Põe na Mesa - Edição 39

Page 1



Palavra do Presidente

o voto é a arma certa para punir político bandido Os políticos estão preocupados com a eleição desse ano. A ideia é manter o mandato e o foro privilegiado. Alguns políticos dizem que são vítimas de adversários, mas a Lava Jato está provando quem são os verdadeiros larápios na política. E assim, políticos corruptos vão se perpetuando em seus cargos e o povo sofrido continua reclamando a falta de serviços públicos essenciais garantidos pela Constituição Federal como saúde, educação, segurança, etc... O PT, “Partidos dos Trabalhadores”, na última eleição para prefeitos ficou preocupado pelo baixo número que conseguiram eleger e tentou aprovar uma tal lista fechada, onde o eleitor votaria em um partido e nem se quer saberia em quem estaria votando, principalmente para esconder aqueles

das famosas fichas sujas envolvidos em escândalos de corrupção. Agora com o envolvimento de outros partidos em arrecadar dinheiro das empreiteiras como forma de se manter no poder e esquecendo daqueles que te dava o voto. Podemos ver que estão preocupado em se aproximar mais do eleitor, portanto teremos que ter muito cuidado em promessas falsas e costumeiras usadas para captar votos. Precisamos valorizar o nosso voto pesquisando quem são os verdadeiros candidatos que não estejam envolvidos em corrupção. Só assim conseguiremos mudar nossa política e tentar fazer um país com mais dignidade à classe trabalhadora que mais paga imposto. Com empenho e dedicação conseguiremos mudar o quadro político brasileiro.

Os partidos políticos já usaram de manobra para ludibriar o povo, mudando os nomes e siglas deles, no intuito de dizer que é um novo partido, mas as raposas continuam sendo as mesmas. Os velhos políticos continuam mandando e desmandando nesses partidos. Na época de eleição é tudo santo. Por tanto, não jogue seu voto fora! Não venda ou troque seu voto por nada, o futuro de seus filhos está em jogo.

Waldir aparecido avanzo Presidente do Sinterc

Edição nº 39 • Abril de 2018 • A revista Põe na Mesa é uma publicação do Sinterc − Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Refeições Coletivas da Região Norte e Oeste do Estado de São Paulo. Sede: Rua Cussy Júnior, 11-16, Centro, Bauru-SP, CEP 17015-022. Telefone/FAX: (14) 3234-9763. Diretor Presidente: Waldir Aparecido Avanzo. Suporte Administrativo: Francisco Viana. Suporte Jurídico: Dr. Bruno Avanzo. Jornalista responsável: Priscila Nóbrega − MTB 61545-SP. Projeto Gráfico, diagramação e arte: Bruno Gonçalves − www.brunogoncalves.com.br. Impressão e préimpressão (CTP): Grafilar − www.grafilar.com.br − Telefone: (14) 3812-5700. Tiragem: 5.000 exemplares. Todas as matérias, textos e imagens publicadas nesta revista são de estrita responsabilidade da diretoria do Sinterc.

Abril de 2018

3


ElEiçõEs

Efeitos da Copa nas Eleições 2018 Quais são as principais influências da Copa da Rússia nas eleições brasileiras

E

ste promete ser um ano de muitas emoções para o povo brasileiro. Primeiro, a seleção buscará o seu hexacampeonato na Copa da Rússia. Depois, no dia

1

Antecipação da Campanha Eleitoral: com a Copa do Mundo roubando a atenção dos brasileiros durante o meio do ano, diversos políticos anteciparam a pré-candidatura a Presidência da República, como Ciro Gomes, Rodrigo Maia, João Vicente Goulart, Geraldo Alckmin, Guilherme Boulos, Lula, Bolsonaro, entre outros. Apesar de a Justiça Eleitoral proibir que os candidatos peçam explicitamente o voto do eleitor antes do dia 16 de agosto, os aspirantes ao cargo podem mencionar quais trabalhos já desenvolveram ou quais pretendem desenvolver. Com isso, os candidatos devem iniciar mais cedo campanha eleitoral, mesmo que de forma sútil e limitada.

4

Abril de 2018

7 de outubro de 2018, cerca de 144 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher o Presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais que administrarão o país pelos próximos 4 anos.

2

Prejuízo ao debate político: em 2018, mais uma eleição presidencial acontecerá no ano da Copa do Mundo, fato que acontece desde 1994. Ruim para o país que vive uma crise política desde 2016 com o Impeachment de Dilma Rousseff e sofre agora com a impopularidade de Michel Temer. Em um cenário político tão desgastado, mais do que nunca, a população precisa analisar cuidadosamente o perfil de cada candidato, antes de tomar uma decisão. Mas entre junho e julho deste ano, quando os brasileiros deverão estar debatendo política, acontecerá o maior evento de futebol do mundo. É inevitável que nosso povo apaixonado por bola na rede, deixe de lado as preocupações políticas, para acompanhar e vibrar com as jogadas da seleção brasileira.

3

Brasileiro anestesiado: a história do país tem mostrado que o placar da Copa do Mundo não reflete diretamente no resultado das urnas. Em 1998, Fernando Henrique Cardoso foi reeleito mesmo com time do Brasil perdendo da França. Já em 2002, a seleção ganhou o penta, mas quem venceu nas urnas foi Lula, candidato da oposição. E em 2010 e 2014, mesmo o Brasil sendo eliminado do torneio, Dilma ganhou. Mesmo não influenciando o resultado da eleição, a Copa contribui para manter o brasileiro anestesiado por meio da política do “Pão e Circo”. Enquanto comemoramos os gols da seleção, o país continua sofrendo com o desemprego, insegurança e corrupção.


4

O voto dos jogadores: nos últimos tempos alguns jogadores brasileiros têm declarado a sua preferência política. Em 2002, o então zagueiro Edmilson da seleção afirmou que votaria em Anthony Garotinho, pois ele seria o candidato de Deus. Já em 2014, Neymar declarou que votaria em Aécio Neves. O resultado das urnas vem mostrado que a influência de ídolos como Neymar, apesar de não ser decisiva na eleição, pode favorecer determinados candidatos. Nesse ano, mais uma vez os jogadores brasileiros terão todas as câmeras e os microfones direcionados a eles, só nos resta saber se eles saberão fazer bom uso de suas palavras, pois como formadores de opinião precisam agir com responsabilidade.

5

O hexacampeonato: se a seleção verde e amarela trouxer a Taça Jules Rimet para casa poderá até mesmo acalmar os ânimos dos brasileiros, mesmo que momentaneamente. Nosso povo sofrido e desigual se agarra a pequenas vitórias para não perder a fé na vida. Assim, a renovação de jogadores realizada por Tite na seleção brasileira poderá servir de inspiração para nossa população fazer o mesmo nas urnas e tirar de campo todos os políticos que prejudicaram o nosso país.

