Issuu on Google+

Semana Santa Sabará - MG

2014

Altar da Igreja Senhor Bom Jesus - Sabará|MG

Arquidiocese de Belo Horizonte Paróquia Nossa Senhora da Conceição Paróquia Nossa Senhora do Rosário


Mensagem do Prefeito

A Semana Santa reflete a mais pura manifestação do sabarense que mantém a história de um povo por meio da cultura, da tradição e da fé. As celebrações seculares transcendem as igrejas, as ruas e os casarões. São momentos de resgate espiritual das pessoas de bem, que pra cam o amor ao próximo e a fraternidade. É a inteiração com o Divino(Pai,Filho e Espírito Santo). Sabará desperta a atenção nacional e internacional por este momento de fé e de tradição, por eventos profanos e religiosos. Recebemos centenas de turistas. O Setenário das Dores de Nossa Senhora antecede com a mesma intensidade e fé a Semana Santa. Mas o nosso município está carente do amor de seus filhos. Do sen mento de pertencimento e de cuidado, pois, quem ama cuida. Vamos construir e fazer Sabará a melhor cidade para se viver nos próximos anos e nas próximas décadas. Agradecemos a todos os paroquianos e às famílias sabarenses que se dedicam diariamente para a realização e o sucesso destas celebrações religiosas. Diógenes Gonçalves Fan ni Prefeito Municipal


Campanha da Fraternidade 2014

Tema: Fraternidade e Tráfico Humano Lema: «É para liberdade que Cristo nos libertou» (Gl 5,1) Confissões: a Igreja nos manda que confessemos pelo menos uma vez por ocasião da Páscoa. Assim apresentamos os dias, horários e locais do mu rão de confissões na Forania São Sebas ão. 18.03.14 – 19h30 ‐ Santuário Santo Antônio da Roça Grande 21.03.14 – 19h30 ‐ Paróquia São Sebas ão em Gal. Carneiro 28.03.14– 19h30 ‐ Paróquia Nossa Senhora do Rosário Ig São Francisco 11.04.14 – 19h30 ‐ Paróquia Nossa Senhora da Conceição 01.04.14 – 07h30 – O cio Quaresmal na Igreja do Rosário e Capela Santa Rita. De segunda a Sábado. 06.04.14 – INÍCIO DO SETENÁRIO DE NOSSA SRA. DAS DORES – 7 DORES DE MARIA. 07h – Missa na Capela Santa Isabel – Santa Casa. 08h – Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo. 06h – Caminhada e Via‐Sacra saindo da Capela S. Pedro e S. Paulo para Sant'Ana. 10h – Missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês. 19h – Missa e Setenário de N. Sra. das Dores na Igreja São Francisco. 19h – Missa e Setenário de N. Sra. das Dores na Ig. Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 07.04.14 –15h – Celebração na Vila Vicen na. 19h – Coroa de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 19h – Missa e Setenário de N. Sra. das Dores na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 19h – Missa e Setenário de N. Sra. das Dores. (São Francisco)


08.04.14‐ 07h ‐ Missa e Setenário de N. Sra. das Dores na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 19h – Coroa de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 19h30 – Missa e Setenário de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 09.04.14 ‐19h – Coroa de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 19h ‐ Missa e Setenário de N. Sra. das Dores na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 19h – Missa e Setenário de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 10.04.14‐ 07h ‐ Missa e Setenário de N. Sra. das Dores na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 14h às 17h ‐ Confissão Individual na Secretaria da Paróquia (N. Sra. do Rosário) 19h – Coroa de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 19h – Missa e Setenário de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 11.04.14 ‐ 19h ‐ Missa e Setenário de N. Sra. das Dores na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 19h – Mu rão de confissão individual na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 19h – Coroa de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 19h30 – Missa e Setenário de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 12.04.14 ‐ 19h ‐ Missa e Setenário de N. Sra. das Dores na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. 19h – Coroa de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) 19h30 – Missa e Setenário de Nossa Senhora das Dores. (São Francisco) DADOS DAS IGREJAS: MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO Pça Getúlio Vargas, s/n - Bairro Siderúrgica 34505-730 – SABARÁ – MG - Fone: 031-36711724 - www.nsconceicao.com e-mail: pnsraconc@gmail.com Pe. João Carlos e Pe. Clárison Avelar MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Rua Amélia Munaier, 44 - Centro 34505-380 – SABARÁ – MG – FONE: 031-36711523 www.rosarioblogspot.com.br / paroquiansr@yahoo.com.br Pe. Rogério Messias Fotos: Zarley Starling


