Page 1

As origens do

Rock p.12

Entrevistas exclusivas no

XFACTOR p.12

Assistindo o fim do

MUNDO p.12

Edição

Primeira Capa

R$ 9,90

N°1

QUEM É VOCE NO MINECRAFT? DESCUBRA O JOGO ONDE SUA CRIATIVIDADE TORNA TUDO POSSIVEL!

1


2


Sumário

Games

10

Música

Televisão

6 14

Cinema

16 18 Editorial texto aqui!!!!!!!!!texto aqui!!!!!!!!!texto aqui!!!!!!!!!texto aqui!!!!!!!!!texto aqui!!!!!!!!!texto aqui!!!!!!!!!texto aqui!!!!!!!!!texto aqui!!!!!!!!!

The X-Factor volta com tudo na segunda temporada

Descubra quem é você no jogo Minecraft

Saiba a história do rock desde suas origens

Veja oito maneiras de ver o fim do mundo

Tolkien volta aos cinemas com o filme O Hobbit

Créditos Direção de arte Leandro Siqueira

Illustrador Bruno

Redação Beatriz Torres

Revisão Acriano Miranda

3


Or

k c o r o d s igen Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA). Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.

O início... Década de 1950 : primeiros passos...

É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

... anos 60: rebeldia e transgressão... Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. . Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos,

4

em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década. A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.

Grupo inglês: The Rolling Stones

No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema “paz e amor”, meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones

...anos 70 : disco music, pop rock e punk rock... Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie. Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

Grupo: Deep Purple


... anos 80 : um pouco de tudo no rock... A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.

Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como

Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fez grande sucesso. Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período. O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.

Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens. Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como:

Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

... anos 90 : década de fusões e experimentações.

O Rock no Brasil O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo,

Curiosidade Guitarra incendiada por Jimi Hendrixvale 1,9 milhões de reais A guitarra Fender Stratocaster, famosa por ter sido incendiada por Jimi Hendrix no palco, será leiloada. De acordo com o site Ananova, ela deve ser vendida por 400 mil libras (cerca de 1,9 milhões de reais), o maior valor já alcançado pelo instrumento. O atual dono, Dweezil Zappa (filho de Frank Zappa), entregará a guitarra aos leiloeiros do Cooper Owen, em Londres, no mês que vem. “Essa guitarra tem um valor histórico absoluto”, disse, “ela foi tocada por dois grandes guitarristas que já viveram (Hendrix e seu pai)... só de olhar para a guitarra você pode sentir a história por trás da música. Isso é muito inspirador”. Hendrix colocou fogo na guitarra no palco do Miami Pop Festival, em 1968. Depois disso, ela foi entregue de presente para Frank Zappa, que fez uma bela restauração e usou-a no álbum “Zoot Allures”, de 1976. Desde então, Dweezil, vem guardando a relíquia. Ele já recebeu uma proposta de 500 mil dólares, mas não aceitou, alegando que ela vale mais.

Guitarra incendiada por Jimi Hendrix

5


Fonte da imagem: Divulgação/FOX Fonte da imagem: Divulgação/FOX

Nova bancada de jurados para a nova temporada

The X Factor volta com novidades na 2ª temporada Britney Spears e Demi Lovato se juntam à bancada de jurados nesta nova temporada! Por: Rob Moynihan

Britney! Demi! Categorias renovadas! Simon Cowell dá ao seu programa de talentos uma repaginada para torná-lo líder de audiência. Caixas de pizza vazias e latas de Pepsi pelo chão do teatro Fillmore de Miami enquanto candidatos​​ tentam manter seus olhos abertos e a voz afinada. É o terceiro dia do bootcamp do X Factor — e também é um recomeço para o reality de competição da FOX,

que batalha para se destacar entre os concorrentes desde que foi lançado nos Estados Unidos em setembro do ano passado. Um novo painel de jurados entra no teatro e cada um senta em sua poltrona na bancada: o britânico durão e criador do programa, Simon Cowell, a superstar internacional do pop, Britney Spears, a ex-estrela da Disney, Demi Lovato, e o renomado executivo de gravadora, L.A. Reid.

