Page 1


TIPOGRAFIA, CORPO & ESPAÇO BRUNO ALMEIDA


PREFÁCIO Numa perspectiva de narrativa visual, este livro pretende expressar a linha tangente entre as áreas da tipografia, corpo e espaço que por vezes se fundem numa só, abrindo caminhos para expressões que podem atravessar a ténue linha que separa o real do onírico. No entanto, cada área tem a sua essência específica e o seu valor individual, tornando, por isso, a sua fusão ainda mais fascinante.

Tipografia não é mais do que a arte de descobrir, em cada caso concreto, aquilo de que a nossa vista gosta e de apresentar as informações de modo tão apetitoso que a vista não lhes possa resisitir. Otl Aicher

Não se encontra o espaço, é sempre necessário construí-lo Gaston Bachelard

Em cio de vegetação e florescência rompendo teu próprio corpo de terra e rochas, teu corpo submisso a tua própria vontade transtornadora e eterna! Álvaro de campos

3


JAUNEORANGE PLEASE LET ME DESIGN Jauneorange tem como objectivos promover grupos musicais independentes de Liege sem orçamento. Os seus cartazes e panfletos são impressos nas gráficas em papel amarelo. É apenas um tipo de papel.

5


THE YEAR WAS 2005 ALEX BANKS

DISCO EXOTA LETMA Em colaboração com Roel Wouters. Material promocional para bares em diferentes regiões do país como “Sugarfactory” e “Wilhelmina Pakhuis” em Amsterdão e Roterdão.


DE HOMEM PARA HOMEM JOテグ FARIA

7


ALGUÉM OLHARÁ POR MIM JOÃO FARIA

9


UNTITLED DROP

13


WHERE IN THE WORD CITY MAPS MARK ANDREW Em 2006 Mark Andrew criou o primeiro de vários “mapas citadinos” que rapidamente se tornaram uma marca registrada, recriando o famoso contorno aérea de Manhattan apenas a partir da representação tipográfica dos bairros, antes de esculpir minuciosamente o desenho em linóleo.


I LOVE TÁVORA R2 DESIGN 2006 No cartaz, recorremos a caracteres e outras peças tipográficas que, como se de edifícios se tratassem, procuram evocar um plano urbanístico onde se pode também ler um coração.

15


A PHOTOGRAPHIC ALPHABET LISA RIENERMANN


17


2005 FELICE VARINI

2007 FELICE VARINI

19


ACHIEVEMENT FIRST ENDEAVOR MIDDLE SCHOOL PAULA SCHER


21


EUREKA TOWER CARPARK AXEL PEEMOELLER DESIGN Sistema de sinaletica desenvolvido para um parque de estacionamento da empresa Eureka Tower Carpark. As letras, distorcidas na parede, podem ser lida perfeitamente somente num determinado ponte, previamente estabelicido. Este projeto ganhou vĂĄrios prĂŠmios internacionais de design.


23


IQ FONT PLEASE LET ME DESIGN Dois tipógrafos, Pierre & Damien assim como um piloto, Stef van Campenhoudt, colaboraram na criação de uma tipografia utilizando o percurso de um carro. Os movimentos do carro foram monitorados através de um software personalizado, desenhado pelo artista interativo Zachary Lieberman.


DOIS TEMPOS R2 DESIGN 2010


PRIMAVERA DO ESTÚDIO PEDRITA R2 DESIGN A Travessa da Ermida é um espaço cultural que recebe intervenções de artistas plásticos assim como ateliers de design. Situada na Travessa do Marta Pinto, em Belém, este espaço já recebeu obras de Miguel Palma, o atelier R2, ou a colectiva “Life is Bigger” do comissário brasileiro Paulo Reis.

