Page 1

Year XII Edition 643 | Massachusetts | November 22nd thru November 28th, 2011 - Owned and Operated by Metropolitan Brazilian News, Inc. – FREE / GRATUITO

LIVRES DE DEPORTAÇÃO

Deportações de Vinícius Quirino e Denis Lemos são canceladas Vinicius Quirino e Denis Lemos têm os seus processos de deportação cancelados e podem retomar estudos nos Estados Unidos. Págs. 10 e 11 Variedades – Artes & Espetáculos

A história dos teatros em Boston Págs. 15 e 16

Denis Lemos exibe carta do DHS que comunicou a extinção do seu processo de deportação

Colunas

Investimentos & Negócios Pág. 03 Boston por aí

Pág. 05

Pergunte ao advogado

Pág. 08

Fitness

Pág. 10

O poder da Palavra

Pág. 11

Observatório

Pág. 14

Cabelo, beleza & Cia

Pág. 18

Style

Pág. 20

Na Arquibancada

Pág. 26

Editorial Justiça ou injustiça Comunidade Católica Hércules Werneck recebe Medalha de Cheverus Campeonato Brasileiro

Adriano marca e garante Corinthians na liderança

Pág. 06

Págs. 09

Págs. 27, 28 e 29


Edição N º 643 - 22 a 28 de novembro de 2011


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Diretoria da MAPS elege novos dirigentes

InvestImentos & negócIos Nivaldo Guedes Consultor Imobiliário

Economizar para poder investir Stephen Pereira

E

- PARTE 2 -

Liz Chaves

Elisa Garibaldi

m reunião realizada no dia 15 de novembro, a diretoria da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers’ (MAPS’) elegeu seus novos dirigentes para o próximo ano. Elizabeth Chaves, de Salem, foi eleita presidente da diretoria, e Elisa Garibaldi, de Dracut, cice-presidente. Mary Ann Lomba, de Dorchester, e Stephen Pereira, de Brockton, foram reeleitos respectivamente como tesoureira e secretário. Chaves trabalha como Diretora de Finanças na Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy (MIRA) Coalition, e Garibaldi trabalha no Lowell Community Health Center. Ambas agradeceram à Diretoria por seu apoio e disseram que estão ansiosas por trabalharem pesado em suas novas funções. “É com muita honra que me torno Presidente,” afirmou Chaves. “Estou muito empolgado para trabalhar com Liz Chaves em seu novo papel, como Presidente da Diretoria”, afirmou Paulo Pinto, Diretor Executivo da MAPS. “Ela trabalhou na MAPS por quase cinco anos, até 2005, como Diretora de Finanças e Operações, e conhece bem a organização. Ela se juntou à nossa Diretoria em 2008 e tem sido uma integrante muito ativa, liderando muitas atividades, inclusive estando à frente da nossa Festa de Gala de 2011. Tenho certeza de que suas comprovadas habilidades como líder serão muito benéficas para nós”. “Também estou ansioso para trabalhar com

Mary Ann Lomba

Elisa Garibaldi, que se juntou à nossa Diretoria em 2009, exercendo a função de Vice-Presidente da Diretoria. Ela tem sido uma participante ativa da nossa comunidade por muitos anos”, ele continuou. Lomba faz parte da Diretoria da MAPS desde 1992, e trabalha como Gerente de Contabilidade na Employ+Ability, Inc., de Braintree. Pereira, que se juntou à Diretoria em 1993, é administrador nas Escolas Públicas de Arlington. “Mary Ann e Stephen já foram presidentes da Diretoria da MAPS e já assumiram postos de dirigentes e lideraram muitos comitês importantes ao longo dos anos. Estou muito feliz por eles terem aceitado continuar em seus papéis de liderança”, disse Paulo. Paulo e a Diretoria ainda agradeceram a ex-presidente Sarah De Oliveira, advogada do escritório S. De Oliveira Law, em Framingham, e o ex-vicepresidente Marcony Almeida, de Everett, diretor de Organização da MIRA Coalition, por sua liderança e apoio no ano que passou. “Fico muito feliz por eles continuarem a trabalhar como membros da nossa Diretoria”, disse Paulo. A MAPS é uma organização privada, sem fins lucrativos, oferecendo serviços sociais e de saúde para as comunidades de língua portuguesa de Massachusetts desde 1970. Para mais informações, ligue para 617.864-7600 ou acesse www.maps-inc.org.

A

cumulação de riqueza, pequenas coisas significam muito. Um dos maiores princípios de sucesso de todos é a chamada “lei de acumulação”. Esta lei diz que tudo que é grande e que vale a pena na vida humana é acumulação de centenas e às vezes milhares de esforços e sacrifícios minúsculos que ninguém vê ou aprecia. Esta lei diz que tudo acumula com o passar do tempo. Que você tem que somar em muitos, muitos esforços minúsculos que ninguém vê ou aprecia antes de você alcançar qualquer coisa que valha a pena. É como uma bola de neve. Uma bola de neve começa muito pequena, mas que cresce quando soma milhões de minúsculos flocos de neve e continua a crescer quando adiciona impulso. Tudo conta Mas o fato é que até que você saia da zona de conforto e consiga a experiência proveniente dos erros, não será possível crescer e se tornar capaz de ganhar o tipo de dinheiro que deseja. Agora aqui está a chave para a lei de acumulação: ela diz que tudo conta. Tudo que você faz conta. O maior engano que as pessoas cometem é pensar que só o que elas querem contar, conta. Quando você lê um livro, quando você faz um curso, quando você vai para a cama cedo e levanta cedo e trabalha, isso tudo conta. Isto tudo está adicionando ao seu conhecimento.

Stephen Pereira, Liz Chaves e Paulo Pinto

Use bem o seu tempo Mas quando você assiste

televisão, perde tempo, falta ao trabalho ou a escola e assim por diante, tudo isto conta também para aumentar o lado negativo. Uma pessoa que tem uma grande vida “pela lei de acumulação” é uma pessoa que acumula muito mais créditos no lado do crédito. E aqui está um ponto importante: se o que está fazendo não está movendo você em direção à suas metas, então está levando você para longe delas. Nada é neutro. Tudo que está fazendo está movendo você em direção às coisas que quer realizar na vida, a pessoa que quer ser, a riqueza que quer acumular, ou está te movendo para o lado contrário. Tudo conta. A lei de acumulação diz que tudo conta. Exercícios de ação Primeiro, comece hoje a construir sua base de conhecimento no assunto que pode ser mais útil para você para alcançar sua independência financeira. Se levar uma semana, um mês ou um ano para se tornar completamente educado, não importa. Somente comece hoje. Segundo, consiga tanta experiência quanto você puder em seu campo escolhido. Comece um pouco mais cedo, trabalhe um pouco mais árduo e até fique um pouco mais tarde. Assuma riscos e tente todos os modos diferentes que você puder pensar sobre como alcançar sua meta. Esta experiência é inestimável e acumula com o passar do tempo. Decida hoje ser o melhor em seu campo! E veja seu sucesso multiplicar!


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Stoneham Spartans Over 50 é mais uma vez campeão

N

o domingo, 20, a equipe do Stoneham Spartans Over 50 sagrou-se bicampeã do Campeonato do Estado de Massachusetts, organizado pela Over the Hill Soccer League. As equipe de Stoneham venceu o Canton na cobrança de pênaltis, após o empate de 0 x 0 no tempo regulamentar. Foi um jogo muito emocionante e com lances de grande técnica, principalmente por parte da equipe do Stoneham, através dos craques Mateus, Leo Figueiredo, Carmelo, Hebie, José e Fred. O Stoneham dominava o jogo e pressionava o adversário em seu próprio campo, mas aos 15 minutos o jogador Zé Paulo, do Stoneham, recebeu o cartão vermelho ao revidar um tapa desferido por David Johnson, do Canton, que recebeu apenas o cartão amarelo.

Todos pensavam que o Stoneham recuaria e jogaria na defensiva, mas não foi o que aconteceu. Mesmo com um jogador a menos, o Stoneham continuava a pressionar e não dava espaços para as manobras do adversário. E foi assim que quase abriu o marcador aos 32 minutos, quando o centro avante Carmelo recebeu lançamento de Fred, entrou na área com a bola dominada e, frente a frente com o goleiro, tentou o drible mas permitiu ao goleiro fazer o corte. O panorama do jogo permanecia o mesmo, com a defesa do Stoneham neutralizando todas as investidas do ataque do Canton. Para o segundo tempo, o Stoneham voltou ainda mais agressivo e criou várias oportunidades de gol. Entretanto, a bola teimava em não entrar nas redes do Canton. O goleiro do Stoneham tornou-se um mero espectador, pois a defesa do time estava bem

plantada e antecipava-se às jogadas de ataque do Canton, que não conseguia sequer atravessar a linha divisória do campo, apesar de ter um jogador a mais. Aos 36 minutos do segundo tempo, o jogador David Johnson recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Após a expulsão, o Canton recuou todos os seus jogadores e conseguiu segurar o placar de 0 x 0, levando a decisão para os pênaltis. O Stoneham venceu por 3 x 1 e levou mais um título da Over the Hill Soccer League. Vale lembrar que, este ano a Over the Hill Soccer League comemora os seus 30 anos e a equipe do Stoneham venceu todos os Campeonatos de 2011, incluindo o torneio de verão realizado em agosto. O Stoneham venceu com Joe Melo, Stephano (Lorenzo), Tony (Dermot), José e Robson Carioca. Fred (Batista), Herbie (Joãozinho), Mateus e Leo. Carmelo (Corredor) e Zé Paulo.

Brasileiro será deportado por dois casamentos falsos

M

esmo depois da primeira entrevista com a imigração depois de um casamento falso ser descoberta por agentes, Renato Câmara, 37, tentou, três anos depois, outro casamento por green card no estado do Alabama, que também deu errado. A juíza Katherine Nelson ordenou que o brasileiro fosse liberado da cadeia e colocado sob prisão domiciliar monitorado por uma pulseira eletrônica. De acordo com documentos federais, o brasileiro chegou aos Estados Unidos em 2005 com um visto de turista. Em 2007 ele se casou com Dianne Rojas, aplicando para o green card posteriormente. Durante a entrevista na Imigração, que aconteceu individualmente, o funcionário notou discrepâncias nas respostas. Dianne acabou confessando que a união era uma farsa e que Renato teria oferecido U$ 6.000 pelo casamento. As autoridades iniciaram um processo de deportação contra o brasileiro em outubro de 2010 após uma audiência realizada no mês anterior.

Mas em fevereiro de 2011, Renato se casou novamente com Angela Green, que já havia sido acusada anteriormente por fraude em um casamento. Ela admitiu aos investigadores que o casamento com Renato também era falso e que tinha recebido U$600 de um total de U$ 8.000 prometido pelo brasileiro. A gente especial do Departamento de Segurança Interna, Randy Hoffman, testemunhou que Angela disse aos investigadores que Renato ficava na casa dela de três a quatro dias por semana. Ele foi encontrado nesta casa e preso pelas autoridades na última semana. “Ele queria se mudar para dar credibilidade ao casamento”, disse Hoffman. O assistente da promotoria, Adam Overstreet, pediu a juíza do caso para manter Renato na prisão devido ao risco de fuga. Ele chamou o acusado de “mentiroso comprovado” que tentou falsificar seu primeiro casamento. “E não é que ele entra em um segundo casamento através de meio falsos”, disse o promotor.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Boston por Aí Gerald D.

Saúde e qualidade de vida

Barras de cereais

D

esconfie da inteligência e da capacidade de um país, quando os maiores índices de audiência das emissoras de televisão, são novelas e Big Brother’s.

O

policial que prendeu o traficante não aceitando o suborno, está na excepcionalidade de uma sociedade que perdeu todos os parâmetros, e que foge totalmente dos conceitos de racionalidade de qualquer país desenvolvido. Quando deparamos com esse estado numa cidade como o Rio de Janeiro (um outro mundo dentro de um quadro ficcionista), aí a situação transforma-se em algo ainda mais fantasioso. Eis, por tanto, o espanto.

U

m grupo de jornalistas resolve visitar uma pequena aldeia de Darfur para descobrir como a população atua com os grupos de assassinos que percorrem o Sudão, uma região totalmente ignorada pelo mundo civilizado e principalmente pelas grandes potências mundiais. Quando chegam, descobrem que um grupo do movimento Janjaweed, formado por árabes, se encaminha para a vila. São homens que têm como meta fundamental matar negros africanos, da forma mais cruel possível. Os jornalistas ficam, então, diante de um dilema: fugir, como aconselha um oficial negro das Nações Unidas, ou permanecer e tentar salvar os nativos do lugar. Este é o tipo de filme que todos deveriam assistir. Darfur, deserto de sangue. Uma dura realidade distante que não isenta ninguém da responsabilidade. Foram os habitantes do “mundo civilizado” que levaram armas e violação para aquele continente. O resultado de toda essa violência atual têm um culpado, que hoje tenta ignorar o resultado de sua exploração passada.

N

eymar não é craque. Trata-se de uma grande promessa e paramos por aí. O que a imprensa do eixo Rio-São Paulo, tenta fazer, é transformar um menino semi-analfabeto num astro pop. Não têm carisma, elegância e estilo próprio para isso. Tentar fazer dessa jovem revelação um David Beckham dos trópicos, é subestimar demais a nossa inteligência.Tudo no seu tempo, por favor.

U

m dos elementos deflagradores da ascensão da Nacional Socialista foi o desemprego. Um prato cheio para os líderes do partido e para um homem, que de burro não tinha nada, Adolf Hitler. Acompanhado de sanções impostas por alguns países europeus liderados pela França, pós-Primeira Guerra Mundial, agravaram ainda mais a crise na Alemanha. Aquela famosa dancinha do Führer em Paris, tinha um gostinho de vingança sobre um país subjugado pelo Terceiro Reich. O resultado depois todo mundo sabe. O que poucos sabem é que hoje o partido está mais ativo do que nunca, com ramificações pela Europa, América do Sul e até, acredite, Estados Unidos. Alguns adotando, inclusive, os 25 pontos do partido. Na Alemanha, a terra anda fértil para o seu renascimento, provocado pelo alto índice de desemprego entre os jovens da região leste do país e o significativo aumento da pobreza. Exatamente como ocorreu na década de 30. Os integrantes de um grupo chamado, “Subterrâneo Nacional-Socialista”, são suspeitos de matar, pelo menos nove imigrantes, entre 2000 e 2007. Um dos alvos das investigações do governo, é o partido Nacional Democrata, que recebeu no ano passado, 1,06 milhão de euros em contribuições, disfarçado e integrado, segundo a imprensa alemã, por simpatizantes do antigo partido dos trabalhadores alemães, chamados de camisas marrons, também conhecidos como Nazistas.

V

ocê já olhou desconfiado para aquelas barrinhas de cereais na última vez que foi ao supermercado e ficou na dúvida se comprava ou não? São tantos tipos que o consumidor não dá conta de ler todas as caixas à sua frente para saber se está levando algo que não vai gostar. Aficionados pela prática de esportes ou atividades físicas as têm como inseparáveis, pois são ricas em fibras e carboidratos além de práticas e nutritivas, são boas opções para as chamadas refeições intermediárias. Os carboidratos ou açúcares, destas barras são do tipo complexo, por fornecerem a energia necessária para o desenvolvimento das atividades diárias. Em tempos de correria imensa como é a vida na América, onde muitas vezes falta tempo para parar e comer tranquilamente, a barrinha de cereal é uma boa opção para quem quer alguma qualidade na alimenteção. Ricas em fibras ajudam no bom funcionamento do organismo, no controle da pressão arterial, da glicemia – que é o açúcar no sangue, e no bom funcionamento do intestino. Barras com chocolate podem ser usadas sem temor, pois são pobres em gorduras saturadas ou gorduras ruins. Conheça os tipos de barras de cereais Barra de cereais fibrosas São compostas basicamente por carboidratos de rápida absorção – glicose, pois elevam prontamente a glicemia após a ingestão. Pode ser utilizada por qualquer pessoa no intervalo das refeições regulares, como lanches. Recomenda-se usar uma a duas vezes por semana, por causa do excesso de fibras. Podem ser encontradas em diversos sabores como, banana, coco, castanha, sala-

da de frutas, iogurte e laranja com vitamina C. Barras energéticas Recomendadas para quem pratica esportes e precisa repor energias. Pode ser encontrado nos sabores de maçã e canela, damasco, bolo de cenoura, entre outros sabores. Barras protéicas São ideais para quem pratica atividade física intensa e devem ser consumidas logo após a atividade física, e são indicadas para a reposição de alguma refeição omitida. Pode ser encontrada no sabor pasta de amendoim. Barras light e dietéticas Equivale a uma fatia de pão de forma, com baixa quantidade de gordura, e podem ser consumidas por qualquer tipo de pessoas, mesmo por quem não pratica nenhum tipo de atividade física. Maçã com uva passa e canela, banana, limão, pêssego e morango, são alguns dos sabores disponíveis. As barras oferecem um conjunto de nutrientes, sendo considerada uma refeição saudável – um lanche. Uma refeição equilibrada pode ser composta de um sanduíche composto, por 2 fatias de pão integral, 6 fatias de peito de peru, e folhas de alface, que fornecem cerca de 30g de carboidrato, 16g de proteína e pouco menos de 10g de gordura. Uma barra de cereais pode facilmente fornecer quantidades quase idênticas, mas com micronutrientes diferenciados. Varie lanches e barras de cereais conforme as suas necessidades, e tenha sempre a mão um estoque de barras de sabores variados para aqueles momentos em que a fome apertar e por perto só tiver uma rede de fast food.

