Issuu on Google+

Page | 66

Estrutura do Computador Estrutura de um computador Unidade de disco (lógica) É a identificação utilizada para cada uma das unidades de disco (winchester, disquete ou cd-rom) instalada. Geralmente o disquete é identificado como unidade A. O disco rígido, na maioria das vezes é a letra C. Alguns são divididos em mais de uma letra. Neste caso o mesmo disco rígido pode ter uma parte (partição) chamada de C e outra de D. O CD-ROM recebe uma letra disponível, neste caso o E. Apesar de seguirem padrões de identificação, as letras variam conforme o caso, podendo ser encontradas máquinas que possuem vários discos identificados com outras letras além das citadas.

Diretório ou pasta São as divisões que cada disco recebe. O usuário pode criar, trocar o nome e apagar os diretórios da sua máquina. Alguns são criados pelos programas que acompanham o computador da fábrica. Outras são criados pelos programas que instalamos na máquina e não devem ser apagados, a não ser que tenhamos certeza do que estamos fazendo.

Arquivo Cada informação guardada nos discos (salvas) devem ser feitas em forma de arquivo (como se fosse uma envelope com um nome) e devem ser identificadas com um nome para que possamos localizar e recuperar quando necessário. Um arquivo possui duas partes: • Nome: É o nome que o arquivo recebe. Por exemplo alunos. • Tipo: Identifica a qual grupo o arquivo pertence. Muitas vezes identifica em qual programa (software) o arquivo foi criado. Por exemplo: .DOC (identifica que o arquivo é um documento feito em um editor de texto).

Curso de Informática Básico - bTavares


Page | 67

Rede de computadores Os computadores são máquinas que funcionam tanto isoladas, ou seja, não necessitam estar ligadas a outras, como também conectadas com outras máquinas. Esta ligação entre dois ou mais computadores chama-se Rede. Muitos ganhos e facilidades podem ser obtidos com o trabalho em rede e variam conforme o caso, mas podemos citar alguns como sendo os mais importantes: • Compartilhar recursos: Utilizar uma impressora ou um cd-rom de outro computador. • Trocar informações (arquivos, diretórios, Tc) entre as máquinas. Ao identificarmos um computador com o nome, podemos definir se o mesmo será utilizado por outro, ou não. A esta propriedade chamamos de Compartilhamento.

Curso de Informática Básico - bTavares


mod8_