Page 1

Vaquejada 2009

Governo Federal em Missão Velha

Assistência Social

pág. 08

O município movimentou a região do Cariri com a tradicional vaquejada que aconteceu entre os dias 25 e 28 de junho.

25 mil em prêmios mais troféus e uma Moto Honda CG FAN zero km.

Desfile com público recorde Cerca de 10 mil pessoas participaram e assistiram a abertura da vaquejada com o desfile das Secretarias de Administração, Assistência Social, Agricultura, Educação e Esporte, Cultura, Comunicação, Saúde e Meio Ambiente, Procuradoria e Obras. Os vaqueiros, tradicionalmente vestidos com seu gibão de couro, também acompanharam, junto com o Prefeito, a caminhada. Todos percorreram as ruas do município até o parque de vaquejada Francisco Brasileiro Cruz. O desfile foi encerrado com uma missa campal, dando início às festas com bandas locais. A maior atração foi Edu e Maraial que consagrou o sucesso do evento realizado no sábado com a grande participação da banda Forró de Taipa. O show aconteceu no Pinheirão, um dos maiores parques de eventos da região. O Sol nasceu na madrugada da sexta-feira com o toque da alvorada, presenciou a beleza de um amanhecer singular ao som dos aboios e fogos de artifício. Uma espécie de canto sem palavras, um registro vocal nostálgico, usado para aquietar e orientar a boiada para o curral. Foi assim que Missão Velha convidou a vaqueirama pra puxar o boi. A alvorada teve início às 4h da madrugada e percorreu a cidade emocionando os amantes da cultura local e da vaquejada, um evento à parte que tem em seu toque a magia do aboio.

RESULTADOS Vaqueiro profissional 1o e 2o lugar: Paulo de Tasso 3o lugar: Bergman Vaqueiro Amador 1o lugar: Diego Moreira 2o lugar: Victor pinheiro 3o lugar: Geovane Rufino

Para o prefeito Washington Fechine, a vaquejada deu início a uma nova fase com a valorização da cultura do vaqueiro do mato, disponibilizando a corrida da sextafeira aos vaqueiros encourados e amadores do município, com a distribuição de senhas gratuitas e premiação de R$ 3 mil. Para estimular ainda mais a cultura local, prometeu a criação da categoria “Vaqueiro Mirim” para 2010. A intenção é impulsionar cada vez mais a vaquejada pé de mourão em Missão Velha.

Correio Missãovelhense Jornal da Prefeitura de Missão Velha - Ano 01 - No 02 - Junho 2009

EDUCAÇÃO

Município pioneiro na criação do PCC pág. 04

SAÚDE

Saúde com mais atendimentos,

Mudança no calendário Uma vaquejada pensando no povo e na vida econômica do município. A tradicional vaquejada sempre acontecia no início do mês de julho, mas a data foi antecipada por conta dos crediaristas, comerciantes da cidade que movimentam a vida econômica local. Eles viajam todo início de mês, são como os antigos caixeiros viajantes, comercializam os mais diversos produtos nas cidades vizinhas. Esse comércio está mudando a realidade econômica de Missão Velha, pioneira na ação. “Não podíamos excluir essas pessoas que fazem parte na nossa vida e da nossa cultura, trabalhadores que movimentam nosso comércio, exemplo de superação e disposição nas adversidades enfrentadas pelas dificuldades econômicas”, explicou o Prefeito.

uma meta da Secretaria de Saúde Municipal

pág. 06 CULTURA

Rainha da 42 ª Vaquejada Fernanda Lacerda Gonçalves foi eleita a Rainha da 42ª Vaquejada de Missão Velha 2009. A escolha foi feita na quinta-feira antes do evento. Cinco jurados de municípios vizinhos julgaram com notas de 5 a 10 os quesitos simpatia, elegância, indumentária, desenvoltura e beleza. Fernanda foi eleita com 187 pontos. O segundo lugar, com 181 pontos, ficou com Mislene Gonçalves de Barros, eleita a Rainha do Município. Fernanda fez passeio a cavalo pela cidade na abertura da vaquejada. 12 | Correio Missãovelhense

JORNAL MISSÃO VELHA - N 02.indd Spread 1 of 6 - Pages(12, 1)

Não jogue esse impresso em via pública. Esse folheto também pode ser reciclado. Colabore com o meio ambiente.