Cowell e Lovato conversam como irmão e irmã, mas Spears permanece relativamente tranquila, até que um animado cover de Ice Ice Baby, do Vanilla Ice, faz com que ela dance e elogie a apresentação. “Vocês foram tão bons, eu queria chorar!”, ela diz. “Eu queria pular no palco e dançar com vocês.” E quando um ataque de pânico paralisa um dos meninos, Cowell se dirige aos bastidores com L.A. para conversar.

ENTENDA COMO FUNCIONA O PROGRAMA Os calouros cantam, e conforme as opiniões dos jurados, eles entram no programa ou não. Nesta fase são selecionados 120 participantes. E são feitas audições em 5 cidades dos Estados Unidos.

1ª fase: Audições 66

Os selecionados nas audições cantam de novo e apenas os 24 melhores ficam. Cada jurado será o mentor de uma categoria. Sendo elas: até os 17 anos, de 18 a 24 anos, acima de 25 anos e grupos/bandas.

2ª fase: Boot camp


O que estava faltando na última temporada que deixou você tão fixado com este novo painel de jurados? Simon: “Eu acho que eu já tinha

uma história muito longa com a Paula. Eu adoro ela... Mas nossa relação já estava muito impregnada por toda a nossa história no American Idol. Em programas de competição, você nunca pode ser complacente. Sempre que escolhemos um painel de jurados, você tem que ser interessante e você tem que saber o que é uma estrela.” L.A.: “Eu acho que Simon realmente acertou. Pelo tempo que eu passei com Britney e Demi, eu estou impressionado com a capacidade das duas para realmente identificar a grandeza e o talento nos candidatos.” Britney, qual foi sua reação quando Simon lhe ofereceu o emprego de jurada? Britney: “Ele foi absolutamente adorável pelo telefone, e ele é tão simpático e encantador. Minha maquiadora costumava cuidar de sua maquiagem, e nós brincávamos nos bastidores sobre como eu seria se fosse uma jurada. Então eu acho que foi uma daquelas coisas que já eram para acontecer.” E Demi, o que pesou na sua decisão de se juntar ao programa? Lovato: “Eu sinto muita pressão por ser a primeira jurada jovem a participar de um programa de talentos, mas ao mesmo tempo, é ótimo porque eu levo a perspec-

Fonte da imagem: Divulgação/FOX

“Nós conversamos com ele”, disse Simon para os outros membros do grupo. “Dêem 10 ou 15 minutos para ele e façam com que ele sinta como se não houvesse pressão alguma”, ele diz. Quando o membro do grupo retorna, os jurados ficam satisfeitos e Britney e Simon comemoram. Os jurados têm motivos para comemorar, agora que eles estão encontrando seu ritmo após uma temporada tumultuada. Após a primeira temporada, Cowell demitiu as juradas Paula Abdul e Nicole Scherzinger, e contratou Lovato, 20, e Spears, 30. Cowell está enfatizando um tom mais jovem para o programa, e tornou a proposta ainda mais evidente ao reduzir a idade da categoria do ano passado destinada aos cantores com mais de 30 anos para apenas 25, e que agora irá competir com a categoria “Grupos”, e outras duas categorias. “Temos que tornar essa tempoada um evento televisivo”, insiste Cowell enquanto o quarteto se reúne nos bastidores para discutir as novidades, as mudanças do formato do programa e a concorrência de peso nesta temporada.

Britney com as mãos sujas após deixar sua marca no Chinese Grauman Theatre

tiva do público da minha idade. Eu estava nervosa no começo, pois eu não tenho a bagagem que L.A., Simon e Britney já tem. Mas eu sei o quão difícil as pessoas têm que trabalhar para chegar onde eles querem ser, e eu consigo identificar alguém que tem talento e que é memorável e que poderia ser uma estrela pop.” Spears: “Realmente, ela é um jurada muito boa.” Lovato: “Obrigada! Dizem que eu sou dura e justa.” Spears: “Ela me fortalece! Às vezes fico escutando a Demi e eu penso, ‘Oh, Deus, eu tenho que ser um pouco mais forte’.” Simon: “Em vários momentos, eu e L.A. fomos os jurados mais gentis e agradáveis.”

