Page 1

Especial Renascimento

DAS TELAS PARA AS PASSARELAS Tendências modernas da época de Da Vinci

RENASCIMENTO CONTEMPORÂNEO Celebridades retratadas como a antiga nobreza

Arte de rua renascentista?

Poster-

Bomber Pôster exclusivo incluso!


QUEM SOMOS A BRUTA é um veículo de comunicação independente que explora a liberdade de expressão, sempre com respeito e credibilidade. A emoção é seu sinônimo, portanto, a BRUTA busca trazer informação em sua forma bruta e real, com temas relacionados à cultura, arte e a sociedade, em suas mais variadas facetas. Seu principal objetivo é agregar valor e conhecimento à sociedade, enriquecendo o repertório de seus leitores de uma maneira prazerosa e diferente.

EQUIPE

A ARTE SOBREVIVE

o Tud

e o qu

re, r o m m te. e r a m ho ão na o n n lo mas é be Leonardo da Vinci.

BRUNO TAVARES

CAMILA DIAS

ELISA BAUSCHERT

LUIS EDUARDO

Coordenador editorial da BRUTA, Bruno Tavares atua no mercado do design gráfico há 5 anos. Atualmente, além de prestar estágio em design, Bruno também cursa Comunicação Visual pela ETEC Carlos de Campos.

Editora de arte da BRUTA, Camila iniciou sua carreira em Design de Moda, depois migrando para o Gráfico. Apaixonada por arte e ilustração, atualmente trabalha com estamparia e estuda Comunicação Visual na ETEC Carlos de Campos.

Diretora de redação, Elisa estuda Comunicação Visual na ETEC Carlos de Campos, e também Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi.

Editor de arte da BRUTA, aparentemente apenas tentando fazer o pé de meia, mas isso é só meia verdade. Parte músico, seu forte é imaginar e criar.

EXPEDIENTE

versatilia

CAPA: Camila Dias COORDENAÇÃO EDITORIAL: Bruno Tavares PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E REDAÇÃO: Elisa Bauschert

A revista Bruta é uma publicação mensal da Agência Versátilia.

EDIÇÃO DE ARTE: Camila Dias e Luis Eduardo DESIGN E PRODUÇÃO EDITORIAL: Agência Versátilia


SOBRE A EDIÇÃO

8

Esta edição especial da BRUTA, cujo tema é o Renascimento, busca apresentar o que este movimento representou e o que ele trouxe para a cultura das sociedades, com ênfase na contemporaneidade. Especial Renascimento

Movimento cultural que representou um marco fundamental na sociedade ocidental, o Renascimento cobriu o período de transição entre as Idades Média e Moderna. Caracteriza-se pelo ressurgimento do interesse pelos tesouros intelectuais e artísticos da Grécia e da Roma antigas. Tal comportamento, caracterizado pela busca de referências no passado, se observa até hoje, e o Renascimento, como um dos principais movimentos culturais da história, nunca deixou de servir de referência para os artistas contemporâneos. Quer seja na moda, na música, na produção artística em geral, as influências renascentistas são sempre recorrentes. A BRUTA, nesta edição especial, busca capturar parte da essência e do encanto que o Renascimento exerce até os dias de hoje.

4 BRUTA | especial renascimento | NOVEMBRO 2013

DAS TELAS PARA AS PASSARELAS Tendências modernas da época de Da Vinci

RENASCIMENTO CONTEMPORÂNEO

6

10

Das Telas para as Passarelas A moda no Renascimento

Renascimento Contemporâneo Photoshop em prol da arte clássica

Poster-Bomber Do cartaz renascentista ao lambe-lambe

Celebridades retratadas como a antiga nobreza

Arte de rua renascentista?

Poster-

Bomber

Agenda Cultural Principais eventos culturais do mês, em Sampa

Pôster exclusivo incluso!

