Page 1

Partido Social Democrático

NOTÍCIAS www.gilmagno.com.br

www.psd.org.br

Eu conheço, eu confio!!

Dezembro/2011

Gil Magno aprova na Câmara projetos de lei que beneficiam comunidades de Petrópolis Estrada das Arcas: Gil Magno consegue melhorias (Página 7)

Vereador homenageia personalidades petropolitanas (Páginas 8 e 9)

Gil Magno conversa com os estudantes sobre o papel do vereador para a melhoria da cidade

Gil Magno pede a criação de um Departamento de Engenharia e Arquitetura Popular para Petrópolis: O engenheiro Ivan Weinem e o arquiteto Adriano Arpad foram entrevistados no programa Pessoas e Políticas sobre o tema

Entrevista: Gil Magno avalia três anos de mandato (Página 3)

Alcides Carneiro: mais verbas para a saúde (Página 5)

Gil Magno mais perto das reivindicações das comunidades: reunião com lideranças agrícolas de Petrópolis

PROGRAMA DE TV (Gil Magno apresenta Pessoas e Políticas) no CANAL 16, TV Cidade, às terças e quintas-feiras, às 14h30 e 23h30


2

Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

EDITORIAL

Um gabinete com as portas abertas para a comunidade 

Gil Magno

ntrei para a Câmara de Vereadores interessado em construir políticas públicas. As portas do meu gabinete sempre estiveram abertas para a comunidade e consegui resolver a maior parte das reivindicações. Os pedidos que se encontram por fazer aguardam as respostas do prefeito, embora eu tenha solicitado ainda não foram atendidos. Desde a chuva de 12 de janeiro de 2011, em Itaipava, tenho acompanhado e procuro minimizar o sofrimento dos que se encontram desalojados. Através do programa Pessoas e Políticas, exibido pelo Canal 16, TV Cidade, tenho feito entrevistas com pessoas que buscam resolver os problemas decorrentes da inundação. Participo dos encontros da Frente Pró-Petrópolis e coloquei ao dispor dos moradores a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Assuntos Comunitários da Câmara, onde exerço a presidência. No legislativo quebrei os vetos do governo municipal aprojetos de lei que trazem benefícios para o trabalhador. Fiz a lei que beneficia os jovens com menos de 24 anos, Lei do Primeiro Emprego, e maiores de 45 anos de idade. Exatamente aquelas faixas etárias que têm mais dificuldades em conseguir empregos. Consegui aprovar a Lei do Microempreendedor Individual (MEI), apoiando vários empresários e tirando as pessoas da informalidade. Além disso, aprovei a Lei do Dia da Stock Car. O objetivo da lei é incentivar a cidade a fazer homenagens as equipes esportivas do automobilismo brasileiro, sediadas em Petrópolis. A data será comemorada sempre 15 dias

E

antes da abertura de cada nova temporada da Stock Car no Brasil. Mantive um bom relacionamento com a Polícia Militar. Em conjunto com o antigo comandante do 26º BPM, Ten. Cel. Antônio Henrique, viabilizamos a colocação das viaturas de patrulhamento ostensivo em Itaipava. Com o apoio das lideranças comunitárias e da Secretaria Municipal de Segurança conseguimos a instalação da 2ª Companhia da Polícia Militar de Itaipava que está funcionando no Trevo de Bonsucesso. No local funcionava o Destacamento da Guarda Municipal. Para os guardas municipais também pedi melhorias para as instalações que estão sendo utilizadas no Parque Municipal. Outra conquista foram as obras de urbanização com o calçamento do pátio no estacionamento do horto mercado. Um pedido importante que foi executado pelo prefeito Paulo Mustrangi. As indicações para a melhoria das comunidades de Petrópolis foram constantes no meu mandato. As propostas incluem: iluminação pública, asfaltamento, abastecimento de água, tratamento de esgoto, melhoria do Posto de Saúde da Família, implantação de creche e a ampliação da Escola Municipal Celina Schchener. Os benefícios se estendem pela Estrada das Arcas, Pedreira, Vargem dos Marmelos, Cachoeira, Quadrado, Gentio, Santa Clara, Turiba, Santa Mônica, Morro do Xavier, além dos bairros de Nogueira, Bonsucesso, Pedro do Rio, Vila Rica, Araras, Posse, Vila do Sossego, Duchas, Mosela, Quitandinha, Pedras Brancas, Siméria, Retiro e muitos outros.

Atendendo as reivindicações da comunidade, após aprovar na Câmara Municipal, encaminhei alguns pedidos para o deputado estadual Bernardo Rossi. Entre as emendas aprovadas no orçamento estadual consta a implantação de um hemonucleo, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e os serviços de Farmácia Popular em Itaipava. Agradeço ao deputado estadual Bernardo Rossi por ter apresentado as emendas e continuarei a caminhada até ver concretizadas mais estas conquistas. Em parceria com o Rotary Clube de Itaipava apoiei a orquestra de flautas, na Escola do Bairro Madame Machado, bem como o Projeto Tocando a Vida, na Estrada das Arcas. Eu utilizei todos os recursos possíveis para auxiliar a população, tanto dentro da Câmara, quanto fora dela. Foi um período de amadurecimento em meio a uma campanha eleitoral e de um amplo, direto e maciço envolvimento com a comunidade. No próximo ano espero desempenhar ainda melhor as funções no legislativo. Quero continuar abrindo as portas do Poder Público e trazendo conquistas para temas tão necessários nos dias atuais como a sustentabilidade, na parte de Desenvolvimento Econômico, Justiça Social e Preservação Ambiental. Para concluir quero afirmar mais uma vez que estou à disposição dos afetados pelas chuvas em Petrópolis. Estou aqui para ser o vereador da sua família e da nossa comunidade, podem contar comigo sempre. 

Vereador

EXPEDIENTE NOTÍCIAS E-mail: gilmagno@cmp.rj.gov.br www.facebook.com/vereadorgilmagno

Textos: Bruno do Nascimento Fotos: Sérgio Bello e Divulgação Tiragem: 10.000 exemplares

Diagramação: Denise Oliveira (2248-0855) Impressão: Tribuna de Petrópolis


Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

Vereador Gil Magno

ENTREVISTA mpresário, estabelecido em Itaipava, foi diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Petrópolis. Iniciou a carreira profissional na GE Celma como estagiário, sendo contratado, trabalhou por vários anos na empresa como químico. Na Câmara Municipal foi 1º vice-presidente da Mesa Diretora no biênio 2009 – 2010. Agora exerce as funções de presidente da Comissão de Orçamento e Finanças; Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Assuntos Comunitários; Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Assumiu as presidências do Conselho e da Comissão de Títulos e Honrarias, ainda faz parte das comissões da Estrada União Indústria, SEHAC e sobre a que avaliou os serviços prestados pela AMPLA. Também representa a Câmara nos Conselhos Municipais de Educação e da Cidade. Na entrevista a seguir Gil Magno esclarece sobre as suas principais propostas como vereador, as dificuldades e conquistas relacionadas ao seu primeiro mandato.

