Page 1

Reforma trabalhista Revista do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas da Região Norte/Oeste do Estado de São Paulo Ano 16 • Edição 38 • Dezembro de 2017

Decretos e emendas criam mais insegurança jurídica e confudem todo mundo Página 4 Saúde

Doenças do sono

Mulher

Perdeu o emprego? Abra seu negócio

Página 14

Página 10

24 anos

Uma história de muita luta, dedicação e importantes conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria. Vem com a gente: filie-se!



Palavra do Presidente

Em defesa dos nossos direitos! C

aros trabalhadores, nesta edição me dirijo especialmente a vocês para falar um pouco sobre a Reforma Trabalhista e os reflexos causados na vida de milhões de brasileiros. Os nossos governantes, políticos sem escrúpulo, rasgaram a CLT (Consolidações das Leis do Trabalho), ferindo a Constituição Federal em ataque explícito e perverso contra a classe trabalhadora. Essa reforma veio apenas para atender os anseios dos empresários que, cansados pela carga tributária mais pesada do mundo, sem possibilidade de redução por parte do governo, resolvem tirar do lado mais fraco, o dos trabalhadores, precarizando a mão obra e esfacelando direitos conquistados ao longo de anos, numa tentativa desesperadora de eliminar, extirpar de uma vez por todas, a representatividade dos empregados por categoria profissional, patrocinando o fim dos

sindicatos e os enterrando junto com a famigerada contribuição sindical. Contribuição essa que fazia mais bem a eles que as entidades sindicais sérias, pois boa parte dela ia direto para os cofres do governo e, aos sindicatos atuantes, não irá fazer falta alguma. Mostraremos a este governo e as más empresas que as entidades sindicais sérias e atuantes estarão ainda mais firmes na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores. E que a Convenção Coletiva de Trabalho, assinada anualmente pelos Sindicatos Laboral e Patronal, está vigente e tem poderes superiores a Lei, pois como a Reforma Trabalhista bem diz: “o negociado vale mais do que o legislado”. Isso quer dizer que tudo que for negociado pelo Sindicato na Convenção ou Acordo, a reforma não derruba. Não abriremos mão de direitos conquistados e atuaremos firmes nas próximas negociações

a fim de manter uma boa relação do Capital X Trabalho, entendendo o momento, flexibilizando se necessário, sem ter que abrir mão de nenhum direito. Para isso precisamos do apoio total dos trabalhadores da categoria. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de esperanças no futuro do Brasil.

4

São Francisco Odontologia 18

Trabalho de Base 30

Emendas na Lei Trabalhista 6

Descomplicando a economia 21

Acordo: Sinterc ganha mais uma 32

Waldir Aparecido Avanzo Presidente do Sinterc

Sumário Direitos do Trabalhador Abra seu negócio

10

Beleza: celulite e estria

22

Doutor Responde 33

Saúde: distúrbios do sono

14

Logo Ali: Marília

26

Receitas do Chef 34

Edição nº 38 • Dezembro de 2017 • A revista Põe na Mesa é uma publicação do Sinterc − Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas da Região Norte e Oeste do Estado de São Paulo. Sede: Rua Cussy Júnior, 11-16, Centro, Bauru-SP, CEP 17015-022. Telefone/FAX: (14) 3234-9763. Diretor Presidente: Waldir Aparecido Avanzo. Suporte Administrativo: Francisco Viana. Suporte Jurídico: Dr. Bruno Avanzo. Jornalista responsável: Priscila Nóbrega − MTB 61545-SP. Projeto Gráfico, diagramação e arte: Bruno Gonçalves − www.brunogoncalves.com.br. Impressão e préimpressão (CTP): Grafilar − www.grafilar.com.br − Telefone: (14) 3812-5700. Tiragem: 5.000 exemplares. Todas as matérias, textos e imagens publicadas nesta revista são de estrita responsabilidade da diretoria do Sinterc.

Dezembro de 2017

3


Direitos do trabalhador

Mudanças na Reforma Trabalhista O trabalhador sentirá todas as mudanças feitas nessa reforma. Portanto, é imprescindível ter o apoio do sindicato para lutar pelos seus direitos na negociação

O

último dia 11 de novembro foi um marco na vida dos empresários e trabalhadores por conta das mudanças na Lei Trabalhista. Para muitos, as modificações foram negativas, havendo explorações desenfreadas em forma de lei. Diante desse fato, é importante que todos saibam o que mudará daqui para frente e o que afetará a relação entre patrão e empregado. O texto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para prever, entre outras medidas, a prevalência do acordo sobre a lei, regras para o trabalho intermitente, o fim da contribuição sindical obrigatória e da ajuda do sindicato na rescisão trabalhista. Essa reforma deu direito ao empresário alterar os contratos

4

Dezembro de 2017

120 dias após a lei ter entrado em vigor. A alteração do salário também será sentida pelos trabalhadores. Isso porque, gratificações, adicional por produtividade, diárias, comissões, prêmios, abonos, enfim, diversas fontes de acréscimo na remuneração não serão mais consideradas no montante do salário, e, portanto não serão mais tributáveis. A nova regra trouxe mudanças na duração do trabalho e nos intervalos de alimentação que não serão consideradas como normas de saúde, higiene e de segurança do trabalho, proibidas de serem negociadas por acordo. Para os empresários, a reforma é o início de um caminho de modernização das relações de trabalho. Para os funcionários, é perda de direitos.


Dezembro de 2017

5


Direitos do trabalhador

Emendas na Lei Trabalhista Medida Provisória 808 que propõe ajustes na Reforma Trabalhista bateu recorde de pedidos de emendas - quase 1000 foram apresentadas pelos parlamentares. Entre as sugestões, há pedido para a volta da exigência do sindicato ou Ministério do Trabalho no processo de homologação de contratos de trabalhadores demitidos que trabalharam por mais de um ano. E no dia 10 de novembro, centrais sindicais fizeram manifestações em São Paulo para alertar os trabalhadores de que não saiam assinando qualquer acordo por aí.

Conheça as principais mudanças

Sam Edwards/Getty Images

A

tenham, no mínimo, 5 dias cada um. As férias não poderão mais começar nos dois dias que antecedem um feriado ou nos dias de descanso semanal, geralmente aos sábados e domingos.

Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira, home office, licença maternidade e paternidade, trabalho intermitente e remuneração por produtividade.

Férias

A compensação das horas extras em outro dia de trabalho ou por meio de folgas poderá ser negociada entre empresa e empregado, desde que ocorra no período máximo de seis meses. O empregador que deixar de dar as folgas no prazo terá de pagar as horas extras, com acréscimo de 50%.