27


DIALOGIC PARK PLEASE LET ME DESIGN 2009 Nicolas Firket Jean-Didier Bergilez Adrien Verschuere Anorak Artistes Simona Denicolai & Ivo Provoost Sylvie Eyberg Benoît Platéus

Marcel Berlanger Xavier Mary Designers Atelier Blink Anne Masson & Eric Chevalier Diane Steverlynck Big Game Graphistes Pierre Huyghebaert Harrisson Boy Vereecken PleaseLetMeDesign


29


6=0 R2 DESIGN


31


HOUSE NUMBERS PROJECT MEDIUM Para este projecto, o estúdio sueco convidou dez tipógrafos e designers gráficos de diferentes origens, idades e países para projetar um número de casa, afim de perceberem as diferenças entre os vários artistas. Os números de casa estão em toda parte, mas raramente são vistos como objectos de culto.

33


ALPHABETS BELA BORSODI


35


GUTS STEFAN SAGMEISTER


ME STEFAN SAGMEISTER

37


OBJECTIFIED OBJECTIFIED FILM POSTER

39


VHI FAME SCAN & KARL FREEMAN Anúncio para um reality show que teve a participação de diversas celebridades de forma a alertar para a importância de um dos cinco sentidos como é a visão.


DIGITAL TEMPLE SCAN & KARL FREEMAN Separador de capĂ­tulos utilisado na revista online Digital Temple.

41


AWARDS LETMAN 2009


UNTITLED DROP

45


DEBUTART CRAIG WARD


GOD ALBERT WATSON

47


MOTEL LAS VEGAS ALBERT WATSON


BRIGHT SHINY MORNING GRAY318

49


MAXIM 1984 SCAN & KARL FREEMAN P贸ster para uma pe莽a de teatro sobre o tema: Anos oitenta


HARPER COLLINS-REAKED SCAN & KARL FREEMAN Capa do livro “FREAKED” publicado por Harper Collins.


YOU BLOW ME AWAY CRAIG WARD

53


ADIDAS SI SCOTT

55


TIME OUT GRAY318

57


CREAM SCAN & KARL FREEMAN


BERLIM OPERA GRAY318

59


MODEFABRIEK LETMAN Lettering para um evento anual de moda chamado Modefabriek. Fotografia a cargo de Philippe Vogelenzang.


BODYBRANDS BRUNO ALMEIDA


FANTASY LEAGUE CRAIG WARD


LOU REED STEFAN SAGMEISTER Cartaz de Lou Reed. “Projectamos um cartaz anunciando o seu novo disco, Set the Twilight Reeling” “A tipografia é extremamente pessoal. Tentamos demostrar isso mesmo escrevendo-a directamente no seu rosto.”


AIGA STEFAN SAGMEISTER

65


HOT SCRAIG WARD

67


WEAR THE PANTS CAMPAIGN CRAIG WARD Campanha publicitária “vestir as calças” criada em 2009 para Draft FCB, San Francisco.


69


NIKE SI SCOTT

71


LOREM IPSUM SCAN & KARL Experimenta sl illustration in making a figure out of type.


SUPRA LEGS SCAN & KARL Ilustração para a Supra Footwear. Projecto não concretizado

73


TÍTULO TIPOGRAFIA, CORPO & ESPAÇO PESQUISA BRUNO ALMEIDA 1ª EDIÇÃO PORTO, JUNHO 2010 PUBLICADO POR BRUNO ALMEIDA MORADA RUA FONTE DE BAIXO, 4505-686 CALDAS DE SÃO JORGE ORIENTAÇÃO RUI MENDONÇA TRABALHO REALIZADO NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DESIGN II, FBAUP WEBSITE WWW.BRUNOALMEIDADESIGN.PT.VU EMAIL BRUNOALMEIDADESIGN@GMAIL.COM DESIGN GRÁFICO BRUNO ALMEIDA IMPRESSÃO NORCÓPIA TIRAGEM 1 EXEMPLAR


75


Tipografia, Corpo & Espaço  

Projecto desenvolvido no ambito da unidade curricular de Design II

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you