Os cuidados da mulher com a saúde

M

esmo com toda a correira do dia a dia, visitar o ginecologista pelo menos uma vez por ano é regra básica na vida de qualquer mulher. Nos Estados Unidos, entretanto, muitas brasileiras se esquecem desse compromisso e deixam a rotineira consulta para quando voltar ao Brasil. O problema é que o retorno às vezes demora anos para acontecer. Nesse meio tempo, automedicação, consultas a sites de saúde e conselhos de amigas são recursos perigosos adotados por quem deixa a visita ao médico para depois. As consultas regulares ao médico são extremamente importantes para as mulheres na chamada idade reprodutiva, que começa na primeira menstruação – por volta dos 12/13 anos, e se estende até a menopausa, entre 45/50 anos. Esse período é considerado especial para as mulheres brasileiras, por ser o mais longo e agitado pois as mudanças que acontecem de forma muito rápidas e marcantes devem ser observadas não só pessoalmente, mas também por um profissional de saúde habilitado a reconhecer os eventuais problemas, corrigir seu desvios e prevenir o aparecimento de doenças mais sérias. O ideal é que as mulheres em idade reprodutiva visitem o consultório ginecológico uma vez por ano. Neste momento, além de receber as queixas e incômodos da mulher, o profissional de saúde irá revisar a história menstrual da paciente, queixas gerais e dos diversos

sistemas e aparelhos, detectar algum desconforto ginecológico como corrimentos e sintomas relacionados a sua prática sexual, uso de contraceptivos, e identificar antecedentes de risco pessoais e familiares. Se a mulher tiver mais de 40 anos, uma radiografia das mamas anual pode evitar problemas futuros. Não visitar o médico pode trazer muitas complicações para as mulheres como por exemplo o HPV e os corrimentos que podem ser tratados rapidamente – como candidíase (fungos), trichomoníase, vaginose bacteriana e outros, quase todos transmitidos sexualmente. Esses pequenos probleminhas, se não forem tratados adequadamente, podem se tornar crônicos e estender-se para órgãos profundos e superiores, formando doenças pélvicas que podem perturbar os ciclos menstruais, provocar dor durante a menstruação, desconforto quando se tem relação sexual e principalmente provocar esterilidade, impedindo a gravidez futura e a constituição de uma família. “Sempre que for encontrado um corrimento vaginal, seu tratamento deverá ser realizado para evitar doenças inflamatórias pélvicas e comprometimento eventual de sua saúde física, sexual e de sua fertilidade futura pois um nódulo de mama, de caráter maligno, quando tratado bem em seu início, pode atingir 100% de cura. Prevenir, mais uma vez, é sempre o melhor remédio!


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Wanderley Resende

Grupo Metropolitan Presidente & Chefe Executivo wresende@parkear.com

Justiça ou injustiça

O

s centros de detenção onde ficam os presos que aguardam deportação estão cada vez mais cheios de imigrantes – inclusive brasileiros – aguardando a hora de ser mandados para casa. Há alguns muitos imigrantes de muitas nacionalidades entraram pela fronteira com o México e foram orientados a se entregar às autoridades de imigração. Uma vez fichados foram soltos com a recomendação de que comparecer às audiências na corte. Em liberdade sumiram no mapa, e os reflexos começam tempos atrás. A maioria, senão a totalidade das polícias estaduais e os condados – onde mandam os xerifes – estão com os computadores interligados com a imigração, e uma vez parados no trânsito são detidos e enviados para os centros de detenção para serem deportados. Este é apenas um dos lados cruéis da imigração ilegal. O outro é a falta de educação e de respeito da nossa gente com as coisas mais elementares. Outro dia mesmo escrevi na coluna Observatório acerca de brasileiros que estacionam em lugares proibidos, num lugar que é o caminho preferido da polícia, mostrando que não estão nem aí. Muitos brasileiros agem como se fossem as únicas pessoas do lugar, como se estivessem sós numa ilha deserta. Vivem largados e livres de qualquer tipo de influência, fazendo o o que bem entendem. A partir daí, o que

se vê é a mão pesada das autoridades enquadrando e reprimindo brasileiros sem o menor pudor ou consideração. Por exemplo, em muitas cidades americanas, onde há brasileiros, é possível vê-los pelas ruas andando sem camisa, como se estivessem nos quintais das suas casas lá no interior. Ainda por estas cidades, um rápido passeio vai revelar carros parados em locais proibidos, motoristas com os rádios dos seus carros no maior volume possível, brigas, e um total desrespeito a tudo que seja ordem. Isto para ficar somente neste exemplo, pois as ocorrências são inúmeras e diárias. Outro dia um brasileiro ligou num dos muitos programas de rádio comandados por pastores, e disse que a comunidade brasileira está sendo perseguida em Everett. Como querem ser tratados? De modo justo e educado? Que ajam então com educação e respeito para com leis não escritas que se chamam normas de conduta, como as que disse acerca dos motoristas que param fora de lugar. E o que dizer de algumas cidades onde não existem lideranças? Há algum tempo havia em muitas delas há uma luta insana de lideranças que não se entendem nunca e que se acusam há anos. Mais ainda, que não se toleram e não fazem o mínimo esforço para uma coexistência pacífica. Talvez o dia em que concordarem em alguma coisa, já

não exista mais comunidades para ser educadas. Muitas cidades estão saturadas de brasileiros e as tensões estão no ar, parecendo que vão explodir a qualquer hora. A comunidade está dividida e tensa. A polícia reprime, prende, multa, coage, as cortes recebem diariamente dezenas de brasileiros. Há culpados. Os brasileiros que não se adequam ou enquadram nas mais elementares das leis – as da educação e do respeito, que são necessárias para se viver na situação que muitos de nós vivemos na América. Não há coitadinhos entre nós. Há aqueles que foram iludidos pelos coiotes e tomaram um passo drástico e irreversível, e vivem numa tensão permantente a espera de um par de algemas e de uma passagem de volta, e vão levar na bagagem frutração, tristeza, mágoa e ressentimento. É necessário que estejamos prontos a receber educação e noções de cidadania para respeitar as pessoas que vivem a nossa volta, e de quem muitas vezes dependemos, mesmo não querendo ou gostando. Está na hora também de pararmos com a conversa fiada de que somos perseguidos porque somos imigrantes, pois tal desculpa não cola mais. Estamos sim, vivendo os reflexos de atos e atitudes erradas, e pagando caro por elas. Fico me perguntando quando chegará o dia em que de fato teremos aprendido algo?

Envie comentários ou sugestões, acompanhados de nome completo, para editor@parkear.com

expedIente Metropolitan Brazilian News 214 Commercial Street, Suite 204 Malden, MA 02148 Office: (781) 322 0096 Fax: (781) 322 0097 Horário de funcionamento Segunda a Sexta-Feira, 9 AM às 5 PM

Rodolfo Torres rodolfotorres@parkear.com Pastor Naamã Mendes poderdapalavra@parkear.com Rev. Manoel de Oliveira parepense@parkear.com Raphaela Machado raphaela@parkear.com

E-mail: anoticia@parkear.com Website: www.parkear.com

Robson Nascimento robson@parkear.com

Publisher, Editor-in-Chief & Executive Officer Wanderley Resende wresende@parkear.com

Ana Claudia

Editor & Newsroom Manager Jehozadak Pereira editor@parkear.com Administrative Assistant Danielle Villela SALES TEAM 781-322.0096 atendimento@parkear.com Cristina Lima cristinalima@parkear.com Danyela Schonton danyelaschonton@parkear.com Andrea Paz andrea@parkear.com Columnists Ana Paula Ornelas anaornelas@parkear.com Bradley Maged imigracao@parkear.com Pastor Claudio Lopes pastorclaudio@parkear.com Marilia Aguiar marilia@parkear.com

Nivaldo Guedes

Luiza Souza Visual Programmer Anderson (Andy) Souza design2011@parkear.com ArtWork: design2011@parkear.com Photographer Alexandre Maciel alex@parkear.com Circulation Frequency Weekly, every Friday Circulation States Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island Agencies we are affiliated with: Agency France Press (AFP) Associated Press (AP) Agência Metropolitan (AM) Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-inter) General Information Signed articles and letters do not necessarily reflect the views of the newspaper or its publisher. Metropolitan Brazilian News has no responsability for their contents. Artigos assinados e cartas são da responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião deste jornal. O Metropolitan Brazilian News não se responsabiliza pelo conteúdo dos mesmos.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

pergunte Ao AdvogAdo Moyses Grinsberg moyses@parkear.com

Contratos de financiamento de automóveis

N

essa semana trazemos aos nossos diletos leitores dois assuntos que mostram a atualização de alguns pontos antes considerados “caixa preta”. O primeiro refere-se ao fato que os processos contra magistrados estão abertos para que a sociedade possa ter conhecimento. O segundo, refere-se à cobrança de taxa para abertura de crédito nos contratos de financiamento veículo e a legalidade e lisura dessa cobrança. No Conselho da Magistratura Presidência do CNJ divulga andamento de processos contra juízes Já estão disponíveis no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) as informações sobre o andamento de processos administrativos contra magistrados, em tramitação nas corregedorias gerais dos tribunais de justiça dos estados. Segundo o ministro Cezar Peluso, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de agora a população poderá acompanhar o trabalho das corregedorias na apuração de eventuais faltas cometidas por integrantes do Poder Judiciário. A medida, segundo ele, dará maior transparência aos processos disciplinares contra juízes e desembargadores em todos os tribunais. Por enquanto, o Sistema de Acompanhamento de Processos Disciplinares contra Magistrados está sendo alimentado apenas pelos tribunais estaduais. A ideia, porém, é que a Justiça Federal e a Justiça do Trabalho também participem do sistema, colocando à disposição do público informações de processos disciplinares em seus respectivos tribunais. Os dados dos processos disciplinares – número e tipo do processo, motivo, andamento – podem ser acessados no site no CNJ, no www.cnj.jus.br/ presidencia. A decisão de divulgar as informações foi tomada pelo presidente Cezar Peluso em outubro, durante reunião com representantes do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça. Na ocasião, os corregedores apresentaram ao ministro dados atualizados sobre os processos em andamento e sobre

as punições aplicadas a membros da magistratura nos últimos dois anos. As informações, avalia o ministro, demonstram que as corregedorias estaduais estão cumprindo seu papel, apurando e punindo eventuais faltas de magistrados. O Sistema de Acompanhamento, desenvolvido pelo CNJ, funciona online, ou seja, é atualizado a todo momento. No meio da tarde de sexta-feira, 11/11, o sistema apontava a existência de 693 processos e sindicâncias em andamento nas corregedorias de Justiça dos estados. Entretanto, alguns tribunais ainda estavam incluindo novas informações, o que alterava o número a todo momento. No quadro apresentado na sexta-feira, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí aparecia com o maior número: 211 processos, seguido por São Paulo, com 134. Em terceiro lugar estava o Amazonas, com 59 processos. Na Câmara Federal Defesa do Consumidor debaterá taxa de registro de financiamento de veículos A Comissão de Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública para debater a taxa de registro do contrato de financiamento de veículos. Os parlamentares querem esclarecimentos sobre as denúncias publicadas pela imprensa envolvendo a cobrança dessa taxa. A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Augusto Coutinho (DEM-PE). De acordo com denúncia publicada pela revista Época (31/10/2011), duas empresas prestam serviços questionáveis a diversos Departamentos de Trânsito (Detrans) do País e ficam com o lucro das taxas pagas pelos consumidores. Segundo Coutinho, o problema gira em torno da taxa de registro de contrato de financiamento de veículos, a qual é cobrada para que os Detrans registrem e conservem os contratos de alienação fiduciária de automóveis, conforme determina o Código Civil brasileiro (Lei 10.406/02). “Percebemos que o consumidor brasileiro está sendo duplamente lesado, pois paga taxas abusivas por um serviço inadequado e desnecessário”, conclui o deputado.

Lembramos ao leitor que, qualquer dúvida não hesite, entre em contato conosco pois nossa equipe especializada poderá ajudá-lo em qualquer outra questão jurídica que o leitor possa enfrentar. Continue enviando suas perguntas para o nosso e-mail, ou entre em contato conosco pelo telefone 339 545 5798, ou ainda, acesse nosso site www.mggadvogados.com.br deixando suas questões que responderemos na próxima edição.

Homem é preso por planejar ataque a bomba em NY, diz prefeito

Foto: Jefferson Siegel / Pool / AP Photo

A

núncio da prisão foi feito na noite de domingo, 20, por Michael Bloomberg. Homem era simpatizante da al-Qaeda, mas agia sozinho, dizem autoridades. Um homem foi preso por ser suspeito de construir e planejar a detonação de uma bomba em New York, afirmou na noite de domingo o prefeito de New York, Michael Bloomberg. Além de Bloomberg, o anúncio da prisão foi feito por Cyrus R. Vance Jr., promotor de Manhattan, e pelo chefe do Departamento de Polícia de New York, Raymond W. Kelly, em entrevista coletiva concedida na prefeitura. De acordo com documentos da corte, o suspeito é José Pimentel, 27 anos, de origem dominicana, e foi preso no sábado, 19. Segundo as autoridades, o homem se converteu ao Islã, mas era um “lobo solitário”, ou seja,

embora fosse simpatizante da al-Qaeda ele agia sozinho e não era ligado a nenhuma célula de terrorismo. O comissário de polícia Raymond Kelly disse que Pimentel seguia o clérigo radical Anwar al-Awlaqi, morto em um ataque dos Estados Unidos este ano. “Ele falou em mudar seu nome para Osama Hussein, para homenagear seus heróis, Osama bin Laden e Saddam Hussein,” disse Kelly. Durante a entrevista, o prefeito mostrou a força da bomba construída por Pimentel ao exibir imagens do artefato sendo detonado pela polícia americana em um carro. O suspeito teria aprendido a construir uma bomba caseira pela revista online da al-Qaeda, a “Inspire”, e planejava ter como alvo dos ataques agências dos correios, militares americanos que retornaram de outros países, além de postos e escritórios da polícia.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

- Notícias da Comunidade Católica do Apostolado Brasileiro -

Hércules Werneck recebe prêmio na Catedral de Boston Werneck foi o único brasileiro a receber a Medalha de Cheverus em 2011

Fotos: Jehozadak Pereira

Jehozadak Pereira

N

Editor

editor@parkear.com

o domingo, 20, em cerimônia na Holly Cross Catedral em Boston, 96 pessoas foram homenageadas com a Cheverus Medal – Medalha de Cheverus, recebendo a honoraria diretamente das mãos do Cardeal Seán P. O’Malley. O Prêmio foi estabelecido em 2008, em conjunto com a celebração do bicentenário da Arquidiocese. O Prêmio Cheverus recebe o nome do primeiro Bispo de Boston, Jean-Louis Lefebvre de Cheverus. O

Bispo liderou a Igreja em Boston desde 1808 até seu retorno para França, sua terra natal em 1824. Esta homenagem é feita aos leigos, diáconos e religiosas nas paróquias e em outros ministérios arquidiocesanos pelo seu serviço à Igreja e ao povo de Deus. Os destinatários são nomeados pelos párocos, bispos regionais e os ministérios centrais da arquidiocese. O Cardeal O’Malley também escolhe alguns dos destinatários pessoalmente. Entre os que receberam a Medalha de Cheverus estava o brasileiro Hércules Werneck, responsável pelo

Setor de Mídia e Comunicação do Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston. Werneck que é de Conselheiro Pena, MG e mora há nove anos nos Estados Unidos, foi o único brasileiro a receber o Prêmio em 2011. “Como cristão vejo isto como sendo um sinal de Deus confirmando a missão que Ele designou para mim nesta terra. A gente chega na América atrás tão somente de realizações profissionais e de melhoria financeira correndo o risco de deixar Deus de lado. Quando pautamos a nossa vida nos valores e ensi-

namentos cristãos que recebemos desde pequenos e compartilhamos do talento gratuito que cada um recebe de Deus, conseguimos dar mais sentido a nossa existência, além de não deixarmos que as aspirações pessoais nos frustem e principalmente nos afastem do compromisso que temos em construírmos uma civilização mais justa, humana e fraternal”, disse Hércules Werneck logo após receber o Prêmio. “Quero agradecer a Deus e aos meus familiares por esse momento tão especial da minha caminhada

cristã. Agradeço também aos meus irmãos e irmãs na fé que congregam nas inúmeras Comunidades Católicas do Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston. É muito gratificante poder testemunhar toda a religiosidade e expressão de fé da nossa gente aqui na América. No domingo, a Igreja celebrou a Festa de Cristo Rei e do cristão leigo, o que nos recorda da nossa missão como batizados, que é o de levar a palavra de Deus a todos os cantos e dar testemunho dela, para que o Reino de Cristo verdadeiramente aconteça em nosso meio”, finalizou.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

