Page 1

REVISTA

Informativo Mensal - Ano 02 N煤mero 22 Palmas-TO

Neg贸cios Cultura e Lazer

Cinthia Ribeiro


O dia das

mães A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.

O

próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de “O Hino de Batalha da República”. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E.

Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (19131921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data. No Brasil O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

A revista Fama deseja um feliz dia das mães. Parabéns!!

4


5


Revista fama | faz bem saber

A planta ideal para cada ambiente

V

ocê adora cultivar plantas, mas sempre fica na dúvida de como cuidar dos seus arranjos, hortas e jardins? Separamos algumas dicas práticas para você, inclusive sobre quais as melhores indicações para cada ambiente. Confira: Sacada, quintal ou floreira em janelas:

racterísticas - ou, ao menos, com temperatura ambiente.

Gerânio pendente: ideal para uma sacada pequena e ambientes exteriores, pois precisa de muito sol.

Dracena Fragans: planta africana pode atingir de 3 a 6 m de altura e precisa de lugares bem iluminados.

Alamanda: vai bem em locais ensolarados e na orla marítima. Para evitar que tenha doenças como o pulgão -, deve ser mantida longe da sombra. Boa para sacadas grandes.

Árvore-da-felicidade: com folhas finas, gosta de muita claridade, sem sol direto. Use um vaso grande para ela se desenvolver.

Mini-ixora: típica da região costeira, precisa de vento. Não deve ser plantada em lugares úmidos.

Violeta-africana: precisa viver num local sem umidade e com bastante claridade.

Sala e escritório:

Raphis: conhecida como “palmeirinha”, tem folhagem palmada (semelhante à palma da mão). Vem de uma região úmida e quente da China, daí adaptar-se bem em locais com tais ca-

6

Cozinha e área de serviço:


7 agencia fama


Ana Carla, Rodrigo e Maria

INAUGURAÇÃO ACADEMIA CONTOURS

Bruna e Kelry

Graziela, Luciane e Shayane

Cheila Naves

Deivi, Clara e Hentony

Janaina, Olyanna, Luis Fernando e Keila

agencia fama

Iara e Clotilde

Rejane, Clara e Anaides

8


Janaina, Gabriela e Keila

Franquiadora e Equipe

Rubens e Rozania

Frabicio e Daiane

Vilma e Isabel

Equipe Contours

Teca e Cheila

Cheila e suas Filhas

agencia fama

Raison e Rilane

Karla e Eliza

9


10


11


12


13


14

agencia fama


15


Editorial Maio é um mês especial! Mês das mães, das noivas, da mulher. E nós da Revista Fama queremos parabenizar a todas as nossas leitoras. Mães, filhas, avós e quem ainda será mãe. Parabéns! Como nossa equipe adora uma data comemorativa, preparamos uma edição especial para este mês. Está sem dinheiro para comprar um presente para sua mãe? Você pode fazer uma torta holandesa de morango, prática e barata, é uma ótima opção para preparar no dia das mães. Vai casar e ainda não sabe em que lugar passará a lua de mel? Nossa dica de viagem este mês é Buenos Aires, lugar perfeito para os recém-casados. Acabou de virar mamãe? Nossa matéria sobre natação para bebês mostra como essa atividade pode ser benéfica para seu pequenino. E, se você, homem, está se perguntando se esquecemos de você, saiba que não! O mês é das mulheres, mas a Revista Fama é de todos. Nesta edição, você também encontra matérias sobre esportes, tecnologia, saúde, etiqueta e moda masculina. Ir ao dentista todo mundo precisa! Na Revista Fama você encontra o Guia Odonto, um guia de clinicas e consultórios odontológicos para você escolher o melhor para você e sua família.

SUMÁRIO

04

54

página

página

Dia das mães

Tá na mesa Torta holandesa de morango

20

62

22

77

página

página

página verde

Turismo Buenos aires

Contribuições pessoais para sustentabilidade

página

página

moda Tendências moda masculina

guia odonto

ANUNCIE NA FAMA Departamento de Vendas

Informativo Mensal de Distribuição Gratuita Diretor: Dep. Vendas: Jornalista: Fotos Capa: Foto Social: Colunistas:

Raquel Scarparo (63) 8119-2141 Hedner (63) 9236-2250

Faça parte da revista mandando sugestões de matéria, eventos. As colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores. Não nos responsabilizamos por anúncios confeccionados por terceiros.

Hedner Carlos Raquel Scarparo Karina Francis MTB 62032/SP Zilma Guzmán Paula Moura Franciele Daniel Fernanda Daniel Direção de Arte: Bruce Ambrósio Revisão: Fernanda C. Daniel Tiragem: 6.000 Exemplares

revistafamapalmasto@gmail.com www.revistafamapalmas.com.br

16

CNPJ: 10.822.800/0001-41


17


É importante que o cão saiba que o comando é do condutor. Ao cão cabe andar ao lado da pessoa, mantendo a guia frouxa. Quando o cão puxar a guia, bastará um pequeno tranco para ele se aproximar, afrouxando-a. Mesmo porque se ele continuar puxando, em vez de se submeter, se sentirá enforcado. Leve sempre petiscos para recompensá-lo quando ele estiver correspondendo aos seus comandos. É normal o cão dominante procurar impor sua vontade, e se isso for permitido ele passará a liderar e deixará de obedecer e ainda reagirá com agressividade. Abaixo, algumas dicas resumidas de com oconduzir seu cão: * ande em zigue-zague, fazendo com que o cão tome um tranco na coleira se não segui-lo; * seja mais rápido no início do passeio, pois o cão estará mais ansioso e, portanto, menos sensível aos trancos; * procure controlar o cão fazendo exercícios em lugar não tão excitante para ele. Só quando ele se comportar muito bem, comece a ir para outro local; * recompense-o com brincadeiras e petiscos sempre que ele estiver andando com a guia completamente frouxa. * ao fazer paradas durante a caminhada, mantenha a guia frouxa . Se o cão puxar, dê um tranquinho.