Contribuição sindical

Trabalhador de qualquer idade poderá tirar até três férias por ano, desde que um dos períodos seja maior que 14 dias e os outros dois 6

Banco de horas*

Dezembro de 2017

O pagamento da contribuição sindical, que equivale a um dia de trabalho, não será mais obrigatório. O desconto dessa contribuição se dava no salário de março e era paga em abril.


A partir da mudança na Lei Trabalhista, a homologação da rescisão de contrato de trabalho poderá ser feita na empresa, acabando com a obrigatoriedade de ocorrer nos sindicatos ou nas Superintendências Regionais do Trabalho.

Intervalo O intervalo para descanso dentro da jornada de trabalho poderá ser negociado entre empresa e trabalhador. Porém, é exigido que seja de ao menos 30 minutos em jornadas superiores a 6 horas.

Jornada 12x36* Será permitida a jornada em um único dia de até 12 horas, seguida de descanso de 36 horas, para todas as categorias, desde que haja acordo entre o empregador e o funcionário.

Jornada parcial Os contratos de trabalho poderão prever jornada de até 30 horas semanais, sem possibilidade de horas extras, ou até 26 horas, com até 6 horas extras, pagas com acréscimo de 50%.

Higiene e troca de uniforme A empresa não precisará mais computar dentro da jornada as atividades de descanso, lanche, interação com colegas, higiene pessoal, troca de uniforme, tempo gasto no trajeto ou período que o empregado buscar proteção na empresa em caso de enchentes ou violência nas ruas, por exemplo. Dezembro de 2017

(*) Seguir regra própria da categoria na Convenção Coletiva vigente. Para mais informações acesse o site www.sinterc.org.br

Homologação*

7


Direitos do trabalhador Trabalho intermitente A nova lei prevê o trabalho intermitente, que é pago por período trabalhado. Quem trabalhar nessas condições terá férias, FGTS, previdência e 13º salário proporcionais. O trabalhador receberá o chamado salário-hora, que não poderá ser inferior ao mínimo nem ao dos profissionais que exerçam a mesma função na empresa.

Home office No home office ou teletrabalho, não haverá controle de jornada e a remuneração será por tarefa. No contrato de trabalho deverão constar as atividades desempenhadas, regras para equipamentos e responsabilidades pelas despesas. O comparecimento às dependências do empregador para a realização de atividades específicas não descaracteriza o home office.

Demissão consensual Haverá a possibilidade de acordo na rescisão de contrato, com pagamento de metade do aviso prévio e da multa de 40% sobre o FGTS. O empregado poderá ainda movimentar até 80% do valor depositado na conta do FGTS. No entanto, não terá direito ao seguro-desemprego.

Gorjetas e comissões Comissões, gratificações, percentagens, gorjetas, prêmios, ajuda de custo como auxílio-alimentação, diárias para viagem e abonos não precisam mais integrar os salários e, consequentemente, não incidirão sobre o cálculo dos encargos trabalhistas e previdenciários, como FGTS e INSS. 8

Dezembro de 2017

Remuneração por produtividade O pagamento do piso ou salário mínimo não será obrigatório na remuneração por produtividade, e trabalhadores e empresas poderão negociar todas as formas de remuneração que não precisam fazer parte do salário.

Plano de carreira O plano de carreira poderá ser negociado entre patrões e funcionários sem necessidade de homologação nem registro em contrato, podendo ser mudado constantemente, mas somente para quem recebe salário mensal igual ou superior a duas vezes o limite máximo dos benefícios do INSS (R$ 11.062,62). O recurso da arbitragem poderá ser usado para solucionar conflitos entre os empregadores e os funcionários que recebem esse valor. Já para quem ganha menos que R$ 11.062,62, o plano de cargos e salários continuará a ser negociado por meio dos sindicatos.

Equiparação salarial A equiparação salarial poderá ser pedida quando trabalho é prestado para o mesmo estabelecimento, ou seja, empregados que exercem a mesma função mas recebem salários diferentes não poderão pedir a equiparação quando trabalharem em empresas diferentes dentro do mesmo grupo econômico. Não haverá ainda possibilidade de fazer o pedido argumentando que um colega conseguiu a equiparação via judicial.


Suelen Santin/Diário do Iguaçu

Autônomos A nova lei prevê que as empresas poderão contratar autônomos e, ainda que haja relação de exclusividade e continuidade, não será considerado vínculo empregatício.

Gestantes

Ações na Justiça O trabalhador que faltar a audiências ou perder ação na Justiça terá de pagar custas processuais e honorários da parte contrária. Haverá multa e pagamento de indenização se o juiz entender que ele agiu de má-fé. No caso de ações por danos morais, a indenização por ofensas graves cometidas pelo empregador deverá ser de no máximo 50 vezes o último salário contratual do trabalhador. Será obrigatório ainda especificar os valores pedidos nas ações na petição inicial.

Termo de quitação Será facultado a empregados e empregadores firmar o chamado termo de quitação anual de obrigações trabalhistas perante o sindicato da categoria. No termo serão discriminadas as obrigações cumpridas mensalmente tanto pelo empregado quanto pelo empregador. Caso o empregado queira questionar algo na Justiça depois, terá de provar as irregularidades alegadas na ação, com documentos e testemunhas.

Terceirização Haverá uma quarentena de 18 meses que impede que a empresa demita o trabalhador efetivo para recontratá-lo como terceirizado. O terceirizado deverá ter as mesmas condições de trabalho dos funcionários da empresa-mãe, como atendimento em ambulatório, alimentação em refeitório, segurança, transporte, capacitação e qualidade de equipamentos.

As gestantes e lactantes poderão trabalhar em atividades de grau mínimo e médio de insalubridade, a não ser que apresentem atestado emitido por médico de confiança que recomende o afastamento delas durante a gestação ou lactação.

Validade das normas coletivas Os sindicatos e as empresas poderão definir os prazos de validade dos acordos e convenções coletivas, bem como a manutenção ou não dos direitos ali previstos quando expirados os períodos de vigência. E, em caso de expiração da validade, novas negociações terão de ser feitas, pois o que havia sido estabelecido em convenções ou acordos perde a validade imediatamente.