FItness Robson Nascimento robson@parkear.com

Deportações de Vinícius Quirino e Denis Lemos são canceladas

Ficção relacionada ao exercício físico - PARTE 1 -

N

os últimos anos, o consumidor tem sido alvo de inúmeras informações de como manter a boa forma física. Estas informações chegam através dos meios de comunicação, amigos e familiares. Infelizmente, junto com as informações, chegam também muitos conceitos sem respaldo científico, mas que são aceitos como verdadeiros. Para deixar a população ainda mais confusa, existem aquelas empresas que, para vender seus produtos, prometem resultados milagrosos. Basta ligar a TV para ver comerciais de equipamentos que o farão atingir o seu objetivo. Alguns prometem resultados em somente “12 minutos por dia”. Sucesso garantido ou o seu dinheiro de volta. A ciência tem contribuído muito para desvendar os mistérios da atividade física. Entretanto, apesar do grande progresso nas pesquisas científicas, esta é uma área onde ainda perduram muitos conceitos errôneos. A seguir abordaremos alguns dos mitos mais comuns, relacionados com o exercício físico. 1. Não devemos beber água durante o exercício – sendo um elemento indispensável para uma vida saudável, a água desempenha um papel muito importante em várias funções do corpo humano, tais como: transporte de nutrientes e oxigênio para as células, controle da temperatura corporal, lubrificação das articulações, etc. Durante o exercício físico, há um aumento da temperatura corporal e perda de líquido, através do suor, o que torna indispensável a reposição de água. A falta de água pode ocasionar lesões irreversíveis e até mesmo a morte. Deve-se beber água antes, durante e após a prática de atividades físicas. Os especialistas recomendam a ingestão de dois copos de água de 8 oz, duas horas antes do exercício. Durante o exer-

cício, a reposição deverá ser feita de acordo com a perda de líquido. Após o exercício, deve-se verificar o peso corporal e, para cada libra de peso perdido, é recomendada a ingestão de 16 oz de água. 2. Se 1 lb. de gordura (453g) tem 3.500 calorias, será impossível perder 1 lb. de gordura, pois não consigo queimar tantas calorias, quando me exercito – para perder gordura você precisa ingerir menos e gastar mais calorias. Para isto, você deve aumentar o gasto calórico praticando exercícios físicos e diminuir a ingestão de calorias, através de uma dieta balanceada. Suponhamos que você gaste 2.300 calorias (incluindo todas as suas atividades) e consuma 1.800 calorias, diáriamente. Você criou uma diferença de 500 calorias (2.300 – 1.800 = 500), por dia. Se você mantiver esta relação entre calorias gastas x ingeridas, você perderá 1 lb. de gordura, em sete dias. 3. Primeiro devo perder gordura, praticando somente exercícios aeróbicos, para depois fazer exercícios de condicionamento muscular – este é um dos erros mais comuns observados em pessoas que desejam iniciar um programa de exercícios, com o objetivo de perder gordura. Há aproximadamente 30 anos, acreditava-se que somente os exercícios aeróbicos (correr, pedalar, caminhar, etc) contribuíam para a redução da gordura corporal, enquanto os de condicionamento muscular, popularmente chamados de musculação, apenas tonificavam os músculos. Com os avanços da ciência, constatou-se que o trabalho muscular desempenha um papel de vital importância na queima de gordura, pois aumenta o metabolismo basal (taxa com que o corpo queima calorias para manter suas funções vitais). Mantenha-se saudável e físicamento ativo!

O Prof. Robson Nascimento é Professor da American Academy of Personal Training (AAPT), Master Personal Trainer do Boston Sports Clubs, em Newton, e é certificado pelo American College of Sports Medicine (ACSM). Ele também concluiu o Mestrado em Human Movement, pela Universidade de Boston, e é formado em Educação Física, pela UERJ.

Raphaela Machado Agência Metropolitan raphaela@parkear.com

N

a edição 560 no METROPOLITAN contamos as histórias dos estudantes brasileiros Vinicius Quirino e Denis Lemos que lutam contra processos de deportação. Ambos são estudantes brilhantes e aplicados, Quirino e Lemos estão em processo de deportação e na sexta-feira, 18, Denis Lemos recebeu a melhor notícia no último ano e meio de luta para que não fosse deportado. Já a boa notícia para Vinicius Quirino aconteceu na segunda-feira, 21, depois de um rally que fizeram em Boston. Ambos foram beneficiados pela suspensão de deportações anunciada pela Secretária Janet Reno em agosto passado. “O DHS enviou uma carta ao

meu advogado informando que o meu processo de deportação está extinto e que não devo mais ser mandado embora. Agora começa outra batalha para que tenha o meu green card e vou continuar estudando com meus próprios recursos e dinheiro. Sinto-me aliviado e tirei um enorme peso das minhas costas e já posso novamente voltar a fazer planos e reorganizar a minha vida. Foi emocionante poder dar a notícia para a minha família no Brasil e ao mesmo tempo em que agradeço o Movimento de Estudantes Imigrantes que me deram todo apoio e o caminho para lutar pelo meu caso. Agora estou na torcida pelo Vinicius para que tudo dê certo. A lição que tirei é que devemos lutar sempre pelos nossos direitos e sonhos mesmo que eles possam parecer distantes e impossí-

veis”, disse Denis Lemos. “Minha advogada me comunicou que a minha na court de Imigração que estava marcada para quarta-feira, 23, foi cancelada e que o processo de deportação será extinto e que possivelmente terei direito a uma autorização de trabalho. Os meus planos imediatos é conseguir uma bolsa de estudos, pois tenho boas notas para isto e voltar a estudar que é o meu sonho. Posso dizer que a pressão acabou e que agora é abrir as portas para o meu futuro e que tudo isto é uma bênção de Deus para mim e para minha família e lembro do meu pai que perdi e não pude ir para o sepultamento. Foi uma vitória da justiça contra um procedimento que queria interromper o sonho de estudar e de ser alguém neste país”, afirmou Vinicius Quirino.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

poder dA pAlAvrA Rev. Naamã Mendes

O reverendo Naamã Mendes é pastor da Igreja Presbisteriana Cristo Rei em Cambridge. Mantém o blog naamamendes.blogspot.com onde publica seus textos e pensamentos.

Agressividade,

a doença dos covardes

S

er agressivo é uma das características humanas, especialmente os homens, mais comuns. A agressividade é um mecanismo de defesa que nos permite sobreviver. A agressividade excessiva, entretanto, nos aproxima da morte e não da vida. A agressividade excessiva nos empurra para a infelicidade, arruína relacionamentos, faz desaparecer a ternura e a doçura até mesmo de uma criança. Pessoas agressivas se ressentem rapidamente, ficam rancorosas inicialmente e depois se tornam vítimas, e a seguir se tornam frias e indiferentes, dominadas palas labaredas do ressentimento. Não conseguem perdoar, compreender o outro, não tem afeição, nem afeto pelas pessoas que o cercam. Dominados pelo ódio, ira, raiva, amargura sobra somente e o prazer desaparece, sobrando o prazer da vingança e da desconstrução dos outros. O mundo, para quem tem o coração cheio de ira, é detestável, perigoso, ameaçador. O mundo para estes está repleto de gigantes cruéis, sádicos, vingativos encapuzados esperando alguém em cada esquina do mundo para matar e destruir. Seus ouvidos são incapazes de ouvir musica, palavras de ternura e até as palavras de amor geram desconfiança. Isto porque o olhar de quem tem o coração irado usa lente de aumento para enxergar o mal, a violência e a ira. Pessoas que enxergam a vida assim passam a ter medo. O medo exarceba-se, a pessoa começa a se sentir perseguida e nasce uma doença mental importante chamada paranóia. Esse é o medo que nos faz levantar a noite e sair da cama morrendo de medo e ir conferir se a porta está realmente trancada, se não tem nenhum estripador, estrangulador encondido

atrás da cortina do banheiro. Quanto maior for a intensidade desse tipo de medo no coração, maiores estarão na nossa mente. A nossa mente determina nossas reações e decisões. Dominados pela percepção da vida que todos e todo mundo esta contra a pessoa, ela passa a temer e achar que a qualquer momento ela pode ser presa pela imigração, morta por alguém que não gosta dela, etc. O destino fica marcado pelo pessimismo, maus presságios e piores ressentimentos que se possa imaginar. Será que minha esposa ou meu esposo está me traindo? Será que meu filho não vai cair e morrer? Meu futuro será terrível. A imigração vai me prender. O avião vai cair. A velhice vai chegar e eu vou passar fome. Pessoas que pensam, assim tornam possuídas pelo medo e pessimismo, que começam a invadir a mente o coração e alcançar o corpo. Quem vive com a mente povoada que esses urubus e abutres mentais está muito perto de uma doença mental chamada esquizofrenia. Pessoas agressivas tentam resolver todas as coisa na marra, no peito, usando métodos animalescos, brutais. Para qualquer opção que fizer na vida será sempre agressiva. Se tornar um pastor, um padre será um legalista, perseguidor dos que a eles se opuserem ameaçando a todos com o fogo do inferno. A Bíblia tem ensinos preciosos e simples sobre a ira – de nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte. A ira do insensato se conhece no mesmo dia, mas o prudente encobre a afronta. A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos – Provérbios de Salomão e Eclesiastes.

Relembre os casos de Denis Lemos e Vinicius Quirino “Vim com minha família para os EUA há 11 anos com vistos de turistas, válidos por ficar por seis meses e os meus pais queriam ficar aqui para que eu e meus irmãos pudéssemos ir para a faculdade. Então, meu pai tentou mudar o nosso status de imigração, aplicando para o Green Card através de um processo de trabalho. No entanto, o empregador recuou e decidiu não patrocinar o meu pai depois que tinha começado nosso processo. Então, meu pai encontrou outro spondor. Tudo isto levou cerca de nove a 10 anos e gastos de mais de US$ 20 mil. Então, em 2009 DHS decidiu negar o nosso pedido de Green Card e imediatamente nos colocou num processo de remoção. Na época, eu era júnior na UMass Lowell onde estudava Engenharia Elétrica com boas notas. Após a terrível notícia, meus pais desistiram de ficar aqui pois estavam muito cansados de viver como imigrantes indocumentados. Então eles voltaram para o Brasil antes da nossa primeira audiência. Eu nunca pensei em deixar este país, e decidi ficar e encontrar um caminho e lutar contra minha deportação. Eu tive de parar de ir à escola e após um ano encontrei o Movimento Estudantil de Imigrantes e eles me mostraram

que poderia fazer parar minha deportação, e agora estamos lutando isso. Eu acho que os Estados Unidos está desperdiçando o dinheiro dos contribuintes e magoando as famílias que são separadas pela deportação de indivíduos que não são uma ameaça ou um inconveniente para este país. Os meus pais queriam e viviam uma vida pacífica neste país, e eles queriam que eu e meus irmãos tivéssemos sucesso. É por isso que eles deixaram tudo e se mudaram para um país estrangeiro com oportunidades melhores. O fato de que eles tiveram que sair nessas circunstâncias é uma vergonha, e eu perdi muito tempo e muitas oportunidades por causa disso. Se tivéssemos nossos documentos em 2009, eu já teria um Bachelours em Engenharia e teria agora minha carreira como engenheiro. É uma pena e muito triste que os sonhadores como eu, tenham que viver com medo e tanta luta e só temos direitos básicos como seres humanos. Há 12 milhões de imigrantes indocumentados neste país e muitos deles poderiam fazer desta nação um lugar melhor se os nossos legisladores passassem uma lei que nos permita ajustar os nossos status e, assim se integrar plenamente na sociedade”, conclui Denis Lemos.

“Moro em Boston desde que cheguei nos EUA em junho de 2003. Tinha 17 anos quando vim com minha avó. Tive que sair do Brasil por causa da violência, pois no último mês que vivi em Santo André, Estado de São Paulo fomos roubados sete vezes. No último caso indo para o velório de uma parente, um homem roubou pertences da minha mãe, e dos meus avós além de levar o carro e depois de uma semana tentou me sequestrar. Minha mãe reagiu, o que chamou a atenção dos vizinhos fazendo o ladrão fugir. Acabei o colégio no East Boston High School com honra por nunca faltar às classes mas não fiz parte da sociedade de honra da escola pois tinha que ir direto para o serviço após a escola psra ajudar minha mãe a pagar as contas. Meu processo de deportação começou quando estava voltando de Chicago no AMTRAK. Ao parar em Buffalo, NY, a Border Patrol abordou o trem e foram de passageiro em passageiro querendo saber a cidadania. Quando eu disse que

sou brasileiro me pediram passaporte que não tinha visto porque era segunda via. Eu disse que sou estudante e havia ido visitar minha namorada em Chicago. Eles me levaram para a estação da patrulha, pegaram minhas digitais e me puseram em cargo dos agentes do ICE. Fiquei preso por três dias até que minha fiança pudesse ser paga. Agora finalmente tenho a segunda corte marcada para o dia 23 de novembro. Desde que cheguei aqui tentei mudar meu visto e não pude trocar de turista para estudante por estar no colégio ainda. Tentei fazer parte da Força Áerea, um sonho para mim que quero ser engenheiro, mas não pude por não ter documentos. Se não tivesse extrema necessidade de estar neste país porque me subjugaria a imigrar tendo que pagar três vezes mais pela faculdade, sendo que no Brasil teria talvez de graça, ser preso, ver meu pai morrer sem que eu o possa visitar no Brasil, e ser preso sendo que nem crime cometi?”, desabafa Vinicius Quirino.

Ativista é detida em protesto na Escola das Américas

U

Entre os participantes foi destaque a presença do ator Martin Sheen

ma ativista detida foi o saldo do protesto pacífico realizado até o domingo, 20, na Geórgia, para exigir o fechamento e o fim do treinamento de militares latino-americanos na antiga Escola das Américas, disseram os organizadores. Cerca de 5.000 pessoas participaram do último dia de protestos na entrada de Fort Benning, onde fica localizado o Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança, antiga Escola das Américas, em Columbus. A ativista Theresa Cusimano, do Colorado, foi detida quando tentava entrar na base militar, indicaram os organizadores. Entre os participantes foi destaque, mais uma vez, a presença do ator Martin Sheen. “Continuo

acreditando que as ‘causas perdidas’ são as únicas causas pelas quais vale a pena lutar e a não-violência é a única arma”, disse o ator à multidão. No início deste ano, 69 congressistas pediram ao presidente Barack Obama que ordenasse por decreto o fechamento da escola e no mês passado o representante democrata Jim McGovern apresentou um projeto de lei para suspender suas operações e investigar os abusos de direitos humanos na América Latina. A Escola das Américas foi fundada em 1946 no Panamá, onde permaneceu até 1984. Durante a Guerra Fria, suas instalações serviram para formar milhares de oficiais latino-americanos em táticas de contrainsurgência ou espionagem, entre outras.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

oBservAtórIo Wanderley Resende wresende@parkear.com

Publisher, Editor-in-Chief & Executive Officer

Ouse ser um vencedor!