Domingo de Ramos 13/04/2014

07h ‐ Benção de Ramos, na Igreja Nossa Senhora do Ó em seguida procissão em direção a Matriz. 08h – Bênção dos Ramos na Igreja Nossa Senhora do Rosário seguida de Procissão teatralizada para a Igreja São Francisco, passando pela Praça Melo Viana, Rua São Pedro, Largo São Francisco até a Igreja e Missa com a Solene Proclamação da Paixão do Senhor. 17h‐BençãodeRamosna comunidade Santo Antônio em Pompéu. 17h – Benção de Ramos, na pça. do bairro Caieiras, caminhada até a Capela de São Judas onde haverá missa. 18h – Bênção de Ramos na Capela da Santa Casa seguida de procissão passando pelas Ruas Francisco de Assis Pereira, Intendência até a Igreja das Mercês, seguida de Missa solene. 19h – Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.


Segunda-Feira Santa 14/04/2014

07h30 – Missa e Oficio Quaresmal na Igreja Nossa Senhora do Rosário. 14h às 18h – Confissão individual na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 15h– Celebração na Vila Vicen na. 18h – Confissão Comunitária e Missa na Igreja das Mercês.' 19h30 – Missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, seguida de Procissão do Depósito do Senhor dos Passos, passando pela Praça Getúlio Vargas, Rua Marquês de Sapucaí, Rua Zoroastro Viana Passos, Rua do Carmo, Rua Borba Gato, Praça Melo Viana até a Igreja Nossa Senhora do Rosário com o Sermão do Pretório em seguida a unção com o óleo do Bálsamo.


Terça-Feira Santa

15/04/2014

EXPOSIÇÃO DA IMAGEM DO SENHOR DOS PASSOS PARA VISITAÇÃO NA IGREJA N0SSA SENHORA DO ROSÁRIO AS 09:00H. EXPOSIÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS DORES PARA VISITAÇÃO NA IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS AS 09:00H. 07h30 – Missa e Oficio Quaresmal na Igreja Nossa Senhora do Rosário. 14h às 18h – Confissão individual na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 19h30 – Missa com os homens na igreja Nossa Senhora do Rosário seguida de Procissão do Senhor dos Passos para o Encontro. (Passando pela Praça Melo Viana, Rua Dom Pedro II, Rua Comendador Viana, com o Santo Lenho e as devidas bênçãos, Muteto cantado pelo Coral e Banda Santa Cecília, até o local do Encontro na Praça Antônio de Albuquerque, onde acontecerá o sermão.) 19h30 – Missa com as mulheres na Igreja Nossa Senhora das Mercês seguida de Procissão de Nossa Senhora das Dores para o Encontro. (Passando pela Rua das Mercês, Rua Francisco de Assis Pereira, Rua Abreu Guimarães, Praça Melo Viana, Rua Borba Gato e Praça Antônio de Albuquerque para o Encontro.) Após o Sermão do Encontro a Procissão segue com as duas imagens e as devidas bênçãos com o Santo Lenho pelas Ruas do Carmo, Zoroastro Viana Passos, Marquês de Sapucaí, Praça Getúlio Vargas até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.


Quarta-Feira Santa 16/04/2014

07h30 – Missa e Oficio Quaresmal na Igreja Nossa Senhora do Rosário. 14h às 18h – Confissão individual na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 18h – Confissão Comunitária e Missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês. 19h30 – Missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição seguida de Procissão de Nossa Senhora das Dores ou Soledade, passando pela Praça Getúlio Vargas, Rua Marquês de Sapucaí, Rua Zoroastro Viana Passos, Rua do Carmo, Rua Borba Gato, Pça. Melo Viana, Rua São Pedro, Largo São Francisco até a Igreja São Francisco. Em seguida: OFÍCIO DE TREVAS, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.


Quinta-Feira Santa

17/04/2014

09h ‐ Missa da Unidade, Santo Crisma e Renovação dos Votos sacerdotais. No Mineirinho. 15h – Abertura do Santo Sepulcro na Igreja São Francisco. 19h30 – Missa dos Lava pés na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida trasladação do San ssimo. 20h – Missa com a tocante cerimônia do Lava‐Pés, com a ins tuição da Eucaris a na Praça de Esportes Municipal. Bênção com o San ssimo Sacramento e trasladação do San ssimo para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.