Perfil Paródias históricas de Kim Dong-kyu

14

12

NOVEMBRO 2013 BRUTA | especial renascimento | 5


Passarelas por Elisa Bauschert e Bruno Tavares

N

a era renascentista, a moda se desenvolveu em cada país com uma característica específica. Inglaterra, Espanha, Itália, Holanda e França, no entanto, apresentavam como principal característica em comum, a exaltação do clássico, com roupas confeccionadas a partir de tecidos caros como a seda, brocado e o veludo. Nas mulheres, as vestimentas valorizavam as curvas naturais e o busto, discretamente. Para tal, adotaram-se corpetes e espartilhos. Os vestidos eram longos e tinham mangas longas e justas, os decotes em sua maioria eram quadrados, com bordados e enfeites. As cores variavam, das mais vibrantes, com influência espanhola, até os completamente pretos, que marcaram a transição para o Barroco. Anéis, lenços, rufos e leques eram os principais acessórios.

Influências renascentistas podem ainda ser observadas na moda contemporânea. A coleção Haute Couture de outono/inverno 2013/2014, da Casa Valentino (ao lado), assinada por Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, resgata elementos clássicos do Renascimento, tornando-os atuais e relevantes.

6 BRUTA | especial renascimento | NOVEMBRO 2013

Fotos: Jean Pichore | style.com

DAS TELAS PARA AS


renascimento

contemporÂneo

W

orth1000 é um site que reúne o portfólio de milhares de designers e escritores pelo mundo, e consiste em desenvolver os usuários e divulgar seus trabalhos por meio de competições criativas, concurso de fotografias, ilustração, Photoshop, redação e montagens multimídia.

por Elisa Bauschert

Em 2013 um dos concursos de manipulação de imagem teve como tema o Renascimento. Os photoshoppers imaginaram as celebridades e ícones da cultura pop contemporânea como seus modelos, e incorporaram o espírito dos artistas do Renascimento. O concurso teve uma repercussão fantástica no mundo digital, confira.

8 BRUTA | especial renascimento | NOVEMBRO 2013


O

s primeiros prospectos de cartazes foram desenvolvidos ainda no século X por meio de xilogravuras pelos povos orientais. O primeiro cartaz surgiu efetivamente no Renascimento, e fora feito por Saint-Flour em 1454, feito em manuscrito e sem imagens. Os cartazes e posters passaram por diversas mudanças em relação à forma de produção no período Renascentista. Foi em 1880, com Pierre Bonnarde e Toulouse-Lautrec, que os cartazes ganharam força, pois retratavam cenas da vida noturna e do submundo parisiense. Lautrec, através impressionismo fez com que a arte publicitária alcançasse a popularidade. Em 1917, os cartazes russos, impulsionaram a utilização dessa forma de comunicação que era também reproduzida pelos nazistas. No Brasil, os cartazes tiveram importância fundamental durante a Ditadura Militar, tanto para a Resistência tanto para os policiais que caçavam os supostos bandidos. Atualmente no Brasil os cartazes também são conhecidos como lambe lambe, uma arte de rua. É considerada uma retomada do espaço público pelo próprio público.

Poster-

O lambe-lambe, ou seja, a colagem de cartazes na rua, é uma arte que não se limita à elite, todos podem ser produtores e participantes por igual dessa arte, feita do povo para o povo. É considerado a ruptura da ausência de liberdade de expressão, é a libertação do povo de sua rotina, do sistema imposto, é a saída do comum. Os adeptos e apreciadores dessa arte, ou deste protesto, afirmam que a produção do lambelambe é a retratação e a interpretação individual sobre o cotidiano, a memória, os pensamentos, sentimentos, crenças e críticas. A produção do lambe-lambe é acatada como uma válvula de escape da realidade conturbada da sociedade, é uma forma de alerta, uma forma de conscientização. Fácil de ser produzido, pode ser reproduzido em massa e difundido em diversos locais da cidade, uma arte simples, rápida, direta e de grande impacto. Por estes motivos o lambe-lambe vem ganhando força e conquistando espaço nas grandes cidades, e São Paulo, é um ótimo retrato dessa cena.

linha do tempo

chegar aos sando por Bonnarde e Lautrec, até

tazes. De Saint-Flour, pas Observe abaixo a evolução dos car rem São Paulo. populares lambe-lambes, que cob

