Page 1

REVISTA

Informativo Mensal - Ano 03 Número 26 Palmas-TO

Negócios Cultura e Lazer

Maira Galvão


Editorial A revista Fama do mês de setembro está diversificada. São várias matérias e dicas que podem ser incorporadas no seu dia a dia. De uns anos pra cá, uma variedade de novos modelos de televisores invadiram as lojas, fazendo muita gente se confundir na hora da compra. Por isso, a matéria “Televisão certa”, vai te ajudar a tirar todas as dúvidas. E se você já está planejando a viagem de férias, nossa equipe indica um destino: que tal Los Angeles? Na matéria sobre turismo, você vai entender os motivos que a fazem um dos lugares mais procurados por turistas de todo o mundo. Nesta edição, você também encontra dicas de etiqueta, moda, ideias de sustentabilidade, receitas deliciosas, uma reportagem especial para quem sofre de úlceras e gastrites e muito mais. Aqui você encontra um pouco de tudo. Boa leitura!

SUMÁRIO

20

66

página

verão 2012

página

adiantamento da restituição

22 GUIA

68

32

70

página

página

tá na mesa

escolha a televisão certa para você

página

página

saúde como cuidar de sua pele no banho

ANUNCIE NA FAMA Departamento de Vendas

Raquel Scarparo (63) 8119-2141 Hedner (63) 9236-2250

Faça parte da revista mandando sugestões de matéria, eventos. As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por anúncios confeccionados por terceiros.

turismo los angeles

Informativo Mensal de Distribuição Gratuita Diretor: Dep. Vendas: Jornalista: Fotos Capa: Fotos Social: Colunistas: Direção de Arte: Revisão: Tiragem:

Hedner Carlos Raquel Scarparo Karina Francis MTB 62032/SP Zilma Guzmán Cris Brida Fernanda Daniel Bruce Ambrósio Fernanda C. Daniel 6.000 Exemplares

revistafamapalmasto@gmail.com www.revistafamapalmas.com.br CNPJ: 10.822.800/0001-41

4


5


Revista fama | dica supra farma

AYSLIM

®

EXTRATO DE MANGA AFRICANA ADJUVANTE NO CONTROLE DA OBESIDADE E DA DESLIPIDEMIA Saborosa e suculenta, a manga é uma fruta tropical nativa do sul asiático e hoje cultivada com sucesso em países de clima tropical e subtropical. Existem diversas espécies espalhadas pelo mundo e, uma específica, cientificamente chamada de Irvingia garbonensis e natural da África, pode ser uma potencial aliada para a saúde. O extrato da semente da manga africana, como é conhecida a fruta, auxilia na perda de peso e nas pessoas com problemas de diabete tipo 2 e pode ser encontrado apenas em farmácias de manipulação. Por ser rico em fonte de fibras não solúveis, seu extrato contribui para um esvaziamento mais lento do estômago, aumentando a saciedade e elevando o ritmo intestinal, além de promover uma melhor troca de nutrientes, pois combate os fungos e bactérias do intestino. A obesidade é a relação dependente destes micróbios que a todo instante vão em busca do carboidrato. A fruta ainda diminui a enzima que converte a glicose em triglicérides, a gordura causadora dos pneuzinhos. e também auxilia na menor absorção de gorduras, além de ter ação laxativa.

6

Para pessoas com diabete tipo 2, o extrato age como redutor dos níveis de glicose no sangue, melhorando a secreção de insulina pelo pâncreas. Outro benefício da manga africana é favorecer na queda do nível do colesterol total e na do mau colesterol, o LDL. O melhor horário para consumo é antes das refeições, mas não sem o aval de um profissional da área médica. Recomenda-se a ingestao de uma capsula de 500mg do Ayslim® Extrato de Manga Africana duas vezes ao dia, meia hora antes das principais refeicoes, juntamente com um copo de agua.


7 agencia fama


Adrianie Telles

Danilo Michelini e Deyze Soares

Delano e Amanda

Cássia Veras e Mércia Santana

Letícia e Stharly

Manoel e Nancy Marinho

Angelino Madeira e Emmanuel

Ana Mackartney e Mariana

Carlos Humberto e Igor

Tárcio Fernandes e Lígia

agencia fama

Luana Camelo e Alexandre

Mercatto

8


Mônica Rocha e Carlos

Paula Gil Alves e Leonardo José

Joana D’Arc e Antonio Assencio

Duda Pereira e Keila Iwasse

Diogo Altoé, Lousiane Dreyer, Dallessandro

Roberta Neri e Fábio Bezerra

Swamy e Fábio

Marcos Gardênia e Alessandro Siqueira

Luanna Mannaia e Ana Carolina Monteiro

9


Revista fama | CURIOSIDADE

Chá de hibisco

Contraindicações

Propriedades

A planta, que se acredita ter origem africana e asiática, era bastante apreciada em forma de chá ainda no Egito antigo e também no mundo árabe, onde é conhecida como karkadé. Atualmente, o hibisco, famoso por sua ação emagrecedora e digestiva, é contemplado no mundo inteiro, desde a tradicional bebida até pratos que o levam como ingrediente principal.

Na medicina popular, age como antioxidante, afrodisíaco, laxante, além de combater bronquites, resfriados e problemas de pele. Seus benefícios agradam, e muito, o público feminino, por auxiliar na perda de peso e evitar a retenção de líquidos, o que favorece no combate às tão temidas celulites. O chá de hibisco ainda estimula o metabolismo e reduz as taxas do mau colesterol (LDL) no sangue. Pesquisa feita pela American Heart Association revela ainda que a bebida equilibra a pressão arterial e os níveis de lipídios (gorduras) e glicose totais, prevenindo o desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Evite a infusão do chá no período gestacional e na menopausa, pois a erva age como antiestrogênico e anticoncepcional.

Fonte: Vida Natural e Equilíbrio

10


11


12


13


Revista fama | etiqueta

zíper aberto Aviso ou não aviso? Primeiro, pense: você gostaria de passar pelo constrangimento de desfilar por aí de zíper aberto? Claro que não. Então faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você. Avise, olhando nos olhos da pessoa. Evite usar códigos e mímicas, que só pioram a situação. Apenas fale e resolva a situação de forma natural.

Homem sempre dá passagem à mulher?

agencia fama

Sim, o homem fica atrás da mulher. Mas, há exceções. O homem entra antes no restaurante, pois é ele que fala com o gerente sobre a reserva da mesa. Outro caso: ao descer escadas, para dar suporte à mulher caso ela tropece, por exemplo. Já para subir a escada, é correto o homem ir atrás só ser for marido ou namorado. Se for um colega de trabalho, por exemplo, deve ir primeiro. Afinal, a mulher pode se sentir mal se estiver de saia ou calça justa.

14


É o tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam ou não disfunções motoras, por exemplo: AVE (Acidente Vascular Encefálico), Paralisia Cerebral, Síndrome de Dawn, Parkinson, Traumatismo Raquemedular, entre outros, tendo como objetivo analisar os déficits neurológicos e determinar o tratamento adequado para cada paciente. A fisioterapia neurológica induz ações terapêuticas para

agencia fama

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio, baseando-se em exercícios que promovam a restauração e auxiliam, através de técnica e manuseios, a prevenir instalações de doenças pulmonares, melhora das habilidades cognitivas e motoras, além de reintegrar o indivíduo novamente na sociedade e ainda recuperar sua motivação.

“PRECISO DE VOCÊ” Sou diferente tenho sentimentos, pois tenho coração. Para minha felicidade junto à sociedade a minha integração. Não me condene assim, peço paz no meu futuro, jamais Um caminho escuro, essa não foi minha opção! Brilho no meu sorrir, caminho certo a seguir, executar uma missão. Firme não vou cair, posso produzir ter uma função. Você que é livre e pode correr não ignore este meu jeito de ser. Ouça a minha aclamação, é voz do coração. Preciso muito viver, PRECISO DE VOCÊ!!! José Gonçalves (Pai de criança especial,Thalysson)

Dra. Prycilla Eleuterio de Oliveira CREFITO 12-116.037F

Fisioterapeuta Neurológica Fisioterapeuta Oncológica Linfoterapêuta (63) 8465-7366\9253-3329

3228-6060

Espaço Médico Empresarial, 6° andar, Sala 604 - Palmas-TO

15 15


Aconteceu no dia 09 de agosto (terça-feira), no Cinemark do Capim Dourado Shopping, a SESSÃO PRIME. Evento que reuniu convidados do Bradesco Prime para um coquetel e logo após tiveram o privilégio de escolher e assistir os filmes em cartaz, onde as 6 salas estavam disponíveis exclusivamente para seus convidados.

