Page 1

PROJETO DE URBANISMO II

DESENVOLVIMENTO DO LOTEAMENTO BAIRRO RECREIO DAS ACÁCIAS – RIBEIRÃO PRETO

Arquitetura e Urbanismo 7º Semestre

Professora: Catherine D’andrea Bruna Banharelli Silva – 201502272296 Luana Machado de Assis – 201502109131


LOCALIZAÇÃO

PROPOSTA URBANA PARA RIBEIRÃO PRETO – SP Este trabalho é o resultado final do projeto desenvolvido durante o 7º período de 2018 da disciplina de Urbanismo II. Trata-se de um novo loteamento na área .... de Ribeirão Preto. A primeira etapa desse projeto consiste na caracterização, analise e diagnostico da área, com isso identificando as potencialidades e as deficiências da área em questão.

1/21


GLEBA

• Localizada no bairro recreio das acácias de ribeirão preto. • Macrozoneamento ambiental: ZUE: ZONA DE USO ESPECIAL • Macrozoneamento Urbanístico: ZUR- ZONA DE URBANIZAÇÃO RESTRITA • APP – AREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE/ 35% destinado a área verde e 5% destinado para área institucional . • A área possui no total 617mil ² com 93.800 de APP

2/21


MAPA DE USO DO SOLO A ocupação e o uso do solo, vimos que a maior parte dos lotes é residencial. Os lotes de comercio e prestação de serviços estão distribuídos entre os bairros City Ribeirão e Jardim São José. A Gleba com o novo loteamento fica localizada rente à uma grande Av. Dr. Célso Charuri, porém no seu entorno é rico nos quesitos esporte e lazer com varias chácaras que são usadas como aluguel para festas, partidas de futebol entre outras utilidades, como também posto de abastecimento localizado em frente a gleba, a gleba se concentra muitos condomínios, mas poucos comércios, apenas restaurantes. Os lotes em seu contorno onde são localizados os bairros Jardim São José e City Ribeirão, possuem mais lotes residenciais, com edifícios multifamiliares e alguns institucionais como igrejas e escolas.

3/21


MAPA DE HIERARQUIA VIÁRIA No entorno da gleba se encontra uma via arterial Avenida Célso Charuri, localizada entre os bairros City Ribeirão, Jardim São José e Manoel Pena, mesmo sendo uma grande avenida é perceptivo uma via onde não possui uma poluição sonora. Já no sentido oposto da gleba encontra-se a Rodovia Antônio Machado Sant'Anna - Parque Anhanguera com mais movimento e poluição sonora. Entre essas vias arteriais em frente à gleba identificamos uma via coletora, porém precária para os pedestres, via danificada com algumas partes sem a existência de calçadas o que dificulta os usuários que frequentam o bairro Recreio das Acácias.

4/21


OCUPAÇÃO DO SOLO

5/21


TIPOLOGIAS

6/21


DECLIVIDADE

7/21


DRENAGEM

8/21


EQUIPAMENTOS URBANOS

9/21


EQUIPAMENTOS URBANOS

10/21


MAPA SINTESE

11/21


PLANO DE MASSAS

12/21


PROJETO • Desenho urbano com maior regularidade nos lotes e harmonia • Priorização para o pedestre, com calçadas mais amplas e área de vegetação com parques incentivando o pedestre no intuito de andar a pé, admirando o paisagismo entre a urbanização. • Incentivo ao uso de bicicletas nas ciclo faixas acrescentadas no entorno de cada área verde da gleba • Mobilidade e acessibilidade urbana, aproveitamos a diretriz viária existente para criarmos uma rotatória, assim criando uma avenida que passasse por toda a gleba. • No entorno da rotatória concentramos mais a área verde e prédios multifamiliares localizados perto da APP e mais afastados dos lotes residenciais com o propósito de ambos tirar aquela poluição visual no entorno. • Em relação ao uso do solo, foi decidido centralizar os lotes comerciais voltados diretamente para a Avenida Dr. Célso Charuri, assim tendo uma acessibilidade mais fácil para as pessoas que vem de fora não for preciso entrar no loteamento.

13/21


PROJETO SETORIZAÇÃO

Residencias Comércio Área Verde- Total: 30.900m² Área Institucional- Total: 123.505m²

14/21


TIPOLOGIAS LOTES

15/21


INDICES URBANÍSTICOS

16/21


INDICES URBANÍSTICOS

17/21


CORTES - VIAS

18/21


PLANO DE MASSAS

Edifício Multifamiliar

Edifício Multifamiliar

19/21


PLANO DE MASSAS

Edifício Comercial

Edifício Unifamiliar

20/21

PROJETO DE URBANISMO II - ESTACIO UNISEB  

CADERNO DE URBANISMO - LOTEAMENTO

PROJETO DE URBANISMO II - ESTACIO UNISEB  

CADERNO DE URBANISMO - LOTEAMENTO

Advertisement