18

agencia fama

COMO CONDUZIR O CÃO SEM SER LEVADO POR ELE


Boró Costa e João Ribeiro Jr

Maria Antônia e Bianca

Daniel Lucas e Isabela

Michelli e Rogerio

Karla Lopes

Elisângela e Michelli

Gustavo, Romney, Guilherme

Fernando e Boró Costa

João, Pedro e Márcia

Glaura

Geovane e Rogério

João Afonso e Valdicléia

Maria Denise e Danilo

Rafael e Ludimila

Fernando, Adriano e Rogério

Rogério, Ap. Bené Silva e Fernando

Ricardo Castro e Paula

Rogerio e Michelli

Umbelina e Michelli

Fernando e Júnior

cocktail de lançamento

da nova coleção

Fernando e Fábio

19


Revista fama | página verde

Contribuições pessoais para a sustentabilidade

20

Sempre que presenciar algum crime ambiental, denuncie!

Quando você se cala, contribui para que problemas deste tipo continuem acontecendo. Faça sua parte!

Forme e/ou participe de associações comunitárias voltadas ao meio ambiente. Desta forma você exerce seus deveres e direitos de cidadania e contribui para uma melhor qualidade de vida.

Estimule a abordagem ambiental lembrando no seu dia-a-dia dos 5R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Preciclar, Reeducar e Replanejar.

Reduza o seu consumo ao mínimo necessário, assim você gasta menos água, energia e matéria prima e, por conseqüência, gera menos esgoto, calor, poluição, desmatamentos e outros problemas ambientais.

Sempre que encontrar locais onde a coleta seletiva estiver implantada, colabore: separe o lixo nos respectivos coletores e faça sua parte ajudando na reciclagem.

Você sabe o que é a preciclagem? É o ato de escolher produtos que não agridem o ambiente na hora da compra. Assim você incentiva empresas que preocupam-se com o desenvolvimento sustentável.

Baterias e pilhas contêm substâncias tóxicas ao meio ambiente e não devem ser descartadas no lixo. Organize a coleta seletiva deste material e encaminhe para a reciclagem.


21


Revista fama | Moda

Tendências para moda masculina

outono/inverno 2011

A

moda traz ao homem uma proposta sóbria e elegante, porém muito mais sensual e ousada do que pudemos observar nas coleções passadas. Para um homem que se preocupa não só com a aparência, superficialmente falando, mas também com toda intenção e simbologia existente por trás de determinada peça de roupa. Austera e conservadora, a moda masculina outono inverno 2011 promete peças clássicas, com ternos elegantes de corte e modelagens perfeitas. Ou melhor, impecáveis. Dando lugar a uma silhueta séria, a alfaiataria masculina apresenta uma palheta de cores escuras que tem como base o cinza, azul, cáqui, ocre e bastante preto. As gravatas continuam escuras e bem estreitas, em contrapartida, as camisas surgem branquíssimas, ou, para os homens mais moderninhos e jovens, prateadas e também escuras. Esses tons também se estendem aos ternos, que ainda podem vir metalizados e com riscas desde discretas e suaves às chamativas. Tendência forte em matéria de calçado masculino, o poderoso modelo estreito de

22

bico fino é, sem dúvida, o sapato social que mais fará a cabeça dos homens. Principalmente, por atribuir um toque ainda mais elegante e moderno ao look. Seguindo a tendência militar, os casacos e jaquetas, sinônimo de descontração e rebeldia, passam a ganhar destaque até nas produções mais sofisticadas, nos tons de cinza e verde, eles aparecem em modelagens e comprimentos ajustados e curtos. As calças estarão retas e com a barra mais alongada, aposte nas escuras (no estilo total black) e com lavagens super detonadas. Já as blusas, trazem modelos de gola olímpica e decotes em “V”, sensação desta temporada, ficam ótimas se combinadas a suéteres, camisas, cardigãns, casacos e jaquetas.


23 agencia fama


Revista fama | curiosidades

Construa uma boa imagem no ambiente de trabalho

Não adianta acreditar no contrário: a aparência é, sim, um fator importantíssimo no trabalho.

U

ma boa funcionária está sempre apresentável, com roupas e cabelos limpos. Quem trabalha com atendimento ao público, então, deve dar atenção especial ao visual. Veja o que pode e o que não pode ser feito na empresa: Esqueça os decotes sensuais Vestir tomara-que-caia, saia curta, legging, vestidos extremamente justos ou peças transparentes é uma gafe enorme! Também não dá para deixar a barriga de fora ou usar um chinelo. Sapatos, aliás, devem segurar o calcanhar. Mantenha a pele do rosto sempre saudável Não vá trabalhar de cara lavada e com as olheiras de uma noite mal dormida. O ideal é fazer uma maquiagem leve! Para não errar a mão, atente-se em realçar seus pontos fortes e disfarçar as imperfeições. Corretivo, rímel, batom e blush são suficientes. Deixe os cabelos arrumados Mantenha os cabelos sempre

24

limpos e desembaraçados. Quem tinge os fios deve cuidar da raiz, evitando deixá-la aparente. Truque: conforme a idade chegar, clareie os cabelos e não os deixe tão compridos. Assim, a fisionomia fica mais leve! Cuidado na hora de escolher o perfume É melhor evitar fragâncias muito fortes. Use versões mais suaves, como uma água-de-colônia. Caso não abra mão do perfume, experimente diluí-lo em um pouco de água para amenizar. Cuide do seu hálito Quando falamos muito ou ficamos um bom tempo sem comer, o hálito pode ficar desagradável. Tenha sempre à mão balas ou pastilhas de hortelã para manter a boca fresca.