16


17

agencia fama


18


19


Revista fama | moda

Verão 2012 Fendas, recortes e vazados Recortes discretos ou exagerados e fendas em lugares estratégicos vão ser usados à exaustão pela grande maioria das marcas. A ordem é sempre deixar um tanto de pele à mostra, mesmo que sua saia seja longa, viu?

franjas Se na última temporada de desfiles nacionais a franja surgiu em alguns detalhes, dessa vez, as marcas brasileiras se alinharam com as grifes internacionais e apostaram nas tirinhas como protagonistas. Peças com franjas trazem movimento e sensualidade ao look. Vale apostar!

Branco, Klein e amarelo-limão O que mais foi visto, tanto no Fashion Rio quanto no SPFW, foi look total white. Elegante, fresco e perfeito pro calorão brasileiro. Agora, se você gosta de uma cor bem forte não fique triste! Além de muito branco, bege e cru também tivemos muito azulão e um amarelo-limão bem chamativo.

listras Parece que a febre das listras lançada pela Prada contagiou o mundo todo e não vão dar adeus tão cedo. Das mais finas as mais grossas, verticais ou horizontais, as listras vem em cores ácidas e formam um par perfeito com outras peças de… listras!!

20


agencia fama

Não é só o ser humano que pode ficar estressado e se prejudicar com isso. Os cães também se estressam. Muitas vezes, acontecimentos na casa ou na vida do cão, aos quais as pessoas não costumam dar importância, podem ser considerados por ele como ameaças ou desafios e pode afetá-lo gravemente. Ficar sozinho é um desses casos, já que a espécie é social e precisa estar em companhia para se proteger. O estresse pode vir também de fatos como estar na presença de visitas, tomar banho (quando não é um hábito frequente), ser vestido com uma roupinha (quando não está acostumado), ouvir barulhos, ainda que comuns para nós, ou estar diante de uma situação nova, como a chegada de um bebe humano. Por meio de mudanças nas atitudes do cão, podemos

detectar o que o deixa estressado. Assim, pode-se evitar que ele sofra desnecessariamente. É possível averiguar se o cão está com estresse em determinado momento oferecendo um petisco e observando como reage. Por exemplo, se ele estiver num ambiente com barulhos e aceitar a guloseima, significa que NÃO está estressado. Se recusar, é bem provável que esteja. Para estes casos, existem florais, ansiolíticos e terapias comportamentais (com um bom adestrador).

21


A televisão

certa para você P

ara não quebrar a cabeça na hora de escolher seu aparelho, preparamos um dossiê capaz de tirar todas as suas dúvidas. Abaixo, você descobrirá como cada modelo funciona, quanto gasta, qual seu tempo de vida útil, média de preço e até o local da casa mais indicado para a sua instalação.

LCD - Tela de cristal líquido Como funciona: o cristal líquido localizado internamente controla as lâmpadas que estão atrás do aparelho. Esse processo é responsável pelo surgimento das imagens. Indicação de uso: a tela emite um brilho muito intenso que, no escuro, pode incomodar a visão. Coloque o aparelho em local claro. Vida útil: 20 anos, com oito horas de uso diário. Preço médio: a partir de R$ 999*.

HD - Alta definição Como funciona: tem 1 milhão de pontos minúsculos - chamados pixels - que formam 720 linhas responsáveis pelo que você enxerga na tela da TV. Quanto maior o número de pixels, melhor a definição da imagem. Indicação de uso: pode ser fixada, sem causar problema, em lugares com qualquer tipo de iluminação. Vida útil: 20 anos, com oito horas de uso diário. Preço médio: entre R$ 1.599 e R$ 1.999*.

LED - Diodo emissor de luz Como funciona: tem um sistema parecido com o da a TV LCD. A diferença: as lâmpadas foram substituídas por LEDs. Indicação de uso: com bom contraste e imagens fiéis, vai bem em ambientes claros. Porém, ações rápidas (como jogos esportivos) costumam aparecer lentamente. Isso prejudica a visão. Vida útil: 20 anos, com oito horas de uso diário. Preço médio: a partir de R$ 1.299*.

Plasma Como funciona: possui milhares de lâmpadas fosforescentes em miniatura. Ao ligar a TV, elas emitem gases de luz ultravioleta capazes de entrar em contato com o fósforo e, assim, gerar a imagem. Indicação de uso: locais com controle de luminosidade, pois a tela reflete a luz externa e prejudica a reprodução, deixando-a mais opaca. Vida útil: 34 anos, com oito horas de uso diário. Preço médio: entre R$ 2.299 e R$ 9.999*.

FULL HD - Altíssima definição Como funciona: tem 2 milhões de pixels que, juntos, formam uma imagem com 1.080 linhas tela. Trata-se da nova geração da TV HD. Indicação de uso: como oferece uma excelente definição, com cores nítidas e detalhes aparentes, pode ser instalada em qualquer cômodo da casa. Vida útil: 20 anos, com oito horas de uso diário. Preço médio: entre R$ 2.699 e R$ 4.499*. *Os preços foram pesquisados em julho de 2011

22


23


U

ma distração aqui, uma bobeada ali, e um exército de bactérias pode pegar carona naquela comidinha deliciosa que você preparou com carinho. E não são apenas os micro-organismos que ameaçam a sua saúde e a de quem vai provar suas especialidades à mesa. Alguns inimigos são bem visíveis, mas podem passar despercebidos por pura falta de informação. Estamos falando de ingredientes que, se usados de maneira inadequada, tornam-se nocivos. Felizmente, contornar tantos erros comuns não é tão difícil quanto parece. Veja, a seguir, as orientações de especialistas no assunto, que explicam tintim por tintim cada caso. Não lavar as mãos antes de começar a cozinhar Já parou para pensar que na superfície da mão extremamente bem cuidada, macia e sedosa, diversos vírus, bactérias e até coliformes fecais podem estar alojados, sem emitir qualquer sinal de vida? Pois os especialistas garantem que uma das maiores fontes de contaminação para os alimentos são, sim, as mãos de quem cozinha! “Esses microorganismos nocivos que ficam na superfície da pele contaminarão automaticamente alimentos crus ou prontos, bastando o contato com eles. Para acertar:“Lave as mãos antes de entrar na cozinha, com água e sabão”, indica a médica veterinária Cynthia Rubião, diretora da BioSafe, empresa de consultoria em segurança de alimentos. Simples assim! Deixar a comida esfriar antes de colocar na geladeira

Se você é do tipo que morre de medo de estragar o refrigerador, guardando o feijão quentinho, recém-tirado da mesa, espere até ouvir essa! “Conforme a temperatura do alimento vai baixando, vamos criando condições cada vez mais propícias para a

multiplicação das bactérias, dentro do alimento”. Em duas horas, o seu delicioso feijão já terá potencial para se transformar em material extremamente tóxico. “Depois disso, as bactérias chegam a dobrar de número a cada 20 minutos”. Para acertar:em vez de cuidar tão bem da geladeira, tenha dó da sua saúde. Mande logo o feijão e tudo o mais que você serviu no almoço direto para o lugar onde eles permanecerão sempre fresquinhos e a salvo dos micro-organismos. Guardar os enlatados na geladeira, para comer depois Eis um erro que os especialistas consideram gravíssimo! “Uma vez aberta, a lata já não pode ser vedada da maneira adequada. Com isso, fica muito mais fácil acontecer a contaminação por micro-organismos potencialmente perigosos”. Para acertar: felizmente, existe um caminho do meio entre o desperdício e a sua falta de vontade de consumir a lata num só dia. “Basta transferir imediatamente o alimento para um pote plástico ou de vidro, que possa ser fechado”, diz Roberto Figueiredo, biomédico da Microbiotécnica. Fonte: Viva Saúde

24


25

fotos: Ademir dos Anjos


Marcos e Silvana (PortoBello Shop) em recente inauguração da Lumilight

Como cuidar da roupinha

Do bebê A pediatra Renata Cocco, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, ensina os cuidados com a roupa do bebê para evitar alergias: • Use sabão de coco de boa qualidade, seja líquido ou em barra, e dispense tira-manchas e amaciantes;

• Toalhas e lençóis do bebê exigem os mesmos cuidados e devem ser trocados duas vezes por semana;

• Enxágue as peças em água corrente e, se possível, seque-as ao sol;

Lembre-se: a higienização completa do enxoval do bebê deve ser feita antes de sua chegada. Ao final do sétimo mês de gravidez, recomenda-se que tudo já esteja pronto.