42 ª Vaquejada de Missão Velha – 2009

pág. 10

Fernanda Lacerda, Rainha da Vaquejada

42a Vaquejada de Missão Velha – 2009

pág. 12

145

EDIÇÃO ESPECIAL

pág. 03

2009-07-02 16:40


Agricultura

EDITORIAL

Ações planejadas

A informação está, cada vez mais, presente no nosso dia-a-dia, fato que vem contribuindo significativamente para o acesso de muitos a notícia, tornando o mundo menor, encurtando as distâncias e aproximando pessoas e nações. O mundo socializou diálogos e universalizou informações, passamos a ter mais direito a liberdade de expressão e pensamentos.

Nessa gestão irei trabalhar com afinco para levar ao nosso povo o direito de ser e se ver, afinal Missão Velha não podia ficar de fora desse atual contexto. Diante dessa realidade me vi com a missão de gerenciar fatos noticiosos e tornar nosso município conhecido pelas suas qualidades e as características de nosso povo. É investindo na comunicação que irei mostrar quem somos. Agora temos esse espaço aberto para todos, é só participar.

Prefeito de Missão Velha

2 | Correio Missãovelhense

JORNAL MISSÃO VELHA - N 02.indd Spread 2 of 6 - Pages(2, 11)

O Secretário de Agricultura de Missão Velha, Marcos Linard avaliou como positiva presença do município na abertura do evento. De acordo com Linard, as oficinas realizadas trataram de temas relevantes para o desenvolvimento da pecuária local.

Município em dia com todas as certidões administrativas Novos postos de saúde Mais especialidades medicas (ginecologista, pediatra, dermatologista, ultrasonista, cardiologista, fonoaldiologa, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionista)

Aquisição de trator para Projeto São José Pavimentação de novas ruas Total apoio aos projetos do município em Saúde, Educação, Cultura, Agricultura, Assistência Social, Turismo, Esporte e Meio Ambiente

Funcionalismo em dia Após recadrastamento dos funcionários foi possível a pontualidade e liberação de verbas. De acordo com o prefeito, desde março que o pagamento vem sendo efetuado até o 5° dia útil, compromisso já honrado. Inclusive com o funcionalismo da gestão passada.

EXPEDIENTE

Washington Fechine

Foto: Claudia Vidal

Prefeito Washington Fechine

Com exceção às informações que coloquem em risco a segurança do Estado e a sociedade a publicidade administrativa é uma obrigação do gestor. Está na Constituição que impõe a divulgação oficial dos atos administrativos, sendo a comunicação um dever jurídico das entidades e órgãos de qualquer esfera administrativa custeada pelos recursos públicos. A transparência administrativa não se consiste apenas com o cumprimento do dever de publicidade, mas um direito subjetivo público do cidadão que empregada com lealdade impõe os princípios da moralidade. Uma gestão transparente facilita o controle social. A informação é um dever do gestor e um direito do cidadão.

O PECNORDESTE, é considerado hoje, o maior evento da pecuária nordestina, um dos objetivos é estimular o empreendedorismo rural, ampliando e divulgando os programas do setor e as novas tecnologias. Uma busca pelo desenvolvimento sustentável do agronegócio da pecuária regional.

Foto: Claudia Vidal

Ciente desses acontecimentos dos novos tempos, da era da modernidade, e com a responsabilidade de administrar Missão Velha com uma visão futurista, não podia deixar de me preocupar com a comunicação do município.

A atual administração trabalha na construção de estratégias e propostas concretas que começam mudar a cara do município. Em seu gabinete o prefeito vem atendendo prontamente as demandas construindo políticas públicas através do diálogo e da democracia.

O setor agropecuário tem mostrado um importante componente na formação do Produto Interno Bruto (PIB) da economia brasileira, onde vem contribuindo, de maneira expressiva, para o superávit da balança comercial. O Governo Municipal está ciente da importância do investimento no setor, sem esquecer as questões ambientais e a responsabilidade social.

O resgate da cultura do abacaxi Missão Velha inicia uma nova fase investindo na capacitação técnica e na geração de oportunidades de negócios. A Cultura do Abacaxi é mais uma a ser explorada como alternativa de geração de emprego, fonte e renda. Missão Velha, através da Secretaria de Agricultura, instalou três Unidades Demonstrativas (UD), com produtores de Base Familiar, na Localidade de Serra da Gameleira dos Machados. A intenção é resgatar a cultura do plantio da fruta. De início foram plantadas duas mil mudas na propriedade do agricultor Santino dos Reis, e mais mil na propriedade do agricultor Pedro Nascimento dos Reis, toda a ação foi acompanhada pela Secretaria de Agricultura que forneceu as mudas, o transporte, insumos e assistência técnica. Os produtores estão sendo orientados e cientes de que o projeto visa a expansão das mudas para outros agricultores do município, isso após a primeira colheita.

