Page 1

Dezembro de 2013

ANO V w Edição 66

Jornal do Produtor mostra como foi o ano para os produtores da CeasaMinas Relembre os eventos, lutas e ações que foram destaque no entreposto de Contagem ao longo do ano de 2013.

S

eção criada para a edição de Ano Novo do jornal faz retrospectiva dos momentos que marcaram a história da APHCEMG e o ano dos produtores rurais. Posse da nova diretoria, mudanças no Estatuto Social da associação e manifestações são alguns dos fatos lembrados. Páginas 3, 4 e 5 Imagens que marcaram o ano de 2013 para a APHCEMG e produtores rurais.

Estudo revela perfil dos produtores do MLP

Produtores de derivados do leite que foram notificados sobre a sua exclusão do Termo de Ajustamento de Conduta recebem orientação jurídica em reunião na associação dos produtores.

Pesquisa feita no entreposto de Contagem revela dados, como participação nas vendas da CeasaMinas, principais clientes, tendências de comercialização, entre outros. Página 6

APHCEMG presta auxílio em processos do TAC

Resultados apresentados na APHCEMG.

Página 8


Editorial

2

Palavra do Presidente Ladislau Jerônimo de Melo (Lauzinho)

Um ano marcado pela esperança e grandes conquistas O ano de 2013 passou muito rápido! Às vezes tenho a impressão de que a nova diretoria tomou posse ontem cheia de esperança e vontade de fazer mais pela nossa classe. No entanto, os meses foram passando e aqui estamos comemorando um ano, que representou muito para todos nós.

Desde janeiro, quando assumimos a APHCEMG sabíamos que a responsabilidade seria grande. Gradativamente fomos nos familiarizando com as nossas funções e os nossos deveres, e rapidamente toda a equipe se tornou uma família que luta pelos mesmos objetivos: representar e defender os direitos dos produtores. Ao analisar o ano que passou, a sensação que fica é de dever cumprido até aqui. Participei de diversas reuniões, estive o mais próximo possível dos produtores para escutar o posicionamento da classe sobre os mais diferentes assuntos e defendi com firmeza esses posicionamentos em qualquer lugar que eu estivesse. Nesta edição especial, o leitor terá acesso a uma retrospectiva que retrata as principais lutas e iniciativas até aqui. Foram momentos importantes que marcaram a história da associação e que reflete nosso trabalho. Eu realmente espero ter atendido à expectativa de todos aqueles que depositaram sua confiança em mim e na nossa diretoria. E aproveito a oportunidade para pedir desculpas caso por ventura eu

tenha deixado a desejar em qualquer momento. Mais uma vez volto a dizer que estou à disposição dos produtores. Caso tenha algo que não tenha agradado ou não esteja agradando, me procure. Não fique inibido, seja um problema, uma orientação ou uma sugestão, vá até mim. Me coloco à disposição para juntos resolvermos seja o que for. Já mostramos que juntos somos fortes, e que precisamos ser ainda mais respeitados e ouvidos. Agradeço a contribuição e participação de todos até aqui. Aos diretores, que são antes de tudo amigos, e aos funcionários da associação que não medem esforços para atender e entender as necessidades da classe, obrigado por estarem presentes e por partilharem comigo as dificuldades e prazeres desta jornada. Espero que em 2014 esse jornal seja utilizado para divulgar boas notícias, resultados e novas conquistas. Vamos continuar a lutar por melhorias na CeasaMinas e por um futuro melhor para os produtores. Desejo a todos um final de ano repleto de felicidade e um próspero ano novo. Que em 2014 Deus continue a nós proteger nas estradas e em nossas lavouras. Que possamos continuar a levar alimento às mesas dos brasileiros e cumprir com o nosso papel. Esses sãos os meus votos e de toda família APHCEMG.