• Pode usar a máquina de lavar desde que o tambor esteja bem limpo e as roupas dos adultos não sejam incluídas na mesma lavagem; • Não precisa ferver as peças, mas é bom passá-las com ferro quente;

Fonte: Mdemulher

26


27


Farmácia

natural As ervas medicinais foram a primeira opção terapêutica para tratar doenças em toda a história da humanidade. E o interessante é que hoje, com toda a evolução na indústria química e farmacêutica, os medicamentos fitoterápicos, extraídos das plantas, continuam em alta. Tanto que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução, em 2010, regulamentando a produção de drogas vegetais no Brasil. Essa norma traz uma lista de 66 ervas, para as quais foram padronizadas as formas de uso, posologia, ações terapêuticas, possíveis reações adversas e contraindicações. “A fitoterapia vem ganhando cada vez mais adeptos na classe médica porque hoje os medicamentos desse tipo são produzidos com muito mais rigor e com extratos padronizados”, garante José Armando Jr., professor de Fitoterapia da Faculdade de Medicina do ABC (SP).

E o melhor da história é que, para aproveitar todos os benefícios que vêm das plantas, é perfeitamente possível criar o seu próprio canteiro de ervas medicinais, em casa. Uma orientação importante é conversar com o médico antes de fazer uso de qualquer erva, mesmo em forma de chá. Se usadas de forma correta, no entanto, as plantas medicinais ajudarão a tratar doenças de grande prevalência, como a gastrite, a hipertensão e o diabetes. Saiba qual é a erva que melhor atende às suas necessidades e comece a preparar o seu canteiro!

Refluxo Nome: Gengibre (Zingiber officinale) Parte usada: caule Indicação: rico em compostos fenólicos, como os gingeróis e os shogaois, age diretamente no trato digestivo, normalizando as contrações que causam o sintoma. Também alivia náuseas. Modo de preparo: cozinhe por 10 minutos 1 colher (chá) de gengibre em 1 xícara (chá) de água. Abafe e coe. Posologia: tome uma xícara de chá três vezes ao dia. Contraindicação: quem sofre de pressão alta deve evitar o gengibre. Durante a gravidez, o ideal é tomar, no máximo, uma xícara do chá de gengibre por dia.

Colesterol Nome: Açafrão (Curcuma longa) Parte usada: raiz Indicação: o complexo fitoquímico da planta lhe confere atividade antioxidante e anti-inflamatória. Estudos indicam que ele age sobre o metabolismo lipídico, reduzindo o colesterol ruim e os triglicerídeos e favorecendo o aumento do HDL. Modo de preparo: coloque ½ colher (chá) da raiz triturada em 1 xícara (chá) de água e ferva por 5 minutos. Abafe por 5 a 10 minutos e coe. Posologia: tome 1 xícara do chá duas vezes ao dia. Contraindicação: o uso não está indicado para as pessoas portadoras de cálculos ou obstrução biliar. Mulheres devem evitá-lo durante a gravidez e a lactação.

Fonte: viva saúde

28


29 agencia fama agencia fama


Nado Revista fama | esporte

Sincronizado

A origem do nado sincronizado é controvertida. Não há dados incontestáveis a respeito de onde e quando começou a ser praticado. No entanto, acredita-se que tenha sido originado da natação artística, que, por sua vez surgiu do balé aquático. A estréia do nado sincronizado nos Jogos Olímpicos foi em Londres-1948, mas como demonstração (não valia medalhas). Ele esteve presente nas cinco edições seguintes, até Cidade do México-1968.A estréia como esporte oficial foi em Los Angeles-1984. As atletas concorreram em duas modalidades, solo e dueto, e o pódio foi o mesmo para as duas: ouro para os Estados Unidos, prata para o Canadá e bronze para o Japão. Não há no Brasil uma data precisa para o início da prática do nado sincronizado, mas sabe-se que a professora Maria Lenk organizou um grupo de balé aquático sem fins com-

petitivos na Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil, no Rio, em 1943.A primeira competição aconteceu na Associação Cristã de Moços do Rio, em 28 de julho de 1948, novamente sob a organização da professora Maria Lenk. A fase competitiva do esporte começou em 1954, durante os Jogos da Primavera, na antiga piscina do Fluminense. E não foi surpresa a convocação de diversas brasileiras para o último mundial. O dueto das gêmeas Isabela e Carolina de Moraes (Paineiras) passou a ser referência obrigatória quando se fala em Nado Sincronizado.

O nado sincronizado é disputado sob três formas: Solo (um atleta) Dueto (duas atletas) Conjunto (quatro à oito atletas) Exige-se das praticantes uma técnica aprimorada em suas coreografias, que ocorrem em sintonia com o som sub-aquático. As atletas são avaliadas sob duas formas, em figuras e rotina livre. Na parte de figuras, a avaliação tem como base a técnica e a execução dos movimentos exigidos.

30


31


Revista fama | faz bem saber

Como cuidar da

sua pele no banho Que delícia ficar embaixo daquela água quentinha... Opa, alto lá! Atenção ao tempo e à temperatura. O banho que você toma uma ou duas vezes por dia pode se tornar inimigo da sua beleza, dependendo de como você pratica o ritual. Veja como fazer tudo certo daqui pra frente com estas dicas reveladas por dermatologistas experts no assunto.

32

Alterne duchas frias e quentes

Só use sabão onde de fato precisa

Chuveirada fria, forte e rápida acelera a circulação. Se for intercalada com água quente (mas não muito), você lucra ainda mais: melhora a circulação, tonifica a pele e ganha muita energia. Faça isso por poucos segundos e, se conseguir, termine com um banho frio para garantir o pique total.

Para não piorar a falta de água na pele, vale passar sabonete só nos locais que necessitam de uma assepsia caprichada: genitais, axilas e pés. Caso não resista a usar o sabonete em toda a superfície, escolha um que traga ingredientes hidratantes.

Escolha melhor o sabonete

Nada de esfregar a superfície

Os líquidos são menos nocivos do ponto de vista cosmético tanto para rosto quanto para corpo, pois aceitam grandes concentrações de substâncias oleosas que agem como poderosos hidratantes, permanecendo na pele mesmo após a lavagem. “Além disso, eles podem ser formulados com pH mais próximo do fisiológico, ou seja, ao redor de 5,5”, “E trazem menos compostos químicos”, completa Eliandre Costa Palermo (SP), dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Os sabonetes em barra, exceção para os que trazem ativos hidratantes, tendem a apresentar pH elevado e substâncias cáusticas em maior concentração, eliminando muito do sebo natural e ressecando. Para a área genital os experts recomendam sabonete íntimo, que preserva o pH vaginal.

Esqueça esponjas ásperas. “O esfrega-esfrega altera as condições físicas da superfície da pele e a torna irregular, pois quebra as ligações entre as células”, explica Adilson Costa. Se as células estão todas unidas, funcionam como uma barreira física para reduzir a perda de água. A esfoliação, com bucha vegetal ou cosmético apropriado, é importante para a suavidade da pele, mas faça no máximo uma vez por semana. Termine com óleo de banho Para peles secas e normais, são indicados os óleos de abacate e castanha-do-pará. Já as oleosas devem priorizar os óleos de semente de uva ou amêndoas doces. Ao fim do banho, besunte o corpo molhado com o cosmético, enxágue e remova o excesso com uma toalha seca.


A memória...

falhou? Atualmente, queixas de falta de memória e dificuldade de aprendizado estão cada vez mais comuns. Somos bombardeados por milhares de informações todos os dias e nos vemos incapazes de a tudo reter na nossa incrível rede de aproximadamente cem bilhões de neurônios. Inúmeros fatores contribuem para essa “epidemia” de falta de memória. Dentre eles podemos destacar o estilo de vida de nossa sociedade moderna, que contribui muito para isso. Podemos citar o excesso de preocupações e de ocupações, dormir menos que o necessário, sedentarismo, abuso de substâncias que interferem no funcionamento do sistema nervoso central (ex: bebidas al-

coólicas), falta de descanso e férias. Somando-se a isso, há os transtornos de ansiedade, a depressão e outras desordens emocionais. Tudo isso leva a dificuldades de atenção e concentração que são atributos básicos para se ter uma boa memória. É claro que existem inúmeras doenças que realmente levam ao declínio da memória e da capacidade de aprendizado, e que merecem investigação e tratamento adequados, mas em muitos casos uma simples mudança no estilo de vida pode fazer muita diferença na capacidade intelectual, especialmente na tão cobiçada boa memória. Fonte: Dr. Mozart Dimas Oliveira

Dr. Mozart Dimas Oliveira CRM TO- 1084

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás Especialista em Neurologia pela Unicamp. Especialista em Acupuntura pela Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura Médico Legista - Perito Oficial do Estado do Tocantins Professor de Neurologia do ITPAC Porto Nacional

Cel.: (63) 9283-3441 Hospital Oswaldo Cruz Tel.: (63) 3216-2090 / 3219-9000 Dra. Mariana Mendes dos Santos FISIOTERAPEUTA CREFITO 12 – 115.021F Ex-Membro do Centro Goiano de Oncologia (CGO – Goiânia) Graduada em Fisioterapia pela PUC Goiás Linfoterapeuta – Curso Dra. Ângela Marx/São Paulo-SP Pós-graduada em Fisioterapia Dermato-funcional CEAFi/GO Pós-graduanda em Fisioterapia Oncológica – CEAFi/GO