6

Intensificação da crise política: se existe chance do Brasil ganhar a Copa da Rússia, existe a chance de perder também. Nesse caso, ela poderá trazer à tona com mais tensão o descontentamento da população com a atual situação do país. Seria mais uma perda para o brasileiro superar diante de todas as outras que ele convive no dia a dia. Abril de 2018

5


pOLÍTICA

Moro manda prender Lula

Ricardo Stuckert

Argumento da defesa é que ainda há recursos a serem apresentados junto ao tribunal

O

dia 7 de abril de 2018 ficará marcado na história do Brasil por ter sido um dia muito esperado por muitos brasileiros. Após receber ordem de prisão do juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Lula se apresentou à Polícia Federal em São Paulo, onde fez o exame de corpo de delito. Em seguida, foi levado de helicóptero ao aeroporto de Congonhas, de onde foi encaminhado para a Polícia Federal em Curitiba para ser preso. A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O juiz vetou o uso de algemas “em qualquer hipótese”.

Candidatura do ex-presidente Confirmada a condenação e encerrados os recursos na segunda instância judicial, Lula fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Na esfera eleitoral, porém, a situação do ex-presidente será decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deverá analisar seu eventual registro de candidatura. 6

Abril de 2018

O ex-presidente pode, ainda, fazer um pedido de liminar (decisão provisória) ao TSE ou a um tribunal superior que lhe permita disputar as eleições de 2018. A Lei da Ficha Limpa prevê a possibilidade de alguém continuar disputando um cargo público caso ainda existam recursos contra a condenação pendentes de decisão.

Sala de Estado Maior No despacho, o juiz Sergio Moro afirmou que o ex-presidente ficaria em uma “sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior”, “na qual ficará separado dos demais presos”. A chamada Sala de Estado Maior é uma prerrogativa em geral reservada para os profissionais do Direito - prevista na lei federal 8906/94 - em situações de prisão cautelar: em flagrante, prisão temporária e preventiva. Antes, portanto, que os

acusados sejam sentenciados. É uma sala comum, sem grades, em geral em uma unidade de quartel ou instituição militar. Assim, o caso de Lula é atípico, por não se tratar de prisão provisória, mas de cumprimento efetivo de pena. O próprio despacho de Moro, entretanto, justificaria a escolha da sala reservada como um ambiente “sem risco para a integridade moral ou física”.

Prisões dos presidentes e ex-presidentes do Brasil Há 5 presidentes da República que já foram presos, dois ainda exerciam a função quando detidos e os outros 3, após terem deixado o Planalto. Confira as prisões em ordem cronológica:

Hermes da Fonseca Governou o país entre 1910 e


Heuler Andrey/AFP

chegou no seu apartamento se viu cercado por tanques do Exército. Os militares alinhados a Lott o mantiveram preso na própria casa, até o dia em que JK enfim tomou posse. O presidente enfrentou o cárcere por 10 semanas e 2 dias. O ex-presidente Lula chega à sede da Polícia Federal em Curitiba para cumprir mandado de prisão

1914. Em contexto de grave crise política, Hermes da Fonseca ficou 6 meses preso em 1922 a mando do então presidente Epitáfio Pessoa. Em junho daquele ano, ao intervir na eleição estadual de Pernambuco, o governo federal foi duramente criticado por Hermes da Fonseca, então presidente do Clube Militar. Foi, então, ordenada a prisão de Hermes e o fechamento por 6 meses do Clube Militar, em 2 de julho de 1922. O ex-presidente ficou preso até janeiro de 1923. Logo após ser solto, Fonseca faleceu.

Washington Luís Foi o primeiro presidente brasileiro preso durante o mandato. Washington Luís foi deposto em 1930 por ministros militares e ficou encarcerado no Forte de Copacabana durante 27 dias. Ele negociou a própria libertação com revolucionários e ficou em exílio na Europa por 17 anos. Washington Luís morreu em 1957, aos 87 anos, após o agravamento de uma forte gripe.

Arthur Bernardes Passou 2 meses e 11 dias preso. Constitucionalista de julho de 1932, em São Paulo, ele foi preso em 23 setembro de 1932, em Araponga, município próximo a Viçosa, ao organizar 1 levante em

Minas Gerais em apoio ao movimento paulista. Foi posto com os filhos adultos em 1 trem e levado para o Rio, na época, a capital federal. Foi encaminhado para a Ilha das Cobras e depois transferido para o Forte da Vigia, no Leme.

Café Filho João Fernandes Café Filho assumiu a presidência após o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. Em 3 de novembro de 1955, foi hospitalizado em razão de 1 infarto do miocárdio. Na época, Juscelino Kubitschek já estava eleito para assumir a Presidência no ano seguinte, mas o candidato derrotado (o udenista Eduardo Gomes), não se conformava. Com a doença de Café Filho, o presidente da Câmara Carlos Luz assumiu o governo e se alinhou ao golpe. No entanto, houve um “contragolpe” do ministro da Guerra, marechal Henrique Teixeira Lott. Com o Catete cercado pelos tanques, a Câmara votou o impeachment da presidência de Luz, que durou 8 dias. Assumiu, então, o vice-presidente do Senado, Nereu Ramos, que declarou Estado de Sítio. Café Filho não sabia de nada que tinha acontecido, pois os médicos não deixavam. Ele teve alta em 21 de novembro de 1955 e quando

Juscelino Kubitschek Presidente que concretizou plano de Brasília ser capital federal, Juscelino Kubitschek foi preso durante o período militar. O endurecimento da ditadura militar, após a edição do AI-5, em 13 de dezembro de 1968, levou Juscelino a prisão em 1 quartel, em Niterói. Juscelino foi solto somente no dia 22 de dezembro. Depois, JK ficou 1 mês em prisão domiciliar e, com a dissolução da Frente Ampla que lutava contra a ditadura, passou a dedicar-se a vida empresarial.

Lula Luiz Inácio Lula da Silva presidiu o país durante 2 mandatos, de 2002 a 2010. Fundador do Partido dos Trabalhadores, Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. É a primeira vez que um ex-presidente foi preso após ser julgado por crime comum. O petista teria recebido, como propina, 1 tríplex no Guarujá da construtora OAS. Em troca, a empreiteira foi beneficiada em contratos da Petrobras. O processo é fruto das investigações da Lava Jato e já teve recursos exauridos na 1ª e 2ª Instâncias. Para a defesa de Lula, a decisão judicial tem conotação política e “envergonha o Brasil”. Fontes Δwww.G1.com.br Δwww.poder360.com.br

Abril de 2018

7


Sinterc

Obra da nova sede do Espaço para qualificação profissional será um diferencial na estrutura

E

m terreno de 1.364 m² no Centro de Bauru (SP), o Sinterc está construindo sua nova sede que será composta por dois prédios, sendo um prédio administrativo e o outro será um espaço educacional, cultural e social com um anfiteatro para 250 pessoas, uma cozinha-escola para cursos de qualificação profissional, várias salas de aula para cursos diversos e um salão de festas para 300 pessoas. A meta do sindicato é qualificar pessoas para o mercado de trabalho, em especial para o nosso setor, buscando parcerias para minimizar os custos. A previsão é de finalizar a obra e inaugurar até o final de 2019.

estrutura

para 250 ΔAnfiteatro pessoas sentadas de festas para 300 ΔSalão pessoas sentadas ΔCozinha-escola para formação de

Δ Δ 8

profissionais do setor Salas para aulas teóricas Sala de informática

Abril de 2018


Sinterc

PLANETA ECONOMIA O Planeta Economia é um programa de noticiário interativo com apresentação de Reinaldo Cafeo, especialista em economia e finanças. Nele, são apresentados ao público notícias da semana, curiosidades, dicas, entrevistas e muito mais. Para assistir o Planeta Economia, basta acessar o site www.planetaeconomia.com.br ou o canal no Youtube.