25


Dica Fernando Náutica

navegação com segurança

agencia fama

• Faça um checklist obrigatório antes de qualquer saída: carta náutica, documentação, bússola, sonar, rádio VHF, GPS e material de salvatagem; • Nada substitui a experiência do comandante, mesmo que tenha os melhores equipamentos eletrônicos a bordo; • Obedeça a capacidade de máxima permitida de passageiros no barco, caso não respeite você pode ser multado por excesso de passageiros; • Só acelere o barco quando todos passageiros estiverem sentados; • Mantenha-se sempre do lado direito(boreste), quando estiver no canal, pois isto significa pista de mão dupla; • Não ande em alta velocidade perto de embarcações de estejam em fundeio ou atracadas, isto é uma atitude condenável; • Entre duas lanchas , sempre a que vem a direita (boreste) é que tem a preferência; • Os veleiros que estiverem à esquerda tem prioridade; • Os JETS seguem as mesmas regras das lanchas; • Mesmo que tenha prioridade, em caso de dúvida desvie; • Os barcos a remos são lentos e difíceis de avistar, por isto fique atento; • Nunca se aproxime e coloque seu barco perto de praias onde tenha arrebentações; • No caso de enfrentar arrebentação de ondas grandes, navegue num ângulo de 30 a 45 graus em relação a elas; • Navegue sempre a favor das ondas e do vento quando o mar ou lago estiver agitado, pois o barco pode ficar incontrolável se receber ondas de popa; • Numa tempestade o motor deve permanecer ligado e engatado sempre; • Durante à noite utilize o radar / sonar para ajudar a navegar. Os refletores de radares devem ser feitos de alumínio e instalados o mais alto possível; • Evite que equipamentos eletrônicos fiquem diretamente expostos ao sol e a chuva, mesmo que sejam à prova de intempéries.

26


27 agencia fama


Revista fama | saúde

Prótese de

silicone tem validade?

Questões que você precisa saber Dependendo da prótese de silicone, se não forem substituídas no momento certo, podem se romper e trazer riscos à saúde, alerta o cirurgião plástico, Dr. Alexandre Barbosa. Nenhuma prótese de mama dura para sempre. Embora os especialistas não estipulem um prazo determinado para a troca, toda mulher que colocou silicone nos seios – a cirurgia plástica mais realizada no Brasil – inevitavelmente vai ter que voltar para a mesa de cirurgia algum dia. A questão é fazer a troca enquanto é tempo e o prazo de validade da antiga ainda não venceu. Mas não é o que costuma acontecer. Muitas mulheres só procuram o médico quando surge algum problema. Nesses casos, na maioria das vezes, as próteses já estão rompidas. Além de trazer danos à saúde, isso torna a cirurgia de reparação mais difícil e os resultados mais limitados. Estima-se que as próteses mais antigas, implantadas nos anos 80 ou 90, durem cerca de dez anos. As próteses mais antigas duravam menos porque eram mais lisas e o silicone, mais líquido. A cápsula que as envolvia também era mais fina. Veja alguns esclarecimentos importantes sobre o momento certo para refazer a cirurgia de prótese de silicone: Qual o momento ideal para colocar uma prótese de silicone nos seios? De modo geral, os especialistas recomendam uma idade mínima de 17 ou 18 anos, quando a mama já está bem desenvolvida. Além disso, mulheres que pretendem engravidar não devem fazer a cirurgia, pois o formato da mama pode mudar depois da amamentação. Em muitas mulheres, elas diminuem de tamanho, pois há uma espécie de atrofia da glândula mamária. Como é a cirurgia? Normalmente é feita com anestesia local e sedação – mas em alguns casos utiliza-se anestesia geral ou peridural. Dura entre uma hora e meia e duas horas, aproximadamente. A paciente pode ter alta no mesmo dia. Como é o pós-operatório? A mulher sente mais dor nas primeiras 48 horas. Um dreno é colocado para evitar acúmulo de secreções e retirado em um ou dois dias. Em quatro ou cinco dias, é possível voltar ao trabalho, desde que ele não exija muito esforço físico. Os exercícios podem ser retomados após 60 dias. Quais sinais podem indicar problemas? A paciente deve procurar um médico quando observa perda de resultados estéticos, como assimetria das mamas, quando uma fica mais dura ou mais alta, ou quando

28

há sinais de nódulos ou caroços e dores. A prótese impede o diagnóstico de câncer? Não, mas se a paciente tiver casos de câncer de mama na família, o médico pode preferir colocar a prótese sob o músculo, para facilitar a visualização de um possível tumor. Quanto custa a cirurgia para implantação de silicone nos seios? Entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, aproximadamente. Qual a validade da prótese de silicone? Os médicos não estipulam um prazo determinado para a troca da prótese. As mais antigas precisam de acompanhamento após dez anos, aproximadamente, para checar como está a situação do produto. As mais modernas devem durar mais – em torno de 15 ou 20 anos -, estimam os especialistas. Como é a operação para troca da prótese? Quando feita no momento certo e a prótese ainda não se rompeu, costuma ser mais simples e mais rápida do que a primeira cirurgia. Isso porque o médico usa a própria cicatriz existente e não há necessidade de colocação de drenos, pois não muita eliminação de secreção.


29


30


31

agencia fama


Clara comemorando seus 15 anos com seus pais, Ricardo e Helena, e seus irmãos, Laura e Mateus. Muito estilo, glamour e alegria !