E

Como é ser vereador depois de ter construído uma carreira na vida privada? Gil Magno – Eu sou fundador e fui presidente do conselho por quase 15 anos do Condomínio Industrial Oswaldo Cruz, em Itaipava. Um empreendimento pioneiro em Petrópolis, onde hoje estão estabelecidos 22 galpões. É uma experiência na qual senti as dificuldades que passam os empresários e toda população de uma forma geral. Há uma estimativa, segundo o cadastro da Receita Federal, que existam mais de 25.000 empresas no município. O Poder Público sempre cobra os impostos, mas a retribuição e o apoio não vêm na mesma medida. Essa foi uma das razões pela qual resolvi ser candidato nas eleições de 2004. Eu não enxergava uma atuação efetiva por parte da Prefeitura. Não havia uma assistência na politica de geração de emprego e renda, visando uma maior justiça social. Há falta de cursos profissionalizantes e de leis que beneficiam empresas geradoras de postos de trabalho. Além de existir muita dificuldade no diálogo com a Prefeitura.

3

Quais são as suas experiências no Poder Público e de que forma a Câmara Municipal pode ajudar a melhorar a política de geração de emprego e renda? Gil Magno – Eu sempre falo que quero abrir portas dentro do Poder Público. Para isso tenho deixado a porta do meu gabinete sempre aberta. Essa abertura inclui os moradores individualmente, como as lideranças comunitárias, empresários e as instituições de ensino. A atuação política desempenhada pela Câmara é de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade. O legislativo aprova as leis. Eu mesmo pude auxiliar os Microeemprededores Individuais adaptando a legislação nacional para a realidade local. E fiz a Lei do Primeiro Emprego e do Emprego Acima dos 45 anos. A legislação pode dar isenção tributária, benefícios fiscais e fazer o zoneamento do solo. A lei proíbe ou permite a instalação de indústrias, comércio e serviços. Entre 2004 e 2008 estive à frente da diretoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Petrópolis. Na ocasião pude orientar vários empresários a se habilitarem dentro da Lei de Incentivos Fiscais. A aplicação da lei 6018 permitiu o incremento da nossa economia, atraindo novas empresas, ampliação dos investimentos e a gerando novos empregos.

O que tem norteado a sua atuação na Câmara Municipal? Gil Magno – A minha atuação está focada no tripé do Desenvolvimento Sustentável, envolvendo questões econômicas, sociais e ambientais. Nesse sentido na parte econômica propus a alteração da Lei de Incentivos Fiscais. No texto da lei foi incorporada uma contrapartida para as empresas beneficiadas. Elas devem manter um percentual para a contratação de mão-de-obra com idade inferior a 24 anos. Lei do Primeiro Emprego, e superior aos 45 anos. No mercado de trabalho essas são as faixas etárias com maior incidência de pessoas desempregadas. Uma grande parte do trabalho na Câmara consiste em indicações para o prefeito. São muitas e incluem a ampliação do atendimento do Posto de Saúde da Família (PSF) na Estrada das Arcas; implantação de uma creche na Escola Municipal Professor Paulo Ribeiro,na Vila Sossego; extensão da linha de ônibus até a Estrada Correia da Veiga; extensão da calçada da Estrada União Indústria; instalação de iluminação pública; ampliação do programa de planejamento familiar; captação e tratamento de esgotos nos rios; asfaltamento da Estrada das Arcas, em Itaipava, entre outros. Entre as conquistas alcançadas temos o asfaltamento da Estrada das Arcas e a instalação da 2ª Companhia de Polícia Militar em Itaipava.

sendo comercializada no mercado de créditos de carbono. Mas desde a mudança de governo não ouvimos mais falar nos desdobramentos do assunto. Na época a tonelada de carbono estava na casa de R$ 60,00 e hoje com a crise internacional o preço baixou. Há também o aprimoramento de novas tecnologias que podem reduzir e até zerar os custos fixos da Prefeitura, gerando uma enorme economia e desonerando o contribuinte. Com o fomento de legislação específica para a área ambiental será possível trazer economia para a Prefeitura e reduzir os custos para nós que pagamos a conta. Na essência é a promoção do setor ambiental, gerando economia e beneficiando a parte social.

Quais as perspectivas de novos projetos de lei para as outras áreas relacionadas com a temática social e ambiental? Gil Magno - Eu acredito que uma forte contribuição para o desenvolvimento de Petrópolis é a realização de projetos econômicos-ambientais. Por exemplo, a cidade não tem projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) que estão diretamente associados ao mercado de créditos de carbono. A primeira iniciativa concreta do Município foi em setembro de 2008 com a assinatura de um convênio com o Instituto Synthesys para fazer o levantamento da quantidade de gás metano produzido no Aterro Sanitário de Pedro do Rio. A eliminação desse gás poderia estar

Qual a sua avaliação do novo partido - PSD? Gil Magno –Faço parte de um grupo político que fundou o Partido Social Democrático (PSD) em Petrópolis. A legislação eleitoral permite a transferência de políticos com mandato para partidos novos. A sigla é presidida pelo ex-deputado estadual Ronaldo Medeiros e tenho total liberdade para expressar o meu pensamento e votar de acordo com a minha consciência. O PSD nasce com as proporções de um grande partido, é a terceira maior bancada no Congresso Nacional e a uma das maiores na ALERJ. Acredito que temos todos os ingredientes para concluir bem o atual mandato e alavancar com solidez a próxima campanha eleitoral.

O mandato na Câmara Municipal é muito diferente daquilo que havia imaginado? Gil Magno - Sim, é diferente da percepção inicial. A Câmara tem muito espaço de trabalho para quem quer trabalhar. Fazer a atualização das leis é um trabalho significativo. Propus a Mesa Diretora a revisão da Lei Orgânica do Município (LOM) e do Regimento Interno (RI), fazendo as adaptações para as novas legislações, tais como: Estatuto das Cidades e Lei de Responsabilidade Fiscal. Apoiei a realização do concurso público para o funcionalismo da Casa que não era realizado havia mais de 30 anos.


