Page 1

Informativo Mensal - Ano 03 N煤mero 29 Palmas-TO

Neg贸cios Cultura e Lazer


2


3


4


5


6


7


Mais um ano chega ao fim. Agradecemos a cada leitor que nos ajudou em mais um ano repleto de conquistas e alegrias. Foi pensando em você que preparamos uma edição pra lá de especial. Na Fama de dezembro, você vai encontrar várias matérias que vão te ajudar a não fazer feio nas festas de fim de ano. Como dicas de etiqueta, opções de presentes de natal, receita de panetone caseiro, ideias para fazer um natal sustentável e muito mais. E, se você já está planejando o roteiro de férias, não deixa de consultar o guia de resorts que fizemos. São opções variadas para quem quer desfrutar do lazer. A Revista Fama deseja a todos os nossos leitores um feliz natal e um próspero ano novo. Lembre-se que esta é uma época de solidariedade e união. As circunstâncias acabam colocando no seu caminho muitas oportunidades para ajudar pessoas que têm muito menos do que você. Sejam quais forem as suas crenças, saiba aproveitar estas oportunidades!

SUMÁRIO

24 página

54 página

PÁGINA VERDE NATAL SUSTENTÁVEL

NOSSA CAPA SOLANGE DUAILIBE

30

58

página

ETIQUETA FESTAS DE FIM DE ANO

38 página

saúde HIDROGINÁSTICA NA GRAVIDEZ

ANUNCIE NA FAMA Departamento de Vendas

Raquel Scarparo (63) 8119-2141 Hedner (63) 9236-2250

Faça parte da revista mandando sugestões de matéria, eventos. As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por anúncios confeccionados por terceiros.

página

MODA ACERTE NA COR DA ROUPA

80 página

turismo ROTEIRO DE FÉRIAS

Informativo Mensal de Distribuição Gratuita Diretor: Hedner Carlos Dep. Vendas: Raquel Scarparo Direção de Arte: Bruce Ambrósio Colaboradores: Fotos Capa: Zilma Guzmán Fotos Social: Cris Brida Ademir dos Anjos Jornalista: Karina Francis MTB 62032/SP Revisão: Oficina da Matemática Tiragem: 6.000 Exemplares revistafamapalmasto@gmail.com www.revistafamapalmas.com.br CNPJ: 10.822.800/0001-41

8


9


enise Martins Sucena Pires, 37, é uma mulher incansável. Mãe, esposa, advogada e sócia-proprietária da loja Morana Acessórios. Natural de Goiás, vive no Tocantins há 25 anos. Aqui, se formou em direito pela Fafich (atual Unirg). Casada com o advogado Alessandro Canedo, com quem tem um escritório de advocacia e um filho de 3 anos, Alessandro Filho. Consciente de suas qualidades, Denise é o tipo de mulher tranquila, generosa e inspiradora. Valoriza a família e gosta de hábitos simples, como jardinagem e culinária.

Criada em 2002, a Morana é referência quando o assunto é bijuterias de altíssima qualidade. Presente em 17 estados brasileiros, e em operação internacional com três unidades em Portugal e um showroom em Los Angeles, hoje, a marca está presente em mais de 170 lojas. O sucesso desse negócio está na união de forças com uma sócia muito especial, Georgianna Saad. Juntas elas fazem da Morana um sucesso. Atualmente a dupla é proprietária de duas lojas Morana, uma em Palmas e outra em Araguaína. E, em breve, Gurupi pode ganhar a terceira loja. Denise se destaca como exemplo, uma mulher que consegue ser uma espécie de “malabarista” ao bravamente conciliar a enorme responsabilidade do trabalho, casa e família. Confira a entrevista exclusiva: A ‘Morana Acessorios’ é uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil. O que te levou a investir nesse segmento? Para alcançar o sucesso, a Morana está sempre preocupada em oferecer qualidade aos seus clientes. Um dos atrativos da franquia é o mix de produtos que ela disponibiliza aos seus consumidores, graças à parceria que sua equipe de criação mantém com os mais diversos fornecedores nacionais e estrangeiros. Além disso, a rede Morana está sempre conectada com a mídia, lançando em primeira mão todas as suas novidades. Qualidade, diversidade, atendimento e modernidade são os pontos fortes e o diferencial da maior rede de acessórios femininos do Brasil. A mulher moderna precisa saber conciliar o tempo entre os negócios e a família. Como você consegue realizar isso sendo sócia-proprietária de duas lojas? Além de advogar e administrar as lojas de Palmas e Araguaína, não deixo de lado o cuidado com a casa e a atenção que o Alessandro e o Alessandro Filho precisam. Na verdade me desdo-

10

bro para não falhar como esposa e mãe, pois considero que a família é instituída por Deus e sem dúvida é a base de tudo, o bem mais valioso que temos. As mulheres com certeza conseguem compreender muito bem esta flexibilidade que só nós mulheres conseguimos desempenhar no dia a dia. Como você avalia o mercado de bijuterias e acessórios em Palmas e Araguaína? Como em qualquer negócio temos dificuldades naturais do mercado, mas o que torna o mercado de bijuterias e acessórios promissor são as mulheres bonitas e elegantes que temos no nosso Estado. Planos para 2012? Muitos são os planos para o ano de 2012, principalmente no que diz respeito à expansão da Morana com a abertura de uma nova loja em Gurupi e a continuidade da advocacia focada na área de família. No mais, que Deus continue resplandecendo sobre nós a luz do Seu rosto, porque em Cristo Jesus somos mais que vencedores.

Foto: Zilma Gusman

D

Entrevista


11


Entenda o

anticoncepcional em adesivo

O que é? Só há uma marca no mercado, a Evra. O adesivo é quadrado (4,5 x 4,5 cm) e tem os hormônios progesterona e estrógeno. Como age? Da mesma maneira que a pílula, com a diferença de que entra direto na corrente sanguínea. Como usar? Deve ser colado na pele (costas, barriga, bumbum) - o que o faz ficar à vista. Troque semanalmente, por três semanas, e pare por sete dias para a vinda da menstruação. Desvantagens Tem os mesmos efeitos colaterais da pílula (dores de cabeça, inchaço e alterações no humor) e pode provocar alergia onde foi colado. Benefício Por entrar na corrente sanguínea, não causa náuseas.

