o município obtivesse o status de Capital Catarinense da Construção Naval e do Turismo Náutico. O time de vela surgiu logo após a realização da primeira parada da Volvo Ocean Race na cidade, em 2012. Na ocasião um grupo de amigos velejadores optaram por formar uma equipe para representar o potencial náutico e turístico do município e formar velejadores oceânicos em Itajaí e Santa Catarina. Inclusive, o Itajaí Sailing Team é um dos poucos, se não o único time de vela brasileiro que leva o nome do município onde está sediado. O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Anasol, Molim, Clindex, B&G Sailing Eletronics e Marina Itajaí.

Segundo Down Surf Festival acontece domingo na Atalaia Divulgação

Campeonato reunirá 100 competidores em duas categorias, síndrome de down e autista O surf liberta, transforma, alegra e inclui. Aglutina todas as tribos. Com esse espírito de interação, acontece a segunda edição do Down Surf Festival, no domingo, 17, na praia da Atalaia, em Itajaí. Para esta segunda edição são esperados mais de 100 atletas dos três estados do Sul. O evento tem a supervisão da Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI) e terá duas categorias: portadores de síndrome de down (70 vagas) e autistas (30 vagas). O acompanhamento dos surfistas na água será feito pelos professores das escolas de surf da região: Surf no Pé, Surf Escola BC, Nalu Surf Club, Escola de Surf Amigos da Atalaia e Associação Onda Azul. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento.

Profile for Editora Bittencourt

Jornal dos Bairros - 14 Março 2019  

Jornal dos Bairros - 14 Março 2019

Jornal dos Bairros - 14 Março 2019  

Jornal dos Bairros - 14 Março 2019

Profile for bteditora
Advertisement