Sexta-Feira Santa

18/04/2014

04h – Procissão do Fogaréu e das promessas, saindo da Igreja São Francisco, realizando a Via‐ Sacra, com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, passando pelo Largo da Igreja São Francisco, Rua Luiz Cassiano, Rua Dom Pedro II, Rua Prof. Francisco Lopes Azeredo, Rua Santa Cruz até a Igreja interditada do Senhor Bom Jesus no Morro da Cruz, onde se venera a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo em seguida em procissão, passando pelo córrego da Ilha até a Rua Padre Nico, Rua Marieta Machado, Rua Clemente de Faria, Praça Santa Rita, Rua Luiz Cassiano, Largo São Francisco até a Igreja São Francisco. 05h – Via‐Sacra saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição até a capela de São José Operário no bairro Alto Cabral. 10h – Confissão Comunitária na Igreja Nossa Senhora das Mercês. (Na Matriz N. Senhora da Conceição não haverá confissão comunitária nenhum dia). 14h ‐ Sermão das Sete Palavras na Igreja Nossa Senhora do Carmo. 14h ‐ Sermão das Sete palavras na Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição 15h:00 ‐ Adoração da cruz na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 15h:00 ‐ Adoração da cruz na Capela de Santo Antônio em Pompéu 15h – Solene Adoração e beijo da Cruz na Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Capela do Senhor Bom Jesus, Na Capela São Judas Tadeu, na Capela São Pedro e São Paulo e Capela Santa Rita de Cássia. 18h – Solene cerimônia de encerramento de visitação ao Santo Sepulcro, na Igreja São Francisco.


19h30 – “Sermão do Descendimento da Cruz” na Igreja São Francisco. Após “Procissão do Senhor Morto”, passando pela Rua São Francisco, Rua Clark, Rua Kaquende, Rua da República, Rua Dom Pedro II, Praça Santa Rita, Praça Melo Viana, Rua Borba Gato, Rua do Carmo, Rua Zoroastro Viana Passos, Rua Marquês de Sapucaí, Praça Getúlio Vargas até a Igreja Nossa Senhora da Conceição.


Sábado Santo 19/04/2014

Terço dos Homens Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Sabará|MG 19h – Vigília Pascal na Capela São Pedro e São Paulo – Adelmolândia. 19h – Seresta a espera do “Amado” no Adro da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e às 20h, Bênção do Fogo Novo e Procissão com o Círio Pascal pela Praça Melo Viana, Rua São Pedro, Largo São Francisco onde celebramos a Vigília Pascal. 20h‐ Benção do Fogo na Igreja Nossa Senhora do Ó, em seguida procissão ate a Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Onde celebraremos a Vigília Pascal. PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA E O ALELUIA CANTADO PELO POVO.


Domingo de Páscoa 20/04/2014

08h – Missa Solene de Páscoa no Adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário 09h – Procissão do Triunfo do Senhor, passando pelas Ruas: Praça Melo Viana, Borba Gato, Carmo, Zoroastro Viana Passos, Marquês de Sapucaí, Praça Getúlio Vargas até a Igreja Nossa Senhora da Conceição. BÊNÇÃOS: IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO. PRAÇA TANGARÁ. IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. 19h ‐ Missa de Páscoa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição 19h – Na Capela Nossa Senhora do Pilar, procissão do Triunfo de Nossa Senhora, pela Rua Onésimo dos Santos, Rua Abreu Guimarães, Rua Francisco de Assis Pereira, Rua das Mercês, até a Igreja Nossa Senhora das Mercês com Missa da Ressurreição e Coroação de Nossa Senhora.


Mensagem Final Desejamos a todos os paroquianos e visitantes uma feliz e muito abençoada Páscoa na companhia de Maria, nossa Mãe do Céu. Que a lembrança desta Quaresma que agora termina bem como a temá ca abordada pela Campanha da Fraternidade neste ano de 2014 seja instrumento de séria e frutuosa reflexão para cada um ao longo do ano; que a Eucaris a e Nossa Senhora sejam as duas colunas de sustentação da barca que é a igreja que se encontra em cada um; que os Anjos digam “amém” a essas palavras e que cada um glorifique sempre mais o Senhor com a própria vida, intensifique os momentos de orações e zele mais pela sua san dade. Amém! Padres Clárisson, João Carlos e Rogério

Convite

10 anos Ordenação Presbiteral

Pe. Rogério Messias dos Santos 01 de Maio de 2014 Igreja São Francisco 10:00H

Comissão Conselho da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Dona Biá, Márcia Siqueira, Maria Omar, Martha Dias, Maria da Conceição, Magda Rossi, Fátima Norberto, Eunice Silva, Família Caiana, Antônio Silva, Antônio Arthur Silva, José Helvécio, Raimundo França, Fernando, Valdevino Almeida, José Arcanjo Bouzas, Dona Antônia Terezinha, Dona Mirtes Lopes, Custódia Lima