Expediente

APHCEMG Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais

JORNAL DO PRODUTOR RURAL Coordenadora Geral da APHCEMG Flávia Campos Pinho

Presidente Ladislau Jerônimo de Melo

Vice-Diretor Tesoureiro José de Sá Turquette

Jornalista Responsável Ana Cláudia Ulhôa - 0015639MG

Vice-presidente Antônio Donizete dos Santos

Diretor Social Rones Sebastião dos Santos

Assessoria Jurídica Dr. Klimerson Martins

Diretor Secretário Lucimar Rocha de Souza

Vice-Diretor Social Adilson Lopes de Melo

Vice-diretor Secretário Antônio Gomes de Freitas Neto

Diretor Comercial José Leir Vieira

Diretor Tesoureiro Ronaldo Sebastião Pereira

Vice-Diretor Comercial Luiz Paulo De Oliveira

Jornal do Produtor Rural

Assessoria Técnica em Agronomia José Felix Quezada Tiragem: 2.000 Telefone: (31) 3394 3860

www.aphcemg.org.br

aphcemg@aphcemg.org.br


Retrospectiva

3

Retrospectiva 2013 Nova diretoria da APHCEMG toma posse em janeiro

Cerimônia de posse da nova diretoria

Em clima de festa, o presidente eleito da APHCEMG gestão 2013/2015, Lauzinho tomou posse junto com a nova diretoria, no dia 10 de janeiro.

Centenas de produtores acompanharam a solenidade que contou com a presença de representantes dos órgãos diretamente ligados à associação como a Secretaria de Estado, Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Acceasa; Coophemg; AMIS; do Deputado Federal Toninho Pinheiro; do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes; do presidente da Brastece, Virgílio Villefort; do presidente da CeasaMinas, João Alberto; do prefeito de Carmopólis, Geraldo Touro; entre outros.

APHCEMG reúne produtores para discutir normas de uso de embalagens

Produtores discutiram novas normas.

Desde o dia 24 de fevereiro, produtores e comerciantes de manga e mamão precisaram se adequar às novas normas de uso de embalagens na CeasaMinas, que foram definidas no final de 2012. Foram realizadas diversas reuniões com a par-

ticipação dos produtores, representantes da CeasaMinas, da APHCEMG e Coophemg. No final do processo ficou acordado que o acondicionamento de manga deveria ser feito em embalagens de papelão de primeiro uso ou plásticas padronizadas modelos 6418, 6424 ou 6431. Já o mamão passaria a ser embalado nas caixas de madeira e papelão de primeiro uso ou na caixa plástica 6418 (variedade havaí), e na 6424 e 6431 (variedade formosa). No entanto, em reunião realizada no dia 27 de fevereiro, a pedido dos produtores, a normatização das caixas voltou a ser discutida e o processo foi revisto. Jornal do Produtor Rural

Pousada do Produtor é reformada Com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e bem estar aos produtores, a Pousada do Produtor, localizada no entreposto de Contagem, passou por algumas reformas e foi inaugurada no dia 21 de março. Entre as melhorias estão a aquisição de computadores com acesso à internet, novos ventiladores, substituição de armários e colchões e uma área de convivência externa. O atendimento aos produtores também foi agilizado com o uso de um programa de computador para marcação dos leitos.

APHCEMG fecha convênio com a Presmet Com o objetivo de oferecer aos seus associados à prestação de serviço médico ocupacional, ambulatorial e medicina do trabalho, a APHCEMG assinou no dia quatro de abril o convênio com a Presmet - Medicina e Segurança do Trabalho, empresa que está localizada em um espaço físico da ACCeasa. A Presmet oferece atendimento diferenciado em diversas especialidades. As empresas associadas podem realizar exames admissionais, demissionais, periódicos e programas de prevenção de acidentes de trabalho. A empresa oferece ainda atendimento especializado como psicológico, cardiologia, ginecologia e clínico geral.


4

Retrospectiva

Produtores nas manifestações

Manifestações tomaram as ruas de BH e de todo país.

Pessoas insatisfeitas com tantas coisas no país, mas que reclamavam isoladamente e sem resultado, descobriram a própria voz. De repente, os “20 centavos” do aumento da passagem foi à gota d’água. E assistimos a algo que há tanto tempo não se via, o povo nas ruas dizendo o que pensa e sente.O movimento foi pacífico, apesar de alguns grupos agirem de forma totalmente fora de contexto que destoaram absolutamente da proposta coletiva. Com as manifestações os políticos e governantes foram obrigados a ouvir que os cidadãos não suportam mais a corrupção, o descaso com o dinheiro público, as decisões que não levam em conta as prioridades da população. O movimento foi alavancado pelos jovens e pela tecnologia, mas com forte participação de todas as idades.

