Page 1

Pág 1

BOE busca reduzir índices de criminalidade Buscando cada vez mais a qualificação profissional dos integrantes do Policiamento Metropolitano, o Cmt Cel Jorge Luiz Agostini reuniu o Batalhão de Operações Especiais (BOE) do CPM na sede do Comando de Policiamento Metropolitano em Canoas. O Batalhão de Operações Especiais será constituído pelos sete Pelotões Especiais dos Batalhões integrantes o 15º BPM – Canoas e Nova Santa Rita, 17º BPM – Gravataí e Glorinha, 18º BPM – Viamão e Águas Claras, 24º BPM – Alvorada, 26º BPM – Cachoeirinha, 33º BPM – Sapucaia do Sul e 34º BPM de Esteio, totalizando efetivo de 90 Policiais

Militares. O BOE/CPM receberá treinamento específico para o enfrentamento de ocorrências de maior gravidade empregando técnicas especiais e de uso nas principais polícias do mundo, onde o princípio de suas ações será “Preservar a Vida” e “Cumprir a lei”. O BOE atuará sistematicamente em todos os municípios integrantes do Comando de Policiamento Metropolitano. O Comando do CPM, através do BOE/CPM, tem como meta reduzir consideravelmente os principais índices de criminalidade que assolam a sociedade entre eles tráfico e uso de drogas, furto e roubo de veículos.

Comenda do CPM Edição 2009 Em 13 de novembro, na sede do quartel de Comando de Policiamento Metropolitano, ocorreu a entrega da Comenda do CPM – Edição 2009. Dentre outras autoridades foram homenageados o Secretário de Segurança Pública do Estado, Edson Goularte, os

Comandantes do V COMAR, da Base Aérea de Canoas, do 18º BIMtz e do 3º BSup. Além deles, foram homenageados os prefeitos municipais das cidades de Canoas, Nova Santa Rita, Gravataí, Glórinha, Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Esteio e Sapucaia do Sul.

24º BPM lança Projeto Policia Cidadã em Alvorada Em 09 de Fevereiro de 2010, ocorreu o lançamento do Projeto Polícia Cidadã no 24º BPM de Alvorada. O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, tendo ocorrido na Associação de Moradores do Bairro Agriter, Vila Americana, em Alvorada e contou com a presença do Tenente Coronel Edison Estivalete Bilhalva, que atualmente responde pelo Comando de Área Metropolitano (CPM), o Prefeito de Alvorada João Carlos Brum Torres, da Vereadora Professora Nadir Machado, da presidente e vice presidente da Associação Agriter, Senhoras Eva Vani Conceição e Jocélia Mello de Oliveira, respectivamente, além de outras lideranças comunitárias locais. A apresentação do projeto foi feita pelo Major Soares que atualmente responde pelo Comando do 24º BPM, que explicou os objetivos propostos, o porquê da escolha de Alvorada para iniciar este projeto de grande alcance para a Corporação e, também, o porquê da escolha do Bairro Agriter para

iniciar a implementação e formação dos Conselhos Comunitários de Segurança, por tratar-se de um bairro colaborador e participativo das ações de segurança pública. Houve ressalva da importância da troca de informações por parte da polícia e comunidade onde atua, destacando que não há necessidade de exposição e identificação por parte da pessoa que está prestando as informações e colaborando na prevenção da criminalidade. Já foi criado o Conselho de Segurança neste Bairro, com cinco integrantes da comunidade local, sendo este presidido por oficial do 24º BPM, sendo ressaltado pelo comando a importância de três aspectos relevantes nesta criação e para o sucesso do projeto ora em implantação: o ato de reunir-se, ouvir e debater com a comunidade, a troca de informações e o encaminhamento de uma solução ao caso proposto. Não há dúvida de que, pela total receptividade e comprometimento das autoridades presentes no evento, os habitantes de Alvorada colaborarão muito com o projeto e a Brigada Militar avançará enormemente na sua função constitucional de prestar segurança com cidadania, respeito e muita dedicação por parte de seus servidores.

BM de Alvorada recebe diretores da IBCM

Cmt do 24ºBPM recebeu visitantes na sede da BM

No dia 18 de novembro, o Cmt do 24ºBPM, Ten-Cel Edison Estivalete Bilhalva, recebeu em seu gabinete o empresário Mauro Doebber da Gabrimar Corretora de Seguros e o Ten RR Daniel Lopes dos Santos, presidente da Instituição Beneficente Cel Massot (IBCM). A visita se deu em razão do aniversário de 172 anos da Brigada Militar comemorados no mês de novembro.