12


13 agencia fama


mercatto

AtĂ­lio

Nuir Junior e Rosimeire

Thayga e Neto

Luana, Caroline e Aline

Joana e SalomĂŁo

Roberta e Paulo

Elisabethe e Ruben

agencia fama

Mariana e Eduardo

14


Fotos: Cris Brida

Madalena e Aliomar Gama

Márcio e Paulo

Wagner Vilela ,Valquíria e Ricardo

Hilton e Evely

Thyago

Mônica

Valquíria, Ricardo, Dra. Telma e Nuir

Ana Carla, Marcos e Victor Bernardes

15


16


17


Revista fama | tá na mesa

Panetone Caseiro Ingredientes 1 kg de farinha de trigo peneirada 3 ovos (grandes) 1 copo americano de açúcar 1 pitada de sal (se a margarina for sem sal) 2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina) 250 ml de leite morno 50 g de fermento biológico (padaria) 300 g de frutas cristalizadas (ou cubos de chocolate) 250 g de uvas passas (de preferencia sem sementes) 20 ml de essência de panetone (opicional) Raspas de 1 limão Preparo

agencia fama

Coloque no liquidificador os ovos, o açúcar, a manteiga (mar-

garina), o leite, o fermento e a essência, bata bem (aproximadamente 30 segundos). Em um recipiente grande, coloque a farinha peneirada, abra um furo no centro da mesma, acrescente os ingredientes batidos. Amasse bem até soltar das mãos, se preciso, coloque um pouco mais de farinha, mas cuidado, a massa não deve ficar muito dura. Depois, coloque os demais ingredientes (frutas, uvas passas e raspas do limão). Distribua em formas tipo pudim com furo no centro, untadas com margarina, até a metade da assadeira, pois cresce bastante. Deixe crescer até dobrar de volume, faça um corte em X em cima da massa, pincele gemas batidas, e coloque para assar até dourar.

18


19 agencia fama


O Natal ĂŠ bonito, mas pode ser lindo.

20


Compre em até 6 vezes sem juros ou em 10 vezes com o cartão de crédito O Boticário.

www.oboticario.com.br Para parcelamentos a partir de 7 vezes, incidirão juros. 21


Revista fama | dicas

Diga adeus aos

pêlos encravados Nem o biquíni mais bonito nem o bronzeado dourado disfarçam uma pele cheia daquelas bolinhas pós-depilação provocadas por pêlos encravados. Aprenda alguns truques para acabar com esse incômodo: Não use hidratante no local no primeiro dia da depilação (pode entupir os poros, que estão abertos por causa da depilação). Também no primeiro dia, lave o local com água gelada para fechar os poros. Não esprema as bolinhas. Duas a três vezes por semana, massageie a região com esfoliante em movimentos circulares. Dica de esfoliante caseiro: misture a mesma quantidade de açúcar com a de óleo de amêndoa.

agencia fama

Fonte: Saúde

22


agencia fama

OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA NO CAVALO

Foto e apoio: Rancho Diamante Modelo: Thalyson

Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilibrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto-estima. Nesta atividade, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.

A prática da equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos: •Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; •Seqüelas de traumas e cirurgias; •Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; •Distúrbios de aprendizagem e linguagem; •Autista •Outros.

EQUOTERAPIA, EM BREVE NA A EQUILIBRIO FISIOTERAPIA

Dra. Prycilla Eleuterio de Oliveira Fisioterapeuta- Oncologia - Neurologia CREFITO 12-116.037F (63) 8465-7366\9253-3329 Graduada em Fisioterapia pelo CEULP\ULBRA Pós-graduada em Neurologia CEAFi\GO Pós-graduanda em Oncológia CEAFi\GO Especializada em Equoterapia ANDE-BRASIL\DF Especializada em BAD RAGAZ pela Fundação Internacional do Método dos Anéis Bad Ragaz- BRRM Foundation Linfoterapeuta - Curso Dra Angela Marx

63 3228.6060

Espaço Médico Empresarial, 6° andar, Sala 604 - Palmas-TO

63 3224.1563

104 norte NE 03 NR.20 Plano diretor norte

23

Fonte: (ANDE-BRASIL - Associação Nacional de Equoterapia)

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.


Revista fama | página verde

Natal Sustentável

Não precisa deixar de dar presentes ao seu filho, nem de preparar uma festa gostosa. Mas é possível, sim, minimizar alguns gastos, evitar o desperdício e, ainda, preservar o meio ambiente. Veja algumas dicas que preparamos para ajudá-lo nessa tarefa. Decoração

Cardápio

- Escolha uma árvore com raiz para replantar. Assim, você vai utilizá-la novamente no próximo ano. Evite árvores artificiais, que geralmente são feitas à base de plástico ou vinil, derivados do petróleo. Geralmente, elas contêm chumbo, o que significa um gasto significativo de energia na sua produção e um potencial foco de poluição. - Reaproveite os enfeites de Natal antigos e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos de materiais recicláveis. Valorize uma cooperativa de artesanato, adquirindo um presépio artesanal, com peças de cerâmica, madeira, tecido, fibras etc. - Restrinja as luzes à árvore de Natal, e dê preferência para lâmpadas de baixo consumo. Não esqueça, também, de apagá-las antes de dormir. Os outros ambientes podem ganhar uma iluminação com velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e arroz (alternativa à parafina, derivada do petróleo).

- As famílias brasileiras desperdiçam, em média, de 20% a 30% dos alimentos que compram. Para evitar desperdícios, planeje antes e compre apenas os alimentos que for usar. - Junte todo o óleo de cozinha utilizado na preparação dos alimentos. Depois de frio, coloque esse óleo em uma garrafa pet e leve para reciclagem. Se jogá-lo no ralo, você contribui para a poluição dos rios. Embalagens de Presentes - Para as crianças, uma boa ideia é colocar todos os produtos, etiquetados com o nome do presenteado, em uma grande caixa de papelão fechada com uma fita. - Reúna sua família para arrecadar roupas, acessórios, sapatos e alimentos, e doe para instituições de crianças carentes.

24


25


26


27


Que tal assistir às Olimpíadas de Londres em uma resolução 16x melhor que a Full HD atual?

Tecnologia Super Hi-Vision é capaz de transmitir eventos em 7680 x 4320 pixels e estará em testes durantes as Olimpíadas. Enquanto muitos de nós ainda nos encantamos com as transmissões em Full HD (ou 1080p), produtores de televisão já sonham com maneiras de tornar a imagem ainda mais parecida com a vida real. E para termos ideia do que está por vir, a BBC e a NHK estão planejando instalar transmissões públicas das Olimpíadas de Londres em cidades selecionadas dos Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Essa transmissão será feita em uma nova tecnologia chamada de Super Hi-Vision (SHV), que oferece 16 vezes mais detalhes do que uma transmissão em Full HD atual. Hoje, o padrão é de 1920 x 1080 pixels, mas a SHV chega para acabar com a concorrência, oferecendo imagens com uma resolução absurda de 7680 x 4320 pixels, equivalente a 33 megapixels. Em adição a isso, o sistema também oferece som surround com 22.2 canais de áudio (total de 24). Esse sistema seria capaz de criar um ambiente 3D perfeito, reproduzindo até 1000 fontes sonoras ao mesmo tempo. A SHV ainda não tem previsão de chegada ao consumidor (mas, segundo a NHK, não deve ocorrer antes de 2020), mas as pessoas que estiverem nas cidades selecionadas (como Washington e Tóquio) durante as Olimpíadas em 2012 poderão experimentar como será a transmissão do futuro, com telões de 15 metros de largura.