4

Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

APOIO

À HABITAÇÃO POPULAR

Gil Magno pede a criação do Departamento Público de Engenharia e Arquitetura Popular

te do direito à moradia. Alei federal incluiu todos os trabalhos de projeto, acompanhamento e execução da obra a cargo dos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia necessários à edificação, reformas, ampliação ou regularizaDe acordo com laudo da Defesa Civil os moradores das casas atinção fundiária”, afirma. gidas pela enchente de 12 de janeiro precisam apresentar projeto de A criação do departamento engenharia para desinterditar os imóveis vem sendo reivindicado por entidades representativas. Duranvereador Gil Mag- com objetivo de restabelecer o te a Conferência da Cidade foi no (PSD) fez indi- funcionamento, com segurança, aprovada, masaté o momento cação pedindo ao das atividades de praxe e, após não seguiu adiante. “Acredito prefeito para criar obter a aprovação do mesmo, que por se tratar de um novo órum Departamento de Enge- executar os serviços necessá- gão poderia fazer parte da futunharia e Arquitetura Popular. rios, com vistas à desinterdição ra Fundação de Urbanismo Júlio Frederico Koeler. Depois do ato A medida tem como objetivo a ser requerida pelo próprio”. ajudar e orientar a população Para Gil Magno a maior de criação é indispensável forcom menor poder aquisitivoa parte das pessoas que recebe- malizar convênios com as entifazer reparos em suas casas ram o laudo não tem a menor dades do setor. Um exemplo é a e construir com mais segu- condição financeira de arcar Associação Petropolitana de Enrança, principalmente os mo- com as despesas decorrentes genheiros e Arquitetos (APEA) radores em áreas de risco. das exigências. “Para solucio- que tem em seus quadros proO projeto viabiliza o aten- nar o problema é vital que o fissionais com uma ampla expedimento as exigências feitas governo assuma o compromis- riência sobre a realidade do mupela Coordenadoria Munici- so de ajudar aos moradores. A nicípio. É necessário envolver pal de Defesa Civil. Os laudos indicação tem embasamento professores e alunos do curso apresentados aos afetados legal previsto na lei 11.888/08, de engenharia e arquitetura da pela chuva de 12 de janeiro sancionada na véspera do Natal Universidade Católica de Petrófazem a seguinte observação: de 2008. A legislação entrou em polis (UCP). O trabalho precisa “O proprietário / responsável vigor 180 dias após sua publica- da participação e do apoio de do imóvel interditado deverá ção no Diário Oficial da União. diferentes grupos comunitários apresentar, junto à municipa- O que garante às famílias, com como: Associações de Moradolidade, o projeto de engenha- renda de até três salários míni- res, Igrejas e Clubes de Serviço. ria, com responsável técnico, mos, a assistência técnica públi- A população precisa ter um bom que contempla as interven- ca e gratuita para o projeto e a entendimento sobre a relevânções estruturais necessárias construção de casas de interes- cia dessa medida”, esclareceu no imóvel e em seu entorno, se social, como parte integran- Gil Magno.

O

VEREADOR GIL MAGNO Presidente das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de: Finanças e Orçamento Defesa dos Direitos Humanos e Assuntos Comunitários Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

PSD Gil Magno filia-se ao Partido Social Democrático Gil Magno filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD). O vereador eleito, em 2008, com 3.126 votos é o líder da bancada do novo partido na Câmara Municipal. O PSD é presidido em Petrópolis pelo exdeputado estadual Ronaldo Medeiros. Nas propostas políticas do vereador Gil Magno está a defesa da preservação ambiental, a promoção de políticas sociais e do desenvolvimento econômico sustentável. “Faço parte de uma nova geração de políticos que acredita na inovação, na criatividade e no crescimento pessoal para superar os desafios que se apresentam para o país. A mudança de partido é importante para ter mais espaço para colocar em prática as minhas iniciativas. Além de ser o trabalho para a comunidade a minha maior prioridade. Agradeço a todos que confiaram no meu trabalho e votaram em mim”, disse Gil Magno.

Entre em contato Endereço: Praça Visconde de Mauá, nº 89, Centro Petrópolis - Rio de Janeiro - CEP: 25686-900 Tel:

55 (24) 2291-9245 55 (24) 2291-9246 55 (24) 8813-3323


Dezembro/2011

APOIO

GIL MAGNO NOTÍCIAS

Mais verbas para o Hospital Alcides Carneiro

À SAÚDE

vereador Gil Magno (PSD) esteve reunido com o senador Lindbergh Farias, em Brasília. O objetivo do encontro foi apoiar a captação de recursos para a Prefeitura, incluindo o Hospital Alcides Carneiro com o aumento de leitos, passando de cinco para dez. Outra reivindicação do vereador é para passar o hospital do nível um para o nível dois, além de conseguir a CEBAS - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. Ainda no encontro foi solicitado ajuda para melhoria do serviço de oncologia. Uma iniciativa que tem a aprovação de todos os vereadores. Gil Magno vem cobrando desde o primeiro dia do seu mandato a implantação dos serviços de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas para os Distritos. “Apresentei indicações legislativas que foram aprovadas na Câmara Municipal. Outro passo importante foi o anuncio feito pelo prefeito Paulo Mustrangi da compra do terreno para a instalação da UPA, na Estrada Philúvio Cerqueira, em Itaipava. Também pedi ao deputado estadual Bernardo Rossi para fazer uma emenda no orçamento estadual com este mesmo objetivo e a medida foi aprovada pela ALERJ. Outro apoio importante do deputado estadual foi a aprovação de emenda orçamentária estadual tendo como base a minha indicação legislativa para implantar os serviços de farmácia popular em Itaipava. Sou muito grato por isso e vou continuar a caminhada até poder celebrar mais esta conquista” disse.

O

Gil Magno e o senador Lindbergh Farias

Gil Magno participa de feiras de saúde do Lions Clube Gil Magno tornou-se associado do Lions Clube de Petrópolis Itaipava e tem participado das feiras de saúde que a entidade promove. Os atendimentos são diversificados e incluem exames de sangue, medição de glicose, ginecologia, dermatologia, clínica médica, nutrição, pediatria, urologia, fonoaudiologia, medição de pressão e mastologia. Ainda são oferecidos os seguintes serviços: corte de cabelo, acuidade visual, escovação bucal, aplicação de flúor, coleta de sangue para do- Graça Nassif, Gil Magno, Márcia Volpato, Saul Gefter, Alexandra Maddock ação, shiatsu e expedição de car- e Bruno do Nascimento durante Feira de Saúde do Lions Itaipava realizada no Lajinha teira de trabalho. Há também informações sobre prevenção de doenças, como: câncer de mama, doenças artríticas, alcoolismo e doenças sexualmente transmissíveis (DST-AIDS). Entre os locais já atendidos destacam-se Itaipava, Posse, Lajinha, Siméria, Atílio Marotti e o Rio da Cidade. “Parabenizo e agradeço a todos os companheiros do Lions por essa brilhante iniciativa junto as nossas comunidades”, declarou o vereador.

