Issuu on Google+

Língua Portuguesa Professora Ana Sarzedas Apresentação do Livro lido no mês de Janeiro O Racismo contado as Crianças…e aos Outros

Trabalho realizado por Bruno Filipe nº2 8ºA

1


Georges Jean Georges Jean nasceu em 1920, na cidade de Besançon, na França. Foi professor de Linguística e de Semiologia 1 na Universidade do Maine de 1967 a 1981. É autor de cerca de 40 obras, entre colectâneas de poemas, ensaios sobre teoria poética e pedagogia, e antologias poéticas. Obteve o prémio da Fondation de France, em 1980, pelo livro Le plaisir des mots. Em 1985, foi agraciado com o Louise-Labé, por D’entre les mots. 1

Estudo dos sentidos das palavras. 2


Livros da Mesma Colecção

Os Direitos do Homem Contados às Crianças Jean-Louis Ducamp

O Racismo Contado às Crianças Georges Jean

3


A Política Explicada às Crianças... e aos Outros Denis Langlois

A Injustiça Contada às Crianças Denis Langlois

A Liberdade Explicada às Crianças Jean-Louis Moreau

A Amizade Explicada às Crianças Jean-Louis Ducamp

Resumo do Livro 4


Reconhecer que os outros não têm a mesma cor da nossa pele é reconhecer que eles são diferentes. Sim, ser branco é também ser diferente, mas não é ser melhor, mais inteligente ou superior. Tal como ser negro, mulato, amarelo ou vermelho não é ser ladrão ou assassino. É claro que há negros e ciganos maus. Muito maus mesmo. Mas também há muitos brancos que são tudo isto, que têm tanta maldade que são capazes de praticar os actos mais selvagens, mais bárbaros. Portanto, a maldade não é uma questão de raça, de cor da pele.

5


Infelizmente, há homens maus por todo o lado, em todos os países, entre todas as raças. Do mesmo modo que, felizmente, a grande maioria das pessoas são gente boa, em todos os países e continentes, em todas as etnias e todas as raças.

Comentário do Livro

6


Gostei muito de ler este livro, porque fala de um tema que me interessou bastante. É um problema que já vem de há muitos anos e tem vindo a agravar-se. Também escolhi este livro porque já é o sexto livro que eu leio desta colecção e continuo motivado para ler mais livros desta colecção. Aconselho este livro porque é um livro bastante interessante, e que tenta explicar o racismo de forma simples.

7


Bruno Filipe

8


dfsdfdcbcfgnjbvzsc<szx