Page 1


20 -17 BUFFET VILLA MAGIA: A VILLA ONDE A MAGIA ACONTECE. BRUNO EDUARDO MARQUES SOLIS CLARA RODRIGUES AIROLDE LUANA CAROLINA DOS SANTOS MARCELO VALES BARBOSA MOARA ALVES PEREIRA SANTOS MURILO ROCHA DO NASCIMENTO

a-dap-tar 2. transitivo direto e bitransitivo modificar (algo) para que se acomode, se ajuste ou se adeque (a uma nova situação, um determinado fim, um meio de comunicação etc.). “a. a lente dos óculos”


ob gr Dedicamos este projeto á todos que nos apoiaram até este e futuros momentos. Em especial a Prof.ª Marcela Marino.

a-dap-tar 3. bitransitivo e pronominal tornar ou ser adequado a; acomodar(-se), harmonizar(-se). “a. a vida às necessidades”


in tro

O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do projeto experimental para conclusão do curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). O projeto apresenta diversas áreas desenvolvidas, como atendimento, pesquisa, marketing, planejamento, mídia e criação.

Seu principal objetivo é colocar em prática as habilidades adquiridas em sala de aula pelos alunos, a fim de ampliar e aprimorar o desenvolvimento das demais áreas envolvidas na agência experimental.


At nd

1

Prospectamos.


Para dar inicio ao projeto, fomos desafiados a prospectar 3 clientes de diferentes segmentos e forças de mercado. Dentre eles, escolhemos o Buffet Villa Magia. Um tradicional buffet da cidade de Presidente Prudente, que conta com dois espaços equipados com brinquedos que atendem diferentes idades e forte posicionamento no mercado que atua. Também tem em seu cronograma anual, programas de incentivo e divulgação de seu produto, como o DAYUSE e o Festa Casa. Em seguida, foi feita uma coleta de informções sobre o buffet onde a partir dai podemos ter melhor entendimento do cliente.

ma gi


Br fng Alguns dos problemas importantes já detectados no briefing:

Comunicação confusa.

Posicionamento fraco e não trabalhado

Identidade visual falha.


“...as organizações devem criar marcas e não produtos, e, criam-se marcas usando estratégias de posicionamento.” Ries e Trout (1991, p.69).


2

Publicos e seus hรกbitos.

Pes qus


Existia uma duvida sobre como o público-alvo do buffet se comportava e como eles che-

gavam até o mesmo, já que o cliente pouco fazia sua promoção. Promovemos 3 diferentes tipos de pesquisa:

Pesquisa de benchmarking. Foram feitas analises de concorrentes no mercado e uma pesquisa de referência e tendências de mercado para o Buffet.

Pesquisa exploratória de imersão Foi realizado uma entrevista informal e observação de experiência dos funcionários no ambiente de trabalho

Pesquisa de perfil de público final. A pesquisa tinha objetivo de definir o perfil do público consumidor do buffet do villa magia, entender seus hábitos de consumo e como chegar até esse público.


75%

são mulheres, em sua maioria de 30 à 35 anos.

CLASSE

C

com 45% com curso superior e especialização.

87,9% consomem internet no seu dia a dia.


Res ult

Foi possivel traçar com os resul-

tados obtidos pela pesquisa, a rotina do nosso publico-alvo, além de notar novas demandas e tendências de mercado .

COMIDAS VEGANAS

15,5% consomem rádio.

e vegetarianas são tendências para o ramo.


3 Superior

Mk tg


Em marketing foi preciso rever todos os principios de mercado, concorrentes, forças e fraquezas. Dentre essas, detectamos maiores problemas em seu brand, sua promoção e posicionamento.

Superioridade é para quem pode. Definimos como Superioridade, o posicionamento no buffet, já que o mesmo segundo as pesquisas, apresenta superioridade em seu produto, preço e praça. Além disso, traçamos estratégias para fortaceler ainda mais o novo posicionamento, como: - cardápio veganos - cartão fidelidade e descontos para clientes - novos brinquedos com dupla utilidades


ID Vis


A identidade visual utilizada atualmente pelo buffet apresenta erros de aplicações. Seus traços arredondados foram feitos a mão, sem se preocupar com futuras aplicações fora do fundo azul, ou do pattern com elementos coloridos. Suas cores não são identificaveis e existe padrão para utiliza-las.

*Antiga Identidade do buffet.


ID Vis RE BRAND


Inspirada nos livros de contos de fadas, a nova logo acompanhada da identidade visual repaginada, traz a essencia da magia que o buffet carrega em seu nome, levando seu posicionamento de superioridade .


Si


Pla ne

4 hocus pocus


Para iniciarmos a promoção do buffet, foi necessário escolher o arquétipo que guiaria todos os motes criados para as futuras campanhas.

O Mago O arquétipo guiará estruturas de linguagem e posicionamento, através da ideia de existir magia em seu interior, algo imensurável e incrível.

Esse arquétipo traz ideologias de fazer e acreditar que por meio da magia podemos criar qualquer coisa, combinando assim com o Buffet Villa Magia, que agora tem como sua missão, tornar o evento do consumidor, mágico e inesquecível, realizando assim seu sonho.