APHCEMG faz doação para realização de missa no MLP

No dia 24 de abril, a APHCEMG representada pelo presidente Ladislau Jerônimo de Melo e seu vice, Antônio Donizete, mais conhecido como Sapão, participaram da entrega de uma caixa de som e um microfone sem fio para realização da missa no MLP. Há 17 anos a celebração, aberta ao público que frequenta e trabalha na CeasaMinas, é realizada toda quarta feira, às 17 horas.

Estatuto Social da APHCEMG é alterado

APHCEMG é contra novos produtos no processo de adequação das embalagens

Produtores participam de reunião para discutir estatuto.

No dia cinco de junho aconteceu na sede da associação uma reunião sobre o processo de adequação das embalagens. Estiveram presentes os membros da Comissão de Embalagens e da diretoria da APHCEMG. Na ocasião, toda a diretoria se posicionou contra a implantação de novos produtos. Além disso, a associação apresentou ainda uma proposta que explica seu posicionamento perante o processo, e que demostra a posição contrária à inclusão de novos produtos, entendendo ser necessário, antes de tudo, o trabalho efetivo mediante orientação dos compradores, que são a chave mestra de todo o mercado.

No dia 20 de agosto, dezenas de produtores se reuniram na sede da APHCEMG para discutir e aprovar as mudanças propostas pela diretoria da associação em relação ao Estatuto Social da entidade. Na ocasião, além dos produtores participaram também o presidente da APHCEMG, Ladislau Jerônimo de Melo, membros da diretoria, a coordenadora geral, Flávia Campos Pinho, e o assessor jurídico, Dr. Klimerson Martins que conduziu a assembleia e apresentou as alterações propostas aos presentes. Todas as alterações colocadas em votação foram aprovadas com unanimidade pelos associados que estavam na reunião.

Jornal do Produtor Rural


Retrospectiva

Cavalaria da Polícia Militar volta a atuar na CeasaMinas

Cavalaria faz ronda na CeasaMinas.

Preocupados com o número de ocorrências por furtos e assaltos dentro da CeasaMinas, produtores, lojistas, diretoria, colaboradores e clientes realizaram diversas

reclamações no comando da Polícia Militar de Minas Gerais, pedindo o retorno da cavalaria ao entreposto. No dia 10 de julho de 2013, a APHCEMG enviou um ofício ao secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, Elmiro Alves do Nascimento, com a mesma solicitação. No dia dois de outubro, os pedidos foram ouvidos e a cavalaria voltou a circular pela unidade de Contagem. A patrulha está sendo feita por duplas e trios de polícias montados a cavalo, que dedicam-se exclusivamente ao policiamento preventivo. O objetivo é ocupar os pontos mais vulneráveis da unidade.

5

APHCEMG doa dois bebedouros

Para que os produtores, carregadores, compradores, visitantes e demais usuários do Mercado Livre do Produtor tenham acesso à água potável, nos locais de maior movimento da Ceasa, a APHCEMG doou dois bebedouros para serem instalados dentro do MLP. Um deles foi colocado no setor A e o outro no setor I.

Presidente da APHCEMG APHCEMG é sucesso de visita Ceasa de Uberlândia público na Superminas 2013

Cerimônia de aniversário do entreporto de Uberlândia.

Superintendente da Amis com membros da APHCEMG.

O presidente da APHCEMG, Ladislau Jerônimo de Melo, e o assessor jurídico da associação, Dr. Klimerson Martins, visitaram a unidade da CeasaMinas na cidade de Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro, e participaram da comemoração dos 35 anos do entreposto. A solenidade de aniversário foi marcada ainda pela inauguração da nova sede do Prodal Banco de Alimentos, que deverá ampliar em 25% as doações, principalmente, de frutas e hortaliças.

