Page 1

Ano 7 - nª 01 - 1º Bimestre de 2014

O projeto pedagógico, construído com o apoio dos pais, busca incluir e aproximar a família e seus valores no ambiente escolar.

E mais: ♦ Momentos de Cidadania na escola. Pág. 02

♦ Alunos visitam o Espaço das Profissões da UFG.

Pág. 03

♦ Ações e atividades que aconteceram na Escola SESI/SAMA.

Pág. 06

Equipe de Robótica do SESI / SAMA participa do Torneio Nacional da FLL em Taguatinga - DF . Pág. 06


COLABORE O projeto DIA DO ESTUDANTE, proposto pela Professora Dilma Lopes Borchio, está recebendo doações de livros para serem distribuídos aos estudantes de escolas públicas de Minaçu. A distribuição será no mês de agosto com um evento que buscará inserir o jovem no universo da leitura. Colabore!

Leitura Interativa lo

dor de histórias!

você tam bé Seja

.S ej a

nt a co

m

ve

u íc

onhecimen c o to d

um

um

O jovem levando o conhecimento...

♦ Interação por meio da leitura ♦ Contação de histórias

Contação de histórias: 1ª semana de agosto

♦ Navegar no universo da imaginação

Período de arrecadação de livro: 03 de março a 28 de junho de 2014


SUMÁRIO SESI SAMA no torneio nacional de robótica FLL

2

Após a classificação no torneio regional, em Goiânia, a equipe de robótica do SESI SAMA participou da etapa nacional do torneio First Lego League em fevereiro.

5 Sessão cívica e momentos

de reflexão e cidadania Alunos da Educação Infantil cantam o Hino Nacional na Escola, aprendendo sobre cidadania e a valorizar a Pátria.

Aconteceu

6

Desfile de moda, palestras sobre bullying e momentos de adaptação foram algumas das principais atividades da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

8

Festa da Família

Mais de 700 pessoas participam da Festa e assistem à apresentações preparadas especialmente para as Famílias. Os alunos emocionaram e divertiram a todos com lindas homenagens à família.

Diretor Unidade Integrada Josué Teixeira de Moura Diretora Pedagógica Raqueline Dias

Coordenadora Ensino Médio Gisélia Pires Oliveira

Coordenadora Educação Infantil e Ensino Fundamental I Maria Elzi de Santana

Coordenadora EJA Priscilla Pedro de O. Fernandes

Coordenadores Ensino Fundamental II Suzzanne Pereira Bruno Magnum

Capa, Projeto Gráfico e Diagramação Bruno Magnum Fotos Arquivos SESI-SAMA


ROBÓTICA

SESI SAMA no Torneio Nacional de Robótica FLL

Tríade do Torneio FLL: Core Values, Projeto de Pesquisa e Desafio do Robô. Fonte: www.portaldaindustria.com.br/sesi

2

Equipe CREEPI no PitStop do Torneio.


Foto: Bruno Magnum

Por Bruno Magnum A equipe de robótica da Escola SESI-SAMA Minaçu participou da etapa nacional do Torneio de Robótica da FLL (First® Lego® League) nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Taguatinga-DF. A classificação para o Nacional foi conquistada em 2013 no Torneio Regional em Goiânia quando a equipe CREEPI (anagrama das palavras Ciência, Robótica, Engenharia, Experiência, Preparação e Inteligência) alcançou o 4º lugar na pontuação geral entre 29 equipes da região Centro-Oeste. O SESI-SAMA Minaçu foi a única escola do interior de Goiás a participar do torneio Nacional. As outras equipes que representaram o estado foram o SESI Canaã e o SESI Campinas, ambas da capital Goiânia. O Torneio Nacional reuniu um total de 60 equipes de todo

o Brasil, selecionando sete para participarem das etapas mundiais na Espanha, Canadá e Estados Unidos da América. O torneio FLL busca despertar o interesse dos alunos em temas da ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Voltado para adolescentes entre 9 e 15 anos, o torneio pretende incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico e o espírito inovador. Na temporada 2013/2014 o tema foi Nature's Fury, que propunha desafios que visavam evitar ou amenizar os problemas causados pelos desastres naturais. Os projetos deviam seguir os seguintes temas: Avalanche ou deslizamento de terra; Terremoto; Inundação; Furacão; Tempestade (vento, areia, nevasca ou chuva); Tornado ou ciclone; Tsunami; Erupção vulcânica; Incêndios (não iniciado por pessoas). > Revista ENCONTRO - SESI SAMA