MUNICÍPIO ADOTOU AS SEGUINTES TECNOLOGIAS 1 – Variedade - Perola - resistente a doenças da Fusáriose 2 – Tratamento das Mudas com fungicida. Sede da prefeitura de Missão Velha

Este informativo é uma publicação da Prefeitura Municipal de Missão Velha. Administração: Prefeito Washington Fechine | Vice-prefeito: Marcos Landim | Chefe de Gabinete: Cícero Macêdo Av. Santos Dumont, 64 - Centro | CEP: 63.200-000 | w w w. m i s s a o v e l h a . c e . g o v. b r Redação: SECOM | Jornalista Responsável: Cláudia Vidal - DRT-6205/PR E-mail: cvjornalismo@yahoo.com.br / secom.mv@gmail.com Arte e Impressão: Expressão Gráfica | Tiragem: 5.000 exemplares

Missão Velha no PEC NORDESTE 2009

Fotos: Sec. Agricultura

Editorial

3 – Espaçamento 0,50 cm entre covas e 1,30 entre linhas. 4 – Analise do PH do solo. 5 – Altitude acima de 900 metros 6 – Conta Cultural (Anotações das despesas para analise financeira no final do ciclo da cultura )

Correio Missãovelhense | 11

2009-07-02 16:41


Social

Escolha da Rainha da Festa de Santo Antônio Missão Nova festejou uma das datas mais importantes do município que aconteceu entre os dias 10 e 14 de junho. Na sexta-feira (10) o distrito elegeu a rainha da festa , Ana Grazielly Bezerra, representante do Sítio Seco. Grazielly arrecadou R$ 1.340 que foram doados para a paróquia. O dinheiro será usado

Foto: Claudia Vidal

Missão Velha

para pagar benfeitorias na primeira igreja católica do Cariri, a de Santo Antônio, reconhecida historicamente no Estado. A segunda colocada foi Joseli Brito que arrecadou R$ 1.333. Foram 10 candidatas que concorreram ao título que teve como quesito para eleição o valor arrecadado.

145

Anos

de Emancipação

Foto: Claudia Vidal

Foto: Claudia Vidal

Grazielly Bezerra e Prefeito

Uma data especial, são 145 anos que merecem destaque nessa edição. Assim procuramos resgatar um pouco a historia do município para ser relembrado pelos filhos da terra e contada para os que ainda não sabem da riqueza e grandeza do povo missãovelhense. Missão Velha, o portal do Cariri, localizada na região Sul Cearense, foi fundada em 08 de novembro de 1864. Esse ano de 2009 completa 145 anos de emancipação política. Suas origens remontam aos precedentes mineralógicos do Século XVIII, teve forte presença dos frades do Recife, então denominados de Capuchinos da Penha. Esses frades, posteriormente transferidos, fundaram segundo núcleo, dando-se a este o nome de Missão Nova. Com o fluir dos anos, Missão Velha e Missão Nova. Atualmente com uma população estimada em 33.448 habitantes vem

ressurgindo e resgatando a sua historia econômica. Com um comércio ativo o município vem mostrando o potencial e a garra de seu povo para o restante do estado, através dos crediaristas que passaram a movimentar a economia local superando todas as adversidades possíveis, trabalhando de forma honesta e digna. Além da aptidão para o comércio, é incalculável a riqueza ecológica local. Missão Velha possui uma das mais belas obras da natureza, secular, que surgiu aqui, assim podemos apreciar a Cachoeira de Missão Velha, onde há concentração de fósseis e por isso a cidade faz parte do único Geopark da América Latina, que foi criado pelo Governo do Ceará. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.

Um município com grandes histórias e forte herança religiosa

Grazielly Bezerra e Padre Ivo

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um importante problema de saúde pública, pensando em amenizar esse fato foi criado a academia social da terceira idade, atendendo mais de 100 idosos. A meta é despertar uma consciência social e política da existência do idoso e de seus direitos. O dia 15 de junho foi o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa e Missão Velha vem contribuindo para a conscientização das necessidades dos idosos, buscando resgatar a auto-estima e a promoção da saúde para que todos possam envelhecer com qualidade.