Cel.: (63) 9216-9805 dra.marimendes@hotmail.com

33


HIDROOZÔNIO

O BANHO QUE TRAZ SAÚDE

Este banho consiste em fazer uma massagem produzida pelo movimento das borbulhas ozonizadas que brotam aos milhares continuamente do fundo para a superfície da banheira, gerando uma composição de água, oxigênio normal e oxigênio puro enriquecido com ozônio. O oxigênio produz micro radiação de ultravioleta que lhe confere propriedades anti-stress, tonificante, hidratante, bactericida, fungicida e cicatrizante. Ele também ajuda no combate a celulite, além de rejuvenescer os tecidos, pois é através deles que é feita a desintoxicação e o reequilíbrio do organismo, melhorando seu metabolismo e aumentando a reprodução das células. Nossa pele respira... enquanto seca é pouco permeável à substâncias

e gases solúveis em água. A ozonohidromassagem vai umedecê-la, amaciá-la, abrindo os poros, ativando a circulação, ajudando a eliminar toxinas, levando oxigênio às células, ativando as defesas naturais do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando o desempenho físico.No dia a dia ajuda a combater o stress, relaxar, eliminar as retenções hídricas, oferecendo melhor qualidade de sono e mais disposição ao acordar.

UMA REVOLUÇÃO, NA DRENAGEM LINFÁTICA, PÓS CIRÚRGICO DE LIPOASPIRAÇÃO, CIRURGIA PLÁSTICA, LIPOESCULTURA, LIPOENXERTIA E MINI-LIPO. O banho de ozônio produz uma drenagem que pode ser localizada ou distribuída pelo corpo todo simultaneamente.O pré cirúrgico deve começar em até 5 dias que precedem o procedimento, onde a pele será totalmente esterilizada e os tecidos hidratados facilitando no processo cirúrgico.No pós cirúrgico, a suavidade da massagem com bôlhas de ozônio em diferentes intensidades, ajuda a aliviar a dor, previne edemas, hematomas, fibroses, infecções e pigmentações, melhorando a oxigenação e cicatrização. Observa-se o diferencial principalmente no tempo de recuperação do paciente que reduz em média 40% quando comparado ao paciente que não optou por fazer o pré-operatório.

34

As vantagens estão na redução do edema da área operada em 50% dos hematomas, em 45% do quadro álgico (dor) ,em 90% das irregularidades e em 70% fibroses .O protocolo estabelecido inclui a manutenção terapêutica no pós-operatório,merecendo destaque a imediata regressão da dor.O grande coadjuvante para o restabelecimento do paciente tem sido a inclusão da conduta hidro-ozonioterápica que utiliza os conceitos das terapias bio-oxidativas . Empregamos em nossos procedimentos a administração de ozônio diretamente em água térmica. Imergindo as regiões a serem tratadas, no pré e pós operatório, 3 vezes por semana.


35

agencia fama


google cria página de busca para tablets

O Google está oferecendo, aos usuários de tablets, uma nova página de buscas, específica para esses dispositivos. Ela vai aparecer quando alguém iniciar uma busca na web usando um iPad ou um tablet com Android. Nos resultados de pesquisas de imagens, o Google aumentou o tamanho da visualização prévia. Além disso, essa página tem deslizamento infinito. Basta ir movendo-a para cima para que novas imagens apareçam continuamente. O Google diz, ainda, que o carregamento das miniaturas das imagens ficou mais rápido nessa nova interface. A nova página já está disponível para os usuários no endereço www.google.com

agencia fama

Fonte: Info

A página tem layout mais simples que a tradicional, sem a coluna com opções à esquerda. Essas opções foram transplantadas para uma série de botões enfileirados abaixo da área onde são digitados os termos a ser pesquisados. A mudança procura tornar o site mais adequado à tela sensível ao toque dos tablets. Os botões são bastante mais fáceis de acionar com os dedos que os links da interface tradicional do Google, feita para ser usada com um mouse.

36


37 agencia fama


s e b Bo Revista fama | beleza

penteados os d oderosos aliados p

Com pouco dinheiro você pode modelar os fios do jeito que quiser. Impossível? Invista essa quantia em bobes, aprenda a usá-los e surpreenda-se com o resultado. “Ele são um ótimos substitutos para a chapinha e o babyliss e não danificam os fios”, assegura a cabeleireira Dani Soares, do Vimax Art Hair Beauty, que apresenta três maneiras de usar o poderoso aliado. Na hora de comprar • Há modelos de velcro e plástico. Na dúvida, escolha o primeiro, pois dispensa o uso de grampos e deixa os fios presos por mais tempo. • Com diferentes espessuras (diâmetro), todos têm o mesmo comprimento. Quanto maior o diâmetro, mais liso ficará o fio. 5 passos básicos para enrolar 1. Antes de colocar o bobe, escove bem os fios. “Se tiver cabelo liso, basta secá-lo com o secador”, ensina Dani. 2. “Desembarace com um pente fino”, orienta a cabeleireira Fernanda Seabra, do Walter’s Coiffeur. 3. “Divida” sua cabeça em quatro partes antes colocar os rolinhos: nas laterais (primeira e segunda), pegue mechas de 6 cm, começando acima de cada orelha até o meio do topo da cabeça. Na terceira parte (cocuruto), separe uma mecha de 4 cm. Na quarta parte (atrás), trabalhe nas mechas de cabelo que sobrarem. 4. Hora de enrolar! Separe uma mecha e envolva-a com o bobe começando pelas pontas. Funciona assim: nas laterais e no topo, ponha os bobes na vertical. Para o restante dos fios, siga as regras: a) Horizontal: para criar volume; b) Vertical: se quiser fios mais compridos; c) Diagonal: dar mais movimento e balanço. 5. Para tirar, desenrole bem devagar, evitando a quebra dos fios. Atenção: coloque os bobes assim que secar o cabelo, com os fios quentes. Para mais definição, ponha os bobes e lance jatos de ar quente por mais cinco minutos. Mantenha o secador a 10 cm da cabeça para não queimar o couro cabeludo.

Cacheado Ondulado

Liso

Modele já!

38

Separe mechas de 3 cm para enrolar. Faça isso em todo o cabelo usando os bobes de tamanho grande. Coloque dois em cada lateral e três no cocuruto. No resto da cabeça, posicione-os na vertical. Espere 15 minutos e solte. Use mechas de 2 cm e bobes de tamanho médio. Coloque três em cada lateral e cinco na parte de trás do topo da cabeça. No resto, enroleos na horizontal. Aguarde uns 15 minutos e solte. Divida o cabelo em mechas de, no máximo, 2 cm e use bobes pequenos. Coloque três em cada lateral e cinco na parte de trás. No resto da cabeça, posicione-os na diagonal. Enrole o restante dos fios e deixe por 15 minutos.


39


40 agencia fama


41


Ana Cecília e Rafael Pontes

Célio e Vera Rocha

Dr. Rafael, Maria Eduarda e Dra. Ludmila

Evelyse Zani e Daniel Victor

Hyllaine Silva

Vanessa Rocha e Célio Henrique

Fabrício e Laura

Milena e Johnathan

Lorran e Bárbara Silvestre

Kesley e Marcus

42


Rômulo e Marta Almeida

Ary Reis e Christiane

Rogério e Deyse

Jun, Mércia, Caroline e José Ernesto

Eduardo Yoshimoto e Sheylla

Tatiane e Cleder

Belmiro César, Val Azevedo e Cosme Prado

Camila, Bruno, Margarida, Álvaro, Hider Alencar, Luiza Alencar, Maire Alencar e José Olímpio

Murilo, Orlando e Luzerina Silvestre

43


Revista fama | dicas

SUPER DICAS Unhas fortes e bonitas

Para que suas unhas fiquem sempre fortes e bonitas, antes de passar esmalte, aplique base fortalecedora, que supre a falta de vitamina B5. Reavive o esmalte aplicando uma camada de extrabilho quatro dias após ter ido à manicure.

Descole rótulos sem drama Sabe aquele adesivo que rótulo que não quer descolar de um vidro de jeito nenhum? Você pode retirá-los facilmente com um pouco de óleo de cozinha ou azeite. Depois, é só esfregar com esponja macia.

Bichos de pelúcia limpinhos

Segredinho para ter bichinhos de pelúcia sempre fofos: misture água e sabão em pó até formar

44

bastante espuma. Passe a espuma com uma esponja macia em todo o brinquedo e esfregue bem. Tire a umidade com um pano e leve-o ao sol.