Plano de Demissão Voluntária O trabalhador que aderir ao plano de demissão voluntária (PDV) dará quitação plena e irrevogável dos direitos referentes à relação empregatícia, ou seja, não poderá pedir na Justiça do Trabalho os possíveis direitos que perceba depois que foram violados. Dezembro de 2017

9


Mulher

Plano B A fórmula é clara: manter a esperança viva e planejar algo que lhe satisfaça, pessoal e profissionalmente

V

ocê é uma pessoa estabilizada, trabalha em uma empresa há muitos anos e de repente recebe a notícia de que haverá um corte de pessoas e seu nome está na lista. Nesse caso, você teria um Plano B profissional, ou sempre esteve acomodada na função que exercia nesta empresa, ignorando o fato de que há um mundo cheio de oportunidades lá fora? Antes de tomar qualquer decisão é preciso não se desesperar e evitar gastar suas economias em um negócio próprio sem saber se é isso mesmo que você deseja para sua vida profissional. Não compensa se arriscar no calor da emoção. Procure ajuda de especialistas e entenda sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão. De qualquer forma é importante que tenha um Plano B em mente, caso aconteça alguma mudança na sua situação profissional, colocando em prática aquilo que você sempre almejou, que você tem talento de exercer ou até mesmo fazer alguns cursos na área que sente atração para se especializar.

10

Dezembro de 2017

Mudança

É importante ter um Plano B em mente, caso aconteça algum imprevisto na sua situação profissional

Seu plano profissional não precisa ser um grande projeto, um grande desafio. Ele pode começar no simples, no pequeno, através das oportunidades que surgem nas entrelinhas, ou, fora delas. As vezes, essa oportunidade aparece, mas como estamos tão acostumados com o dia a dia, ela pode passar desapercebida.


Na cozinha

Se você for cozinheira e perdeu seu emprego, que tal começar a fazer bolos e doces para vender? Mas só o fato de ser cozinheira, não garante sucesso. Tem que estudar, fazer cursos, ler sobre as tendências, e principalmente amar e ser especialista no que faz

Depositphotos

O empreendedorismo como plano B Segundo pesquisas, um pouco mais de 40% dos brasileiros são empreendedores. Essas pesquisas mostram também que parte dos novos empreendedores, fecham as portas da empresa no primeiro ano, por falta de afinidade com o segmento ou por falta de conhecimento da área. Por isso, é imprescindível ter um planejamento e conhecimento do mercado em que está se entrando.

Utilizar suas experiências profissionais ajudará, mas caso mudar de ramo, peça ajuda em entidades complementares de apoio a pequenos empresários. Hoje em dia é fácil abrir uma pequena empresa. Por exemplo, se você for cozinheira e perdeu seu emprego, que tal começar a fazer bolos e doces para vender? Mas só o fato de ser cozinheira, não garante sucesso. Tem que estudar, fazer cursos, ler sobre as tendências e, principalmente, amar e ser especialista no que faz. Todas essas ferramentas te tornará referência na sua nova área de atuação. Começar um negócio do zero sempre é difícil, mas não se frustre. Com determinação, motivação e a certeza de que é isso mesmo que deseja para sua vida, vai dar tudo certo. Dezembro de 2017

11


Mulher Shutterstock

Conselhos para seguir com o Plano B Questionário simples para elaborar um Plano B são suas ΔΔQuais competências e habilidades? O que te faz brilhar os olhos? Onde quer chegar em sua vida profissional? Qual sempre foi seu sonho profissional? O Plano B tem a ver com seu estilo de vida e suas afinidades? Você vai optar pela área do qual já gosta profundamente?

ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ

12

Dezembro de 2017

e veja o que você gosta e ΔΔAnalise sabe fazer, mesmo que seja em área diferente da qual você está acostumado a atuar. Tome cuidado com franquias, porque elas podem ser interessantes, mas é preciso analisar a necessidade da sua cidade antes de abrir qualquer negócio. Sua chance de ser bem sucedido fazendo o que gosta é muito maior do que trabalhar só para receber o dinheiro no final do mês. Faça uma pesquisa e tenha certeza de que existe mercado para o ramo em que quer atuar. Ter experiência em grandes empresas não é sinônimo de sucesso no seu Plano B, por isso é importante a ajuda de empresas competentes de apoio a pequenos empresários. Não gaste mais do que você ganha e guarde 10% do seu lucro do final do mês.

importante que não faça dívidas ΔΔÉdesnecessárias. Pois lembre-se que você está começando agora, então corre risco de não dar certo. Estude, faça cursos, leia artigos, procure informações na internet, converse com pessoas que já estão trabalhado na área. Enfim, procure toda informação possível. Ofereça seus serviços de forma gratuita no começo, direcionado à formadores de opinião e possíveis compradores. Esse é o momento de mostrar sua qualidade e potencial para que sua marca seja espalhada de forma positiva. Seja generoso e pergunte o que os clientes desejam, ajude a solucionar os desejos deles. Não espere ser demitido para ter o Plano B em mente.

ΔΔ

ΔΔ

ΔΔ

ΔΔ

ΔΔ ΔΔ

ΔΔ

ΔΔ ΔΔ


Subbotina Anna/Fotolia

Passo a passo para abrir seu negócio O Sebrae criou um roteiro para facilitar a abertura da sua empresa. Todas essas informações foram retiradas do site www.sebrae.com.br

1

Saiba que negócio abrir

Visite o site do Sebrae e acesse os menus “Ideias de Negócios e Tipos e Ramos”. Confira sugestões de como ganhar dinheiro, descubra o que é preciso ter para montar um negócio e veja como o Sebrae classifica e apoia a atividade escolhida.

2

Veja se você tem perfil

Para tornar um negócio realidade, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. Procure o Sebrae na sua cidade para obter ajuda.

negócios e a definir estratégias para posicionar corretamente a empreitada no mercado.

Programa Começar Bem

3

5

O “Começar Bem” é um programa do Sebrae ideal para os potenciais empresários que possuem uma ideia de negócio ou já têm experiência em trabalhar por conta própria.

Reúna informações sobre o negócio

Em seguida, você precisa coletar informações para dar auxílio consistente à criação da empresa. Acesse a o link “Reúna Informações” e saiba quais dados pesquisar e como fazer o levantamento.

4

Organize-se

A terceira iniciativa é organizar as informações coletadas. O menu “Conheça o Mercado” lhe ajudará a construir o plano de

Saiba como obter crédito para o seu negócio

Na página “Como Obter Crédito” você encontra dicas de gestão financeira e fica sabendo as formas para conseguir crédito para as suas atividades profissionais.

6

Coloque a mão na massa

A última etapa é registrar o negócio e torná-lo realidade. Visite o menu “Registre a Empresa” e saiba o que é necessário para formalizar o empreendimento.

O foco do projeto é abastecer os empreendedores de conhecimentos e técnicas essenciais para iniciar e desenvolver uma empresa competitiva, lucrativa e sustentável.