Bob’s Burger O

novo desenho animado da Fox, criado por Loren Bouchard, conta a história de Bob Belcher, sua mulher Linda, e seus três filhos esquisitos: Tina, Gene e Louise. Os episódios se desenvolvem na hamburgueria que Bob e sua família tentam levar adiante, apesar dos inúmeros acidentes que fazem com que o lugar seja reinaugurado regularmente. Ao contrário de outros desenhos da emissora, como Family Guy e American Dad, em nenhum momento Bob’s Burger se apóia em um mundo fantástico para fazer humor (como aliens travestidos ou bebês que querem dominar o mundo). A graça do desenho consiste justamente em seus personagens ordinários: Bob e sua família são pessoas comuns (bastante estranhas, claro), mas comuns. O humor na maioria das vezes é sem noção, com nomes inusitados para o hambúrguer do dia. As situações trazidas nos primeiros episódios da série surgem de momentos normais, como a visita dos sogros de Bob a sua casa, e de momentos inusitados, como a fiscalização do restaurante por agentes de saúde, com a acusação de que os hamburgers do lo-

32

cal eram feitos de carne humana. A série também deu uma ‘zuadinha’ de leve no Brasil, no quarto episódio aparece um professor de capoeira que faz de tudo pra provar que não ensina uma dança, mas sim uma arte marcial extremamente letal. Os traços dos desenhos são bastante originais, e as cores vivas contrastam com o humor cinzento. Bob’s Burger é daqueles programas que dividem o público, considerado desastrosos por alguns, e inovadores por outros, mas independente do gosto, mais uma vez ficamos reféns da audiência norte-americana para dizer se a série vai para frente ou não. De minha parte, espero por muito humor com uma pitada de falta de noção de Bob e seu restaurante.


33


Brasil avança para cartões de crédito via celular De acordo com dados divulgados pelo Ibope em 2010, o internauta permanece, em média, 45 horas por mês na web. Com o crescimento da conexão sem fio e a sofisticação dos dispositivos móveis, a tendência é que haja uma explosão em termos de conectividade e mobilidade. Para Vitor Elman, diretor de criação da Cappuccino Digital, agência de comunicação em São Paulo, a classe “C” vem crescendo exponencialmente em relação à veiculação de dados por celular, sendo este a maior fonte de acesso a web do que até o próprio desktop. “Se um usuário tem um laptop ou um celular e está em trânsito, mas não tem acesso à web, ele estará limitado a ferramentas que tínhamos há 20 anos” e completa o executivo. Para ele os dispositivos móveis, seja um celular, um notebook, um smartphone, estão se transformando no controle remoto das vidas digitais das pessoas. “É uma ponte entre o mundo físico e o digital”. A verdade é que o celular mudou muito a forma de relacionamento com as pessoas e com o mundo. A tendência é que isso aumente para outro patamar de modo como o mundo se relaciona até com os negócios. “No Japão, o aparelho já é utilizado como cartão de crédito e no Brasil, o mesmo deve acontecer”, explica Elman. Além disso, a outra novidade, é que, segundo o executivo, já existe um aplicativo japonês, em fase de testes, que trabalha com realidade aumentada, onde o usuário pode visualizar uma rua através da câmera do celular e automaticamente identificar as lojas e comércios existentes na região, além de dados dos produtos, comparativo de preços, comentário de consumidores que passaram por

34

aquele local e postaram opiniões através de um aplicativo. Elman dá outro exemplo de como a mobilidade no Japão já está altamente avançada: “o uso de SMS não existe por lá. Toda a comunicação é feita por e-mail. Isso porque eles não têm problemas de conexão em nenhum lugar. Então o e-mail se torna a forma mais rápida, segura e prática de se comunicar”, completa. “Aqui no Brasil ainda não estamos neste patamar. O número de celulares no País já chega a quase 190 milhões, porém, deste número, 82,2%, segundo a Anatel, utilizam sistema pré-pago normalmente com uma utilização baixa de dados”. Além disso, segundo o executivo, a porcentagem de brasileiros com smartphones é de 25%. “Com isso, temos ainda um caminho grande, porém que tem sido percorrido rapidamente de formação de uma cultura móvel no País. Acredito que ao longo dos próximos 5 anos devemos ter um grande amadurecimento nesse setor”, destaca. Para finalizar, o executivo alerta que as empresas já devem pensar nesta forma de interatividade com o consumidor. “Cada vez mais esse meio se torna interessante para as companhias que querem estabelecer uma conversa com seus consumidores, seja por meio de conteúdo ou através de serviço”, destaca.

Fonte: consumidor moderno


35 agencia fama


Natação para bebês: conheça os benefícios do esporte

Mergulhos e braçadas, antes do primeiro ano de vida, têm reflexos duradouros. Um trabalho da Universidade de Ciências e Tecnologia da Noruega provou que bebês que praticaram natação nesse período têm melhores resultados, anos mais tarde, em exercícios que exigem equilíbrio e habilidade para alcançar objetos. A natação é o único exercício que estimula todas as partes do corpo, pois a água proporciona movimentos tridimensionais. O bebê não encontra dificuldades para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. Nesta faixa etária, nadar significa, simplesmente, movimentar braços e perninhas com ou sem apoio dos pais, além de pequenos mergulhos. Mas é preciso tomar certos cuidados: “O cloro pode ser prejudicial devido ao risco de alergia. E é comum a criança que nada ter mais infecções, como otite”, alerta a pediatra Débora Passos, de São Paulo. Além disto, as aulas de natação precisam ser orientadas um professor especializado e é necessário que a piscina e os ambientes sejam limpos e aquecidos. As fases da natação infantil De 0 a 8 meses: no final desse período, o bebê consegue boiar De 9 a 14 meses: aprende a se direcionar, flutua de bruços e procura as bordas para sair da piscina De 15 a 24 meses: a criança controla bem os movimentos e já muda de direção enquanto nada

36


37


Revista fama | beleza

dicas

para domar o cabelo durante à noite Rabo de cavalo

Ação sem enxágue

Um dos motivos para acordar com os fios arrepiados é deixá-los mal presos. Se quer manter tudo em ordem sem prejudicar as mechas, faça um rabo de cavalo solto, na altura da nuca. “Use elástico com tecido, que não quebra a fibra”, orienta Alex Safra, cabeleireiro do Espaço Be.