28


29


Festas de final do ano Chegando na festa - É de bom tom levar um presente para o anfitrião, afinal, ele abriu as portas de sua casa para você em uma ocasião tão íntima. Para não errar, leve algo neutro, como se estivesse escolhendo um presente de amigo-secreto. Se optar por flores, leve-as em um vaso, para que durem mais que uma noite e sejam, de fato, um presente sem cara de mimo escolhido no último minuto. - Antes de ir para o local, certifique-se de qual horário foi marcado, e saiba se é preciso levar algo. Provavelmente o anfitrião já terá a mesa preparada, mas levar uma especialidade caseira pode agradar bastante. Se conhecer o gosto do anfitrião, pode também levar vinho ou outra bebida alcoólica de sua preferência. Na mesa - Não fuce a travessa para pegar o melhor pedaço ou apalpe as frutas para escolher uma para comer; - Nunca corte com a faca as saladas e as massas; - Não palite os dentes em público. Os palitos foram substituídos pelo fio dental; essa atividade deve ser exercida na intimidade de um banheiro. Hóspede - Se estiver hospedado na casa de alguém não muito íntimo, dê uma olhada para ver se há cinzeiros à vista. Se não houver, não fume! - Trate a casa do anfitrião como se estivesse em um palácio e lembre-se que as pessoas que trabalham na casa não são seus empregados. Se você é o anfitrião Faça a lista de convidados com antecedência, para que as comidas e bebidas sejam compradas na medida certa. Procure saber se algum convidado possui restrições alimentares, como vegetarianismo ou alergias. Caso haja alguém que se encaixe nesta exceção, tenha em mente a restrição na hora de montar o cardápio, para que ninguém passe fome. Mantenha a casa bem arrumada e preparada pelo menos uma hora antes da chegada dos convidados, com as bebidas no gelo e os pratos prontos. Lembre-se que certos pratos natalinos demoram horas para serem preparados, portanto, devem ser feitos com bastante antecedência.

Fonte: Glória Kalil (ALô Chics! Ediouro)

30


31


Gerente da Unidade Sicredi de Palmas Marcos Benetti e Coord. Adm. Financeiro Vanessa Machado realizam a entrega da Motocicleta da Campanha Força Premiada ao Associado Francisco Carlos

Carne no prato, diabete à vista! De uns tempos pra cá, a carne vermelha é vista com desconfiança. E o pé atrás é compreensível: estudos recentes indicam que abusar no consumo aumenta o risco de ter doenças cardiovasculares e certos tipos de tumores. Agora, uma ampla pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, traz à tona uma nova e perigosa relação. Depois de acompanhar mais de 200 mil pessoas por quase 20 anos, os cientistas concluíram que comer 100 gramas de carne vermelha por dia, o equivalente a um bife, oferece um risco 19% maior de desenvolver diabete do tipo 2. Para aqueles que preferem abocanhar 50 gramas de embutidos, como uma salsicha ou dois pedaços de bacon, a história é mais desanimadora, já que o risco sobe para 51%. “Uma das hipóteses para explicar o perigo representado pela carne vermelha é a presença de ferro do tipo heme. Ao que tudo indica, doses elevadas do mineral causam resistência à insulina”, conta An Pan, líder da pesquisa. Trocando em miúdos: quando o famoso hormônio que transporta a glicose para dentro das células tem dificuldade para exercer sua tarefa, o sangue fica lotado de açúcar e, com isso, o diabete dá as caras. No caso das versões processadas, há um agravante: elas são munidas de conservantes como nitratos e sal. An Pan explica: “Os nitratos são convertidos em nitrosaminas, substâncias consideradas tóxicas para as células beta do pâncreas, responsáveis por fabricar a insulina. Já o exagero no sódio do sal está associado à resistência ao hormônio”.

Mesmo que os resultados não sejam conclusivos, o endocrinologista Airton Golbert, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, acredita que o trabalho merece atenção. “Diminuir o consumo de carne já era sugerido para evitar problemas cardíacos. Esse dado inédito, que é o elo com o diabete, deve nos levar a pensar mais uma vez nessa redução”, afirma. A nutricionista Semíramis Domene, professora da Universidade Federal de São Paulo, na Baixada Santista, corrobora o conselho: “Ninguém precisa tirar a carne bovina da dieta, até porque o ferro heme é o mais bem aproveitado pelo corpo. Mas sua ingestão pode ficar restrita a duas ou três vezes na semana, sendo que a porção deve ter o tamanho de uma carta de baralho”.

Fonte: Saúde

32


33


Use ampolas de tratamento antes do condicionador Você conhece o ativo ideal presente nas ampolas de tratamento? Veja os diferentes tipos e saiba qual é o mais indicado para seus fios! Ceramidas Elas são um tipo de lipídio (gordura) que mantêm os fios lubrificados. “Esse ativo também alinha a cutícula do cabelo, o que traz muito mais brilho às madeixas, além de tirar o frizz e o volume”, diz a cosmetóloga Nancy Viveiros. Queratina É a proteína que compõe a estrutura dos fios. Na ampola, reconstrói o cabelo danificado por agressões diárias, como exposição ao sol, uso de chapinha e secador ou aplicação excessiva de química. Semi de lino Em italiano. Significa semente de linho. ideal para fios coloridos, já que a substância forma um filme ao redor do cabelo, impedindo que o pigmento da cor saia. Resultado? A tintura dura muito mais. Além disso, tem ação antioxidante, que evita a degradação do cabelo ao protegê-lo contra a formação dos radicais livres, processo desencadeado, por exemplo, pela ação extensiva do sol. Óleo de karité Com alto efeito hidratante, é especialmente indicado para cabelo muito ressecado. Atua ainda como um filtro solar natural, protegendo as madeixas contra os raios UV do sol, que podem danificá-las. Colágeno Proteína capaz de recuperar a elasticidade dos fios. “Devolve a força e vitalidade às madeixas, além de ter um bom poder de hidratação”, explica Celso Martins Junior, diretor da Sociedade Brasileira de Cosmetologia.

