Page 1

Quem somos Sobre nós

CPDB – Centro Profissional Dom Bosco

Nascido em 1953, o Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) oferece aos jovens de baixa renda cursos de formação Técnicos Profissional gratuita e de qualidade. Suas práticas educativas estão baseadas no Evangelho de Jesus Cristo, na Pedagogia Salesiana e na competência técnica, tendo em vista a formação integral dos seus alunos, sua inserção no mercado e sua realização pessoal.

Fale Conosco

Faixa Etária

Telefone: (19) 3744-3000 Web: www.saojosecampinas.com.br/cpdb

O Centro Profissional Dom Bosco atende gratuitamente cerca de 200 adolescentes de ambos os sexos com idade entre 14 e 18 anos.

Centro Profissional Dom Bosco

Horários das aulas Manhã: das 7:00hs às 11:30hs Tarde: das 13:30hs às 17:10hs

Centro Profissional Dom Bosco Av. Almeida Garret, 267 – Jd. Nossa Senhora Auxiliadora Campinas, SP– 13087-290

1

Informações sobre o centro de ensino técnico.


O CPDB, além de proporcionar ótimos cursos técnicos, também proporciona momentos de distração, trabalho, comemoração e ensinamento, que auxilia a tirar a tensão dos dias corridos e cheios de trabalho.

Cursos Oferecidos

Serviço Social O Serviço Social desenvolve atividades de mobilização social e implantação de programas voltados para a orientação profissional, bem como a integração do adolescente no mercado de trabalho. As atividades socioeducativas objetivam, também, desenvolver a cidadania e apoio sócio familiar.

CURSO TECNICO EM ELETROELETRONICA Desenvolver e acompanhar projetos, sistemas elétricos ou eletrônicos de instalações industriais, prediais e maquinário com técnicas de manutenção preventiva e corretiva, com capacidade para aplicar os conceitos de eletricidade, eletrônica e programação voltados à automação industrial, PLC (Controladores Lógicos Programáveis), pneumática e comandos elétricos; Ferramentas computacionais e Linguagens, além de projetos baseados em sistemas CAD (Desenho Auxiliado por Computador).

2

Escola Salesiana São José

Cursos Oferecidos

CURSO TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA Preparar profissionais com habilidades para coordenar e desenvolver projetos de fabricação metal-mecânica, usinagem em geral, aplicando ferramentas computacionais e vários processos de usinagem de alta tecnologia incluindo aqueles ligados aos sistemas computadorizados de manufatura como o Controle Numérico Computadorizado (CNC). CURSO TECNICO EM INFORMÁTICA A proposta do curso é criar no educando uma consideração geral sobre desenvolvimento de sistemas, para fins de gestão de TI, redes, segurança em Banco de Dados, dispositivos móveis, suporte técnico em de programas (software) e equipamentos (hardware). Para isso é oferecida uma gama significativa de conhecimentos que darão ao aluno condições de empregabilidade nos vários segmentos em que a área de informática possa estar presente.


14 DE FEVEREIRO DE 2012 Projeto Férias Alegres garante ao São José a Certificação de ESCOLA SOLIDÁRIA pelo quarto ano consecutivo

A Escola Salesiana São José recebeu no ano de 2011, pela quarta vez consecutiva a Certificação de Escola Solidária graças ao Projeto Férias Alegres realizado no mês de Julho com a participação de aproximadamente 200 alunos e 1000 crianças e jovens de entidades assistenciais.

3


12 DE MARÇO DE 2012 Equipe pedagógica CDPB visita Obra Social D. Bosco em Itaquera-SP

No dia 23 de fevereiro Educadores do CPDB foram recebidos na Obra Social Dom Bosco de Itaquera para troca de experiências e apresentar ao recém chegado Irmão Rodrigo Tarcha o trabalho

que

é

realizado

naquela

obra.

O objetivo é de uma aproximação para que se consiga estabelecer rotinas de cooperação entre as duas instituições irmãs, que realizam trabalhos semelhantes e podem encontrar formas de aperfeiçoar suas ações, tanto junto aos educandos quanto com os educadores de modo geral. A acolhida foi ótima como não poderia deixar de ser e abriu dialogo para que se estude a realizem atividades conjuntas entre as duas casas, reforçando a proposta de trabalho em rede que os Salesianos estão implementando em suas várias

frentes

de

trabalho.