4ª fase: Live Shows 3ª fase: Casa dos jurados Nesta fase, cada jurado recebe seu grupo e mais um artista convidado em sua casa, para ajudar na decisão de reduzir seu grupo, de 6 para apenas 4 concorrentes.

Os participantes se apresentam para convencer os jurados e, dessa vez, também o público que eles merecem ficar no programa. Os participantes vão se eliminando até termos o grande vencedor do contrato de 5 milhões de dólares.

77


Lovato: “Nós trabalhamos muito para chegar aqui. Se você quiser chegar aqui, você tem que trabalhar mais. Então, eu acho que é por isso que eu e Britney somos um pouco mais duronas na hora de julgar. Nós, pelo menos, não citamos as metáforas horríveis do Simon.” Simon: “Mas você chega a pensar, no entanto.” Lovato: “Eu penso, mas eu não falo.” O que você acha que os espectadores se surpreenderão ao saber sobre você? Lovato: “Eu já disse desde o primeiro dia, quando [Britney] entrou no set, as pessoas vão se surpreender sobre o quão engraçada, doce e meiga que ela é. Eu não acho que as pessoas puderam conhecer seu senso de humor.” Spears: “Eu penso o mesmo sobre a Demi. Mesmo por ser tão jovem, ela tem um lado mais sofisticado. Ela é mais legal do que eu.” Lovato: “Não, não sou mais legal mesmo! Impossível! Ai meu Deus!” Simon: “Às vezes é muito difícil quando você coloca cantores para julgar outros cantores, pois eles podem agir de uma forma mais egoísta. Eu analisei isso com cuidado, e elas querem realmente encontrar uma estrela.” Vocês ficaram impressionados por algum tipo de cantor(a) nas audições? L.A.: “Os mais jovens realmente estão num nível acima, e isso é impressionante. É mais fácil para os adultos se saírem melhor; Eles tiveram mais tempo para cantar e já estão fazendo isso há um tempo. Mas para essas crianças é algo totalmente novo, e é isso que me deixou mais impressionado, as crianças num nível acima.” Britney, muitos candidatos

8

cantam suas músicas, não é? Simon: “Ela AMOU vê-los cantar suas músicas!” L.A.: “Quanto maior o massacre, melhor. [risos]” Britney: “Bem, foi amável o fato de terem tentado cantar minhas músicas, mas na maior parte dasapresentações não foram boas.”

O que vocês acham da nova tendência de jurados em programas de talento? L.A.: “Você acha que é uma tendência?” Britney: “Nós estamos muito além da tendência!” Demi: “Simon não gosta de seguir tendências, então ele vai concordar conosco.” Britney: “Nós somos os ‘bons‘.” Simon, na 1ª temporada do X Factor nos Estados Unidos, você disse que queria alcançar 20 milhões de espetacdores. Você tem novas expectativas para esta temporada? Simon: “Sim, qualquer coisa por volta de um milhão. Acho que todos nós estamos no mesmo barco e qualquer um que merecer ganhar, merece ganhar. Apenas fazemos o melhor possível no programa. O X Factor mostra o lado ruim e o lado bom do show business, pois é assim que funciona a indústria da música.”

..Foi amável o fato de terem cantado minhas músicas....

” Britney Spears

Simon: “E eu deixava que eles continuassem o quanto eles conseguissem cantar a música apenas para aumentar a tortura de Britney. E Britney olhava para mim fazendo uma cara de ‘Pare a música, por favor!’” Britney: “Simon faz de tudo para nos irritar, ele é legal.”

A pressão está maior nesta temporada agora que o The Voice também anunciou retorno para o mesmo mês? Simon: “Sim, nós vamos competir diretamente com eles. Eles traçaram um desafio. Então você tem que arregaçar as mangas quando alguém te desafia.” Britney, você acha que a rivalidade dos anos 90 com Christina Aguilera voltará a tona? Britney: “Não, de forma alguma. Eu acho que foi apenas uma coincidência agradável.” Simon: “Tenho certeza que a Christina Aguilera ficou animada pelo fato de você entrar como jurada...” Britney: “Sim, eu acho que isso é bem legal” Simon: “...Só que não!”