34


35


1- MAIS DE UMA PESSOA ENTRARAM NO CINEMA O verbo deve concordar com o numeral: Mais de uma pessoa entrou no cinema. Mais de duas pessoas ganharam na cena. 2- DEU SUA PALAVRA DE HONRA QUE VOLTARIA Quem dá palavra de honra, dá palavra de honra em alguma coisa: Deu sua palavra de honra em que voltaria. 3- VIR DE A PÉ OU VIR A PÉ? O que convém é vir a pé: O aluno foi a pé à escola. 4- PRESTE ATENÇÃO NO QUE VOU DIZER Devemos prestar atenção ao que se vai dizer, pois atenção se usa a preposição a ou para: Prestem atenção ao que pedimos. 5- EU SÔO BASTANTE, MAS ELA SOA MAIS QUE EU O que soa é sino, campainha. As pessoas suam: por: Oficina da Matemática

agencia fama

O atleta suou durante a corrida

36


37


Hidroginástica

na gravidez Exercício físico? Só se for debaixo d’água, para amenizar o calor e manter a boa forma. Para as gestantes, a hidroginástica traz enormes benefícios. Quer a prova? Fortalece a musculatura, sem expor as articulações da mulher, que ficam mais vulneráveis nessa fase; •

Aumento da força e resistência;

Melhora da condição cardio-respiratória;

• Como a resistência no meio líquido é maior do que a do ar, a gestante terá um gasto calórico mais elevado, o que é muito importante para o controle do seu ganho de peso; •

Estimula o funcionamento dos rins e diminui o inchaço;

• Tem um efeito relaxante sobre a musculatura e, somado a exercícios adequados, diminui as dores nas costas e nos membros inferiores, principalmente nos pés; • Os exercícios estimulam ainda a produção da endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e bom humor; • Na hora do parto, uma mulher bem condicionada terá mais chances de sucesso do que uma não condicionada para enfrentar o esforço físico, mesmo em caso de cesariana. Além disso, a recuperação pós-parto é muito mais rápida e eficiente. Sob medida para a grávida

agencia fama

Qualquer exercício para gestantes, precisa das devidas adaptações. Isso inclui desde a simples caminhada até a hidroginástica ou mesmo a natação. Tudo deve ser avaliado e feito dentro de padrões de segurança para mãe e bebê. Por isso, é fundamental procurar um profissional especializado.

Fonte: Mdemulher

38


39


40 agencia fama


41


42 agencia fama


43

agencia fama


A noite de festa da debutante Ana Carolina Monteiro, aconteceu no ultimo dia 14 no Musical Bar e Chopperia em grande estilo. Os pais Fabio Monteiro e Glenda Machado recepcionaram os convidados.O glamour e a produção do evento ficaram por conta da Musical Bar e Chopperia, Tecmídia, Casa Doce, Cagliari, Rondinelli Ribeiro, Jap Video, Odinaldo Costa, Cerimonial Estilo Clássico e Prof. de Dança Jefferson.

44


45

FOTOS: JALDENIR LEANDRO & RONDINELLI RIBEIRO


Como não ficar louca

quando chega

o fim do ano Organizar as tarefas é o melhor remédio para acabar com a loucura do fim do ano. Saiba como!

Assim que chega o mês de novembro começa a correria para conseguir dar conta de tudo o que precisa ser feito. Trânsito, lista de presentes, ceia de natal, viagem de férias, reformas na casa... São tantas tarefas que precisam ser administradas ao mesmo tempo que não é incomum as pessoas ficarem doentes, nervosas e até mesmo desesperadas e ansiosas por se sentirem impotentes. Para te ajudar, veja abaixo como organizar as tarefas e diminuir a sua ansiedade e estresse! Trânsito Com o aumento do número de carros pelas ruas e de pessoas circulando por shoppings e lojas de rua, é normal que o trânsito enlouqueça qualquer um. Considere rotas alternativas e transporte coletivo. Mantenha a calma, porque é algo com que não se pode lutar quando chega esta época do ano. Filhos em casa Com a chegada das férias escolares, as crianças ficam à solta dentro de casa ansiosas para gastar energia. Aproveite as horas extras e arrisque um passeio cultural por um museu ou parque. Lembra daquele clube gratuito que tem piscina? Faça uma carteirinha! Sentar num banco e bater um papo também é uma ótima pedida. Presentes Vá ao shopping com objetivos definidos para não perder tempo. Faça uma lista de quem vai ganhar presente ou lembrancinha e estabeleça margens de preço de acordo com o seu orçamento. Não deixe para fazer as compras exatamente nos horários em que os shoppings ficam lotados com gente apertada nos corredores e sem lugar onde parar o carro no estacionamento. E olho no cartão de crédito!

46

Reforma e arrumação da casa Muita gente aproveita uma parte do 13º salário para dar um tapinha na casa, trocar o piso da cozinha, pintar as paredes e até se arriscar naquela reforma do banheiro. Para evitar a dor de cabeça que sempre aparece na hora do quebra-quebra, tente combinar com o funcionário contratado para executar o serviço um prazo aproximado de duração da obra e um orçamento por escrito. Como na maior parte das vezes o prazo e o valor mudam, é importante ter um documento por escrito para amenizar a sua preocupação. Ceia de Natal Como cada família tem um hábito, primeiro descubra como será a sua celebração de Natal e Ano Novo. A ceia vai acontecer na sua casa? Na casa de parentes? Se for na sua residência, tenha certeza de que todos os convidados poderão se acomodar confortavelmente. Se você tem apenas seis cadeiras e 20 convidados, desista. A sua casa não é o melhor lugar e a festa pode se transformar em um pesadelo. Assim que o local da festa for definido, crie o cardápio ou descubra onde pode encomendar algo pronto. Programe a ida ao supermercado com antecedência e dê preferência para os horários mais tranquilos.


47


48


49

agencia fama


50


51


Ana luísa e Larissa Matos

Ana Clara e Danielle Vitorino

Sílvia e Rogério

Graziela e Gabriela

Thiago e Mara

Gabriela e Diogo

Amanda e Marcos

Dra. Andreza Rosa, Genival Negre, Dr. Adelmo Negre

agencia fama

Patrícia, Bruna e Valtenir

Gabriela Novais e Ana Clara

52


Fotos: Cris Brida

Gustavo e Ivanete

Duda e Mell

Camila e Carol

Anne e Duda

Taynne, Hugo e Prycylla

Fabiano, Ana Paula e Ă?talo

Romulo, Juliana, Francine e Gabriel

TarcĂ­sio, Alexssandra e Hugo

agencia fama

Gracielle e Bolivar

53


NossaCapa A Deputada Estadual e Primeira Dama de Palmas, Solange Duailibe (PT), concebe e faz política como a arte do bem comum. Assim, sua trajetória, que se iniciou ainda quando adolescente, em Araguaçu (TO), é marcada por ações práticas para a construção de uma sociedade mais educada, igualitária, justa e fraterna. No exercício do seu terceiro mandato de Deputada Estadual do Povo Tocantinense, Solange Duailibe é Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto; da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e integrante das comissões de Segurança Pública e da Mulher. Formada em Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins, Solange Duailibe é também fundadora e presidente de honra da Organização Não Governamental (ONG) SOL & ANJOS que reabilita e educa, anualmente, mais de 500 crianças carentes de Palmas , através da cultura, artes plásticas e música. Mulher inteligente, dinâmica e politizada, Solange Duailibe foi Presidente do Diretório Metropolitano do Partido dos Trabalhadores (PT), agremiação que ela ajudou a estruturar e a fortalecer em Palmas e que se transformou em uma base sólida de apoio à classe trabalhadora. Parlamentar oposicionista, Solange Duailibe luta pela sua missão de melhorar a qualidade de vida do povo tocantinense. Suas ações e projetos são voltados para melhorar o atendimento em saúde, educação, habitação, qualificação profissional e sobretudo, garantir uma vida mais digna para as mulheres e para as crianças. Dona de uma personalidade sensível e solidária, Solange Duailibe é casada com o Prefeito de Palmas, Raul Filho, e é mãe de três filhos: Athena, Gêneve e Raul Neto, aos quais, ensina desde o nascimento, o amor e o respeito a Deus e ao próximo.