3


ROBÓTICA Alem de uma idéia inovadora, proposta em um projeto de pesquisa feio pelos alunos para ajudar vítimas desses desastres, os alunos tiveram que construir e programar um robô feito com peças de LEGO e um controlador NXT para cumprir missões da mesa com o mesmo tema. No evento os estudantes devem seguir os valores propostos pela FLL e ao final são avaliados no Core Values. O projeto de pesquisa da equipe CREEPI foi inspirado no lamentável episódio da enchentes que quase destruiu o Centro Histórico da Cidade de Goiás na virada do ano de 2001. Na ocasião a casa da poetisa Cora Coralina foi bastante atingida pela força das águas do Rio Vermelho que corta a cidade. Por meio de sensores o projeto da equipe monitora o volume de água do rio e envia sinais, via rede sem fio, para alertar

1

Somos um time

2

Nós nos esforçamos para encontrar soluções com a ajuda de nossos técnicos e mentores

Nós honramos o espírito de competição amigável

4

5

O que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos

6

Nós dividimos experiências com os outros

7

Nós praticamos o Gracious ProfessionalismTM em tudo o que fazemos

8 Nós nos divertimos

caso ocorra uma cheia. A participação dos alunos Ana Júlia, Lucas, Maria Paula, Vitor, Pedro Felipe, Francisco e Suhéllen foi motivadora para a escola que já prepara um torneio interno para selecionar novas equipes para participarem das próximas temporadas do torneio.

Equipe CREEPI formada pelos alunos do SESI Minaçu fantasiados para a festa que é o Torneio.

4

3

Nós sabemos que nossos técnicos e mentores não sabem todas as respostas; mas nós aprendemos juntos


HINO NACIONAL Sessão Cívica, Momentos de Reflexão

e Cidadania por Raqueline Dias Todas as terças-feiras os alunos da Educação Infantil ao 5º ano ficam ansiosos com a hora de formar a fila, puxar o fôlego e caprichar no tom de voz. É o momento de cantar o Hino Nacional. Na escola SESI - SAMA a Lei nº 12.031, de 21 de setembro de 2009 que Altera a Lei no 5.700, de 1º de setembro de 1971, que determinar a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental, é cumprida na integra. Uma vez por semana em uma sessão cívica o Hino Nacional é cantado pelos alunos em todos os turnos da escola. A ação nada mais é que uma maneira de incentivar o patriotismo dos pequenos e ensiná-los a cantar o hino do Brasil, além de conhecerem os símbolos nacionais e os temas relacionados ao Projeto anual da escola.

Momentos como este faz com que os pequenos aprendam desde cedo a valorizar a pátria. Sem falar nas lições de respeito à bandeira, ao país e aos próprios colegas e professores. Enquanto o hino é entoado, aproveitamos para dar uma aula de geografia e história. Corrigimos também os erros de português e deciframos o significado das palavras mais difíceis. Durante o hino é possível aprender muita coisa, inclusive a respeitar o amigo do lado e o professor que está orientado a atividade.