DESEMPREGO DE 12,6% Este é o patamar do trimestre dezembro, janeiro e fevereiro. Subiu, se comparado ao último indicador que apontava 12,2%. São mais de 13 milhões de brasileiros desempregados. Por incrível que pareça a melhora da economia pode explicar parte deste aumento. É que brasileiros que tinham desistido de procurar emprego e saíram das estatísticas de desempregados, podem se sentir estimulados novamente a realizar algum esforço em busca de uma colocação, voltando a fazer parte da população economicamente ativa. É a dinâmica dos números. De qualquer maneira o número é preocupante. A economia precisa continuar crescendo e aumentar a velocidade deste crescimento.

Reinaldo Cafeo Economista, especialista em engenharia econômica, mestre em comunicação e doutor em economia.  www.planetaeconomia.com.br Abril de 2018

9


Mulher

10

Abril de 2018


Todo dia é Dia da Mulher E

m 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para muitos é apenas uma data comercial para presentear o público feminino, mas, na verdade, o dia é um registro histórico de 1917, quando operárias russas foram às ruas para manifestar e lutar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. Mas só em 1975 a ONU oficializou O Dia Internacional da Mulher, e desde então simboliza a luta diária das mulheres por direitos iguais. Apesar de todas as conquistas dos movimentos feministas ao longo dos anos, como o direito à educação, ao voto, ao trabalho e a liberdade sexual, as mulheres ainda convivem com o machismo, o preconceito e a desigualdade de gênero. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2015 e 2016, indica que o sexo feminino

Nem chocolate, nem flores. Elas merecem respeito e igualdade de gênero representa 50,6% da população do país. Mesmo sendo maioria está em desvantagem em todos os setores. Mesmo as mulheres estudando mais que os homens, a média salarial delas é de R$1.764, enquanto eles ganham R$2.306. Além disso, elas também trabalham mais, pois ainda passam 18,1h por semana desempenhando tarefas domésticas, e eles apenas 10,5h. Em cargos de gerência em empresas, eles representam 62,2% e elas apenas 37,8%. Na política praticamente não têm voz, pois representam apenas 10,5% na Câmara dos Deputados.

O ato de empoderamento Diante a desigualdade de gênero que persiste no Brasil, onde 12 mulheres são assassinadas por dia, o empoderamento feminino é um importante aliado na luta por seus direitos. Empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si, é quando a mulher reconhece que ela é capaz, uma mudança que começa de dentro para fora, alcançando os diferentes setores da sociedade. O empoderamento das mulheres mostra que é preciso unir a força feminina, apoiar, ajudar, acolher umas às outras, dando voz àquelas que não têm espaço e nem vez. É preciso levantar a bandeira do respeito, da diversidade da liberdade e da igualdade.

Abril de 2018

11


Mulher

Dias de lutas, dias de glórias E

mbora estejamos diante de uma realidade desanimadora, ainda assim, é preciso reconhecer os avanços, mesmo que a passos lentos, pois há histórias de guerreiras brasileiras que lutaram ao longo dos anos e que merecem ser lembradas e homenageadas por suas conquistas. No combate à violência contra a mulher é preciso destacar a criação da Lei Maria da Penha sancionada em 2006, que julga crimes de violência doméstica e cria medidas de prevenção e proteção às vítimas. Maria da Penha é uma sobrevivente de uma tentativa de assassinato, vítima de violência doméstica do marido, ela ficou paraplégica. Durante 19 anos, lutou para colocar na cadeia seu agressor e hoje dá nome a uma das 3 melhores legislações do mundo no combate à violência contra a mulher. Em 2015, foi sancionada a Lei do Feminicídio que torna crime hediondo o homicídio contra a mulher simplesmente por pertencer ao sexo feminino. É mais um passo importante no combate à violência contra a mulher, no quinto país que mais mata mulheres, numa lista de 83 nações, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

12

Abril de 2018

Na militância, destaque para a bióloga Bertha Lutz, líder do movimento feminista que pressionou o presidente Getúlio Vargas a conceder o direito ao voto às mulheres na Constituição de 1934. Apesar disso, elas só votaram pela primeira vez em 1945 com a queda de Ditadura Getulista. Já na política, é preciso homenagear Luíza Alzira Soriano Teixeira a primeira prefeita eleita em 1929, em Lajes no interior do Rio de Janeiro. Assim como a primeira deputada brasileira, Carlota Pereira de Queiroz eleita em 1934. Dilma Rousseff foi a primeira mulher a alcançar o cargo mais importante de uma democracia, sendo eleita Presidente do Brasil, em 2010. E no esporte, palmas para Aída dos Santos, a primeira brasileira a disputar uma final olímpica em 1964, no salto em altura e única mulher da delegação do Brasil naquela edição dos Jogos. Já Daiane dos Santos foi a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Campeonato Mundial. Nas quadras, Hortência foi campeã mundial de basquete em 1994 e a primeira brasileira a fazer parte do Hall da Fama do esporte. Enquanto Marta, foi eleita 5 vezes como a melhor jogadora de futebol do mundo. Essa é apenas uma amostra de tudo o que as mulheres têm feito e conquistado nos últimos anos. Pois, enaltecer suas vitórias não as impede de reconhecer que ainda falta muito para viver em uma sociedade justa e igualitária, por isso, é necessário união para continuar a luta por essa causa.


Abril de 2018

13


Saúde

Saúde bucal na primeira infância A importância em manter e cuidar da Saúde Bucal em cada etapa do desenvolvimento de seus filhos

M

anter a Saúde Bucal das crianças é um dos pontos mais importantes para que elas cresçam, de fato, saudáveis. Os hábitos adquiridos nessa fase têm grandes chances de proporcionar um crescimento sadio e um desenvolvimento dental adequado. Para tanto, os pais são os personagens principais. O que poucas pessoas sabem é que a Saúde Bucal na primeira infância não deve começar apenas quando a criança apresentar os primeiros dentinhos na cavidade oral. Os cuidados para um bom desenvolvimento bucal devem ser iniciados ainda no período da gestação. Saiba mais sobre o que pode ser feito em cada etapa do desenvolvimento de seu filho visando empregar medidas preventivas e de cuidado com a saúde bucal.