54


FICHA TÉCNICA:

Capa: Solange Duailibe Fotos: Zilma Guzmán Local: Residência Solange Duailibe Looks, acessórios e calçados: Acervo Pessoal

55


56


57


Réveillon Revista fama | moda

acerte na cor da roupa

No réveillon, que tal fugir do tradicional branco e ousar uma cor diferente? Segundo a crença popular, o tom da roupa usada na hora da virada influencia as perspectivas do ano novo que chega. No momento da passagem, o que se deseja é receber boas vibrações e renovar as energias para os próximos 12 meses.

O ABC das cores Branca Uma tradição herdada das religiões africanas, é a cor mais usada no Brasil no réveillon. Simboliza paz, pureza, ordem e simplicidade. Perfeita para quem quer esquecer o passado e recomeçar. Amarela Associada à prosperidade, mas também à fecundidade e à abundância de fatos positivos durante o novo ano. Estimula a ação, a inteligência, as realizações, os estudos e a vivacidade. Vermelha A cor da paixão. Da coragem e força. Quente e estimulante. Age sobre o ânimo e o desejo sexual. Rosa Delicada, a cor sugere feminilidade e afeição. Uma calcinha rosa, por exemplo, garante romance para quem quer encontrar um amor. Simboliza reconciliação, renovação e transformação. Laranja Estimulante, contagiante, alegre e quente. Perfeita para um ano cheio de sorte e prosperidade em parcerias e acordos. Desperta sensibilidade, autoconfiança, intuição e ternura. Verde A cor da esperança, resistência e perseverança, tem efeito calmante. Traz harmonia e equilíbrio. Boa para a saúde e a fertilidade. Indicada em casos de depressão, falta de memória e motivação. Azul Relacionado à tranquilidade, amizade, saúde, equilíbrio e lado espiritua. Para quem quer um ano com segurança e sabedoria. Marrom Uma cor densa, sólida, perfeita para quem quer passar a sensação de segurança e confiança para outras pessoas. Por isso mesmo, favorece questões profissionais, materiais, concentração e paciência. Lilás Representa a reenergização e o renascimento. Ideal para quem deseja recarregar as baterias para o novo ano. Estimula a saúde física e espiritual. Cor do sonho, dos desejos e dos perfeccionistas. Preta O tom sóbrio indica o silêncio. Quando brilhante, sugere nobreza e elegância. Espanta o mau-olhado, remove obstáculos, experiências negativas e emoções não desejadas. Uma vantagem a mais: emagrece.

58


dumond.com.br

CELEBRE EM GRANDE ESTILO. Capim Dourado Shopping Tel.: 63 3213.3322

59


Cuidando das unhas

de forma correta

Unhas bem tratadas demonstram amor-próprio. A dermatologista Luciana Godoi afirma que, para ter unhas saudáveis, o certo é começar pelo prato. “Comer com equilíbrio é fundamental, porque a falta de nutrientes pode deixá-las quebradiças”, diz a especialista.

Veja as dicas para manter as unhas fortes e bonitas Cuide da alimentação

Inclua no prato carnes, leite e derivados, alimentos que fortalecem as unhas. Evite umidade

Após o banho, enxugue bem as mãos e os pés, prevenindo o aparecimento de micoses. Não tire toda a cutícula

lactato de amônio, d-pantenol e silicone. Use luvas nas tarefas domésticas

Produtos de limpeza acabam com as unhas. Um par de luvas de borracha resolve isso. Corte em formato quadrado

Ela funciona como proteção e impede a infecção por fungos e bactérias. Nada de tirar bife!

Cortando-as retas e quadradas, você evita o encravamento.

Use escova para retirar sujeiras

Alicate, lixa, palito e tesoura não devem ser compartilhados.

Ao lavar as mãos, escove debaixo das unhas. Evite o uso de palitos, eles podem machucar a região. Evite o ressecamento

Use hidratantes à base de ureia,

60

Tenha seu material

Não roer é o ideal

Não desconte sua ansiedade nas unhas, esse hábito favorece infecções.


61


Atitudes para não perder a memória A americana Jill Price, 45 anos, não é uma pessoa comum. Assim como um super-herói, ela nasceu com uma habilidade mais do que especial: a de se lembrar de tudo que acontece na sua vida desde que tinha 14 anos. E, quando diz que se recorda de todos os fatos, ela está falando desde o que comeu durante o café da manhã, passando pelas principais manchetes do dia, até chegar às pessoas com quem conversou antes de dormir. Quem pensa que Jill gosta desse seu poder fora do normal está redondamente enganado: ela nunca teve o direito de se esquecer das brigas e dos erros que cometeu. Depois de algum tempo convivendo com esse problema, resolveu procurar especialistas da Universidade da Califórnia, que, deparando-se com uma doença totalmente inédita, começaram a estudá-la e batizaram- na de síndrome hipertiméstica. Esse é um lado muito raro da moeda. A outra face, essa sim bem conhecida, são as falhas na memória, ou aqueles momentos em que você simplesmente não se lembra mais de uma informação que procura em seu arquivo cerebral. E, quando a idade avança, esses brancos se tornam mais frequentes. Porém, pesquisas recentes conseguem encontrar maneiras de proteger as recordações e atrasar os famosos lapsos que acontecem vez ou outra - ou até mesmo acabar com eles. Para preveni-los, é preciso começar bem cedo: quanto antes a gente adotar essas dicas, maiores são as chances de escapar desse perrengue.

e faz com que o praticante adote um estilo de vida mais saudável Parar de fumar Entre outros distúrbios, o tabaco também pode afetar a forma como guardamos os fatos. Quem fuma fica mais suscetível a desenvolver problemas no sistema circulatório, como a aterosclerose. Nessa doença, as artérias sofrem uma inflamação e, com isso, placas de gordura grudam em suas paredes. Com o andar da carruagem, elas se calcificam, diminuindo o calibre dos vasos. Dessa forma, o cérebro recebe menos sangue e uma menor quantidade de oxigênio e nutrientes. O coitado, então, pena para desempenhar suas funções, como a de lembrar. Perder ou manter o peso Para aqueles que estão com as medidas ideais, ficar de bem com a balança é a pedida certa. Já para as pessoas que estão exagerando à mesa, maneirar na comida também pode melhorar, em longo prazo, a sua capacidade de não esquecer. Fugir da depressão

Malhar O exercício tem um impacto positivo incontestável no nosso organismo. E, para nossa capacidade de recordar continuar a toda, ele é mais do que um aliado. Principalmente porque tem uma ação direta no nosso grande HD. Andar, correr, pedalar ou nadar também contribui para diminuir riscos cardiovasculares

