Issuu on Google+


FOOTBALL PLACE Pesquisa de Campo Súmulas eletrônicas

Tablets - Descrição - Componentes -Funções -Vantagens -Desvantagens

Softwares de apresentação Prezi e Power Point

FIM...

Metodologia Principais conceitos


11

FALE DE “TI” Ao iniciar o CTI não tinha ideia do que realmente era um computador, do que realmente era TI. Meu nível de aprendizagem foi muito grande apenas neste semestre, percebo em mim mesma meu crescimento em conhecimento e como pessoa. Além do conteúdo envolvido fiz novos amigos, estou aprendendo cada dia mais a ver o mundo com outros olhos. Com a ajuda de colegas estamos crescendo juntos, um ajudando o outro nas devidas matérias. Quanto ao projeto de pesquisa, aprendi muita coisa pois nunca havia realizado um trabalho do tipo. Aprendi sobre programas que nunca tinha ouvido falar antes, o que me faz deixar com cada vez mais interesse no CTI. Agora o que ainda estamos esperando é o dia da banca, pois tenho certeza que vai ser uma experiência totalmente diferente do que posso imaginar.

Leonardo Reichert Decker

FIM...

Kassia Luísa Willers

Tive uma grande evolução em relação a informática desde que comecei o curso. Comecei o CTI com essa intenção, de aprender novos conteúdos, aperfeiçoar os meus conhecimentos e conhecer novas pessoas e amigos. A cada dia estou aprendendo novas coisas e conseguindo cumprir os meus objetivos. Percebi que havia muitas coisas que eu não conhecia, aprendi a criar um trabalho cientifico, criar revistas, conheci novas matérias, editoração de texto, planilha eletrônica onde aprendi a criar macros, funções e criar gráficos, software de apresentação a professora ensinou como se portar em uma apresentação, fiz a criação de uma maquina virtual, que nem imaginava que existia sequer para que servia e também conheci novos sistemas operacionais e a instalação dos mesmos. Nesta época vem a parte do nervosismo na banca, que é um momento que achei que iria demorar para acontecer, mas com o CTI já vou estar preparado para o meu futuro.

Ao contrário de meus colegas, não iniciei o curso em 2013. Sou aluno do CTI2012ns1 desde a segunda metade de 2012, acabei entrando no curso “avessamente”, iniciando no 2° semestre, ao contrário da tradicional trajetória do curso, em forma crescente. Talvez por isso, ou por conhecimentos anteriores ao curso, tive bastante facilidade neste 1° semestre, pois alguns programas de diversas matérias eu ja utilizava no turno noite, sendo assim, ja dominados por mim. Outras matérias que eu não tinha domínio e pouca convivência eu também consegui ter um bom entedimento, pois depois de aprender programação, web design, banco de dados, entre outros, matérias como Introdução a Informática e sistemas operacionais de interface gráfica ficam extremamente fáceis, e até um pouco repetitivas para mim. Tive somente um pouco de dificuldade na matéria de Metodologia, pois não consegui ter muito entedimento do novo método de pesquisa que fui utilizado neste ano, ao contrário do ano passado. Mas são obstáculos, que com esforço e determinação são facilmente superados.

Bruno Rafael Sartor


3

Conceitos Sumulas eletrônicas é novo método encontrado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para dar maior versatilidade ao preenchimento de dados (placar, gols, cartões, ocorrências etc) durante as partidas da Copa do Mundo FIFA 2014.

Sumário

Súmulas eletrônicas

Pesquisa de metodologia

4 Com Professor Jaime Schmidt O que é metodologia?

4 Definição

Softwares de Apresentação

5 Power Point e Prezi

Pesquisa de Campo

6 Súmulas Eletrônicas

Funcionamento Este preenchimento será feito através de um juiz auxiliar por meio de tablets. Após serem preenchidas, as súmulas serão enviadas pelos árbitros e publicadas no site da CBF. Com isso, qualquer usuário terá acesso as informações. A expectativa é que a publicação aconteça cerca de 1h após o fim da partida. De acordo com a CBF, o sistema também vai permitir o anexamento de fotos.