Fontes

ΔSebrae: Δ www.sebrae.com.br ΔExame: Δ www.exame.abril.com.br

Dezembro de 2017

13


Saúde

Distúrbios do sono Dormir é uma das atividades mais gostosas do dia. É nessa hora que o corpo e a mente descansam. Mas para algumas pessoas não é bem assim que funciona

Q

uem nunca passou a noite em claro, sem conseguir dormir, que atire a primeira pedra. Todos nós já passamos por isso pelo menos uma vez na vida. Porém, algumas pessoas vivem essa realidade grande parte da sua vida por sofrerem com distúrbios do sono, causando prejuízo à saúde. O sono possui quatro fases e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente em nosso organismo. Quando a pessoa sofre do distúrbios do sono, pode causar efeitos a curto e longo prazo.

Entenda as fases do sono As primeiras fases do sono é responsável pela economia de energia do corpo, promovendo a restauração de tecidos, o aumento da massa muscular e a liberação do hormônio do crescimento. Já na fase REM, há a consolidação da memória e do aprendizado.

14

Fase 1 Abrange 10% da noite. Nesta fase, ocorre a transição entre a vigília e o sono. Quando escurece, ocorre a liberação da melatonina no organismo, que induz a sonolência.

Dezembro de 2017

Fase 2 Abrange 45% da noite. Na fase 2, diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, os músculos relaxam e a temperatura corporal baixa. É a fase do sonho leve.

Fase 3 Abrange 25% da noite. O corpo funciona mais lentamente e o metabolismo cai. O coração passa a bater em ritmo mais lento e a respiração também fica mais leve.

Fase REM Abrange 20% da noite. Esta é a fase do sono profundo. REM, em inglês, significa “Rapid Eye Movement” (movimento rápido dos olhos). É nesta fase em que ocorrem os sonhos, a pessoa tem descargas de adrenalina e há picos de batimentos cardíacos e pressão arterial.


Shutterstock

Quais os tipos de distúrbios do sono Os mais de 100 distúrbios do sono podem ser agrupados em quatro categorias principais: Dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo Problemas para permanecer acordado Problemas para conseguir manter uma rotina regular de sono Comportamentos incomuns durante o sono

ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ

Dificuldade para adormecer ou permanecer dormindo Conhecida como insônia, a dificuldade para dormir ou permanecer dormindo, pode aparecer e desaparecer, durar por um período curto ou ser crônica.

Fatores comuns associados à insônia:

ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ

Doença física Depressão Ansiedade ou estresse Ambiente insatisfatório para o sono Uso de cafeína

de álcool ou outras drogas ΔΔUso Uso de certos medicamentos ΔΔUso do cigarro ΔΔDesconforto físico ΔΔCochilos durante ΔΔPassar muito tempoo diaacordado na ΔΔcama

Os distúrbios incluem:

para dormir e acordar ΔΔDificuldade Síndrome do atraso da fase do sono ΔΔInsônia de curto prazo, quando se ΔΔpara de tomar medicamentos que controlam a regularidade do sono, desenvolvendo dependência a determinados medicamentos.

Dificuldade para ficar acordado Ao contrário da insônia, a hipersônia também é um distúrbio. Hipersônia idiopática (sonolência excessiva que ocorre sem uma causa identificável) Narcolepsia (sonolência excessiva durante o dia) Apneia do sono central e obstrutiva Síndrome das pernas inquietas.

ΔΔ ΔΔ ΔΔ ΔΔ

Problemas para manter uma rotina para o sono Os problemas também podem ocorrer quando você não mantém uma rotina de sono e despertar consistentes. Pode ocorrer quando for viajar, onde exista o fuso-horário e com pessoas que trabalham de madrugada.

Distúrbios de interrupção do sono:

da transição sono-vigília ΔΔDistúrbios do Jet lag ΔΔSíndrome Pessoa que ΔΔnaturalmentedorme pouco paradoxal (a pessoa dorme ΔΔInsônia um número de horas diferente do que ela imagina) Distúrbio do trabalho em turnos

ΔΔ

Comportamentos que perturbam o sono noturnos ΔΔTerrores Sonambulismo ΔΔDistúrbio comportamental do ΔΔsono REM Dezembro de 2017

15


Saúde

Bruxismo

AdobeStock

O bruxismo é comum e pouco perceptivo durante a noite. Tratase do ranger ou apertar dos dentes durante o sono. O paciente pode ter dor facial, desconforto muscular e dores de cabeça. O tratamento mais recomendável é uma avaliação psicológica e a proteção dos dentes com uma placa, feita de resina acrílica, que deve ser usada durante o sono.

Sonambulismo O sonambulismo consiste em falar e andar durante o sono. É muito prevalente na infância e possui uma história familiar muito rica. Não existe um tratamento específico e os sintomas costumam desaparecer ao longo dos anos.

Andrey Popov

Síndrome das Pernas Inquietas Consiste na incontrolável necessidade de movimentar as pernas durante o sono.

Ronco Uma em cada oito pessoas ronca, com uma maior porcentagem no sexo masculino (40% dos homens adultos e 30% das mulheres). É três vezes mais comum em obesos do que em magros. E é considerada uma doença. 16

Dezembro de 2017


Divulgação

Apneia Síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS): Existe ronco sem apneia, mas não existe apneia sem ronco. Se o ronco não for tratado, os sintomas dele podem piorar causando a apneia, uma doença crônica que pode levar à morte. Calcula-se que 30% dos roncadores também sofram de apneia. A apneia se manifesta quando há a obstrução total da passagem do ar provocando uma parada respiratória que duram, em média, de 10 a 30 segundos, o que leva frequentemente à queda na oxigenação do sangue. Normalmente, esta situação pode ocorrer diversas vezes durante a noite e a pessoa acorda várias vezes sem perceber. Devido a estas mini-interrupções do sono, o período acordado no dia seguinte é de péssima qualidade, com sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e cansaço, podendo ainda ocorrer a depressão, redução da libido, impotência sexual e dor de cabeça pela manhã quando acorda. Existe também um desgaste da capacidade intelectual, da capacidade de atenção e de concentração.

Consequências Nos casos mais graves a respiração pode cessar por até dois minutos dezenas de vezes na noite. A sobrecarga respiratória faz todos os outros sistemas do organismo sofrerem, principalmente o circulatório. A asfixia pode trazer hipertensão, problemas cardíacos, sono fragmentado e consequências hemodinâmicas: aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, morte súbita, diminuição da saturação de oxigênio, taquicardia e aumento do número de infartos.

Outras alterações:

não reparador ΔΔSono com sensação de sufocamento ΔΔAcordar Aumento secreções respiratórias ΔΔAumento dade transpiração (em relação a uma pessoa ΔΔnormal) esofágico ΔΔRefluxo seca ΔΔBoca Espasmo da laringe ΔΔA pessoa levanta várias vezes durante a noite para ΔΔurinar de memória ΔΔProblemas Ansiedade ΔΔ

Buscando ajuda Solução

Hoje há várias pesquisas e novas tecnologias para quem sofre de apneia, evitando o uso das máscaras com respiradores.