Faça a sombra durar mais Vai para uma festa e quer a sombra vistosa durante toda a noite? Passe um pouquinho de creme hidratante sobre as pálpebras, antes de aplicar o produto. A sombra vai aderir bem melhor e durar bem mais tempo

Sem gaveta emperrada Se aquela gaveta insiste em emperrar e sempre fica presa na hora de fechar e abrir, dê um jeito nela passando um pouco de cera ou parafina nos cantos. Depois disto, ela vai deslizar facilmente.


Nossa Capa Palmas e mesmo um lugar de lindas mulheres, a prova disso é a beleza e simpatia de Maira Galvão, (24) natural de Goiânia, mora em Palmas desde 1990. Formada em Administração e Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Tocantins. Aos fins de semana curte pedalar de bike, e sair para jantar. Mas para descansar nada melhor que o sossego de uma chácara na companhia da família, namorado e amigas.

FICHA TÉCNICA:

Capa: Maira Galvão Produção de Moda: Cagliari Cabelo e Maquiagem: Cagliari Fotos: Zilma Guzmán Local: Hotel Pousada dos Girassois

look:

Camisete xadrez em algodão com broche – Equus Bermuda jeans com faixa floral – Equus Brincos argola prateada – Morana Colar em couro com canutilhos prateados – Morana Anel com crital murano turquesa – Morana Sapato cor império – Dumond

45


Mini-saia em renda preta com aplicação de plumas – Luz de Lis Camisete Pink em cambraia de algodão – Luz de Lis Brincos folhas douradas – Morana Colar esferas aramadas douradas – Morana Pulseira esferas aramadas douradas – Morana Anel dourado brilhante com escovado – Morana Sapato peeptoe turquesa – Dumond Vestido longo em seda pura turquesa com laço preto e detalhe em strass - Luz de Lis Peep toe turquesa – Dumond Conjunto de colar,pulseira, anel e brincos em zircônia – Morana Vestido floral tomara-que-caia com tule – Equus

46

Colar prata várias voltas – Morana Anel prata com pedra turquesa – Morana Anel prata com pedra citrino – Morana Pulseira canutilhos prateados com couro – Morana Anabela amarela – Dumond Calça Jeans com zíper na barra - Equus Regata malha branca com bojo – Equus Camisete floral com viés verde – Equus Sapato peep toe em couro camel tramado – Dumond Colar rigatones dourados – Morana Brincos folhinhas douradas – Morana Bracelete em couro preto com bordas douradas – Morana Anel laço dourado – Morana


47 agencia fama


Sandra Lilian Domingos, proprietária da Dumond Capim Dourado Shopping recebeu em grande estilo seus convidados, oferecendo um belíssimo Cocktail no lançamento da nova coleção 2012 Summer.

ADRIANA CAVALCANTE

CAROL PIRES

NAIARA E GIOVANNA

ARIANE

MARCELA FALCÃO

LETÍCIA E SANDRA

CARINE, SANDRA E LUCIENE

48

JANAINA

LEANDRA ZAIDEN

SANDRA E RENATA

THÁLITA, MARIELEN E MARIA LUIZA

MÔNICA BRITO

LUANA

JÉSSICA

SÍLVIA E LUZIA

JULIANA

BEATRIZ


IVANA FELÍCIA, SANDRA E ADRIANA CAVALCANTE

VIVIAN CARLIN

GABRIELA, SANDRA E VIVIAN

ELAINE, CAROL, SANDRA E CAMILLA

POLYANA LABRE

ROSITA, ARIANE, SANDRA E POLYANA

SHIRLEY, LÍVIA, GABRIELA, SANDRA, ADRIELE, PRISCILA E FABIANA.

DENISE SUCENA

NEIRIVAN E DAIANE

ELIANE

MARIVONE, SANDRA E NILCE

RENATA

SANDRA E MARIA

SANDRA E ISAAC

MARIELEN

MÍRIAN SAMARA

MÔNICA, SANDRA, TEREZINHA E TAIANA

49


Revista fama | página verde

móveis

sustentáveis A procura por mobílias ecologicamente corretas está atingindo cada vez mais pessoas. As opções são tantas que fica difícil escolher na hora de comprar a mercadoria. Tem mesas, cadeiras e armários produzidos de fibras naturais, e até mesmo lareiras que não produzem fumaças e nem cheiros. Sem contar que há diversos tipos de produtos de construção civil. Por exemplo, o mercado oferece revestimentos sintéticos que substituem a madeira natural. Vale lembrar que esses produtos podem ser em média 25% mais caros, mas com a demanda, os preços estão baixando, e uma boa pesquisa de preço ajuda a encontrar lojas mais acessíveis.

Pneus verdes Aquela fumaça preta que muitas vezes sai dos pneus quando há uma frenagem brusca é altamente tóxica e poluente. O item emite gases até mesmo quando o carro está circulando normalmente. Para minimizar esse impacto ambiental, a fabricante Pirelli de-

50

senvolveu um modelo de pneu sustentável, que promete ter mais durabilidade (evitando que o consumidor tenha de adquirir novos com frequência), reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes na atmosfera.


tem mau

hálito? Mau hálito (halitose) é a exalação de odores desagradáveis da cavidade bucal. Em quase 80% dos casos, a causa do mau hálito é a saburra lingual, que é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada que se forma na parte posterior da língua, geralmente associada à diminuição do fluxo salivar. Na saburra, as bactérias “se alimentam” das células descamadas da mucosa bucal, e resíduos ali presentes, por um processo chamado de “fermentação”, gerando um gás de odor desagradável. O mesmo acontece quando a placa bacteriana se acumula nos dentes ou na gengiva, como no caso da doença periodontal. Nesta doença, caracterizada por alterações gengivais e pela perda dos tecidos que suportam os dentes, também são gerados subprodutos bacterianos causa-

dores da halitose. O mau hálito também pode ser de origem fisiológica, como o hálito da manhã ou jejum prolongado. Alimentos muito temperados como alho e cebola, podem causar halitose. Outras causas são fatores sistêmicos, como diabetes, problemas renais ou hepáticos, prisão de ventre, estresse e uso de medicamentos que reduzem o fluxo salivar, como os antidepressivos. Para saber se você tem mau hálito, faça um auto-exame na língua, diante de um espelho, para verificar se há saburra lingual. Ela é facilmente removida com a escovação. Pergunte a uma pessoa de confiança se você tem mau hálito. Se for constatada a halitose, consulte um profissional apto a diagnosticar e tratar o problema. Na maioria das vezes, o tratamento gera bons resultados.

51

agencia fama

Você


52

JAMIRO E JOANA

REGIANE E LAERTE

TÊMIS E CÉLIO

MARTO E ROSILENE

ADRIANA E GEAN

QUINTILIANA E DIANILSON

ANILTON E NÚBIA

LUDIMILA E TONNI

BRUNO E ROBERTA

FRANCIELE E BETO

ARLETE E GILSON

GUSTAVO E KATIUSCIA


GISELE E LEONARDO

JESUS E VANDA

ALESSANDRA, ROBSON E NÚBIA

DE DEUS E ESDRA GOMES

PEDRO E JOSELMA

HEDNER E RAQUEL

DANIELE E NETO

JUSSARA, GRAZIELLI, MÁRCIO E NELSON

RAQUEL, MARINÊS E ANGELINA

ARAMY E LUANNA

LUCIANA E ARNALDO

VALDETE E XÊNIA

SAMIRA E RAFAEL

FÁBIO E ISABELA

CAMARIM TRIO PARADA DURA

WENDRESON E ADRIELE

53


Revista fama | SAÚDE

Úlcera e gastrite

livre-se da queimação! Tanto a úlcera, quanto a gastrite geram muitas dores e queimações. Aprenda então a se livrar desses desconfortos comendo os alimentos certos. Pode parecer contraditório, mas alguns alimentos são sim grandes aliados no combate à úlcera e gastrite. Conheça melhor cada um deles e evite os desagradáveis sintomas.

O que ingerir • Frango grelhado. • Couve, hortelã e gengibre. • Frutas e vegetais à vontade. • Ervas e temperos como alho, salsa, endro, sálvia, cominho,coentro, tomilho, erva-doce, manjericão. • Água em abundância, mas nunca (mesmo!) durante as refeições. • Café, chá preto e chá mate descafeinados. • Laranja-lima, versão menos ácida da fruta. Dica: Nunca fique mais de três horas de estômago vazio!

O que evitar • Álcool e refrigerante. • Pimenta e molhos, como shoyu, catchup, mostarda. • Frutas ácidas, como kiwi, limão, laranja, abacaxi e maracujá. • Frituras, pratos industrializados, alimentos gordurosos e condimentados. • Pimentão e berinjela. • Leite, porque produz ácido no estômago. • Alimentos quentes demais, que pioram a inflamação. Dica: Se comer à noite espere duas horas para se deitar.

