Issuu on Google+

UAB - Universidade Aberta do Brasil UFG - Universidade Federal de Goiás

Guia de estudo

Disciplina de Biologia Celular

Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas PARFOR 2012/1 Coordenação do Curso Cristiane Lopes Simão Lemos

Coordenação de Tutoria Clever Gomes Cardoso

Professora Formadora Fabíola Simões R. da Fonseca

Tutores de polo

Orientador Acadêmico

Luís Pereira Gomes (Mineiros) Regiane Maria da Silva (Goianésia) Renata Jesus Tavares (Goianésia)

Fernando Aparecido de Moraes


Apresentação Caro (a) cursista, Sejam bem-vindos aos estudos da disciplina de Didática! Nosso intuito com a elaboração deste guia é apresentar a disciplina que iremos trabalhar no período de agosto a outubro de 2012. Aqui serão contempladas informações que também estarão disponíveis no plano de ensino, postado na plataforma. Nesse sentido, vamos esclarecer os objetivos do curso, a carga horária, o conteúdo programático, as metodologias que serão utilizadas, a forma de avaliação e as referências que vamos trabalhar durante este período. Nosso objetivo é estabelecer um diálogo que nos aproxime e possibilite profícuas trocas de saberes e conhecimentos. Esperamos que nossas discussões no decorrer da disciplina contribuam com a formação docente de todos nós, participantes deste curso!

Professora Fabíola Simões R. da Fonseca


Objetivo Geral • Promover reflexões sobre contexto da educação brasileira e o papel do professor no ensino e na aprendizagem dos alunos.

Objetivos Específicos • Conhecer e analisar a trajetória da Didática e as interações entre suas dimensões; • Estudar e compreender os vários aspectos do ensino e da aprendizagem; • Compreender e refletir sobre o papel da Didática no trabalho docente; • Compreender o papel do planejamento educacional, de ensino e da avaliação; • Discutir a formação de professores.


Carga horária e Dinâmica da disciplina A disciplina de Didática totaliza a carga horária de 40 horas e a cada semana trabalharemos um assunto diferente. Iremos realizar discussões através da ferramenta fórum, integrante da plataforma moodle. A participação nos fóruns de discussão é importante, pois permitirá a troca e circulação de ideias e entendimentos das referências que serão disponibilizadas pelo CIAR, sendo o nosso principal material de apoio, embora outras referências possam ser postadas para consultas e leituras. Para obter êxito nos estudos da disciplina de Didática é necessário o envolvimento nas discussões sobre os assuntos propostos, com o intuito de ressignificá-lo e, assim, construir o conhecimento. Em função dessas características da disciplina, a ferramenta de comunicação que mais iremos utilizar são os fóruns de discussão. Portanto, a leitura dos textos será de fundamental importância para a participação nesses fóruns, que serão acompanhados diariamente pelos orientadores acadêmicos. As unidades que serão discutidas serão: UNIDADE I: As dimensões e o histórico da Didática UNIDADE II: Estudo dos processos didático-pedagógicos UNIDADE III: Planejamento educacional e de ensino UNIDADE IV: Formação e profissionalização docente Além dos fóruns, outras ferramentas de comunicação serão utilizadas para a produção de textos e realização de atividades. Os orientadores acadêmicos estarão disponíveis para sanar dúvidas, auxiliar e instigar questionamentos que contribuam com a aprendizagem dos(as) alunos(as). A professora formadora, responsável pela customização do ambiente virtual de aprendizagem e pelo planejamento da disciplina, acompanhará o trabalho do orientador acadêmico.


Informações gerais • Para alcançar um resultado satisfatório, qualquer trabalho precisa ser planejado. Além disso, é necessário esclarecer os caminhos que serão trilhados, possibilitando que ambas as partes se programem para executar suas atividades com sucesso. Assim, apresentaremos algumas informações que são de suma importância para alcançarmos nossos objetivos. • Segue abaixo um breve cronograma das atividades que estão previstas para serem executadas no curso. É importante ficar atento a este cronograma para não deixar de entregar tarefas e participar dos fóruns; • É essencial acessar a plataforma diariamente, uma vez que uma de nossas atividades semanais serão os fóruns de discussões. A participação de cada cursista é importante tanto para que o orientador acadêmico possa compreender os conhecimentos prévios e intervir para mediar a construção do conhecimento dos(as) alunos(as) como para enriquecer as discussões com os colegas; • É necessário realizar as leituras semanais para cumprir as atividades que estão propostas na plataforma moodle e evitar atrasos; • Por fim, esclareceremos algumas dúvidas em relação ao plágio. É sabido que este é um problema cada vez mais recorrente, inclusive na Universidade. Nesse sentido, será disponibilizado na plataforma um material a respeito do assunto e os tutores de polo, os orientadores acadêmicos e a professora formadora estarão disponíveis para solucionar dúvidas e questionamentos. Porém, afirmamos, desde já, que toda atividade em que a prática do plágio for detectada será automaticamente atribuída a nota zero.


Cronograma Semana

Atividade

Carga horária

Pontuação

06 a 13/08

Fórum de discussão e atividade 1

6h

0,8

14 a 20/08

Fórum de discussão e atividade 2

6h

0,8

21 a 27/08

Fórum de discussão

4h

0,5

28/08 a 03/09

Fórum de discussão e atividade 3

6h

0,8

31/08 a 01/09

Encontro presencial

04 a 10/09

Fórum de discussão

4h

0,5

11 a 17/09

Fórum de discussão

4h

0,6

21 a 22/09

Encontro presencial

3h

18 a 24/09

Fórum de discussão

2h


Avaliação A nota final levará em consideração as participações nos fóruns, a entrega das atividades na plataforma moodle e a realização de atividades durante os dois primeiros encontros presenciais, que serão realizados nos dias 31/08 a 01/09 e 21 a 22/09. Para tanto, torna-se necessário elencarmos alguns critérios que serão decisivos no processo de avaliação. A participação nos fóruns será avaliada de acordo com a pertinência dos textos propostos para leitura. Evidentemente, leituras adicionais podem contribuir com as discussões, mas devem apontar clareza em relação ao entendimento dos referenciais teóricos. Logo, trata-se de uma avaliação que considerará muito mais a qualidade das postagens do que a quantidade. As atividades propostas na plataforma terão como critério de avaliação, primeiramente, a pertinência e compreensão dos materiais de apoio, além de ser considerada também a boa qualidade literária na exposição das ideias. A nossa preocupação será que vocês construam textos com rigor científico aliado a uma boa qualidade literária. Por fim, as atividades avaliativas nas aulas presenciais devem ser entregues durante os encontros presenciais. Os tutores de polo e orientadores acadêmicos estão disponíveis para responder questionamentos em relação ao que será proposto como atividade.


Referências As referências estarão inseridas no plano de ensino, que será disponibilizado na plataforma moodle.

Bons Estudos!


CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE

UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS


guia - bio parfor 2012_1