Usar leave-in antes de dormir reduz o arrepiado. A aplicação deve ser feita nos fios úmidos, mas você precisa secá-los antes de dormir. Deitar com o cabelo molhado contribui para que ele ‘acorde’ desarrumando.

Truque caseiro

Divida os cabelos em três partes e faça uma trança solta abaixo da nuca. Além de evitar o excesso de volume, você ganha um leve ondulado ao acordar. Caso não queira esse efeito, trance apenas duas mechas.

Sabia que água de coco hidrata e leva aminoácidos para os fios, reduzindo o frizz e o volume? Basta colocar a água num borrifador e, antes de dormir, aplicar um pouco do líquido no cabelo e penteá-lo. Repita duas vezes por semana. Deixe a água na geladeira por até sete dias. Escova certa Com o acessório certo você minimiza o frizz e o volume dos fios pela manhã. O truque é pentear o cabelo usando uma escova raquete (reta atrás), com cerdas macias.Com ela, você deixa os fios uniformes e diminui a chance do arrepiado.

38

Trança poderosa

Hidratação na madrugada

Se não for usar leave-in nem água de coco, que tal passar um creme com ação noturna? Com ele você mantém a fibra capilar hidratada, o que vai ajudar o fio a não eriçar durante a noite. Com essa hidratação, o cabelo volta a ter maleabilidade e arma menos. Passe o creme duas vezes por semana, bem longe da raiz.


39


40


41


GALERIA CAFÉ

Carla e Morgana

42

CAPIM DOURADO SHOPPING

Djalmir e Rosa

Dr. Adriana e Vania

Edimara e Célio

Fabricia e Fayrowz

Gabriel e Katia

Gilvaldo e Flávio

Amigos curtindo um bom Chopp


Katia, Rosa e Adenildes

Luis, AlmĂŠrison e Vanberto

Rogerio e Adriane

Romulo e Viviane

Temis e CĂŠlio

agencia fama

Tania e Luis de Barros

43


Cuidados com Peixe Betta

O peixe Betta pode não ser o peixe mais simples de se cuidar se não forem seguidas as instruções necessárias corretamente. Não é só porque vivem em aquários pequenos, em condições mais simples que não precisam de cuidados. Saiba que eles adoecem facilmente, devido às condições da água, que normalmente não satisfazem 100% as necessidades do animal. É importante lembrar que quase 100% das doenças que eles contraem são tratáveis, basta saber diagnosticar a tempo e medicar corretamente. Eles podem sim viver por mais de cinco anos, mas vale lembrar que esses peixes têm exigências como qualquer outro peixe. Não se descuide de limpar regularmente o aquário, de fazer as trocas necessárias de água, manter sempre o pH, dH, temperatura nas condições necessárias e alimentação correta. Qualquer deslize pode acarretar sérias conseqüências. Faça diferente mostre que sabe cuidar de seu peixe para que dure muitos anos.

44


NOSSA CAPA

Mãe, esposa, amiga, meiga e valente. Essas são algumas das características de Cinthia Ribeiro, casada com o Senador João Ribeiro e mãe de João Antônio Caetano Ribeiro. Nascida em Anápolis-GO, mudou-se para Palmas-TO em 2000. Cinthia está sempre envolvida em trabalhos sociais e acompanha o esposo na vida pública, por isso divide o tempo entre Palmas e Brasília. Formada em Fonoaudiologia, ela é proprietária da faculdade UNEST de Paraíso do Tocantins-TO, onde participa efetivamente da administração. “Formamos a primeira turma de Direito há 10 dias, um sucesso”, diz Cinthia. Nos momentos de lazer adora estar com a família e também gosta de cozinhar, ir a shows, teatros, além de praticar pesca esportiva.

FICHA TÉCNICA: Capa: Cinthia Ribeiro Produção de Moda: Cagliari Cabelo e Maquiagem: Cagliari Fotos: Zilma Guzmán Local: Residência Cinthia Ribeiro

Vestido Nude com cinto do mesmo tecido - Poeme Brincos pérolas - Acervo Pessoal Pulseira Pérolas - Acervo Pessoal Sapato Couro estampa avestruz Rosa – Andarella Look Infantil – Duas Marias


Vestido listrado em tule colorido longo - Stage Cinto couro tramado - Stage Anel ônix com prata - Morana Brincos ônix com prata - Morana Colar - Acervo pessoal Sapatos sandália em couro – Andarella Vestido - Acervo Pessoal Brincos/Colares - Acervo Pessoal Anel laço prata com cristais - Morana Sapato Peep toe Azul bic - Borba Gato


agencia fama

Vestido tomara-que-caia em estampa animal (onça) - Poeme Conjunto colar e brincos, corrente cravejada - Morana Bracelete Dourado - Morana Sapatos Peep Toe Cinza com Laço – Andarella Look Infantil – Duas Marias


por: Francielle Daniel

FOME OCULTA: A VILÃ NUTRICIONAL

O

consumo de quantidades insuficientes de alimentos, ou seja, a desnutrição, ainda é, infelizmente, um problema gravíssimo para muitos países, atingindo também grande parte da população brasileira, em especial as classes socioeconômicas menos favorecidas. Mas existe outro tipo de fome, que pode não ser provocada pelo “estômago vazio” e está se espandindo em todas as populações. O problema decorre da falta de alguns nutrientes importantes ou “protetores”, e atinge todas as classes sociais, desde os mais pobres (por alimentação insuficiente) até aqueles que dispõem de mesa farta (por hábitos alimentares inadequados). Nos dois casos, os indivíduos não consomem a quantidade adequada de certos nutrientes indispensáveis, mas isso não é percebido pelo mecanismo interno de regulação da fome-saciedade. Ou seja, as pessoas não dispõem de “sensores” que as alertem para essas necessidades específicas. É a “fome oculta”, que corrói o organismo e o deixa desprotegido. Nos seres humanos, essa carência de vitaminas e minerais esssenciais se expressa em estresses fisiológicos, processos infecciosos (gripes, resfriados) e alterações de comportamento (desânimo, mau-humor, irritabilidade) que só aumentam a necessidade desses elementos ausentes, mas que muitas vezes não são repostos pelo fato de não ser detectada essa co-relação entre carências nutricionais e distúrbios físico-psíquicos.