Gil Magno quer estimular a doação de sangue em Petrópolis O vereador Gil Magno (PSD) apresentou dois projetos para contribuir com o setor da saúde em Petrópolis. O primeiro isenta os doares de sangue de pagar taxas de inscrições para concursos públicos promovidos pela Prefeitura. “O objetivo da medida é estimular a doação de sangue no município. Eu espero com o incentivo aumentar o número de pessoas interessadas em ter este tipo de atitude e com isso salvar vidas”, comenta Gil Magno. O segundo pretende melhorar o atendimento aos pacientes com hemofilia. O objetivo do convênio proposto pelo vereador é implantar um hemonúcleo em Petrópolis. “Hoje os pacientes com hemofilia para serem atendidos são obrigados a deslocarem-se para cidades próximas, como o Rio de Janeiro, no Hemorio. São pessoas que requerem cuidados especiais e esses deslocamentos são prejudiciais. Para a implantação de um hemonúcleo na cidade o SEHEB, por intermédio do Dr. Domingos Carlos Baffi, coloca-se a disposição para orientar a sua instalação, bem como capacitar uma equipe multidisciplinar.O convênio pode ser realizado sem custos para a Prefeitura, ocupando os espaços da saúde e os profissionais já existentes. Agora esse projeto está mais próximo de sair do papel. O deputado estadual Bernardo Rossi o considerou como importante e garantiu no orçamento estadual a verba para a sua realização. Agradeço ao Dr. Domingos Baffi pela sua disponibilidade em apoiar a iniciativa e ao deputado estadual Bernardo Rossi que vêm lutando para conquistarmos juntos mais esse benefício”, disse Gil Magno.

5


6

Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

PLANO DIRETOR

Vereador participa de Comissão sobre o Plano Diretor vereador Gil Magno (PSD) trabalha pela revisão do Plano Diretor e na Câmara Municipal compôs a comissão que fez a análise do projeto encaminhado pela Prefeitura. “A minha primeira atitude foi reunir em Itaipava mais de 50 pessoas que assistiram a explanação sobre o Plano Diretor de Petrópolis. A reunião ocorrida na Pousada Arcádia contou com a presença de empresários, presidentes de associações de moradores, clubes de serviço, profissionais de ensino e pessoas interessadas no desenvolvimento dos distritos. A palavra chave é planejamento, para isso é necessário garantir o desenvolvimento das vocações de Itaipava, como: metal-mecânica, confecção, turismo, comércio e tecnologia da informação”. Gil Magno propôs emendas ao Plano Diretor baseadas em

O

Vereador Gil Magno participa de reunião em Itaipava sobre o Plano Diretor

APOIO

AO DESENVOLVIMENTO

solicitações da Associação de Moradores de Santa Mônica e de toda comunidade de Itaipava, como:melhoria do saneamento básico, sistema viário, habitação, meio ambiente, educação, administração pública, saúde, segurança, desenvolvimento econômico e legislação municipal sobre urbanismo. “É uma oportunidade de aproximar a Câmara Municipal dos representantes de entidades e receber propostas que possam ser inseridas no Plano Diretor e suas leis como: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. É necessário continuarmos a discutir o Plano Diretor com toda a população de Petrópolis, precisamos saber que cidade nós queremos para os nossos filhos e netos. É uma forma de fazermos juntos o planejamento sustentável do nosso município”, afirmou Gil Magno.

CÂMARA MUNICIPAL

ECONÔMICO SUSTENTÁVEL

Gil Magno apoia os microempreendedores individuais Gil Magno apresentou projeto de lei,na Câmara Municipal, que beneficia os microempreendedores individuais. “O objetivoé fomentar a geração de emprego e renda. Ao retirar da informalidade os microempreendedores,eles poderão recolher impostos e contribuições abrangidos pelo Simples Nacional em mensalidades fixas. Aqueles que se enquadrarem terão um grande benefício, pagando a Contribuição Previdenciária do INSS, com direito a aposentadoria e pensão, ISS e ICMS num valorque é possível pagar, no total, reunindo todos os pagamentos, é apenas R$ 32,00” disse. A presidente Dilma Rousseff assinou a lei aumentando o teto de faturamento para o microempreendedor individual. O valor irá passardos atuais R$ 36 mil para R$ 60 mil anuais, a partir de janeiro de 2012, facilitando mais ainda a geração de emprego e renda.

Gil Magno votou contra o aumento do número de vereadores Gil Magno votou contra o aumento do número de cadeiras para vereadores na Câmara Municipal de Petrópolis. “O meu voto atendeu o desejo dos meus eleitores e da população que se posicionaram contra o aumento do número de vagas. Mesmo eu tendo sido contra o aumento, a maioria dos vereadores entendeu que deve haver, sim, mais cadeiras no legislativo. Agora novas propostas serão apresentadas com o aumento do número de vereadores para 19 ou até mesmo 21. Os maiores interessados com o aumento das vagas são os partidos. O coeficiente eleitoral será menor

e poderão concorrer com mais candidatos para fazer uma cadeira de acordo com a legenda. O benefício é para a máquina partidária. Em 2004 houve a redução das cadeiras na Câmara, se não tivesse havido eu já teria sido vereador na época. Mas somente agora, depois da redução, que pude assumir uma cadeira. Para isso ampliei a votação. Mais importante do que o aumento do número de cadeiras, acredito que os partidos precisam se preocupar com a qualidade dos candidatos que irão representar Petrópolis nos próximos anos”, afirmou o vereador.


Dezembro/2011

ESTRADA

GIL MAGNO NOTÍCIAS

DAS

ARCAS

7

Gil Magno consegue melhorias para a Estrada das Arcas il Magno afirma que com as obras de pavimentação conseguiu beneficiar mais de 10 mil moradores da Estrada das Arcas. No total foram asfaltados mais de quatro quilômetros de extensão. A limpeza e o asfaltamento foram feitos por 25 homens com máquinas, caminhões, acabadeiras e rolos. “A recuperação da Estrada das Arcas é um pedido antigo dos moradores que junto com o prefeito Paulo Mustrangi foi possível atender. Outra conquista muito importante para a comunidade foi a implantação de rede de abastecimento pela Águas do Imperador.