Foto: Sec. de Assitência Social

Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Evolução Política: A povoação, já sacralizada com o nome de Missão Velha, tem como registro de elevação à categoria de Distrito a Lei nº 1.120, de 8 de novembro de 1864. Sua elevação à categoria de Município provém da resolução Provincial nº 262, de 28 de junho de 1931. Eventos Foto: Claudia Vidal

Candidatas a Rainha da Festa de Santo Antônio de Missão Nova

Festa de São José (19 de março), Dia do Município (11 de julho), Festival de Quadrilhas Juninas e Vaquejada (junho) e Festival Regional de Música Popular (novembro). 10 | Correio Missãovelhense

JORNAL MISSÃO VELHA - N 02.indd Spread 3 of 6 - Pages(10, 3)

Imagem de São José da Igreja Matriz de Missão Velha

Correio Missãovelhense | 3

2009-07-02 16:41


Água Potável Foto: arquivo

Educação

Água um direito essencial, um dever do gestor. Populares com água encanada

Município pioneiro na criação do PCC Missão Velha é pioneira do Ceará com o novo Plano de Cargos e Carreiras (PCC). A Educação Básica Pública Municipal do município preocupada com a melhoria da qualidade do ensino investiu no PCC por acreditar que sem o ensino de qualidade não existe uma educação digna. O Projeto de Lei (PL) foi encaminhado pela Prefeitura para a Câmara Municipal que aprovou por unanimidade o PL 016/2009, alterando assim o PCC da Educação Básica do Município, a Lei

aplica-se a todos os profissionais de educação da rede pública que exercem atividades de docência na rede de educação municipal. Lei tem como objetivo maior a valorização dos profissionais. O PCC obedecerá à mesma seqüência lógica e hierárquica de cargos dispostos em uma sucessão de classes, segundo escolaridade e qualificação profissional exigidas, objetivando nortear a evolução funcional. De acordo com o secretário de educação, Isaque Evangelista, o valor pago aos professores estará entre os

“A vez é agora! Todo mundo paga a energia, porque não pagar também a água? Se Deus quiser vou ter água em casa”, desabafou a moradora Tarciana Barbosa de Farias que sofre tendo que levar na cabeça a água para banhar seus três filhos.

dez melhores do estado, para o professor nível I, R$ 566,20 em 20 horas e R$ 1.132,40 para 40 horas trabalhada; professor nível II, R$ 651, 13 com 20 horas e R$ 1.302,26 para 40 horas trabalhada. Foi enviado uma proposta para Câmara que mobilizou os profissionais da educação em assembléias que fizeram as modificação que foram acatadas pelo Prefeito sendo redigido o PL de acordo com a as reivindicações feitas de forma transparente.

A Prefeitura, em parceria com a Sisar da Associação Comunitária da Extrema, vão realizar o projeto. Um sonho antigo de levar água encanada para comunidade das casas populares do distrito e também para o Bairro do Cercadinho. De acordo com o Prefeito, a água de Jamacarú não sobe para a localidade que está em um ponto alto da cidade, a alternativa foi buscar uma parceria com a comunidade da Extrema que cedeu a água, caso contrário seria difícil, pois um investimento feito pela Cagece seria inviável financeiramente para os moradores. Agora cada casa terá 10 mil litros por dia, o suficiente para toda família.

Esse ano o município comemorou seu padroeiro, São José, destacando preocupação com o meio ambiente e antecipou as comemorações da Semana do Meio Ambiente. A madeira tradicional utilizada para servir de mastro para a bandeira foi substituída pelo eucalipto, que não está na relação das árvores em extinção e, conseqüentemente, não está proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Dia Mundial do Meio-ambiente, 5 de junho, foi criado em virtude de um encontro promovido pela ONU, a fim de tratar assuntos ambientais, mais conhecido como conferência das Nações Unidas. Outra iniciativa relevante partiu

4 | Correio Missãovelhense

JORNAL MISSÃO VELHA - N 02.indd Spread 4 of 6 - Pages(4, 9)

do pároco Ivo Alves, nas comemorações para festa de São José foram distribuídas mudas de plantas regionais com o objetivo de incentivar o plantio de árvores nativas no município. Pensando no bem estar da natureza e de todos, consciente de que cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, o Prefeito projeta uma campanha para promover a conscientização da população para não jogar lixo nas ruas e usar menos produtos descartáveis. “Se cada um fizer a sua parte nosso município será mais limpo transformado o futuro”, justifica.