Pรกg 2


Pág 3

33ºBPM busca parceria com prefeitura de Sapucaia do Sul No dia 6 de novembro de 2009, o Cmt do 33º BPM, Maj Jackson Grassi, entregou ao Secretário de Segurança e Trânsito do Município de Sapucaia do Sul, Ivan Braz, um modelo de convênio firmado entre o município de Esteio e a Brigada Militar daquele município, a fim de que este seja analisado

pelo poder municipal para implantação em Sapucaia do Sul. A modalidade já é adotada também em Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. O objetivo do Cmt é a realização de um convênio com um repasse mensal de no mínimo R$ 5mil. Para o Maj, a Pedido: Braz (branco) recebeu o Maj Grassi e o Cap Vargas parceria resultaria em sensíveis melhorias na Segurança Pública o compromisso de repassar ao Prefeito através da manutenção da frota veicular do 33º Municipal a demanda a fim de garantir BPM de Sapucaia do Sul e equipamentos celeridade ao pedido. destinados ao atendimento de ocorrências O Subcomandante do 33º BPM, Capitão policiais. O secretário Ivan Braz aprova e apóia Célio Vargas de Oliveira, acompanhou o Cmt a iniciativa do comando do 33ºBPM assumindo durante a entrega do documento.

Ajuris doa equipamentos à perícia do IGP O Centro de Referência no Atendimento da Criança e do Adolescente – CRAI, recebeu uma doação da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris/RS) -Ê para o trabalho pericial: um sistema de gravação áudiovisual para perícias psiquiátricas infanto-juvenis, um split, uma impressora multifuncional e uma estante. Os equipamentos doados pela Ajuris/RS vão ampliar as possibilidades do CRAI/ DML/IGP de gravação de perícias psiquiátricas com excelente qualidade, em tempo real, com capacidade de gerar videoclipes em mídias CD ou DVD, para serem visualizadas posteriormente em PCs/laptops. Segundo a diretora do

Departamento Médico-Legal, Débora Vargas Lima, “a postura da Ajuris de se sensibilizar com a situação das crianças e adolescentes,Ê vítimas de maus tratos, demonstra não apenas a capacidade de dialogar com as necessidades da sociedade, como também de contribuir para um trabalho pericial cada vez mais qualificado e capaz de auxiliar à Justiça”. O diretor-geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins, ressalta a importância da doação, principalmente por representar uma qualificação para o trabalho pericial e a humanização do atendimento das vítimas de violência. As doações da Ajuris totalizam um Fonte: Ascom IGP montante de R$18 mil.


Pág 4

33º BPM forma mais 1335 crianças no Proerd em Sapucaia do Sul

Proerd forma mais de 2 mil alunos em Alvorada

No dia 11 de dezembro ocorreu a formatura das turmas que receberam instruções do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd). O evento ocorreu no Auditório da Escola Municipal Vanessa Ceconet. As aulas do Proerd foram ministradas pelos Sds Elton Volnei Nunes Rossal e Flávio Santos da Silva e contemplou todas as escolas públicas e Proerd ensinou lições sobre como evitar uso de drogas particulares de Sapucaia do Sul, durante o ano de 2009, um total de 47 escolas. O alvo de Música Silvio Costa, também prestigiaram a do programa são crianças de 4º série e neste uma apresentação teatral com grupo da Igreja semestre formou 1335, somando às 1326 Internacional da Graça de Deus. formadas no primeiro semestre computou 2661 As melhores redações sobre o tema, alunos proerdianos, todas as crianças redigidas pelos alunos , receberam bolsas de receberam aulas de como dizer não às drogas estudo oferecidas escola de informática Data Red totalizando 24 bolsas. Também foram e à violência. Durante o evento as crianças assistiram às sorteadas entre os alunos duas bicicletas apresentações musicais de artista da Academia oferecidas pela empresa Millagás-Liquigás.

No dia 3 de dezembro, na Escola Estadual Julio César Ribeiro de Souza foi realizada a primeira formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de uma das escolas que participaram do programa no segundo semestre em Alvorada. No decorrer do segundo semestre de 2009, os quatro 1ºSgt Jorge e os Sd Luiz , Túlio e Luis Carlos , finalizaram as 10 lições da cartilha do Programa para 2160 alunos instrutores do Proerd, 1ºSgt Jorge Leandro Ferrazza e os Sd Luiz Roberto Garcia, de 120 alunos de três turmas da 4ª série e uma Túlio Figueiró e Luis Carlos da Silveira, turma da 6ª série, onde estavam presentes finalizaram as 10 lições da cartilha do Programa representantes do 24º BPM, direção da escola, para 2160 alunos de 4ª e 6ª série de 18 escolas professores, Circulo de Pais e Mestre (CPM) e da rede de ensino estadual, municipal e membros da comunidade. particular. As formaturas foram realizadas de No dia 4, na Escola Elizardo Duarte Neto, forma regionalizada visando maior integração foi realizada mais uma formatura. Foram de alunos, professores, pais e membros da entregues os certificado de conclusão do curso comunidade. Na data, foi realizada a formatura para 70 alunos de 2 turmas da 4ª série.

Igreja Adventista de Santa Cecília entrega doações

Doações foram entregues a famílias carentes de Viamão

A diretora do Adra da Igreja Adventista de Santa Cecília Srª Alda T.P. Dutra e seu esposo Vicente Nilo S. Dutra, realizaram uma feira de roupas e calçados, no dia 13 de dezembro, em Viamão, para pessoas carentes. Na feira ainda teve doação de cesta básica par cada família que compareceu.

JCB 194 Cad Capital e Reg Metropolitana  

Caderno do jornal Correio Brigadiano destinado à Capital e a região metropolitana, compreendida às áreas correspondentes a Capital e ao CRPO...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you