Melhorando

o

Fazer

Agradecemos a todos os que contribuíram para este encontro.

4

Diário

em

benefício

de

nossos

educandos.


20 DE MARÇO DE 2012 CPDB visita a Mitsui Motion Máquinas CNC

No dia 23 de fevereiro, alguns membros da equipe pedagógica da Escola Salesiana São José, Centro Profissional Dom Bosco – CPDB (Reinaldo José Matos – Coordenador Pedagógico, Irmão Rodrigo Tarcha – Salesiano, Prof. Gerson Zanca – CAD/CAE/ Mecânica, Prof. Nelson Coutinho da Silva – CAE/CAM/Mecânica), foram recebidos em uma reunião técnica pelo Sr. Alan Câmara – Supervisor de Vendas da Mitsui Motion Máquinas CNC, na cidade de São Paulo. O encontro teve como objetivo, estabelecer laços de parceria técnica, com vistas a melhorar o acesso à tecnologia de ponta e o aprimoramento, no sentido otimizar a empregabilidade do aluno, além de criar uma maior aproximação do trabalho de Educação Técnica que já é feito e as tendências do mercado de trabalho no setor de máquinas operatrizes de alto desempenho, na qual atua a Mitusi Motion, que representa importantes marcas como a FANUC Machines, Mori Seiki, Mitsubishi e Nikken.

5


5 DE SETEMBRO DE 2012 Cursos TĂŠcnicos 2013 - Processo Seletivo para Bolsas

6


9 DE NOVEMBRO DE 2012 Alunos participam de Palestra com Cristiane Kochem

O trabalho feito pelo Centro Profissional Dom Bosco junto aos seus alunos, visa uma formação com sólido embasamento técnico e fortes valores humanos, que lhes permitam adquirir e desenvolver características que potencializem seu ingresso e permanência no mercado de trabalho. Para isso além de aulas práticas e teóricas, contamos com vários momentos de formação que complementam esta proposta pedagógica. Como parte desta estratégia, os alunos formandos dos Cursos Técnicos de Eletroeletrônica, Fabricação Mecânica e Informática, receberam a convite da equipe de coordenação do curso a presença e enriquecedora contribuição da Sra. Cristiane Kochem, que de forma voluntária veio falar sobre os temas “PRIMEIRO EMPREGO, CURRICULUM e POSTURA”. Ela que é Psicóloga, Recrutadora e Professora do Centro Unisal, atuante no grupo de Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) respondeu perguntas, abordando de forma clara e didática assuntos relacionados a elaboração de curriculum, postura em entrevistas e participação em dinâmicas e processos seletivos.

7


18 DE DEZEMBRO DE 2012 Celebração de Ação de Graças - Término de Cursos

Na terça-feira aconteceu no Poli, a celebração de Ação de Graças pelo término dos cursos técnicos de Fabricação Mecânica, Eletroeletrônica e Informática do Centro Profissional Dom Bosco. A gratidão a Deus, aos professores e aos amigos foram o marco das homenagens e discursos. O padre diretor Dilson Passos Júnior destacou em sua fala a importância das amizades feitas e a busca constante por aperfeiçoamento. O coordenador Reinaldo Mattos lembrou a figura do Sr. Alcides como inspiração dos professores e referência para os alunos.

8


15 DE ABRIL DE 2013 ONG Sonhar acordado apresenta projeto Hoje segunda-feira (15/04), a equipe do SONHAR ACORDADO, fez uma atividade com os alunos do CPDB, para motivá-los à participação do projeto dia de sonho, sem vínculo com a ESSJ de maneira pedagógica. O objetivo é envolver e comprometer os alunos para o voluntariado, mobilizando maior número possível de jovens nos projetos sociais, com o objetivo de desenvolver a cidadania e a responsabilidade social em prol de crianças de baixa renda. O que será muito fácil encontrar no nosso ambiente da ESSJ. O Sonhar Acordado é uma organização internacional, sem fins lucrativos, baseada essencialmente no voluntariado jovem, independente da religião ou afiliação política. Cuidam essencialmente da questão que a cada dia vem se tornando mais urgente: o cultivo de valores humanos fundamentais como:Amizade • Respeito • Sinceridade • Solidariedade... Essa é a semente que o “Sonhar Acordado” veio plantar na ESSJ, para que possamos junto contribuir para a transformação da nossa realidade.