A tristeza que não tem hora nem dia para chegar ao fim acelera o apagão mental. Além disso, hormônios como serotonina e noradrelina, envolvidos na química do lembrar, deixam de atuar como deveriam. Por fim, a importância que o depressivo dá ao esquecimento pode piorar ainda mais o panorama. Fonte: Saúde

62


63 agencia fama


Revista fama | dicas

A era dos chicletes saudáveis Foi-se o tempo em que o chiclete, famoso por botar a boca em contínuo movimento, merecia a condenação absoluta dos pais, professores e dentistas. Depois que o açúcar começou a ser retirado de algumas marcas, sua condição de ameaça à arcada dentária passou a ser revista pela ciência. As novas versões desprovidas do ingrediente não só evitam alimentar a bactéria da cárie como contribuem para a proteção natural dos dentes. Nos últimos anos, já chegaram ao mercado até produtos enriquecidos com uma substância que fortifica esse escudo bucal. Muita calma, porém, antes de mascar qualquer chiclete com a pretensão de conservar o sorriso. Aqueles com açúcar que ainda imperam nas prateleiras - continuam um perigo para a dentição se consumidos em excesso e aliados à falta da dupla: escova e fio dental. Dado o aviso, podemos saborear o poder preventivo das gomas sem açúcar. “Elas estimulam a produção de saliva, líquido que tem um papel muito importante do controle da cárie”, diz o dentista Jaime Cury, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, no interior paulista. “Quando comemos, o pH da boca fica ácido e, para compensar esse desequilíbrio, o esmalte dentário perde minerais como cálcio e fosfato para o meio bucal”, explica o dentista Marcelo Bönecker, da Universidade de São Paulo. O dente fica, então, mais suscetível a ataques bacterianos. No entanto, quando se mastiga uma goma livre de açúcar, um bom bocado de saliva vem à tona e, nesse caso, o líquido contém moléculas de cálcio e fosfato de sobra. “Os estudos mostram que, com esse fluxo elevado, a dentição deixa de ceder minerais, e isso ajuda a prevenir cáries”, diz Bönecker. Se mascamos um chiclete após a refeição, porém, a saliva recém-fabricada é mais rica em minerais, banha os dentes com doses de cálcio e fosfato. “Assim, além de promover uma autolimpeza da cavidade bucal, esse líquido exerce um papel mais reparador no esmalte”, assinala Cury. Recentemente, desembarcaram no mercado brasileiro chicletes sem açúcar e reforçados com uma substância chamada recaldent. “Trata-se de um suplemento à base de cálcio e fosfato que aumenta o poder de remineralização da goma”, explica Cury. Esse incremento à prevenção de cáries só tem um senão: como ele é feito de um

Fonte: Saúde

64

derivado do leite. Há suspeitas de que possa ser mal recebido por pessoas com intolerância ou alergia a laticínios. Mas, mesmo que o produto zero açúcar não tenha esse ingrediente extra, ele desempenha uma tarefa importante no quesito faxina. “A goma pode se grudar aos restos de alimentos e ajudar a eliminá-los dos dentes”, diz Bönecker. Apesar de tanto benefício, temos que recordar que os chicletes não substituem a escovação nem desalojam cáries já instaladas. O ideal, portanto, é que o mascar ocorra imediatamente após o fim da refeição ou, por exemplo, depois de um doce no meio da tarde. No entanto, sempre que houver condições, vale a pena fazer a higiene com a escova, a pasta e o fio - nenhum chiclete sugar free é páreo para a ação conjunta das cerdas com o flúor.


Revista fama | saúde

Alimentos anticelulite

bum e culotes. Tão importante quanto diminuir a porção desses itens é pensar no contra-ataque consumindo alimentos com ação anti-inflamatória. “É o caso do abacaxi, aipo (ou salsão), arroz integral, salmão, iogurte natural desnatado, da aveia, berinjela, cebola, linhaça, alga e maçã”, diz Liliane. Aumente também o consumo de água e chás (verde, cavalinha, abacateiro) para dizer adeus à vilã da pele lisa.

CAPIM DOURADO SHOPPING Tel.: 63 3215.6217

Exercício e drenagem linfática dão uma boa amenizada na celulite - pesadelo que assombra nove entre dez mulheres. Mas esses cuidados podem ser em vão se você exagerar nas massas, doces e outros carboidratos refinados. “Eles estimulam a produção do hormônio insulina, que, em excesso, deixa as células inflamadas”, explica a médica ortomolecular e nutróloga Liliane Oppermann, de São Paulo. Resultado: furinhos nas coxas, bum-

65


dica drª josenylda barros - médica oftamologista

Teste do Olhinho (Exame do reflexo vermelho)

É

um exame de grande importância na detecção de graves patologias oculares, de rápida realização e totalmente indolor, onde o oftalmologista avalia o reflexo vermelho- alaranjado da retina com o oftalmoscópio direto. O exame detecta doenças como a catarata congênita, retinoblastoma, persistência de vítreo primário hiperplásico, e outras doenças que ocasionam leucocoria (reflexo ocular esbranquiçado). A catarata congênita apresenta uma freqüência de 0.4 % dos nascidos vivos, não sendo um problema infrequente. Já o retinoblastoma, ocorre em cerca de 1 a cada 20 mil nascidos vivos e trata-se de um tumor maligno agressivo, que se não tratado rapidamente além de levar a perda da visão pode comprometer a vida do bebê. O exame deve ser realizado nos primeiros dias de vida do recém nascido, pois quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, menor será o prejuízo ao desenvolvimento visual da criança.

Reflexo vermelho normal olho direito e alterado olho esquerdo

Reflexo normal em olho esquerdo e alterado em olho direito josenyldabarros@hotmail.com

66


67


Vai viajar e ficará alguns dias sem acesso à internet, mas não quer deixar o blog parado? É possível agendar a publicação dos posts no Tumblr. Na página de publicação de conteúdo, abra a lista de opções em Publish Now, no lado direito, e escolha Publish On. No campo Publish Time, escreva a data desejada no formato americano, ou seja, mês/dia/ano. O Tumblr também permite que você produza uma nova postagem e a deixe como rascunho até que decida pela publicação. Nesse caso, em Publish On, escolha a opção Save As a Draft.

