Page 1

Escola Secundaria Gabriel Pereira

Bruno Timรณteo- nยบ7 10ยบG

Ano letivo 2016/2017

Pรกgina 0


Índice Introdução----------------------------2  Biografia-------------------------------3  Obras-----------------------------------4 - Teogonia - Os Trabalhos e os Dias  Conclusão-----------------------------6  Bibliografia---------------------------7 

Página 1


Introdução Ao longo da História vamos percebendo que o que acontece atualmente teve uma grande influência nos antepassados. Ao estudar Hesíodo vamos perceber uma dessas influências que ocorreu ao longo da história, e ficamos a perceber uma parte da nossa história.

Página 2


Biografia

H

esíodo foi um poeta da Grécia antiga que viveu entre 750 e 650 a.C., no inicio do Período Arcaico em Ascra, na Beócia, na Grécia central. A maior parte da informação da sua vida é relatada numa das suas obras, Os Trabalhos e os Dias. Ao lermos a obra referida anteriormente ficamos a saber que o seu pai era um imigrante de Cime (Ásia Menor) onde se Fig.1- Hesíodo tornou agricultor e onde vivia com dificuldades numa pequena propriedade localizada no Monte Hélicon. Igualmente a seu pai, Hesíodo e o seu irmão, Perses, viveram da pequena propriedade. Hesíodo ao longo dos anos recebeu um treinamento de rapsodo1 devido aos poemas de Homero, um poeta grego da sua altura. Hesíodo foi, no entanto, o primeiro a utilizar as suas próprias experiências como tema de poesia e a cantar a vida de um simples homem do campo.

1

Rapsodo- é o nome dado a um artista popular ou cantor que, na Grécia Antiga, ia de cidade em cidade recitando poemas.

Página 3


Obras Hesíodo ao longo da sua vida chegou a escrever várias obras mas apenas duas delas chegaram até aos dias de hoje com a certeza de serem da sua autoria, a Teogonia e Os Trabalhos e os Dia.

-Teogonia «A obra Teogonia fala sobre a formação do mundo e sobre a origem dos deuses e dos heróis e conta-nos como o mundo surgiu a partir dos primeiros deuses. A Teogonia significa "o nascimento dos deuses". Ela em conjunto com os poemas de Homero, a cartilha2 na qual os gregos aprendiam a ler, a escrever e a pensar servia para entender o mundo e a honrar o poder dos deuses. Muitos pintores ao longo dos séculos basearam-se na obra de Hesíodo para pintar as suas obras como Gustave Moreau, que se baseou nos versos 22-34 da Teogonia, nos quais Hesíodo descreve seu encontro com as musas do Monte Hélicon. A musa é mostrada como uma bela e sedutora mulher alada3 que ensina o jovem poeta a tocar um elaborado instrumento de cordas, a cítara. Fig.2-Hesíodo e a Musa, de Gustave Moreau

2

Cartilha- é um livro dedicado à alfabetização de crianças.

3

Alada- possui asas.

Página 4


-Os Trabalhos e os Dias A obra Os Trabalhos e os Dias fala das razões pelas quais os homens têm de trabalhar. Esta obra foi inspirada por o seu irmão, Perses, que após a morte do pai, na divisão de bens subornou os juízes de maneira a ter mais lucros com tudo aquilo que o seu pai lhe deixou. O poema é composto por 828 versos. A obra divide-se em duas partes: na primeira apresenta uma série de referências míticas, relacionadas com o trabalho e a justiça, depois os mitos de Prometeu e Pandora4 e o celebre mito das cinco “raças” da humanidade, que relata a vida paradisíaca dos primeiros homens que conviviam com os deuses, comparando essa vida à vida sofrida e dura atualmente; na segunda parte faz referências aos dias e alturas do ano que são, por variadas razões, especiais ou notáveis, como as quatro estações, ou as épocas mais indicadas para colheitas, ou viagens.

Fig.3-Capa do Livro, Teogonia, de Hesíodo

4

Prometeu e Pandora- deuses da mitologia grega.

Página 5

Fig.4-Capa do Livro, Os Trabalhos e os Dias, de Hesíodo


Conclusão Posso concluir com este trabalho que no tempo de Hesíodo as coisas não eram muito diferentes do que são atualmente como por exemplo a corrupção e o facto de o meio agrícola ser praticamente o único meio de sustentação das populações.

Página 6


Bibliografia http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0070 [Disponível em 15-10-2016] https://pt.wikipedia.org/wiki/Rapsodo [Disponível em 15-10-2016] http://www.infoescola.com/mitologia-grega/teogonia-de-hesiodo/[Disponível em 15-10-2016] https://pt.wikipedia.org/wiki/Cartilha [Disponível em 15-10-2016] http://mitologia.blogs.sapo.pt/60190.html [Disponível em 15-10-2016] http://greciantiga.org/img.asp?num=0118 [Disponível em 15-10-2016] http://www.priberam.pt/dlpo/alado [Disponível em 15-10-2016] http://pt.slideshare.net/Karol.Rodrigues/mitologia-grega-hesodo-e-homero12331075?qid=c78c8d70-9059-43cb-bf22-7344cc17a9ca&v=&b=&from_search=9 [Disponível em 16-10-2016]

Página 7

Hesíodo  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you