G

CÂMARA

NAS

Um pedido que foi atendido pelo diretor da empresa, Marcio Salles Gomes. A reivindicação foi feita depois de ter visitado o Posto de Saúde da Família. Na conversa com a equipe médica foi relatado que havia uma série de casos de doenças por causa do consumo de água contaminada. Agora com a implantação da rede de abastecimento público de água, o quadro geral de saúde deve melhorar. Fico muito feliz em ter ajudado. Fiz as indicações ao prefeito que sensibilizado compreendeu a importância dessas obras que eram aguardadas há mais de 30 anos pelos moradores”, concluiu o vereador.

COMUNIDADES

Gil Magno mais próximo das comunidades Para Gil Magno (PSD), enquanto vice-presidente da Câmara no biênio 2009-2010 houve a oportunidade de aproximar o legislativo dos bairros através da Câmara nas Comunidades. Os moradores de vários bairros entre os quais Itaipava e Pedro do Rio puderam ver como funciona o parlamento municipal. “A aproximação com a comunidade permitiu garantir uma maior participação na construção de importantes leis de caráter local como a Lei de Diretrizes Orçamentárias, votada na Câmara com a maior quantidade de emendas populares da história e a participação de entidades de Itaipava na revisão do Plano Diretor. Iniciativas importantes como o concurso público, fim do nepotismo e Escola na Câmara foram levadas a frente com grande êxito. Agora temos uma importante ferramenta para aproximar a população das discussões de políticas públicas que ocorrem na Câmara: as sessões são transmitidas ao vivo pela Internet, às terças, quartas e quintas-feiras, às 16h. O link pode ser acessado no site da Câmara que é www.cmp.rj.gov.br. É um projeto que tem o meu total apoio”, afirmou o vereador.


8

Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

MOÇÕES

CONGRATULATÓRIAS

Padre Quinha Gil Magno homenageia padre Quinha com a Moção Congratulatória pelo trabalho social voltado para a recuperação de dependentes químicos. E como presidente do Conselho de Títulos e Honrarias da Câmara aprovou a concessão da Medalha de Koeler para o padre Quinha, avaliando que é uma justa homenagem. A Medalha de Koeler é a mais alta honraria do município.

Prêmio Destaque Empresarial 2009

George Bauer

Antoane Hang

2010

Paulo Delgado

Roberta Moutinho

2011

Domingos Carlos Baffi

Ivens Paulo Dias da Silva


Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

MOÇÕES

9

CONGRATULATÓRIAS

Cidadão Petropolitano 2010

Pedro Carlos de Orleans e Bragança

Leonidio Anselmo da Costa- Léo Costa

Iria da Costa Batista

2011

Prof. Paulo Bittencourt

Carlo e Yara Valverde Pagani

Gil Magno, Clóvis Magamez e Mona Magamez

Tônio Antônio Tavares, dirigente da Comunidade Jesus Menino recebeu Moção Congratulatória no plenário Hermogênio Pereira da Silva na Câmara Municipal de Petrópolis. Cel. Antonio Henrique


10

Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

PROJETOS

E INDICAÇÕES

Projetos e indicações aprovadas pelo vereador Gil Magno e acordo com o vereador os projetos de lei e as indicações legislativas buscaram contemplar inicialmente o primeiro emprego e a valorização dos profissionais acima de 45 anos de idade. Outro aspecto importante da pauta de trabalho é a descentralização administrativa com a sub-prefeitura em Itaipava. “Entre as propostas apresentadas fiz a solicitação para reativar o hemonúcleo e a isenção de taxas para concurso público para doadores de sangue. Pedi a instalação de centro odontológico e de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Itaipava. Acredito que na área educacional é necessário capacitar os moradores com cursos profissionalizantes. Consegui junto com o 26º BPM e a Secretaria de Segurança Pública a implantação da 2ª Companhia da Policia Militar em Itaipava e o Destacamento de Policiamento Ostensivo nos Distritos com os postos avançados da PM em Araras e no Vale da Boa Esperança.Aprovei a criação da Agência do INSS em Itaipava. Também fiz

D

Cel. Antonio Henrique e Gil Magno

solicitações ligadas à temática ambiental apoiando a Fazenda Projeto Água; tratamento de esgoto em todas as escolas públicas municipais; despoluição dos rios; apoio a construção da Agenda 21 Escolar; utilização de energias renováveis na iluminação pública; melhor uso dos recursos provenientes do ICMS Verde e também a contração de técnicos ambientais por empresas potencialmente poluidoras”, disse. Gil Magno tem uma extensa lista de reivindicações comunitárias ligadas à infraestrutura apresentadas, votadas e aprovadas. Entre as solicitações foram encaminhadas ao prefeito: construção do retorno, em frente à 106ª DP; asfaltamento das Estradas das Arcas, Cotia, João Muniz Constâncio e outras; recapeamento da Estrada da Pedreira até Santa Mônica; Modernização da Escola Celina Schchener com a construção de um novo prédio e de uma creche na Estrada das Arcas; instalação de iluminação pública,abrigo de ônibus e quebra-molas nas mais diferentes localidades.


Dezembro/2011

PROJETOS

GIL MAGNO NOTÍCIAS

E INDICAÇÕES

11

Horto mercado de Itaipava Gil Magno pediu ao prefeito Paulo Mustrangi, através de indicação legislativa,melhorias no horto mercado de Itaipava. “A medida de urbanizaro horto mercado era muito necessária em função do grande fluxo de pessoas que passam por ali. A área externa onde é o estacionamento de veículos precisava de melhoria nas condições do piso, que ainda era de terra batida com uma camada superficial de pedra britada. A situação prejudicava a feira de artesanato e deixava os usuários e artesãos na poeira e na lama.Fiquei muito satisfeito com o trabalho realizado e parabenizo o prefeito Paulo Mustrangi por ter dado continuidade na Prefeitura a um pedido que aprovei na Câmara em 2009. A urbanização do espaço valorizou ainda mais os produtores rurais, artesãos e expositores que vendem mercadorias no horto mercado e facilitou o acesso das pessoas”, concluiu.