“As festividades de São José é uma das mais importantes do nosso calendário”.

Foto: Claudia Vidal

Missão Velha ecologica

O presidente da Federação das Associações Comunitárias, Vicente Ribeiro Sobrinho, explica que a Sisar vai ceder a água enquanto um mutirão da própria comunidade irá cavar as valas para receber a encanação. A Prefeitura de Missão Velha vai entrar com 50% de todo projeto, além de financiar os hidrômetros que poderão ser pagos em seis parcelas mensais de R$ 7, 50. A região sofre mais no período da seca, que ocorre nos meses de setembro e outubro. “A maioria recebe vale gás, bolsa família e outros benefícios do Governo Federal, podendo assim comprometer um pouco da renda com o investimento que será incalculável”, observou o diretor da rádio comunitária, José Nilton Pereira. O projeto agora só depende da ação comunitária, pois o Prefeito se comprometeu em entregar a obra em 60 dias, após o cadastramento dos interessados.

Foto: Sec. Agricultura

Mais de 300 pessoas serão beneficiadas com a ação. O anuncio aconteceu no mês de junho, atualmente para se conseguir água os moradores das casas populares têm que andar até as cisternas para lavar roupa, além de transportar de volta água para cozinhar, beber e tomar banho.

Tecnologia de cisterna beneficiará mais de 400 famílias Desde as primeiras civilizações a sociedade lançou mão de recipientes para colher a água de chuva, a idéia voltou e está solucionando os problemas da falta de água em diversas comunidades carentes de água potável, serão 420 famílias beneficiadas em Missão Velha com a entrega de cisternas, outra ação da Prefeitura em parceria com o Governo Federal. Para essa ação o município criou uma comissão composta por diversos órgãos como: STTR, EMATERCE, Igreja Católica e Evangélica, Secretaria de Ação Social, Agente de Saúde, Associações Comunitárias e a Secretaria

de Agricultura, foram cadastradas 420 famílias que serão contempladas com Cisterna de Placas. A execução do projeto teve inicio em junho e a primeira comunidade beneficiada será do Sítio Gostoso. Os materiais de todas as cisternas já se encontram armazenado no município e serão distribuídos de acordo com o inicio dos trabalhos. Segundo o Secretario de Agricultura Marcos Linard, este trabalho e de fundamental importância para amenizar o sofrimento das famílias que residem nessas comunidades no período da estiagem tendo que se deslocar em busca de água ou até ser abastecido através de carro pipa.

Banco de Areia Baixa do Maracujá Baixa do Lampião (98 cisternas)

Gameleira do Machados, Santa Rosa Mingú (20 cisternas)

Taboca, Piçarra e Gangorra(50 cisternas)

Malhada de Areia (30 cisternas)

Riacho dos Porcos, Duas Passagens e Morro Dourado (44 cisternas)

Lapinha e Chabocão (20 cisternas)

Retiro, Porções e Tungas (50 cisternas)

Pau D’arco (30 cisternas) Riacho da Areia (8 cisternas) Serra da Mãozinha (10 cisternas) Gostoso(10 cisternas)

E mais 50 á ser definido a onde serão locadas. Correio Missãovelhense | 9

2009-07-02 16:41


Administração

Desenvolvimento

Programa Segundo Tempo: mais de 800 crianças atendidas

Foto: Claudia Vidal

Verba federal para pavimentação Em viagem a Brasília, no último mês de maio, o prefeito Washington Fechine conseguiu R$ 500 mil em verbas, por intermédio do deputado federal José Airton (PT), para pavimentar as ruas do município. Centenas de famílias serão beneficiadas com a melhoria. De acordo com os moradores, a poeira das ruas dificulta a limpeza, além da atual situação causar danos a saúde para aqueles que possuem problemas respiratórios. 8 | Correio Missãovelhense

JORNAL MISSÃO VELHA - N 02.indd Spread 5 of 6 - Pages(8, 5)