Vale ressaltar que, embora os nutrientes reponham o que é gasto pelo organismo, mantendo todas as funções fisiológicas e a boa saúde dos indivíduos, o potencial genético de aproveitamento desses elementos varia de pessoa à pessoa, tornando-as mais ou menos propensas a determinadas doenças. A chamada “fome oculta” aumenta o risco de danos a vasos sanguíneos, reduz as defesas orgânicas contra agentes causadores de doenças e diminui a possibilidade de controle, no estado inicial de processos cancerígenos e da arteriosclerose. Existem muitas evidências epidemiológicas de enfermidades crônicas degenerativas ligadas a esse tipo de fome e da capacidade de proteção fornecida por uma alimentação variada e moderada, junto com hábitos saudáveis e atividade física moderada e rotineira.

Francielle Marina Daniel é Tecnóloga em Alimentos pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá/PR - francidaniel@hotmail.com

48


49

agencia fama


ALMOÇO DELICIOSO

PARA O PALADAR E PARA O BOLSO.

50


SHOPPING CAPIM DOURADO

Fotos meramente ilustrativas. Promoção não cumulativa, válida somente nesta loja por tempo limitado, para qualquer massa, exceto bambini e pratos promocionais. Promoção válida das 11h às 16h, até o dia 31 de junho de 2011.

51


Alexandre, Junior, Sonayra e Walkiria

Leila, InĂŞs Barbosa e Borges da Silveira

Cristina e Debora

Diandra Ferreira e Camila Peara

Eduardo, Ernani e Luiz Carlos

Eli Ramos e Karina

Elmecy e Dorinha

Fernanda e Adriana

Isabel e Glaucia

Juliana,Mirian, Sandra e Ariane

Luciana e Cleide

Melck Aquino, Juliana e Di Engenho Novo

Mila e Paulo

Mirian ,Astrid Fontinelle e Luciana

Lucas, Luciene, MairĂŁ e Natalia

Silvana, Auricelia e Ana Luiza

Paula Moura e Astrid Fontinelle

agencia fama

Vanise e Marina

Silmara e Valeria

52


53

agencia fama


Marcelino, Maria da Gloria e Rafael. Lacamento de coleção de inverno. Andarella

Tá na mesa

Torta holandesa de morango Ingredientes Massa: 150g de biscoito maisena 60g de manteiga

Recheio: 500g de morangos lavados 1 pote de nata (390g) 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sobremesa) de gelatina em pó sem sabor

Cobertura: 300g de chocolate picado 1/2 xícara (chá) de creme de leite Biscoito Calipso

Modo de preparo No liquidificador, triture os biscoitos e misture a manteiga até formar uma farofa bem úmida. Cubra o fundo de uma fôrma de 22cm de diâmetro com fundo removível. Reserve.

Recheio:

54

Na batedeira bata a nata com o açúcar até formar um creme. Reserve. No liquidificador, bata os morangos e a gelatina hidratada e dissolvida de acordo com as instruções da embalagem até formar um purê. Misture ao creme de natas reservado e bata levemente até incorporar todos os ingredientes. Coloque sobre a massa e leve a geladeira até firmar. Cobertura: Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Misture o creme de leite. Cubra a torta e leve novamente a geladeira até endurecer. Desenforme a torta. Reserve um pouco da cobertura de chocolate para colar os biscoitos na lateral, rodeando a torta. Decore com morangos.” Preparo: Demorado (acima de 45 minutos) Rendimento: 12 porções Calorias: 439 por porção


55 agencia fama


56


57


Revista fama | esporte

triatlo

O Triatlo é uma modalidade esportiva que combina, de forma sequêncial e sem interrupção, provas de natação, ciclismo e corrida.

Esta modalidade esportiva surgiu na década de 1970, na cidade de San Diego (sul do estado da Califórnia - Estados Unidos). Em 1978, foi organizada a primeira competição de grande porte de Triatlo no estado norte-americano do Havaí. Esta competição ganhou o nome de Ironman (Homem de Ferro). Regras do Triatlo As provas oficiais (para homens e mulheres) de triatlo podem ter, no máximo, 51,5 km de percurso total. Nas Olimpíadas, por exemplo, as provas de triatlo são divididas das seguinte forma: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Este percurso também é utilizado nas provas do Campeonato Mundial.

Principais competições - Todos os anos a União Internacional de Triatlo organiza duas grandes competições de triatlo: Campeonato Mundial e Copa do Mundo. - Nas Olimpíadas 2008, em Pequim, ocorreram provas de triatlo, pois este esporte faz parte do quadro de modalidades olímpicas. Organização Em nível mundial, as competições e eventos de triatlo são organizados pela ITU (União Internacional de Triatlo). No Brasil, as competições são organizadas pela CBTri (Confederação Brasileira de Triatlo).

Ironman Curiosidade: O Ironman é uma competição de triatlo que requer muita resistência e preparo físico dos atletas, pois o percurso é mais longo. Costuma durar aproximadamente nove horas, sendo dividido da seguinte forma: 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

58

- O triatlo tornou-se um esporte olímpico no ano de 2000, durante os Jogos Olímpicos de Sydney (Austrália).


59

agencia fama


60


61


BUENOS AIRES Capital do tango e da Argentina, Buenos Aires oferece sempre uma lista inesgotável de atrações. Tanto para quem está voltando para lá como para quem chega pela primeira vez. Nos últimos anos, o câmbio favorável na troca de reais ou dólares por pesos fez com que multidões de brasileiros descobrissem o poder sensual da música e da dança portenhas, a diversidade de seus shoppings e feiras ao ar livre, a beleza européia da arquitetura, o sabor das carnes e vinhos. Prazeres simples, mas abundantes, de fácil acesso, cuja intensidade faz voltar.