AMPLA

Gil Magno acompanha investimentos da Ampla

PCCS Gil Magno se reúne com servidores para debater PCCS Gil Magno considera justas as reivindicações de aumento salarial do funcionalismo público, bem como a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). “É uma justa reivindicação da categoria querer ter um aumento salarial digno. Eu mesmo me comprometi na campanha eleitoral para vereador em ajudar na promoção do PCCS. Desde que assumi tenho participado de toda a movimentação dos funcionários públicos. Até fiz parte de passeata, indo da Câmara até a Prefeitura. Votei a favor do PCCS da Educação e agora tenho me reunido com outras categorias profissionais, como engenheiros e arquitetos, pessoal da COMDEP, guardas municipais, saúde,ajudando no que for possível. Todos os servidores tem direito ao mesmo tratamento. É muito importante a valorização dos nossos servidores. Entram e saem prefeitos e são os servidores que continuam fazendo a máquina pública funcionar. Por isso brigo pelo PCCS para todos os servidores”, afirmou o vereador.

Gil Magno vem participando de vários encontros para acompanhar os investimentos feitos pela AMPLA. Ele acredita que a empresa está cumprindo todas as solicitações que foram realizadas. “As reuniões tem sido proveitosas, a Ampla está se mostrando muito acessível. E isso é importante. O trabalho de indenização que a empresa está realizando com os consumidores que tiveram prejuízos com os apagões no ano passado foi feito. Por exemplo, uma moradora do bairro São Sebastião teveos aparelhos eletrônicos substituídos e toda a rede elétrica trocada. A Ampla teve um cuidado muito especial com ela, uma pessoa humilde, sem condições financeiras de comprar os aparelhos que foram danificados durante um dos apagões. Isso demonstra que há um interesse da empresa em melhorar a sua imagem, afirmou. A meu pedido as contas, trouxeram informações para os consumidores sobre como deviam solicitar as indenizações”, afirmou o vereador. Gil Magno acompanhou a aplicação dos recursos na ordem de R$ 15 milhões feitos pela AMPLA. O dinheiro foi investido na extensão da rede elétrica e poda de árvores para evitar as interrupções no fornecimento de energia elétrica. O investimento feito também permitiu a troca de postes de madeira por postes de concreto, troca de transformadores, expansão de redes, troca de cabeamentos e pontos de iluminação pública.O vereador também participou da Comissão Parlamentar de Inquérito Municipal para averiguar a AMPLA, principalmente sobre a Contribuição de Energia Elétrica e o aterramento da rede elétrica na Rua do Imperador. Para solicitar ressarcimento a AMPLA pelos prejuízos ocasionados por interrupções do fornecimento de energia os contatos são devem ser realizados através do site da empresa: www.ampla.com ou pelo telefone 0800 2800120.A solicitação pode ser feita até 90 dias após a queima do aparelho e a empresa tem 30 dias para analisar o pedido. A) digitar o número do cliente localizado no topo da conta de luz; B) informar o número do CPF e identidade do titular da conta ou representante legal; C) informar qual aparelho foi danificado.


12

Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

CONCER

Gil Magno preocupado com a falta de debate sobre a duplicação da BR 040 il Magno protocolou ofícios nos Ministérios Públicos Estadual e Federal externando a sua preocupação com a modificação e duplicação no trajeto da pista de subida da BR 040.” Eu me lembro que no dia 09 de setembro de 2010, a CONCER apresentou o projeto da nova pista de subida da Serra, ligando Duque de Caxias a Petrópolis. A apresentação ocorreu durante a audiência pública promovida pelo IBAMA. Para a realização da primeira audiência não houve prévia divulgação do projeto junto à comunidade e suas lideranças, inclusive junto a Câmara Municipal. A audiência ficou reduzida a informação do projeto, tornando-se impossível aos presentes fazer de imediato um juízo de valor sobre os diversos impactos que a obra acarretará para os segmentos da sociedade e para os distintos bairros e o centro que compõem o primeiro Distrito de Petrópolis. Depois de várias manifestações públicas questionando o projeto, no dia 13 de dezembro, o presidente da CONCER, Pedro Johnson, participou da reunião do COMCIDADE explicando as alterações no projeto original”, esclareceu o vereador. Gil Magno disse que junto com a comunidade conseguiu que o projeto de construção da nova pista de subida da Serra de Petrópolis, que inclui um túnel de cinco quilômetros com saída no Duarte da Silveira, fosse revisto e discutido novamente com as lideranças locais. “A saída do túnel no eixo Contorno-Duarte da Silveira iria prejudicar osmoradores e empresários do Bingen e do Quitandinha. Se isto acontecesse os empresários das duas regiões, localizadas na entrada da cidade, iriam ter prejuízos, como afirmaram alguns deles que me procuraram pedindo para que o projeto fosse revisto. Agora a nova proposta indica a saída do túnel perto da rodoviária. As pessoas da cidade são os que mais pagam pelo pedágio na Serra e por isso a CONCER deveria nos respeitar. Para mim, muito mais do que atender as nossas reivindicações a construção da nova pista tem como objetivo viabilizar a logística do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro em Itaboraí. Mas além de questionar os projetos da CONCER também sei que é importante

G

ESTRADA UNIÃO

E

INDÚSTRIA

Gil Magno faz parte da Comissão da Câmara que fiscaliza a Estrada União Indústria. Preocupado com o estado de conservação da via fez várias indicações com o objetivo de recuperar o asfalto que estava em condições precárias. O vereador afirma que devido ao interesse da comissão a Justiça decretou que o DNIT tomasse as providências necessárias com o investimento de mais de R$ 2 milhões para obras e melhorias na Estrada União Indústria. “O papel do vereador é o de questionar e cobrar das autoridades competentes

destacar de forma positiva o que vem sendo realizado. Um exemplo é a construção das passarelas na Vila Rica, Manga Larga, Feirinha de Itaipava e a iluminação dos pontos de entrada das comunidades no entorno da BR 040. As melhorias sempre tiveram o meu apoio com encaminhamento de ofícios, indicações legislativas e defesa no plenário da Câmara” acrescentou.

ESTRADA UNIÃO INDÚSTRIA RECEBE INVESTIMENTOS para que tomem atitudes em favor da população. Por anos a União Indústria ficou abandonada. Quando a Câmara estabeleceu uma comissão para tratar do assunto às iniciativas começaram a andar. Hoje temos uma parte da estrada recuperada com asfalto novo. As obras de recuperação se estendem desde a Avenida Barão do Branco no Retiro até o Distrito da Posse. Agora vamos continuar cobrando e fiscalizando para o DNIT continuar com as melhorias”, disse o vereador.