A

lguém já disse que o brasileiro é um forte, também é lutador e corajoso. Para se constatar isto na prática é só ver o número de empreendimentos de brasileiros nos Estados Unidos. Alguns conseguem sucesso, mas a maioria fracassa por causa das suas próprias deficiências. Sim, todo mundo tem o direito de ser um empreendedor, de ter o seu próprio – e tão sonhado – negócio, mas na realidade poucos, muito poucos se preparam adequadamente para ter sucesso. O que isto significa? Significa que nem sempre o bom pintor vai ser um bom empresário no ramo de pintura. Que sem sempre um bom colocador de pisos ou carpinteiro pode se habilitar a ser o dono da sua própria companhia. Tem gente que pensa que ter uma companhia é comprar uma escada, alguns pincéis,

mandar colocar o letreiro na van de segunda mão e pronto! Tem uma companhia. E as licenças necessárias? É certo que em muitos negócios o empresário começa como um trabalhador informal para depois criar o seu próprio negócio, ressaltado aí, aqueles negócios que não dependem de autorizações e licenças especiais, como por exemplo, um bar ou restaurante, que só vai poder abrir no dia em que tiver liberado para funcionar pelas autoridades. Do mesmo modo para se trabalhar na construção civil precisa-se de licenças específicas, para ser contratado. Há também o sempre aquecido mercado das reformas e reparos que movimenta milhões de dólares a cada ano, e é possível notar que novas e importantes empresas de brasileiros surgem para conquistar o

seu espaço e conquistar novos mercados. Há empresas americanas que dão preferência a companhias dirigidas por brasileiros pela facilidade com que os serviços são executados. Tudo isto faz girar mecanismos financeiros imensos, que envolve pagamento de impostos e taxas, seguros apropriados, aquisição de máquinas e equipamentos, veículos novos, etc. Há empresas e empreendimentos de brasileiros que cresceram mais nos últimos cinco anos, do que suas congenêres americanas, por exemplo. A que se deve isto? Certamente à pujança e dedicação dos nossos patrícios que enxergam oportunidades que outros desprezam. Não está se incluindo aqui os empreendedores que prestam serviços unicamente à comunidade brasileira, que por seu lado não deixam de ter um razoável sucesso. Mas ainda assim há fracasso e debilidades, que deixam um rastro de decepção e frustração, além de dívidas e um crescente descrédito. Uma coisa que precisamos aprender é que ao se baratear o serviço prestado, achando que isto propiciará uma conquista de mercado, estamos na realidade nos colocando sob uma espada afiada que mais dia menos dia nos cairá em cima. É uma bomba de retardo que não tardará explodir. Mesmo muitas vezes não dispondo de infor-

mação adequada como pesquisas de mercados qualitativas e específicas, ou de assessoria e orientação especializada é possível observar o quanto há de coragem na nossa gente empreendedora. Se tais empresas irão se manter pelos próximos meses é uma outra questão importante e que será determinante para mostrar se os empreendedores brasileiros são mesmo capazes de administrar com sucesso os seus negócios, ou se vão ficar pelo caminho. Mas o que importa é que hoje uma multidão de brasileiros – homens e mulheres, podem bater no peito e dizer que estão

tornando o sonho americano de prosperidade num fato real, concreto, e provavelmente milionário. Só que há a necessidade de aprimoramento em todos os sentidos, pois se o sucesso é demorado, árduo e difícil de ser conquistado, mas muito fácil de ir por água abaixo, pois o caminho é cheio de armadilhas. Cabe portanto, a cada um que é empreendedor se certificar se esta trabalhando dentro da lei, cumprindo com as suas obrigações e sobretudo saber das suas limitações e deficiências para progredir nesta terra que mana prosperidade e riqueza.

E NãO ESQUEçA: não basta só ler, tem que participar! Se quiser me escrever contando a sua história envie um e-mail para wresende@parkear.com. Para ler esta e outras matérias e reportagens de ‘A Notícia’ acesse o www.parkear.com.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Teatros em Boston A história dos teatros em Boston é riquíssima

A

s artes teatrais desfrutam uma história rica e distinta em Boston, alcançando quase 200 anos. Desde 1794 quando Charles Bulfinch projetou a construção do primeiro teatro de Boston, muitas casas de shows, concertos e cinemas foram construídos para entreter a exigente comunidade de Boston. Embora muitas dessas estruturas já não existam, The Metropolitan Theatre, rebatizado como Wang Theatre 1983, permanece como marco histórico. Rebatizado como Music Hall em 1962, o teatro se tornou casa do Balé de Boston. Durante os anos sessenta e setenta, freqüentadores do Music Hall desfrutaram de espetáculos como a Ópera de Stuttgart, a Ópera Metropolitana, o Balé Bolshoi e Balé Kirov como também filmes

The Paramount Theatre populares e apresentação de artistas famosos. Em 1980, o Teatro transformou-se na organização sem fins lucrativos The Metropolitan Center. As renovações feitas no palco e bastidores atraíram espetáculos como o Broadway Sweeney Todd com Angela Lansbury, Peter Pan com Sandy Duncan e My Fair Lady com Rex Harrison. Um presente extraordinário em 1983 do Dr. An Wang, fundador dos Laboratórios Wang, conduziu o teatro para a era do The Wang Center. O gesto de Dr. Wang revigorou a comunidade cultural de Boston e encabeçou a ajuda de corporações e indivíduos dedicada a preservar o Teatro. De 1989-1992, com coragem e ambição, arrecadou-se US$ 9.8 milhões para trazer de volta o Teatro a seus dias de glória dos anos vinte.

Cada ano, com a ajuda de convidados e celebridades especiais The Wang Center apresenta sua série de filmes Clássicos, voltando às raízes do Teatro com filmes como Casablanca, All About Eve e An American in Paris, mostrados numa das maiores telas de cinema de New England. The Wang Theatre também apresenta nas telas pequenas, programas televisionados como os “Whell of Fortune” e “Jeopardy”. Em 1994, o Centro ampliou sua programação étnica para incluir eventos cristãos da comunidade e mostras multiculturais. Em 1996, The Wang Center anunciou seu plano para operar e administrar The Shubert Theatre como a casa de shows para muitas companhias de artes sem fins lucrativos. Desde então, The Wang Center

Listagem de Igrejas com reuniões em língua Portuguesa Diretório Como variar o tom de cabelos escuros? Cabelo & Cia. Dicas e dicas para seu painel de tendências Style

Pág. 16 Pág. 18 Pág. 20


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

acton Nossa Senhora Aparecida 21 Davis Rd | 978-934-0622

Igreja Presbiteriana Renovada 58-D Corporation Rd. 508-862-8060

allSton Igreja do Evan.Quadrangular 1234 Soldiers Field Road 617-438-3279

Igreja do Evan. Quadrangular 298 Main St | 508-771-7173

Power of God International Ministry 61 North Beacon St. 857-234-3896 Saint Anthony Church 41 Holton St. | 508-958-5423 aRlinGton Igreja Pentecostal Deus é Amor 66 Broadway | 774-240-5061 BeveRly Igreja Batista Vida Nova 35 Conant St | 617.435.4356

lowell Igreja Adventista do 7o dia 211 Charles St | 978-458-9961

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias 421 Princeton Blv

SaUGUS Igreja Apostólica Fonte da Vida 184 Broadway

Igreja Presbiteriana Brasileira 15 Mammoth Road | 978.418.2163

Family United Methodist Church - Brazilian Ministry 493 Lincoln Ave | 781-233-0586

Igreja Presbiteriana Eliot 273 Summer St. | 508-361-5071 Lowell House of Prayer 14 Mcintire St | 978-970-3869

BRaintRee Igreja Ev. Pent. Cristo Vive 594 Washington St | 413.364.3079

lynn Assembleia de Deus 10 Baltimore St | 617-233-4523

BRinGton Igreja Batista Vida Nova 123 North Beacon | 617 840 2630

CB Shalom 7 Park St | 781-760-1517

Igreja do Evan. Quadrangular 105 Pleasant St | 617-750-0706 Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias 1 Centre St Igreja Universal 400 Main St | 508-588-7999 camBRidGe Saint Anthony Church 400 Cardinal Medeiros 617-710-4473 eaSt BoSton Assembleia de Deus 307 Border St | 617-275-4190 Igreja Assembleia de Deus Ministério Missão 70 White St | 617-970-8385 Igreja Batista Ebenézer 28 Paris St | 781-289-4670

Igreja Batista Peniel 89 Walnut Ave | 781-929-7506 Rockland Igreja Batista Internacional 200 Union St | 781-864-7802

Saint Marie Church 75 Chamberlain St | 978-394-0622

BRockton Igreja Pentecostal Deus é Amor 22 Nilson St | 774-240-7484

ReveRe Assembléia de Deus 19 Cooledge St | 781-596-0627

Igreja do Evan.Quadrangular 260 Gorham St | 978-265-6489

BoSton Igreja Luterana Brasileira 299 Berkley St. | 617-472-6587

Igreja Presb. Brasileira 12 Elm St | 978.418.2163

Igreja do Evan.Quadrangular 124 Main St 781-534-2201

Igreja Batista Vida Nova 300 Western Ave | 978.223.7154 Igreja do Evan.Quadrangular 140 Union Street, LL4 781-856-0872 Paróquia São José 115 Union St | 781-599-7040 lynnfield Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias 400 Essex Street malden Igreja Adventista do 7o dia 577 Salem St | 617-470-7851 Igreja Evan.Internacional Peniel 105 Ferry St | 508-308.5621 Igreja do Evan.Quadrangular 23 Main St | 781-321-3418 Ministério Renascer 26 Washington St. | 617-224-3031 maRlBoRoUGh CB’shalom 52 Church St | 781-589-1091 First Baptist Brazilian Church 204 Main St

Seekonk Igreja Evan. Pentecostal 1237 Newman St 508-761-8846 SomeRville Assem. de Deus Ministério Inter. 9 Cummings St | 617 438 0238 CB’shalom 66 Fellsway West | 857-829-2409 Igreja Inter. da Graça de Deus 85 Washington St | 617-776-0119 Igreja do Evan.Quadrangular 156 Highland Av | 781-420-2788 Saint Anthony Church 12 Properzi Way | 617-625-4530 SoUth BaRRe New Life Assembly of God 60 Main St South | 978-355-6407 StoUGhton Igreja Batista 103 Pleasant St | 401-766-6568 Immaculate Conception 122 Canton St | 781-408-9684 World Revival Church 757 Washington St | 781-695-2107 SoUthwick Southwick Assembly of God 276 College Highway 413-569-1882 SUdBURy Primeira Igreja Batista 162 Landham Rd | 774-245-1706 taUnton Primeira Igreja Batista 1940 Bay St | 857-888-3295 tewkSBURy Lowell Assembly of God 995 Andover St | 978 453 4005

Igreja Pentecostal Deus é Amor 527 Lincoln | 978-304-2735

vineyaRd haven A Igreja que Cresce 44 Pine Tree Rd | 508-693-1400

Igreja Batista Vida Nova 339 Lincoln St | 774.535.7782

Vineyard Assembly of God 1048 State Rd | 508-696-7576

eveRett Assem. de Deus Renascer 10 Thorndike St | 617-224-3031

Ig. Immaculate Conception 11 Prospect St | 508-460-1255

walPole Word of Life Church 32 Main St. (Rt 1 A) | 508-660-1292

Assembleia de Deus Fellowship 42 Church St. | 1800 980 1673

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias 240 Hemenway St

Igreja Missionária Betel 35 Putnam St | 617-567-4237 Madonna Queen Nat. Shrine 150 Orient Av | 617-921-8774

Igreja Adventista do 7 dia 21 Cottage St | 617 387 3300 o

Igreja do Evan. Quadrangular 1886 Revere Beach Pkway 781-866-1550 Saint Anthony Church 38 Oakes Street fall RiveR Assembleia de Deus Fellowship, Ministerio de Madureira 1367 Pleasant St. | 617-590 2218 Igreja Int. da Graça de Deus 1554 Pleasant Street Igreja Batista Internacional 369 Bay St | 508-916-7290 Igreja do Evan. Quadrangular 1384 Pleasant St | 781-249-0850 Igreja Presb. Cristo é Vida 228 North Main St. | 508-813-5638 fRaminGham Assembleia de Deus Fellowship, Ministerio de Madureira 10 Frederick St. | 781-367 9042 Igreja Batista Vida Nova 52 Franklin St | 508.816.4490 Igreja do Evan. Quadrangular 10 Frederick St | 617-510-1016 Igreja Fonte da Vida 20 Irving Street | (617) 308-5772 Saint Tarcisius Church 562 Waverly St | 508-875-6347

maynaRd Igreja Católica Saint Bridge 1 Percival St | 978-967-7556 medfoRd Assembléia de Deus Aliança 407 Rear Mystic Ave 617-306-3960 Igreja Batista Vida Nova 320 Boston Ave | 781.393.0990 Igreja Vida 4000 Mystic Valley Pkway 781-396-4004 milfoRd Igreja Batista Vida Nova 24 Main St. | 508.954.0211 Igreja do Evan.Quadrangular 41 Pine St | 508-624-6495 nantUcket Igreja do Evan.Quadrangular 2 Centre St | 508-367-7313 new BedfoRd Calvary Assembly of God 385 Ashley Blvd | 508-984-0454 newBURyPoRt Igreja Evan. da Restauração 11 Hale Str | 781-307-3954 newton Igreja Presb. de Newton 75 Vernon St | 508-816-1673 PeaBody Igreja Apostólica Fonte da Vida 150 Main St - Rear Comunidade de Cristo 67 Tremont St | 978-532-7163

wateRtown CB’shalom - 126 Templeton Parkway 617-924-5538 wellfleet Grace Chapel A/G (Rota 6 & Lt.) Island Road 508-349-9323 weSt haRtfoRd CB’shalom 1 Westminster Dr | 860-232-7034 weStPoRt Lighthouse A. of God 522 American Legion Highway 508-636-4490 weymoUth Assembléia de Deus Central 27 Washington St | 781-340-9888 Assembleia de Deus Fellowship Ministerio de Madureira 87 Washington St. 617-387 1673 Igreja Batista Vida Nova 385 Ralph Talbot St | 508.510.2824 Igreja do Evan. Quadrangular 747 Broad St | 978-328-8103 wilminGton Igreja Evangélica Menina dos Olhos de Deus | 220 Middlesex Ave Saída 39 da 93N | 239-292-6354 woRceSteR Igreja Batista Vida Nova 7 Granby Rd | 617.201.4635 Igreja Batista Palavra da Fé 25 Belmont Street (Rota 9) 508.791.3208 Igreja Pentecostal Deus é Amor 91 Pleasant St | 508-922-1836 Good News Assembly of God 70 James St | Suite 139A

haveRhill Alliance Community Church 284 Kenoza Ave

Igreja de Nossa Senhora de Fátima 50 Walsh Avenue

holliSton Igreja Bastista Emanuel 40 High St | 774-244-1703

PemBRoke Pembroke Assembly of God 786 Washington St | 781-826-2247

hUdSon Igreja Assem. de Deus 272 Lowell Road | 978-265-5143

PlymoUth Igreja do Evan.Quadrangular 124 Long Pond Rd | 781-871-8038

woBURn Igreja Palavra Viva 13 Henshaw St | 781-738-7546

Igreja Católica Saint Michael 21 Manning St | 508-460-1255

Saint Mary Church 313 Court St | 781-871-5754

Ministério Chama Viva 523 Main St | (857) 251-5726

hyanniS Igreja Apostólica Fonte da Vida 45 Plant Rd | (774) 0234

QUincy Brazilian Assembly of God 365 Washington Street

PawtUcket, Ri Igreja Pentecostal Deus é Amor 277 Main St | 401 649 8501

Igreja do Evan. Quadrangular 80 Russell St | 978-460-3913 Shalom Assembly of God First 30 Tyler Prentice Road

Se a sua igreja não se encontra neste diretório envie um email para ads@parkear.com

tem dado milhões de dólares em ajuda financeira, como também aluga o espaço com preços reduzidos para organizações como o Boston Ballet, Boston Lyric Opera e World Music. Este ano, The Wang Center celebra seu 79º aniversário como uma das mais inovadas e ocupadas temporadas. Durante os anos, milhares de pessoas têm observado com grande surpresa a elegância do Salão da entrada Principal, maravilhados com a magnitude do palco. The Boston’s Theatre District’s foi considerado a Pequena Princesa, com seus 1600 assentos, The Shubert Theatre tem uma história cultural e artística rica que data ao começo do século 20. O Teatro foi concebido originalmente como The Lyric Theatre no início de 1900 pelo construtor Charles H. Bond. A morte súbita de Sr. Bond resultou no abandono do projeto até que a New York City’s Shubert Organization decidiu por comprar a propriedade na primavera de 1908. Muitos atores renomados, inclusive Al Jolson, Sir Laurence Olivier, Sir John Gielgud, John Barrymore, Richard Burton, Mary Martin e Julie Andrews abrilhantaram o palco desde a sua abertura. Mais recentemente, The Shubert

foi anfitrião de shows sensacionais da Broadway como Cats, Dreamgirls, Les Miserables, Carousel and Rent. Em fevereiro de 1996, The Wang Center for the Performing Arts, Inc., organização sem fins lucrativos, anunciou que estava negociando com The Shubert Organization para renovar, administrar e operar o Teatro de 86 anos de idade. Em junho o presidente e diretor executivo Josiah A. Spaulding Jr, do Wang Center anunciou um acordo de arrendamento de 40 anos do The Shubert Theatre, e deu início a uma remodelação no valor de seis milhões de dólares. Um renovado Shubert Theatre foi reaberto no dia 10 de outubro de 1996 na reunião anual do The Wang Center Trustees, com acionistas, organizações de artes e a mídia. A primeira apresentação da temporada nacional do show Rent teve início no Shubert Theatre, e todos os ingressos da primeira noite foram vendidos para um grande e entusiasmado público. Desde então, The Shubert Theatre tem se transformado na casa de shows de Boston para organizações como o Boston Lyric Opera e World Music, como também para shows de pequenas produções que requerem um teatro menor.

