Issuu on Google+

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Serviço Social 8ª Série Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Marciene Aparecida Santos Reis Faculdade Anhanguera de Campinas – FAC 3

.


Serviço Social – 8ª Série - Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.  Identificar e compreender os conselhos gestores nas esferas públicas.  Fundamentar o conceito de gestão pública.  Estudar as bases conceituais de participação popular, conselhos municipais, governança local e representações.

Produção Acadêmica 

 

Reflexão de textos e sistematização de textos parciais com os apontamentos das pesquisas realizadas. Elaboração de proposta de intervenção social. Produção de uma revista virtual com reflexões desencadeadas ao longo do estudo.

Participação Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de até seis participantes, seguindo as diretrizes do tutor presencial. Essas equipes, que serão mantidas durante todas as etapas, deverão entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial, que fará o acompanhamento das atividades nos encontros na unidade.

Padronização O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado1 com o seguinte padrão: em fonte Times New Roman ou Arial tamanho 20 para título, 16 para subtítulo e 14 para o texto dos slides; com até 15 slides, sendo: 1. Capa - o primeiro slide deverá conter:  logo oficial da Anhanguera Educacional – Uniderp;  nome de sua Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;  título da atividade;  nome do tutor a distância;  cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. 2. Introdução – apresentar de forma breve o tema pesquisado. 3. Desenvolvimento – abordar as etapas pesquisadas. 4. Considerações finais – apresentar os resultados obtidos a partir da pesquisa. 5. Referências bibliográficas – indicar as fontes de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT.

1

Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Marciene Aparecida Santos Reis


Serviço Social – 8ª Série - Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Pág. 3 de 7

DESAFIO O presente desafio consiste na produção de uma revista virtual, em slides, que contemple os estudos voltados aos Conselhos Gestores de Políticas públicas, bem como a participação popular visando à efetiva democratização da sociedade para o planejamento, formulação e programação de políticas públicas e o cumprimento de suas funções. Este desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico, e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.

Objetivo do Desafio Produção de uma revista virtual.

ETAPA 1 Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos de Conselho Gestor e de Governança, refletindo sobre as formas de organizações administrativas que possibilitam a participação do povo na gestão das políticas públicas e que favoreçam a sua comunidade. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Individual) Pesquisar em diferentes fontes bibliográficas (revistas científicas, livros técnicos, artigos e sites institucionais) sobre o significado e a importância dos conselhos gestores. Sites sugeridos para pesquisa 

Conselhos Gestores. Observatório de Gestão Pública Participativa. Disponível em: <http://ogpp.gid-ufs.org/glossario/conselhos-gestores/>. Acesso em: 28 maio 2013.

Conselhos Gestores. Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.seia.ba.gov.br/seuc/conselhos-gestores-0>. Acesso em: 28 maio 2013.

AZEVEDO, Eder Marques de. Os Conselhos Gestores no controle popular das políticas públicas. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 887, 7 dez. 2005 . Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/7691>. Acesso em: 28 maio 2013.

Passo 2 (Equipe) 1

Compartilhar as informações encontradas pelos membros da equipe e refletir sobre a importância dos conselhos gestores para uma gestão pública participativa.

2

Elaborar o primeiro noticiário da revista virtual, com um título sugestivo, apontando estas considerações em no máximo dois slides.

Marciene Aparecida Santos Reis


Serviço Social – 8ª Série - Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Pág. 4 de 7

Passo 3 (Individual) Pesquisar em diferentes fontes bibliográficas (revistas científicas, livros técnicos, artigos e sites institucionais) sobre o significado e a importância da governança para o desenvolvimento da sociedade. Sites sugeridos para pesquisa 

GONÇALVES, Alcindo. O conceito de governança. Disponível em: <http://material.canaldosconcursos.com.br/pdf/auditor_fiscal_da_receita_federal _administracao_publica/afrfb_administracao_publica_wagner_rabello_aula_06_pt_ 02_conceito_governanca.pdf>. Acesso em: 28 maio 2013.

Governança Corporativa. IBGC. Disponível em: <http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17>. Acesso em: 28 maio 2013.

Origem da boa Governança. IBGC. Disponível em: <http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=18>. Acesso em: 28 maio 2013.

Passo 4 (Equipe) 1

Compartilhar as reflexões e os aprendizados sobre as leituras realizadas e pesquisar três imagens que ilustrem o conceito de governança.

2

Compor o segundo noticiário da revista virtual, com um título sugestivo, apontando estas considerações em no máximo dois slides.

ETAPA 2 Esta atividade é importante para que você reflita sobre o exercício efetivo da população na realização de ações que visem à democracia. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Equipe) Pesquisar em diferentes fontes bibliográficas (revistas científicas, livros técnicos, artigos e sites institucionais) sobre o significado e a importância da participação popular para o desenvolvimento da sociedade. Sites sugeridos para pesquisa 

GAVRONSKI, Alexandre Amaral. Participação Popular. Dicionário de Direitos Humanos, 2006. Disponível em: <http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tikiindex.php?page=Participa%C3%A7%C3%A3o+popular>. Acesso em: 28 maio 2013.

