Page 1


Bruna Felippi Jonathan Franรงa


A Marca Uma marca ousada e com certa atitude “style glam”, essas são as palavras que definem as criações da Pulsano, marca catarinense preocupada com os anseios da mulher contemporânea que prima por qualidade, beleza e muito conforto. Criada em 2012 em Balneário Camboriú, a grife surgiu para colocar no mercado brasileiro um produto que transmitisse sofisticação e glamour aos sapatos. Durante anos, a marca produziu sapatos diferenciados para grifes nacionais e internacionais. Jhou Pertuscillo, e Bruna Rossinni uniram seus conhecimentos e experiências para se dedicarem unicamente à confecção de produtos para a própria marca Pulsano. Com um design diferenciado e muita criatividade, os produtos Pulsano são exclusivos, feitos a mão por artesãos especialmente treinados e dedicados à excelência dos sapatos. Além disso, a Pulsano utiliza excelentes matérias primas, como pedras Swarovski, tecidos importados e couros exóticos, como os de cobra e jacaré. Possui licença do IBAMA desde sua fundação para comercializar e exportar produtos com couros de animais exóticos.


Conceito •

A coleção da pulsano foi criada para inovar na indústria calçadista trazendo para o mercado um mix de materiais inovadores, com uma temática única e com ousadia em suas criações. Para a criação da coleção foi buscado a identidade de nosso público alvo. Com um design diferenciado, os calçados pulsano são exclusivos, feitos a mão, por artesaos especialmente treinados e dedicados a beleza e qualidade do sapato, a marca tambem presa por qualidade e exeleência em materia prima!


Público Alvo • • • • • • • • • •

Pertencem a classe media alta Mulheres com idade media de 35 a 50 anos Não são casadas e não possuem filhos mas namoram Preocupam se com o corpo e alimentam se forma saudável Moram em cidades grandes ou capitais Adoram sair com grupos de amigas, São totalmente conectadas Consomem marcas brasileiras, mas adoram o mercado de luxo estrangeiro Apaixonadas por sapatos e sempre estão ligadas com o mundo da moda Preferem uma boa conversa em um café do que ir para balada


Lifestyle


Principais Formas , modelagens e detalhes de Referencia (Inverno 2014)


Fivelas e aplicações metálicas

Sacai

Preen by Thorton Bregazzi

Saltos diversos

Peter Pilotto

Stella McCartney

Pelos e penas

Vivienne Westwood

Louis Vuitton


Tema Inteligência orgânica é a capacidade de entender, assimilar, elaborar a informação e usá-la de forma adequada para seleccionar/escolher as melhores opções na hora de solucionar uma questão. Ela é um processo de organização, que engloba o conjunto de funções cognitivas e que tende a uma forma de equilíbrio. A inteligência permite voltas e retornos. A inteligência é a capacidade de levantar hipóteses. A hipótese é uma crença que é fixada, a propósito da qual se reserva o direito de voltar atrás e, assim, seguir outra direção. É a busca por uma direção, por uma trajetória menos complexa, um caminho em direção equilíbrio final no que diz respeito aos órgãos humanos, à organização do espaço, ao convívio dos seres organizados. (FRISONI, 2013)


Tendência Com o desdobramento desta tema foi escolhido a tecnologia mesclada com formas orgânicas, unindo o conceito da marca: que valoriza o trabalho manual coincidindo com a macrotendência do WGSN : Industrial Revolution: tendência que dialoga com a ideia de "Do It Yourself". O uso de impressoras 3Ds e a disseminação no uso das máquinas pede uma reavaliação existencial do ser humano. O que vamos fazer agora? As máquinas nos substituíram, mas nós nos reinventamos. Na prática, as peças valorizam a customização, criando bolsos de acordo com a necessidade. A fórmula da paleta de cores é misturar cores fortes como "vermelho sangue" com tons claros e pastel.


Materiais de destaque de nossa coleção.


• Dentre os destaques, está o uso massivo do couro, principalmente colorido.

• Couro de peixe, metal (latão) derretido, e madeira também são algumas das principais matériasprimas a serem exploradas para o inverno 2014 e verão 2015.


