Page 1


Editorial

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO: PÁGINA 20

PÁGINA 24

MATÉRIA DE CAPA - SUICÍDIO DE LÍDERES: QUANDO A MORTE RONDA OS PÚLPITOS! DEBATE SOBRE A SAÚDE EMOCIONAL DE PASTORES VOLTA À PAUTA DEPOIS DE CASOS QUE ABALARAM O MUNDO CRISTÃO,POR DANIEL GALVÃO

ÚLTIMOS TRÊS ‘CAFÉS DE PA S TO R E S’ REÚNEM REPRESENTANTES DA VIVIPAY, ROYAL MORTGAGE E YOUTH VISION INTERNATIONAL.

PÁGINA 27 NO DIA 25 DE OUTUBRO FOI REALIZADO NO CAMILAS LOUNGE O ENCONTRO DO SHE MINISTRY - POR ELE, PARA ELAS COM A PRESENÇA DA DR. VERBÊNIA SOUSA.

REFORÇO NO TIME DA ORLANDO GOSPEL Produzir conteúdo relevante, de qualidade e focado no universo cristão. Esse é o compromisso da Orlando Gospel com seu público nestes dois anos de existência da revista. Mas, entendendo que podemos fazer mais, trazemos, neste sentido, uma novidade já nesta edição e que eu tenho a alegria de anunciar: a partir de agora, o pastor, missionário e jornalista Daniel Galvão passa a integrar nossa equipe também como publisher. Com 20 anos de ministério e 18 de carreira no jornalismo, com passagens em jornais, TVs, portais e assessoria de imprensa, ele já assina a matéria de capa desta edição e, juntos, estamos planejando muitas novidades para fomentar ainda mais o trabalho que a Orlando Gospel vem realizando. Entrevistas, coberturas de eventos, artigos assinados por pastores e articulistas evangélicos de Orlando, além de reportagens que promovam discussões sobre assuntos importantes para a comunidade, serão a pauta constante do trabalho dele. Já estamos também montando um portal de notícias da revista para darmos mais dinamismo à produção de conteúdo e matérias, além da divulgação de agendas das igrejas. O que não mudará é o compromisso que temos de ser um veículo de comunicação plural, interdenominacional, baseado em princípios e valores bíblicos, defendendo a família tradicional e a fé. Também seguiremos com nossa linha editorial pautada sempre na verdade. Em Eclesiastes 3, lemos sobre haver um tempo e um propósito para todas as coisas. Crendo assim, temos a certeza de que estamos iniciando uma nova etapa, conservando o que foi construído até aqui, mas avançando para o alvo que é informar, formar opinião, defender a fé cristã e evangelizar, através das páginas da revista, todos quantos tenham acesso ao nosso trabalho. Estamos abertos às parcerias e apoios. Queremos construir relacionamentos sólidos com a comunidade e servir à Igreja no propósito que o Senhor nos chamou a viver. Por isso, também convidamos você a fazer parte dessa história interagindo, sugerindo, orando e, claro, lendo todo o conteúdo que estaremos produzindo daqui por diante. Que Deus nos abençoe!

Revista Orlando Gospel @revistaorlandogospel

Verusca Miranda Publisher

Daniel Galvão Publisher

04 BrazilUSA - Gospel


Conferência Interministry Inteligência Bíblica Acredito firmemente que devemos desenvolver as A Conferência Interministry 2019emocional, é um evento múltiplas inteligências. A inteligência finaninterdenominacional que acontece todos os anos, ceira, política e bíblica são fundamentais para o equilívisando inflamar, equipar e empoderar do é brio da Humanidade. A educação bíblica,através neste caso, conhecimento bíblico, e louvor. Neste ano, o evento o nosso GPS para esta estrada esburacada que é a vida. ocorreu nosé dias 10 eÉ11 de maio e foisabedoria um tempoe inBíblia não religião. a fonte de toda de comunhão entre váriasum igrejas e comunidades teligência.Literalmente, manual deinstruçõesdepara várias denominações. a vida.Conecte-se a ela e, independentemente de suO evento contouestarás com apreparado participação de prosperar. pessoas acrença ou crença, para ao redor da Flórida, de outros estados nos 3 João 1:2 “Desejo que sejas prósperoEstados em tudo, Unidos e, inclusive, pessoas que vieram do exterior assim como é próspera a sua alma”.Esta obra, “Dinheiespecificamente este evento. ro é Emocional”,para apega-sefortemente aoverso que está na terceira carta do apóstolo João. Oque lemosacima é uma prova milenar de que se você não é próspero naalma primeiro (emoções, sentimentos, intelecto,vontades e etc) JAMAIS será próspero em tudo. Concentre-se em estar 100% saciado internamentee, em pouco tempo, o externo será um reflexo disso.

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA

Emoções e sentimentos estão inseridas no que os cientistas chamam de MENTE, e os teólogos compreendem por ALMA.Tudo que sofremos na infância, as privações da juventude e os desgastes familiares, nos levaram a criar um modelo de dinheiro. O dinheiro não é dinheiro, ele é a representação daquilo que ameniza (ainda que temporariamente) as nossas mazelas emocionais. Por isso, muitos brasileiros compram o carro que não podem, mas que querem ter, só para mostrar a todos as suas conquistas, suprindo assim, um complexo de inferioridade, por exemplo. Como sempre, o dinheiro vem sendo usado para suprir nossas necessidades emocionais! Na verdade, ninguém quer dinheiro. Dinheiro é papel. Todos querem a segurança que o dinheiro pode dar. As pessoas querem aquilo que ele pode comprar, os amigos que ele traz, as viagens que ele proporciona. Seria esse o motivo de tanta desarmonia emocional? As pessoas não sabem quem são e nem o que querem, e por isso colocam toda a sua esperança de felicidade e realização no dinheiro? Tenho sonhado com uma geração saudável financeiramente, pois apesar de existirem outras áreas primordiais para uma pessoa ser feliz, o dinheiro, no mundo capitalista de hoje, é uma fonte da realização. Ele representa a concretização de sonhos e projetos. Nas mãos certas, o dinheiro é uma arma poderosa para desenvolvermos indivíduos, famílias e cidades. Nas mãos certas,serve para criarmos um mundo melhor. Trecho extraido do Livro Dinheiro é Emocional - Tiago Brunet Para adquirir os livros do Tiago Brunet nos E.U.A, entre em contato com prwelbertsiqueira@gmail.com Os palestrantes internacionais, cada um deles em sua es(941)323 9166. pecialidade, trouxeram uma mensagem de relacionamento com Deus, avivamento, vida no altar e testemunho de vida. Neste ambiente íntimo e cheio do amor genuíno de Deus, experimentamos o poder sobrenatural d’Ele que transforma. Brunet Cada palestra marcou pela destrezaTiago e experiência dos palesCEO Instituto trantes. O louvor com Matt Gilman abrilhantou de forma espeDestiny cial todas as sessões e o culto à noite, quebest é aberto Escritor seller ao público. Foram dois dias de capacitação, renovo e empoderamento para os ministros, pastores, líderes, e todos aqueles que compareceram. Incentivamos você a não ficar de fora em 2020!

