Page 1

ESTRATÉGIA DE PDV

EM PET SHOPS E CLÍNICAS VETERINÁRIAS


Antes de explicar o que é estratégia de PDV e como aplicar em sua empresa, nós queremos te mostrar como ela é importante.

02


Analise esse ambiente de loja

03


Agora veja esse

04


Em qual loja você acredita que encontraria mais facilmente o produto que está procurando? Em qual das duas lojas você passaria mais tempo? Se as duas lojas vendessem exatamente o mesmo produto, em qual delas você compraria?

05


Se você percebe a diferença entre um ambiente e outro, saiba que tudo isso é devido à estratégia de PDV.

PDV significa “Ponto De Venda” Segundo Regina Blessa, especialista em marketing, “ponto de venda é qualquer estabelecimento comercial que exponha serviços ou produtos para a venda aos consumidores” e a estratégia aplicada nele diz respeito ao que o seu ambiente oferece ao cliente em termos de experiência de consumo.

06


Resumindo: Ter uma estratégia de ponto de venda é planejar o ambiente da sua empresa de acordo com um objetivo e focado num resultado. Diversas são as técnicas para isso e independente do orçamento que você dispõe para montar o seu ambiente, sempre é possível desenvolver uma boa estratégia de PDV.

07


ANTES DE TUDO Entenda seu cliente

Pra começar, você precisa entender quais são as motivações do seu público, entendê-lo, conhecê-lo – e aí então oferecer algo. Depois de entender como o seu cliente funciona, é hora de pôr em prática.

08


O QUE VOCÊ PODE FAZER Pense na disposição dos produtos e na organização do ambiente da loja Qual é a melhor forma de dispor os seus produtos? Que tipo de produto você vende? O que deve estar na entrada da loja e o que deve estar no balcão do caixa? Afinal, você já entrou em uma loja e, por conta do layout, encontrou exatamente o que estava procurando, sem ter que ficar horas olhando? Ou então entrou pensando em comprar uma coisinha e saiu com várias outras? Esse é o resultado de uma boa organização e uma disposição inteligente dos produtos.

09


Iluminação A luz ideal conduz os olhos e a atenção do comprador para aquilo que a loja deseja destacar. Mantenha sua loja iluminada, de maneira que todos os produtos fiquem visíveis. Utilize pontos focais em produtos de maior valor agregado. Um ambiente bem iluminado fica agradável e convidativo, fazendo com que os clientes se sintam envolvidos por ele. Cria a sensação  de aconchego e de bem-estar, o que pode repercutir nas vendas. Isso vale tanto para o layout interno quanto o externo. Você deve levar em conta que a fachada é como se fosse um outdoor, mas com  uma publicidade constante.

10


Marketing Sensorial Ofereça ao cliente mais do que uma loja bonita para olhar. Explore os outros sentidos para convencê-lo de que a sua empresa tem a melhor solução para ele. Também se preocupe com o bem-estar dos pets. Se você vende rações, ofereça para o pet provar; deixe os produtos dispostos de maneira que o cliente possa pegá-los e testá-los, utilize uma música leve e discreta no ambiente da sua loja, escolha um aroma que torne o ambiente agradável... Todas essas dicas com certeza melhorarão a experiência do seu PDV e influenciarão na decisão de compra do seu cliente.

11


Merchandising Em inglês, “merchandise” significa “mercadoria”. Logo, o merchandising é a ação de promover a mercadoria. Nesse tipo de estratégia, entram algumas técnicas como o destaque de uma área específica do ponto de venda. Veja um caso:

Esse empresário aproveitou o clima de copa do mundo para montar um estádio com as rações. É uma saída criativa, com custo zero, e que chama a atenção do cliente!

12


Outra técnica de merchandising é mapear o espaço da sua loja, identificando áreas “quentes” – que são as que têm características que beneficiam a venda. Por exemplo, o centro das gôndolas: geralmente, damos mais atenção ao que está colocado no meio da prateleira, principalmente se estiver bem iluminado. Aquilo que fica encostado nos cantos fica menos evidente.

13


Escolha as cores do seu ambiente com cuidado Quando vamos escolher cores para qualquer ambiente, devemos primeiro entender que mensagem queremos passar. Isso vale tanto para a parte interna da loja, quanto para a fachada, os móveis e a decoração. Para isso, você também precisa entender o perfil do seu cliente, pois o posicionamento da sua marca vai contar muito nessa hora! É o que vai definir se o seu pet shop ou clínica vai ser mais sofisticado ou mais descontraído, mais monocromático ou mais colorido...

14


Faça também o cross-merchandising. A grosso modo, essa é uma técnica que “cruza” os produtos, colocando produtos de diferentes categorias lado a lado. Por exemplo: no petshop, ao lado das rações você pode pôr os acessórios da Nila Moda Pet!

Isso porque quem vai comprar ração está pensando no seu pet, e você pode “lembrá-lo” de que comprar um presentinho pode ser uma boa ideia! Assim, você cria uma necessidade e o cliente não precisa se direcionar a outro local para encontrar o produto.

15


Explore sua vitrine A vitrine é um ponto essencial, que convida o cliente a entrar na sua empresa! Você pode apostar em temas. Eles permitem que a marca se reinvente com novas cores, layouts, fontes, design, gravuras e fotografias... sempre dão uma nova cara à sua loja e farão a sua vitrine atrair as pessoas que passarem por ela.

16


Agora que você já sabe o que fazer para tornar seu PDV ainda melhor, mãos à obra! Aproveite para conhecer nossos outros ebooks!

Atendimento e Experiência de Compra

Fidelização de Clientes

Diferenciais em Pet Shops e Clínicas Veterinárias

17


SUCESSO!

/nilamodapet @nilamodapet contato@nilamodapet.com.br www.nilamodapet.com.br (49) 3442-0530 (49) 98803-9048

CONHEÇA E #EXPERIMENTE

Ebook para Nila Moda Pet  

Ebook criado como material rico para landing page de meio de funil para a empresa Nila Moda Pet.

Ebook para Nila Moda Pet  

Ebook criado como material rico para landing page de meio de funil para a empresa Nila Moda Pet.

Advertisement