Se você apresenta algum desses sintomas, é importante procurar ajuda médica. Hoje, existem tratamentos para esses distúrbios e médicos especializados como o médico do sono. Quando for passar pela consulta, é importante se preparar, então leve uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram: Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade Se possível, peça para a pessoa que dorme com você ou já te viu dormindo para te acompanhar.

ΔΔ

ΔΔ

Fontes

ΔMinha Δ Vida: www.minhavida.com.br ΔEspecialistas Δ do Sono: www.especialistasdosono.com.br ΔRonco Δ e Apneia: www.roncoeapneia.com.br

Dezembro de 2017

17


São Francisco Odonto A São Francisco Odontologia nasceu em 1998 na cidade de Ribeirão Preto, através da idealização de um grupo de profissionais da área odontológica que tinham a preocupação em criar soluções corporativas para o tratamento da saúde bucal. A SF Odonto visa oferecer o melhor tratamento odontológico, através do emprego de novas tecnologias, de uma ampla rede credenciada e de um trabalho preventivo sério e duradouro.

Veja alguns diferenciais que fazem da São Francisco Odonto sua melhor opção das maiores redes ΔUmas credenciadas e especializadas

em saúde odontológica do estado de São Paulo, com mais de 3.000 opções de atendimento distribuídos por cerca de 496 municípios Acesso pela internet para realizar toda a movimentação cadastral tais como: inclusões, exclusões, alterações cadastrais, etc

Δ

e agilidade para ΔFacilidade estruturar rede credenciada

na região de atuação de sua empresa Liberdade para escolher o profissional credenciado na especialidade desejada, sem restrições geográficas Autorizações de tratamentos via internet, possibilitando o início imediato dos atendimentos

Δ Δ

em urgências e ΔAtendimento emergências 24 horas (inclusive

aos sábados, domingos e feriados) Central telefônica com atendimento 24 horas, 7 dias por semana Processo rápido e desburocratizado de aprovação de tratamentos Empresa regulamentada na ANS sob a inscrição Nº 36531-9

Δ Δ Δ

Seu sorriso é o nosso compromisso.


Ampla rede credenciada, com mais de 10.000 opções de atendimento distribuídas por todos os estados brasileiros e Distrito Federal. Liberdade para escolher o dentista credenciado, na especialidade desejada, sem restrições geográficas. Agendamento e atendimento direto no consultório do dentista credenciado, sem necessidade de retirar guias e realizar perícias. Autorizações de tratamentos via internet, o que possibilita o início imediato dos atendimentos. Atendimento de urgências e emergências 24h (inclusive sábados, domingos e feriados).

0800 777 90 70 www.sfodonto.com.br



Descomplicando

a economia com Reinaldo Cafeo

Em 2017, o sinterc completou 24 anos de uma história de muita luta, dedicação e importantes conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria, sempre assumindo e cumprindo seu papel, estando presente para defender os direitos e interesses dos trabalhadores.

Tetra Images

sinterc 24 anos

CRise x fAMÍliA A crise no Brasil levou as famílias a implementarem mudanças. Aquelas que demoraram um pouco para reduzir seus gastos acabaram vendendo patrimônio ou mesmo se endividaram. Isso não aconteceu somente com os trabalhadores. As pequenas e médias empresas também foram afetadas, pois o faturamento despencou. Há muito a fazer e as mudanças promovidas pelas famílias ainda deverão ser mantidas por um bom tempo. Mas uma coisa é certa: estão saindo mais fortalecidas e ao mesmo tempo é possível apostar em dias melhores. Para quem foi obrigado a cortar a própria carne para sobreviver neste período, o alento é que em breve poderemos dizer com mais certeza: o pior ficou para trás.

Reinaldo Cafeo Serviço de Atendimento ao Trabalhador

0800 777 9763

 (14) 3234-9763  www.sinterc.org.br ` www.fb.com/sinterc

Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação e doutor em economia.

Dezembro de 2017

21


Beleza

Celulite e estria Mais de 90% das mulheres possuem celulite ou estrias. Esse fato fez com que criassem diversos tratamentos estéticos que prometem cuidar da beleza física de acordo com as necessidades de cada uma

Celulites Como já mencionado, as celulites são como ondas na pele, aparecendo por conta de uma alteração no tecido gorduroso da pele, causada por toxinas vindas de alimentos gordurosos, somadas a problemas circulatórios, fazendo com que o sangue fique grosso e não circule adequadamente, comprimindo células nervosas e afetando o tecido subcutâneo, causando as ondulações.

22

Dezembro de 2017

Marcelo de Breyne

A

celulite e a estria estão entre as principais preocupações estéticas das mulheres e afetam grande parte da população feminina. A primeira causa ondulação como se fossem furos na pele, e a segunda é como riscos brancos ou avermelhados com aspecto de cicatriz. Na maioria dos casos, ambas podem ser notadas facilmente. Mas afinal, por quais motivos as mulheres sofrem desse mal?

A celulite possui 4 graus Grau 1: Leve A celulite é interna, não é vista nem sentida e só aparece caso a pele seja apertada com força.

Grau 2: Visível Nesse estágio não é preciso mais apertar a pele para notar as marcas. Ao apertar a pele, ela fica amarelada por conta do acúmulo de líquidos.


estrias A estria surge quando existe a destruição das fibras elásticas e colágenas da pele, formando cicatrizes. Geralmente, essa destruição é causada pelo crescimento repentino da pele como uma gravidez ou quando a pessoa engorda e emagrece diversas vezes. Na maioria das vezes, as estrias aparecem na parte de trás das coxas, glúteos, francos, abdômen e seios.

tipos de estrias as estrias acabam ΔQuando de aparecer, podem ser

Δ

Grau 3: Intensa

Grau 4: Grave

A superfície da pele passa a ter aspecto de gomos visíveis; os nódulos começam a aparecer e ser sentidos com o toque. É a partir desse estágio que começam os primeiros sinais de dor e o inchaço fica bem evidente.

A celulite se torna visível até mesmo através das roupas. As fibras que constituem a musculatura formam nós e as células de gordura se agrupam formando nódulos maiores, prejudicando a circulação.

Δ

avermelhadas, enquanto as antigas apresentam cor branca por não estar mais inflamadas. As avermelhadas são as mais novas e têm essa coloração porque ainda existe um conjunto de vasos sanguíneos (vascularização) adequado na área. Especialistas garantem que serem forem tratadas rapidamente, podem desaparecer, pois existem nutrientes para regeneração da fibra. Caso não sejam tratadas, evoluem para as estrias brancas, conhecidas pelos especialistas, como alba. São mais profundas e têm aparência de pele envelhecida. Nesses casos, só é possível recuperar aproximadamente 70% da pele atingida. Dezembro de 2017

23


belezA

tratamentos O mercado de produtos estéticos apresenta inúmeras opções de tratamentos, que associados à bons hábitos alimentares e exercícios físicos, podem ajudar amenizando o problema. Mas é preciso ter cuidado na hora de escolher o produto e o profissional que irá realizar as aplicações.