Dezembro/2011

APOIO

GIL MAGNO NOTÍCIAS

A PROJETOS SOCIAIS

Gil Magno quer creche em Escola Municipal abandonada há mais de 10 anos il Magno fez indicação para a Prefeitura implantar uma creche na Escola Municipal Professor Paulo Ribeiro, na Vila Sossego, no Rio da Cidade. O prédio está abandonado desde 2001. “Eu visitei o local que está completamente abandonado. É um imóvel público que a Prefeitura está deixando cair aos pedaços. Hoje para construir um prédio igual estimo que o Município tenha que desembolsar uma quantia superior a R$ 250 mil. A pedido de moradores da Vila Sossego fiz uma indicação para transformar a antiga escola numa creche. Mesmo que não seja viável, acredito que deveria ser firmada uma parceria com a comunidade para que ela transformasse o local num Centro Comunitário com atividades para as crianças. Este ano fiz uma entrevista com o Secretário de Educação William Campos que disse ter interesse em reabrir a escola, mas

G Reinauguração da Escola Darcy Corrêa da Veiga

Escola Municipal Professor Paulo Ribeiro

ROYALTIES

DO PETRÓLEO

Gil Magno afirma estar preocupado com a perda de receitas para a cidade caso a emenda Ibsen Pinheiro seja aprovada. Petrópolis perderá cerca de R$ 5 milhões anuais em royalties, o equivalente a cerca de 90 casas populares. A proposta tira dos estados e municípios produtores a preferência no repasse de verbas obtidas com a concessão por explorarem o petróleo. Para valer a emenda ainda tem que ser aprovada pela Presidência da República. A presidente Dilma Roussefgarantiu que irá vetar, contudo, o veto pode ser derrubado no Congresso Nacional onde já foi aprovada

que dependia da decisão do prefeito”, argumentou o vereador. Na comunidade Vila Sossego há o projeto Cantinho da Criança, coordenado pela professora Ana Eleutério e que conta com o apoio do vereador. A iniciativa mantém um espaço para atividades de reforço escolar e esportivas entre elas o Judô. O espaço é uma garagem alugada que com ajuda de vários apoiadores ganhou piso, pintura e uma grade de arame. No local as crianças da comunidade podem se divertir e aprender alguma coisa. Na mesma rua da garagem, cerca de duzentos metros a frente, está a escola abandonada. Outra creche solicitada pelo vereador foi implantada na Escola Municipal Luiz Marchiori. Várias iniciativas na área de educação foram tomadas. Nas áreas atingidas pelas chuvas a recuperação realizada pela Prefeitura dos imóveis escolares foi muito rápida, atendendo as indicações feitas pelo vereador.

Petrópolis perderá R$ 5 milhões anuais em royalties do petróleo

anteriormente. O vereador participou de atos contra a emenda no Rio de Janeiro, ao lado do governador Sérgio Cabral. “A emenda é inconstitucional, pois quebra contratos já estabelecidos sobre os royalties do Petróleo. O impacto para os municípios é imenso. Petrópolis irá reduzir ainda mais a capacidade que tem de fazer investimentos. Acredito que mesmo que a emenda sejavetada pela presidente Dilma o veto será quebrado pelos parlamentares. Temos que estar preparados para invalidar a proposta, até ingressando no Supremo Tribunal Federal”, concluiu o vereador.

13


14

Dezembro/2011

GIL MAGNO NOTÍCIAS

APOIO

Gil Magno quer mais apoio para os clubes esportivos

AO ESPORTE

ara Gil Magno é necessário um maior apoio do governo para melhorar a situação administrativa e financeira da maior parte dos clubes esportivos da cidade. A conclusão foi tirada durante a reunião realizada na Câmara de Vereadores. “Eu já fui presidente do Laginha Futebol Clube, em Itaipava, e sei das dificuldades que o clube enfrenta para pagar a divida do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU. Mesmo com a lei 6026 de outubro de 2003 que isenta os clubes do IPTU, eles têm que estar em dia com outras obrigações. Existe ainda a possibilidade, de acordo com a lei, do parcelamento da divida em 300 vezes, mas há aquelesque não podem pagar. Na atual conjuntura a melhor opção seria a anistia das dívidas para todos e tirar esse peso dos ombros para que possam caminhar com outras iniciativas. Tenho apoiado o Laginha a resolver o problema com as dividas do IPTU, mas sei que os procedimentos foram demorados”, avalia o vereador. Entre as contrapartidas da lei 6026/03 há a necessidade dos clubes esportivos inserirem as escolas com a cessão do espaço pelo menos uma vez por semana para as práticas esportivas pelos alunos. “A contrapartida é muito importante, pois possibilita que os estudantes tenham uma atividade extraclasse. O esporte por si só é uma forma de socialização dos jovens e pode ajudá-los a evitar os mais diversos desvios de conduta”, afirma Gil Magno. O vereador disse ter votado a favor do projeto de lei do prefeito Paulo Mustrangi que alterou a lei 6.026, de outubro de 2003, concedendo a isenção de juros e multas de IPTU aos clubes petropolitanos. - “O projeto atende a uma reivindicação dos clubes e é resultado de uma das reuniões quando presidentes e representantes falaram sobre a dificuldade de pagar o imposto por causa dos juros e multas”. Entre as justificativas do projeto há a finalidade de estimular parcerias entre a Prefeitura e os clubes, promovendo ações de educação, esportes e cidadania. A nova lei modificou os parágrafos terceiro e quarto do artigo primeiro, que falam sobre o exercício da isenção, que será 2010, e concede a isenção de juros e multas de IPTU para inscritos ou não na dívida ativa até dezembro de 2009. O artigo quarto também foi modi-

P

ficado, passando a beneficiar “pessoas jurídicas que tenham natureza social e esportiva, sem fins lucrativos”, argumentou. Segundo o vereador, além da lei 6026/03, os clubes precisam conhecer e utilizar a lei 6434 de abril de 2007 que traz incentivo ao esporte através do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza -ISSQN. A lei tem a finalidade de oferecer incentivo fiscal para que pessoas físicas e jurídicas contribuintes do Município patrocinem a realização de projetos culturais e esportivos. “Os portadores dos certificados conferidos pela Secretaria Municipal de Fazenda poderão utilizá-los para pagamento do ISSQN - até o limite de cinco por cento do valor do imposto devido no exercício”, disse Gil Magno. A lei além das atividades esportivas e de lazer abrange também as seguintes áreas: Música e dança; Teatro e circo; Fotografia e audiovisual; Artes plásticas; Literatura; Folclore e artesanato; Preservação e restauração do acervo cultural e natural classificado pelos órgãos competentes; Museus, bibliotecas e centro culturais. Gil Magno acredita que diante da abrangência da legislação deveria haver uma legislação especifica para o esporte com o intuito de subsidiar e melhorar as condições estruturais dos clubes da cidade. “Os clubes esportivos são espaços sociais por natureza, mas sofrem com a falta de associados por causa das condições econômicas que mudou o perfil sócio-econômico das pessoas. Os clubes dispõem de espaços enormes na cidade que precisam ser mais bem aproveitados, mas precisam de condições. Assim, instrumentos como a anistia, isenção dos impostos e apoio das empresas através de incentivos fiscais tais como o ISSQN pode dar a necessária condição que os cubes precisam para exercer o papel que a sociedade tanto necessita”, disse o vereador.