Teatros de Boston American Repertory Theater (A.R.T.) 617.495-2668 64 Brattle St., Cambridge. www.amrep.org Back Alley Theater 617.576-1253 1253 Cambridge Street, Cambridge. www.improvboston.com Boston Center for the Arts Theater 617.426-5000 Inclui o Leland Center. 539 Tremont Street, Boston. www.bcaonline.org

MDC Hatch Shell 617.727-9547 Apresentação de peças teatrais e cinema grátis, durante o verão, na esplanada do Charles River, em Boston. Orpheum Theater 617.679-0810 1 Hamilton Place Puppet Showplace Theatre 617.731-6400 32 Station Street, Brookline www.puppetshowplace.org

Boston Childrens Theater 617.424-6634 321 Columbus Av., Boston

Sanders Theater 617.496-2222 45 Quincy Street, Cambridge www.fas.harvard.edu

Colonial Theatre 617.426-9366 106 Boylston Street, Boston www.broadwayinboston.com

Stuart Street Playhouse 800.447-7400 200 Stuart Street, Boston www.stuartstreetplayhouse.com

Charles Playhouse 617.426-6912 74 Warrenton Street, Boston www.broadwayinboston.com

The Back Alley Theater 617.576-1253 1253 Cambridge Street www.fas.harvard.edu

Emerson Majestic Theatre 617.824-8000 219 Tremont Street, Boston www.emerson.edu

The Boston Conservatory Theater 617.912-9142 31 Hemenway Street, Boston

Folks Arts Center of New England 781.662-7475 42 West Foster Street, Melrose www.facone.org Huntington Theatre 617.266-0800 Huntington Ave, Boston www.bu.edu/huntington Lyric Stage 617.437-7172 140 Clarendon Street, Boston The Paramount Theatre 617.824-8000 560 Washington Street Boston, MA 02111

The Somerville Theater 617.876-4275 55 Davis Square, Boston The Shubert Theatre 617.542-6772 265 Tremont St., Boston www.shubert.com The Wang Theatre 800.447-7400 270 Tremont Street, Boston www.wangcenter.org Wilbur Theatre 617.423-4008 246 Tremont Street, Boston www.broadwayinboston.com


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011


BASTIDORES

Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

cABelo, BelezA & cIA Luíza Souza Cabeleireira há 12 anos e Esteticista há 8. Fez cursos especializados nos Estados Unidos e é profissional especializada. Trabalha em Peabody.

Gravadora não lançará músicas inéditas de Amy

M

úsicas inéditas de Amy Winehouse não serão lançadas a pedido da cantora. Chefes da Island Records do Reino Unido dizem ter cerca de 12 músicas inéditas de Amy Winehouse, que nunca serão lançadas, atendendo à vontade da cantora. As informações são do site do The Sun. Ted Cockle, vice-presidente da gravadora, disse que vai honrar o pedido de Amy e revelou que entre as faixas há apenas um clássico, chamado Procrastinate. “Há músicas inacabadas ou inéditas que ela não queria lançar, mas todos que ouvem essa canção em especial adoram”, afirmou ele. Está previsto para ser lançado no dia 5 de dezembro o álbum póstumo Lioness: Hidden Treasures, que trará uma versão de Amy Winehouse para a música Garota de Ipanema. A cantora morreu em julho deste ano.

Como variar o tom de cabelos escuros?

D

uas clientes muito queridas, me fizeram mais ou menos a mesma pergunta. Elas querem saber mais sobre cabelos escuros. Então pensei que seria super interessante tirar a dúvida delas para todas as leitoras e que talvez se encontrem na mesma situação. Cliente 1 Pessoas de cabelos escuros têm maior dificuldade de achar uma tonalidade legal fora do louro ou tons avermelhados para dar uma mudada no visual? Queria saber quais tonalidades ficam legais para quem é morena de cabelos pretos e quais estilos de mechas ou luzes que podem se usadas? Cliente 2 Sou morena e tenho cabelos bem pretos e estou querendo dar uma mudada no visual, mas tenho dúvidas quanto ao tom. Queria saber o que usar sem tirar completamente o preto? Então vai minha dica: os melhores tons para as morenas que querem fugir um pouco do preto e castanho escuro são o chocolate, castanho, mel, algumas mechas loiras de base mais escuras. A dica de ouro é deixar a base sempre mais escura (raízes) e as pontas mais claras, independente se forem mechas, luzes, californianas ou ombre, as cores ficam mais suaves com os chamados “highlights” e dão uma sensação de naturalidade. Agora se a vontade é ir para tons acobreados, como vermelhos ou loiros, a dica é sempre consultar um profissional. Escolha sua cor e leve a foto para o

salão e você com o profissional vão avaliar juntos a tonalidade e assim não vai ter como errar. Chocolate É um tom perfeito para quem quer sair do preto sem mudar muito. Ele fica lindo com todos os tipos de pele e dá um brilho a mais no rosto, harmonizando melhor a cor da pele com o cabelo. É fácil de manter e fica lindo e muito atual. Inspire-se. Escuro+franjas As vezes não é o tom, mas sim detalhes do cabelo escuro que podem fazer toda a diferença. Que tal utilizar um tom chocolate com uma mudança de franja? As franjas retas e bem cheias estão com tudo! Aposte! O marrom chocolate é um dos campeões de coloração nos salões, se a ideia é escurecer os fios com castanhos ou pretos, fique atenta pois os tons escuros criam sombras no rosto. Se a mulher têm manchas, olheiras ou é dona de traços fortes isso será acentuado. É morena e gostaria de uma cor mais vibrante no cabelo? Os tonalizantes, especialmente aqueles com reflexos dourados ou acobreados, podem emprestar um brilho mais intenso aos fios. Luzes sutis também criam um efeito mais natural. Aí fica a dica agora e só desfrutar dos tons achocolatados para você que gosta sempre de mudar e dar um tapa no visual. Mas não esqueça, mude com cautela e nada de exageros. Boa Sorte e te vejo na próxima edição com mais dicas e surpresas sobre cabelo, beleza e coisas de mulheres.

Neymar grava especial de Natal com Regina Casé

S

ob o comando da apresentadora Regina Casé, o especial de Natal do programa Esquenta!, apresentado na Rede Globo, contará com a participação do craque Neymar. Sorridente, Neymar acompanhou a cor do figurino da apresentadora, como se vê na foto postada por ele no Twitter. Com trajes vermelhos, a dupla sorri e faz o símbolo de paz e amor. Pelo Twitter, Regina também comentou a participação do ídolo: “A gente zoooooooooooou muuuuuuuito,né???? Delícia! Delícia! Beijo!” e também agradeceu a participação: “A família Esquenta agradece o carinho!!!”. Exibido durante o verão deste ano, Esquenta! reestreia na programação da emissora no mês de dezembro.

Demi Moore anuncia que se divorciará de Ashton Kutcher

A

atriz americana Demi Moore, 49 anos, anunciou na quinta-feira,17, que se divorciará de Ashton Kutcher, nova estrela da série de TV Two and a Half Men, após seis anos de casamento. “É com grande tristeza que decidi colocar fim a meu casamento de seis anos com Ashton”, escreveu Demi Moore, vencedora de dois prêmios Globo de Ouro, em um comunicado enviado à imprensa por seu empresário. “Como mulher, como mãe e como esposa, há certos valores e promessas que considero sagrados, e nesse sentido decidi seguir adiante com minha vida”, continuou a atriz de Ghost, em uma aparente menção às contínuas notícias na imprensa segundo

as quais Kutcher era infiel. “Sempre estimarei o tempo que passei com Demi”, escreveu Kutcher em sua conta no Twitter. “O casamento é uma das coisas mais difíceis do mundo e infelizmente às vezes fracassam. Amor e luz”, escreveu o ator. Após a confirmação da notícia, a expressão ‘Demi and Ashton’ entrou para os Trending Topics mundial, sendo um dos assuntos mais comentados do microblog. Recentemente, uma mulher de 22 anos, Sara Leal, disse ao jornal US Weekly que teve um encontro com Kutcher em 24 de setembro em San Diego, dia do sexto aniversário de casamento do casal.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011


BASTIDORES

style Ana Cláudia Pinheiro style@parkear.com

Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Filho de Carlinhos de Jesus é assassinado a tiros

Dicas e dicas para seu painel de tendências

E

stamos no outono/inverno e as tendências foram definidas desde o início do ano. Assim o que você vai poder adquirir já está nas lojas desde o fim da estação passada. Como temos trabalhado na perspectiva de que você possa compor um estilo, uma marca pessoal, nossa pesquisa procura aglutinar uma série de informações que, no meio da avalanche destas, você talvez não conseguisse sistematizar no sentido de compor um tipo. Aliás essas são questões bastante curiosas no escopo da sociedade da informação, onde a entropia – ou seja, o ruído – é ensurdecedor ao mesmo tempo em que tão pouco não se pode estar alheio as informações disponíveis. Do mesmo modo em que, frente a enormidade de concorrentes como marcar um lugar significativo se não se mostrar de maneira diferenciada. Ou seja, mais um grande paradoxo – risos. Pois bem, nossa pesquisa para o texto de hoje capturou algumas tendências consideradas bem interessantes para nosso painel. Assim, observe o que você já possui e procure compor com novas peças um look tanto para realçar sua personalidade quanto demonstrar atualidade e bom gosto. Se você se é uma mulher sensível a tendência traz uma sensibilidade inspirada na suavidade da natureza. Assim, tal como a sensação das peles quentinhas e macias dos animais os tecidos, associados à alta tecnologia, criam volumes que junto aos brilhos e tons de terra proporcionam efetivo contrastes entre os casacos de pele e os crepes leves e semi-transparentes que dão ao lookum ar elegante, que demonstra grande sensibilidade. E para trazer à contemporaneidade, uma mistura visual desses aspectos com cores brilhantes misturam-se aos veludos em tons pastéis e são acompanhados de peças de renda o que atesta um ar de delicadeza e sensualidade. Àquelas mulheres que transmitem um quê de magia a inspiração vem das florestas e suas surpreendentes criaturas. Tanto as peles de animais quanto as penas das aves inspiram pinturas cujas

paletas vão dos tons castanhos aos esverdeados. Autenticidade nos assessórios o que exprime a descontração. Nos tecidos, claro, prevalece o algodão com estruturas trabalhadas no denim que evidenciam o contrate com o veludo. E mesmo com a volta das padronagens escocesas as estampas de animais ainda têm seu espaço. Para das personalidades mais Expressiva nesses tempos do on line e das interatividades proporcionadas pela internet, o acesso às diversas culturas e as influências artísticas tornaramse, simplesmente, brincadeiras de criança. Assim é que o Folk, o Hippie e a artesania se diversificam num fluxo de valores e expressividade. Por meio de uma estimulação multicolorida, diversas cores se apresentam como opção. Tweeds de coloração variadas e tecidos tingidos numa associação de frio e calor contrastam e oferecem novas possibilidades onde cores e tons inesperados são produzidos numa velocidade acelerada. Sem falar nos fios reciclados que dão o toque de extrema contemporaneidade com as atuais preocupações ecológicas. E para os espíritos esportivos, ultramodernos, o denim super leve, mas resistente e colorido é o ideal. E como não poderia deixar de faltar, a nossa suprema personalidade mais realística. E aí, o que prevalece é o urbanismo. A expressividade dos grandes centros urbanos. Mas como moda para além do consumo também é arte, a inspiração vêm das estruturas minerais, ou seja, dos reflexos metálicos, difusos, porem capazes de reproduzir o brilho desses centros. Os tecidos são finos e compactos. Sobreposições espessas é que vão moldar as silhuetas. Marcam lugar também os padrões gráficos, contudo o visual se apresenta mais suave e mais repetitivamente. O contraste deste look muito feminino se vê na sede e no jérsei. Contudo o aspecto up to date dos grandes centros vai ser visto nos cristais, nos metais e nos ornamentos envernizados que vão conferir a esse estilo um magnífico ar deco às peças. É isso, prazer enorme estar mais uma vez com vocês! Beijos!

M

uito abalado, o coreógrafo Carlinhos de Jesus afirmou desconhecer se seu filho, o músico Carlos Eduardo Mendes de Jesus, estivesse sofrendo qualquer tipo de ameaça. Carlos Eduardo, conhecido como Dudu, de 32 anos, foi assassinado na madrugada de sábado, 19, com oito tiros à queima-roupa quando saída de um bar em Realengo. “Ele era uma pessoa muito querida. Todos falavam bem dele. Sempre foi muito alegre, palhaço, extrovertido. Não tenho conhecimento de nenhum fato. Com certeza a polícia vai apurar. Eu confio na polícia”, disse o coreógrafo durante o velório do corpo de seu filho, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. “É muito difícil, uma dor muito grande. Vamos esperar a polícia, que já está investigando. Vamos aguardar os acontecimentos. Eu sou muito presente, estávamos sempre juntos. Certamente isso que aconteceu é uma coisa que nós vamos descobrir”, completou o coreógrafo.

O delegado-adjunto da Divisão de Homicídios do Rio, Allan Duarte, afirmou no sábado que imagens das câmeras de segurança foram solicitadas para ajudar a desvendar as circunstâncias do assassinato de Carlos Eduardo. O rapaz foi morto na madrugada de sábado, quando saía de um bar na Avenida Marechal Fontenelle, em Realengo, Zona Oeste do Rio. Ele foi atingido por oito tiros, disparados por dois homens que estavam em uma moto. A principal suspeita é de execução, já que os tiros foram à queima-roupa. O músico foi levado ao Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, mas não resistiu. Carlinhos de Jesus estava em Caxias do Sul na manhã de sábado e, em seu perfil no Twitter, expressou sua tristeza. “Dor! Insuportável perder que amamos! Perco meu filho brutalmente”, postou Carlinhos, agradecendo, ainda, pelas manifestações de solidariedade.

Schwarzenegger se machuca em set de filmagem

A

rnold Schwarzenegger se machucou durante as filmagens de seu novo filme, The Last Stand, realizadas no Novo México. Em seu perfil no Twitter, o ator postou uma foto que mostra um ferimento em sua testa. “Fiquei um pouco machucado hoje, mas graças à equipe médica eu voltei ao trabalho uma hora depois”, escreveu ele na legenda da foto. The Last Stand tem também Rodrigo Santoro no elenco e conta a história de um xerife, vivido por Schwarzenegger, que deixa a vida agitada de Los Angeles para trabalhar em uma pequena cidade. Sua estreia está prevista para 18 de janeiro de 2013.

Tom Cavalcante deixa a Rede Record

O

apresentador e humorista Tom Cavalcante, que apresenta o programa Show do Tom, deixará a Rede Record. De acordo com comunicado da assessoria de imprensa da emissora, Tom deixará o canal após sete anos na empresa. A nota diz, ainda, que o contrato do humorista iria até

dezembro do próximo ano, mas que tanto o ator quanto a emissora decidiram rescindi-lo antes. Sendo assim, Tom ficará na Rede Record somente até o final de 2011. O Show do Tom permanece no ar até a última segunda-feira do ano. Ainda não foram divulgados os novos projetos do humorista, nem seu possível substituto.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Lupi nega temer saída

O

ministro do Trabalho, Carlos Lupi, alvo de denúncias de irregularidades, disse na segunda-feira, 21, estar “pronto para a luta”, um dia antes de seu partido, o PDT, realizar um encontro em que seu futuro à frente da Pasta deve ser o principal tema. “O que vai haver na reunião é um debate. Não temo perder o mi-

nistério. O PDT apoia o governo Dilma com ou sem ministérios”, disse Lupi a jornalistas, após evento na sede do Ministério do Trabalho, no Rio de Janeiro “Estou pronto para a luta”, acrescentou. Segundo denúncias publicadas na imprensa, Lupi teria voado em 2009 em uma aeronave providenciada pelo empresário e dirigente de

organizações não-governamentais Adair Meira. Meses após o voo, uma ONG da qual Meira é dirigente firmou convênios com o Ministério do Trabalho. Antes dessa denúncia, o ministro já vinha tendo de responder sobre uma reportagem da revista Veja que apontava a existência de um esquema de arrecadação de propinas junto a ONGs que têm convênios com a Pasta. Os recursos obtidos seriam usados para abastecer o caixa do PDT, partido de cuja presidência Lupi está temporariamente afastado. O ministro garantiu que está preparado para responder a todos os questionamentos do partido na reunião de terça-feira. Lideranças pedetistas, entre elas o presidente em exercício, deputado André Figueiredo (CE), tem afirmado que a sigla não tomará medidas de apoio ao ministro, num sinal de que Lupi tem perdido apoio do próprio partido para permanecer no posto.

Anistia Internacional volta ao Brasil após 10 anos

A

Anistia Internacional anunciou na segunda-feira, 21, a nomeação do historiador e cientista político Atila Roque como diretor do novo escritório da ONG no Brasil, que vai funcionar no Rio de Janeiro. A representação brasileira é reaberta depois de dez anos de ausência no País. “Atila Roque vem integrar a Anistia Internacional num momento em que a organização busca fortalecer as vozes dos países em desenvolvimento em sua mensagem global de direitos humanos e quando o Brasil assume uma posição

cada vez mais influente no palco internacional”, afirma a nota divulgada hoje pela ONG. “O Brasil fez avanços significativos na consolidação da democracia e no desenvolvimento social. Nos últimos anos, o País experimentou um crescimento econômico acelerado que favoreceu a redução da pobreza extrema. Entretanto, ainda há muito a ser feito para que todos os brasileiros e brasileiras tenham os seus direitos humanos realizados plenamente, sem discriminações”, afirma o diretor do escritório brasileiro.