A participação da APHCEMG na 27ª Superminas Food Show, que aconteceu no Expominas, Belo Horizonte, entre os dias 22 e 24 de outubro, foi um sucesso. Além de manter uma média de público alta durante os três dias de evento, a associação deu aos produtores a oportunidade de fazer novos contatos e negócios. Empresários, políticos e representantes de grandes instituições do setor alimentício passaram pelo estande da APHCEMG na Superminas.

Jornal do Produtor Rural


6

Jurídico/Estudo

Dicas Jurídicas para o Produtor Dr. Klimerson Martins

Assessor jurídico

Aposentadoria por invalidez Rural Fonte: culturadigital.br

qualquer atividade laborativa. desde que seja demonstrado o recolhimento das contribuições do período de carência exigido, que via de regra é de 12 meses.

Dando continuidade à breve análise sobre a previdência social, falaremos nesta edição sobre aposentadoria por invalidez rural. A aposentadoria por invalidez rural será concedida ao segurado especial, produtor rural pessoa física, trabalhador rural empregado,

No caso do segurado especial rural, nos parâmetros da agricultura familiar, não há que se falar em comprovação de recolhimento de contribuição, mas deverá ser demonstrado o efetivo exercício de atividade rural, pelo mesmo período de carência, ou seja, por 12 meses anteriores ao requerimento do benefício, nos termos da redação do inciso I do art. 39 da Lei 821/91.

Vale esclarecer que para determinadas enfermidades não há a exigência do cumprimento de carência, conforme previsto em portaria do Ministério da Saúde, bem como nos casos de acidentes, seja de trabalho ou não, e desde que não tenha havido a perda da qualidade de segurado e tenha ocorrido a incapacidade para desempenho de labor. Lembramos a que APHCEMG esta de portas abertas para o produtor, com diversos benefícios e consultoria na área jurídica e em agronomia.

Estudo técnico aponta perfil dos produtores dentro do MLP No dia 11 de dezembro foi apresentado na sede da APHCEMG um estudo técnico que apontou algumas definições quanto aos produtores. A apresentação foi realizada pelo orientador de mercado, David Conceição, que faz parte da seção de estudos estratégicos da CeasaMinas.

Por meio do estudo foram ainda investigados temas variados, tais como: participação das vendas totais dos produtores na CeasaMinas e fora dela, principais clientes, atualmente e no futuro, número de pessoas envolvidas na área de produção, condições das estradas usadas, fontes de orientação téc-

nica, tendência futura de comercialização, principais gargalos enfrentados pelos produtores dentre outros temas. Para estruturação de perfil dos produtores, empregou-se neste estudo uma análise direta, ou seja, uma abordagem quantitativa realizada por pesquisa contemplando amostra representativa dos produtores que comercializam no MLP. A amostra foi de 208 entrevistas, produzindo erro amostral de cerca 6%, ao nível de confiança de 95,0%. A coleta de dados deu-se nos meses de maio e junho de 2013, mediante aplicação de questionário aos produtores ou seus representantes. Jornal do Produtor Rural

Dentre os principais resultados destacaram-se os seguintes: a segmentação dos produtores por gênero mostra que a atividade de comercialização no MLP é estritamente masculina com 98,7%, com um percentual bem pequeno de mulheres 1,3%. Com relação ao nível de instrução, o produtor médio tem escolaridade baixa, sendo que 47,3% deles possuem apenas o ensino básico (até a quarta série). A idade média dos produtores cadastrados é de 50 anos. De acordo com os dados, mais da metade dos produtores credenciados no MLP são proprietários das áreas cultivadas e 34,88% são arrendatários.