Agradecimento A Deus pela graça da realização desta Semana Santa nesta Villa Real de N. Sra. da Conceição de Sabará-MG, ao completar 300 ANOS DA CRIAÇÃO DA COMARCA DE SABARÁ PELO CONDE DE ASSUMAR. (O marco está em frente a Igreja do Carmo). Aos paroquianos que participam e incentivam a realização de abençoadas celebrações, liturgias bem celebradas e a dedicação a Glória de Deus em todos os ritos. Aos visitantes, aos sabarenses ausentes e aos turistas a nossa gratidão e agradecimento por vir participar conosco de tantas bênçãos. À Prefeitura Municipal na pessoa do Exmo Sr. Prefeito Dr. Diógenes Gonçalves Fantini, que disponibiliza tudo que é necessário para a realização da Semana Santa e aos funcionários que com carinho se dedicam, sem medir esforços sempre a nos ajudar. À Polícia Militar, Corpo de bombeiros, Guarda Municipal, que com carinho se coloca à disposição para nos garantir a segurança de todos e as vias públicas de nossa cidade. Aos corais: Coral da Matriz Nossa Senhora da Conceição, Coral Reviver, Corais da Renovação, Coral Santa Rita, Coral Flos Carmeli, Coral Crescere, Coral filhos de Maria, Coral São Francisco e aos leitores do Ofício de Trevas, que Deus continue iluminando a caminhada de todos e que possam estar sempre disponíveis a nos ajudar. À Sociedade Musical Santa Cecília, Banda, Orquestra e Coral que abrilhantam com maestria a nossa linda Semana Santa. Aos padres, Bispos, Ministros da Eucaristia, que Deus frutifique ainda mais o Ministério. Aos Seminaristas, acólitos , coroinhas que nos ajudam nas celebrações. Aos moradores das ruas por onde passam as procissões, nossos agradecimentos pelo cuidado, enfeites e participação. Às figuras vivas que compõem o cenário maravilhoso de nossa Semana Santa em Sabará, que o Senhor abençoe a todos e a seus familiares bem como as costureiras e artesãs. À Comissão que prepara as imagens do Senhor dos Passos, do Senhor Morto e de Nsa. Das Dores, ao Terço dos Homens com Maria, aos grupos de voluntários que preparam e participam da Abertura e o Fechamento do Sepulcro e a todos os que participaram das Vigílias. As equipes de liturgia das duas paróquias que cuidam para que tudo aconteça da melhor forma possível. Ao Grupo de Teatro Cena Aberta pela sempre emocionante encenação dos Quadros Vivos. À juventude sabarense pelo interesse em participar das encenações dos textos sagrados da Semana Santa, tanto da equipe de Teatro Paroquial quanto dos participantes do Cena Aberta. A Irmandade do Santíssimo Sacramento, a Ordem Terceira do Carmo, Vigilantes do Santo Sepulcro, aos diversos Grupos religiosos da cidade que ajudam nas celebrações, que Deus recompense a todos pela colaboração. Aos zeladores(as) das igrejas que as preparam para as celebrações que Deus lhes pague. Aos patrocinadores, comerciantes, entidades e amigos que ajudam a realizar esta bela semana. A Comissão da Semana Santa de 2014, que se dispôs a colaborar para o engrandecimento dos atos litúrgicos e organizam os lugares, as situações, o financeiro, as procissões, os fogos e acolhem bem a todos os que se fizeram presentes na Semana Maior da Igreja e da nossa fé Cristã, quer sabarenses, quer visitantes. Que Deus na sua infinita bondade recompense todo o esforço e sucesso obtido de coração aberto a servir o Nosso Senhor Jesus Cristo. DEUS ABENÇOE A TODOS E NOS DÊ FORÇA NA CAMINHADA.


Realização Paróquia Nossa Senhora da Conceição Paróquia Nossa Senhora do Rosário Arquidiocese de Belo Horizonte | MG

Peregrinação a Terra Santa. 15.10 a 01.11.14 Egito. Israel e Roma. Orientador Espiritual: Pe. João Carlos. Contatos: 11‐45230782 e 11‐982331630 h p://www.capricetour.com.br/

Festa de Nossa Senhora do Rosário Dia 31 de agosto de 2014 às 08h Sabará ‐ MG ‐ Fone 31 3671‐1523 Cultura ‐ Tradição ‐ Fé rosarioblogspot.com.br

200 Anos

Aleijadinho Antônio Francisco Lisboa

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Sabará|MG


Semana Santa 2014