“As marcas do Mago incluem todas aquelas que promovem “momentos mágicos[...]” (PEARSON, Carol S. e MARK, Margaret, Herói E O Fora-da-lei, 2003, p. 149).


Pro mo Para divulgação do novo posicionamento do buffet, foram planejados três campanhas sazonais, que ocorrerão em diferentes momentos, divulgando diferentes serviços do cliente. São elas:

Institucional irá inserir a comunicação do Buffet no mercado, gerando lembrança de marca através da nova identidade e posicionamento do Buffet. Tema: Bem-vindo a Villa onde a Magia acontece! Período: 17 de março de 2018 a 17 de maio de 2018 Público-alvo: Pais e familiares de crianças de 1 a 8 anos, classe ABC, moradores de Presidente Prudente e região.


Day use específica para a divulgação de um serviço sazonal, que funciona como um escape para as épocas do ano menos movimentadas dentro do buffet, aonde as crianças vão para passar a tarde, pagando um valor individual. Tema: As férias na vila são pura diversão! Período: Férias de verão e inverno. Público-alvo: pais e familiares de crianças de 1 a 8 anos, classe ABC, moradores de Presidente Prudente e região.

Festa Casa será para a divulgação do serviço que leva toda a estrutura alimentícia do Buffet até a casa do contratante. Esse serviço é considerado o diferencial do Villa Magia, pois só ele oferece em Presidente Prudente. Tema: Transformamos sua casa em um mundo mágico. Período: 15 de julho de 2018 a 15 de novembro de 2018 nos meios tradicionais e do dia 15 de julho de 2018 ao dia 25 de janeiro de 2019 no digital. Público-alvo: pais de crianças de 1 a 8 anos, público A, B e C+.


Ins titu

5 Campanha


Tendo como tema “Bem-vindo a vila onde a Magia acontece” a campanha mostrará ao público toda a competência do Buffet em ser mágico em um momento tão especial como um evento.

Mídia Tradicional Baseado nos resultados obtidos pela pesquisa, utilizaramoes para campanha institucional, mídias tradicionais com maior aderencia no nosso publico-alvo. Meios: Outdoor, rádio, revista e indoor.

Mídia Online Na mídia online, utilizaremos suas redes sociais como apoio de campanha e seu site, agora repaginado, para captar leads. Meios: Facebook, Instagram e Site.


A campanha institucional procura transmitir é frisar o conceito e posicionamento de marca em seu público, ressaltando de forma simples sua excelência e superioridade em todos os seus aspectos sobre seus concorrentes. Tal conceito foi resumido e amarrado na palavra “magia”, onde encontramos um significado de excelência, superioridade além do esperado, sendo até mesmo considerado como mágica. Nesta campanha, procuramos deixar os momentos escolhidos falarem por si e representar pelo título tal sentimento como mágica proporcionada, pelo conjunto de atributos que o buffet oferece. Todas as peças procuram trabalhar este mesmo conceito, representadas por tais momentos que só podem ser vividos no Villa Magia Buffet. Seu foco é mostrar de forma emotiva o resultado obtido de um conjunto de fatores que envolvem produto, praça e preço superiores.


Revista


Indoor


Outdoor


Spot Áudio - Narrador

Áudio - Som

Era uma vez

Som de contos de fadas (magia)

Uma vila encantada... Cheia de brinquedos e muito diversão! Onde a magia era capaz de Fazer acreditar em cada um dos seus sonhos... Alegrias e muita diversão são nossos ingredientes especiais. Embarque nessa aventura com o Buffet Villa Magia! Seja bem-vinda a nossa Villa encantada de alegria! Tel (18) 3908-4338 R. Nicolau Cacciatori 296 Pres. Prudente - SP www.villamagia.com.br

Som de portões de castelo se abrindo. Sons de crianças brincando e rindo. Sons de mágico como se estivesse acordando de um sonho. Musica animada subindo aos poucos no fundo.

Sons de cornetas de história de conto de fadas. Sons dos portões fechando novamente e sons de mágica.


Digital


Day use

6 Campanha


A campanha tem como objetivo especifico, revitalizar o serviço e pôr a marca em evidência. Com mote que resume o tema dos dois periodos da campanha, o Dayuse é assinado com: As suas férias chegaram, e a diversão também. DayUse Villa Magia.

Mídia Tradicional Assim como na campanha interior, utilizaremos para campanha, as mesmas mídias tradicionais, desta vez, com foco maior nas peças tradicionais como outdoor. Meios: Outdoor, rádio,e indoor.

Mídia Online Na mídia online, também utilizaremos suas redes sociais como apoio de campanha. Meios: Facebook, Instagram, e-mail marketing e Site.


Assim como na Campanha Institucional, a Campanha do Dayuse continua trabalhando o conceito de magia, porém desta vez mais atrelado a diversão do que emoção. O Dayuse é um serviço de característica promocional vantajoso para os dois lados, no intuito de transmitir isso para o público alvo. O conceito criativo da campanha vem carregado com elementos mágicos, que buscam representar a retirada das crianças do tédio de suas casas, transporta-las para um lugar mágico e cheio de diversão. As mensagens principais transmitidas pelas peças são as de chegada das férias, acompanhadas de diversão. Sendo assim, os textos são trabalhados de forma simples e objetiva, para dar sentido a todo o aspecto conceitual não-verbal das peças.


