Issuu on Google+

DISCURSO

DO CEL RUDI INAUGURAÇÃO DA UA/MD antigo PA/IBCM

11/05/2012


DISCURSO

Discurso proferido em 11 de maio de 2012, por volta das 18hs, pelo coronel Rudi Martins, presidente da Sicredi Mil, por ocasião da inauguração da Unidade de Atendimento Menino Deus, em Porto Alegre.

Eu tinha preparado um discurso que falava da importância das cooperativas, onde ficava ressaltado principalmente o ato de cooperar para crescer. Fazia alusão ao Ano Internacional das Cooperativas. Falava um pouco dos nossos produtos e serviços Dos nossos diferenciais competitivos Dos porquês que um sócio de uma cooperativa de crédito ganha quando comparado com instituições financeiras convencionais Mas quando cheguei na nossa obrigação maior neste momento, que é agradecer a todos que nos ajudaram a construir esta nossa nova unidade de atendimento. Achei que o discurso ia ficar muito longo.


Por isto quero resumir a minha fala agradecendo a algumas pessoas e instituições: Inicialmente aos nossos sócios em especial a muitos dos sócios fundadores que aqui estão presentes. Dizer do privilégio em ser uma ponte entre duas das maiores instituições do nosso Estado a Brigada e o Sicredi. Senhores não preciso me estender sobre a Brigada, mas preciso dizer do apoio incondicional que tivemos de todos os comandos nestes 13 anos de cooperativa. Quase a sua totalidade hoje são sócios, me lembro de um apenas não ter se associado. Por isto na pessoa do Cel Altair quero agradecer este apoio que foi fundamental; Na pessoa do nosso Superintendente Gilson Heidrich quero agradecer ao Sicredi, a esta fantástica organização sediada em nosso estado e presente em 10 outros estados no Brasil. Hoje com reconhecimento internacional, face principalmente ao seu modelo de Governança. Hoje dificilmente existe um grande congresso de cooperativismo no mundo em que o Sicredi não esteja participando. É a 5º empresa em tamanho no Rio Grande do Sul que congrega 2,2 milhões de sócios. Graças a sua estrutura desperta o interesse de grandes bancos mundiais em firmar parcerias. Basta dizer que o único banco no mundo, com o que se chama de Triplo A, classificação mais alta em relação a níveis de riscos, hoje é parceiro do Banco Sicredi Para entender melhor o Banco Sicredi, é um banco que pertence as 104 cooperativas que compõe o Sistema Sicredi. Outras parcerias de níveis elevados de capital devem surgir até o final do ano, possibilitando o aumento da nossa autonomia nos negócios. Sem o nosso sistema hoje não existiria a Sicredi a sua organização é fundamental para a existência das 104 cooperativas todas independentes, mas ligadas a um sistema que através de seu apoio e controle permite que todas tenham um nível elevado quanto a sua situação econômico Agradecer as instituições ligadas a Brigada Militar, pelo apoio do Correio Brigadiano, o Clube Farrapos, o Montepio da Brigada Militar, a Fundação da


Brigada Militar, a Fundação Peracchi Barcellos, GBI, a União dos Militares Evangélicos e o Movimento Assistencial da Brigada Militar e outras. Quero fazer um agradecimento todo especial a IBCM, fundamental para o nosso crescimento. Obrigado Presidente Daniel, Vice Presidente Vilson Diretor Solon e Diretor Simões, vocês são muito responsáveis pela construção desta sede. Da mesma forma agradeço aos colaboradores da IBCM, nos sentimos honrados com as manifestações dos servidores desta instituição em relação a nossa nova casa, muitos de maneira emocionadas , como donos que são deste negócio. Há algum tempo vocês precisavam ser melhor atendidos, mas sabíamos do esforço que era feito pelo Presidente Daniel para nos dar as melhores acomodações possíveis e da impossibilidade de aumentar os nossos espaços. O agradecimento seguinte, é para três pessoas que foram responsáveis por esta obra, partimos de duas paredes de menos de 10 metros de extensão e em 4 meses estão entregando esta obra, apesar todas as indolências e as exigências legais sem sentido dos órgão públicos que atrasou a nossa inauguração em 20 dias. Agradeço então ao Arquiteto Rodrigo, ao nosso empreiteiro Joãozinho e ao Senhor Juarez proprietário do imóvel. Quero destacar duas pessoas muito importantes para a nossa cooperativa o Sgt. Lucas, Presidente ABAMF e do Tenente Santelano Presidente da ASSTTBM, que ao longo destes anos abriram todas as portas de suas associações para a cooperativa. A visão destes dois lideres se manifesta em toda a sua extensão, pelo entendimento que eles tem da idéia de cooperar para crescer e pelo interesse da comunidade que representam Agradecer a AsOf BM, na figura do Cel Ricardi,aqui presente, pela iniciativa da criação da nossa cooperativa e por todo apoio, até de natureza material, para o início das nossas atividades. Destacar em especial aos mentores da nossa instituição, ressaltando as figuras do Cap Chaves, Maj Darlã, Cel Paulo Hendges e Cel Altair, liderados na época pelo Cel Cairo. Agradecer em nome da Maira e da Beatriz as nossas duas gerentes a todos os colaboradores da Sicredi Mil que trouxeram a cooperativa até aqui e que graças ao seu trabalho e competência permitiram o nosso crescimento. A todos nossos conselheiros atuais e do passado que de alguma forma nos ajudaram a conduzir o processo de governança da nossa cooperativa.


Agradecer ao Dr. Vergílio Périus, Presidente da OCERGS, por tudo que tem feito pelo cooperativismo. Temos certeza que ele já escreveu seu nome na história do cooperativismo brasileiro, ao lado de pessoas como o Padre Teodoro Amstad, criador da primeira cooperativa de crédito do Sicredi e da América Latina, há 110 anos atrás. Finalmente Ao Cel Jarbas, nosso primeiro presidente, Cel Guacir, Cel Tarso Marcadella e ao Maj Abbott, pessoas que como dirigentes desta instituição souberam honrar a confiança depositada pelos associados. Senhores obrigado pelas suas presenças, participem e vivam a nossa cooperativa, uma cooperativa é uma sociedade de pessoas que tem objetivos comuns e só a participação dos sócios permite o crescimento de todos. No nosso planejamento dois novos projetos surgem para o próximo ano, primeiro expandir a nossas atividades para a cidade de Santa Maria e outro a criação ponto de atendimento em Porto Alegre, na região do Partenom. Para isto contamos com apoio nunca negado do comando da Brigada, com ações como acesso aos novos servidores da Brigada que serão contratados, considerando principalmente a portabilidade da folha de pagamento. Mais uma vez obrigado a todos, obrigado principalmente aqueles que eu me esqueci de agradecer, porque tem muita mais pessoas a agradecer, nos perdoem levem para o lado da minha idade.

Obrigado.


Discurso inauguração UA