14

Abril de 2018

Cuidados com seus filhos Ainda no período gestacional, a mãe deve tomar diversos cuidados para que sua Saúde Bucal esteja em dia. Isso faz com que o bebê já se desenvolva de maneira saudável ainda no ventre materno. O ideal é que a gestante procure realizar um pré-natal odontológico. Dessa maneira, é possível prevenir e tratar eventuais problemas que possam atrapalhar o bom desenvolvimento do bebê e evitar problemas durante a gestação. Além disso, é necessário que a mãe, em período de gravidez, tenha hábitos saudáveis em relação à limpeza bucal e equilíbrio da alimentação. Neste período, é comum que as alterações hormonais gerem inchaço e sangramento nas gengivas. Uma inflamação na gengiva ou doença periodontal (que atinge a gengiva, em si, e os ossos de sustentação dos dentes) é capaz de causar um parto prematuro ou fazer com que a criança nasça com peso abaixo do esperado. O período de amamentação é muito importante para que a criança desenvolva uma respiração nasal e deglutição correta. Diferentemente do aleitamento materno, na utilização da mamadeira, em que a sucção acontece de maneira diversa, há o risco de desenvolvimento de desordens dentárias e, por isso, é bom ser evitada nos primeiros meses vida do bebê. A mamadeira pode ser substituída, por exemplo, por copos com biqueira. A higiene deve começar mesmo sem o surgimento dos dentes, com uma gaze embebida em água filtrada ou fervida, deve-se limpar todas as estruturas internas: língua, bochecha, palato (céu da boca) e gengivas. Desta forma, o bebê se adaptará a manipulação da boca e se acostumará com a sensação de boca limpa. Assim que aparecer o primeiro dentinho, a higiene com escova de cerdas já deve ser introduzida. O


tamanho e a maciez devem ser de acordo com a idade do bebê. Por mais que ele ainda seja muito pequeno, não deixe que durma sem fazer a higienização. É comum que as crianças durmam enquanto mamam – e isso pode gerar cáries precocemente, denominadas cáries de mamadeira que são extremamente agressivas e causam grande destruição coronária. Para estimular a escovação, nos primeiros anos de vida da criança, deixe que ela segure a própria escova e tente higienizar os dentes sozinha. Logo após, a escovação deverá ser realizada pelo responsável. Isso fará com que ela crie o hábito de escovação desde cedo. Lembre-se de que, nessa fase, a pasta de dente utilizada não deve conter flúor, porque a criança não sabe cuspir e

a ingestão de flúor em excesso pode causar a fluorose. Após os 4 anos, a pasta fluoretada deve ser introduzida na quantidade equivalente a um grão de arroz. Quanto à visita ao dentista, deve haver o cuidado em estabelecer a relação com o Odontopediatra desde cedo. Hoje a OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza a primeira consulta quando a criança tiver 3 meses. O profissional de odontologia será capaz de avaliar se os dentes estão se desenvolvendo de maneira correta. Além disso, o dentista deve realizar orientações de higiene e alimentação adequadas para este período. A visita precoce da criança ao consultório odontológico faz com que ela não tenha medo do dentista, o que ocorre com muitos. Adotando essas medidas é possível proporcionar aos filhos boca saudável, dentes livres de cárie e um desenvolvimento ideal da criança.

Darlene S. Oliveira Triveloni CROSP 82.533

Coordenadora de Auditoria Administrativa e Prevenção da Empresa São Francisco Odonto Abril de 2018

15


Beleza

Fique linda e arrase! A maquiagem é algo que acompanha as mulheres diariamente, mas a maioria não sabe como se maquiar otimizando seu tempo

C

om a correria do dia a dia, as mulheres estão cada vez mais sem tempo para se arrumar da forma como gostariam antes de sair de casa para trabalhar. A maquiagem mal passada fica no topo da lista das coisas que elas

1

Base A primeira etapa da maquiagem é escolher a base ou um BB cream no tom exato da sua pele. Com a ajuda de um pincel, passe a base por todo o seu rosto, inclusive nas suas olheiras, na pálpebra móvel e no pescoço. Não esqueça também de preencher os espacinhos na testa, perto do couro cabeludo.

2

Corretivo A próxima etapa é aplicar o corretivo sobre as imperfeições do seu rosto. Sempre opte por corretivos com o tom mais próximo a sua base. Aplique ele com a ajuda de um pincel sobre suas olheiras, fazendo um triângulo. Após aplicar ele com o pincel, dê leves batidinhas com o dedo

16

Abril de 2018

fazem com pressa pois tem que dar atenção aos filhos, ao café da manhã da família, a louça para lavar, entre tantas outras atividades que são feitas antes de iniciar seu dia fora de casa. Para facilitar a vida dessas mulheres, vamos deixar um passo a passo de uma maquiagem rápida, fácil e de baixo custo, que agradará muita gente.

indicador até ele se misturar com o tom da sua pele e desaparecer.

3

Pó Agora tem que aplicar um pó do tom da sua pele sobre todo o rosto. Utilizando um pincel grande e com as cerdas macias, espalhe muito bem o pó para dar um acabamento mais fosco e selar a maquiagem.

4

Blush Depois de passar o pó, a próxima etapa é aplicar o blush. Procure escolher tons de blush mais puxados para o pêssego clarinho. Com a ajuda de um pincel, aplique o blush apenas nas maçãs do rosto, esfumando, sem deixar nada marcado. O blush sempre deve ser muito suave.

5

Sombra (opcional Primeiro, escolha uma sombra com o tom de marrom médio (puxado para o claro) e aplique ela com um pincel fino sobre o côncavo, marcando bem seu desenho e esfumando para as laterais externas. Em seguida escolha uma sombra clarinha que combine com o tom da sua pele, pode ser um bege ou rosinha. Passe essa sombra sobre toda a extensão da sua pálpebra móvel, sem anular a sombra marrom.

6

Delineador Com a ajuda do pincel, aplique o delineador bem rente aos cílios superiores, traçando um delineado fino e delicado.


7

Lápis de Olho Após passar o delineador, o próximo passo da maquiagem é passar o lápis de olho sobre a linha d’água. Utilizando um lápis preto bem apontado, passe ele sobre toda a linha d’água.

8

Corrigir as sobrancelhas Pegue um lápis marrom e primeiro desenhe o formato da sua sobrancelha. Após contornar toda ela, pegue uma sombra marrom e com um pincel passe sobre todos os pelinhos, preenchendo tudo e esfumando, de maneira suave.

9

Rímel Passe o rímel sobre os cílios superiores em diversas camadas, até possuir o resultado desejado. Se quiser, também pode passar o rímel nos cílios inferiores, mas bem de leve.