Indoor


Outdoor


Outdoor


Spot Áudio - Narrador

Áudio - Som

Gênio: Qual é seu desejo?

Sons de magia saindo de algo. ( subir barulho aos poucos)

Criança: Passar minhas férias no Day Use! Gênio: Day Use?

Barulho e questionamento.

Narrador: O verão chegou e a diversão também!

Musica subindo aos poucos.

Toda criança sabe que o melhor para suas férias está no Villa Magia!

Sons de crianças concordando.

Traga a magia para as férias do seu filho.

Sons de crianças comemorando.

Verão no Villa Magia é pura diversão!

Sons de magia.

Gênio: Desejo concedido!


E-mail MKT


Digital


Fes Cas

7

Campanha


A campanha Festa Casa será para a divulgação do serviço que leva toda a estrutura alimentícia do Buffet até a casa do contratante. Esse serviço é considerado o diferencial do Villa Magia, pois só ele oferece em Presidente Prudente.

O objetivo da campanha é tornar essa opção de festa conhecida pelo público, pois ainda que ela não seja uma novidade do Buffet, ainda não há conhecimento sobre o serviço perante o mercado.

Mídia Tradicional Para chegarmos até o publico-alvo do respectivo serviço, utilizamos de mídias tradicionais que mais tem aderencia no povo prudentino. Meios: Outdoor, rádio,e indoor.

Mídia Online Na mídia online, também utilizaremos suas redes sociais como apoio de campanha. Meios: Facebook, Instagram, e-mail marketing e Site.


A terceira e última campanha é voltada para outro tipo de serviço que o Buffet oferece, intitulada como Festa Casa onde o mesmo leva até a casa do contratante seus cardápios, sendo possível a montagem de barraquinhas para cada especiaria. No entanto, ocorre durante o ano todo e é destinada principalmente para o público de classe A e B, que são as classes sociais que comportam este tipo de estrutura e evento na própria casa. As peças criadas para esta campanha, assim como o DayUse, tem intenção maior de explicar o funcionamento do serviço e atrair o público pelo principal conteúdo oferecido. Neste caso, o cardápio. vSeu propósito é fisgar o público-alvo pela facilidade e oportunidade, de ter o cardápio do Villa Magia na festa de sua casa.


Indoor


Outdoor


E-mail Mkt


Digital


8

that’s all folks.

Con clu


Este projeto experimental teve o intuito de aplicar todas as áreas da publicidade e propaganda na realização de um projeto de comunicação. Foi desenvolvida a agência experimental Adpat por parte dos alunos, que prospectaram como cliente o Buffet Villa Magia. A principal característica do projeto é desen volver as capacidades e habilidades competentes dos alunos aprendidas durante todo o curso, em um projeto de solução de comunicação para o cliente prospectado. Através da orientação dos professores as áreas foram desenvolvidas para solucionar problemas de comunicação e trazer soluções. As áreas foram distribuídas entre cada departamento, por aluno, onde se dividiram em atendimento, pesquisa, marketing, planejamento, mídia e criação.


O projeto apresenta um cronograma de execuções de cada área para seu desenvolvimento, onde foram cumpridos com os devidos prazos por parte dos departamentos da agência experimental. Todo o conteúdo desenvolvido pelas áreas foram orientados e norteados pelos professores, de forma que a conclusão pudesse refletir bons resultados para o cliente e para a faculdade. O conteúdo desenvolvido se encontra finalizado, cumprindo todas as propostas feitas pelo Projeto Experimental de Publicidade e Propaganda, da FACOPP.


CRIAÇÃO - BRUNO EDUARDO MARQUES SOLIS ATENDIMENTO - CLARA RODRIGUES AIROLDE PLANEJAMENTO - LUANA CAROLINA DOS SANTOS MÍDIA - MARCELO VALES BARBOSA PESQUISA - MOARA ALVES PEREIRA SANTOS MARKETING - MURILO ROCHA DO NASCIMENTO


fa-mí-lia 3. Pessoas ligadas por casamento, filiação ou adoção. fig. grupo de pessoas unidas por convicções ou interesses ou provindas de um mesmo lugar. “uma f. espiritual”


e-vo-lu-ir ETIM fr. évoluer 1. Transitivo indireto e intransitivo passar por processo gradual de evolução ou transformação; evolver, evolucionar. “todos os seres vivos evoluíram (de formas anteriores)”


Projeto de conclusão de curso - Villa magia buffet - A magia mora aqui! - Agência Adapt Propaganda  

Projeto experimental produzidos por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade FACOPP - UNOESTE.

Projeto de conclusão de curso - Villa magia buffet - A magia mora aqui! - Agência Adapt Propaganda  

Projeto experimental produzidos por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade FACOPP - UNOESTE.

Advertisement