9


18 DE JUNHO DE 2013 Alunos do CPDB brilham no Show de Talentos e Batalha de conhecimentos

No dia 13 de junho, quinta-feira, os alunos do CPDB, participaram de uma confraternização para encerrar o semestre, com Show de Talentos e Batalha de conhecimentos. O objetivo das atividades é estimular os alunos a expressarem seus talentos e conhecimentos específicos aos cursos e gerais, de forma a alcançar uma desenvoltura criativa e comunicativa. Teatro, desenho, música, capoeira e coreografias, que em sintonia com os ritmos musicais embalaram as mais diversas apresentações artísticas e culturais, na sala de jogos. Um lanche entre os intervalos marcaram as apresentações.

10


16 DE AGOSTO DE 2013 Celebração: Dom Bosco está presente entre nós!

Na sexta-feira, houve uma celebração com todos os alunos, professores e colaboradores.A escola celebrou o dia de Dom Bosco, que foi homenageado com muita festa e gratidão.As demonstrações de carinho a Dom Bosco estão presentes em vários lugares, não só Escola Salesiana São José. O Salesiano Kleber Oliveira se vestiu de Dom Bosco e além de animar a celebração, passou mensagens maravilhosas e que tocaram o coração de muita gente.

11


2 DE SETEMBRO DE 2013 A ESSJ, através do Centro Profissional Dom Bosco inicia as inscrições para os cursos técnicos profissionalizante gratuitos

A partir de hoje 02 de setembro, segunda-feira, a Escola São José, através do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB) inicia as inscrições para os cursos técnicos profissionalizante gratuitos a adolescentes e jovens, as inscrições podem ser feitas no site. Suas práticas educativas estão baseadas na Pedagogia de São João Bosco, que tem na Razão, Religião e Bondade sua base, buscando integrar conhecimento e religiosidade. Nosso Projeto-Político-Pedagógico-Pastoral é um guia para a formação de nossos jovens com embasamento moral, para que possam ser pessoas de caráter, bons profissionais e honestos cidadãos, capazes de atuar na sociedade de forma diferenciada e transformadora. Requisitos e Benefícios:  Idade máxima de 17 anos, completos em 2014;  Estar cursando ensino médio em 2014 e residindo em Campinas;  Renda familiar per capita (por pessoa) de até 1 salário mínimo e meio. Os cursos são gratuitos e incluem material didático, uniformes, equipamento de proteção individual (EPI), lanche, vale transporte escolar e apoio para encaminhamento profissional.

12


5 DE OUTUBRO DE 2013 São José Ciência e Cultura e Feira do Livro

Foi um momento de muita aprendizagem e valorização dos conhecimentos! Foram divididos espaços desde a educação infantil à educação técnica, para mostrarem suas “confecções” (desenhos, programas, aparelhos desenvolvidos pelos alunos, comidas, experiências, etc.). Foi um dia muito gostoso, de conhecimentos e ensinamentos. Os alunos ficaram muito orgulhosos de si próprios, e seus pais e professores também se orgulharam.

13


16 DE DEZEMBRO DE 2013 Solenidade de Ação de Graças e Conclusão dos cursos técnicos Aconteceu na sexta-feira, no Auditório ArtemidesZatti, a solenidade de “Ação de Graças” e Conclusão dos cursos técnicos de Eletroeletrônica, Fabricação Mecânica e Informática da Escola Salesiana São José, CPDB. Estiveram presentes à cerimônia, o Vice Diretor Ir. Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, o coordenador pedagógico do CPDB Reinaldo José Matos, a assistente social do CPDB Maria Amália de Oliveira Castro, o Paraninfo da turma de informática Alexandre Tizzei, os professores dos cursos, Coordenador de Pastoral Rafael Belletti e toda a equipe da Pastoral, as entidades assistenciais que colaboraram com o CPDB, como também familiares e alunos. O coordenador do CPDB Reinaldo José Matos, falou da necessidade de cultivarmos a virtude da gratidão, que devemos expressar nossos agradecimento sinceros aqueles que nos serviram e parabenizou os esforços dos alunos em uma emocionante mensagem. A aluna Paloma Yasmin do Rosário Jaqueta, fez uma homenagem aos formandos com uma canção de sua autoria “Uma melodia”. Após as entregas dos certificados e para encerrar a solenidade, o Vice diretor Ir. Rodrigo Tarcha, leu a carta de Dom Bosco aos jovens e lembrou os alunos de entregar o botão de rosa que eles receberam no início às suas respectivas mães.