10

Batom O último passo da nossa maquiagem é passar um batom nos lábios. Pode ser gloss, matte, cintilante ou cremoso. Você também pode optar por tons de nude ou batons mais coloridos, fica a seu critério.

Abril de 2018

17


Beleza

Vamos usar a criatividade! S

e você está meio sem grana para comprar roupas novas, a melhor opção é customizar as roupas que você já tem, ou seja, reformar e mudar sua aparência. É algo simples e não vai tomar muito seu tempo nem seu dinheiro. A primeira coisa que você precisa ter, antes mesmo dos

18

Abril de 2018

materiais para realizar a customização de uma peça, é a criatividade, que o resto você dá um jeito. Os materiais mais usados são: canetinhas coloridas para tecido, tinta acrílica, glitter, tesoura, cola para tecido, strass, retalhos de tecido, pincel, entre outros. Agora você pode usar e abusar da sua criatividade e tornar esse momento divertido e descontraído. Chame uma criança da sua família para te ajudar, tudo será mais gostoso.


Acessórios fazem a diferença

V

ocê pode estar maquiada e bem vestida, mas se não estiver com acessórios, parece que o look não está completo. Eles são perfeitos para dar aquele upgrade no visual. Porém, tem mulheres que se enchem de acessórios e acabam exagerando.

Óculos

Aprenda a usar os detalhes a seu favor

É impossível não chamar a atenção com um belo óculos. Invista nos modelos que combinam com seu formato de rosto.

Bijuterias Use brincos longos, colares compridos que imitam decote em V, braceletes e anéis, pois eles realçam o visual. Dependendo da roupa, não coloque tudo junto. Se usar brincos chamativos, poupe no colar. Já se preferir um colar mais elaborado, invista em brincos discretos.

Faixas Aposte nas faixas largas. Além de práticas, elas rejuvenescem o visual. As estampadas dão graça aos looks básicos.

Bolsas iStockphoto/Getty Images

Sapatos Abuse de todos os formatos, cores e saltos. Mas se você prefere sapatos sem salto, há sapatilhas e sandálias bem modernas para enfeitar um look básico.

Às vezes, elas chamam mais atenção do que a própria roupa. Tenha sempre em mão dois tipos em casa: uma mais básica e neutra, para o diaa-dia, e uma no tom prata ou preto envernizado para ocasiões especiais. ΔFontes: Δwww.mdemulher.abril.com.br Δwww.rosacuca.com.br/ Δwww.guiafeminina.com.br/

Abril de 2018

19


Logo ALi

Jales é destaque por produzir uvas finas Distante 583 km de São Paulo, Jales é vizinha de Urânia, Estrela d’Oeste e Vitória Brasil, e está a 32 km ao NorteOeste de Fernandópolis, a maior cidade dos arredores Reprodução/Jornal de Jales

R

econhecida como um dos mais novos municípios do Estado, Jales foi fundada em 15 de abril de 1941 e surgiu de um racional plano de arquitetura e urbanismo, que atesta a esperteza de seus primeiros colonizadores. Com apenas 100 habitantes, iniciou-se como pequena vila. Com o correr dos tempos, maravilhados com as possibilidades da região, começaram a aparecer os pioneiros e a aumentar a população. Desde então, riscaram as zonas urbanas e suburbanas, em função dos futuros melhoramentos e também com o fim de incrementar as pequenas propriedades agrícolas. Criou-se um plano de aproveitamento do solo para a cultura racional e intensiva do café, algodão, arroz e cereais em geral, com o aproveitamento de maquinaria por meio de processos técnicos e modernos. Suas terras fertilíssimas são produtos de aluviões dos grandes rios. O solo oferece características próprias para a formação de excelentes pastagens, recurso natural que incentiva a pecuária, com terras ricas para a policultura.

20

Abril de 2018

Reprodução/Jornal de Jales

Bosque Municipal Aristophano Brasileiro de Souza


Reprodução

Reprodução/A Voz das Cidades

FACIP: Feira Agrícola, Comercial, Industrial e Pecuária de Jales

Reprodução/Jornal Folha Noroeste

Cavalgada Ecológica do Rotary Club de Jales Reprodução/Blog do Cardosinho

Praça “João Mariano de Freitas”, conhecida com Praça do Jacaré

Abril de 2018

21


Logo ALi

o Potencial Turístico de Jales O município de Jales possui uma enorme oferta de atrativos turísticos nas áreas de cultura, religião, saúde, esportes, rural, estudos e intercâmbio, ecoturismo, negócios e eventos. A agropecuária, o comércio e a prestação de serviços são as principais forças do desenvolvimento local e regional. O município se destaca nacionalmente pelo cultivo da fruticultura, tendo como destaque a produção de uvas finas. Possui todas as condições de se tornar, depois de São José do Rio Preto,

22

Abril de 2018

o principal Centro Médico desta região do extremo noroeste paulista, e com isso, permitir uma melhoria considerável no atendimento à saúde. A vocação logística, incentivada por dois fatores que efetivamente caracterizam a cidade, os quais são a sua localização privilegiada e o sistema viário que a atende, que inclui a Rodovia Euclides da Cunha (SP-320) e a Rodovia Eliezer Montenegro Magalhães (SP-463), que se interligam neste município, sendo vias responsáveis pela transição do Estado de São Paulo para outros, como Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, dentre outras rodovias existentes para trafegar na região. O status de cidade centro de região sempre foi um diferencial de Jales desde os seus primórdios. Salta aos olhos a privilegiada condição geográfica.


O município é destaque nacional no cultivo de uvas finas. O município também conta com uma unidade do Hospital de Câncer de Barretos que atende 1000 pacientes/dia vindos de aproximadamente 10 estados do Brasil, além de contar com uma unidade do Ambulatório de Especialidade Médicas (AME), o qual realiza também cerca de 1000 atendimentos/dia.

Opções culturais em Jales Centro Cultural Edílio Ridolfo (Teatro) Rua 8, n 2.270 Museu Histórico de Jales Rua 8, n 2.240 Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, conhecido como Teatro Municipal de Jales

Feira de alimentos orgânicos Localizada na avenida Jânio Quadros ao lado do Comboio, a feira de alimentos orgânicos de Jales se destaca pela variedade de produtos oferecidos pelos agricultores da região e, também, pelo grande público que frequenta e faz compras na feira. O salão ao lado do Comboio está sempre movimentado, com pessoas de todas as idades e classes sociais, mostrando que a feira é um sucesso. Vários produtores que ainda empregam a produção de forma tradicional já demostram interesse em aderir à produção orgânica.