Agronomia/Ano Novo

Produtor entre em contato e tire suas dúvidas. Orientação toda quarta-feira na sede da APHCEMG

Dicas de Agronomia

7

José Félix Quezada Merino

Engenheiro Agrônomo MSc CREA - Nº 7983/D - 4ª R

Tratamento Fitossanitário do Tomateiro Fonte: nutriplant.com.br

CONTROLE DAS PRINCIPAIS DOENÇAS NO CAMPO

A cultura do tomateiro está sujeita a diversas doenças e pragas que, dependendo do nível de resistência genética do “cultivar” usado, podem limitar sua produção. A importância de uma ou mais doenças e pragas em uma dada região depende de vários fatores, tais como temperatura, umidade, época do ano, variedades e/ou híbridos cultivados, condições de cultivo (campo aberto ou estufas) e manejo da cultura. Muitas dessas doenças e pragas só podem ser controladas eficientemente quando se adota um programa de manejo integrado adequado, envolvendo o uso de cultivares resistentes e a adoção de medidas de exclusão, erradicação e proteção.

OBS: A água para pulverizar em todos os tratamentos descritos acima: Para cada 100l de água, colocar 5ml de Ácido Muriático + 10ml de Iharaguem (espalhante).

Mensagem de Ano Novo A APHCEMG deseja que no Ano Novo que se inicia você realmente: ouça as palavras que sempre desejou ouvir; pronuncie as frases que um dia desejou repetir; sinta a emoção que sempre esperou sentir; divida o carinho com quem sempre desejou repartir; abrace todos os amigos que sempre desejou reunir; e viva a vida que

sempre sonhou existir. A cada dia de nossa vida aprendemos com nossos erros e vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que no ano que se inicia possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus. Feliz 2014! Jornal do Produtor Rural


8

Emater/TAC

APHCEMG participa da comemoração dos 65 anos da Emater-MG A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, comemorou no dia seis de dezembro os seus 65 anos. A empresa foi a primeira do país a desenvolver o trabalho de assistência técnica e extensão rural. As comemorações tiveram início com uma feira de produtos da agricultura familiar na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. A abertura do evento foi realizada pelo secretário Elmiro Nascimento, pelo presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, e pelo presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé de Brito. A Emater-MG homenageou funcionários, parceiros e os vencedores do Melhor Ação de 2013. O Melhor Ação é um projeto da empresa que valoriza as ações proativas dos seus profissionais. As comemorações do aniversário da EmaterMG terminaram com uma homenagem, que ocorreu às 19h na Assembleia Legislativa. “Em nome da APHCEMG, registro aqui meus parabéns a toda

Feira fez parte da comemoração dos 65 anos da Emater.

equipe da Emater e desejo que a empresa continue a desempenhar seu papel por muitos anos. Sabemos o quanto é importante levar conhecimento e orientação aos produtores espalhados pelo nosso estado”, conclui o presidente da Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas de Minas Gerais, Ladislau Jerônimo de Melo.

APHCEMG marca audiência com promotor responsável pelo TAC, para defender produtores No início de dezembro, alguns produtores e expositores de derivados de leite foram notificados sobre sua exclusão do TAC, Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2009, no inquérito civil nº 002409001528-8, com a finalidade de adequação sanitária das queijarias. Com essa exclusão, os produtores e expositores foram impedidos de comercializar seus produtos nos MLP’s. Para ajudar a resolver o problema, a APHCEMG ofereceu apoio jurídico a todos que receberam a notificação.

Ao saber do ocorrido, a associação imediatamente marcou uma audiência com o promotor responsável pelo termo para tentar solucionar a questão, e se comprometeu a acompanhar de perto caso a caso de cada produtor envolvido. Conforme

ficou definido na audiência, a associação realizou reunião com os produtores e enviou um ofício (juntamente com ata, declaração dos produtores e documentos) ao promotor no intuito de ver solucionada a questão o mais breve possível. Por intermédio da APHCEMG, o que os produtores desejam é a prorrogação do prazo para que sejam concluídas as adequações nas queijarias. “Estamos aguardando a resposta do promotor que ficou de analisar as informações junto ao IMA e a Emater e se posicionar sobre a prorrogação requerida. Não vamos medir esforços para defender e representar os produtores envolvidos. Quem tiver qualquer problema nos procure”, explica o presidente da APHCEMG, Ladislau Jerônimo de Melo.

Jornal do Produtor Rural


Jornal produtor rural dezembro (3)  

JPR No. 65 Dezembro 2013

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you