54


55 agencia fama


amaciante de roupas O jeito certo de usar

Além de deixar as peças macias e perfumadas, o amaciante de roupas tira manchas, limpa vidros e piso de cerâmica, dá brilho extra aos azulejos... O responsável por todas essas utilidades é o sal quaternário de amônio, um ótimo hidratante e fixador de perfume. Algumas marcas também trazem silicone na composição, que funciona como lubrificante e cria uma película nas superfícies capaz de repelir o pó. Teste as nossas dicas e surpreenda-se!

Tapete novo Depois de higienizadas, as fibras de tapetes e carpetes ficam ressecadas e ásperas ao toque. Resolva isso colocando 1/2 tampa de amaciante em dois litros de água. Transfira o líquido para um borrifador e espalhe no tapete ou no carpete, massageando as fibras com os dedos (use luvas de borracha ou descartáveis para evitar possíveis alergias). Deixe secar naturalmente e sinta a diferença!

Banheiro limpinho O amaciante é ótimo para fazer uma limpeza suave no cômodo mais úmido da casa. Você pode usá-lo no piso, nos azulejos, na pia, no balcão de fórmica, no ralo, nas toalhas... Dilua o produto com água ou álcool e aplique com pano ligeiramente umedecido. O cheiro de limpeza dura horas.

Livre-se de manchas teimosas Se o óleo de peroba ou de linhaça manchou aquele móvel escuro de MDF e você já usou vários produtos para eliminar a marca (sem sucesso), experimente limpar a danadinha

56

com uma solução de duas partes de água para uma de amaciante, usando um pano ligeiramente úmido e depois um macio e seco. Pronto, sumiu!

Vidros tinindo O produto pode deixar os vidros limpinhos, brilhantes e sem manchas, além de repelir o pó por vários dias. Aqui vai a receita: dissolva uma colher (sopa) de amaciante em 1/2 litro de água, transfira a mistura para um borrifador e use um pano macio, que não solte fiapos, para fazer a limpeza. Espere secar e retire o excesso com uma flanela seca. Outra possibilidade: coloque um copo de amaciante no borrifador e complete-o com álcool. Espirre no vidro e passe um pano seco, em movimentos circulares.

Roupa bem passada O ferro de passar desliza que é uma beleza nas peças borrifadas com a seguinte receita: em um litro de água dilua uma xícara (chá) de amaciante e a mesma medida de álcool. Misture bem, coloque em um borrifador e veja como rende! Fora o cheirinho gostoso que fica nas roupas, é claro.


57


O empresário Fernando Rossi e sua noiva Fernanda Daniel curtindo o Palmas Indor

Check-up do bebê A chegada de um filho é só alegria para toda a família. Decorar o quarto, comprar as roupinhas, pensar no chá de bebê e, principalmente, não deixar de visitar com frequência o ginecologista/ obstetra. Em meio a essa excitação, as mamães de primeira viagem não podem esquecer uma série de avaliações que deverão ser feitas dentro das primeiras 48 horas de vida do pequeno, uma vez que antes disso o metabolismo da progenitora pode influenciar nos resultados. No primeiro minuto de particulares. Realizar todos os vida é aplicado o teste de Apgar, métodos, ainda na maternidade, em que são avaliados a cor da torna mais fácil tratar e evitar o pele, a musculatura, a frequên- comprometimento tanto do decia cardíaca, a respiração e os senvolvimento físico como menreflexos. Cada um desses itens tal da criança. Em algumas situapossui uma nota, que vai de zero ções é preciso que a mãe refaça a dois, e, caso a soma delas re- determinados exames um tempo sulte num valor menor que sete, depois, para reforçar ou tirar dúserá necessária uma repetição a vidas pendentes. Para não deixar cada cinco minutos até que se nada para trás, confira alguns consiga alcançar a nota mínima. detalhes sobre os diagnósticos Após isso, o check- e o que eles indicam. Lembre-up será iniciado. Composto se de que todos os exames são por quatro exames obrigatórios, gratuitos e obrigatórios em maalém da vacina contra hepati- ternidades tanto da rede pública te B, pode ser complementado como da privada. por outros testes e imunizações

Hora de vacinar! Veja a relação de vacinas que o bebê precisa tomar até os seis meses de idade! E lembre-se: a partir de 2011 o Sistema Público passa a vacinar todas as crianças entre seis meses e dois anos de idade. BCG Id: Deverá ser dada ainda na maternidade, em todos os recém-nascidos com peso superior ou igual a 2 quilos. Hepatite B: Aplicar a primeira dose (dose 0) na maternidade e, posteriormente, as outras duas doses (esquema 0-1-6 meses). Nos nenéns com menos de 33 semanas de gestação e/ou com menos de 2 quilos de peso ao nascimento, usar o esquema com quatro doses (0-1-2-7 meses). Palivizumabe: Aplicar durante o período de circulação do vírus respiratório em nosso país, normalmente entre março e setembro. Pneumocócica conjugada: Iniciar o mais precocemente possível (aos 2 meses). São três doses: aos 2, 4 e 6 meses, com reforço aos 15. Meningocócica C conjugada: Aos 3 e 5 meses. Influenza (gripe): Duas doses a partir dos 6 meses com intervalo de 30 dias entre elas. Poliomielite: Utilizar somente vacina inativada (por meio injetável) em recém-nascidos internados na unidade neonatal. Rotavírus: Duas ou três doses, de acordo com o fabricante, entre os 2 e 6 meses. Nunca utilizar a vacina em ambiente hospitalar. Tríplice bacteriana: A primeira dose deve ser dada aos 2 meses, a segunda aos 4 e, por fim, a terceira aos 6 meses de idade. É importante que aconteça o reforço aos 15 meses. Hemófilos tipo B: Deve ser administrada aos 2, 4 e 6 meses

58


59 agencia fama


adiantamento da restituição Vale a pena aceitar adiantamento da restituição do IR oferecida pelo banco?

M

uitos bancos oferecem o adiantamento da restituição do Imposto de Renda declarado. Mas é preciso ficar atenta. Normalmente, os bancos cobram altas taxas de juros para antecipar o dinheiro. Ou seja, apesar de receber antecipadamente, no final das contas, você perderá uma boa quantia. Se você estiver pensando em pedir a restituição para usar numa reforma em casa ou comprar algo que possa esperar alguns meses, não entre nessa. Caso o motivo seja pagamento de dívidas, com juros acumulados, como cheque especial ou cartão de crédito estourado há meses, vale a pena avaliar. Márcia Tolotti, consultora em educação financeira, dá a dica. “Tenha em mente que a Receita Federal tem até o ano de 2016 para fazer a restituição, sem contar os casos de malha fina - o prazo pode se estender ainda mais. Ou seja, você assi-

60

nará um contrato de risco com seu banco”, alerta. O melhor a fazer, então, é ajustar seu orçamento, cortar os gastos extras e não contar com o dinheiro retido na fonte.


61


Ana Patrícia e Gustavo

Nagay

Dhiogo e Débora Collet

Cheff Ville Della Penna

Fabrício e Aline

Leonardo Assunção

Ernane Bastos e Aguine Aires

Leonardo e Lucas

Agda Correa, Hyllaine e Roberta

agencia fama

Adriana, Rogério e Rafael

Ana Carolina e Mariana

62


Liliane e Celina

Luciane Santana e Elaine Lustosa

Matheus Sales e Tatyane

Mell França e Paula França

Matheus Rodrigues, Ville e Thiago Gomes

Ralf Michael, Cláudio Dreer, Roberto Fontes e Leonardo Assunção

Mateus, Gabriela e Luís Gabriel

Sérgio Lourentino

Swamy e Fábio

Paulo Roberto

63


A Carmen Steffens ofereceu aos seus clientes e convidados um coquetel de lançamento da nova coleção Verão 2012 no dia 04/08/11.