Lula inicia 2ª sessão de quimioterapia

O

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou às 8h25 da manhã da segundafeira, 21, ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para dar início ao segundo ciclo de quimioterapia no combate a um câncer na laringe, diagnosticado em outubro. Lula entrou no hospital acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e não falou com a imprensa. A perspectiva é de

que o ex-presidente passe a noite internado e receba alta amanhã na terça-feira a tarde, quando deverá voltar ao seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP). Em casa, Lula continuará a receber medicamentos quimioterápicos até o próximo fim de semana, por meio de uma bomba de infusão ligada a um cateter inserido sob a pele no ombro direito. A expectativa da

equipe médica que trata do ex-presidente é de que, a partir de janeiro, ele inicie sessões de radioterapia. O tratamento contra o câncer deverá ser finalizado apenas em fevereiro de 2012. Lula recebeu na sexta-feira, em seu apartamento, a visita do técnico da seleção brasileira de futebol, Mano Menezes, que o presenteou com uma camisa oficial com uma mensagem de apoio. “Força, eterno presidente Lula. Contamos com você em 2014”.

cInemA Rodolfo Torres - Jornalista rodolfotorres@parkear.com

O equívoco da bondade

N

ão gosto de filmes de faroeste. Aliás, nunca gostei. Mesmo sabendo que esses filmes foram até dirigidos por diretores italianos, os famosos “bang-bang italianos”, que devem ter feito algo revolucionário ou bem próximo disso nesse estilo de filmagem; não gosto desses filmes. Sinto uma tristeza muito profunda ao ver aquela paisagem desolada, que muito me lembra o sertão nordestino que já vi tão de perto. Deve ser mesmo isso. Os faroestes me lembram a seca e a angústia do meu povo. Contudo, o cinema, essa fabulosa fábrica de sonhos, foi fundamental para a modernidade, em se tratando de período histórico, e para os Estados Unidos, em se tratando de potência hegemônica ou império propriamente dito. Não quero aqui, nem de longe, ser um Ismail Xavier ou um antropólogo da sétima arte. Mas o cinema ajudou a construir, formar e consolidar o imaginário do planeta através das produções dos Estados Unidos, e isso é fato. Quantos diretores não renderam as mais sinceras homenagens ao cinema dos EUA? Fellini foi um. Já era considerado mestre, já era adjetivo no mundo do cinema quando prestou uma homenagem aos musicas americanos, com o filme Ginger & Fred. Se numa primeira fase o cinema dos EUA, com seus faroestes e musicais, emocionaram tanta gente; numa segunda fase, mais recente, a coisa não é tão bela assim. Não quero aqui dizer que todos os filmes dos EUA são ruins. Isso seria burrice! A produção independente dos Estados Unidos, o seu lado B ou não comercial, é fortíssima e retrata muito bem a desesperança e a angústia de diversos grupos humanos dentro dessa superpotência militar e econômica. Além dos clássicos mais recentes, muitos filmados lá mesmo. Afinal, Kubrick nasceu em Nova York.

Apesar de ter se mudado para a Inglaterra... Contudo, a indústria da baboseira cinematográfica do Tio Sam rende cifras estratosféricas. E eu, que não consigo mais conceber um mundo no qual o dinheiro não seja o sustento de tudo, entendo a produção em larga escala de filmes e seriados medonhos. Pois bem. Ontem mesmo tive a oportunidade e o prazer de assistir ao segundo filme da trilogia “EUA- Terra das oportunidades”. Trata-se do filme Manderlay, continuação de Dogville, ambos dirigidos pelo cineasta dinamarquês Lars Von Trier. O que há para ser dito sobre o filme? Bem, a marcação dos atores e dos cenários é a de teatro, a câmera tremula, a edição é peculiar, a fotografia é mais peculiar ainda. Heranças do movimento “Dogma 95”. Quem gostou de Dogville, certamente vai gostar, apesar da atriz principal ser outra (e eu não sei se isso é intenção ou não). O que merece destaque, ao meu ver, nesses filmes de Von Trier é a ruína da ingenuidade, é a derrota do ponto de vista do personagem bom, que sempre deseja ser justo e almeja o bem de todos. O cinema ergueu-se através do maniqueísmo extremo de seus personagens. Ou eram extremamente bons, ou diabolicamente perversos. Os dois filmes dessa trilogia de Von Trier chamam a atenção pela falência da bondade humana, e, mais ainda, pelo sempre errôneo e equivocado posicionamento da personagem idealista e, na medida do possível, pura. Vale à pena assistir a esses filmes e tentar perceber que ingenuidade sempre foi uma das piores formas possíveis de burrice e cegueira. Ou até mesmo um escudo contra os próprios desejos e incapacidades. Texto escrito em novembro de 2005


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Mortalidade pela Aids cai para menor número desde 1995, diz ONU

N

unca houve tanta gente vivendo com o vírus da Aids, mas isso se deve à oferta mais ampla de medicamentos que mantêm os pacientes vivos e bem por muitos anos, segundo um relatório anual divulgado na segundafeira, 21, pelo programa da ONU para o combate à doença (Unaids). A mortalidade pela Aids, que chegou a ser de 2,2 milhões de indivíduos por ano em meados da década passada, caiu para 1,8 milhão no ano passado. Cerca de 2,5 milhões de mortes foram evitadas em países de baixa e média renda desde 1995 graças ao lançamento e distribuição de novas drogas, segundo a Unaids. Essa ten-

O

dência se intensificou nos últimos dois anos. Michel Sidibe, diretor da agência, disse que 2010 foi “o ano da virada” na luta contra o vírus HIV. “Nunca havíamos tido um ano com tanta ciência, tanta liderança e tantos resultados”, disse Sidibe por telefone à Reuters. “Mesmo nesta época de crises nas finanças públicas e incertezas sobre verbas, estamos vendo resultados. Estamos vendo mais países do que nunca (alcançando) reduções significativas em novas infecções e estabilizando sua epidemia.” Desde o início da pandemia de Aids, na década de 1980, mais de 60 milhões de pessoas já foram contaminadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que

causa a Aids. Coquetéis de drogas conseguem controlar o vírus durante vários anos, mas não há cura nem vacina preventiva. O relatório diz que o número de soropositivos no mundo subiu de 33,3 para 34 milhões de pessoas entre 2009 e 2010. Dos 14,2 milhões de pessoas que deveriam estar em tratamento nos países de baixa e média renda, 6,6 milhões (47 por cento) estão efetivamente recebendo os remédios. Em 11 países subdesenvolvidos, o acesso ao tratamento já é universal (ou seja, com cobertura de pelo menos 80 por cento). Em 2009, havia 15 milhões de pessoas precisando de tratamento, mas só 36% tinham acesso.

Espanhóis dão vitória histórica ao Partido Popular

s espanhóis deram no domingo, 20, uma reviravolta no mapa político ao conceder uma histórica vitória ao conservador Partido Popular (PP) com uma grande maioria absoluta no Parlamento para que administre a saída da crise, e castigaram com sua maior derrota o governante Partido Socialista (PSOE). Com quase 100% dos votos apurados, o PP de Mariano Rajoy obte-

ve 186 deputados, dez mais que a maioria absoluta, frente a 110 dos socialistas que perderam 59 cadeiras (tinham 169) em seu pior resultado desde o começo da etapa democrática na Espanha. O apoio conseguido pelo partido de centro-direita transformará Rajoy no sexto presidente da democracia espanhola e no chefe do Executivo que maior poder terá até agora.

À forte maioria nas duas câmaras do Parlamento, no Congresso e no Senado (136 senadores frente a 48 do PSOE), somará o poder territorial que o PP tem na maioria das comunidades autônomas - em todas exceto Catalunha, País Basco, Astúrias e Andaluzia - e nos municípios. O desgaste do Governo de José Luis Rodríguez Zapatero por causa da sua gestão da crise econômica - com quase cinco milhões de

desempregados, a economia estagnada e a dívida soberana acossada nos mercados internacionais - afetou o PSOE e seu candidato, o veterano dirigente socialista Alfredo Pérez Rubalcaba. O PP tinha centrado sua campanha eleitoral na importância de conseguir o respaldo de uma grande maioria para enviar uma mensagem de força e unidade da Espanha aos que desconfiam dos

fundamentos da economia do país e acossam sua dívida nos mercados, até levar a taxa de risco a níveis insustentáveis a médio prazo. Por isso, ao proclamar sua vitória Rajoy emitiu a mensagem que se propõe juntar todas as forças do país perante esta “hora decisiva”, na qual a Espanha está “em uma encruzilhada de caminhos que vai determinar o futuro não só dos próximos anos, mas das próximas décadas”.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

$1,100 $1,200

Randolph Aluga-se 2 quartos, sendo um deles maior, para casal ou 2 pessoas e outro, tamanho medio. Já disponíveis, casa para 3 ou 4 pessoas. Globo, canais esportivos, internet. Estacionamento e casa super limpa. Tel: 857-312-9961 Próximo ao thelantanas e Lombardos. ------------------------------------Lynn Aluga-se apart. 2 quartos recentemente reformados, sala, cozinha e banheiro . 10 a 15 minutos das rotas 93 e 95 já disponível. Tel: 781-552-9555 ------------------------------------Everett Aluga-se apartamento de 5 quartos no 2º e 3º andar. Entrada para lavanderia e estacionamento. Ja disponível! Tel: 781-420-4564 ------------------------------------Everett Casa de uma família (single family) de 4 quartos. Próximo a Honda com quintal e lavanderia. Tel: 781-420-4564 ------------------------------------Saugus Alugo apto 2 quartos com lavanderia, Máq. de lavar louças, quintal e estacion. Tel: 781-420-4564 ------------------------------------Quarto disponível em ótima casa, dois banheiros, lavanderia, estacionamento, muita grama e árvores em volta. Valor: $500.00 + utilidades. River Street, Marlborough, MA - central. Ligue Prof. Rosangela: 774-285-6782 ----------------------------------Lynn Alugo quarto amplo e mobilhado na melhor localização de Lynn, a 25 minutos de Boston para uma pessoa de ótima índole, organizado(a) num apt. nice. Por apenas $500 com tudo incluido (Globo, Internet, Gás, Luz, Telefone, estacionamento, canais americanos) Ligar 781-581-0763 de 10AM as 16PM ----------------------------------Everett Lindo quarto para alugar, bem localizado, laundry, utilidades incluidas, inclusive cable com a GLOBO e estacionamento para um carro. Valor $550 mensal. Ligue 617-381-9192 -------------------------------------Alugo apto de 2 quartos próximo ao McDonald’s da Rota 16 $1.100 heat e água quente incluídos. Lavaderia e estacionamento. Ligar: 781-420-4564 ---------------------------------Lynn Aluga-se com tudo incluído, casa com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro, recentemente reformada, linda casa de família com máquina de lavar e secar, excelente localização, perto de escolas e ônibus. Fácil acesso pelas Rotas 1 e 95. Aluguel $950. Contato 781-922-1430 #3 ----------------------------------Revere Aluga-se studio, quarto, sala, cozinha, banheiro, vaga para 2 carros e lavanderia. Ligue 781-727-5471 #3 ---------------------------------Divisa Revere-Saugus Alugo o melhor quarto para pessoas de boa índole. Apartamento mobiliado num ambiente super tranquilo e boa localização, perto de tudo. $500.00 tudo incluído (globo, canais americanos, internet, luz, gás, telefone fixo, garagem). Tel: 781-581-0763 10AM as 4PM. Vendo urgente em Conselheiro Pena 2 casas independente de 182m2 em lote de 752 m2. Tudo num valor de R$300,000. Ligue: 857-236-5006

Revere - Aluga-se apto de 1 quarto para 1º de novembro, Exclusivo para 2 adultos sem vícios, excelente apto em ótima localização. Imperdível!!!! Renovado e confortável com piso de madeira e cerâmica $1.170,00 por mês com tudo incluído (globo, canais americanos, heat e luz) Com 1 quarto, closet, sala, copa, cozinha (c/ dishwasher) e banheiro grande (c/ banheira). Fácil acesso de tranporte (ônibus e trem), comércio e praia. Ligar: 617-389-8484 ou 617-921-1066 ----------------------------------Aluga-se quarto amplo mobiliado num apto familiar para quem procura segurança e qualidade de vida sem pagar mais caro. Ótima localização, perto de tudo, a 20 minutos de Boston por apenas $500.00 com tudo incluso (Internet, Globo, canais americanos, gás, luz, estacionamento, telefone fixo + nossa amizade) Phone: 781-581-0763 10AM as 4PM. ----------------------------------Lynn Alugamos quarto mobiliado c/ varanda num apê nice. Para uma pessoa organizada por $450 com net-globo-luzgás-estacionamento-cable +nossa amizade incluída. Próximo de tudo a 25 min. de Boston . tel# 781-581-0763

Luciano Costa - filial Everett está contratando novos consultores imobiliários. Ganhos semanais a partir de $1,500 semanal. Mais informações: 617-387-4700 ----------------------------------Atendente Royal House em Methuen, procura atendente/balcão para fazer um part-time. Mais informações ligue para Peggy no 978-794-4996. Precisa falar inglês. ---------------------------------Cozinheiros Glory Restaurant está contratando cozinheiros. A aplicação deve ser preenchida pessoalmente de Segunda a Sexta depois das 5pm, falar com Brian. 19 Essex Street, Andover, MA. Mais informações ligue 978-475-4811 ---------------------------------Dishwasher Strombolis está contratando dishwasher para trabalhar full-time. O endereço para contratação é 481 Boston Road, Billerica. Ligue 978-663-7737. Somente pessoas sérias ---------------------------------Cake decorator/women Must be experienced. Must have a portfolio of pictures of cakes. Will pay good money an hour. Depending on experience. Must work weekends and holiday’s. Start at 8am to finish or 3 pm the latest 5 days a week. Sunday’s 8am to 12pm. Apply in person. 652 Winthrop ave Revere, MA. Blue line T station. Beachmont stop --------------------------------Precisa-se de homem para trabalhar full-time Royal House em Methuen. Os interessados ligar: 978-794-4996 #3 ----------------------------------Pizzaria Italiana precisa de Pizza Maker, part time ou full-time. Aplicar pessoalmente na 108 L Street, South Boston. Para mais informações ligue 617-268-1155 Vaga para pintores para trabalhar no verão e no inverno. Precisa de carro. Salário inicial de $15.00 a hora. Promarter Painting: 781-475-6874

Restaurante Italiano, em Andover, está contratando cozinheiro com experiência. Restaurante está localizado há uma quadra da estação de trem. Maiores informações: 978-289-2976 Adrianne Help wanted Pizza Place in Burlington,looking for: Line- cook and prep. Phone 781-229-7779 ----------------------------------Precisa-se de mulher para limpeza de casas. Favor deixar recado no 857-246-3285 ----------------------------------Delivery C.E. Restaurant. Full time de 11AM as 10PM $8.00 à hora + tips, início imediato. Ligue 617-484-7823 e fale com Jorge ou Ivete. 271 Belmont st. Belmont, MA ---------------------------------For afternoon worker Start 1:00pm to 8:00pm or 4:00pm to 8:00pm cleaning man/helper . Mon-Sun. or 5 or 6 days organize delivery, keep kitchen and machines clean, keep sink clean. etc help out. Do anything needed. Must work holiday’s. Torretta’s Bakery 652 Winthrop Ave. Revere MA Apply in person. ----------------------------------Looking for Experienced Cake Decorator. Work 8:00am to 3:00pm or depending on workload. Must work Saturday 1/2 day day Sunday and Holiday’s. Will pay up to $15.00 an hour. Apply in Person Torretta’s Bakery. 652 Winthrop Ave Revere MA ----------------------------------Calendar Club and Game store is looking for managers , assistant managers and sales person to sell calendars and Board Games at the malls, you must be responsible, honest and hard worker , you do have to SPEAK ENGLISH and you do have to have a car. We need people to work at the following malls: Hanover Mall, Natick Mall, Emerald Square mall, Solomon Pond Mall, Cambridge mall and Braintree Mall. tel: 617-438-0218 Langs dental está contratando recepcionista, para trabalhar full time. Maiores informações: 617-623-1656 ----------------------------------Polidor com experiência para trabalhar em empresa do ramo de granito. Trabalho de segunda a sexta-feira das 8AM - 4PM em Acton, MA. Ligar para 978-302-5016 ----------------------------------Instalador com experiência para trabalhar em empresa do ramo de granito. Trabalho de segunda a sexta-feira das 8AM - 4PM em Acton, MA. Ligar para 978-302-5016 ----------------------------------A Atlantis Dental está a procura de Assistente de Dentista experiente com fluência em Inglês e Português e que tenha ‘permit’ de trabalho. Ligue: 508-270-5050 ----------------------------------Precisa- se de Pizza Maker com experiência em pizza italiana e grill. Paizzaria em Saugus. Falar com Elie: 781-307-7111 ----------------------------------Dry cleanner em Concord precisa de trabalhadores para passar roupas. Com ou sem experiência, interessados ligar 774-244-2123 falar com Sheila ----------------------------------Mazinha Hair Salon Precisa-se de Manicure em Lowell - 978-902-6685 ----------------------------------Precisa-se de Ajudante de Plumbing. Necessário conhecimento do Inglês para trabalhar em MA. Precisa ter carro. Ligar: 857-458-1504