14


27 DE JANEIRO E 10 DE FEVEREIRO DE 2014 Semana de Acolhida anos alunos novos do CPDB O CPDB realizou a semana de acolhida aos alunos novos, iniciando-se na segunda-feira, dia 27/01. No primeiro dia, os alunos foram recepcionados pela equipe pedagógica, Coordenador e Professor Reinaldo Matos e pela assistente social Maria Amélia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a escola como um todo, ambientando-se com os novos espaços.Foram várias atividades desenvolvidas ao longo da semana, nas quais os antigos foram os padrinhos nesta acolhida. Através de diversas dinâmicas, a assistente social Maria Amália pode trabalhar a socialização entre os alunos. Um destaque ficou por conta da dinâmica do “Sego e Guia, para desenvolver características como confiança e respeito às diferenças. Foi realizado junto aos alunos a elaboração do Projeto de Vida, linha mestra do trabalho com os nossos alunos. Palestras de orientação com professores e parceiros, além de jogos interativos trabalhados em conjunto com nossos parceiros da ONG “Embaixadores da Prevenção” foram vivenciadas com os alunos. Todas estas iniciativas fizeram da semana de integração um grande sucesso, que foi coroada com um dia de esportes, em atividades conduzidas pelo professor de educação física, Marcio Moreira, trabalhando colaboração e o respeito. “Em seu segundo ano consecutivo, esta é uma atividade que surpreende os novos alunos e se consolida entre os antigos, funcionando muito bem para fazer com que os novos se apropriem do clima da nossa Escola Salesiana em todas os seu aspectos. Ajudando na integração entre os grupos, eliminando possíveis situações de conflito, que vezes existiam decorrente de intolerância, muitas vezes trazidas do meio de onde se originam. Aliada ao desconhecimento sobre o padrão de conduta esperado dos alunos que futuramente serão profissionais com grande responsabilidade em seus postos de trabalho” conclui o coordenador e professor Reinaldo Matos.

15


13 DE MARÇO DE 2014 Feira de Carreiras e Recrutamento

Quinta-feira, os alunos do CPDB foram convidados a participar da segunda Feira de Carreiras e Recrutamento 2014! O evento foi organizado pelo Departamento Empresa-Escola e aconteceu até às 20h do dia deste dia no Auditório Zatti. As empresas presentes são: CIEE Campinas, Global Estágios, IBM, IEL Campinas, Instituto de Pesquisas Eldorado, MATERA Systems, Nube Estágios e Pirelli. A empresa Pirelli realizou a cada uma hora um sorteio de uma mochila contendo um kit escolar toda personalizado, exclusivo para alunos! O CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas) prestou alguns serviços aos alunos.

16


19 DE MARÇO DE 2014 Celebração de São José

Na quarta-feira aconteceu a celebração do nosso Padroeiro, São Josécom todos os alunos, professores e colaboradores. Foi uma celebração muito animada, com direito à canções, agradecimentos e muitas palmas. São José foi homenageado com muita festa e gratidão. As demonstrações de carinho a ao Padroeiro estão presentes em vários lugares, não só na Escola Salesiana São José.

17


22 DE MARÇO DE 2014 61ª Festa de São José: "Na torcida pela vida"

O Passeio Ciclístico foi dividido em duas turmas: uma no interior da escola, na praça Dom Bosco, para alunos da Educação Infantil, 1ºs e 2ºs anos. A segunda turma, para alunos do 3º ano em diante, ao redor da lagoa do Taquaral, com saída e retorno à Escola pelo Portão 2. O passeio foi muito animado, e delicioso. Todos que compareceram curtiram o passeio e logo após retornaram à escola para curtir muito a festa de São José que estava a acontecer.