.


9


Quem é você no

Minecraft? Construtor O personagem pode ser um verdadeiro engenheiro, arquiteto e decorador. Criando desde uma simples casa de terra à um castelo de diamantes. Mas não se limita a isso, ele também pode contruir motanhas-russas, jardins e calabouços.

Explorador O personagem pode explorar diversos lugares e obter itens raros e preciosos. Ele pode explorar cavernas, descobrir minas, encontrar metais, pedras preciosas e baús escondidos com itens especiais.

10


Destruidor O personagem pode ser um maníaco destrutivo que não deixa nada em seu caminho. Por opção ele pode devastar todo o mundo a sua volta. Assim ele acumulará muitos itens em seu inventário.

Caçador O personagem pode se especializar na caça a monstros e animais, adquirindo itens através de drop. Além de ganhar experiencia e passar de nivel.

1111


Minecraft é um jogo eletrônico sandbox e independente que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus “Notch” Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer. Minecraft é um jogo basicamente feito de blocos, tendo as paisagens e a maioria de seus objetos compostos por eles, e permitindo que estes sejam removidos e recolocados em outros lugares para criar construções, empilhando-os. Além da mecânica de mineração e coleta de recursos para construção, há no jogo mistura de sobrevivência e exploração. Jogar Minecraft é usá-lo como ferramenta criativa. Não há forma de vencer em Minecraft, uma vez que não há objetivos requeridos e enredo dramático que necessite ser seguido. Os jogadores passam a maior parte de seu tempo siWmplesmente minerando e construindo blocos de material virtual, daí o nome do jogo. Uma vez que os jogadores tenham coletado e construído um inventário suficiente de recursos, eles usam estas aquisições virtuais para conceber casas e paisagens, muitas vezes construindo todos os tipos de estruturas de blocos. O jogo teve grande destaque na mídia quando foi considerado um dos melhores jogos independentes de 2010. Também vendeu mais de 1 milhão de cópias no dia 12 de Janeiro de 2011, pouco depois da versão Beta do jogo ter sido lançada.Notch diz que mesmo com o jogo lançado, o jogo receberá constantes atualizações. Mais de 11 milhões de usuários únicos se cadastraram no site oficial do jogo, dos quais 25% compraram o jogo. Ainda na

12


versão Beta alcançou mais de onze milhões de registros, e vendas de quase três milhões. Em Setembro de 2010, após o tempo que o jogo ficou como gratuito por uma semana, Minecraft vende mais de 25 mil cópias, em 24 horas. Em 12 de Janeiro de 2011, pouco depois do lançamento da versão Beta, Minecraft atinge 1 milhão de vendas. Nota-se a falta de uma publicadora de jogos eletrônicos e nenhum comercial, sendo apenas divulgação pelo “boca-a-boca”. No começo de Julho de 2011, o jogo já possui mais de 10 milhões de usuários cadastrados e mais de 2,7 milhões de vendas, arrecadando mais de US$40 milhões de dólares, apesar das taxas da Paypal, Persson ainda diz, “Mas ainda assim é uma boa quantidade de dinheiro”. A primeira versão Alpha de Minecraft foi criada na Suécia em 2009 por Markus “Notch” Persson. Desde o primeiro lançamento, Persson regularmente atualizou o software (frequentemente várias vezes por mês) e expandiu-o para incluir novos recursos. Seu lançamento “oficial” ocorreu somente em novembro de 2011. No seu lançamento inicial, Minecraft possuía poucas regras e nenhum objetivo definido para o jogador, fazendo o jogo ser, em sua natureza, puramente de jogabilidade emergente. Rapidamente após desenvolver um jogo não linear baseado em construção (que é agora Minecraft Classic) sem um conflito claro presente para o jogador superar, estava claro que mais precisava ser adicionado. Como um domínio para criatividade, Minecraft Classic foi evocativo e interessante, mas faltava-lhe ímpeto era necessário algo mais para direcionar as ações dos jogadores.