Bomber por Elisa Bausche rt

ana, é um poster artístico Arte que traduz a linguagem urb o lambe-lambe. popular, também conhecido com

10 BRUTA | especial renascimento | NOVEMBRO 2013

NOVEMBRO 2013 BRUTA | especial renascimento | 11


agenda

cultural novembro

20

NOV

21

NOV

23

NOV

01

NOV

São 60 obras que destacam o trabalho de Monet, Van Gogh, Cézanne, Velázquez, Tiziano, Frans Hals, Picasso, Regina Silveira e Leon Ferrari. (Grátis às terças)

sP_urban Digital festival no fiesP

NOV

Bienal Internacional de Teatro da USP Apresentações teatrais, cursos e workshops, exibição de documentários, palestras e conferências. Acontecem no Funarte, Tenda USP e Sesc Consolação. (Até 15/12/13)

04

NOV

Mostra que reúne longas, curtas e médias-metragens de horror (gênero marginal por excelência), como “À meia-noite levarei sua alma”. (Até 15/12/2013)

NOV

NOV

25

NOV

24

NOV

A Madrinha Embriagada no Teatro do Sesi - SP O musical é uma comédia que se passa na cidade de São Paulo dos anos 1920, e é dirigido por Miguel Falabella. (Até 29/07/14)

cinema marginal Brasileiro na cinemateca Brasileira

08

13

Os artistas fazem releitura de grandes nomes da música, como Beatles. Apresentam também canções autorais que fazem reviver o tempo no qual a música alcançou as massas.

o triunfo do detalhe (e depois, nada) no museu de Arte de são Paulo - mAsP

O festival estabelece um canal de divulgação cultural como parte integrante da cidade, fundindo arquitetura, arte e tecnologia, ao meio digital. (Até 28/11/2013, das 20h às 06h)

08

Mustache e os Apaches no SESI Mauá

A Terra vista do Céu (Área livre do Masp e gradil do Parque do Trianon) A mostra, que já foi vista por mais de 200 milhões de pessoas em 110 países, tem como objetivo registrar a beleza do planeta e a fragilidade da natureza. (Até 15/12/13)

27

NOV

26

NOV

Bienal de Arquitetura de São Paulo Décima edição com o tema “Cidade: Modos de Fazer, Modos de Usar” e curadoria de Guilherme Wisnik (curador geral), Ana Luiza Nobre e Ligia Nobre . (Até 01/12/13).

Z'África Brasil na galeria olido O grupo de rap Z'África Brasil se apresenta todas as quartas-feiras do mês na Galeria Olido, sempre às 1 9h. As apresentações são realizadas com convidados especiais. (Até 27/11/13)

12 BRUTA | especial renascimento | NOVEMBRO 2013

Projeto Jardins da Infância no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura O Jardins da Infância fará 50 horas de atividades no MuBE, o projeto terá a participação de Uly Tripoli Girotto, responsável pelo Blog "Criança Miúda". (Até 14/12/13)

30

NOV

NOVEMBRO 2013 BRUTA | especial renascimento | 13


PERFIL

signer ador e de r st u il s m yu é u r paródia im Dong-k conhecido por cria s. a o, históric sul-corean e famosas pinturas a d s éculo 21 engraçada m tecnologia do s h g Go . anet e Van ns mescla M e , g e a n n im a z s A o Cé rtistas com obras de a estiom que qu o c r e z fa a é ciedade o do artist gia na so ã ç lo o n n te c in te A da ente a drasticam influência u a o d s o u m m e n gia inturas A tecnolo elos das p d . a o n m r s e o d o e , m oje sitivos, social de h ndo dispo a o z ã li ç a ti r u te s in fotos e tado ar, tirar são retra g s jo a ic a r ss a lá p c ne smar tpho como o sica. ouvir mú

K

14 BRUTA | especial renascimento | NOVEMBRO 2013

Acesse www.prosangue.sp.gov.br e saiba como.


Revista Bruta - Especial Renascimento  
Revista Bruta - Especial Renascimento  

A Bruta é uma revista sobre arte e cultura. Nesta primeira edição, parte de um projeto interdisciplinar do meu curso técnico de Comunicação...

Advertisement