Os palestrantes internacionais, cada um deles em sua especialidade, trouxeram uma mensagem de relacionamento com Deus, avivamento, vida no altar e testemunho de vida. Neste ambiente íntimo e cheio do amor genuíno de Deus, experimentamos o poder sobrenatural d’Ele que transforma. Cada palestra marcou pela destreza e experiência dos palestrantes. O louvor com Matt Gilman abrilhantou de forma especial todas as sessões e o culto à noite, que é aberto ao público. Foram dois dias de capacitação, renovo e empoderamento para os ministros, pastores, líderes, e todos aqueles que compareceram. Incentivamos você a não ficar de fora em 2020!

36 BrazilUSA - Gospel BrazilUSA--Gospel Gospel 06 BrazilUSA 36


Crianças do Reino

Por que as crianças devem estar na lista de prioridades dos pastores e líderes? Elas são protagonistas do futuro. Pequenas hoje, gente grande amanhã, as crianças não podem passar despercebidas pela igreja. Olhar para as novas gerações é fundamental em um mundo em que a relativização de valores e o distanciamento em relação à fé caminham a passos largos. Errar ao comunicar a mensagem do evangelho aos pequenos é grave e pode ter sérias consequências, como a rejeição ao estilo de vida cristã na adolescência e na idade adulta. Por esses e tantos outros motivos, os pequenos precisam estar na pauta dos pastores e líderes. Preparar uma programação adequada, realmente cativante e eficaz, não é uma tarefa fácil. É preciso cuidado, estudo e dedicação para que o objetivo de cada atividade seja cumprido. O desafio ao lidar com os pequenos, contudo, vai muito além da elaboração de uma estratégia exitosa. É necessário perceber as entrelinhas e entender as reais necessidades das crianças do frenético século 21. Conforme sugere Valerie Abreu, missionária da Sepal, diretora do ministério Geração Elo, iniciativa que tem como alvo alcançar pastores, voluntários e líderes de ministérios de crianças, adolescentes e famílias, mais do que transmitir informação, pais e líderes devem escutar as crianças, fazendo-lhes as perguntas certas, no intuito de conhecer melhor o coração delas e identificar as ideias que os pequenos têm de Deus. Diferentemente das gerações passadas — sinaliza Valerie — as crianças de hoje têm acesso a muita informação. Por isso, focar apenas na transmissão de conteúdos não é suficiente, pois elas já os obtêm por meio da Internet. É preciso entendê-las, dar-lhes ouvidos e, assim, perceber oportunidades para comunicar-lhes o evangelho. Valerie aponta que é durante a infância que boa parte das pessoas entregam a vida a Jesus, daí a necessidade de um olhar cuidadoso a esse público. Outro ponto interessante é o fato de que a criança pode ser um agente catalisador dentro da própria família, conquistando outras pessoas para Cristo. Além disso, a conversão ainda na tenra idade pode ser o diferencial de toda uma vida. A igreja também é beneficiada com o engajamento das crianças, já que os pequenos de hoje são a igreja do amanhã.

08 BrazilUSA - Gospel

O que deve ser evitado Conforme sugere a missionária, existem três erros que devem ser evitados no ministério infantil. O primeiro deles é negligenciar o diálogo, o relacionamento e a proximidade. “As crianças precisam saber que são amadas”. Outro erro é adotar estratégias que não estão alinhadas com a igreja, entrando em choque com o que é compartilhado pelo pastor e pela liderança. Por último, deixar de buscar novos conhecimentos e parcerias, uma postura altamente prejudicial. “O trabalho com os pequenos é desafiador. Por isso, é aconselhável ter uma equipe de oração e crescimento, sempre em contato com o pastor”, diz. Paralelamente, Valerie elucida pontos de atenção: a falta de investimento em pessoas que trabalham em tempo integral e a concentração dos esforços unicamente em quem vem à igreja, deixando de fora o público que não faz parte da comunidade eclesiástica. No que se refere ao currículo, Valerie de Abreu aponta que, para escolher uma programação que atenda às necessidades de cada grupo, é imperativo investir tempo em pesquisa. Cada comunidade é diferente, por isso não existe um recurso único que seja eficaz para todos os públicos. Nesse contexto — sugere —, deve-se observar a cultura local e analisar propostas de diferentes igrejas, para conceber uma estratégia adequada, por exemplo: o evangelismo ou o discipulado. Cleiton Oliveira jornalista e tradutor. Estrategista em comunicação externa e assessoria de imprensa, é colaborador de conteúdo para a Sepal. Criador do blog “Por toda a Terra - Mensagens de vida para as nações” (portodaaterra.com), onde escreve artigos que falam de esperança, transformação e fé.


Carol Moda exclusiva que valoriza o seu brilho.

Carol Baldin carolbaldin.store

carolbaldinstore.com 6 9 6 5 P i az za G ra n d e Ave S u i te 4 1 0 , O r l a n d o , F L 3 2 8 3 5 , U n i te d S t a te s


Micropigmentação: cura para autoestima pós câncer de mama A Kairos Help Center tem o coração aberto para atender todas as mulheres que precisam de ajuda espiritual, emocional ou física. Por esse motivo, estamos oferecendo às mulheres que passaram por mastectomia a oportunidade de reconstruir a areola. Com a modernidade da micropigmentação, é possível desenvolver a beleza dos seios, simulando o mamilo. E é o que oferecemos à mulher da nossa comunidade que não tem condição financeira para passar por uma cirurgia plástica. Este é um trabalho que exige conhecimento, responsabilidade e talento. E Paula Daniel tem tudo isso e, considerando que isso é de grande importância para muitas mulheres, ela se oferece para fazê-lo por meio de nossa organização. Na Micropigmentação é utilizado pigmentos com tons semelhantes à pele de acordo com cada cliente. Materiais descartáveis e/ ou esterilizados fazem com que a higiene e segurança no ato do procedimento seja primordial. Com durabilidade média de até 2 anos, o procedimento pode levar até 2 horas na primeira consulta e, após o período de cicatrização, é feita uma manutenção se houver necessidade. A Kairos Help Center oferece este serviço para as mulheres da comunidade, como tambem oferece serviços de aconselhamento, terapia em grupo para mulheres e terapia infantil. A Kairos Help Center é uma organização nonprofit, que tem como objetivo attender a comunidade de maneira geral, ajudando de criancas a adultos, mulheres ou homens. Neste momento, a Kairos já está oferecendo Classes de Inglês para crianças, jovens e adultos para que tenham uma comunicação efetiva nesse país. Tutoring

10 BrazilUSA - Gospel

para qualquer aluno K-12 que esteja enfrentando dificuldades na escola. Music classes como terapia e como forma de ajudar a pessoa a adquirir uma nova habilidade; também oferece serviços de Tradução, Notarização, Registro de Negócios e Abertura de Tax ID Para qualquer pessoa que precise desse serviço a um preço acessivel. Em breve, Kairos Help Center estará também oferecendo computer classes para qualquer adulto que queira aprender como usar o computador, navegar na internet, ou mesmo como usar as aplicações de seu celular. Classes de fotografia como uma maneira de dar a pessoa mais uma habilidade que pode se transformar em outro meio de ganho financeiro. E o Food Bank que ajudará semanalmente a todos que necessitarem de alimentos para suas familias.

Equipe da Kairos Help Center: a serviço da comunidade


SOLUÇÕES INTERNACIONAIS PARA SUA DOCUMENTAÇÃO. SOLUÇÕES INTERNACIONAIS PARA SUA DOCUMENTAÇÃO.