Sacola e Tag

Uma marca ousada e com certa atitude “style glam”, essas são as palavras que definem as criações da Pulsano, marca catarinense preocupada com os anseios da mulher contemporânea que prima por qualidade, beleza e muito conforto. Criada em 2012 em Balneário Camboriú, a grife surgiu para colocar no mercado brasileiro um produto que transmitisse sofisticação e glamour aos sapatos. Durante anos, a marca produziu sapatos diferenciados para grifes nacionais e internacionais.


Release coleção •

A coleção de calçados é composta por quize pares de sapatos, dentre eles, 4 grupos sendo os de salto alto grosso, e meia pata, sapato baixo (sapatilha), salto anabela japonesa e anabela, e 4 familias, a familia com inspiraçao na celula ocea, tambem a que une meteriais organicos como peles e plumas com metais ou materiais com aparencia metalica, a familia composta por meterial organico palha trançada, e por mix de tecido bicolor, e a que quase predominantemente usa aviamento metalicos e engrenagens. A coleçao, contem uma diversificada cartela de cores e formas, com design inovador unindo formas delicas, e curvilineas com metais pesados, tons neutros e variaçoes de cores, mesclando a tematica inteligencia organica, com a tematica industrial revolution e o steam punk.


Calçado 1 Sapato de salto anabela, bicolor com predominancia do amarelo, com linstras cinzas sobre o azul claro, com detalhe na costura com palha trançada unindo formatos inovadores, e materiais organicos como palha


• Calçado anabela com detalhe em listras sobrepostas no couro azul, metal na parte inferior do bico, na parte traseira do salto uma engrenagem, unindo a forma organica com a tecnologia antiga


• Sapato com salto em formato de plataforma japonesa com com cabedal dividio em duas partes traseiro e biqueira , deixando um design moderno e exclusivo da marca pulsano, com detalhes em pala trançada.


• Sapato com salto em plataforma japonesa com divisão entre a parte frontal e traseira, con detalhe de engrenagem na parte interior do salto, cabeldal fechado na parte da frente,com alça e fecho por meio de velcro, com suporte para alça com materia metalizado sanfonado, remetendo a tecnologia antiga.


• Sapato alto de salto grosso, na cor turquesa, cabedal fechado na parte do bico, com traseiro , detalhe em metal na parte inferior frontal do calçado, e no salto, uma engrenagem fixada, mesclando tecnologia antiga, metal e formas organicas


• Sapato com salto grosso e meia pata, de madeira com cabedal aberto , fechamento no tornozelo por meio de tira de velcro, no salto, detalhe de uma engrenagem com espelho no centro.


• Sapato de salto alto com meia pata , o salto de madeira, tambem possui ferragens e engrenagens no salto e na parte frontal do sapato, remetendo a tecnologia antiga, possui detalhe em metal aplicado, sobre o couro salmão, fechamento por meio de velcro, no tornozelo.


• Sapatilha baixa, na cor salmon com aplicação em metal na parte do bico, aplicado conforme o formato do calçado, aviamento em formato de engrenagem aplicado, na parte do traseiro do calçado, unindo a tecnologia steam punk , com cores e formas organicas.


• Sapatilha , bicolor, com parte traseira com um material representando madeira, aviamentos aplicado no traseiro e no cabedal na parte frontal, salto com aplicaçoes em tachas, na cabedal na cor turquesa.


โ€ข Sapato de salto alto, grosso, com aviamento em metal aplicado na parte da meia pata se estendendo ate a parte superior da parte da frente do salto, calรงado fechado na parte frontal, cobrindo somente os dedos, aberto nas laterais, com aplicaรงoes de plumas, na parte do traseiro do calรงado, trazendo referencias organicas para o calรงado


• Calçado de salto alto, grosso aberto na parte frontal, com fechamento por meio de velcro, com aplicacoes, de plumas pa parte do tornozelo, no cabedal possui detalhe com nervuras ou dobras de tecido.


• Sapato de salto alto, com meia pata na cor rosa claro, com aplicaçoes em pÊle, na parte do tornoselo, o salto tem formato irregular com evidencia para parte traseira do salto, na parte frontal possui biqueira em material metalico com intuito de unir materiais organicos como a pele, a materiais metalico


• Sapato anabela com com salto vazado remetendo as formas organicas expressadas por celulas oceas, sapato construido com couro azul, com cabedal frontal e traseiro.