13


Tolkien novamente nos cinemas

No centro, Thorin Escudo de Carvalho, o rei dos anões, ao lado, seus companheiros Bofur, Bifum, Bombur, FIli, Kili, Nori, Ori, Dori, Óin e Glóin, pai de Gimli, de Senhor dos Anéis.

O

Hobbit: Uma Jornada Inesperada segue a aventura do personagemtítulo Bilbo Bolseiro, que enfrenta uma jornada épica para retomar o Reino de Erebor, terra dos anões que foi conquistada há muito tempo pelo dragão Smaug. Levado à empreitada pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo encontra-se junto a um grupo de treze anões liderados pelo lendário guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. Essa aventura irá leva-los a lugares selvagens, passando por terras traiçoeiras repletas de Goblins e Orcs, Wargs mortais e Aranhas Gigantes, Transmorfos e Magos. Embora o objetivo aponte para o Leste e ao árido da Montanha Solitária, eles devem escapar primeiro dos túneis dos Goblins, onde Bilbo encontra a criatura que vai mudar sua vida para sempre... Gollum. A sós com Gollum, nas margens de um lago subterrâneo, o despretensioso Bilbo Bolseiro não só descobre sua profunda astúcia e coragem, que surpreende até mesmo a ele, mas também ganha a posse do “precioso” anel de Gollum, que possui qualidades inesperadas e úteis... Um simples anel de ouro que está ligado ao destino de toda a Terra-Média, de uma maneira que Bilbo nem pode imaginar.

14

Os filmes da série O Hobbit, que contarão a história que antecede a trilogia O Senhor dos Anéis, tiveram suas datas reveladas. O primeiro longa, The Hobbit: An Unexpected Journey (O Hobbit: Uma Jornada Inesperada), entréia em 14 de dezembro de 2012. A segunda parte, The Hobbit: There and Back Again (O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez), será lançada no ano seguinte, em 13 de dezembro 2013. Assim como James Cameron quis inovar o 3D com ‘Avatar’, o diretor Peter Jackson fez o mesmo com ‘O Hobbit’, em termos de definição de imagem. Ele rodou a produção com câmeras de 48 frames. Atualmente, as câmeras tem a tecnologia de 24 frames. Supostamente, mais quadros significam um 3D melhor. Mas o resutado não agradou. A Warner Bros. exibiu cenas do filme durante a Cinemacon, convenção para exibidores. A exibição causou estranhamento entre os críticos presentes. Segundo o Los Angeles Times, as cenas parecem feitas para “televisão HD”, tirando a magia das exibições em telas de cinema. O Hollywood Elsewhere revelou que o efeito 3D realmente fica melhor, mas as cenas não possuem borrões de movimento e não parecia algo cinematográfico.

A Warner Bros. anunciou em comunicado que vai lançar uma versão estendida de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. O evento deve acontecer no quatro trimestre do próximo ano, abrindo caminho para o segundo filme da série, A Desolação de Smaug, que estreia em 13 de dezembro de 2013. Dirigido por Peter Jackson, o prelúdio de O Senhor dos Anéis foi dividido em três partes. A primeira chega aos cinemas nacionais em 14 de dezembro.


15


Filmes para se ver antes do fim do mundo

G

uerras, forças da natureza, vírus, invasões alienígenas, profecias – o fim do mundo. Não importa o motivo de nossa extinção, a indústria cinematográfica arranja um jeito de colocar catástrofes nas telonas e proclamar a destruição da humanidade. Nós sempre tememos o fim dos tempos e nos perguntamos

se o mundo vai mesmo acabar um dia. Essas questões, porém, não ficam apenas na nossa cabeça. Cineastas mostram, no cinema, como imaginam que o mundo acabará. “Quando um filme retrata esse wassunto, o público é atraído automaticamente. Geralmente, o fim do mundo é tratado em blockbusters épicos, com efeitos

visuais de deixar o espectador boquiaberto”, diz Renato Marafon, crítico de cinema. A primeira produção apocalíptica a ganhar notoriedade foi Daqui a Cem Anos, dirigido por Willian Cameron Menzies, em 1936. “A história mostra nosso mundo enfrentando uma devastadora guerra planetária e uma praga mundial”, conta Marafon.