NOVAS PROPRIETÁRIAS PATRÍZIA E JULIANA

MODELOS ANA PAULA, iKARO E VANESSA

ANA PAULA E VANESSA

VANESSA

aNA PAULA, IKARO, VANESSA

IKARO

MARIA INÊS KOCHE

ANA PAULA

VANUSA, ANA VITÓRIA, NATÁLIA E PATRÍZIA

CRISTIANO, JULIANA, PATRÍZIA E HILTOMAR

64

MARY E LEILA

JULIANA E CHEILA


agencia fama

PATRÍZIA, DEBORAH E JULIANA

JULIANA, MARILIA E PATRÍZIA

JULIANA, PATRÍZIA, RAÍLSON E HILANI

PATRIZÍA E PATRICIA

BRENDA TOCANTINS

DETALHE DA COLEÇÃO

EULESSANDRA GONÇALVES

EQUIPE CARMEN STEFFENS

PATRIZIA E TELMA

JULIANA, CHEILA NEVES E PATRÍZIA

ROSANIA MACHADO

GLAURA DO VALE

WALESKA ZANINA

VANUZA CAMELO

PATRÍZIA, KAMILE, PATRÍCIA E JULIANA

65


Fernanda Cattiusse é Bacharel em direito pela Universidade Paranaense – (UNIPAR) – fertoo@hotmail.com

OS CUIDADOS QUE QUEM VAI SE CASAR DEVE TOMAR O mercado de casamentos atraiu muitos fornecedores e, como em qualquer ramo, existem aqueles que buscam apenas o dinheiro dos consumidores. Golpes nesse setor não são incomuns. Para que essa união não comece mal, devem os consumidores tomar cuidados simples, que podem evitar futuras dores de cabeça. A primeira recomendação é que o consumidor só contrate por escrito, ainda que seja um recibo, indicando o dia e a hora do casamento, o nome daquele que estará encarregado da celebração, o valor pago e as condições que deverão ser cumpridas, como tolerância de atraso, por exemplo. Deve o consumidor também estar atento ao sinal pago em todos os contratos que firmar, uma vez que, na ausência de disposição contratual específica, esse será o valor pago ao fornecedor nos casos de arrependimento. Como muitos contratos relativos a casamentos geralmente são firmados com antecedência, acontecem casos de ruptura do noivado entre a data da contratação e da realização da cerimônia. Os contratos também devem prever, detalhadamente, as obrigações do consumidor e dos fornecedores. As obrigações dos fornecedores variam de acordo com o ramo de atividade. O contrato do fotógrafo, por exemplo, deverá mencionar o número de fotos pagas, bem como o valor que será cobrado pelas eventuais fotos excedentes, o valor das ampliações e se serão entregues os negativos ou se eles serão armazenados e por quanto tempo. Enfim, para cada ramo de atividade, para cada tipo de

contrato, existem circunstâncias específicas que deverão constar. A omissão de qualquer desses elementos poderá representar problemas futuros para o consumidor. Também recomenda-se ao consumidor que faça pesquisa em nome das empresas que serão contratadas, via internet, no Tribunal de Justiça e no Procon. Empresas que têm contra si várias ações e reclamações costumam causar problemas e devem ser evitadas. Especial cuidado deve ser tomado em relação ao buffet, porque são comuns as falências nesse ramo de atividade. Vale a pena o consumidor optar por empresas já consolidadas no mercado, evitando empresas recentemente inauguradas. Se pagar com cheques pós-datados, popularmente conhecidos como “pré-datados”, deverá o consumidor exigir que seus números e as datas dos depósitos constem do contrato, a fim de que, caso ocorra o seu depósito antecipado, possa exigir eventual indenização. Os fornecedores costumam fazer o desconto antecipado dos cheques com outras empresas que, nem sempre, observam as datas de depósitos combinadas. Tomando esses cuidados, o consumidor dificilmente terá problemas.


67


Revista fama | tá na mesa

Bruschetta crocante de pera com brie e salada Ingredientes . 2 peras frescas . 1 colher (sopa) manteiga . 2 fatias de pão italiano . 150 g de queijo brie . 1/4 de xícara (chá) de amêndoas torradas e picadas . 8 folhas de rúcula . 4 folhas de endívia . 4 folhas de radicchio . Azeite, sal, pimenta-do-reino e vinagre balsâmico a gosto Modo de preparo 1. Corte as peras em fatias bem finas, quase transparentes. 2. Forre a assadeira com uma folha de papel-manteiga e unte-a com uma camada fina de manteiga. Distribua as fatias de pera sobre o papel e leve ao forno a 90 ºC por 30 minutos. Reserve.

68

3. Cubra as fatias de pão com o queijo brie e leve ao forno, preaquecido, a 180 ºC por 5 minutos. 4. Retire a assadeira com as torradas do forno, salpique amêndoas e distribua as fatias de pera sobre as torradas. 5. Coloque cada bruschetta em um prato e monte a salada ao lado, dividindo as folhas de rúcula, endívia e radicchio entre os pratos. 6. Tempere com azeite, sal, pimenta-do-reino e vinagre balsâmico e sirva em seguida. Preparo: Rápido (até 30 minutos) Rendimento: 4 porções Calorias: 484 por porção


Revista fama | saúde

O câncer em números Saiba mais sobre os tipos mais comuns de câncer e os que têm maior chance de cura.

De pulmão É o tipo de tumor mais comum em todo o mundo. Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao hábito de fumar. Como esse tipo de câncer, em geral, é detectado nos estágios avançados, pois não são comuns os sintomas no início, ele é considerado um dos mais letais entre todos os tipos. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão. Nos países desenvolvidos, 13% a 20% dos portadores de câncer de pulmão continuam vivos depois de cinco anos do início do tratamento, enquanto nos países em desenvolvimento esse número cai para 12%. De estômago É a quarta causa mais comum em taxa de mortalidade de uma maneira geral e a segunda causa de óbitos somente por câncer. Estatisticamente, atinge duas a três vezes mais os países industrializados, afetando mais homens que mulheres. Porém, em vários países, pesquisadores observam uma queda na incidência nesse tipo de câncer devido às mudanças no estilo de vida da população, como o aumento da ingestão de frutas, legumes e verduras, redução do uso do sal, melhores métodos de conservação alimentar e atitudes saudáveis como parar de fumar e manter o peso sobre controle. De próstata Em números gerais, este é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o primeiro entre os homens. Ele é seis vezes mais comum em países desenvolvidos, comparados aos países em desenvolvimento. Mais do que qualquer outro, é considerado o câncer da terceira idade, até porque três quartos dos casos no mundo inteiro surgem a partir dos 65 anos. É considerado um câncer de bom prognóstico quando diagnosticado e tratado precocemente. De intestino A neoplasia de cólon e reto é tida como a terceira causa mais comum de câncer no mundo em ambos os sexos e a segunda causa mais frequente em países desenvolvidos. A sobrevida para esse tipo de neoplasia é considerada boa, se a doença for diagnosticada em estádio inicial. Cerca de 55% dos portadores desse tipo dos países desenvolvidos vivem, em média, cinco anos (ou mais) a partir do início do tratamento. Nos países em desenvolvimento, essa taxa cai para 40%. O bom prognóstico faz desse tipo de câncer o segundo com maior número de pessoas diagnosticadas com a neoplasia e que mantêm a doença sob controle, ficando atrás apenas do câncer de mama em mulheres. De mama É o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Segundo dados do INCA, a cada ano, entre todos os tumores, 22% são novos casos de mama. Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticados precocemente, as taxas de cura chegam a 90%. Mas os índices de mortalidade no Brasil continuam elevados porque são diagnosticados tardiamente. Nos países desenvolvidos, a sobrevida a partir de cinco anos é de 61%, enquanto nos países em desenvolvimento essa taxa cai para 57%. A Revista Fama separou uma super dica de prevenção para você!

Fonte: viva saúde

69


A “Cidade dos Anjos” definitivamente não é um lugar para seres celestiais. Sua aura está muito mais relacionada ao pecado, no bom sentido, é claro. Afinal, Los Angeles é uma festa para os amantes do entretenimento. A “Cidade dos Anjos” definitivamente não é um lugar para seres celestiais. Sua aura está muito mais relacionada ao pecado, no bom sentido, é claro. Afinal, Los Angeles é uma festa para os amantes do entretenimento. Onde mais no mundo se pode esbarrar com tantas estrelas de cinema jantando em um restaurante? Só mesmo na maior cidade da Califórnia e segunda maior dos Estados Unidos, onde está concentrada a maior indústria de entretenimento do planeta. É lá que a maioria dos astros de Hollywood mora. Mas nem só de cinema vive Los Angeles. Localizada no sul da costa oeste dos Estados Unidos, esta cidade é quente e ensolarada na maior parte do ano e conta com inúmeras belas praias. Isso sem falar da mística de lugares como Bervely Hills ou da badalada vida noturna, onde se pode observar a fauna local em seus carrões passeando pelas largas avenidas da cidade. Em Los Angeles não há quem não se renda ao pecado. Principais Atrações Santa Monica Pier Píers são uma tradição no sudeste da Califórnia desde o século 19. O Píer de Santa Monica, construído em 1908, consegue recapturar a mística e a glória do passado do lugar. Além de um belo passeio com uma vista maravilhosa, há boas opções para comer, atrações variadas e freqüentemente acontecem shows por lá no final das tardes de verão. Sunset Boulevard e Sunset Strip A mais famosa de todas as alamedas de Los Angeles e talvez o mais famoso Boulevard do mundo. A Sunset Boulevard é a melhor síntese do espírito da cidade com seus quilômetros de extensão que vão de Downtown até à praia, passando por estúdios de cinema históricos, lojas famosas, clubes de strip-tease e mansões espetaculares. Letreiro de Hollywood O letreiro com mais de 15 metros de altura no topo do Monte Lee, foi instalado em 1923, como publicidade de um empreendimento imobiliário. Acabou se tornando um dos maiores símbolos do cinema americano. Para chegar até ele é preciso disposição para uma caminhada de cerca de oito quilômetros.