APRESENTAÇÃO

Descrição do interior dos tablets

8 Hardwares

Sistema Operacional

9 Tablets: Android

Descrição das Súmulas Eletrônicas

10 Tablets

N

esta edição da revista será apresentada uma entrevista com o professor Jaime Schmidt falando sobre metologia e alguns conceitos sobre a mesma. Também haverá uma definição sobre os softwares de apresentação Power Point e Prezi. Apresentação de uma pesquisa de campo sobre súmulas eletrônicas. Descrição de hardwares de tablets e Android. Também será descrito alguns conceitos básicos sobre a tecnologia desenvolvida pelo grupo no projeto. E, finalizando, um depoimento falado de “TI” com cada componente do grupo.

Fale de “TI”

Uma reportagem com os desenvolve-

Vantagens e desvantagens A vantagem é que haverá maior velocidade para o preenchimento dos dados e transparência nos mesmos, com publicações online de cada súmula e a desvantagem é a necessidade de especialização e aprendizado dos árbitros ao novo sistema que será utilizado.

11 dores deta revista

Kassia Luísa Willers Diagramadora 15 anos

Bruno Rafael Sartor Editor 16 anos

Leonardo Decker Jornalista 14 anos


4

ENTREVISTA METODOLOGIA Metodologia

“É uma forma, maneira, de se desenvolver algo. Maneira de melhor se chegar a algo Ex.: Nós estudantes: é a forma de como desenvolvemos os temas, assuntos, pesquisas para chegarmos ao nosso objetivo. Nós professores: também desenvolvemos várias metodologias, quanto ao desenvolvimento de nossas aulas. Podendo ser em forma de aula expositiva; “esquecemos” no quadro; leitura; resumos; vídeos; filmes; palestras; visitas. Tudo isso para atingirmos os objetivos que temos para que o aluno possa ter o máximo de apreensão do conteúdo para a produção do conhecimento”.

“Na minha opinião, vejo uma ideia boa, muito interessante, na sua essência. Depende muito de como é encaminhado e como o aluno está projetando, como a escola está preparada depende do material de acesso.” PROFESSOR: Jaime Roberto Marmitt Schmidt FORMAÇÃO: Geografia e licenciatura – UNIJUÍ, Campus Ijuí Pós graduação: Humanidades – UNIJUÍ, Campus Ijuí Trabalho atual: Professor na área das humanas na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Purificação - Nova Candelária/ RS

Os projetos

“Na minha opinião, vejo uma ideia boa, muito interessante, na sua essência. Depende muito de como é encaminhado e como o aluno está projetando, como a escola está preparada depende do material de acesso. Na concepção de quem coordena os projetos, deveriam ser trabalhos inéditos, todos eles voltados para o objetivo de valorizar a pesquisa e a evolução do aluno, no sentido de sua cidadania, sua posição de buscar uma visão de mundo independente. Trabalhos esses que refletem sua forma de como encaram o mundo, de como encaram as dificuldades que gradativamente o mundo impõe. Temos que entender, que no início existe muita resistência, pois muitos não estão preparados para essa mudança”. Mas, no entanto, observamos gradativamente que os alunos vão incorporando a metodologia, que só é possível a partir da incorporação das ideias, conhecimentos desenvolvidos pela leitura. Entendemos que a qualidade do projeto será na medida em que cada um se inserir nessa ideia.

Sistema Operacional das súmulas eletrônicas 9

ANDROID Android é o nome do sistema operacional baseado em Linux que opera em celulares (smartphones), netbooks e tablets. Embora seja muito comentado como pertencente da Google, é desenvolvido pela Open Handset Alliance, uma aliança entre várias empresas, dentre elas a mencionada acima Google. O funcionamento do Android é idêntico a outros sistemas operacionais (como Windows, Mac OS, Ubuntu, entre outros), cuja função é gerenciar todos os processos dos aplicativos e do hardware de um computador para que funcionem perfeitamente. A diferença é que o Android foi impulsionado pela Google para ser operado nos seus próprios dispositivos móveis e, desta forma, entrar na concorrência com outros sistemas operacionais dominantes como o Symbian (dispositivos Nokia), iOS (dispositivos Apple, como iPhone) e Blackberry OS. Atualmente, o Android ocupa o posto de sistema operacional mobile mais utilizado no mundo todo, isso se deve a propaganda e utilização que a Google faz dele, além da facilidade de uso e constantes atualizações, não sendo um sistema que “parou no tempo”, como o Symbian, por exemplo. O primeiro celular a executar o sisteAndroid Honeycomb rodando no Galaxy Tab 10.1 ma Android foi o T-Mobile G1 (HTC Dream), fabricado pela Google, juntamente com a HTC, em 2008.