Fonte: Info online

68


69


Revista fama | tecnologia

Google paga US$ 26,5 mil por falhas descobertas no Chrome

A Google pagou 26,5 mil dólares a pesquisadores de segurança por encontrarem 18 vulnerabilidades em seu navegador, o Chrome. O valor representa um recorde para a empresa. As falhas foram corrigidas na 15ª versão do browser, liberada no final do mês de outubro. A principal mudança está na interface da nova aba, que passa a exibir em telas distintas as páginas mais visitadas e os aplicativos instalados. Eles, por sinal, são facilmente ocultados quando levados à barra inferior do software.

agencia fama

Fonte: Computer Word

70


71


agencia fama

show eduardo costa

72


Fotos: Ademir dos Anjos

73


Revista fama | faz bem saber

Na hora de pensar em sair do Brasil, além de cotar preços e decidir a melhor forma de custear a viagem, é necessário pensar nas leis que regem o destino escolhido e avaliar quais comprovações e documentos são exigidos para brasileiros na entrada do referido país. Identificação Quando se fala em viagem ao exterior, a primeira coisa a se pensar antes de sair do Brasil é com relação ao passaporte. Se você já tem, verifique a validade, pois, diferentemente de documentos como o RG, o passaporte tem uma data para expirar e é sempre bom verificar se este prazo está próximo. Quem estiver nesta situação deve procurar a Polícia Federal para emitir um novo documento. E quem ainda não possui um passaporte deve se informar dos procedimentos necessários para a emissão. O custo do passaporte é de R$ 156,07, quase o dobro da versão antiga (de capa verde), R$ 89,71. Mas, é importante ficar atento aos prazos, pois é necessário solicitar o documento via internet, pagar a taxa e, em alguns casos, agendar o atendimento em uma unidade do DPF (Departamento de Polícia Federal). Vale lembrar que alguns países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai, não exigem o passaporte dos brasileiros: basta apresentar a carteira de identidade em bom estado e com foto nítida. Visto - autorização de entrada Outro ponto importante é avaliar a necessidade de visto, ou seja, uma autorização de entrada no país. Existem diversos tipos de visto. Por isso, se o país de destino exigir a permissão, é necessário saber exatamente qual é o seu objetivo com a viagem.

74

País

Regime de Vistos

Alemanha Austrália Canadá Chile China Espanha Estados Unidos França Japão Nova Zelândia Portugal

Dispensa de visto por 90 dias Precisa de visto Precisa de visto Dispensa de visto por 90 dias Precisa de visto Dispensa de visto por 90 dias Precisa de visto Precisa de visto Precisa de visto Dispensa de visto por 90 dias Dispensa de visto por 90 dias


75


Autódromo Internacional de Campo Grande, Jean Vagner Martins Machado Superintendente Regional do Sicredi Tocantins e Bahia Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira – Presidente Central Sicredi

Dicas para

presentear no Natal Sugestões para todos os bolsos, gostos e idades Cooler para 24 latas O Cooler Térmico DC-24, foi desenvolvido para gelar de forma prática e rápida. Possui formato de lata de cerveja ou refrigerante. Produto ideal para utilização em praias, churrascos, pescarias e muito mais. Além de ser leve e de fácil transporte, ajuda você a manter as bebidas geladas por até 24 horas. HD externo portátil 500GB Samsung Meio terabyte à sua disposição para conexão direta às portas USB de seu computador ou videogame! Viva-voz veicular Motorola T505 O T505 alia a experiência de um viva-voz sem fios com a experiência Motorokr para escutar suas músicas via Bluetooth. O T505 ainda pode ser sincronizado via FM para que suas músicas ou ligações sejam reproduzidas pelo aparelho de som do seu carro, casa ou escritório. Fácil instalação, sem cortes, fios ou emendas em seu veículo. Barbeador Elétrico Que homem nunca quis ter um desses? Você não gosta quando seu namorado aparece sem a barba feita? É bem simples, una o útil ao agradável.

76


77


78


79 agencia fama


Revista fama | turismo

Clima agradável, local de extrema beleza natural, conforto sem fim, atendimento de qualidade e muitas opções de diversão. É possível encontrar tudo isso sem sair do Brasil? Sim! Há resorts para todos os gostos, estilos, necessidades e bolsos. Mas todos eles têm algo em comum: fazer da estadia do hóspede uma experiência inesquecível. E com tantas opções fica até difícil para o turista escolher aquele em que quer passar alguns dias sendo tratado como rei, com tudo à sua volta. Conheça algumas opções: Ponta dos Ganchos Resort /SC www.pontadosganchos.com

Breezes Búzios Resort Búzios/RJ www.breezesbuzios.com.br

Localizado em uma península particular, rodeado pelo exuberante mar da Costa Esmeralda, o Ponta dos Ganchos Resort é um dos mais exclusivos resorts de praia do Brasil. Este refúgio romântico faz de um sonho realidade: 25 sofisticados e charmosos bangalôs debruçam-se sobre o deslumbrante espetáculo dos diversos tons de verde oferecidos pelo encontro do mar com a Mata Atlântica. Devido à topografia local, não são aceitos menores de 18 anos.

Com mais de 26 praias de uma variedade e beleza incomparável, Búzios é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. O resort Breezes Búzios, é uma das opções mais atrativas do local. Conta com o maior espelho d`água da América Latina, com 3 grandes piscinas, bares aquáticos, decks molhados, ilhas e até uma parede de escalada aquática. De acomodações charmosíssimas, amplo parque aquático e sistema all inclusive, esse resort é encantador pela farta culinária e inúmeras atividades inéditas em resorts brasileiros.

Salinas do Maragogi Maragogi/AL www.salinas.com.br Situado entre as capitais Recife (PE) e Maceió (AL), a cidade de Maragogi possui um belo conjunto de belezas naturais, que vão de praias de águas límpidas e mornas a trechos preservados de Mata Atlântica. Suas praias são conhecidas pelas piscinas naturais que se formam na maré baixa e podem ser visitadas pelos turistas. Ali, é possível entrar em contato direto com os peixes ou mesmo visualizar suas formações coralinas. Além disso, o destino também oferece deliciosas opções gastronômicas a base de frutos do mar, que encantam diversos paladares.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte / Bahia www.tivolihotels.com No Brasil, ao norte de Salvador, encontra-se um lugar para os amantes do eco turismo. O Tivoli Ecoresort Praia do Forte é um hotel 5 estrelas na Bahia, onde a arquitetura natural está em perfeita harmonia com paisagem exuberante e biodiversidade envolvente. Local perfeito para férias em família ou aquela lua-de-mel dos sonhos. A cozinha exclusiva dos restaurantes do resort promete uma viagem gastronômica por sabores exóticos.

Fonte: Site Oficial de Turismo de Ouro Preto / Uol Viagens

80


81 agencia fama


As diferenças entre lto pó compacto e so Make bonito é make bem-acabado! Portanto, o pó facial, seja ele compacto ou solto, merece lugar garantido no nécessaire. O item é responsável por finalizar a produção e ainda é perfeito para eventuais retoques. O recomendável é ter as duas opções. O solto promove uma aplicação mais leve após a base e, por ser mais fino, permite um efeito mais sutil e aveludado. Já o compacto costuma cobrir melhor as imperfeições da pele e deve ficar dentro da bolsa para fazer retoques das áreas que ficarem brilhantes ao longo do dia. É o melhor amigo da pele oleosa. Mas lembre-se, o pó é um acabamento, não cobertura. Portanto, deve ser usado com moderação. O segredo é pincelar somente a zona T (testa, nariz e queixo), região que costuma sofrer mais com a oleosidade, e mantê-lo longe da área dos olhos para não evidenciar as linhas finas.