• Sapato com salto em plataforma japoneas bastante presente nessa coleçao, com salto vazado, tendo o formato de celula ocea, com formatos oganicos, materia usado foi couro tingido de azul claro


Calçado 8 • Sapatilha com biqueira e traseiro com detalhe vazado, feito por meio de corte a lazer , material usado foi couro tingido de azul claro


Cartela de cores


Materiais e Aviamentos

Chaves de dar corda

Plumas

Placas de metal

Palha Velcro

Madeira Engrenagens

Couro Parafusos


Metodologia

Na segunda etapa (concepçao) escolhemos

A metodologia usada para desenvolver o projeto 3

acessórios de moda é o MD3E, método desdobramento em 3 fases, criado pelo professor M. SC. Flavio Santos. É um método muito interessante, pois desdobra todos os itens do projeto de uma maneira fácil de se trabalhar e bem detalhada, melhorando assim a gestão do processo do design fica dividida em três etapas básicas: pre-concepção, com a definição do problema, especificação do produto e do projeto. A concepção, com a geração de alternativas, a definição e a justificativa, por ultimo a pós-concepção, com o detalhamento dos sub sistemas, especialização dos componentes e a especificação da produção, venda e pós venda. O problema do projeto consiste em desenvolver uma coleção de calçado, na primeira etapa, (préconcepção) fizemos o planejamento do nosso projeto, através de um cronograma, o SW2H, para um melhor desempenho, foi utilizado um briefing descritivo para auxiliar. Ainda na pre-concepção, serão feitas pesquisas de publico, tendência, mercado e concorrência; assim decidido o tema, tendo como como base tendência WGSM será definido o conceito do produto, em seguida pondo fim nesta etapa, será retratada a pesquisa em forma de painéis semânticos.

trabalhar com tendências de criatividade com 635 e mercai; cada design será responsável por 15 croquis, somando 30 alternativas, após isso será feito uma mais uma seleção, sendo escolhido somente 3, para encerrar a segunda etapa, será gerado painéis semânticos. Na pós-concepção será desenvolvido a parte ergonômica, modelagem, e ficha técnica de cada um dos produtos; no processo produtivo será executado as peças piloto, para serem testados ergonomicamente, e no caso de falhas poderem ser reparadas, será feita a adequação de materiais e ajustes finais; na parte mercadológica, será analisado quais serão os pontos de venda e o conceito das lojas que irão vender o produto, será feito os investimentos de marketing, como outdoors, em seguida distribuído nos pontos de venda


Pesquisa de Mercado Analise Setorial •

O projeto em questão de calçados com segmento de luxo. • Segmento este que trata de um público atento a novidades e seguidor de marcas mundiais assíduas, cuja variedade de peças direcionadas é ampla. Além disso, procurar desenvolver uma coleção de calçados que possa atender o segmento de luxo apresentando exclusividade e concorrer com marcas de luxo nacionais e internacionais renomadas que já atendem a massa. • O mercado de calçados de luxo, apesar de ter um grande espaço a ser explorado, vem ganhando reforço no Brasil. Em sua maioria por criadores que vem conquistando espaço com peças diferenciadas, materiais sofisticados, conforto e um apelo todo feminino ao produto e à forma de varejo. Dentre as principais marcas concorrentes atuantes no mercado de luxo nacional,A"Cavage" e a principal concorrentes de mercado da coleção desse projeto. Fundada em 1998, a Cavage é uma empresa gaúcha de sapatos femininos de luxo,que busca apresentar os melhores produtos, com design moderno e em pequena produção, sempre primando pela qualidade. A marca ainda é uma das poucas no • país a possuir licença do IBAMA para trabalhar com couro de animais exóticos, como jacaré e cobra. Ela usa outros tipos de matérias primas diferenciadas; como tecidos importados e cristais Swarovsky. A Cavage apresenta uma extensa linha de sapatos, entre eles é possível encontrar sapatilhas, sandálias, scarpins, ankle boots, oxfords e botas. Os sapatos, bolsas e acessórios da Cavage são feitos por artesãos altamente treinados e também possuem embalagens exclusivas que trazem importantes informações sobre o cuidado e manutenção.

Localizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Seus produtos de luxo voltados ao mercado feminino possuem mais de 60 pontos de venda no Brasil e 20 no exterior, em locais como Estados Unidos, Canadá, Austrália e França. Desde o design do produto em si, até a embalagem exclusiva que o acompanha o e as informações especiais sobre a manutenção dos mesmos, a cavage optou pelo caminho mais inovador, colocando em primeiro lugar a criatividade e inovação, para depois por em prática a viabilidade técnica dos processos. A preocupação com a seleção de eventos onde a marca será demonstrada, e dos pontos de venda, é também uma constante,Alem de trabalharem com os preceitos da sustentabilidade ,seu design já nasce com uma preocupação com reaproveitamento e um sapato é projetado com a sobra de material do outro.Se tratando de reciclagem, a Cavage vende suas sobras de couro para a Recouro, uma fábrica que reconstitui o couro a partir de um composto de fibras do próprio material, látex natural e outros agentes vegetais que, combinados, produzem um material com uma boa aparência, flexibilidade e resistência além de ser considerado um produto ecologicamente correto pois reaproveita as sobras das indústrias. Esse composto é utilizado para confecção de palmilhas e solados. "Os produtos também possuem o registro CITES.O CITES é um orgão que analisa e rastreia a procedência dos produtos. Através de um número de registro na sola de cada sapato, os orgãos federais de cada fronteira podem saber exatamente se tanto os produtos quanto a marca são corretos e não possuem em sua composição nada que ameace a extinção de espécimes e nem agridam o meio ambiente.” Com esses números, a Polícia Federal de cada país pode saber se aquele produto usa materiais que ameaçam os ecossistemas.”


A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários

• • • •

distribuídos nos campos da Universidade do Vale do Itajaí nas cidades de Balneário Camboriú í no estado de Santa Catarina, nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2013. O questionário foi construído com 8 questões sendo elas perguntas fechadas, cujo conteúdo estava relacionado ao público-alvo e suas necessidades. Além desta pesquisa foi realizada uma pesquisa de observação em lojas de calçados femininos de Balneario Camboriu, nos dias 24 e 25 de agosto de 2013, onde foi visto que as mulheres preferem a meia-pata, salto alto fino e a sandália rasteira, procuram produtos mais elaborados e que fazem de tudo para adquirir os produtos que gostaram usando até mesmo amaciante de couro que aumenta o número do calce. Efetuada a pesquisa do concorrente sera aplicada a ferramenta PFFOA, que consiste na análise dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Pontos Fortes: Matérias primas de qualidade produzem além dos calçados acessórios, alto valor agregado, possuem tecnologias e agilidades na produção, possuem lojas próprias e franquias no Brasil e no exterior e fidelizam os clientes; Pontos Fracos: Alto custo dos produtos; Oportunidades: Ter esse concorrente como inspiração é uma grande oportunidade . Ameaças: A não aceitação dos produtos no mercado e a principio a falta de um forte investimento na marca. Resume-se que o concorrente e forte e trabalham para o mesmo tipo de público-alvo, utilizam-se de matérias-primas de ótima qualidade e se utlizam de alta tecnologia, possuem rápida escala de produção, porém o custo dos produtos é elevado, o que seria uma grande vantagem.


Penas e Plumas

35

Gaspea

2x1

material sintetico napa liso cor rosa

Forro

2x1

material sintético napa liso cor rosa metálico

Traseiro

2X1

material sintético napa liso cor rosa

Debrum Gáspea

2x1

material sintético napa liso cor rosa metálico

Avesso

2X1

material sintético napa liso cor rosa metálico

Salto

2X1

material sintético napa liso cor rosa

Meia Pata

2X1

material sintético napa liso cor rosa

Sola

2

solado Dwm REF.036 -TR injetado- R$: 3:00

Palminha

4

1 Plantex com encaixe plantex 2 recorte normal

FORRO PALMINHA

2

material sintetico napa liso cor rosa


Pulsano  

Bruna Felippi e Jonthan França

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you