Para celulite drenagem linfática e massagem modeladora Ambas são técnicas de massagens que ajudam a melhorar a circulação, buscando eliminar líquidos e toxinas acumulados nos tecidos. Além disso, as massagens rompem os pequenos nódulos de gordura.

Ácidos A aplicação de ácidos retinóico, glicólico e ascórbico no local da estria ajuda na produção de colágeno.

Carboxiterapia

dermoabrasão

Faz uso de aplicações subcutâneas de dióxido de carbono, a fim de melhorar a circulação e a oxigenação dos tecidos. Estimula também a formação de colágeno e de novas fibras elásticas, portanto pode ser usada no tratamento de estrias.

É um tratamento de lixamento com ponteiras de diamantes. A pele sofre escoriações e, no processo de regeneração tecidual, o organismo cria mecanismos de defesa que estimulam a criação de fibras colágenas, recompondo o tecido afetado pelas estrias.

Radiofrequência Utiliza a energia de radiofrequência para emitir calor, que penetra nas camadas mais profundas da pele, auxiliando na quebra de gordura e estimulando a produção de fibras. 24

Para estrias

Dezembro de 2017

Tratamento a laser São efetuados disparos de laser em cima das marcas para ajudar na regeneração tecidual e cicatrização do tecido que perdeu as fibras.


truques para fazer em casa você estiver tomando ΔQuando banho, esfregue suavemente Bigstock

Δ

uma esponja com sabão na área que você tem a celulite. Isso vai estimular a circulação no local. Para amenizar as estrias, você deve fazer um creme de cenoura (a cenoura deve ser nova), e aplicar na área deixando agir por 10 minutos, depois lave fazendo uma massagem circular.

Mitos e verdades gente diz que a celulite ΔMuita e estria surgem através

Δ Δ

Δ Δ

áreas com a celulite por 15 minutos, todos os dias. A alimentação é um dos fatores primordiais para ter uma boa saúde. Você deve beber bastante água para manter sua pele hidratada e comer fibras. Você pode fazer exercícios físicos localizados, que além de ajudar no condicionamento físico, ainda irá queimar a reserva de gordura e melhorar a circulação.

Dica de amiga os vasos e interferem na circulação já comprometida. A celulite não é exclusividade de pessoas que estão acima do peso. Todas as mulheres têm celulite, umas menos, outras mais. Tomar sol e manter a pele bronzeada não ajudam a esconder as estrias, como muita gente pensa. No caso das brancas, o bronzeamento acaba salientando ainda mais.

Se você encontrar um homem que não goste das suas celulites e das suas estrias, me desculpe, mas manda ele andar. Porque homem que é homem não repara nessas coisas.

Fotos: Divulgação

Δ

do consumo de bebidas gaseificadas. No entanto, essa afirmação não tem fundamento científico. O que causa o problema não são as bolhas do gás, e sim os açúcares que fazem parte dessas bebidas. E quanto às roupas justas, não causam celulite, mas contribuem para a piora do quadro, já que comprimem

pode usar óleos ΔVocê especiais massageando as

Fontes

ΔDrauzio Varela: www.drauziovarella.com.br ΔEliminar Celulite: www.eliminarcelulite.com.br ΔSeu Corpo Perfeito: www.seucorpoperfeito.com.br ΔSua Pele Saudável: www.suapelesaudavel.com

Dezembro de 2017

25


Logo Ali

Marília, a cidade do alimento L

ocalizada na região Centro-­ Oes­ te Paulista, Marília fica 443km de distância da capital do Estado e possui aproximadamente 220 mil habitantes. O município é servido por duas rodovias estaduais e uma federal – a Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), e a Transbrasiliana (BR-153). Intitulada como Capital do Alimento, conta com mais de 200 fábricas do setor alimentício e 9 mil trabalhadores na área. É comum que alguns bairros do município sejam invadidos pelo aroma de doces, biscoitos e chocolates em diversos horários do dia e da noite, já que algumas empresas funcionam ininterruptamente. Seu desenvolvimento econômico é sempre direcionado ao meio ambiente. Recentemente a administração municipal lançou um megaprojeto para o tratamento de 100% do esgoto, sendo considerada como um marco histórico em vários aspectos sem desenvolver e sem abrir mão da preservação ambiental e da saúde à população. Serão investidos R$ 106.835.319,25 na construção de três estações, que juntas tratarão 617 litros por segundo atendendo cerca de 240 mil habitantes em toda a cidade. A cidade do alimento conta com um Horto Florestal, um Bosque Municipal, uma área reservada ao reflorestamento e uma área

26

Dezembro de 2017

enorme de vegetação natural. Já na área da educação, o município possui sistemas de educação desde a básica até a superior e pós-graduação. A Rede possui 52 unidades, sendo 33 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil); 03 Emefeis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil) 16 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), atendendo aproximadamente 18 mil alunos.


Conhecida como a cidade do biscoito, Marília possui mais de 200 fábricas nesse setor universidades (duas públicas e uma particular). São mais de 40 cursos superiores atraindo estudantes de toda a parte do país. Marília também dispõe gratuitamente de escolas de idiomas, matemática e cursos profissionalizantes, como o Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília), Etec (Escola Técnica Estadual) Antonio Devisate, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Sesi (Serviço Social da Indústria).

Saúde de Marília

Divulgação

Além disso, dispõe do CEMAEE – Centro-Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado “Profª Yvone Gonçalves”, que atende alunos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e altas habilidades ou superdotação. A estrutura educacional do município ainda é composta por 46 escolas estaduais; 16 escolas particulares; 02 faculdades; 01 fundação de ensino e 03

O município é referência estadual em Saúde. Possui 5 hospitais e é servida por inúmeras clínicas, laboratórios e lojas de produtos hospitalares. Conta com 34 USFs (Unidades de Saúde da Família), 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), 1 Policlínica e 2 PAs (Pronto Atendimento). O município conta ainda com serviços diferenciados como o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), tratamento de obesidade infantil pelo Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade de Marília), 1 Clínica de Fisioterapia, que funciona na antiga estação ferroviária, 1 CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), 1 Clínica de Fonoaudiologia, além do atendimento do Programa Municipal de Ações Antitabágicas, que colabora na recuperação de pessoas dependentes em tabaco. Dezembro de 2017

27


Logo Ali Rodrigo Villalba/Memory Press

Estádio Bento de Abreu, local onde o MAC faz suas partidas

Divulgação/Prefeitura Municipal de Marília

Teatro Municipal: um dos mais modernos do Brasil

Você precisa saber! Rodoviária de Marília O primeiro Diretor da Santa Casa ΔΔAfoiEstação Δ Δ inaugurada em 1938, sendo a de Marília foi o médico Carlos primeira Rodoviária do Brasil. Em 12 de abril foi fundado o Esporte Clube Comercial, e em julho de 1947, o nome de Comercial foi mudado para MAC – Marília Atlético Clube. Vinte e sete marilienses se juntaram ao Exército, na FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a 2ª Guerra Mundial, na Itália. O primeiro arranha-céu construído em Marília foi o Edifício Ouro Verde, em 1951, e que foi totalmente comercializado em um único dia.