PROCURAÇÃO PÚBLICA GUARDA DE MENOR PROVA DE VIDA RENOVAÇÃO DE PASSAPORTE PROCURAÇÃO PÚBLICA CERTIFICADO DIGITAL GUARDA DE MENOR PROVA DE VIDA RENOVAÇÃO DE PASSAPORTE CERTIFICADO DIGITAL


Ao redor da mesa

Chef israelense usa ingredientes citados na Bíblia em suas receitas Conversar com o chef israelense Moshe Basson é como fazer uma viagem no túnel do tempo. De fala mansa e pausada, é preciso afinar os ouvidos para ouvir suas histórias passadas em tempos pré-cristãos e protagonizadas por tâmaras, figos, uvas, romãs, azeitonas, canela, cardamomo, ingredientes cercados de significado bíblico. “A canela é mencionada no Cântico dos Cânticos de Salomão. Alguns alimentos não estão na Bíblia, mas têm forte conexão com a Terra Santa”, diz o chef. Um dos ingredientes ligados à Terra Santa é o tamarindo. “Recebeu esse nome em Israel. Como a canela, a noz-moscada e o gengibre, foi levado para a região pelas caravanas de mercadores. Para evitar que plantassem, as sementes eram tiradas da fava, quebradas e depois embrulhadas em folhas de louro ou bananeira. Desse jeito, lembrava uma tâmara, mas que vinha da Índia e tinha sabor amargo (daí o nome tamarindo, tâmara da Índia).” O que Moshe Basson faz não é apenas cozinhar com ingredientes do arco da velha. Em seu restaurante, The Eucalyptus, em Jerusalém, pratica uma culinária holística. Estudioso das Sagradas Escrituras e da flora silvestre de Israel e arredores, coleta ervas que acha nas montanhas e manipula os alimentos com respeito e gratidão. Cada movimento é feito de

12 BrazilUSA - Gospel

maneira ritualística. Autodidata, diz que aprendeu a cozinhar com as mulheres da família e com pessoas comuns “cheias de pequenos segredos”. Seja como for, a explosão de sabores e cores pelo chef revela que a Bíblia contém segredos também que podem transformar a experiência da mesa.


Vanguar d St r e et No I-Drive NASCAR Indoor KarFASTEST t 5228INDOOR GO KART TRACK Racing você vai pilotar Karts que Orlando, FL 32819 chegam a 70 km/h, num ambiente IDRIVENASCAR.COM totalmente controlado com ar 407-581-9644 condicionado e tecnologia de ponta. I N FO@I D RI V ENASCAR. C OM S O G O J A T S E F Faça frSioAouLcalÃorO, sol DouEchuva, a 1.3 miles from Orlando International Pr e mi u m Out l e t s . festa está garantidKa.AA nova at r a çáo RESTAURANTE RT 3.2 miles from Universal Resort. esestá localizada na área turística de Less than 1 mile from Fun Spot. Orlando, cercada de hotéis e pertinho da Perfumeland Megastore. DOMINGO SEGUNDA-FEIRA - QUINTA-FEIRA SEXTA E SÁBADO THE

IN CENTRAL FLORIDA

T DE MAIS DE 4,500 SQ F TOS ESPAÇO PARA EVEN KARTS ELÉTRICOS QUE CHEGAM ATÉ 70 KM/H

No I-Drive NASCAR Indoor Kart Racing você vai pilotar Karts que chegam a 70 km/h, num ambiente totalmente controlado com ar condicionado e tecnologia de ponta. Faça frio ou calor, sol ou chuva, a festa está garantida. A nova atraçáo es está localizada na área turística de Orlando, cercada de hotéis e pertinho da Perfumeland Megastore.

BOLICHE, SINUCA, OS JOGOS ELECTRÔNIC

OFERECENDO ALMOÇO E JANTAR COMPLETO BAR COM SERVIÇO

5228 Vanguard Street Orlando, FL 32819

IDRIVENASCAR.COM 407-581-9644

1 AM - 10 PM

12 PM - 10 PM

INFO@IDRIVENASCAR.COM

1 AM - MIDNIGHT

1.3 miles from Orlando International Premium Outlets. 3.2 miles from Universal Resort. Less than 1 mile from Fun Spot.

*O HORÁRIO PODE ESTAR SUJEITO A ALTERAÇÕES. LIGUE OU VISITE ON-LINE PARA SABER O HORÁRIO ATUAL. DOMINGO 11 AM - 10 PM

SEGUNDA-FEIRA - QUINTA-FEIRA 12 PM - 10 PM

SEXTA E SÁBADO 11 AM - MIDNIGHT

*O HORÁRIO PODE ESTAR SUJEITO A ALTERAÇÕES. LIGUE OU VISITE ON-LINE PARA SABER O HORÁRIO ATUAL.


Mulher Virtuosa

Eles não merecem! “A misericórdia de Deus é o motivo de não sermos consumidos”. Lamentações 3:22. Mas é curioso que fazemos valer essa misericórdia só para com as nossas vidas e imaginamos termos o direito de apenas considerar o juízo de Deus com o nosso próximo. Principalmente quando julgamos que alguém é ruim demais para merecer o perdão divino. Confundimos tudo, e não foi diferente com o profeta Jonas. Ele foi convocado pelo Senhor para ir a Nínive e declarar uma palavra de juízo. “Daqui a quarenta dias, Nínive será destruída”. Jonas 3:4. Mas os ninivitas se atentaram a mensagem entregue a eles e oraram, proclamaram um jejum a todo povo e se arrependeram dos seus pecados. Então profeta disse ao Senhor: “Foi por isso que fugi da tua presença, sabia que Tu perdoarias esse povo”! Jonas ficou enfurecido com Deus. No fundo ele gostaria que toda aquela cidade tivesse sido destruída. Imaginamos que existam pecados maiores e outros menores. Criando um raciocínio de que possam existir pessoas mais aceitáveis a Deus e outras condenáveis por Ele. Precisamos nos lembrar que Jesus veio para todos e que o pensamento e condenação de Jonas é real e atual no nosso meio. Quantas vezes eu e você, já nos julgamos superiores a alguém? Ou ainda, que Deus deveria logo acabar de vez com tal pessoa, de tão abomináveis que são seus caminhos? Que arrogância é essa nossa ao ponto de dizermos a Deus o que fazer? Depois de avisar o povo sobre a mensagem do Senhor, Jonas procura um lugar próximo dali para observar o que aconteceria com eles. Nessa hora entra em cena outra vez o melhor professor da vida. De forma didática, Deus faz crescer uma planta para livrá-lo do sol escaldante. Mas ao amanhecer percebe que a planta morre, Jonas pede a morte por causa disso. E Deus falou: “Você dá tanta importância a uma planta e não considera cento e vinte mil pessoas, que não sabe distinguir a mão direita da esquerda”? Jonas: 4:11. E assim aprendemos uma grande lição. É Deus que dá a vida aos seus filhos, cuida, livra, sustenta e faz crescer. Nosso único direito é sermos fiéis na mensagem a ser entregue à uma cidade, um país ou uma pessoa. Obrigada Jesus por não se cansar nunca de nos ensinar. “Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos. Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus”. 1 Pedro 2:15-17

Joyce Smerecki Serva, teóloga, empresária, dona de casa, mãe e esposa.