GIL MAGNO: Site: www.cmp.rj.gov.br / www.gilmagno.com.br E-mail: gilmagno@cmp.rj.gov.br www.facebook.com/vereadorgilmagno


Dezembro/2011

SEMINÁRIO

GIL MAGNO NOTÍCIAS

15

SOBRE MEIO AMBIENTE

Gil Magno promoveu seminário com Secretário Estadual do Ambiente il Magno, através da Câmara Municipal, em conjunto com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), realizou um seminário sobre Meio Ambiente. O evento contou com a palestra do deputado estadual, ex-ministro e secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc. “A proposta do seminário teve como objetivo intensificar por parte do legislativo municipal a participação popular para construir políticas públicas. Ao somar esforços junto com os meios acadêmicos para uma releitura das legislações ambientais existentes podemos melhorar e harmonizar a convivência entre as pessoas e a natureza. Petrópolis sofre com sérios problemas inerentes a degradação ambiental e que precisam ser resolvidos. Exemplo é o período de chuvas que demonstra o nosso despreparo para lidar com as emergências. Isso passa pelo aprimoramento das leis municipais. A cidade carece de várias normase precisa de marcos regulatórios mais claros e abrangentes

G

que melhorem os indicadores ambientais. Há também a necessidade de harmonizar as legislações ambientais que incidem sobre o solo do município, mas que são conflitantes nos níveis federal, estadual e municipal. Tenho feito trabalhos apoiando o Projeto Água, a Agenda 21 Escolar e o Circuito de Educação Ambiental. Aprovei a lei que cria a obrigatoriedade para as empresas potencialmente poluidoras a contratarem mão de obra especializada em meio ambiente”, concluiu o vereador.

INEA Para o vereador a solução dos problemas vivenciados pelas pessoas que sofreram com a enchente em Itaipava precisa ser mais bem conduzida pelos órgãos públicos.“Não conheço alguém que more na beira do rio porque quer. Os motivos são os mais variados, mas principalmente provenientes da falta de recursos financeiros para comprar um terreno em outro local. Em Petrópolis é mais problemático por causa da especulação imobiliária que encarece tudo. É um problema social histórico em nossa cidade e em nosso país. A iniciativa do INEA de promover algumas desapropriaçõesprecisa levar em consideração que nem todas as casas devem ser demolidas. Aquelas que estejam evidentemente Bispo Dom Filippo Santoro é o presidente de honem áreas de risco com possibilidade de inundação ou ra Da Frente Pró Petrópolis deslizamento, em que os moradores possam perder a vida, devem receber total apoio dos governos municipal, estadual e federal. Esses moradores precisam ser incluídos imediatamente em programas habitacionais como “Minha Casa, Minha Vida” para receberem um novo imóvel ou no aluguel social. Há também a modalidade de compra assistida. É necessário haver algum tipo de indenização para os desalojados pelas enchentes. Mas não podem sair no prejuízo por causa das inundações. Mas o ponto crucial e a forma como tudo isso e feito, estamos falando de uma população que perdeu muito mais do que bens materiais, algumas pessoas perderam os próprios parentes e amigos. O sofrimento é muito grande, irreparável, e não é apenas a indenização pelo bem material que é necessário. Como se desfazer de casas construídas com as próprias mãos ao longo de anos? São questões que precisam ser vistas com um olhar mais humano e não apenas sob aspectos tecnicistas que burocratizam o processo.Algumas medidas dos governos são essenciais como a dragagem dos rios e a solução dos problemas cobrados pela comunidade. Tenho acompanhado e cobrado as ações que beneficiem as vítimas das chuvas para que não se sintam abandonados.Coloco a disposição de todos os moradores das áreas atingidas o gabinete, bem como a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Assuntos Comunitários da Câmara Municipal. Espero que juntos possamos brigar e zelar pelos direitos e respeito ao cidadão”, concluiu Gil Magno.

ÔNIBUS Vereador Gil Magno é a favor da licitação para empresas de ônibus Preocupado com a crise que se arrasta nas empresas de ônibus, mesmo após a intervenção da Prefeitura, Gil Magno é a favor da licitação. “Tenho acompanhado os problemas existentes no transporte público. Participei das audiências públicas realizadas pelo legislativo com o objetivo de ajudar na busca de soluções. Apoiei a correta decisão de reduzir os tributos municipais que incidem sobre a tarifa como: ISS e a taxa de administração do sistema cobrada pela CPTRANS. Os dois tributos somados chegavam a 10% do valor da passagem paga pelo trabalhador. Apesar das medidas tomadas, a solução é licitar as linhas e ter empresas que possam gerenciar o sistema de forma adequada, melhorando as condições de transporte para os moradores. Também espero que as novas empresas assumam compromissos com a categoria dos rodoviários, garantindo a manutenção dos funcionários e fazendo o pagamento do passivo trabalhista. Será necessário que promovam a expansão das linhas, como por exemplo, entre Santa Mônica atéo Sítio do Moinho, bem como em Nogueira, até o final da Rua Promenade”, justificou Gil Magno.


16

GIL MAGNO NOTÍCIAS

Dezembro/2011

Gil Magno deseja os votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

Gil Magno Vereador

Como vocês puderam observar muitas foram as conquistas. Mas eu tenho a consciência e a certeza que muito ainda haverá de ser realizado e por isso convido a todos e a todas para continuarem juntos conosco a lutarem para conquistarmos uma Petrópolis cada vez melhor. Finalizo agradecendo em primeiro lugar a Deus, a minha família e a você que vem contribuindo para alcançarmos juntos as nossas conquistas e realizações. Faço também um agradecimento especial a todos os colaboradores que vem tornando possível o nosso mandato. Desejo os melhores votos de Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos aqueles que acreditam que podemos fazer algo a mais pela cidade, melhorando as condições de vida da população que tanto necessita e muito merece e que Deus abençoe a todos. Saúde e paz. Forte abraço.

Gil Magno Notícias  

Informativo do vereador Gil Magno (PSD - Petrópolis) prestando contas sobre três anos de mandato na Câmara Municipal de Petrópolis. Mais in...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you