Abril de 2018

23


eSPORTeS

Rússia será palco da Copa do Mundo A 21ª edição do campeonato mundial terá 64 partidas com a participação de 32 seleções

A

Copa do Mundo acontece a cada 4 anos em um país escolhido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), organizadora do campeonato. Dessa vez, em 2018, a competição será na Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho, e contará com a participação de 32 seleções. O mundo estará de olhos atentos à 21ª edição da Copa do Mundo que terá a cerimônia de abertura, o primeiro e o último jogo no Estádio Olímpico Luzhniki, em Moscou. O fuso horário de Moscou para Brasília é de seis horas. Sete outras cidades que também vão sediar jogos obedecem o mesmo fuso.

24

Abril de 2018

São elas Kazan, Nizhny Novgorod, Roston -on-Don, São Petersburgo, Saransk, Sochi e Volgograd. Em Kaliningrado a diferença é de cinco horas, em Samara é de sete horas e em Ekaterinburg (cidade mais a leste) a diferença é de oito horas.

Mascote A mascote da Copa de 2018 será um simpático lobo chamado Zabivaka. Ele usa um uniforme de futebol nas cores da bandeira da Rússia (vermelha, branca e azul). Em russo, seu nome significa “aquele que marca”.

Bola da Copa Depois de algumas edições da Copa do Mundo de Futebol usando bolas com nomes derivados de elementos culturais do país sede, dessa vez a bola será Adidas Telstar 18, usada nas Copas dos anos de 60 e 70. Quanto à tecnologia, a bola Adidas Telstar para a Copa 2018 resgata o melhor da Brazuca, Bola Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014, e traz novas tecnologias da marca alemã. Ela ainda é a primeira Bola Oficial com chip NFC, o que a torna a mais inovadora de Copas do Mundo até hoje. O chip permite uma interação única com consumidores: através de seus smartphones (disponível apenas para Android e iOS para Iphone 7 ou mais recente), acessando o site da adidas, eles poderão interagir com a bola graças ao chip inovador. Ela é branca com gomos pretos com detalhes metalizados. O logotipo da Copa de 2018 está estampado na bola.


Getty Images

Cidades-sede e estádios Kaliningrado Estádio de Kalinigrado Kazan Kazan Arena Moscou Estádio Luzhniki Estádio Spartak Nizhny Novgorod Estádio de Nizhny Novgorod

Países classificados para a Copa 2018

Logotipo O logotipo resgata tradições e a arte da Rússia, principalmente na referência aos Ovos Fabergé (joias da época dos czares). Ao mesmo tempo, pretende mostrar um aspecto moderno e inovador da Rússia atual. O logotipo mostra o troféu estilizado nas cores vermelha, preta, azul branca e dourada. O desenho foi elaborado pela Brandia Central, um estúdio de criação de Portugal.

ΔRússia ΔBrasil ΔIrã ΔJapão ΔBélgica ΔMéxico do ΔCoreia Sul ΔArábia Saudita ΔInglaterra ΔAlemanha ΔEspanha ΔNigéria ΔEgito ΔPolônia ΔCosta Rica

ΔIslândia ΔSérvia ΔPortugal ΔFrança ΔPanamá ΔArgentina ΔColômbia ΔUruguai ΔSenegal ΔTunísia ΔMarrocos ΔSuíça ΔSuécia ΔCroácia ΔDinamarca ΔPeru ΔAustrália

Rostov-on-Don Arena Rostov São Petersburgo Estádio de São Petersburgo Samara Samara Arena Saransk Arena Mordóvia Sóchi Estádio Olímpico de Fisht Volgogrado Arena Volvogrado Ecaterimburgo Ecaterimburgo Arena

Fontes: Δwww.suapesquisa.com/copadomundo2018/ Δwww.radios.ebc.com.br/

Abril de 2018

25


Sinterc participa da 1ª Convenção Starb São Paulo A

e q u ip e do Sinterc participou da 1ª Convenção STARB São Paulo, realizada EVENTOS E no dia 24 de feREUNIÕES vereiro em Votuporanga-SP. O Evento realizado pelo Grupo STARB, que compõe as empresas Basica Fornecimento de Refeições Ltda - Me, DFA Della Fattoria Alimentare Refeiçoes Ltda - Epp, Eco & Sapore Fornecimento de Alimentos Eireli - Me, Rizzibizzi Refeiçoes Industriais Eireli - Me e Portenge Prestação de Serviços em Geral Ltda, aconteceu no Centro de Eventos Valério Giamatei (Ilha do Pescador), durante todo dia. Iniciado com um belo café da manhã e em seguida treinamentos diversos, sendo o primeiro apresentado por uma belíssima companhia de teatro, não podendo faltar às boas praticas de fabricação, segurança no trabalho e a palestra “Na minha cozinha tem mais alegria”. Além de almoço servido com música ao vivo, sorteios de prêmios e ao final um lanche delicioso. Na oportunidade, o Sinterc e sua equipe trouxe a Dra. Darlene Oliveira (Dentista) da Operadora de Plano Odontológico São Francisco Odonto, parceira do sindicato, que fez uma palestra sobre “A importância da saúde bucal para o manipulador de alimentos”. Além de fazer inclusões ao plano, a equipe do Sinterc também esclareceu dúvidas, distribuiu brindes e, ao final, sorteiou 5 cestas de

26

Abril de 2018

alimentos. Confira as ganhadoras: Elisa Ap. Hilário da Silva (Merenda - Fernandópolis); Fernanda Marinho de Carvalho Campos (Merenda – Votuporanga); Joana Darc Lucianetti de Oliveira (Merenda – Jales); Luciana Bezerra (Merenda – Jales); Vera lúcia Dionizio Quentino ( Merenda – Jales). Parabéns aos organizadores pelo grandioso evento.


Sindicatos de Refeições Coletivas do Estado de São Paulo aprovam pré-pauta para Campanha Salarial 2018 N

o último dia 16 de março, em Peruíbe-SP, os Sindicatos filiados a Federação (FETERCESP), discutiram amplamente os efeitos da reforma trabalhista e, com muito empenho, trataram de cada ponto da pré-pauta para que os Sindicatos possam discutir com os trabalhadores em suas

bases e dali tirar uma pauta final que deverá ser aprovada em assembleia. Em seguida, a pauta aprovada deverá ser entregue ao Sindicato Patronal (SINDERC-SP), dando inicio a Campanha Salarial deste ano. A participação de cada trabalhador (a) é de extrema importância nas ações organizadas pelo Sindicato da categoria. O trabalhador (a) é o termômetro do resultado final das negociações. Participe!