Oferta de trabalho nas seguintes áreas: Part-time de limpeza de escritório à noite em Billerica, MA Rt. 3. Part-time de limpeza de escritório à noite e dia em Needham, MA Rt.128. Part-time de limpeza de restaurante na parte da manhã de quarta a domingo em Mendon, MA Rt. 16. Documentos necessários: Social Security válido para trabalhar. Para mais informações ligue: 508-879-6243

Plantas residenciais e comerciais faço seu projeto arquitetônico e de adição de sua casa no Brasil e aqui nos EUA pelo melhor preço para que você torne realidade seu sonho . Para maiores informações: (508)816-2299 ------------------------------------Aulas de Canto Técnica vocal e de respiração. $35/ hora. Ligue 617-599-3042 Juiz de Paz Faça o seu casamento em português (região de Boston). Ligue 617-306-3960 --------------------------------------Baby-Sitter Moro em Malden,cuido de crianças de 6 meses até 3 anos. Faço atividades! Se você precisa de alguém para cuidar de seu filho(a) com carinho e muita responsabilidade, me ligue: 857-258-2922. Tenho referências, Katia. --------------------------------------Intérprete Certificada pela Associação Médica: Visitas na Imigração, Corte, Hospital, etc. Membro da Associação Internacional de Intérpretes. Ligue para Roze Gross 617-460-6170 #4

Computer Repair Serviço completo $40.00 Computador/laptop não liga, Windows não entra, muito lento, trava, desliga sozinho, não acessa Internet. Faço tune-up completo, incluindo clean-up (Remoção de vírus, softwares perigosos e arquivos inúteis). Instalação de antivírus gratuito. Configuração de Wireless com senha e Network. Curso de Computador e Internet $20/h. Reposição tela danificada de Laptop. Websites. Técnico Certificado nos EUA. (A+ Certified). Jorge 781-420-6165 (Home service região Everett, Somerville, proximidades) --------------------------------------Sou,controlador de estoque em Almoxarifado. Experiência em grandes empresas. Organizo distribuo inventário.Inglês intermediário. phone: 857-615-6745 Jose 617-501-5884 Andreza ----------------------------------Aulas de computação básica Segunda a sexta (só de dia). Quartas e sábados (dia e noite) para maiores informações: tel 617-372-3018 Atendimento em domicílio

Nike, Puma e Adidas: compre Nike, Puma, Adidas, sunglasses e muito mais pela metade do preço de custo. Confira! Ligue para Wilton 857-888-2596

Vende-se Ford F150, 2004, 110 mil milhas, por $9.500. Ligue para 617-970-2688 Igreja dos Povos (Peoples Church) - Tsongas Center Arena, 300 Martin Luther King Jr Way, Lowell, MA 01852. Contato Pastor Paulo Henrique 978-230-9734. Serviços ao Domingo 10:30AM, primeiro e terceiro domingo do mês, segundo domingo, às 7PM e último domingo do mês 10AM. Cultos em Português, Inglês e Espanhol.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Afunilou...

Págs. 27, 28 e 29

Só Corinthians, Vasco e Fluminense podem ser campeões... Confira as possibilidades dos cinco primeiros colocados: 1º Corinthians

67 P

20 V

7E

9D

79% Título

100% Libertadores

2º Vasco

65 P

18 V

11 E

7D

17% Título

100% Libertadores

3º Fluminense

62 P

20 V

2E

14 D

4% Título

100% Libertadores

CAMPEONATO BRASILEIRO

Resultados e Classificação Pág. 27

CAMPEONATO BRASILEIRO

Adriano entra, marca e garante Corinthians na liderança Pág. 27

NA ARQUIBANCADA Inter vai de Nike em 2012 Pág. 26

Dedé – Vasco da Gama


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Roupa nova

D

e olho na Copa do Mundo 2014, a Nike fechou acordo para fornecer ao Internacional material esportivo a partir do ano que vem. O contrato terá duração de quatro anos e vai render ao Inter US$ 34 milhões – US$ 8,5 milhões por ano entre dinheiro e uniformes. Com isto a Nike sai na frente numa disputa bilionária e já se fala nos bastidores que o Corinthians que hoje é cliente da multinacional americana deve fechar com a Adidas que também investe pesado para ter o Flamengo no seu plantel. O certo é que os valores pagos aos clubes brasileiros é ainda muito menor em comparação ao que é pago aos clubes europeus. O Brasil é um dos maiores e desejados mercados para as empresas de material esportivo e com o contrato com o Inter, a Nike sai na frente desta corrida visando o boom que o país viverá em 2014.

Possibilidade

Cabide

Daqui até a rodada final tanto da Série A quanto da B, vamos divulgar as chances e possibilidades de ser campeões, de se classificar para a Libertadores, de cair para a Série B e de subir para a Série A em 2012. Possibilidades em percentuais.

Levando em consideração do tamanho do mercado brasileiro, os clubes parecem não merecer a atenção dos grandes fornecedores de material esportivo. Veja quem fornece para quem levando-se em consideração os 12 maiores clubes brasileiros – por ordem alfabética.

Clube Corinthians Vasco Fluminense Internacional Figueirense Flamengo São Paulo Botafogo Avaí América-MG Atlético-PR Ceará Cruzeiro Bahia

Título 79% 17% 4% -

Libertadores Classificado Classificado Classificado 57% 50% 43% 28% 13% -

Clube

Fornecedor

Atlético-MG

Topper

Botafogo

Sem fornecedor

Corinthians

Nike

Cruzeiro

Reebok

Flamengo

Olympikus

Fluminense

Adidas

Grêmio

Topper

Internacional

Reebok

Palmeiras

Adidas

Série B Portuguesa Náutico Ponte Preta Sport Bragantino

Título 100% -

Série A 100% 100% 100% 46% 27%

Santos

Umbro

São Paulo

Reebok

Vasco

Penalty

Quanto vale o show O Futebol Finance publicou o quanto vale as marcas de 12 clubes brasileiros. Veja a seqguier o quanto valiam em 2010 e o quanto valem hoje em milhões – valores em dólares. É levado em consideração faturamento com publicidade, verba de televisão, arrecadação de bilheteria e número de sócios. Posição 2011 1. Corinthians 2. Flamengo 3. São Paulo 4. Palmeiras 5. Internacional 6. Santos 7. Grêmio 8. Vasco da Gama 9. Cruzeiro 10. Atlético Mineiro 11. Fluminense 12. Botafogo

“O Tite é um cara bacana, sabe da minha condição e me colocou para jogar um pouco mais. O gol marcado não foi o do título, porque ainda temos duas partidas para disputar e é preciso manter a postura nas próximas rodadas” Adriano, fazendo a tradicional média com o técnico Tite.

Rebaixamento Acesso 100% 100% 85% 69% 37% 7%

Valor 2011 487 milhões 387 milhões 373 milhões 254 milhões 156 milhões 128 milhões 126 milhões 91 milhões 85 milhões 84 milhões 76 milhões 51 milhões

Posição 2010 Corinthians São Paulo Flamengo Palmeiras Internacional Grêmio Vasco da Gama Santos Cruzeiro Atlético Mineiro Fluminense Botafogo

Valor 2010 420 milhões 370 milhões 351 milhões 249 milhões 151 milhões 125 milhões 88 milhões 86 milhões 78 milhões 62 milhões 58 milhões 58 milhões

Descendo e subindo

E

nquanto o Vasco derrotava e rebaixava o Avaí no sábado, 19, a Ponte Preta e o Náutico garantiam as suas vagas na elite do futebol brasileiro em 2012. Ambos se juntam à Portuguesa, já campeã e com vaga garantida. A última vaga deve ficar com o Sport que só depende de si para retornar para a Série A. Já para descer a briga está renhida com América-MG, Atlético-PR e Ceará como os mais fortes candidatos. Embora o América-MG tenha vencido o Grêmio na rodada do fim de semana, a Série B parece ser o destino do simpático time de Belo Horizonte que reagiu tarde demais para evitar a queda. Já na parte de cima da tabela, nunca na disputa por pontos corridos houve uma disputa tão parelha e justa como nesta edição. O que contraria os defensores do mata-mata de que nos pontos corridos não há emoção nenhuma.

SOBE Adriano Na primeira vez tropeçou na bola; na segunda deu um chutão, virou o jogo e se consagrou com a torcida corintiana

Avaí e América-MG

Foram os primeiros clubes rebaixados para a Série B na temporada

DESCE

DANÇA DOS BANCOS

Na terceira rodada foi registrada a primeira baixa num banco de reservas, com a saída de Silas do Avaí para o milionário mundo árabe, onde pode se trabalhar ganhando bem, em dia e livre das imensas pressões do futebol brasileiro. Na Arquibancada vai acompanhar rodada a rodada a dança dos técnicos da Série A na temporada. Técnico Silas Cuca Adilson Batista Renato Gaúcho Paulo Cesar Carpegiani Mauro Fernandes Falcão PC Gusmão Antonio Lopes Julinho Camargo Dorival Junior Alexandre Gallo Renato Gaúcho Joel Santana Renê Simões Vagner Mancini Emerson Ávila Adilson Batista Estevam Soares Caio Júnior Toninho Cecílio

Clube Avaí Cruzeiro Atlético-PR Grêmio São Paulo América-MG Internacional Atlético-GO América-MG Grêmio Atlético-MG Avaí Atlético - PR Cruzeiro Bahia Ceará Cruzeiro São Paulo Ceará Botafogo Avaí

Substituto Gallo Joel Santana Renato Gaúcho Julinho Camargo Adilson Batista Antônio Lopes Dorival Junior Hélio dos Anjos Givanildo Oliveira Celso Roth Cuca Toninho Cecílio Antonio Lopes Emerson Ávila Joel Santana Estevam Soares Vagner Mancini Emerson Leão Dimas Filgueiras

Rodada 3ª 5ª 6ª 7ª 8ª 9ª 10ª 11ª 13ª 14ª 15ª 16ª 20ª 20ª 20ª 23ª 26ª 30ª 31ª 33ª 33ª

SELEÇÃO DA 36ª RODADA Renan Ribeiro – Atlético-MG; Alessandro – Corinthians; Leandro Guerreiro – Cruzeiro; Rhodolfo – São Paulo e Kléber – Internacional. Marcos Assunção – Palmeiras; Felipe – Vasco; Alex – Corinthians e Felipe Azevedo – Ceará. Fred – Fluminense e Luís Fabiano – São Paulo. Técnico: Tite – Corinthians. Craque da rodada: Fred – Fluminense.

Fred – Fluminense


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Adriano marca, Corinthians vira e garante liderança Edson Lopes Jr./Terra

C

om uma suada virada, o Corinthians derrotou o Atlético Mineiro por 2x1, no domingo, 20, no Pacaembu, e se garantiu

na liderança do Brasileirão. O gol da vitória foi marcado por Adriano, que entrou no segundo tempo e balançou as redes pela primeira vez com a ca-

misa do time paulista. A vitória assegurou o Corinthians na fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Pressionado pela vitória do Vasco no sábado, o Corinthians impôs forte ritmo à partida no início, na tentativa de surpreender o Atlético. Mostrava maior disposição em campo, controlava a posse de bola e chegava ao ataque com mais frequência. No entanto, parava na estratégia atleticana de se concentrar na marcação e apostar nos contra-ataques. Desta forma, o time da casa até alcançava o ataque, mas não se aproximava do gol de Renan Ribeiro. As melhores chances surgiam em chutes de longa distância. Aos 6, Willian pegou de primeira de fora da área e mandou rente à trave esquerda do goleiro atleticano. Aos 20, Paulinho bateu de longe, por cima do gol, sem perigo. O Atlético, por sua vez, quase

não ameaçou o gol de Júlio César. Mesmo adiantando a marcação, a equipe mineira não conseguia levar perigo nos contra-ataques liderados por Daniel Carvalho, Bernard e Carlos César. Mas a situação se inverteu no começo do segundo tempo. Com maior iniciativa, o Atlético cresceu no ataque e passou a ameaçar o gol corintiano, enquanto o time da casa, mais recuado, investia nos contra-ataques. A mudança de postura deu resultado ao Atlético logo aos 9 minutos. Em jogada ensaiada, Richarlyson acionou Daniel Carvalho, que cruzou na área para o zagueiro Léo Silva surpreender a defesa corintiana e completar de cabeça para as redes. Carlos César ainda quase marcou o segundo, aos 19. Ele aproveitou vacilo da defesa na direita, passou por dois marcadores, entrou na área e mandou na trave.

Assustado pelo crescimento do rival, o técnico Tite colocou Alex e Adriano em campo, nas vagas de Danilo e Willian. E o Corinthians partiu para o ataque em busca do empate. Foram duas grandes chances de gol em dois minutos. Aos 22, Liedson mandou no ângulo com perigo, mas parou em Renan Ribeiro. Na sequência, o goleiro atleticano fez outra grande defesa, ao defender chute perigoso de Alex. Com forte pressão sobre a defesa atleticana, o Corinthians chegou ao empate aos 32 minutos. Alessandro cruzou da direita e Liedson completou de cabeça para o gol. A virada veio aos 43, dos pés de Adriano. Emerson puxou contra-ataque pela esquerda e acionou o atacante, que bateu na saída do goleiro e marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians, assegurando a 20ª vitória do líder no campeonato

Com 3 gols de Fred, Fluminense goleia Figueirense e garante vaga na Libertadores

C

om três gols do artilheiro Fred, o Fluminense goleou o Figueirense por 4x0 no domingo, 20, em Florianópolis, e carimbou passaporte para a Copa Libertadores de 2012 O primeiro tempo, embora sem gols, foi recheado de oportunidades, principalmente para o Figueirense. Faltou pontaria e tranquilidade para que o alvinegro abrisse o placar. Mesmo depois de perder o volante Túlio, logo aos 3 minutos, por lesão muscular, o time da casa levantou a torcida no estádio Orlando Scarpelli aos seis minutos com uma jogada em velocidade pelo lado direito com Bruno. Ele deixou fez bela assistência para Aloísio, desequilibrado, chutar torto. Mais incisivo, o alvinegro sofreu ameaça apenas aos 24 com o lateral

Mariano, que disparou uma bomba sem direção após sobra de bola dentro da área. Aos 35, Welington Nem recebeu um passe de letra de Aloísio e desperdiçou outra grande oportunidade. Com Elias, o Figueirense teve outra boa oportunidade aos 41, com um torpedo de fora da área, por cima do gol. Um pouco apagado no jogo, Rafael Sobis apareceu aos 44 com uma bela finalização e defesa milagrosa do goleiro Wilson. Aos 46, o mesmo Sobis também pegou um rebote, cortou e chutou com força, sem perigo para o goleiro alvinegro. O contra-ataque, a principal arma do Figueirense no campeonato, foi seu grande algoz no segundo tempo. O time sucumbiu à velocidade do ataque tricolor e a eficiência do artilheiro Fred, autor de três gols no perío-

Cristiano Andujar/Photocâmera/Divulgação

do. Logo aos 3, ele foi o responsável pela precisão do último toque em um contra-ataque iniciado por Deco. Aos 11, bem posicionado, Fred contou com a falha da defesa do Figueirense, principalmente do goleiro Wilson, e mostrou sua credencial de artilheiro ao finalizar um cruzamento de Carlinhos. Provando do seu veneno, o time catarinense sofreu o terceiro aos 27. Em novo contra-ataque com a participação de Fred e Deco, coube a Marquinhos, na cara do gol, acomodar a bola no fundo da rede. Mais envolvente, o Fluminense fez o quarto na partida e o 20º do artilheiro Fred no Brasileirão. Foi aos 40 minutos que o atacante, com categoria, deu um eficiente toque de pé direito, de primeira, para o gol ao receber a bela assistência de Lanzini.

camPeonato BRaSileiRo - ReSUltadoS e claSSificaÇÃo • SÉRie a •

Resultados 36a rodada Sábado, 19 de novembro São Paulo 3 x 1 América-MG Vasco 2 x 0 Avaí Grêmio 1 x 3 Ceará Domingo, 20 de novembro Botafogo 1 x 2 Internacional Atlético-GO 0 x 0 Flamengo Cruzeiro 1 x 1 Atlético-PR Corinthians 2 x 1 Atlético-MG Figueirense 0 x 4 Fluminense Coritiba 1 x 0 Santos Bahia 0 x 2 Palmeiras