Participação Popular: a construção da democracia participativa. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&id=2493:catid =28&Itemid=23>. Acesso em: 28 maio 2013.

SILVA, Gecilda Esteves; ALFRADIQUE, Cláudio Nascimento. A Importância da Participação Popular como Forma de Controle Social de Obras Públicas e Exercício da

Marciene Aparecida Santos Reis


Serviço Social – 8ª Série - Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Pág. 5 de 7

Democracia. 2006. Disponível em: <http://www2.tce.pr.gov.br/xisinaop/Trabalhos/Import%C3%A2ncia%20da%20p articipa%C3%A7%C3%A3o%20popular.pdf>. Acesso em: 28 maio 2013. Passo 2 (Individual) Observar e refletir sobre a imagem a seguir: Figura 1

Fonte: Disponível em: <http://www.inesc.org.br/biblioteca/publicacoes/doe-uma-charge/doe-uma-charge>. Acesso em: 28 maio 2013.

Passo 3 (Equipe) 1

Compartilhar as reflexões desencadeadas pela leitura dos textos e da imagem.

2

Elaborar uma proposta de intervenção social em que haja a participação da sociedade para a concretização de uma ação social. Esta proposta de intervenção deverá ser digitada em dois slides, que comporão a revista virtual e deverão conter: a) Tema da ação social. b) Público-alvo. c) Objetivos da ação planejada. d) Conceitos/Princípios/Direitos que serão trabalhados na devida ação social. e) Estratégias de intervenção.

Passo 4 (Equipe) Elaborar um título sugestivo para a proposta de intervenção social, bem como uma propaganda que incentive a participação da população nesta ação popular. O título e a propaganda deverão ser digitados em um único slide, que virá anteriormente à sequência da proposta de intervenção social e comporá a revista virtual.

Marciene Aparecida Santos Reis


Serviço Social – 8ª Série - Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Pág. 6 de 7

ETAPA 3 Esta atividade é importante para que você compreenda os Conselhos Municipais de Educação e sua relevância para a promoção da gestão democrática do ensino público. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Individual) Pesquisar em diferentes fontes bibliográficas (revistas científicas, livros técnicos, artigos e sites institucionais) sobre o significado e a importância dos Conselhos Municipais de Educação. Sites sugeridos para pesquisa 

Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=251& Itemid=470>. Acesso em: 28 maio 2013.

REVISTA NOVA ESCOLA. Conselho Municipal de Educação: participação e autonomia. Edição 177, Novembro 2004. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/conselho-municipaleducacao-participacao-autonomia-423313.shtml>. Acesso em: 28 maio 2013.

Perguntas Frequentes sobre Conselho Municipal de Educação. Disponível em: <http://www.sec.ba.gov.br/cee/faq.html>. Acesso em: 28 maio 2013.

Passo 2 (Equipe) 1

Socializar entre a equipe os materiais encontrados no passo anterior e refletir sobre as condições de melhora da educação diante da atuação do Conselho Municipal de Educação.

2

Redigir os argumentos da equipe em um noticiário de três slides, intitulado: “Conselhos Municipais de Educação e Gestão Democrática do Ensino”. Este noticiário comporá a revista virtual.

Passo 3 (Equipe) Elaborar um título sugestivo para a revista, bem como uma capa com o slogan da equipe. O grupo poderá consultar diversas fontes de pesquisa que ajudem na criação desta capa. Passo 4 (Equipe e Individual) 1

Reunir os noticiários parciais elaborados ao longo das etapas, em arquivo único de extensão “.ppt”. Referenciar corretamente as imagens e fontes consultadas, de acordo com a ABNT.

2

Postar, individualmente, o arquivo final no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), para avaliação e validação da nota pelo tutor a distância, dentro do prazo estipulado.

Marciene Aparecida Santos Reis


Serviço Social – 8ª Série - Serviço Social e Conselhos Gestores de Políticas Públicas

Pág. 7 de 7

Livro-Texto da Disciplina GOHN, Maria da Gloria. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. PLT 638.

Critérios de Avaliação Sugere-se que o aluno tenha: 

Desenvolvido reflexões acerca do tema diante das leituras indicadas.

Redigido os noticiários parciais.

Produzido uma argumentação coerente com a proposta estudada.

Elaborado uma proposta de intervenção social coerente com o tema estudado, com fundamentação entre teoria e prática.

Digitado revista virtual demonstrando suas considerações, reflexões e aprendizados obtidos ao longo das etapas das atividades.

Marciene Aparecida Santos Reis


Cead 20132 servico social pa servico social servico social e conselhos gestores de politicas publica