Abril de 2018

EVENTOS E REUNIÕES

27


Sinterc participa do 1º Encontro Nacional de Refeições A

re org a n ização do movimento sindical e do setor de Refeições Coletivas EVENTOS E após a Reforma REUNIÕES Trabalhista: este foi o tema do 1º Encontro Nacional da ANATERC -Associação Nacional dos Trabalhadores em Refeições Coletivas. Realizado no último dia 17 de março em Peruíbe/SP, o evento reuniu dirigentes sindicais da Categoria de todo o país para tratar dos impactos da Reforma Trabalhista na estrutura sindical brasileira e da reorganização do setor de Refeições diante dos novos desafios impostos pela nova Lei. O Encontro foi prestigiado por dirigentes sindicais do setor de Fast Food de São Paulo, Barueri e Região, Minas Gerais, Salvador, Ceará e Paraíba, de Sindicatos de Refeições Coletivas de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará, Brasília, além de Sindicatos de Refeições Coletivas do Estado de São Paulo, dirigentes da Força Sindical e outras Entidades. A abertura do Encontro foi coordenada pelo presidente da ANATERC, Paulo Ritz, que falou da importância de se reinventar o movimento sindical neste momento de crise.

28

Abril de 2018

“Estamos passando por um momento único na história do movimento sindical e essa é a oportunidade de nos reinventarmos. Temos que fazer esse exercício, repensar o papel do movimento sindical, hoje não vamos mais sentar em uma mesa de negociação como fazíamos há 10 anos. É em momentos de crise que as empresas mais crescem e esse é o nosso desafio”, avaliou Ritz. Também compuseram a mesa de abertura o presidente da FETERCESP, Carlos Alberto de Freitas, o presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo e 1º secretário da Força Sindical, Sérgio Leite, o presidente do Sindifícios São Paulo e coordenador do Setor de Serviços da Força Sindical, Paulo Ferrari, a presidente do Sindirefeições Ts de Sorocaba, Teresinha


Fotos: João Ricardo/Gmedia

Baldino, o presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB São Paulo, Dr. César Augusto de Mello e o presidente da FETERC, Ataíde Moraes. O tema Reforma Trabalhista foi abordado sob diferentes aspectos por alguns juristas convidados pela ANATERC. A introdução ficou por conta do Dr. César Augusto de Mello - Presidente da Comissão Especial de Direito Sindical da OAB-SP, que fez uma explanação a respeito dos desafios do movimento sindical diante da Reforma. Em seguida o Dr. Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani - Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região ministrou uma palestra sobre o Negociado X Legislado e destacou o papel social do Direito do Trabalho. “O Direito do Trabalho nasceu da crise e vive da crise.

A Reforma Trabalhista veio para destruir o Direito do Trabalho e sua finalidade social. Infelizmente essa lei já passou, mas o movimento sindical tem que lutar para impedir que coisas piores aconteçam”, destacou Giordani. Logo depois a Dra. Ivani Contini Bramante – Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho 2 Região – São Paulo tratou de dissídio coletivo e da importância dos acordos coletivos. “Quando se vai para dissídio coletivo, só se considera o reajuste e não há garantia da manutenção de todas as conquistas sociais. A indicação é sempre que se faça acordo. É acordo ou acordo, esse é o melhor cenário para a Categoria”, defendeu a Desembargadora. E por fim o Dr. Francisco Gerson Marques de Lima - Procurador Regional do Trabalho da 7ª Região/Ceará, ministrou uma palestra sobre custeio sindical, sua constitucionalidade e elencou possíveis frentes de atuação para os Sindicatos enfrentarem a crise atual. “Existem diversas ações de custeio sindical e muitos argumentos que defendem sua constitucionalidade. Perdemos uma batalha com a Reforma Trabalhista, mas os sindicatos podem atuar de várias formas, jurídica e politicamente, para enfrentar essa crise”, afirmou o Procurador. No período da tarde os presentes participaram de um debate sobre a organização nacional da Categoria de Refeições. ΔFonte: Assessoria de imprensa ANATERC

Abril de 2018

29


Unimed Bauru

Nos dias 13 e 14 de março a equipe do SINTERC TRABALHO DE BASE realizou visitas na unidade UNIMED – BAURU da empresa NUTRI HOSPITALAR ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS LTDA. Na oportunidade, o sindicato esclareceu dúvidas, ouviu sugestões e explicou sobre os benefícios da convenção coletiva de trabalho e sociais que o SINTERC oferece a seus associados e familiares.

Unidades Jacto

Em visita de rotina na cidade de Pompéia -SP, a equipe do sindicato pode conversar com as trabalhadoras das unidades do Grupo Jacto da empresa SAPORE e sentir as expectativas para a campanha salarial 2018.

Usina da Mata A visita do sindicato na unidade Usina da Mata em Valparaiso-SP da empresa SODEXO DO BRASIL é sempre assim, recheada de sorrisos! Parabéns para a equipe. #debemcomavida 30

Abril de 2018


Makro Araçatuba Visita do sindicato na unidade MAKRO em Araçatuba-SP da empresa GRSA, onde o assessor Jenival Lima conversou com as trabalhadoras, tirou dúvidas e ouviu as reivindicações para a nova convenção coletiva.

Hospital Geral de Mirandópolis Visita do sindicato realizada no Hospital Geral de Mirandópolis-SP da empresa (F & F Serviços de Alimentação), onde o assessor Jenival Lima conversou com as trabalhadoras e pôde sentir as necessidades e ouvir suas reivindicações.

Sesi Botucatu No dia 27 de março o SINTERC fez movimento de som na unidade SESI cliente da empresa ALIMENTARE NUTRIÇÃO SERVIÇOS EIRELI, na cidade de Botucatu. Dentre os tantos motivos estavam: prática anti-sindical, descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, entre outros. Na admissão dos empregados a empresa pede que os funcionários preencham uma carta a próprio punho

renunciando ao sindicato, ficando assim, à vontade para usar e abusar deles. Estamos tomando todas as medidas judiciais cabíveis para combater os abusos praticados por essa empresa fundo de quintal. Tivemos no movimento o apoio da Força Sindical SP, do

Sintercoj (Refeições de Jundiaí e região) e Fetercesp – Federação de Refeições Coletivas do Estado de São Paulo. Enquanto o processo tramitar na justiça, estaremos fazendo muito barulho na porta de seus clientes. Empresa picareta aqui tem vida curta!

Abril de 2018

31


Sabores No dia 28 de março o SINTERC fez movimento de som nas unidades SERVIMED e TRABALHO MONDELLI DE BASE clientes da empresa LM Zanotto Refeições Coletivas e HM Zanotto-ME, do mesmo proprietário, com fantasia (SABORES REFEIÇÕES) na cidade de Bauru. Dentre os tantos motivos estavam: assédio moral, prática anti-sindical, descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, entre outros. O sindicato já havia denunciado tais práticas a seus clientes, que através de relatos de diversos trabalhadores, se diziam mal tratados, humilhados e até xingados por seus patrões. Qualquer um que se aproximasse do sindicato era demitido e sob ameaça de “quem reclamar no sindicato, nunca mais arruma emprego”, pois a direção da SABORES passaria essas informações para outras empresas. Na admissão dos empregados a empresa pede que os candidatos preencham uma carta a próprio punho renunciando ao sindicato. As pessoas que saem da empresa tem medo ou receio de denunciar. Somente em 2017 conseguimos testemunhas e ingressamos com ação civil pública na Justiça do Trabalho sob nº. ACC 001150134.2017.5.15.0091, onde pedimos indenização por dano moral coletivo. Tivemos no movimento o apoio da Força Sindical SP e Sindicatos da Região como: (Químicos de Bauru, Químicos de Ipaussu, Gráficos de Bauru, Hoteleiros (Sechorbs) Bauru e Fetercesp 32

