Issuu on Google+

Cavalo

edição de lançamento / ano 1 / R$ 6,99

mundo do

Equoterapia e seus benefícios para as crianças Cólica equina: mitos e verdades!

em foco:

Hipismo Clássico


Editorial Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna aliquam erat volutpat. Ut wisi enim ad minim veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi.nunc nobis videntur parum clari, fiant sollemnes in futurum.

Expediente Diretora de Arte Bruna Burlamaqui

Diagramadora Bruna Burlamaqui

Revisora

Nila Bandeira

Fotografias

Autoria de Bruna B.

AnĂşncios

Revista Mundo Equestre (base)

Editora Clover & CIA


Equoterapia:

uma forma de lazer, ou fundamental para o desenvolvimento das crianças?

“Durante toda a sessão, os terapeutas também ajudam a estimular a fala, a linguagem, o tato, a lateralidade, cor, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, raciocínio, e vários outros aspectos”, explica Jorge Matsuda.

A equoterapia é capaz de diminuir a agressividade, tornar o paciente mais sociável, diminuir antipatias, construir amizades e treinar padrões de c omportamento como: ajudar e ser ajudado, diminuir e aceitar regras, encaixar as exigências do próprio indivíduo com as necessidades do grupo, aceitar as próprias limitações e as limitações do outro.

O que é Equoterapia, afinal? Equoterapia é uma terapia que utiliza cavalos e proporciona benefícios a pessoas de todas as idades, aos portadores de deficiência física ou motora, com distúrbios psíquicos e problemas de relacionamento pessoal. Este tipo de fisioterapia está indicado para portadoras de necessidades especiais como a síndrome de down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, e stress.


Hipismo Clássico O Hipismo pode ser compreendido como arte, atividade de lazer ou esporte. Esse último surgiu no século XIX, inspirado no hábito dos ingleses, que caçavam raposas. É um esporte que exige dons e qualidades do cavaleiro como nenhum outro, pois além de possuir aptidões físicas, como força, destreza e resistência, são necessárias também habilidades intelectuais, capacidade de decisão e paciência. É a única modalidade dos Jogos Pan-americanos em que atleta e animal formam um conjunto. E a importância de cada um é de tal forma dividida que o hipismo também é um dos poucos esportes em que homens e mulheres competem uns contra os outros.

A história da modalidade se confunde com a história da própria civilização, quando o homem começou a domesticar o cavalo e a usá-lo não só como meio de locomoção, mas uma fonte de lazer, por meio de adestramentos especiais, surgimento das primeiras competições equestres, entre outros. O desenvolvimento do esporte ocorreu durante o século XX, quando foram criadas as primeiras pistas com obstáculos, para a prática dos saltos. Desde então, estas competições tornaram-se bastante famosas mundialmente e têm sido praticadas até a atualidade.


Arte, lazer ou esporte? O hipismo como ARTE, revela a nós como o cavalo e o cavaleiro podem possuir um laço tão profundo, que nada é capaz de separá-los, e como o cavalo, um animal tão nobre, pode nutrir um sentimento de união, cumplicidade e até mesmo amor pelo seu dono, desde, é claro, que seja bem tratado! Já no hipismo como ESPORTE, é possível vermos a maestria e a proeza com a qual os obstáculos são saltados pelo cavalo e seu cavaleiro ou amazona, no caso, fruto de anos de treinamento, trabalho duro, dedicação, e acima de tudo: Amor pelos cavalos, este capaz de romper quaisquer barreiras de medo, insegurança e falta de determinação.

A partir do hipismo como uma forma de lazer, podemos perceber claramente como o homem e o animal podem interagir e relacionar-se em harmonia, na medida que ambos se respeitam, aprendendo um com o outro.


Cólica Equina: Como evitar? Como ela ocorre? Mitos & Verdades Perguntas

Respostas

1) Dar o concentrado antes ou logo após o trabalho favorece o aparecimento da cólica?

1) VERDADEIRA: Para que o animal possa fazer a digestão do concentrado, o afluxo sanguíneo deve ser mais intenso no estômago, só que, após o exercício, esse sangue é direcionado para os músculos, não para o estômago, o que dificulta a digestão.

2) O trabalho nas terças-feiras pode promover a cólica? 3) A mistura de comida velha com nova pode provocar cólica? 4) Estabelecer uma rotina de alimentação é importante para evitar a cólica? 5) A troca de alimentação repentina pode ocasionar cólica? 6) Quando o animal chega de viagem, ele não deve ser alimentado?

2) FALSA 3) VERDADEIRA: Caso o cavalo não coma a ração oferecida durante o período de uma hora e meia, ela deve ser descartada. 4) VERDADEIRA: Pois o cavalo é um animal que precisa de rotina para sentir-se confortável, nesta incluem-se horários de comida, higiene, água, trabalho etc. 5) VERDADEIRA: Sim, pois como um animal que gosta de rotina, a mudança na alimentação deve ser gradual. 6) FALSA


Publicidade Fazenda Holanda Interior de Boa Viagem (16km da sede - aprox 4hrs de viagem) 100 mil hectares 1 açude Casa principal da fazenda Curral com 250 cabeças de gado (fundação) Estábulos para 12 cavalos Espaço para lazer, com piscina Ambiente com potencial agrícola e agropecuário Presença abundante da natureza contato: (85) 88776 94874 email: fazenda.holanda@vendas.com

Clínica Happy Pet Clínica nova, localizada próx à Escola de Equitação Christus (Rua Rosa Cordeiro) Plantão veterinário 24hrs com ambulatório Raio X Fisioterapia Oferecemos também serviço de PetShop, como: Banho e tosas especiais Massagem e acumpuntura canina Hotel completo Venda e adoção de filhotes Venda de rações

Clínica Happy Pet onde a felicidade do seu animalzinho é garantida!


Selaria Calgary

Selaria australiana completa: Selas tradicionais e temáticas; Feitas com couro legítimo; Tamanho sob encomenda apenas; Passeio e trabalho. A tradição das selas australianas agora no Brasil! Venha conhecer nossas lojas e ofertas! Pelo site: calgaryselas.com.br telefone: (xx) 11243 7659


Revista Mundo do Cavalo