14 BrazilUSA - Gospel


ACCESS Brasil

A ACCESS Brasil é uma organização sem fins lucrativos registrada nos Estados Unidos e no Brasil que trabalha para dar educação de qualidade e trazer inovação para os jovens em contextos vulneráveis. O foco principal da Access é dar mais oportunidades, significância, motivação e inserção em um mercado relevante para essas crianças e adolescentes, e assim desincentiva-los para o crime e as drogas. Há quase 2 anos, a ACCESS estabeleceu a “NAVE” (Núcleo de Acolhimento e Valorização da Educação), na região do Capão Redondo, extremo sul da cidade de Sao Paulo. A NAVE é o projeto piloto da organização. Em 2018 a Access também fez uma parceria com a TV DOC - centro de produção e mídia dentro da favela do Capão Redondo, que tem como principal objetivo incluir e educar jovens nas artes audiovisuais, de comunicação e desenvolver habilidades de análise e auto crítica da realidade onde vivem. Na década de 1990, o Capão Redondo foi classificado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das comunidades com os mais altos índices de violência urbana do mundo. Crianças nascidas nesta época, conheceram em um mundo onde o crime, o preconceito, o abuso de drogas, dependência e exclusão eram os pilares de uma realidade não opcional. Com base nos estudos de Segurança e Paz, eles desejam aprimorar a compreensão dos processos de construção da paz em tais comunidades. Para isso, é preciso desenvolver mais meios que deem aos jovens desses contextos mais acesso à educação, criatividade, tecnologia e inovação. A Access funciona como um núcleo para promoção da “paz” através de círculos de discussão e debates, educação e criação. Para isso seguem sua trajetória para implementar aulas em STEM - Science, Technology, Engendering and Math. Logo a organização quer expandir o projeto para o Nordeste do Brasil. A ACCESS depende única e exclusivamente de doações para manter seus projetos, e oferece o recibo para abatimento fiscal a doadores, o “tax deductable”. A organização promove reuniões e eventos de captação de recursos (Fundraisers) em Orlando anualmente e busca novos parceiros, pessoas e empresas interessadas em apoiar esta causa social. Saiba como apoiar a ACCESS entrado em contato com a fundadora da organização Andrea Conrado através do e-mail: andreacdsouza@gmail.com ou visite o site da ACCESS: www.accesssbrazil.org

16 BrazilUSA - Gospel


MEL

PET CARE

BANHO TOSA TOSA HIGIÊNICA

Cuidando do seu amiguinho com muito Amor!

ESMALTAÇÃO DE UNHA HIDRATAÇÃO DE PELO ESCOVAÇÃO DE DENTES AGENDE JÁ PELO NUMERO

407 - 501 0092 @SMGALLC

BrazilUsa - Gospel

33


Três erros que você pode estar cometendo durante o momento de louvor

Um dos grandes desafios de qualquer ministro de louvor é escolher o repertório certo . Nesse ritual, uma série de fatores devem ser levados em conta. Ao longo da minha experiência, posso garantir a vocês que planejar esse repertório é mais difícil do que se imagina. Conseguir apresentar um momento musical que alcance os corações, respeite as capacidades individuais favor “. dos cantores e músicos e ainda mantenha-se espiritual é uma tarefa árdua e exige oração e transpiração. Como falamos muito pouco desse assunto e na s últimas grande maioria das vezes temos a tendência de “espicadas em ritualizar “tudo, quero citar 3 erros que você pode estar cristãos e cometendo ( sem saber ) durante uma ministração...

, questioa da igree resta a em rede mal nisso? contexto esus. Ele emônios, dos nosdo amor, edem um mem não

1) SEU GOSTO MUSICAL NEM SEMPRE É O GOSTO MUSICAL DA CONGREGAÇÃO Um grande erro que ministros cometem é escolher repertórios baseados naquilo que os agrada. Sem levar em consideração aspectos sociais ( como a idade dos fiéis e a classe social, por exemplo ), vejo muita gente impor a uma congregação um repertório baseado naquilo que ele ou ela gosta de ouvir. Músicas são compostas em cima de Gêneros musicais, e gêneros musicais evoluem com o tempo. Lembre –se que na congregação existem

sica pel

ue preci-

em. Uma

mpo. Que canções, amentos

ica cristã

ão é contra está a nosso favor19“. BrazilUSA - Gospel BrazilUsa - Gospel 18 nós, Marcos 9: 40

l está na TV. É inegável seu crescimento nas últimas

jovens adeptos do rock’n Roll mas tb pode ter idosos que gostariam de cantar um repertório mais tradicional. Um repertório misto é sempre uma boa opção. 2) MINISTRAÇÃO DE LOUVOR NÃO É PREGAÇÃO, NEM ORAÇÃO O ato de tecer comentários durante uma música e outra deve ser intencional para despertar nas pessoas a consciência sobre o assunto da próxima música, ou elevar ainda mais os coraçãoes durante a musica em questão. Evite ministrações longas , o momento de louvor deve ser musical acima de tudo. Orações podem ser edificantes, mas durante o culto já teremos esse momento, então evite prolongar-se em orações e quando quiser falar, fale ao público diretamente ( evite indiretas ). 3) NÃO DEIXE TUDO PARA A ÚLTIMA HORA Improvisos nem sempre terminam bem. Temos inúmeros exemplos de ministros e pastores que imaginam que os músicos ou cantores tem a obrigação de saber um determinado louvor e acabam expondo o time de louvor em uma situação bem embaraçosa. Procure ensaiar sempre que puder, e em casos extremos quando você sente que precisa cantar uma canção que não foi ensaiada, procure sempre o músico mais preparado da congregação. Lembre -se que individualmente pessoas tem gostos musicais diferentes, e podem não saber o que “ todo mundo sabe “. Kleber Sampaio Ministro de Louvor Rescue International Ministries


Matéria de Capa

SUICÍDIO DE LÍDERES: quando a morte ronda os púlpitos!

Debate sobre a saúde emocional de pastores volta à pauta depois de casos que abalaram o mundo cristão Por Daniel Galvão A notícia da morte prematura do pastor Jarrid Wilson, 30 anos, no início do mês passado, trouxe novamente (e com mais força) à tona na comunidade evangélica mundial a necessidade do debate a respeito da saúde emocional dos líderes da Igreja. Os diversos casos registrados nos EUA e no Brasil, nos últimos anos, provocaram muita comoção, um número grande de perguntas sem respostas, mas pouca discussão efetiva nas congregações e, sobretudo, ações para inibir a ocorrência de novos casos. Jarrid, que tirou a própria vida em setembro, era conhecido por seu trabalho em defesa justamente da saúde mental em uma mega-igreja no sul da Califórnia – a Harvest Christian Fellowship Church. Ele e sua esposa fundaram um programa chamado “Hino da Esperança”, projetado para ajudar pessoas que lidavam com depressão e pensamentos suicidas. E, apesar de toda essa aparente estrutura, não suportou o peso de angústias, e cometeu suicídio. As causas que levaram Jarrid ao extremo, são bastante conhecidas entre líderes cristãos nos seu dia a dia: pressão, cansaço e frustrações. Alguns dados apontam que 50% dos pastores estão experimentando hoje algum nível de depressão; outros 40% vivem casamentos e famílias disfuncionais; e 60%, se pudesse, iniciariam outra atividade profissional. Além disso, estima-se que cerca de 1.500 homens e mulheres desistem mensalmente de seus ministérios. “Não entendemos como uma Pr. Gilson é o presidente causa única a resda Associação Brasileira de Pastoreio de Pastores ponsável pelas crises, que sempre