Mas afinal, o que significa esta palavra?

Os nomes das versões do Android são sempre nomes de doces, uma tradição lançada pela Google que é seguida desde a terceira versão do sistema operacional, a Cupcake, que começa com a terceira letra do alfabeto (terceira versão). Após isso, todas as versões do sistema foram lançadas com nomes em versão alfabética que lembram, como dito acima, doces. A versão mais recente é a 4.2, a Jelly Bean, que, na sua tradução ao pé da letra para o nosso idioma, lembra algo como “feijão com geléia”.

Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estuda os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.

Android Jelly Bean


Súmulas eletrônicas

Softwares

Tablets são computadores móveis, finos e leves, maiores do que um smartphone, possuem o sistema de touch screen (tela sensível ao toque) com teclado virtual, conexão com a internet usando 2G, 3G, 4G e WiFi, leitor de texto digital, câmera de vídeo, reprodutor de mídia, GPS e funções de qualquer celular, além de haver a possibilidade de se baixarem aplicativos de lojas como App Store da Apple (iOS), Google Play Store (Android) e Windows Store (Windows Phone). Eles utilizam sistemas operacionais móveis, como os citados acima iOS, Android e Windows Phone, e outros menos conhecidos, como Firefox OS e Ubuntu. O hardware de um tablet se baseia em um processador, acompanhado de memória flash, bateria, placa mãe, placa de rede e tela. É praticamente um notebook sem teclado e touchpad; embora pela maior mobilidade e peso os tablets estejam até, de certo modo, tomando o lugar dos notebooks no nosso dia a dia.

Entre os tablets que mais se destacam atualmente, estão os iPads, da Apple, que utilizam iOS; os Nexus, da Google e da Asus, que utilizam Android; os Galaxys Tab, da Samsung, que utilizam Android; e os Surfaces, da Microsoft, que utilizam Windows 8.

iPad

O

PowerPoint é um software que permite a criação de materiais que podem ser apresentados por meio de um projetor. O uso desses materiais para anunciar um relatório ou uma proposta é chamado de apresentação.Com o PowerPoint, você pode criar telas que incorporam de forma eficiente texto colorido e fotografias, ilustrações, desenhos, tabelas e filmes, e que transitam de uma para a outra, como uma apresentação de slides. Você pode animar o texto e as ilustrações na tela, usando o recurso de animação, e também pode adicionar efeitos de som e narração. Além disso, você pode imprimir os materiais quando estiver fazendo uma apresentação. O PowerPoint faz parte do “Office”, uma suite de produtos que combina diversos tipos de softwares para a criação de documentos, planilhas e apresentações, e para o gerenciamento de emails.

P

Hardware iPad

Nexus

Apresentação

Power Point

Descrição de Tablets

de

Power Point

rezi é um software online para ciração de apresentações não lineares. Não necessita de slides. Tudo é apresentado em uma esttrutura única. Para criar a devida apresentação é preciso criar uma conta e fazer o login no site oficial. Pode-se criar apresentações livremente pela web. Por isto o Prezi é um software que depende da criatividade de cada um. Para quem tem pouca criatividade, ao criar uma apresentação, pode-se selecionar algum dos modelos prontos liberados ao público. As apresentações podem ser usada diretamente da web, mas também pode-se fazer o download do material criado que é executado no computador e não necessita de acesso à internet para ser visto. A característica principal do Prezi é a inovação, por isso é compatível para inserção de imagens e e vídeos do You Tube.

Prezi

8

Prezi

5


6

No gráfico abaixo, pode-se observar que 54 pessoas acreditam que há uma viabilidade na utilização de súmulas eletrônicas na Copa do Mundo FIFA 2014.

Pesquisa de Campo

A presente pesquisa de campo foi desenvolvida com o entuito de pesquisar o nível de conhecimento das pessoas sobre súmulas eletrônicas. Foram entrevistadas 72 pessoas com idade de 13 anos ou menos a acima de 19 anos.

No gráfico ao lado foi pesquisada a idade das pessoas. Pelo que se pode concluir, quase 50 pessoas entrevistadas tem idade de 13 a 19 anos.

Neste gráfico, 44 pessoas responderam que os mais favorecidos com esta tecnologia será a arbitragem.

Neste gráfico foi pesquisado o gênero das pessoas. Pelo que pode ser observado, 50 pessoas entrevistadas são do sexo masculino.

7


Revista semestre