A metrópole latina funciona 24 horas, considerando que depois do jantar, tarde da noite, tem a balada começando às 2h e terminando às 6h, dali a pouco abrem os cafés, os museus e mais um dia de trabalho, com os moradores preenchendo as ruas. Os bairros de maior freqüência turística, como o Centro, Retiro, Recoleta, Palermo e San Telmo, oferecem segurança para longas caminhadas. Plural, Buenos Aires contenta várias tribos de visitantes ao mesmo tempo: de famílias com crianças a casais em lua-de-mel, de boêmios a colecionadores de livros e raridades. Nos passeios diurnos, é comum começar as coisas pela Casa Rosada e Plaza de Mayo, a primeira um imponente centro de poder, a segunda um espaço com árvores, jardins e pombas para manifestações populares contra ou a favor do poder. Por ali passaram os fanáticos por Evita Perón, a primeira-dama falecida em 1952, e os manifestantes do ‘panelaço’ que provocaram a renúncia de um presidente, em dezembro 2001. Por ali ainda marcham as mães e avós da Plaza de Mayo, lembrando todas as semanas que milhares de homens e mulheres da esquerda argentina foram ‘desaparecidos’ durante a ditadura militar. Os táxis estão baratos, na comparação com o mesmo serviço em capitais brasileiras, e os ônibus, por alguns centavos, sempre correndo muito, também

62

levam à tangueira San Telmo, ao bairro Palermo dos parques, do escritor Jorge Luis Borges e dos jovens estilistas, e à Recoleta das grifes luxuosas e do cemitério que virou atração turística. Buenos Aires até cabe num final de semana ou feriadão, para quem viaja desde as regiões Sul ou Sudeste do Brasil. Soa insano, tanta coisa boa para ver e fazer em três ou quatro dias, mas ficar pouco tempo é bem melhor do que não ir. Site da cidade - www.buenosaires.gov.ar Site de turismo da cidade - www. bue.gov.ar/home/index.php DDI - 54 (Argentina) Código de acesso de Buenos Aires - 1 Idioma - Espanhol é o idioma oficial, mas o inglês também é usado nos estabelecimentos comerciais. O português é facilmente compreendido pelos portenhos. Fuso horário - O horário em Buenos Aires é idêntico ao de Brasília. A cidade não segue o horário de verão. Energia elétrica - 220V - Você deverá ter um plug especial para se conectar às tomadas do país. Fonte: TodoTango /Uol Viagens


63


Rafael, Graziella, Ana Luiza e Lavínia em recente inauguração de sua loja Picnic Shoes.

comer bem para

durmir bem

Noites mal dormidas são o pesadelo de muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira do Sono (2009), 43% da população do País não descansa a mente e o corpo durante o sono. Os motivos podem ser diversos. “Há causas orgânicas, como disfunções da tireoide, ou psicológicas, como estresse e ansiedade”, explica a neurologista Rosana Cardoso Alves, do Centro de Neurologia e Medicina do Sono do Fleury Medicina e Saúde. Sendo o sono essencial para repor as energias que gastamos durante o dia, a privação dele pode ser sentida em todo o organismo. “Os sintomas mais comuns são sonolência excessiva durante o dia, falta de atenção, alteração de memória, de humor e sensação de fadiga”, conta Rosana Cardoso. Para driblar esses efeitos negativos e mandar a insônia para longe da cama, práticas diárias saudáveis são muito bem-vindas, que vão desde manter o quarto livre de ruídos e iluminação até fazer exercícios físicos regulares. Na alimentação, ganham destaque alguns alimentos que podem contribuir para relaxar o organismo e até acalmar os nervos, o que aumenta as chances de uma noite mais tranquila. Triptofano: aliado do sono A nutricionista Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional, recomenda a ingestão de arroz (de preferência integral), amaranto, amido e

flocos de milho e banana. Apesar de serem bem diferentes na composição nutricional, todos são ricos em triptofano, elemento que ajuda a aliviar o problema da insônia. Outros alimentos também apresentam a substância, como leite e derivados, quinoa e cacau. “O aminoácido é um indutor natural do sono, pois aumenta a quantidade de serotonina no cérebro”, esclarece a nutricionista Carla Yamashita, do Fleury Medicina e Saúde. A serotonina já é um nome familiar aos nossos ouvidos. Famosa por promover o bom humor e regular o apetite, a substância é considerada um neurotransmissor, ou seja, uma molécula que atua na comunicação entre neurônios. Ela também contribui para regular o sono e é indicada por especialistas para combater causas comuns da insônia, como ansiedade, depressão e estresse. “A serotonina dá origem à melatonina, hormônio que influencia no momento de dormir, por reduzir a temperatura corporal e diminuir a latência para o início do sono”, conta a nutricionista Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional. Fonte: Vida natural

64


65


lançamento da nova coleção mila bernardes

Annelisa

Eliane

Fernanda e Izana

Ivonete e Priscila

66

Frente da Loja

Juliana e Mariangela

Eduarda , Tereza e Ivonete


Mila e Equipe

Tereza e Mila

Suelem

Kassia e Edenia

Rose Amorim e Mila

Mila e Suelem

Paulo e Mila

agencia fama

MarĂ­lia

67


68


69


Fernanda Cattiusse é Bacharel em direito pela Universidade Paranaense – (UNIPAR) – fertoo@hotmail.com