20 BrazilUSA - Gospel

permearam os ministérios, mas que se agravaram e ficaram mais expostas em função do aumento e facilidade de comunicação”, explica o pastor Gilson Siqueira, no ministério há quase 25 anos, tendo presidido por 13 o Conselho de Pastores de Joinvile (SC) e que em 2019 mudou-se para Orlando onde é missionário da Associação Brasileira de Pastoreio de Pastores (ABPP). Ainda de acordo com ele, o isolamento e a solidão das pastores, que têm grande dificuldade em compartilhar seus sofrimentos, sua humanidade e seus pecados, estão entre os gatilhos que, uma vez acionados, podem levar ao extremo dos suicídios. “Muitos têm medo de perder seus ministérios, sua influência e que isso também atinja sua família, rebanho e seus pares. Muitos que se expuseram foram tratados de maneira errada e até mesmo maldosa. Portanto a maioria prefere sofrer sozinha suas inadequações e isso gera um déficit emocional nos pastores, o que facilita ainda mais a culpa e o estado depressivo, pois se sentem inadequados para o ministério”, resume. Referência em aconselhamento pasNivaldo Nassif é toral na comunidade pastor da DNA e com muitos anos de Church Orlando experiência ministerial, Nivaldo Nassif, pastor da DNA Church, de Orlando, enfatiza que a não-confissão das dores e mazelas da alma é provocada pelo medo dos pastores em serem traídos por colegas, que contarão aos outros e em seus púlpitos sobre seus sofrimentos e tentações. “Parece que só buscamos a Deus quando descobrimos que já não há nada que possamos fazer. Aí bate o desespero! Mas, Ele (o Senhor) está no meio de nosso desespero”, ensina.


A capelã e psicóloga cristã, especializaElica é psicóloga da em oferecer apoio cristã e trabalha a casais de pastores, no atendimento Elica Braga Almeida, a casais aponta ainda outro fator determinante que pode colaborar para o suicídio de pastores: a vergonha. A especialista - que exerce seu ministério nos EUA atualmente - explica existir diferenças entre a vergonha e a culpa. Por exemplo: enquanto o que se sente culpado diz ‘eu fiz algo ruim’, o que está envergonhado diz ‘eu sou ruim’. E isso muda tudo por atingir, diretamente, a identidade do ser. “Na culpa, a pessoa está ‘separada’ do ato que cometeu, enquanto que na vergonha, não”, resumiu. Elica destaca também as motivações que levam alguém a se sentir envergonhado: erros que a pessoa cometeu contra si mesma ou contra alguém; ou algo que fizeram (ou deixaram de fazer) à ela. Entre as consequências da vergonha nas emoções humanas estão a depressão, a violência, a baixa autoestima, os vícios, os ataques de pânico e, claro, o suicídio. “Quando você pensa ser o erro que cometeu, logo você não tem mais saída”, esclarece Elica. A presidente Pra. Rita Fernandes da Associação de presidente da Associação Ministros Evande Ministros Evangélicos gélicos de Orlando (AME), Rita Fernandes, também aponta a vergonha como uma das prováveis causas do suicídio de líderes, mas reforça a culpa como o outro fator preponderante para estes casos. Ainda segundo ela, a conciliação da vida pública e privada pelos pastores provoca muitos conflitos, desânimos e frustrações. “Entre os fatores mais preponderantes, no meu ponto de vista, culpa e vergonha estão entre os principais na vida de um pastor. O mundo, a religião e até mesmo os familiares cobram demais dos pastores. Temos de lidar quase que diariamente com críticas e pressões a nosso respeito, do ministério e da família”, aponta a pastora, destacando ainda o peso da solidão na vida de muitos ministros. “Nós, pastores, muitas vezes somos solitários em nossas dores porque compartilhá-las é vergonhoso e pode gerar incompreensão”, define. Entretanto, a presidente da AME ressalta que é preciso conservar a esperança em meio às lutas e dias difíceis e que a ajuda profissional nem sempre é possível e fácil de ser encontrada e, portanto, a fé deve

Segunda reunião da ABPP em Orlando

funcionar como suporte mais do que nunca “Que Deus, em Cristo Jesus, nosso pastor por excelência, nos ajude e sustente”. LITERATURA AJUDA A ENTENDER O PROBLEMA Em seu livro ‘Quando a dor se torna insuportável’, o psicólogo e terapeuta familiar, Carlos “Catito” Grzybowski, assessor para Assuntos Internacionais do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC), aborda o tema suicídio e parte da experiência de um dos personagens bíblicos mais conhecidos e controversos, o profeta Elias, para entender as possíveis motivações de alguém para atentar contra a própria vida. “É bastante preocupante o número crescente de suicídios entre ministros e ministras religiosos e a relação disso com modelos de igreja disfuncionais e com o burnout em nome de Deus”, argumenta, frisando ainda o que ele chama de ‘importante jogo disfuncional intrafamiliar’ também entre as causas primárias do problema. A obra apresenta ainda um estudo sobre a dor que leva ao suicídio na perspectiva pastoral e sobre como podemos cuidar das pessoas que foram impactadas pela perda de uma pessoa próxima causada pelo suicídio. “Urge a necessidade de se falar abertamente sobre o tema suicídio, especialmente em uma sociedade hedonista e uma igreja muitas vezes triunfalista, onde a dor e o sofrimento são facilmente identificados com a ausência de espiritualidade”, sintetiza Catito. BrazilUsa - Gospel

21


COTIDIANO PODE SE TORNAR ‘BARRIL DE PÓLVORA’ O ministério cristão é uma função que tem sofrido enorme influência da cultura secular. Muitos pastores, hoje, são gerentes, psicólogos, estrategistas, coaches e, justamente por isso, estão perdendo a teologia pastoral bíblica - que ensina sermos parceiros do Espírito Santo na formação dos discípulos de Cristo. A teologia está anêmica no ministério de vários condutores do rebanho e isso também gera grande frustração espiritual. A conquista do sucesso, por atingir números e os avanços da igreja, com uma cobrança por parte de presbitérios, conselhos e até da membresia sobre crescimento, aparecem quase sempre em primeiro lugar nas estatísticas de pressão sobre pastores. A família pastoral é muito cobrada e isso gera pressão nas relações dentro de casa, sobretudo, por ter que “ser o exemplo na igreja”. Isso provoca crises profundas e que não podem ser expostas pois a comunidade geralmente não entende. Um pastor com a casa em certa desordem terá um custo emocional enorme para continuar no ministério. As comparações com outros pastores e ministérios também são fonte constante de sofrimento do pastor. Além disso, o afastamento da devoção, oração, leitura e meditação nas Escrituras para si mesmo (devocional), enfraquece a vida espiritual do pastor. A vida material da imensa maioria dos pastores, que não tem aposentadoria e plano de saúde, é outro fator de risco. Poucos conseguem continuar estudando, comprar bons livros, participar de congressos e eventos de renovação. A preocupação com as finanças, estrutura financeira da família tem levado muitos pastores a níveis de frustração e preocupação alarmantes. Que essa compreensão seja mudada e que mais pessoas se tornem sensíveis à dor e ao sofrimento ao seu redor - inclusive, de seus pastores! AJUDA DISPONÍVEL A PASTORES EM ORLANDO Se por um lado o diagnóstico das causas que têm levado um número cada vez maior de pastores e líderes à depressão e suicídio, por outro existe ajuda e apoio a quem está enfrentando um momento de crise - ou quer evita-lo em seu ministério. Em Orlando, por exemplo, a Aliança Brasileira do Pastoreio de Pastores (ABPP), fundada pelo Serviço de Evangelização para América Latina (Sepal), iniciou em setembro suas atividades e tem o apoio da Associação de Pastores de Orlando. “A ABPP viabiliza encontros, treinamentos, seminários, assessorias e mentorias para pastores e líderes de igrejas na América Latina, Europa e, agora, estamos

