Issuu on Google+

N ovo Design Um pouco sobre tudo: produto, sustentabilidade e arquitetura


Edição Levantamento de dados, textos, edição de imagens Bruna Macedo e Stéfano Mazza. Diagramação Bruna Macedo Fotografia Retiradas da internet


Disciplina: História da Arte e do Design Brasileiro (HADBRAS) Professor: Anníbal Montaldi Curso: Design Turma: 3ADIN RA:

201113432 (Bruna) 201101870 (Stéfano)


planter

Self-watering

Quem, por algum motivo, nunca esqueceu de regar as plantas da sua casa ou então colocou água demais naquela planta tão bonita? O self-watering planter é um vaso diferente de todos os outos que veio para acabar com todos esses problemas com as plantas. Facilmente comparável a um filtro de barro ele armazena água em um tubo que se encontra em seu centro e passa a quantidade de água adequada para a planta. Não existe o risco de matar a planta afogada por ter colocado água demais e nem de matá-la sede. Criado pelo designer Joey

Roth, o self-watering planter pode ser comprado pelo site do designer por US$ 50,00 e se você está pensando “mas como eu vou adquirir um vaso desses se ele não é comercializado no Brasil?”, relaxa, é possível comprar e pedir pra entregar aqui. Talvez o preço não seja o mais agradável, mas pelo bem de sua planta vale a pena o investimento.


Magneto

Uma mesa que não precisa de parafusos, não precisa faz sujeira e que é fácil de montar. Ah! Não existe, não é real! Engana-se quem pensa assim. Magneto é uma mesa que veio para revolucionar: sem parafusos, sem sujeira, funcional e desmontável. Magneto veio com a grande promessa de ser funcional e, de certa forma, sustentável. Sustentabilidade é o assunto do momento e nada mais sustentável que algo que pode ser montado e desmontado sem trazer danos ao objeto.

Essa mesa foi criada pelo designer grego Yannis Ghikas. Sem uso de parafusos ou cola ela é montada através do magnetismo do imã. A estrutura utilizada para dar firmeza a mesa é a mesma usada na construção cívil. Essa mesa deve ser realmente firme. Magneto é bem resolvida, as ainda está em processo de estudos de outras formas e peças.


Giancarlo Zema

A coleção do arquiteto italiano Giancarlo Zema, apresenta projetos de peças recicladas de papelão para a marca Origami, sendo assim, totalmente “eco-fiendely”. Apresentando uma cadeira, mesa de café e lâmpada, obtendo entre si, um espaço de vida biodegradável e ecologicamente correta. Caracterizando suavidade nas formas e curvilíneas, nichos confortáveis e sustentáveis para garantir melhor organizações de revistas ou de pequenos objetos. Suas estruturas são orgânicas e trazem sensação de leveza no ambiente.

Essa coleção pede para ser colocada em qualquer lugar da casa. Une a sustentabilidade utilizando peças feitas com apenas papelão e uma sofisticação que não tem como descrever.


designers

Pequenos

Nossas crianças crescem sendo adestradas por nós, os adultos, para escreverem e desenharem em formas cada vez mais limitadas. Nós fomos adestrados e injustamente adestramos nossas crianças. Quando uma criança desenha um móvel a maioria das pessoas olham e diz que ficou bom sem realmente acreditar nas próprias palavras. Aí que dois estudantes, Jack Beveridge e Joshua Lake, fizeram a diferença: pegaram desenhos de crianças e transformaram os móveis desenhados por ela em móveis reias. É imensamente possível sentar em uma cadeira de balanço

com um aquário e um peixinho dourado. Querendo explorar a imaginação inocente de crianças entre 7 e 8 anos, os dois estudantes pediram para que as crianças desenhasem cadeiras. Lápis de cor e papel foram o suficiente para render um belo trabalho, belas cadeiras com a cara das crianças. Por que não sentarmos nas cadeiras que nossos priminhos, sobrinhos e filhos desenham? Pode ser mais confortável do que imaginamos.


Museu Marítimo Dinamarquês

Com 7.200 m² o museu dinarmaquês é um prédio moderno feito em uma doca seca na Dinamarca. O museu foi construído de forma que está totalmente ligado e adaptado ao meio onde está, foi construído a 7 metros abaixo do solo. É possível ver pelas paredes de vidro o lado de fora da construção e outras partes do museu. Passar pelas rampas desse deve ser uma sensação ímpar. Criado pelo Bjarke Ingels Group (BIG), o museu não interfere em nada a vista para o castelo de Kronborg, famoso pela obra de

Shakespeare, Hamelet. “Preservamos a estrutura do cais e transformamos o local em um pátio que traz luz natural e ar para o coração do museu submerso”, disse Bjarke. O museu conta com um auditório, salas de aula, escritórios e uma cafeteria. Andar por esse museu só não deve ser melhor do que andar pelo vão livre do MASP.


Referências: Self-watering planter http://www.zupi.com.br/self-watering-planter/ http://joeyroth.com/planter/ Magneto http://www.zupi.com.br/magneto-uma-mesa-diferente-das-outras/ http://www.yiannisghikas.com/?ds-gallery=magneto-table-2013 Giancarlo Zema http://www.zupi.com.br/os-acessorios-para-sua-casa-feitos-de-papelao-por-giancarlo-zema/ http://www.designboom.com/design/giancarlo-zema-recycles-cardboard-to-make-canyon-collection-10-222013/?utm_campaign=daily&utm_medium=e-mail&utm_source=subscribers Pequenos designers http://www.zupi.com.br/desenhos-de-criancas-viram-moveis-de-verdade/ Museu Marítimo Dinarmaquês http://www.zupi.com.br/o-belissimo-e-moderno-museu-maritimo-nacional-dinamarques/ http://44arquitetura.com.br/artigo/73/museu-maritimo-dinamarques-por-big-arquitetos http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=4174 Todos os assuntos aqui tratados foram encontrados no site zupi.com.br, um dos principais sites no que se trata de design e de novidades.



Trabalho HADBRAS