Page 1

Page | 68

Informações sobre o mundo da Informática A tecnologia da Informação (Informática) avança com rapidez muito acima do que qualquer outra ciência ou ramo de estudo que conhecemos. Todas as demais ciências utilizam de suas facilidades para que possam, da mesma forma, alcançar níveis de progresso que até então era impossível de atingir devido às deficiências e limites encontrados. Assim como os benefícios tornam-se evidentes, também precisamos desenvolver formas para aprendermos a conviver com este avanço de tal maneira que possamos tirar somente proveitos e benefícios destas máquinas. Abaixo estão listadas algumas informações que são importantes conhecermos, pois surgiram junto com a computação e são necessárias para que saibamos utilizarmos melhor e de forma adequada a informática e seus recursos.

Vírus de computador São programas (software) criados por programadores experientes cuja finalidade principal é o de executar operações sem que seja necessário a interferência humana. Por exemplo, um vírus pode identificar se uma determinada situação está ocorrendo e executar procedimentos que corrijam possíveis falhas ou problemas de funcionamento. Porém, os vírus são mais conhecidos por situações onde são utilizados para danificar programas, arquivos, computadores ou até mesmo redes inteiras, paralisando muitas vezes fábricas e grandes indústrias causando grandes prejuízos. A cada dia são criados novos vírus, cada vez mais avançados e mais destrutivos. A forma encontrada para combatê-los são os antivírus, que são programas criados para identificar e apagar todos os tipos conhecidos. Eles devem ser atualizados com a mesma freqüência com que surgem os vírus. Outra providência e observar a origem dos arquivos que utilizamos no computador. Usuários suspeitos e a INTERNET devem ser tratados de forma cautelosa, principalmente ao utilizamos e recebemos arquivos de fontes não muito seguras.

Pirataria

Curso de Informática Básico - bTavares


Page | 69 Os programas de computadores possuem direitos de cópias que dão legalidade ao autor em cobrar pelo uso do mesmo. Estes direito são protegidos por lei e o uso indevido sujeita o infrator às penalidades da lei, que variam desde pagamento de multas até prisão. A utilização e duplicação (cópia) de programas e sistemas é conhecida como pirataria. As empresas sofrem freqüentemente auditorias e fiscalização dos órgão responsáveis pelo controle e uso dos programas. Além dos prejuízos pelo fato de ver o nome da empresa divulgado como usuária ilegal de programa de computadores, os responsáveis (diretores, presidentes e gerentes) são responsabilizados, respondendo judicialmente por isso.

Segurança da informação Como visto anteriormente, todos os dados que a informática utiliza pode ser chamada de informação. De entrada ou saída, ela serve para identificar ou fornecer os resultados esperados. Estas informações variam de importância e criticidade, conforme o uso que fizemos dela. Podemos ter um nome ou endereço de algum cliente, ou aluno, que pode ser do uso e conhecimento público ou informações do balanço financeiro de uma grande empresa, cujo conteúdo é estritamente confidencial aos administradores da mesma. Diferentes informações requerem diferentes níveis de segurança. Acessos de pessoas não autorizadas aos computadores (segurança física) e aos arquivos e informações (segurança lógica) devem ser controlados e avaliados, evitando que ocorram fraudes e utilização indevida.

Profissionais da área de informática • PROGRAMADORES: Responsáveis pelo desenvolvimento dos programas e software. São os autores, que escrevem em uma linguagem de programação e transformam os programas em uma linguagem entendida pelo computador. • ANALISTA DE SISTEMA: São os profissionais responsáveis pelo planejamento dos sistemas. Identificam necessidades dos usuários e projetam como funcionará o sistema e seus programas. São eles quem desenham as formas como as informações deverão ser guardadas nos computadores e Curso de Informática Básico - bTavares