O SUPERENDIVIDAMENTO DO CONSUMIDOR Na nossa sociedade atual as pessoas são frequentemente reconhecidas pelo que têm. A aceitação social acaba dependendo do poder aquisitivo o que faz com que muitos, para que sejam aceitos, ostentem uma condição de consumo superior àquela que efetivamente possuem. O mercado de consumo também fomenta as compras. As ofertas e as condições de vendas são tentadoras e o crédito é farto. Temos visto publicidades de financeiras que se propõem a realizar empréstimos a consumidores mesmo que seus nomes estejam negativados e mesmo que eles tenham dívidas de empréstimos anteriores. Como se percebe, o consumidor que não fica atento se endivida e com essa oferta indiscriminada de crédito é fácil contrair o que se chama atualmente de “superdívidas”. Existe relação direta entre o risco de inadimplência e o montante dos juros cobrados. Quanto maior o risco da financeira não receber maiores serão os juros. Por essa razão, os juros praticados pelas administradoras de cartões de crédito e pelos bancos no cheque especial são impagá-

70

veis. Pedir dinheiro emprestado nunca é bom. O melhor é sempre manter uma reserva para o caso de necessidade e economizar o dinheiro com antecedência para poder comprar a vista. Não obstante isso, a imensa quantidade de ofertas enganosas no mercado leva o consumidor a acreditar que a oferta de empréstimo é imperdível e que a partir desse dinheiro ele poderá satisfazer suas necessidades supérfluas sem maiores complicações. Em casos extremos e para satisfazer necessidades emergenciais, podem ser utilizados os empréstimos consignados que, por acarretarem o desconto diretamente na folha de pagamento ou na aposentadoria, contam com taxas de juros menores. Mesmo esses empréstimos, contudo, devem ser contraídos excepcionalmente. É difícil, mas o consumidor não deve ceder às pressões sociais e do mercado. Somente assim conseguirá se livrar do superendividamento, que hoje compromete o sono e a sadia qualidade de vida de muitos.


71


Revista fama | etiqueta

Comentários sobre plástica “Nossa, como você está magra! Foi lipoaspiração?” Nunca, nunca faça esse tipo de pergunta se quiser continuar viva. A mulher pode ter passado à base de alface e água no último mês para perder quilos e você simplifica o seu esforço com uma lipo? Comente apenas que ela está ótima e mais bonita. Se a pessoa quiser, vai contar o que fez. Não faça perguntas sobre plásticas, idade, situação financeira, a menos que tenha muita intimidade. Se a pergunta fatídica já feita e a resposta foi atravessada, você ainda pode ter uma meia-gafe, basta sair do assunto como se nada tivesse acontecido. E da próxima vez, pense antes de falar.

Namoro no trabalho Aqui vale a adequação da famosa frase: “Amigos, amigos; negócios à parte”. Deixe para depois do expediente qualquer assunto fora do âmbito profissional. Ciúmes, beijinhos, comentários de duplo sentido devem ser evitados e, se possível, não conte aos colegas sobre o namoro. Antes de começar um relacionamento no local de trabalho, vale refletir: Será que ao terminar o namoro vou continuar a relação de trabalho? Pondere se vale a pena começar.

72


73


74


75


O caipira e o elevador O caipira vai com a família passar uns dias na cidade. Ao chegar a um hotel, parou estupefato em frente ao elevador tentando entender para que servia uma porta com tanta luzinha piscando. De repente, uma senhora bem velhinha entra no elevador, a porta se fecha e ela desaparece. Pouco depois a porta se abre novamente e o caipira dá de cara com uma garota gostosíssima. Entusiasmado, ele grita para o filho: - Josias, vá correndo chamar a sua mãe!! brincadeira de advogado Aquele advogado recém-formado estava sendo entrevistado para um emprego. - E quais são suas pretensões salariais? perguntou o entrevistador, depois de ouvir as longas digressões do candidato sobre a sua própria capacidade de assumir responsabilidades. E o salário????? - Aproximadamente uns 10.000 reais por mês, mais benefícios. - e com ar todo empertigado, perguntou: - Quais os benefícios que a sua empresa oferece? O empregador responde: - Normalmente férias de 6 semanas por ano, fundo de pensão para complementar sua aposentadoria, um Vectra novo a cada dois anos, cartões de crédito, título de um clube, plano de saúde integral para todos os dependentes e viagem aos Estados Unidos duas vezes por ano. - O senhor está brincando? - pergunta o advogado. - É claro! Mas foi você quem começou!

78

O MOTOCICLISTA Um motociclista ia a 140 km/h por uma estrada e, de repente, deu de encontro com um passarinho e não conseguiu esquivar-se: PÁ!!! Pelo retrovisor, o cara ainda viu o bichinho dando várias piruetas no asfalto até ficar estendido. Não contendo o remorso ecológico, ele parou a moto e voltou para socorrer o bichinho. O passarinho estava lá, inconsciente, quase morto. Era tal a angústia do motociclista que ele recolheu a pequena ave, levou-a ao veterinário, foi tratado e medicado, comprou uma gaiolinha e a levou para casa, tendo o cuidado de deixar um pouquinho de pão e água para o acidentado. No dia seguinte, o passarinho recupera a consciência. Ao despertar, vendo-se preso, cercado por grades, com o pedaço de pão e a vasilha de água no canto, o bicho põe as asas na cabeça e grita: - CARAMBA!, MATEI O MOTOQUEIRO ! O BEBADO NO RESTAURANTE Um bêbado estava em um restaurante tentando pegar uma azeitona de seu prato com garfo. Quando ele tentava pegar, a azeitona ia para o lado, quando ele ia de novo, a azeitona ia para o outro lado e assim por diante. Uma hora o garçon chegou para ele e falou: “Senhor, não é assim que se pega uma azeitona, vc tem q encurralar ela, quer vê.” O garçon pegou o garfo e pegou a azeitona sem nenhum problema. O bebado falou: “Tambem eu já tinha deixado ela cansada”!!!!


79

agencia fama


fama22  

Cinthia Ribeiro Negócios Cultura e Lazer Informativo Mensal - Ano 02 Número 22 Palmas-TO O próximo registro está no início do século XVII, q...

Advertisement