22 BrazilUSA - Gospel

iniciando nossa caminhada nos EUA”, explica o Pr. Gilson, que deixou seu ministério local e junto com a família está dando os primeiros passos do movimento do Pastoreio de Pastores na América. “No Brasil estamos em praticamente todos os estados da Federação e contamos com participantes das 20 maiores denominações, com milhares de pastores envolvidos em encontros sistemáticos”, destaca. Na prática, a entidade promove encontros periódicos de pequenos grupos de cuidado, além de seminários de treinamento de desenvolvimento de ministérios em equipe. ENTRE AS PROPOSTAS DA ALIANÇA, ESTÃO: •

Formar grupos de 4 a 6 pastores para caminhadas bíblicas de oração e compartilhamentos quinzenais, focado nas Escrituras e sua aplicação prática na vida e ministério, em grupos fechados gerando ambiente de segurança em que os participantes podem se pastorearem.

Treinamento e mentoria para que o pastor possa reproduzir essa prática pastoral na sua liderança local, pois os líderes padecem dos mesmos perigos.

Treinamento e assessoria para fortalecimento de discipulado, grupos pequenos e equipes de ministério para o pastor poder levar isso para sua igreja local.

Mentoria conjugal para os pastores e cônjuges.

Assessoraria para o ministério em transições que se fizerem necessárias.

Disponibilidade para emergências de quaisquer naturezas para atendimento pessoal, online ou telefônico.

Organização de retiros periódicos para imersões bíblicas e de oração (anuais). Mais informações pelos contatos: pastorgilsiqueira@gmail.com e 407 749-2338.


Aconteceu em Orlando

Últimos três ‘Cafés de Pastores’ reúnem representantes da ViviPay, Royal Mortgage e Youth Vision International O tradicional ‘Café de Pastores’, promovido pela Aliança de Ministros Evangélicos da Flórida Central, reuniu dezenas de líderes ao redor da mesa e de assuntos importantes para a comunidade de Orlando nos últimos 3 meses - e sempre com a participação de empresas e organizações apresentando novidades. No dia 28 de agosto, por exemplo, a ViviChurch, em parceria com a revista Orlando Gospel, ofereceu o café. Na ocasião, o vice-presidente da empresa, Eduardo Camargo (VP) e os diretores, Célia Rosemblit e Fábio Silva, apresentaram o ViviChurch - um aplicativo gratuito para as igrejas - aos pastores. Já a Royal Mortgage foi a anfitriã no café realizado no dia 25 de setembro. Na oportunidade, os pastores foram ministrados através da vida do Pr. Geziel Gomes. A Palavra sobre ‘Depressão’ impactou os líderes naquela manhã no Tony’s Restaurante. Já no último dia 30 de outubro, o café foi oferecido pelo ministério Youth Vision International. O

24 BrazilUSA - Gospel

Pr. Davi Rogers foi o palestrante e desafiou os pastores a olharem com mais atenção para as crianças e adolescentes em suas igrejas. Em novembro, tradicionalmente, a AME não realiza o Café. Contudo, o Jantar de Confraternização de Fim de Ano já tem data marcada: dia 16 de dezembro, no Camila’s Lounge.


Aconteceu em Orlando

Benny Hinn na Lagoinha Orlando O pastor e evangelista Benny Hinn esteve no dia 14 de setembro na Lagoinha Church. Ele é conhecido mundialmente por seu ministério de milagres e livros sobre a atuação do Espírito Santo

BrazilUsa - Gospel

25


Aconteceu em Orlando

ANIVERSÁRIO SEARA CHURCH

A Seara Church chegou aos 18 anos! A data foi celebrada com muita gratidão a Deus e a pregação foi do pastor Jackson Antonio, da Catedral de Londres, que trouxe uma palavra muito encorajadora! O adorador Eli Soares também compareceu e foi maravilhoso. “Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres” Salmos 126:3

ANIVERSÁRIO DA JOY O espaço da Seara Church foi o cenário da linda festa da princesa Joy Danielle Seidel - que comemorou seus primeiros 4 aninhos de vida com seus amiguinhos e familiares. Joy é a netinha/filhinha da Pra. Sylvia e do Pr. Fernando. A mãe dela (Rebeca) faleceu há 1 ano e meio, mas Joy e Dylan foram deixados como heranças. A decoração e entretenimento foram da Mauren Alegria Festas. O bolo da Maysa Arruda e as fotos da Chris Ditz. Uma linda festa de celebração.

26 BrazilUSA - Gospel


Aconteceu em Orlando

No dia 25 de outubro foi realizado no Camilas Lounge o encontro do She Ministry - Por Ele, para elas com a presença da Dr. Verbênia Sousa Projeto de Deus para nós mulheres e surgiu com um único objetivo, de ajudar e ser ajudada, entendendo o princípio da criação quando em Gn2:18, o próprio Deus, o perfeito Criador de Suas mãos, nos cria com uma missão - Ajudadora Idônea - “ezèr kenegdo”. Precisamos entender a nossa posição para vivermos plenamente, realizando este lindo trabalho, de ajudar, ser o apoio, coluna. Entender que isto não nos coloca em um grau de inferioridade, isto nos leva ao nosso destino, somos poderosas, fomos criadas para tirar o homem da situação que ele se encontrava, o próprio Deus em Sl 46:1 aparece como nosso “ezèr”, ou seja, aquele que nos tira de uma situação da qual não podemos sair sozinhos (por exemplo, da tribulação). Este convite é para nos fortalecermos e cumprimos o nosso chamado. Por isso, uma vez ao mês, preparamos com muito carinho um momento para que possamos estar juntas, trocar experiências, ouvir testemunhos e sermos edificadas pela Palavra, recebendo cura através do Amor de Deus manifestado em nossas vidas! E assim descobrimos quem Deus é, e quem nós somos nEle: filhas, escolhidas, feitas a imagem e semelhança do Pai, perfeitas para amar ao próximo como Ele nos amou! Venha e Junte-se a nós! Para informações sobre nossos encontros, entre em contato através do: @ministerioshe ou por ministerioshe@gmail.com

BrazilUsa - Gospel

27


Presidente e vice representam a Aliança de Ministros Evangélicos em evento na Casa Branca I Tim 2:2 Orem pelos reis e por todos os outros que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. A presidente da Aliança de Ministros Evangélicos da Flórida Central, pastora Rita Fernandes, e a Vice-Presidente, pastora Sylvia Pinto, representaram a entidade recentemente em Washington. Ambas foram convidadas a fazer um tour na Casa Branca e participar do Hispanic Faith Leaders Briefing. O encontro contou com pastores hispanos e brasileiros que puderam ouvir de líderes cristãos de dentro da Casa Branca. Bruno Portigliatti, reitor da FCU e que estará concorrendo a um cargo público, também esteve presente. Um dos momentos mais importantes foi quando um oficial de imigração disse que ‘Este assunto é uma batalha espiritual”. Alguns pastores derramaram lágrimas e comentaram se tratar de ‘um verdadeiro milagre’ a declaração.