Abril de 2018

– Federação de Refeições Coletivas do Estado de São Paulo. No dia 29 de março a empresa MONDELLI entrou em contato com o sindicato agendando uma reunião para dia 2 de abril em sua unidade com a presença dos proprietários da SABORES. Em reunião nesta data, o diretor do sindicato Francisco Viana e o Dr. Marcos Vicente (Advogado do Sinterc) debateram sobre todos os fatos ocorridos e houve uma disposição por parte do Proprietário da Sabores em melhorar as questões de relacionamento com os empregados, sob a supervisão do seu cliente (MONDELLI) com o comprometimento

de acesso do sindicato em suas unidades para ver a conduta da chefia com os trabalhadores e poder fazer um trabalho de livre associação. Enquanto o processo corre na justiça, o sindicato vai acompanhar de perto qualquer movimento contrário ao combinado e, se for preciso, acamparemos na porta de seus clientes até que haja uma solução no impasse. Até o fechamento desta edição, a empresa SERVIMED não entrou em contato com o SINTERC, demonstrando total desinteresse no que acontece dentro de suas instalações com os terceiros. ESTAMOS DE OLHO!


Sinterc fecha acordo com a TGM em Sertãozinho/SP Em uma ação movida pelo Sinterc na Justiça do Trabalho de Sertãozinho-SP, onde a TGM figura como 2ª reclamada, o sindicato fecha acordo beneficiando 17 trabalhadores (as) Na ação contra a ALINUTRI o sindicato cobrava a quitação das verbas rescisórias, multas e descumprimento de obrigações trabalhistas. Na época da dispensa, o sindicato havia feito um acordo de parcelamento com a anuência dos trabalhadores e como a empresa não pagou, restou apenas aciona-la na justiça e chamar no polo passivo o cliente TGM. Tendo em vista que não houve qualquer tipo de acordo na primeira audiência realizada em 06/02/2018, o sindicato foi procurado pela 2ª reclamada (TGM), na tentativa de propor um acordo para quitação do passivo trabalhista da Alinutri. Depois de diversas tratativas entre as partes, o sindicato realizou assembleia com os ex-funcionários da Alinutri e passou a

proposta da TGM, que foi aprovada por unanimidade. O acordo consiste em pagamento das verbas rescisórias e multa do artigo 477 da CLT para todos os ex-empregados. Os pagamentos serão feitos em 03 parcelas: a 1ª no dia 09/04/2018, a 2ª no dia 15/05/2018 e a 3ª no dia 15/06/2018. O resultado do acordo foi satisfatório para aqueles que

estavam desempregados e aguardavam ansiosamente o dinheiro para quitar seus compromissos e melhorar a situação da família, assim como, para os demais que estavam trabalhando e também esperavam receber suas verbas rescisórias de um período trabalhado com muito suor e dedicação. Parabéns para todos “JUNTOS SOMOS FORTES!!!”.

Mais um acordo beneficia trabalhores da DGUSTE/DGT Após várias reuniões com a direção das empresas D’GUSTE e DGT as partes fecharam acordo visando à compensação de prejuízos causados e a harmonia entre trabalhadores e empresa, assim como, a manutenção de uma relação amistosa com o sindicato da categoria, atendendo os interesses de seus representados. No

acordo ficou acertado: a) Devolução de valores descontados indevidamente pela empresa a título de assistência médica; b) Compensação financeira aos empregados por conta da ausência de acordo de PLR nos períodos de 2013/2014, 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017; c) Acordo de PLR para 2018 com valor de 50% do piso normativo

da categoria por empregado para atingimento total das metas ou proporcional aos resultados; d) Em caso de descumprimento do acordo a empresa pagará 50% de multa sobre os valores acordados. O sindicato reafirma que a mesa de negociações é sempre o melhor caminho para solucionar os impasses da relação Capital X Trabalho. Abril de 2018

33


Ingredientes 1 xícara (chá) de leite 1 ovo 1 colher (chá) de sal 1 colher (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de margarina 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 1/2 lata de molho de tomate

Divulgação

PIZZA DE LIQUIDIFICADOR FÁCIL

RECEITA DO CHEF

Sugestão de recheio 250 g de mussarela ralada grossa 2 tomates fatiados Azeitona (verde ou preta) Orégano a gosto

Modo de preparo 1) No liquidificador bata o leite, o ovo, o sal, o açúcar, a margarina, a farinha de trigo e o fermento em pó até que tudo esteja encorporado. 2) Despeje a massa em uma assadeira para pizza untada com margarina e leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos. 3) Retire do forno e despeje o molho de tomate. 4) Cubra a massa com mussarela ralada, tomate, azeitona e orégano a gosto. 5) Leve novamente ao forno até derreter a mussarela

BRIGADEIRO GOURMET DE PAÇOCA Ingredientes

Lucas Rosa/Uno Photography

1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de manteiga com sal 2 colheres (sopa) de creme de leite 1 colher (sopa) de farinha de trigo 5 paçocas tipo rolha

Modo de preparo

34

Abril de 2018

Imagens ilustrativas.

1) Derreta a manteiga na panela e, em seguida, acrescente o leite condensado, o creme de leite e misture. 2) Dissolva a farinha de trigo em 20 ml de água, acrescente aos demais ingredientes na panela e continue mexendo sem parar. 3) Quando estiver em ponto de brigadeiro (quando você passar a colher e conseguir ver o fundo da panela por 5 segundos, esse é o ponto), desligue o fogo. 4) Acrescente 4 paçocas trituradas com a mão e misture bem. 5) Coloque o brigadeiro em um prato untado com margarina, cubra com papel filme e deixe esfriar. 6) Triture a paçoca que sobrou e espalhe num prato. 7) Enrole os brigadeiros e passe-os na paçoca triturada.



Cozinhar em família faz bem.

E, quando precisar, estaremos com você.

Grupo São Francisco. Planos de vida com saúde.

FALE COM A GENTE:

0800 777 90 70

ACESSE: saofrancisco.com.br

ANS - Nº 36531-9

O Grupo São Francisco tem um propósito: que você aproveite ao máximo todas as experiências que a vida reserva.

Responsável técnico: Dr. José Carlos Lucheti Barcelos CRM nº 81.223

Quando um pai ensina sua filha a cozinhar, mostra que preparar as próprias refeições pode ser muito divertido e gostoso. E este hábito saudável pode fazer toda a diferença.

Responsável técnico: Maria Beatriz Brisotti – CROSP nº 94.194

Experimente.


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.