Foto: arquivo

Welington trabalha por projetos estruturantes Líder do bloco parlamentar PSB-PT-PMDB na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Welington Landim (PSB), tem sido um dos maiores defensores dos grandes projetos de infraestrutura para o Ceará, destacando como um dos principais a Transnordestina. Para o deputado, a ferrovia vai melhorar a vida do povo de Missão Velha, um sonho que está prestes a se tornar realidade graças à decisão política do presidente Lula e do governador Cid Gomes. Com 1.860 quilômetros de extensão, a ferrovia vai cruzar o sertão, justamente, por dentro de Missão Velha. Outras lutas que estão valendo à pena: a siderúrgica, a refinaria e a transposição das águas do Rio São Francisco, além

Foto: Claudia Vidal

Lula, o primeiro presidente que visitou Missão Velha

Foto: divulgação

A previsão é que sejam gerados aproximadamente 600 mil empregos quando a ferrovia estiver funcionando. A capacidade da Transnordestina será para movimentar 30 mil toneladas de cargas por ano. Serão investidos R$ 3,6 bilhões por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor), todos do Ministério da Integração Nacional. (informações da Assessoria de Imprensa da Presidência da República). O município de Missão Velha é o marco incial da Transnordestina, quando inaugurada a obra o presidente virá ao município.

Foto: divulgação

O Governo Municipal é parceiro do Governo Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é necessário “começar a pensar que não é possível construir um país justo, se o desenvolvimento não sair da região mais desenvolvida, que é o centro-sul e uma parte do CentroOeste, e caminhar para o Norte e Nordeste brasileiros”, assim discursou o Presidente sobre a Transnordestina. Seus trechos são: Pecém (CE) a Missão a Velha (CE), com 527 Km; Missão Velha (CE) a Salgueiro (PE), com 96 Km e previsão de término em agosto deste ano; Salgueiro (PE) a Trindade (PE), com 163 Km; Trindade (PE) a Eliseu Martins (PI), com 420 Km; Salgueiro (PE) a Suape (PE), com 522 Km.

Foto: div ulgação

Governo Federal em Missão Velha

Uma ação democrática que permite o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social, esses compromissos são assumidos pelo respeito ao futuro das crianças missaovelhenses. É uma meta do Governo Federal e do município de Missão Velha, através da Secretaria de Educação e Assistência Social e já assiste mais de 800 crianças expostas aos riscos sociais. O Segundo Tempo, como Programa Estratégico do Governo Federal, tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Município mapeado Uma parceria com a COELCE e o IBGE, que trará uma reestruturação do município melhorando a arrecadação tributária. Ainda existem ruas sem nomes e falta delimitação dos bairros, um problema que acarreta em prejuízos para arrecadação municipal. Para resolver o fato será atualizado e mapeado todo o município. As ruas sem nomes serão denominadas com a participação da população, e também serão numeradas as residências e prédios. De acordo com a Secretária de Administração, Amélia Maria Linard, está previsto a criação de alguns bairros delimitando a região urbana que vão melhor dividir geograficamente Missão Velha.

Limpeza Municipal A limpeza pública é essencial para vários setores do município como a saúde, o turismo e o meio ambiente. Por isso essa é umas da principais preocupações da atual gestão. Sendo assim, uma das mudanças promovidas para melhoria da coleta de lixo foi a privatização dos serviços e a reintegração dos funcionários municipais concursados do setor. Foi a primeira equipe da administração em que o prefeito se reuniu, ainda no mês de abril, com um café da manhã, oportunidade em que foi comemorada a páscoa.

Reativação da banda municipal e valorização da cultura local A busca pela valorização do artista local e, acima de tudo, da cultura popular do município é a principal meta da Secretaria de Cultura. Fato que se mostrou real na última festividade de São José. Quando, em um palanque alternativo, apresentaram-se os artistas da terra. Um apoio fundamental nunca visto antes na festa do padroeiro do município. Outro acontecimento importante foi a festa de São João, comemorada no Largo da Estação da Cultura, com a banda municipal que foi reativada nesse governo. “Isso tudo mostra a grandeza de um povo humilde que sabe fazer arte”, salientou o Secretário de Cultura Moreira Paz. A festa foi animada pelos cantores Ciceu e Moreira Paz, quem compareceu pode apreciar o verdadeiro forró pé de serra. Correio Missãovelhense | 5

2009-07-02 16:41


Saúde

Campanha contra pólio Apesar de o Brasil não ter registro de casos é importante manter campanha de vacinação anual. São duas etapas, uma aconteceu no dia 20 de junho e a segunda dose acontecerá em agosto. Esse ano a Secretaria de Saúde pretende ultrapassar a meta do ano passado. Para atingir o objetivo foram desenvolvidas ações de incentivo e um mutirão de participação com todas as 13 equipes do PSF, agentes comunitários, acadêmicos da URCA e da Faculdade Leão Sampaio, cerca de 160 pessoas foram mobilizadas para campanha.

