Issuu on Google+


Briefing 1 Criação de Ilustração a partir da curta-metragem “Steamboat Willie”. Para esta ilustração eu comecei por fazer alguns esboços ate chegar ao resultado que mais me agradou, as linhas originais foram feitas a mão com pincel e tinta-da-china, de seguida passei para o Photoshop, onde dei alguns acabamentos, apliquei o letring, texturas e por fim colori. O conceito da ilustração para a capa do Steamboat Willie deriva de vários momentos da animação, nas imagens ao lado estão retratados alguns. Na ilustração podemos ver uma interpretação minha do rato Mickey, vestido de marinheiro, limpando o convés enquanto assobia quase simulando que ele próprio é que vai a navegar o barco. Atrás dele esta uma mancha que se assemelha a uma caveira, uma metáfora para o chefe do navio, que persiste em incomodar o Mickey. As texturas aplicadas servem com o objectivo de representar o grão presente na animação demonstrando assim que já é algo não propriamente recente. Já o letring, que é formado através de notas musicais que saem do assobio do Mickey, tentando demonstrar como a musica é importante para esta animação, o letring pode estar pouco legível em favor das notas musicais, mas á partida o publico alvo que vai comprar o DVD já esta familiarizado com a animação e com o nome tornando fácil reconhecimento do mesmo.


Briefing 2 Criação de uma Embalagem Ilustrada. Em resposta ao briefing pedido para a realização de uma embalagem ilustrada com uma representação e um lettering tridimensional sobre uma personagem da turma. Comecei pelo lettering, que se posiciona na frente da embalagem. O lettering com o nome Serpa, foi feito a partir das mãos do Serpa, recorrendo ao Photoshop para a montagem, usando as ferramentas de selecção juntamente com o Wrap para editar a forma da imagem. Cada dedo representa uma letra consoante a ordem dos dedos. Após vários estudos, optei pela construção do lettering a partir das mãos devido ao colega, frequentemente estar a roer as unhas e por ter um anel característico no dedo médio da mão esquerda. A ilustração foi realizada utilizando algumas fotos retiradas à tal personagem da turma, de seguida editadas em Photoshop do mesmo modo que lettering. Dando características de um mergulhador ao Serpa, mas num estilo caricaturado. A intenção do fundo é simular o mar, e o grão aplicado recorrendo ao filtro “noise”, tem o objectivo de uniformizar todos os elementos da ilustração. Durante a aquisição das fotografias, o Serpa chegou a ficar deveras irritado pelo constante assédio.


Briefing 3 Homenagem a Jack Teagle O objectivo deste Briefing era fazer uma homenagem a um ilustrador a nossa escolha, fazendo um auto-retrato com a técnica do ilustrador escolhido. O ilustrador que escolhi foi, Jack Teagle, devido a maneira como ilustra de forma simples e despreocupada, mas mesmo assim consegue fazer ilustrações muito expressivas, a sua técnica vem de encontro a minha, e a sua simplicidade é algo que me agrada bastante. Também me agrada neste ilustrador a maneira como usa as cores. Comecei por aproveitar alguns materiais que tinha aqui por casa, como placas de madeira compensada e tintas plásticas, e depois de ver inúmeros trabalhos dele comecei a pintar, o resultado foi uma placa com 73x110cm, que depois foi fotografada e reduzida para as dimensões pedidas 20x20cm.


Briefing 4

Ilustração para o conto de Edgar Allan Poe, Metzengerstein Para a resolução deste briefing foi pedido que fossem feitas 3 ilustrações para um conto à nossa escolha, a minha escolha recaiu sobre o conto de Edgar Allan Poe, Metzengerstein. Pelo menos uma das ilustrações tinha de ser feita recorrendo as técnicas aprendidas em Meios de Impressão, e posteriormente tinha de ser realizado um cartaz para o conto, com a supervisão de um colega, que ia desempenhar o papel de “art director”. Eu comecei por fazer a ilustração da capa em serigrafia, depois de ler o conto e fazer alguns esboços, cheguei a conclusão que iria representar o humano como animal dominado e não o contrário, pois ele é que tinha uma grande obsessão pelo cavalo. Passei as três ilustrações para digital recorrendo ao Photoshop e a uma mesa digitalizadora. Depois imprimi aquela que ia ser a capa em acetato para ser a matriz usada na serigrafia, Sensibilizei a tela com a ajuda do professor e fiz cerca de 15 impressões. Aproveitei a imagem da tela sensibilizada com a ilustração, seguindo os concelhos do meu art director, para tirar umas fotos e a partir delas fazer o que viria a ser o cartaz do conto. Depois das impressões feitas, digitalizei a imagem e juntei as outras 2 ilustrações, passando assim para a última fase, a da paginação. No Inn Design, comecei por colocar o texto pertencente ao conto e depois inclui as imagens, o formato do livro era de 10x18,5, e viria a ser impresso em papel azul para facilitar a leitura ao sol. Neste trabalho eu fui também o art director da Rita Belchior, onde depois de ver o trabalho dela a incentivei para fazer um cartaz mais chamativo, colando algum objecto no cartaz


Briefing 5

Metafora “Entusiasmo” A proposta deste briefing era criar uma ilustração que fosse uma metáfora para entusiasmo, devidas às influências da cidade em que nasci, as Caldas da Rainha, representei entusiasmo através da expressão América Boner, utilizada quando se nota um volume anormal nas calças de um homem A ilustração foi feita com acrílico sobre papel, e representa um homem só com pernas e com um volume anormal entre elas, o facto de não ter tronco pretende demonstrar o entusiasmo do momento, quando deixamos de pensar com a cabeça de cima e parece que só a debaixo é que existe realmente.


Obrigado Fragata Bruno Reis Santos 3100358


Relatorio