82

Versão mineral Mais natural e menos agressivo para a pele, o pó mineral é feito com produtos extraídos da terra e isento de óleos, talco, fragrância, conservantes e pigmentos artificiais, que podem agredir a pele. Perfeito para peles finas e sensíveis. Outra vantagem desse tipo de produto é a capacidade de absorver o excesso de oleosidade. A textura leve e extrafina ainda dá luminosidade à pele, que ganha um acabamento acetinado, fresco e natural. “Essas versões minerais dispensam a base e camuflam sem pesar”, finaliza Lu Ramos.


83


O que fazer para o seu liquidificador durar muito mais tempo Conheça dicas e truques que vão garantir que seu liquidificador funcione bem por muito mais tempo: • Nunca encha o copo acima do limite indicado. • Evite ligar o aparelho com o copo completamente vazio. • Para receitas mais consistentes, utilize o botão “pulsar” antes de liquidificar – ele conseguirá triturar os alimentos sem esforço, conservando a lâmina. • Para garantir uma mistura uniforme entre líquidos e sólidos, ponha, primeiro, os alimentos líquidos. Depois, despeje os produtos sólidos. • Ao limpá-lo, encha o copo com água e coloque algumas gotas de detergente. Em seguida, aperte o botão pulsar. • Sim, você pode bater líquidos quentes. Porém, eles não devem estar fervendo, ok?

84


85


86


87


88


agencia fama

GUIA ODONTO

89


AMBIENTE DE TRABALHO

AGRADÁVEL

Como já é dito no senso comum, o nosso trabalho é também nossa segunda casa, já que passamos por vezes mais tempo no escritório do que em casa. Por isso, criar um ambiente agradável e confortável no trabalho é muito importante. Tanto esteticamente, com o conforto dos mais modernos móveis de escritório , como na decoração do ambiente. Mas não podemos esquecer que, para criar um ambiente agradável, dependemos também das pessoas que habitam esse ambiente. Vivemos em um mercado de trabalho acirrado e difícil, por isso, levar algumas situações com o bom humor é essencial no ambiente de trabalho. Principalmente, se você ocupa uma posição hierárquica superior. Você é a referência para os diversos colaboradores da empresa. cia. Participe de cursos, • Busque uma profissão em palestras, treinamentos, seque possa desenvolver diaminários. O aprendizado é riamente o que você sabe importante para manter-se fazer de melhor e com a qual atualizado e competitivo, mais se identifica; além de melhorar sua criati• Busque sua felicidade. Não vidade; deixe para depois, não es- • Saiba ser tolerante com quem ainda não compreenconda seus sentimentos. Lute pelo que realmente deu seu temperamento ou seu estilo de vida. Faça amiacredita; • Se há alguma situação em gos, seja pró-ativo e particique se sinta desconfortável, pativo; resolva-a o quanto antes. • Conte uma piada, converse, Guardar este desconforto, fale sobre algo que achou apenas aumentará seu desinteressante e sorria. Revele gaste; seu carisma e simpatia para • Aja sempre com naturalidatodos aqueles que dividem de, seja você mesmo; seu espaço. Mas lembre-se: sempre com moderação. • Capacite-se com freqüên-

90


91


Casamento

Raquel Mortatti & Gui Amastha A médica Raquel Mortatti e o empresário Guilherme Amastha se casaram na noite do último sábado em Cartagena das Indias, cidade histórica no Mar do Caribe, Colômbia. A noite foi impecável! Ela chegou de charrete na igreja de Santo Toríbio, onde foi realizado o casamento prestigiado pela nata da sociedade palmense e curitibana. Entre os vips colombianos que marcaram presença na festa estavam o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper, o ministro dos Transportes, German Cardona, e braço direito do presidente da Colômbia Santos, a ex-ministra da Defesa e de Comércio Martha Lucia Ramirez e o ex-embaixador da Colômbia no Brasil Mario Galofre Cano. A recepção dos noivos foi realizada no salão de festas do hotel Sofitel Santa Clara que é um hotel boutique de luxo, antigo mosteiro datado do século XVII. A noite foi regada a muita champagne e músicas em ritmos caribenhos e latina. Muita salsa, rumbia, cumbia e vallenatos que embalaram os convidados madrugada adentro.

Os pais do noivo, Carlos e Glô Amastha receberam os convidados com muita elegância

A irmã do noivo Karol Amastha foi dama de honra

Ceres Semelmann, Sofia Avny e Vivian Carlin esbanjaram elegância na cerimônia

Irmão da noiva Pedro Mortatti e sua namorada Aline Ferro

Amigos do casal, Camila Magalhães e Pedro Roriz prestigiaram o casamento

Fotos: Marie Bergamasco

O pai da noiva Marcos Mortatti e sua esposa Rosângela Funfas Mortatti

O irmão do noivo, Fernando Amastha e sua noiva, Renata Moreira

A curitibana Luiza Gnoato e o arquiteto de Palmas Walfredo Antunes

Os noivos Raquel Mortatti e Guilherme Amastha

Camila Magalhães, Rose Amorim, Vivian Carlin e Janaynna Brandão

92

Turma de Palmas e de Curitiba se divertindo em Cartagena


93


Histórias de Homens Casados.... O filho pergunta para o pai: ‘Papai, quanto custa para casar?’ E o pai responde: ‘Não sei, filho, ainda estou pagando’.. O filho: - ‘Pai, é verdade que em algumas partes da África o homem não conhece sua esposa até casar com ela ?’. O pai: - ‘Aqui também é assim, filho’. Um casal estava discutindo sobre as finanças. O marido explodiu e falou: - ‘Se não fosse pelo meu dinheiro, essa casa não estaria aqui.’ A mulher respondeu: - ‘Querido, se não fosse pelo seu dinheiro, EU não estaria aqui’ Uma mulher estava conversando com uma amiga: - ‘Fui eu que fiz o meu marido milionário’. - ‘E o que seu marido era antes?’ A mulher responde: - ‘Bilionário’.

A melhor maneira de lembrar o aniversário da sua mulher, para sempre é esquecer uma vez. - Qual os dois tipos de pessoas felizes que existem? - Homens solteiros e mulheres casadas... Casamento: o dobro da despesa com a metade da diversão. Uma vez um homem disse: - ‘Nunca soube o que é estar realmente feliz até casar. Aí já era tarde demais...’. E a melhor de todas...: - Esposa é aquela amiga, parceira e companheira que está ao seu lado para te ajudar a resolver os problemas que vc não teria se fosse solteiro!

agencia fama

Um homem estava reclamando com um amigo: - ‘Eu tinha tudo - dinheiro, uma casa bonita, um carro esporte, o

amor de uma linda mulher, e então...tudo acabou. - ‘O que aconteceu?’ perguntou seu amigo. - ‘Minha mulher descobriu...’. Não falo com a minha esposa há mais de um ano - Por que? - pergunta um amigo - Porque não gosto de interrompê-la....

94


95


agencia fama


Revista Fama 29  

Revista Fama Palmas 29

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you