PO 127

Page 15

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2010 | 15

em Israel e na Palestina ocupada a qualquer um que se declare judeu), e repudiou a ocupação israelita desde 1967 dos territórios palestinianos. O livro Nottre ami le roi, de Gilles Perrault, publicado pela Gallimard em 1990, denúncia implacável do regime terrorista de Hassan II e dos laços vitais deste com a França, foi escrito em boa parte a partir dos relatos de Serfaty sobre a sua prisão e tortura e continua proibido em Marrocos.

Decorre na Junta de Freguesia de Santos-o-Velho e no Centro InterculturaCidade, em Santos. Haverá debates, oficinas, mostras de ofícios e projectos, música, gastronomia e exposições.

Se a Revolução Russa for derrubada pela violência contra-revolucionária da burguesia, ressuscitará de novo como a fénix; contudo, se perder o seu carácter socialista, desapontando consequentemente as massas operárias, o golpe terá consequências dez vezes mais terríveis para o futuro da revolução russa e internacional. K. Radek, Passados cinco meses, Kommunist, 1918

Não sonhem Não sonhem piquem o ponto trabalhem trabalhem no duro esmifrem-se a trabalhar trabalhem como uns mouros matem-se a trabalhar Não sonhem A electrónica sonhará por vós Não leiam O electroleitor lerá por vós 27 e 29 Dezembro – A Comédia do Poder, de Claude Chabrol. Cinemateca Portuguesa, Sala Luís de Pina, às 19:30. Um filme inspirado no caso Elf Aquitaine, muito publicitado em França em 2003 como o mais notório escândalo político-industrial da Europa do pós II Guerra. O filme abre maliciosamente com um aviso: “Qualquer semelhança com factos reais e personagens conhecidas será, como se diz, fortuito…”

Dezembro – De quarta a sábado, às 23 horas e aos domingos, às 16,00 horas, está em cena no Teatro Aberto (Praça de Espanha) a peça de Bertolt Brecht, O senhor Puntila e o seu criado Mati, encenada por João Octubre, 40, Madrid Lourenço e com dramaturgia de Vera Resumen Latinoamericano, Nov/Dez, San Payo Lemos. Donostia/San Sebastian Communist Voice, Nov, Detroit Éxodo, 105, Madrid Lutte de Classe, 131, Paris Monthly Review, Nov, Nova Iorque Dans le monde une classe en lutte, Out., Paris O militante socialista, 86, Lisboa Challenge, v. 42, 26, Brooklyn, Nova Iorque Lutte ouvrière, 2210, Paris Il communista, 118, Milão A Batalha, 241, Lisboa Partisan, 243, Paris n+1, 28, Turim Échanges, 134, Paris Che fare, 73, Roma

29 e 30 Dezembro - MANIFesta Mundo - empreendedorismo social, interculturalidade e desenvolvimento local. Organizado pela rede de associações Animar e a e ETNIA, esta realização pretende mostrar a diversidade cultural e social decorrente dos processos migratórios nos bairros antigos da capital.

Não façam amor O electrocoital fá-lo-á por vós Piquem o ponto Trabalhem trabalhem afincadamente e esfalfem-se a trabalhar trabalhem com uns mouros matem-se a trabalhar Não descansem O trabalho descansa em vós

Jacques Prévert (1900/1977)

Fez teatro, cinema, poesia e canções. Antimilitarista e surrealista, foi comunista, sem nunca ter militado no PCF. Fundou o grupo de teatro operário e militante Outubro. O contacto directo com o público popular e o uso de termos sarcásticos são marcas da sua obra, que sempre se dirigiu contra o poder, as hipocrisias morais, as discriminações raciais e sociais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.