ΔΔ ΔΔ ΔΔ

de Moraes Barros, neto do então Presidente do Brasil, Prudente de Moraes. A TAM Linhas Aéreas S.A., maior empresa aérea do país, foi fundada em Marília. O Bradesco, segundo maior banco do país, foi fundado em 1943 em Marília, com o nome de Banco Brasileiro de Descontos. O primeiro caixa eletrônico do Brasil foi instalado em Marília, pelo Bradesco. A primeira fotografia em 360º foi tirada em Marília, com a câmera inventada pelo fotógrafo ribeirão-

ΔΔ ΔΔ

ΔΔ

Divulgação/Helder Soares

Apresentação do Negritude Júnior na Virada Cultural 2017 28

Dezembro de 2017

pretano radicado na cidade e agraciado com título de cidadão mariliense, Sebastião Leme. Marília está inserida no Guiness Book – o Livro dos Recordes. O feito foi conquistado em abril de 1992, pela Encarnação Olivas e Garcia Pacheco, a Vó Nena, que aos 81 anos se tornou a pessoa mais velha a saltar de paraquedas no mundo. O atleta mariliense Tetsuo Okamoto recebeu a 1 medalha Olímpica em Natação, nas XV Olimpíadas, em 1952, em Helsinque, Finlândia.

ΔΔ

ΔΔ

Divulgação/Prefeitura Municipal de Marília

Bosque Municipal Rangel Pietraróia: educação ambiental


Cultura, lazer e esporte

Fotos: Divulgação

Marília se destaca no setor industrial. Acima, a Marilan Alimentos, à direita, a metalúrgica Sasazaki Portas e Janelas

O município possui vários equipamentos voltados ao lazer e à cultura, além de praças e do Bosque Municipal Rangel Pietraróia. Marília tem vida noturna centrada na gastronomia e eventos, principalmente de perfil universitário. O município participa e é rota obrigatória de eventos culturais estaduais como o Mapa Cultural Paulista, Virada Paulista e outras iniciativas. Na parte esportiva, possui espaços diferenciados como o PAM (Parque Aquático Municipal) Tetsuo Okamoto, academias ao ar livre, pista de aeromodelismo, 4 estádios municipais, 2 ginásios municipais. Também conta com clubes sociais e várias chácaras particulares de recreação.

Assistência social A economia Conhecida como Capital Nacional do Alimento, o parque industrial é composto por cerca de 1.100 empresas do setor alimentício, metalúrgico, construção, têxtil, gráfico e plástico, entre outras. Nestlé, Marilan, Dori e Sasazaki, conhecidas nacionalmente, são exemplos que reforçam o forte perfil industrial. No setor comercial, dispõe de mix de lojas dos mais variados segmentos. O município possui dois shoppings centers, além de um centro comercial com calçadão, atraindo consumidores de toda a região num raio de até 100 quilômetros. O setor agropecuário é representado pelo café, amendoim, melancia, borracha, coco, laranja, manga, maracujá, cana-de-açúcar, mandioca, milho. Suinocultura, bovinocultura (corte e leite) e avicultura (corte e produção de ovos) também tem seu espaço na economia mariliense. Com aproximadamente 12 mil prestadores de serviço, Marília tem um crescimento expressivo neste segmento, levando-se em consideração o aumento no número de instituições financeiras (rede bancária), oficinas e escritórios.

Capital do Alimento

Marília conta com mais de 200 fábricas do setor alimentício e 9 mil trabalhadores na área

A cidade tem uma rede integrada de assistência social, com várias entidades filantrópicas e religiosas que atendem a todos os públicos, desde os mais jovens até os idosos, assim como os migrantes. A Rede Municipal de Assistência Social conta com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), 4 unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), 9 Casas do Pequeno Cidadão, 2 Centros Dia do Idoso, a Fundação Municipal de Recuperação Social (FUMARES) e 1 Centro Pop – Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua. O município gerencia também programas estaduais e federais como o Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem e Viva Leite. Fonte

ΔPrefeitura Δ Municipal de Marília: www.marilia.sp.gov.br

Dezembro de 2017

29


Sinterc visita unidades e discute temas importantes com os trabalhadores A

equipe do Sinterc realizou visitas e reuniões com trabalhadores em diversas regiões na sua base territorial, passando algumas informações a respeito da Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2018, renovação de alguns

Acordos Coletivos, como PLR, Banco de Horas, Prêmio Assiduidade e outros. Nessas visitas, nossa equipe também esclareceu dúvidas sobre a Reforma Trabalhista, benefícios do sindicato e outros assuntos. Também foram realizadas diversas reuniões com as cozinheiras escolares em várias cidades, como fazemos todos os anos. Confira algumas visitas.

TRABALHO DE BASE Fotos: Sinterc

MR Alimentação - Sesi Jaboticabal (23/10)

GRSA - Oxiquímica Jaboticabal (23/10) 30

Dezembro de 2017


DFA/Basica - Merenda - Santa FĂŠ do Sul (24/10)

DFA/Basica - Merenda - Jales (24/10)

DFA/Basica - Merenda Votuporanga (25/10) Dezembro de 2017

31


Fotos: Sinterc

DFA/Basica - Merenda - Olímpia (26/10)

Sumatra - Merenda - Matão (cozinha piloto e nas escolas) (10/11)

Provac - Merenda (estadual) - Araçatuba (auditório e nas escolas) (21/11)

Sinterc ganha ação coletiva em favor dos trabalhadores 46 trabalhadores e seus familiares têm motivos de sobra para ficar feliz nesse final de ano. o Sinterc fez um acordo na Justiça do Trabalho com a Usina Pitangueiras (2ª reclamada) sobre uma ação contra a empresa AM Refeições (1ª reclamada) que tramitava há dez anos na justiça, referente ao pedido de horas extras e in itinere (deslocamento/trajeto).