28 BrazilUSA - Gospel


Pastores X depressão: busque ajuda! Antes de tratarmos do assunto, pastores que sofrem com depressão, precisamos entender que depressão e uma doença séria, uma doença da alma. Assim como o corpo, a alma também adoece. Porém, essa doença precisa ser analisada de forma física e espiritual também. No ano de 2017, estivemos em missão em uma cidade do interior de São Paulo chamada Avaré. Uma cidade pacata, com menos de 100 mil habitantes, índices de criminalidade baixos, excelente qualidade de vida. Porém, ninguém consegue compreender ou explicar o motivo dessa cidade estar liderando o ranking no índice de suicídio em São Paulo, chegando a liderar o ranking nacional. Mas, como? Por que? Qual o motivo? Atendíamos diariamente pessoas que chegavam à igreja armadas, outras com o plano em mente de como tirar a própria vida. Como poderia me esquecer do filho de uma das pessoa mais influentes da região... um garoto sorridente, com apenas 11 anos de vida. Mas, naquela tarde, ao chegar da escola, ele decide pegar a arma do pai e sem ninguém compreender se mata na frente da família - para desespero de toda a cidade . Os casos que acompanhamos de perto nessa cidade, como o de um médico que cometeu suicídio, sempre deixava perguntas? Como estava sua vida? Sua família? Por que esse desejo? E depois de tantas perguntas no intuito de descobrir a razão que o levaria a cometer o ato, uma reposta: não sei. Apenas ouço constantemente uma voz na minha mente dizendo que ‘Não nasci para ser feliz e que eu devo morrer. Sinto um vazio imenso na alma’. Ao longo de 20 anos pastoreando e liderando pastores no Brasil e no exterior, tive a oportunidade de conviver com diferentes tipos de pessoas e vivenciar casos que me deixaram perple-

xo, como ter que visitar pastores em hospícios, além de envolvimentos com alcoolismo, drogas e etc. Cada qual com sua personalidade, seu ponto de vista, sua maneira de se expressar e também de lidar com situações pertinentes ao oficio de pastor. Precisamos entender que antes do título de ‘pastor’, existe um ser humano como qualquer outro que, em muitos casos, reconhece que precisa de ajuda, porém dificilmente reconhece quando essa ajuda é espiritual. E aqui vai um alerta aos líderes de igreja e instituições religiosas: sejamos mais cautelosos e espirituais ao levantarmos obreiros, diáconos e pastores. Percebo um despreparo espiritual e emocional muito grande dentro das igrejas em geral, que nada tem haver com conhecimento teológico. Pessoas sem nenhum preparo emocional e espiritual recebendo cargos, títulos, sem ao menos estar qualificados para tal função ou para travar uma batalha espiritual e ajudar a salvar vidas. Precisamos entender que o pastor e uma espécie de pára-raios de problemas. Compreenda: uma pessoa que chega a uma igreja com a vida devastada, casamento destruído, vícios, vida a pergunta a ser feita é: quem esta causando tudo isso? É lógico que é o diabo. Ele veio para ‘matar roubar e destruir’. E quem vai assumir a frente daquela luta? Quem será o valente? “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos”. Lucas 11:21,22 É um duelo pela vida, pela alma da pessoa. Precisa ter ali alguém não apenas com conhecimento teológico ou técnicas, mas alguém que tenha unção (cheio do Espirito Santo), para

vencer o causador problema . Ao longo desses anos eu já vi pastor fugir de medo diante de uma pessoa manifestada com um espírito maligno. Como pode ? Talvez você diga: ‘Mas a Bíblia esta cheia de relatos de homens de fé que enfrentaram a depressão. Sim, porém a Bíblia também diz que “Quem esta de pé cuide-se para não cair”. Todo nós estamos sujeitos a quedas, a fraquejar diante das lutas... hoje podemos estar bem, porém amanhã podemos estar mal. Por isso a importância do batismo com o Espirito Santo, de uma verdadeira entrega a Deus. Analise os discípulos que caminhavam com Jesus: eram fracos e cheios de medos diante das adversidades. Porém, vemos discípulos após o dia de Pentecostes, cantando e orando enquanto eram açoitados e presos. Lutas sempre teremos! “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5:10 “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim”. João 15:18 “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa”. Mateus 5:11 Z A Palavra nos alerta sobre isso. Porém lutas provenientes de agentes externos. Mas, quando esse agente é interno ali se caracteriza um problema de ordem espiritual. Pastor, como todo e qualquer ser humano, está sujeito a um problema espiritual. Não tenha vergonha de buscar ajuda.

Bispo Eduardo Thompson Igreja Mundial do Poder de Deus USA bpthompson,impd@gmail.com

BrazilUsa - Gospel

29


Lista das Igrejas de Orlando Advetista do Sétimo Dia 9421 S. Orange Blossom Trail, suíte 20, Orlando/FL Pr. Samuel Martins e Pr. Antonio Pita – 407 852 8642

Batista Atitude 403 S. Kirkman Rd – Orlando/FL Pr Salleh Cader - 407 967 3225

Adventista do Sétimo Dia - Central 5425 S. Apopka Vineland Rd, Orlando/FL Pastor Rafael Martins - 407 900 1430

Baptista Central da Grande Orlando 671 Beulah Roa – Winter Garden/FL - 34787 Pr Osmar Millard Jr - 407 371 3330

AGC - Adoradores Gerados em Cristo 4708 LB Mc Leod Rd. Orlando/FL Pr. Adão Oliveira – 407 549 8352 Alcance Church 12490 S Apopka Vineland Rd, Orlando, FL 32836 (Delta Hotel) Prs. Paulo & Juliana Subira 407 289.6429 American Pentecostal Bible Church 5950 Lakehurst Dr – Suite 289, Orlando/ FL Pr Maurício Gonçalves – 407 300 6464 Aprisco Ministério Cristão 7901 Kingspointe Pkwy # 13&14, Orlando, FL Nilo e Rosangela Souza - 407 558 5594 Assembleia de Deus - Bethel 1921 Central Flórida Pkwy Orlando/FL Pr. Elield e Pra Ellen Sousa - 407-446 4489 Assembleia de Deus –Bethlem 701 S Kirkman Road – Orlando / FL Pr. Sandro Machado – 407 548 4382

Batista Central Flórida 551 Gaston Foster Rd, Orlando/FL Campus Winter Garden, FL - 13640 West Colonial Suite 110 Pr. Eduardo Baldaci – 407 574 0927 Bola de Neve Church 3162 Bill Beck Boukevard, Kissimmee/ FL Leandro Dias - 407 408 8504 Comunidade Adventista de Orlando 7528 Universal Blvd – Orlando/FL Pr. Rui Estefany – 407 903 9053 Comunidade Católica de Orlando 1020 Montgomery Rd, Altamonte Springs, Orlando/FL Padre Carlos - 407 656 3113 Church USA for Christ 7350 Futures Dr Unit 7 – Orlando/FL Pr. Rubens e Missionária Kelly 407 591 7031

Assembleia de Deus - Brás 10249 South Jonh Young Parkway, Orlando/FL Pr. Sérgio e Pra. Josiane Almeida 954 448 6983

FCM Brazilian Church 6569 Piazza Grande Avenue #107 – Metrowest, Orlado/FL Pr. Antonio 407 953 0892