Page | 70 como se dará o funcionamento das máquinas (ou redes) e dos recursos de cada uma delas. • USUÁRIOS: São as pessoas que utilizarão os resultados dos programas. Como o próprio nome diz, usam das informações e resultados obtidos. • DIGITADORES: São quem digitam as informações. A forma mais comum de trabalho deles é o teclado, apesar de que atualmente existem outras formas como o mouse de repassarmos informações ao computador. • GERENTE DE CPD: São os administradores dos locais onde os computadores estão instalados. CPD é a sigla para Centro de Processamento de Dados. Os gerentes neste caso determinam como cada máquina funcionará, se isoladas ou em conjunto com as demais (redes). • TÉCNICO EM INFORMÁTICA: Responsável pela manutenção e suporte às máquinas. Encarregado da execução de procedimentos que visam manter os equipamentos funcionando. Também identifica e diagnostica problemas.

Falando um pouco de INTERNET A INTERNET foi criada originalmente para permitir que estudantes universitários dos EUA trocassem informações entre si, porém a necessidade de comunicação rápida e aberta a todos fez com que a sistemática de acesso livre tomasse dimensões globais, criando-se assim uma rede de computadores aberta, com limitação de conteúdo e de tamanho somente conforme a capacidade de criação dos seus usuários e projetores e, obviamente, a capacidade física com que cada computador impõem a quem administra-os. Hoje podemos acessar a INTERNET de casa, do escritório, da sala de reuniões, enfim de qualquer lugar que tenha um computador, uma linha telefônica e os programas específicos para “navegarmos” pelas telas da rede. No computador precisamos de um programa que leia e apresente as informações na tela. Este programa chama-se BROWSER, ou “Navegador”. Os mais conhecidos são o IE (Internet Explorer da MICROSOFT) e o Firefox (da Mozilla). As telas e arquivos da INTERNET são acessados digitando-se o seu endereço no local apropriado do browser. O programa identifica o nome e localiza na rede mundial a qual computador (PROVEDOR) pertence o nome digitado. Após isso, através de mecanismos de localização, nosso computador acessa aquele do endereço apresentando uma tela inicial. A partir daí podemos visualizar as telas apresentadas e irmos para qualquer outra tela ligadas entre si por comandos de ligação (links) que podem nos mostrar outra tela ou até mesmo outro computador, de qualquer parte do mundo.

Curso de Informática Básico - bTavares


Page | 71 Além de termos acesso as telas, textos, arquivos, etc. de outras máquinas, a INTERNET permite que trocamos informações entre um usuário e outro através do CORREIO ELETRÔNICO, também chamado de e-mail, identifica cada usuário de um determinado computador (Provedor), servindo como uma caixapostal onde recebemos e enviamos mensagens.

Unidade de Medidas em Informática Em Informática usamos alguns termos que definem os tamanhos e medidas utilizadas. A capacidade de armazenar informações e a velocidade de processamento são exemplos das unidades de medida utilizadas em informática: Medidas de capacidade de armazenamento (discos ou memória): • BIT: Binary Digit é a forma como o computador representa internamente tudo aquilo que é processado • BYTE: É um conjunto de 8 bits. Como o computador representa de forma numérica, ele precisa de 8 bits para cada caracter/símbolo/letra/etc. utilizado. • KBYTE (KB): Equivalem a 1.024 bytes • MEGABYTE (MB): São o equivalente a 1.024 Kbytes. • GIGABYTE (GB): São 1.024 Megabyte

Medidas de velocidade de transmissão de dados (fax-modem): • BPS: Bits por segundo • KBPS: Kbyte por segundo.

Medidas de velocidade de processamento (Processador): • MHZ: Equivale à velocidade com que o processador consegue executar operações por segundo.

Medidas de tela/monitor • DOT PICHT: Pontos apresentados por polegada da tela. Quanto mais pontos forem mostrados, melhor será a resolução das imagens. As impressoras também possuem medidas de avaliação de performance, geralmente sendo identificadas a quantidade de folhas ou linhas impressas por minutos ou segundos, respectivamente.

Curso de Informática Básico - bTavares

mod9_  

Page | 68 Informações sobre o mundo da Informática Assim como os benefícios tornam-se evidentes, também precisamos desenvolver formas para a...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you