32

Dezembro de 2017

O sindicato conseguiu localizar os trabalhadores (as) através de edital publicado em jornais de circulação local, anúncios em rádios e também foi muito importante o boca a boca. No dia 23/10 foi realizada uma reunião na Cidade de Bebedouro, onde o diretor do sindicato (Francisco Viana) pôde explicar detalhes do acordo. As pessoas ficaram sur-

presas com a notícia, confirmaram dados bancários e já começaram a receber os seus valores. O acordo no valor de mais de Meio Milhão de Reais vai fazer a diferença no Natal e Ano Novo dessas famílias. Eis aí a importância do sindicato na vida dos trabalhadores, pois muitas vezes atua sem fazer alarde, causando uma grande surpresa para todos!


Cartão de crédito clonado? Perda, roubo, furto? Quem responde? Vale a pena contratar seguro?

DOUTOR RESPONDE Reprodução

A

contratação dos serviços de Cartão de Crédito é sempre realizada através de uma empresa que Administra estes serviços (p. ex. VISA, MASTERCARD, etc). Embora sejam diversas as formas de contratação, que podem ocorrer por intermédio de instituições financeiras (Bancos), de grandes lojas para a fidelização de clientes, ou mesmo pela procura do consumidor. Os contratos estabelecidos entre os consumidores e as empresas administradoras de Cartão de Crédito são feitos, via de regra, através de “Contratos de Adesão”, que são aqueles contratos Enormes com letras minúsculas que já estão prontos, cabendo ao consumidor aceitar os termos que estão ali, ou então desistir do negócio, já que as cláusulas destes contratos são inegociáveis. Dentre todas as cláusulas trazidas por ele, é frequente encontrarmos a cobrança de uma Taxa correspondente ao seguro do cartão. Veja bem, o seguro é um serviço embutido no contrato do Cartão de Crédito que é cobrado sobre o pretexto de, caso haja a perda do cartão, roubo, furto, estelionato e outros crimes, e o Cartão seja utilizado indevidamente para compras, saques, etc., em nome do consumidor, o “dono” do Cartão de Crédito não ser responsabilizado pelo prejuízo causado à instituição e sofrido por ele mesmo, “isentando-o” de qualquer responsabilidade.

O que poucos sabem é que a partir do momento que o serviço do Cartão de Crédito é contratado, nos termos do art. 14 do Código de Defesa do Consumidor e do art. 927, parágrafo único do Código Civil, independentemente da contratação de seguro, é responsabilidade civil objetiva da empresa o zelo pela prestação segura e adequada dos serviços contratados, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos advindos dos riscos decorrentes da atividade desenvolvida. Dito de outra forma, caso ocorra à perda, o roubo ou furto do Cartão de Crédito, sendo registrado pela vítima um Boletim de Ocorrência, o consumidor não terá qualquer responsabilidade pelos gastos realizados pelo delinquente com o seu cartão de crédito. E se a prática for de estelionato (p. ex. Cartão de Crédito clonado), tão logo seja constatada a

sua ocorrência, sendo registrado o Boletim de Ocorrência assim que o crime for descoberto, desaparece a obrigação do consumidor em arcar com os gastos feitos por outra pessoa no seu Cartão de Crédito, ainda que não tenha seguro. Assim, é DIREITO do consumidor o CANCELAMENTO da cobrança dos serviços de Seguro, bem como o estorno dos valores pagos desde a contratação dos serviços de Cartão de Crédito quando a contratação tenha sido efetuada mediante Contrato de Adesão tendo em vista que a empresa Administradora do Cartão é responsável pelo risco dos serviços prestados independentemente da contratação do seguro. Fontes

ΔCódigo Δ Civil: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm ΔCódigo Δ de Defesa do Consumidor: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm

Dezembro de 2017

33


Copa Lombo com molho de mel e mostarda Ingredientes RECEITA DO CHEF

Fotos: Divulgação

1,5 kg de copa de lombo suíno sem osso 6 colheres de mel 2 colheres de vinagre branco 4 colheres de mostarda dijon 3 colheres de molho de soja Sal a gosto Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo 1) Misturar bem a mostarda, o vinagre, o mel, o molho de soja, o sal e a pimenta. 2) Passar a mistura na copa lombo e deixar marinando por 4 horas ou de véspera. Reservar. 3) Colocar em uma assadeira, cobrir com papel alumínio. 4) Assar em forno médio por 1 hora. 5) Retirar o papel alumínio e deixar por mais alguns minutos para dourar. 6) Retirar do forno, fatiar e servir.

SOPA FRIA DE FRUTAS Ingredientes 1 pacote de sagu de 500g 3 litros de água 1 litro de vinho tinto 1 litro de suco de uva Açúcar a gosto 1 lata de pêssego em calda 1 lata de abacaxi em calda 1 lata de ameixa em calda sem caroço 1 lata de figo em calda

Modo de preparo

34

Dezembro de 2017

Imagens ilustrativas.

1) Coloque a agua numa panela grande deixe ferver e coloque o sagu sem deixá-lo de molho. 2) Cozinhar o sagu até que as bolinhas fiquem transparentes. 3) Pegue um escorredor de arroz e coe o sagu, lave-o em água corrente até sair toda a goma. 4) Transfira para a panela e coloque água até que fique uns 4 dedos a cima do sagu. 5) Leve para a geladeira de um dia para o outro. 6) No outro dia lave novamente o sagu em água corrente, volte-o à panela. 7) Coloque o vinho, o suco de uva, 1 litro de água, o açúcar e as frutas picadas. 8) Leve para gelar.



Responsável técnico: Maria Beatriz Brisotti – CROSP nº 94.194

São Francisco Odonto

ANS - Nº 36531-9

Seu sorriso é o nosso compromisso.

Tenha um dos melhores planos odontológicos do país. A São Francisco Odonto reúne profissionais criteriosamente selecionados para atendimento odontológico de alta qualidade a seus clientes de planos individuais, familiares e empresariais. Tratamentos preventivos e especializados adequados à regulamentação vigente e que oferecem o que há de mais atual para prevenção e cuidados com a saúde bucal.

Fale com a gente! 0800 777 90 70 | www.sfodonto.com.br

Ampla rede credenciada, com mais de 10.000 opções de atendimento distribuídas por todos os estados brasileiros e Distrito Federal Liberdade para escolher o dentista credenciado, na especialidade desejada, sem restrições geográficas Agendamento e atendimento direto no consultório do dentista credenciado, sem necessidade de retirar guias e realizar perícias Autorizações de tratamentos via internet, o que possibilita o início imediato dos atendimentos Atendimento de urgências e emergências 24h (inclusive sábados, domingos e feriados)


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.