Assembléia de Deus Catedral 6965 Piazza Grand, Unit 101 – Orlando/FL Pr. Darcy Amarante – 407 558 7793

Fire e Glory Church Orlando 6399 W Colonial Dr, Orlando/FL Ap. Celio Cruz e Ap. Verbenia Sousa – 407 668 6025

Assembleia de Deus - Fonte de Vida 501 Celebration Place, Orlando/ FL e Pr. Christiano– 407 764 8555

First Baptist Church Windermere – Comunidade Brasileira LC - Lake Campus - 8464 Vineland Rd , Winter Garden, DC Downtown Campus : 300 Main Street , Windermere Pr Lecio e Pollyana Dornas - 407 876 2234 Ext. 236

Assembleia de Deus - IDE e Fazei Discípulos 2160 N Hiawassee FL, Orlando Pr Washington Silva 561 317 4761 Assembleia de Deus - Kemuel 630 Emeralda Rd S104, Orlando Pr Angelo e Shirley Rosa – 407 242 2018 Assembéia de Deus – Manancial 11609 Orange Blosson Trail, Orlando/FL Pr. Dinarte e Pra Dorilda da Silva 407 856 9384 Assembleia de Deus – Missão de Paz 5838 West Amelia Street, Orlando/FL Pr. Rogério do Nascimento - 407 467 0775

First Baptist Orlando - Ministério Brasileiro 3000 S. John Young Pkwy, Orlando/FL Pr. Sandro - 407 425 2555 Gilead Church 225 Celebration Place, 3 andar Celebration Pra Iara e Pr. Paulo 407 460 6340 God’s House 9501 Satellite Blvd suite 106 Orlando/ FL Pr. Flávio e Pra Flávia Melo – 407 470 5008

Assembléia de Deus - Orlando 4151 W. Oak Ridge Rd, Orlando/FL Pr Edson e Pra Ozanides Monteiro - 407 930 6555

Graça Fellowship Church 9535 Satellite Blvd, Orlando/FL Pr. André e Pra Renata Loyola 321 202 1233

Assembly of God - ADET 808 N Hoagland Blvd , Kissimmee, FL Pr. Celmo Almeida – 407 800 3088

Igreja Apostólica Fonte da Vida 7901 Kingspointe Pkwy Sala 5 Orlando, FL Bispo Giovani e Bispa Leila Apolinário 407 567 8010

30 BrazilUSA - Gospel


Igreja Batista Herança do Senhor 4700, Suíte 4, LB McLeod Rd. Olando, FL Pr. Jorge e Rose Sepulveda 850 687 1620

PIBBOrlando 1450 Citrus Oaks Ave, Gotha/FL Pr Wander - 407 257 1052

Igreja Cristã Maranata 7350 Futures Drive , suíte B1 Pr. Ramon de Paula 407 376 4006

Promisses Church 7528 Universal Boulevard, Orlando/FL Pr Joao Alexandre Leão e Pra. Luciana Leão - 407-680-7080

Igreja do Evangelho Quadrangular 109 West Mc Clendon Lady Lake, FL Pr. Daniel Marins e Pra. Claudete Marins – 407 633 8769 Igreja Evangélica Bom Pastor para Nações 4700 Lincoln Avenue, Orlando/FL Pra Rita Fernandes e Pr Ubaldo Borges - 407 580 5358 Igreja Kingdom Life Church 8504 Universal Blvd Orlando,FL (Hotel La Quinta Inn) Pra. Mary Rossi - (240) 855-5459 Igreja Monte Sião 4700 L.B Mc Load Rd, suite 4, Orlando/ FL Pr Eduardo e Pr. Valéria Oliveira - 407 468 1528 Igreja Mundial do Poder de Deus 7901 Kingspointe Pkwy – Suite 22 Orlando/FL Bispo Eduardo Thompso e Pra Priscila 407 816 5000 Igreja Presbiteriana Nova Esperança 4300 Lake Margaret Drive, Orlando/FL Pr. Wesley Porto - 407 275 6161 Igreja Projeto Quadrangular Orlando 7901 Kingspointe PKwy #13 Orlando/FL Pr Fernando e Pra Edna Guimarães 407 731 3409

Reformed Christian Church Orlando 7362 Futures Dr Unit 18 – Orlando/FL Pr. Betinho – 407 267 1502 Renascer em Cristo 1921 Central Florida PKWY. St A Orlando, FL Pra Ted – 407 308 17 98 Rescue Church Orlando 8810 Commodity Circle sala #30 – Orlando/FL Pr. Miguel Genovese 407 694 6400 Sara Nossa Terra 4700 LB Mc Load, Suite 4 Orlando, FL Bispo Junior Terra 786 538 5678 Seara 7001 Grand National Drive, Orlando/FL Pr. Fernando e Pra Sylvia Pinto - 407 443 5815 Templo das Águias 7901 Kingspointe PKwy #13 Orlando/FL Bispo Marcelo e Bispa Rafaella Martins 407 591 0765

International Church Power of God 2154 Central Florida Pkwy, Suite B3 – Orlando/FL Pr. Idejair e Pra Maria Lucia 407 373 3976

Universal do Reino de Deus 4470 West Colonial Dr, Orlando/FL Pr. Daniel Guerrero 407 532 0995

Kissimmee Christian Church - KCC 2463 Michigan Ave, Kissimmee/FL Pr Evandro e Pra Luciana Souza 407 393 8415

United Heart Church Nation 467 Parkway Center Ct – Orlando, FL Pr. Valter Calijuri 407 406 9207

Lagoinha Church Orlando 6701 S Kirkman Rd, Orlando/FL Pr. André Valadão 407 227 7749

Verbo da Vida 1940 Traylor blvd – Orlando, FL 918 812 3892

Life Baptist Church 6808 Sperone st - Orlando/FL Pr Claudinei – 407 222 7074 Living Water Christian Family Church 403 South Kirkman Rd, Orlando, FL Prs. Fabio Bertoni e Cláudia - 321 300 4908 MSBN Church - Ministério Semeadores de Boas Novas 4081 LB McLeod, Suite L, Orlando/FL Pr. Misael e Pra Thamy Prestes 678 650 6927 Nova Vida Orlando 607 Avalon Road - Winter Garden/FL Pr Paulo Vereza e Carina Centeio 407 490 5073 Nova Vida Windermere /Orlando 4962 S Apopka Vineland Rd, Orlando, FL Pr. Marco Aurélio 407 749 7226 O Brasil para Cristo – USA 485 S Kirkman Rd sala 202 - Orlando/FL Pr Raimundo Barbosa - 407 860 2415

Vida Abundante 7900 S. Apopka Vineland Rd. Orlando/FL Pr. Oséias da Silva 407 574 5568 Vida Church 125 N Lakeview Ave - Winter Garden, FL – 34787 Pr. Antonio Oliveira 407 280 1722 Videira Orlando 485 S. Kirkman Road, suíte 208/210, Orlando /FL Pr. Márcio de Barros 561 317 4282

Se sua igreja não se encontra na lista, entre em contato conosco pelo email :

orlandogospel@brazilusamagazine.com BrazilUsa - Gospel

31


Profile for BRAZIL USA MAGAZINE

Gospel Orlando BrazilUSA#29  

Clique no link para acessar a Orlando Gospel , a Revista baseada na Palavra de Deus!

Gospel Orlando BrazilUSA#29  

Clique no link para acessar a Orlando Gospel , a Revista baseada na Palavra de Deus!