Todas as crianças menores de cinco anos devem voltar aos postos de vacinação no próximo dia 23 de agosto para tomar a segunda dose da gotinha contra a paralisia infantil.

A melhoria dos atendimentos é uma meta da Secretaria de Saúde Municipal, para isso está sendo concluído o posto do Sitio de Forquilha, a obra vem sendo construída desde o ano passado. Cerca de 1800 pessoas serão beneficiadas. Para a secretária de Saúde, Elisian Fechine, essa conclusão irá promover a inclusão da comunidade carente que passará a ter mais acesso a saúde, já que a localidade está distante da sede. Ainda estão previstos as reforma de outros 13 postos, além de um Centro de Saúde com todas as especialidades medicas: ginecologista, pediatra, dermatologista, ultrasonista, cardiologista, fonoaldiologa, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionista. Ações já implantadas na atual gestão.

6 | Correio Missãovelhense

JORNAL MISSÃO VELHA - N 02.indd Spread 6 of 6 - Pages(6, 7)

Foto: arquivo

Saúde com mais atendimentos

A campanha faz busca ativa dos pacientes com lesões suspeitas de câncer e encaminhamento para o tratamento. A Secretaria de Saúde, preocupada com os mais carentes, fez a aquisição de um odontomóvel, veículo equipado como um consultório, que leva os dentistas onde não tem atendimento odontológico, realizando a prevenção e tratamento. O câncer de boca é uma doença grave, mas que pode ser prevenida, se descoberto cedo. Afeta homens e mulheres, principalmente fumantes, pessoas com mais de quarenta anos, está ligada ao alcoolismo e à exposição ao sol. Uma das estratégias mais importantes para obter-se o diagnóstico do câncer de boca em fase inicial é o auto-exame da boca, que é um método simples, pois basta ter um ambiente bem iluminado e um espelho. Devemos procurar caroços (ínguas), nódulos no pescoço e na boca; manchas ou mudanças na cor da pele e mucosas; feridas, úlceras; regiões adormecidas; assimetrias faciais; dentes amolecidos; crescimento das gengivas e sangramentos. Foto: Claudia Vidal

A meta desse ano é vacinar 3.930 crianças menor de 5 anos.

As crianças vacinadas ganharam um passeio no trem da alegria Para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população alvo, além de altas coberturas vacinais de rotina. Por isso, mesmo a criança que esteja com a caderneta atualizada, deve tomar a vacina para a formação do bloqueio. Há 20 anos não se registram casos de poliomielite no Brasil. No país, os últimos casos ocorreram no ano de 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, devido à realização de campanhas, adotadas a partir de 1980.

ATENÇÃO Mudança de coloração; Áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras, pontes móveis); Feridas que não cicatrizam em duas semanas; Dentes fraturados ou amolecidos; Algum caroço ou endurecimento.

A importância do fisioterapeuta na prevenção e promoção da saúde Imagem ilustrativa

Campanha de diagnostico e tratamento do câncer bucal

Inaugurada a clínica de fisioterapia de Jamacarú. Para atender a demanda do distrito, que necessitava de atenção especial, foi montada uma clínica com equipamentos necessários para fisioterapia, além de atendimentos diários. Uma conquista que busca a melhoria da qualidade e da recuperação do paciente que necessita de cuidados pós operatórios e de reabilitação motora. A Fisioterapia conquistou esse lugar, saindo dos consultórios e clínicas particulares, uma nova fase de transição, que aponta para novas práticas, possibilidades e formas de atuação. De acordo com a Secretária de Saúde, Elisian Fechine, a intenção dessa especialidade é a implantação do Fisioterapeuta no PSF, não só como um trabalho de recuperação da saúde, mas também, no sentido da prevenção e do social. "Nossa equipe irá atuar com o objetivo de promover a saúde com prevenção e recuperação, além da reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, assim mantendo a manutenção da saúde da comunidade, resultando em melhoria na qualidade de vida da população", explicou a Secretária.

Imagem ilustrativa

Saúde

Correio Missãovelhense | 7

2009-07-02 16:41

Jornal Missão Velha  

Informativo Missão Velha

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you