Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (case-study)

Page 9

Mercados para a Cultura – 2009/2010 – Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

4.3 Comunicação A mudança de instalações provocou uma verdadeira revolução na estratégia de comunicação do serviço. Actualmente, os utilizadores podem receber uma newsletter no seu correio electrónico, e aceder através da internet ao site ou ao blog da biblioteca. (mais detalhado no ponto 4.3)

Foto 12: aspecto do site da biblioteca

4.4 Recursos limitados face às necessidades Na última década, o espólio da biblioteca e o seu número de utilizadores aumentou consideravelmente. O espaço utilizado tornou-se exíguo face às necessidades de quem o procurava. Os livros amontoavam-se e a sua exposição estava limitada a um número muito reduzido de estantes. As mesas disponíveis eram poucas e os utilizadores eram constantemente forçados a abandonar o edifício sem conseguir os benefícios pretendidos. A necessidade de mudar de instalações tornou-se uma realidade. A Câmara Municipal procurou um local onde pudesse reinstalar a biblioteca mas nenhum dos seus edifícios desocupados tinha condições para melhorar o serviço e resolver o problema da falta de espaço. Aproveitando o programa da reabilitação da frente ribeirinha da cidade, decidiu-se construir um edifício de raiz capaz de albergar os serviços bibliotecários. O projecto foi encomendado ao conceituado arquitecto Siza Vieira e a sua construção beneficiou de fundos do Programa Polis.

Foto 13: imagem da antiga biblioteca

8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.