Issuu on Google+


 Achamos que é a área da engenharia voltada para o

desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo a normatização e o desenvolvimento sustentável.


 O Curso de Engenharia Química tem por objetivo formar profissionais de nível superior capazes de identificar problemas relevantes inerentes à Engenharia Química, avaliar diferentes posições frente a esses problemas, conduzir sua postura de modo consciente e atuar junto à sociedade, desempenhando satisfatoriamente suas atividades técnicas com competência e consciência de cidadania.  Uma das partes do curso é o ESTÁGIO É parte integrante e obrigatória do Currículo do Curso e visa proporcionar ao aluno vivências advindas do enfrentamento de situações reais das atividades profissionais, preparando o aluno para um desempenho competente nas diferentes áreas de atuação do Engenheiro Químico. Essa atividade de final de curso permite completar e sedimentar a formação do futuro engenheiro, quer no aspecto técnico-científico, quer no aspecto social e de relações humanas. O Estágio Supervisionado cria subsídios à revisão de currículo, programas e metodologia de ensino, possibilitando críticas e sugestões aos papéis desempenhados pelo Curso e pela Empresa, além de ampliar a credibilidade do Curso como agente formador, capaz de oferecer respostas a problemas específicos da Empresa Nacional.


 A Engenharia Química é o ramo da Engenharia ligado aos processos industriais em que diferentes matérias-primas são transformadas em produtos de maior interesse industrial. Essa transformação se dá em etapas, desde o tratamento da matéria prima ao processamento, separação e purificação dos produtos. O conjunto de todas as etapas constitui o processo. O projeto, construção e operação das plantas industriais para a fabricação dos produtos, bem como o desenvolvimento de novos processos e produtos são atribuições do Engenheiro Químico. 

A Engenharia Química ocupa uma posição privilegiada e de grande responsabilidade, em relação à abordagem e solução de problemas tecnológicos relevantes para a humanidade, direcionados a áreas vitais como água, alimentos, energia e ambiente, em que o esforço científico e tecnológico visa a obtenção de novas fontes e o desenvolvimento de processos econômicos de produção, purificação, geração, distribuição e preservação.


 Universidade Federal De Alagoas – UFAL  Universidade Federal Da Bahia – UFBA  Universidade Federal Do Ceará – UFC  Universidade Federal De Minas Gerais – UFMG  Instituto Militar De Engenharia – IME (Rio De

Janeiro.)


Venha para o maior jogo do mundo e mais jogado tambĂŠm. Estamos esperando por vocĂŞ.






Como ocorreu seu ingresso na área da Química? Cleber Wanderlei Liria: Em 1985, quando estava terminando o ensino médio, antigo colegial, detectei que gostava da área de exatas. Naquela ocasião a minha professora de química sugeriu que eu fizesse Engenharia Química. Confesso que pensei muito na possibilidade, pois não conhecia esta área da Engenharia. Naquela mesma época o meu irmão mais velho estava cursando Engenharia Civil e foi com ele que tirei algumas dúvidas e então cheguei a conclusão de fazer alguns vestibulares para este curso. Passei no primeiro vestibular e então comecei o curso de Engenharia Química em agosto de 1986. Qual a atribuição que é oferecida pelo curso? Cleber Wanderlei Liria: O curso de Engenharia Química possibilita que o profissional tenha todas as 16 atribuições oferecidas pelo Conselho Regional de Química (CRQ) e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Estas atribuições permitem que o engenheiro químico atue na linha de produção, no laboratório e também no projeto e montagem de uma Indústria Química. É importante destacar que a possibilidade de projetar e montar uma Indústria diferencia o engenheiro químico dos demais profissionais da Química. Qual é o principal objetivo do curso de Engenharia Química? Cleber Wanderlei Liria: O curso de Engenharia Química tem como principal missão a formação de um profissional com capacidade de raciocínio lógico aplicado aos conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia; projetar, conduzir e manter a operação de Indústrias Químicas; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia; identificar, formular e resolver problemas de Engenharia; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e/ou técnicas; comunicar–se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; atuar em equipes multidisciplinares; compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional; e avaliar o impacto das atividades da Engenharia Química no contexto social e ambiental.


 Nomes:Hiago Aragão(03),Bruno Maia(06),Rodrigo

Damasceno(36),Matheus Castro(33)  9ªSerie D Manhã  Assunto: Engenharia Química


Engenharia Química