Próximos jogos 37ª rodada Domingo, 27 de novembro Palmeiras x São Paulo Santos x Bahia Flamengo x Internacional Fluminense x Vasco Grêmio x Atlético-GO Atlético-MG x Vasco Figueirense x Corinthians Coritiba x Avaí América-MG x Atlético-PR Ceará x Cruzeiro

classificação Série a

Clube 1. Corinthians 2. Vasco 3. Fluminense 4. Internacional 5. Figueirense 6. Flamengo 7. São Paulo 8. Botafogo 9. Coritiba 10. Santos 11. Grêmio 12. Palmeiras 13. Atlético-GO 14. Atlético-MG 15. Bahia 16. Cruzeiro 17. Ceará 18. Atlético-PR 19. América-MG 20. Avaí

P 67 65 62 57 57 57 56 55 54 52 47 46 44 42 42 39 38 38 34 30

J 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36 36

V 20 18 20 15 15 14 15 16 15 15 13 10 11 12 10 10 10 9 7 7

E 7 11 2 12 12 15 11 7 9 7 8 16 11 6 12 9 8 11 13 9

classificação Série B

D 9 7 14 9 9 7 10 13 12 14 15 10 14 18 14 17 18 16 16 20

Clube P 1. Portuguesa 78 2. Náutico 63 3. Ponte Preta 62 4. Sport 58 5. Bragantino 58 6. Vitória 57 7. Boa E.C. 56 8. Americana 56 9. Goiás 52 10. Criciúma 51 11. Grêmio Barueri 50 12. ABC 50 13. Guarani 49 14. Paraná 49 15. ASA 48 16. São Caetano 48 17. Icasa 47 18. Vila Nova-GO 32 19. Salgueiro 26 20. D. de Caxias 16

J 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37 37

V 22 17 17 16 16 16 16 15 16 13 14 12 14 13 13 11 11 7 8 2

E 12 12 11 10 10 9 8 11 4 12 8 14 7 10 9 15 14 11 5 10

D 3 8 9 11 11 12 13 11 17 12 15 11 16 14 15 11 12 19 24 25


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Vasco vence e rebaixa Avaí

Fotos: Maurício Val / Fotocom/Divulgação

O

Vasco assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro ao vencer sem nenhuma dificuldade o Avaí por 2x0, no sábado, 19, em São Januário. A vitória do Vasco só não foi mais elástica por causa do goleiro Marcelo Moretto. Ele fez sete defesas difíceis. Não evitou, porém, os gols de Felipe e Élton e o rebaixamento do Avaí para a Série B. Para superar o Avaí, o Vasco recorreu ao conjunto da equipe e a

O

uma atuação destacada de Felipe. Com seus dribles desconcertantes, ele deixou os adversários nervosos e criou várias situações de perigo. Não houve uma jogada sequer que Felipe tenha desperdiçado. Já era o melhor em campo, ao lado de Marcelo Moretto, quando resolveu arriscar um chute a gol após um passe de Juninho Pernambucano. Driblou um zagueiro do Avaí e concluiu de fora da área com estilo, no início do segundo tempo. O goleiro nem se mexeu.

O gol deu tranquilidade ao Vasco. O time foi sempre superior ao Avaí e isso ficou mais evidente ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, no momento em que Júnior Urso foi expulso. O segundo gol do Vasco surgiu em um cruzamento de Bernardo da esquerda. Élton completou sem marcação e liquidou de vez o jogo. Até os 45 minutos, houve outras oportunidades a favor dos cariocas, que, no entanto, diminuíram o ritmo.

São Paulo vence, segue vivo e rebaixa o América-MG

São Paulo voltou a jogar, no sábado, 19, um futebol digno de quem aspira disputar a Copa Libertadores do ano que vem. Sem medo de atacar com a bola no chão e com Lucas e Luis Fabiano em noite inspirada, o time tricolor venceu o América-MG por 3x1 no Morumbi. Aos 22, Lucas tocou para Luis Fabiano na área e recebeu de volta após toque de calcanhar do centroavante. Arriscou da entrada da área e viu o goleiro defender. O lance originou um escanteio batido por Dagoberto na cabeça de Luis Fabiano, que subiu sozinho e testou sem chances de defesa. À exceção de um cabeceio de Ga-

Ricardo Rímoli/Agência Lance

briel, só deu São Paulo no primeiro tempo. Aos 32, Juan cruzou, Fernandinho desviou e Luis Fabiano quase marcou. O centroavante, porém, não costuma perder dois gols seguidos. Aos 42, ele recebeu passe perfeito de Lucas e bateu tirando Neneca, que mais uma vez nada pôde fazer. Logo no começo do segundo tempo, o São Paulo fez o terceiro. Fernandinho começou a jogada, Luis Fabiano chutou cruzado e Juan empurrou para dentro do gol, livre no segundo pau. Aos 34, veio o gol de honra dos americanos. Marcos Rocha cobrou escanteio, Bruno Uvini permitiu o toque de Fábio Júnior e a bola sobrou para Alessandro marcar.

Edson Lopes Jr./Terra

Ceará surpreende o Grêmio no Olímpico

O

Ceará conseguiu, no sábado, 19, um excelente resultado para continuar sonhando com a permanência na primeira divisão. Jogando em Porto Alegre, venceu o Grêmio por 3x1. O Ceará abriu o placar aos 28 do primeiro tempo. Em um contra-ataque iniciado por Osvaldo, Felipe Azevedo recebeu livre, dentro da área, e marcou. Até então, tudo não passava de um deslize. A reação tricolor veio aos 37 minutos, quando Douglas tabelou com André Lima. A bola voltou para o meia, que tocou com categoria e fez o gol de empate. Na volta do intervalo, Rafael Marques derrubou Thiago Humberto dentro da área, quando o meia

do Ceará virava para chutar a gol. Aos 4 minutos, Felipe Azevedo bateu o pênalti num canto e Victor pulou noutro: 2x1 para os visitantes. Oito minutos depois, Felipe Azevedo novamente entrou na área, passou por três defensores e chutou. O goleiro Victor defendeu, mas deixou para rebote, que o atacante do Ceará pegou de primeira e de pé trocado. A bola encobriu o goleiro e bateu na trave antes de entrar. Aos 47 minutos, o árbitro marcou um pênalti a favor do Grêmio, após o zagueiro do Ceará tocar a bola com a mão dentro da área. Quando tudo estava mal, não se esperava que o pior estava por vir. Miralles, que entrou no lugar de André Lima, cobrou na trave.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

Palmeiras bate o Bahia e afasta risco de rebaixamento

O

Edson Ruiz/Gazeta Press

O

Palmeiras derrotou no domingo, 20, o Bahia por 2x0, no estádio de Pituaçu, em Salvador. Com o resultado, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari interrompeu um jejum de dez jogos sem vitória e afastou definitivamente qualquer chance de rebaixamento para a Série B. O jogo começou disputado, com a equipe da casa tomando a maior iniciativa, enquanto que o Palmeiras iniciou com marcação e contra-ataque. Aos 20 minutos, em uma cobrança de escanteio de Marcos Assunção, os paulistas abriram o marcador. Luan cabeceou a bola na trave e ela sobrou na linha do gol para o zagueiro Leandro Amaro e para o centroavante Ricardo Bueno. Ambos entraram juntos na bola, mas o último toque, de cabeça, foi do atacante: 1x0. Após o gol, o Bahia passou a pressionar mais o Palmeiras, mas sem lances agudos de ataque. O

time alviverde, por sua vez, armava contra-ataques comandados por Valdívia, que, claramente, dava um toque mais de qualidade à equipe e foi um dos nomes mais importantes do jogo. Aos 29 minutos, a equipe da casa levou grande perigo, depois de uma bonita jogada do atacante Lulinha. Ele driblou a defesa palmeirense na entrada da grande área e chutou forte, para importante defesa do goleiro Deola. Aos 38, uma cobrança de falta do zagueiro Thiago Heleno assustou a torcida baiana. Ele mandou um forte chute rasteiro para o gol de Marcelo Lomba, que rebateu a bola e aliviou o perigo. Na volta para o segundo tempo, o técnico Joel Santana promoveu a primeira alteração da partida. Ele tirou o volante Camacho para a entrada do atacante Júnior. O Palmeiras continuou com a mesma formação. O Palmeiras dominava a partida e, aos 15 minutos, depois de um

lindo passe de Valdívia, o lateralesquerdo Gerley perdeu um gol cara a cara com o Marcelo Lomba. A bola quase sobrou também para o centroavante Ricardo Bueno, mas a defesa afastou em tempo. Aos 27 e aos 28 minutos, ambas as equipes tiveram gols anulados pela arbitragem, que marcou impedimento nos lances. O primeiro foi do Palmeiras, em um lance em que Valdívia mandou a bola para o fundo das redes na pequena área adversária. No minuto seguinte, depois de cobrança de falta, o zagueiro Titi cabeceou e a bola sobrou para Júnior, também na pequena área fuzilar para o gol, não validado pelo juiz. Aos 45 minutos, a confirmação do resultado alviverde veio dos pés de Marcos Assunção. Em cobrança de falta, ele bateu com categoria para o fundo das redes de Marcelo Lomba, que sequer pulou na bola, para a festa da torcida alviverde em Pituaçu.

Inter vence, entra no G-5 e aumenta a crise no Botafogo

Botafogo perdeu mais uma pelo Campeonato Brasileiro. Para o Internacional por 2x1, no domingo, 20, no Engenhão. Com poucos torcedores no Engenhão, o Internacional teve a primeira chance de marcar. Aos 8 minutos, em cobrança de falta pela esquerda, Oscar bateu direto para o gol e Jefferson fez boa defesa. Aos 18, Thiago Galhardo recebeu passe de Loco Abreu na entrada da área. Matou no peito, deu um balão no zagueiro colorado e bateu de bicicleta. A bola passou à direita do gol de Muriel. Oscar recebeu quase na pequena área e cruzou rasteiro. O goleiro botafoguense não conseguiu segu-

Carlos Costa/Agência Lance

Paulo Sérgio/Agência Lance

rar e a bola sobrou para Leandro Damião. O atacante, que voltou de contusão depois de 39 dias parado, marcou o seu primeiro gol após a lesão. O Botafogo começou a jogar melhor, mas, aos 28 minutos, o meia Andrezinho, que havia entrado momentos antes em lugar de Gilberto, lançou o jovem Oscar na área. Sozinho, o meia bateu no canto de Jefferson e marcou o segundo do Inter nacional. Aos 31, Felipe Menezes diminuiu para os botafoguenses. Renato tocou para Elkeson, dentro da área, que ajeitou a bola para Menezes. Chute rasteiro, com a perna esquerda, que Muriel caiu para defender, mas não alcançou a bola.

Atlético-GO e Flamengo empatam sem gols

A

tlético-GO e Flamengo ficaram no empate por 0x0 no duelo rubro-negro, no domingo, 20, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. No primeiro tempo, a grande torcida, a qualidade técnica e a necessidade de vencer pressionaram um cauteloso Flamengo, disposto a evitar nova derrota após os 4x1 que sofreu dos goianos no primeiro turno, no Rio de Janeiro. Mesmo assim, desperdiçou as melhores chances com Renato Abreu, aos 19 minutos, e Deivid, aos 40. Mas o Flamengo teve sorte de

não levar dois gols na primeira etapa, em jogadas que pegaram o goleiro Felipe batido. O atacante Marcão, aos 7 minutos, bateu pra fora. Aos 29, o lateral-esquerdo Thiago Feltri bateu por cima do travessão. Na etapa final, o Atlético freou o Flamengo com mais posse de bola e melhor passe. Mas voltou a fracassar no ataque e não acabou com o jejum de seis jogos sem vitória no Brasileirão. Perdeu os dois melhores lances do jogo. Aos 23 minutos, Felipe errou na reposição da bola e Marcão bateu pra fora.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

JOGOS PARAPAN-AMERICANO

Brasil festeja 81 medalhas de ouro e bicampeonato

O

FÓRMULA 1

Bruno Senna precisa marcar pontos em Interlagos

P

ara muitos pilotos, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 só vai servir para cumprir tabela. Não é o caso de Bruno Senna. O piloto da Lotus Renault sabe que uma boa atuação em Interlagos pode ser fundamental para seus planos de ficar como piloto principal na escuderia em 2012. “A gente está lutando, em primeiro lugar, para ficar neste assento. Mas vai depender do (Robert) Kubica (companheiro de equipe, que se recupera de um acidente), do (Romain) Grojean (o outro piloto de testes, que luta por uma vaga entre os pilotos ), do patrocínio, enfim, de um monte de coisas que, infelizmente, não estão sob nosso controle. A gente tem de ter todos os fatores

tegoria máxima do automobilismo. “Internamente, na equipe, tenho uma imagem muito boa mas, porque o carro foi perdendo desempenho em relação aos outros na segunda parte do campeonato, a gente ficou em uma situação na qual parecemos andar menos”, explica. “Então, se eu conseguir marcar alguns pontos, será uma ótima forma de terminar o campeonato e, possivelmente, começar o do ano que vem.” A experiência do GP do Brasil do ano passado, segundo Senna, não contará muito por causa da mudança do carro e dos pneus da temporada 2010 para a atual. O piloto relata que, em nenhuma das provas nas quais atuou este ano as referências do passado foram muito úteis. “Andar nas duas sessões de sexta-feira aqui (em Interlagos) será mais importante do que qualquer outra coisa”, avalia. juntos para conseguir funcionar”, explica Senna sobre sua atual situação para 2012. Um fator importante será a definição dos médicos sobre a volta de Kubica, que está afastado das pistas desde fevereiro, quando sofreu uma acidente durante o rali que lhe rendeu uma séria lesão no lado direito do braço e do ombro. “A equipe não vai esperar até o meio do próximo ano para decidir. Espero que não demore tanto”, diz Senna. Se a confirmação da temporada na Lotus Renault não acontecer, o brasileiro garante ter plano B sobre o qual não quis adiantar muitos detalhes O piloto, no entanto, está muito otimista quanto às suas chances de continuar disputando provas na ca-

Barrichello O brasileiro Rubens Barrichello dará adeus a uma temporada para ser esquecida, domingo, no GP do Brasil de Fórmula 1. Sem resultados expressivos ao longo do campeonato, o piloto da Williams tem como grande objetivo fazer uma boa corrida em casa. E a expectativa dele é de uma prova empolgante em “Interlagos sempre foi muito bom para ultrapassagem e eu não espero nada diferente para este ano. Para uma volta rápida, você precisa de uma combinação de bons freios, boa tração e boa força de motor. Estou pensando positivamente para este fim de temporada, com um final pontuando”, declarou Rubinho.

s Jogos Parapan-Americanos foram encerrados no último domingo, em Guadalajara, com o Brasil celebrando o primeiro lugar de forma disparada na competição. Com 81 medalhas de ouro, o País superou de longe os Estados Unidos, que ficaram na segunda posição com 51 pódios dourados no México. Os brasileiros já haviam sido campeões no Parapan do Rio, em 2007, e agora festejam o fato de terem obtido um feito inédito em competições paraolímpicas realizadas em terras estrangeiras. “Cumprimos a nossa missão em Guadalajara. Essa é a primeira vez que o Brasil vence uma competição multidesportiva fora do País. Isso é uma satisfação imensa. Das 13 modalidades, medalhamos em 12 e ganhamos ouros em nove delas”, comemorou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons. Além de ganhar 81 ouros, o Brasil ainda contabilizou 61 medalhas de prata e 55 de bronze, o que representou também uma evolução no número de vagas obtidas pelo País nos Jogos Paraolímpicos do próximo ano. “Chegamos a 104 vagas garantidas pelo IPC (Comitê Paraolímpico Internacional) para

Londres-2012. Após o Rio-2007, tínhamos 80”, acrescentou Parsons. A natação foi o esporte que mais ganhou medalhas para o Brasil neste Parapan, com 85 ao total, sendo 33 delas de ouro. Na modalidade, Daniel Dias se consagrou ao subir 11 vezes ao topo do pódio. Outro fato a ser destacado nesta edição da competição é que o Brasil assegurou a classificação de quatro novas modalidades aos Jogos de Londres: basquete em cadeira de rodas (feminino), goalball (masculino e feminino), tênis de mesa (10 vagas individuais) e vôlei sentado. Ao comentar o desempenho brasileiro no México, o presidente do CPB também aproveitou para revelar as próximas metas do esporte paraolímpico nacional. “Depois que fizemos o planejamento estratégico das 20 modalidades de Londres, e agora com canoagem e triatlo para 2016 (na Paraolimpíada do Rio), pensamos em quatro objetivos: o primeiro lugar no Parapan aqui de Guadalajara (já conquistado), o sétimo em Londres, o primeiro em Toronto (no Parapan de 2015) e o quinto no Rio, em 2016. Trabalhamos focados em resultados e renovação”, ressaltou.


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011


Edição Nº 643 - 22 a 28 de novembro de 2011

A Noticia 643  

Edicao 643

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you