CENÁRIO 1 - GUERRA Um dos métodos mais populares de se acabar com o mundo. Sequências clássicas, como “Exterminador do Futuro” e Mad Max, são construídas em um mundo devastado pela guerra. Seja contra máquinas ou contra nós mesmos, a guerra tem sepre o potencial de destruir tudo. Com bombas atômicas, claro. Sugestões de filmes: Mad Max, Exterminador do Futuro, Watchmen.

CENÁRIO 2 - INVASÃO EXTRATERRESTRE Também muito popular, o genêro invasão extraterrestre é muito parecido com o Cenário de Guerra, só que com seres de outro planeta. Esse gênero dá muita liberdade ao diretor quanto ao realismo do filme, abrindo possibilidades para armas ultra-avançadas e tecnologias que violam as leis da física. Em filmer de ET’s, o mundo normalmente sai ileso do conflito, mas pelo potencial destruvo e pela quantidade de filmes desse tipo, eles merecem uma classificação própria. Sugestões de filmes: Independence Day, Guerra dos Mundos, O Dia em que a Terra Parou e o seriado

16


CENÁRIO 3 - METEORO GIGANTE O jeito mais clássico e mais cientificamente criticado (devido às técnicas usadas para destruir o meteoro). Por incrível que pareça, esse clichê já foi usado tantas vezes que também merece ser separado dos outros centários apocalípticos. Sugestões de filmes: Armaggedon, Impacto Profundo, Meteoro.

CENÁRIO 4 - CATÁSTROFES NATURAIS Uma maneira levemente eduacativa de levar o fim do mundo para o cinema. Filmes como “O Dia Depois de Amanhã” e “Fim dos Tempos”, onde as catástrofes são consequências dos atos humanos, também passam a mensagem de preservação ambiental. Com o custo da vida de muitos atores figurantes. Sugestões de filmes: O Dia Depois de Amanhã, Fim dos Tempos, 2012, O Inferno de Dante, entre

CENÁRIO 5 - DOENÇA Não é de hoje que a doença é sinônimo de fim do mundo. Qualquer um que já pegou um livro de história sabe que a peste negra, na idade média foi um verdadeiro cenário apocalíptico. E no cinema não foi diferente com muitos filmes lançados na época das pandemias de gripe aviária e suína, retratando um medo geral em relação a doenças contagiosas e seus efeitos catastróficos na saúde humana.

17


CENÁRIO 6 - ZUMBIS Certamente é o estilo apocalíptico mais presente na cultura popular atual e que com certeza, merece um cenário próprio. Presente tanto em filmes, quanto em quadrinhos e video games, os zumbis são a maneira mais Pop de se acabar com a existencia humana. Sugestões de Filmes: Madrugada dos Mortos, A noite dos mortos vivos, Resident Evil, Eu sou a Lenda e dezenas de outros, além do seriado The Walking Dead.

CENÁRIO 7 - INTERFERÊNCIA DIVINA Não é uma maneira tão original de se acabar com a vida na terra. E nem muito comum, talvez devido ao fato de se relacionar com algumas crenças específicas. Mas o que interessa é que, muitas vezes no cinema, Deus (ou o diabo) simplesmente quis acabar com tudo. Sugestões de Filmes: Fim dos Dias, O Advogado do Diabo, Legião.

CENÁRIO 8 - PROFECIA É uma maneira mais diferente e mais simples de se propor o apocalipse. Existe uma profecia dizendo que o mundo vai acabar, e quando ela começa, os personagem principais lutam para sobreviver e tentam (ou não) entender o que acontece. Sugestões de Filmes: Presságio, 2012 (também explora a profecia maia do fim do mundo em 2012)

18


Anúncio 3

19


20

Revista Chaplin  

Revista criada durante aula de Computação Gráfica com tema entretenimento.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you