70


Calçada da Fama Desde 1960 mais de duas mil celebridades já foram homenageadas na Calçada da Fama de Hollywood. Os nomes que ocupam as estrelas de bronze no centro de cada quadrado vão de ilustres artistas esquecidos, a ícones como James Dean, Marilyn Monroe e Elvis Presley. Não há como passar pela cidade sem visitar a mais famosa calçada do mundo. Walt Disney Concert Hall A belíssima construção não é apenas o lar da Filarmônica de Los Angeles, como também uma peça chave na revitalização feita em Downtown. Além de ser um primor arquitetônico, projetado pelo renomado Frank Gehry, a sala de concertos possui uma acústica perfeita, entre as melhores do mundo. Paramount Pictures A Paramount é a única das principais produtoras de cinema cujos principais estúdios ainda ficam em Hollywood. Vale a pena fazer a enriquecedora caminhada de duas horas pelos quarteirões ocupados por suas instalações. Os passeios geralmente incluem visitas aos sets, quando esse não estão sendo usados por filmagens. Griffith Park A área ocupada pelo parque foi doada à cidade pelo magnata da mineração Coronel Griffith J. Griffith, em 1896. Hoje, os mais de 16 mil metros quadrados, com mais de 80 quilômetros de trilhas, formam o maior parque urbano da América, onde existem diversas opções de lazer, como caminhadas, golfe, bicicleta e cavalgadas. Grauman´s Chinese Theatre Uma dos principais ícones de Hollywood, o Teatro Chinês foi inaugurado em 1927 pelo empresário Sid Grauman. A fachada com colunas da dinastia Ming são mundialmente conhecidas. Foi lá que estrelas como Elizabeth Taylor e Frank Sinatra deram início à tradição de deixar as impressões de suas mãos e pés no concreto

Fonte: IG Turismo

71


e d os n a 0 3

emegory Glar ova nça nto da n e

12 0 2 o ã r Ve o ã ç e l co

, sua coleção de , dia 9 de agosto . apresentou A Gregory Unique, em São Paulo desfile no hotel um em 12 20 verão

as e estampas étnic em ao lado de o u o id ro vid cla di i de fo o -L ile O desf hê.A linha Hi oc cr re fe ap he -c m de fora mo carro quatro partes on color blocking co o, o -L m Hi , co s im rd s Ja res forte sentadas as linha e apresentou co as ul az os m e di o ivi “D elh rm a. 70’s e Belíssim laranja, rosa, ve vários tipos de em alfaiataria, s tre ça en pe s s, cia er ên az bl nd te em eGr te ngos. são clien ias e vestidos lo mulheres que em quatro sa u o desfile, a lilto su do re an o ch iss Fe gory e An iros u ico pl ex ”, a arrancou susp linhas diferentes da nha Belíssim ok. kt lo m o eir de im ra pr to re no drea Duca di da plateia logo ela ar ss u na pa marca. A modelo entro ipr e, a nt i ga fo gi im odle branco A linha Jard s com um po O e . in ela nv ar La ss o m pa o marcas co meira a entrar na em adas seguind iss es pl cã ias am sa er tiv m looks girly, co Mulberry, que já cadas, apresenlinha apresentou e cinturas mar seus desfiles. A co da y com o tic mân ssico da Gregor taram o lado ro em o lado clá s acere rja co r sa e po d o como twee leção, reafirmad is. A tecidos lisra ou flo á s po pa m de ta s es pa ado e estam tons pastel e tin s ok o, lo inh m ar pois co o, azul-m linha 70’s veio de tradas. Vermelh s lça as ca m ra de ca ar etos anja m hippie-chic repl - marrom e lar as de manga lar us bl e na alo s. nt pa - peça tendência da es ga. O macacão, ça en es pr arcou tação, também m

72


73 agencia fama


Pedro Fernando, Franciele, Marcio, Vanessa Machado, Daniele e Marcos Vinicius equipe do Sicredi em noite comemorativa na ilha da Canela

novo padrão de

tomadas

Saiba como adaptar sua casa Desde de julho, os aparelhos eletroeletrônicos passaram a seguir o padrão de plugue com três pinos. Mais seguro, o novo modelo promete ser também mais econômico. Quem tem imóvel antigo fica com duas opções: trocar as tomadas (em média, R$ 10 cada) ou usar adaptadores (cerca de R$ 5). Importante: só compre adaptadores com selo de segurança do Inmetro. Passo a passo da troca de tomada: Material • Chave de fenda ou Philips - depende do parafuso que irá utilizar • 4 parafusos • Tomada nova • Espelho para a nova tomada Modo de fazer

um fio verde, que terá a função de fio terra, evitando a sobrecarga. Esse terceiro fio deve ser preso ao parafuso do meio da nova tomada. Aperte bem os fios para que não haja desperdício de energia e risco de curto-circuito. Fixe a nova tomada pelos dois parafusos, bem alinhada e centralizada e, depois, cubra com o espelho para o acabamento. Parafuse bem. Para finalizar, ligue o disjuntor e teste se a tomada está funcionando.

agencia fama

Primeiro, vá à caixa de força e desligue a chave do disjuntor. Depois, solte os dois parafusos que prendem o espelho da tomada. Em seguida, solte os dois parafusos que prendem a tomada. Puxe a tomada para frente com cuidado para que você possa mexer nos fios atrás dela. Solte um pouco os dois parafusos que prendem os fios. Retire os dois fios mantendo sempre um longe do outro. O fio preto é de carga positiva e o azul de negativa, cada um deles deve ser preso a uma extremidade da nova tomada. Se houver aterramento na casa, existirá também

74


75


76


GUIA ODONTO


guerra! Ah… Eu também sempre quis estar aqui. Que ótimo! Comemora o outro E por quê? Porque sou casado e gosto de paz.

Dois baianos que eram primos vão servir o Exército. Chegando lá, são entrevistados pelo sargento: Qual o seu nome? pergunta ao primeiro. É Tonho, meu rei. Negativo. De agora em diante, você será Antônio. E o que você está fazendo aqui? Tô dando um tempo. Negativo. Você está servindo à Pátria. E o que é aquilo? – pergunta, apontando para a Bandeira do Brasil. É a bandeira. Negativo. De agora em diante, ela é a sua Mãe. Vira-se para o segundo e pergunta: Qual o seu nome? É Pedro. E o que você está fazendo aqui? Servindo à Pátria. E o que é aquilo (apontando para a bandeira)? É minha tia. Mãe de Tonho… Dois soldados conversam no quartel: Sabe, eu sempre quis servir o exército!- É mesmo? pergunta o companheiro – Por quê? Porque sou solteiro e gosto de

78

No exército, o recruta reclama da comida:- A minha sopa está cheia de terra! E o Capitão:- Você não veio aqui para servir a Pátria? E o Recruta:- Vim para servi-la! Não para comê-la! O sargento comandava os jovens soldados: Avançar… Sentido! Marchar… Alto! Meia volta! Esquerda… Direita… Avançar… Alto! De repente, um recruta sai da fila. Soldado Silva! Aonde você vai? gritou o sargento. Vou pro alojamento… Volto daqui a pouco, quando o senhor tiver tomado uma decisão! Morreu a mãe do cabo 109… os sargentos e generais não sabiam como relatar a noticia.. Chamaram sargento Manoel, portuga nacionalizado, longa data… seu Manoel então botou todos lado a lado e falou: - posição de sentido! - quem tem mãe dê um passo a frente! você não 109…


Ser dono de uma das cooperativas de crédito do Sicredi é muito mais do que ser cliente. É mais do que se relacionar, é fazer parte de uma instituição financeira. Ser dono é participar dos resultados de uma cooperativa. É ter todos os direitos e obrigações de dono, ter voz ativa nas assembléias que decidem o rumo dos negócios. É compartilhar os valores da cooperação, da mutualidade e do interesse comum com um único objetivo: somar forças para gerar crescimento para todos. Sicredi em números Mais de 1,8 milhão de associados Presente em 11 estados brasileiros Mais de 1.100 unidades de atendimento R$ 23 bilhões de ativos R$ 3,1 bilhões de patrimônio líquido

Faça parte dessa Força. Gente que coopera cresce End.:Q 104 SUL AVENIDA NS 02, LOTE 02, CONJ. 02, 02 nº Telefone 63-3225-3840

79


FAMA26  

REVISTA Negócios Cultura e Lazer Informativo Mensal - Ano 03 Número 26 Palmas-TO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you