Revista ENCONTRO - SESI SAMA

5


ACONTECEU Reunião de pais

Espaço das Profissões

A presença da família na escola sempre foi importante. Ainda mais neste ano, que o SESI SAMA tem como projeto anual o tema “EU AMO MINHA FAMÍLIA”, deixando os momentos de aproximação com os pais mais especiais. No dia 13 de fevereiro os pais e responsáveis pelos alunos se reuniram na escola para a primeira reunião com a equipe da escola SESI SAMA. Nesta ocasião foram apresentados os colaboradores da escola, como os professores, coordenadores, técnicos administrativos, diretores etc. A diretora apresentou também os projetos baseados no tema anual e que farão parte das atividades dos alunos no decorrer do ano letivo de 2014 e foi apresentado aos pais o LEGO, com demonstração dos alunos.

Nos dias 8 e 9 de abril os alunos do Ensino Médio (Regular e EBEP) participaram da edição do Espaço das Profissões UFG 2014. O evento promove o encontro de estudantes de ensino médio com alunos e profissionais da Universidade Federal de Goiás. Foi uma oportunidade dos nossos alunos conhecerem a Universidade e todos os cursos que ela oferece. Durante o evento eles tiveram a oportunidade de conversar e tirar dúvidas diretamente com profissionais e universitários de cada curso, por meio de salas interativas e minipalestras. Foi uma ocasião muito importante para ajudar os estudantes a escolherem seus cursos e profissões.

Educação infantil Nível I - Professora Flávia Os alunos se integrando alegremente ao ambiente escolar, aos novos colegas e a equipe. Ao iniciar a sua adaptação na educação infantil, nossos alunos viveram os momentos de muitas mudanças de uma só vez! Afastaram-se parcialmente do convívio familiar e criaram novas relações afetivas. As turmas têm grande capacidade de preservar historias na memória dos fatos do dia anterior. A escola proporciona um ambiente saudável e prazeroso, onde os alunos encontram segurança e carinho.

6

Nível III - Professoras Jeane e Romilda No mês de fevereiro as crianças do nível III tiveram um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas. Os alunos tiveram vários momentos descontraídos, brincadeiras no parque e no bosque da escola. Já se adaptaram a rotina escolar, segue normas preestabelecidas com facilidade e começaram o processo de leitura e escrita.


Palestra

Vacinação

Gravidez na adolescência e Doenças sexualmente transmissíveis foram os temas da palestra ministrada pela Dra. Cibele da Silva aos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Regular e EBEP) no auditório da escola SESI SAMA, nos dias 20 e 21 de fevereiro. Os alunos e alunas foram orientados sobre aos riscos e consequências da gravidez na adolescência. Foi apresentado, também, que relações sexuais sem proteção, além da gravidez, podem trazer doenças gravíssimas. Os estudantes saíram da palestra com consciência que devem ter responsabilidade para garantirem sues futuros.

No mês de março o Ministério da Saúde iniciou uma campanha nacional de vacinação contra o HPV. O público-alvo foram meninas de 11 a 13 anos, que tiveram o direito à vacina gratuita. A vacinação ocorreu também nas escolas públicas e privados de todo o país. A escola SESI SAMA participou da campanha, onde foram imunizadas as alunas do Ensino Fundamental II na faixa etária atendidas pela campanha do Governo Federal. Enfermeiras da rede pública de saúde aplicaram as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Ensino Fundamental 1º ano - Professoras Huania e Rubicleia Os alunos do 1º ano 1, 2 e 3 em fevereiro, juntamente com as professoras, vieram todos fantasiados, durante o período da aula, para festejar o carnaval, fizeram também um belíssimo piquenique coletivo e para finalizar um maravilhoso desfile de fantasia.

2º ano - Professora Sorandes Durante o mês de fevereiro, as professoras do 1º ano proporcionaram aulas diferenciadas para os alunos sobre o bullying, esta aula aconteceu no auditório, por meio de slides explicando sobre o assunto. Em seguida uma produção de texto coletivo. Os alunos também fizeram a construção de um quebra-cabeça partindo de uma historia livre através de desenho e revista. Fizeram a contextualização sobre o carnaval, eles confeccionaram uma mascara feitas de pratos de papel.