18


24 DE ABRIL DE 2014 Alunos do curso de Eletroeletrônica visitam o laboratório

Na quinta-feira, os alunos do curso de Técnico em Eletroeletrônica (2ºB), foram ao laboratório de química, a fim de conhecer o ambiente para preparar a confecção de placas de circuito impresso. Foi uma aula fora da típica sala de aula. Os alunos tiveram contato com os produtos e viram de perto como confeccionar as placas. A professora passou instruções a eles e auxiliou na prática.

19


26 DE ABRIL DE 2014 UniExpo O bjetivo é proporcionar, de forma participativa, o contato entre os futuros universitários, as instituições de ensino superior e as profissões existentes, despertando a curiosidade do jovem, fazendo com que se sinta responsável nesse processo educativo e de crescimento pessoal. No evento, os visitantes receberam informações sobre o funcionamento dos cursos em diversas áreas: a grade curricular, o sistema de avaliação, a metodologia de ensino – e também sobre o mercado de trabalho das carreiras: salário médio, onde se pode trabalhar, o dia-a-dia da profissão. As informações são passadas principalmente na forma de plantão de dúvidas e palestras especiais sobre temas de interesse de acordo com pesquisa realizada previamente. INSTITUIÇÕESEXPOSITORAS

USP, METROCAMP, UNICAMP, UNESP, UNIFESP, PUC CAMPINAS, ITA, MAUÁ, INSPER, FAAP, FGV, ESPM, CÁSPER LÍBERO, UNIMEP, FAJ, MAX PLANCK, INATEL, SENAC, MACKENZIE, ESAMC, FIA, ANHEMBI MORUMBI, UNIP E UNISAL.

20


16 DE MAIO DE 2014 Pastoral lança campanha da solidariedade

A união e o esforço comum poderão levar “calor” a tantas pessoas que têm necessidade de agasalho. Atenderemos crianças e familiares de várias Entidades Assistenciais em nossa cidade! Campanha do Agasalho, torcida solidária pela vida! As doações podem ser feitas até o dia 30 de maio (sexta-feira) e devem ser colocadas dentro de caixas espalhadas pelos setores. Serão aceitos, agasalhos em geral (roupas, blusas, cobertores, agasalhos, calçados, brinquedos).

21


16 DE MAIO DE 2014 Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo

O Centro Profissionalizante Dom Bosco proporcionou aos alunos, uma palestra sobre Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo com a Educadora Alessandra Campos. Esta palestra foi muito especial, pelo fato de Alessandra já ter trabalhado no CPDB há quase 20 anos atrás. Ela chegou com seu carisma e passou seu conhecimento aos alunos, para que eles tenham uma noção a respeito dos empregos que estão em alta. A palestrante Alessandra Campos, pedagoga e especialista em orientação vocacional, trouxe aos alunos materiais como o Guia e o Dicionário de Profissões, slides e vídeos enriquecidos com vários esclarecimentos que permitiram passar inúmeras orientações sobre as oportunidades de carreira e a forma como cada um poderá se desenvolver para ingressar e atuar naquela que vier a escolher ingressar ou seguir, conclui o coordenador Reinaldo José Matos.

22


23 DE MAIO DE 2014 Celebração de Nossa Senhora Auxiliadora

Na sexta-feira, em uma celebração em cada período (manhã e tarde), incluindo todos os alunos, professores e colaboradores, Nossa Senhora Auxiliadora, foi homenageada com muita festa e gratidão.As demonstrações de carinho a Nossa Senhora Auxiliadora estão presentes em todas as casas salesianas do mundo, desde os tempos de Dom Bosco, e aqui não é diferente”, disse o coordenador da Pastoral, Rafael Beletti. Todas as orações ressaltaram a presença de Maria na vida de Jesus e na vida da Comunidade Educativa São José. O salesiano Ronaldo Pereira e o diretor e padre Dilson Passos, dirigiram as celebrações. Ao final, Maria foi coroada pelos alunos do Pleno.

23


24 DE MAIO DE 2014 Sรกbado Esportivo Mariano

24

Revista CPDB  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you