No mesmo mês as professoras do 1º ano proporcionaram aulas diferenciadas para os alunos sobre o bullying, esta aula aconteceu no auditório, por meio de slides explicando sobre o assunto. Em seguida uma produção de texto coletivo.

Revista ENCONTRO - SESI SAMA

7


FESTA DA FAMÍLIA A Escola SESI SAMA Minaçu durantes os primeiros dias de aula, apresentou o projeto pedagógico da escola construído com o apoio dos pais, professores e Grêmio Estudantil. O Tema anual é “EU AMO MINHA FAMÍLIA” e tem como principal objetivo resgatar os valores familiares pois a família ligada por laços afetivos é a unidade básica de uma sociedade. O ambiente escolar deve acolher, além do aluno e professores, a família e seus valores. Para comemorarmos esta união a Festa da Família juntou pais, mães, tios, avós, irmãos, isto é, todos que consideramos parte da nossa família, sejam de sangue ou não. O Dia da Família foi marcado por várias atrações como as lindas apresentações dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os alunos cantaram, dançaram e encenaram, trazendo muita alegria e emoção para os pais orgulhosos.

8


Os Bons momentos da Festa da Família

A Escola SESI SAMA deseja estar sempre próxima das famílias dos alunos, tornando-se apenas uma. Revista ENCONTRO - SESI SAMA

9


FESTA DA FAMÍLIA

Todos ganham com a Família próxima da Escola Mais de 700 pessoas participaram do evento e a animação foi grande. As brincadeiras animadas esquentaram o público. A novidade das barracas com saborosas comidas e bebidas – como pamonha, caldo, cachorro-quente, tortas, pipoca, algodão doce, cupcakes e sucos– foi um sucesso. Os brinquedos também fizeram a alegria da garotada que não se cansavam do pula-pula e do castelo inflável. Um dos momentos de maior emoção foram as apresentações dos pais, como por exemplo, a Letícia, mãe de quatro filhos, que comoveu os convidados com uma linda apresentação com a mensagem que ressalta a importância da família em nossas vidas. Para animar ainda mais a festa a banda liderado por Tony Aleixo tocou sucessos para comemorar a sorte dos ganhadores dos prêmios do bingo, e também para animar os que não ganharam. Na verdade, todos que participaram saíram ganhando, pois a Festa da Família cumpriu com seu objetivo de tornar a relação família-escola mais forte. 10


O DESPERTAR MACHADIANO NOS JOVENS CONTEMPORÂNEOS

PROGRAMAÇÃO 22 de maio (quinta-feira) Local: Escola SESI SAMA

Não é segredo algum que a juventude contemporânea lê pouco nos dias de hoje. Em um mundo com tantas distrações, os clássicos da literatura são muitas vezes menosprezados. No entanto, com os escritores machadianos, cada vez mais adolescentes começa a mudar essa realidade. Com o passar do tempo, a memória de Machado de Assis se torna cada vez mais palpável. Seu estilo para representar os relacionamentos sociais com traços de ironia e humor faz com que suas obras agradem não somente aos adultos, mas também aos jovens. É praticamente impossível ler Machado de Assis e não se identificar com algum aspecto ou personagem. Até os dias de hoje, seus escritos transmitem idéias que podem ser associadas aos acontecimentos atuais. Analisando a escrita que o consagrou, é de fácil percepção o porquê de ser tão reconhecido. Machado é imortal e será para sempre digno de orgulho e inspiração à juventude brasileira. Seu legado intransponível reflete aspectos culturais e psicológicos que descrevem perfeitamente quem são os brasileiros de verdade. De uma forma ou outra, atravessamos barreiras e somos todos personagens de uma história machadiana. “Para as rosas, escreveu alguém, o jardineiro é eterno”. Nayane Duarte, 2ª série U

Revista ENCONTRO - SESI SAMA

11


Revista Encontro  

Revista da Escola SESI SAMA - Minaçu

Revista Encontro  

Revista da Escola SESI SAMA - Minaçu

Advertisement