Page 21

Homem de Honrada família Curando as enfermidades O garoto cresce e se torna adolescente; vira jovem e

a maturidade não chega assim tão suave e naturalmente

e um ser totalmente indefeso e dependente está sob sua responsabilidade, à mercê de seus cuidados. Com a ajuda Como “célula mater da sociedade” a família precisa da esposa e de seus próprios pais e sogros, além de parenser forte, saudável e segura, caso contrário comprometetes e amigos mais experientes, o récem feito pai começa rá tudo o mais. E infelizmente parece que estamos vivena trilhar o caminho da paternidade. Vai errar e acertar; do o tempo da família enferma, que se apresenta inopevai chorar, fazer chorar, rir e fazer rir. Com a vida a marante e ineficiente diante dos desafios do nosso tempo. turidade chega, a experiência se estabelece e o senso de Assim, se faz urgente um diagnóstico da saúde da responsabiliade segue fortalecido e marcado pelas falhas, família, visando detectar as patologias que a acometem, dores e dissabores inerentes à aventura de ser pai; como num esforço corajoso contra essas moléstias que têm também por alegrias, realizações e recompensas que a minado suas forças. vida reserva para quem enfrenta o desafio e assume com Neste contexto, aqui seguem três doenças que amor e zelo a tarefa paterna. comprometem a saúde de nossas famílias: Naturalmente que esse resumo não esconde a realidade de que, para muitos, talvez a maioria, o curso da Distanciamento de Deus vida não segue caminhos tão naturais e retilíneos; de fato Família não é invenção de homem, mas projeto de Deus. Foi Ele que, ao criar a mulher, deu nascente ao núcleo familiar (Gn 2:18; 24). Por isso, sem Deus, não há sentido na família. Homem e mulher precisam cultivar um relacionamento íntimo com Deus através da oração, do exame das Escrituras e do envolvimento com a igreja do Senhor. Quanto mais longe dessas coisas, mais longe do próprio Deus; e consequentemente mais desorganizada e secularizada fica a família.

riência de muita gente. Porém, ao contrário do que muitos imaginam, não “Melhor é serem dois do que um...” (4:9). A história vai é o final que guarda a felicidade e a realização de um hosempre na direção do plural e do comunitário. Porém, mem-pai. O segredo está exatamente no processo, na quando olhamos para a família contemporânea, vemos caminhada, no percurso da sua vida. É precisamente a uma realidade de isolamentos dentro de uma mesma batalha do dia a dia, o trabalho constante e o esforço descasa. Este distanciamento intrafamiliar, alimentado pela pendido durante a luta, que têm o potencial de fazer do tecnologia, que privilegia cada vez mais o indivíduo, pai um homem de honra. Pois os resultados são consequconstitui-se em enfermidade grave, que deve ser urgenências ou desdobramentos naturais de uma vida honrada. temente combatida. Iletrado ou culto, humilde ou sofisticado, pobre ou rico; o pai que é homem honrado, trabalha com honestiDistanciamento dos princípios cristãos dade, relaciona-se com integridade e pauta sua vida pela Decorre do afastamento de Deus o distanciaverdade, moralidade e consciência. Sabe ser ético e tem o mento dos princípios cristãos. Esta doença é terrível, temor de Desus, que o faz sábio. E assim como não é num pois torna a família vulnerável ao domínio do pecasó dia que ele constroi reputação e conquista dignidade e do e presa fácil das ciladas covardes e constantes de honra, também não é de uma só vez que esposa e filhos Satanás. Vivendo longe da Palavra de Deus, marido e precisam entregar-lhe reconhecimento, gratidão e carinho. mulher ficam desprotegidos e o pecado na vida tranO pai, que é homem honrado, se faz digno todos os sita de exceção para a regra. Pois é a Palavra do Sedias do amor e da valorização dos que o cercam. nhor que nos avisa e previne do pecado (Sl 119:11). Agradeçamos a Deus pelo pai... Homem de honra. Desta forma a fidelidade, a honestida, a solidariedade, a responsabilidade e o respeito mútuos deixam, paulatinamente, de fazer parte da realidade conjugal e familiar. A igreja de Cristo precisa mais que nunca, exercer um papel de ensino, disciplina e cuidado para com as famílias. Infelizmentre muitas “igrejas” estão mais preocupadas em sugar as pessoas, usando-as como fonte de dinheiro e formadoras de auditórios, do que em discipular e fortalecer as famílias com o ensino da Palavra, bem como o aconselhamento, cuidado e tratamento dos membros da família. Combatamos as enfermidades das famílias com a Palavra de Deus, para que sejam curadas e usadas na cura e libertação de muitas outras.

“Portanto, de vocês também ame a sua mulher como a avocê descrito; tampouco a migração para paternidade logo se faz adulto.cada Casa-se um e migra para a condição de pai, como às vezes seme sequer esperar ou planejar. Agora já é pai, sem traumas e percausos mesmo, a mulher trate o marido comresponsável todo o acontece respeito.” Efésios 5:33 na expe-

Distanciamento do outro Família pressupõe aproximação, comunhão e intimidade. A avalição de Deus que deu origem à família foi que não era bom para o homem estar sozinho (Gn 2:18). Salomão no Eclesiastes ensinou que

LécioDornas Dornas Lécio Pastorda daComunidade Comunidade Pastor Brasileirada daFirst FirstBaptist Baptist Brasileira ChurchWindermere, Windermere,FL. FL. Church (myfbcw.com) (myfbcw.com)

16 BrazilUSA - Gospel

BrazilUsa - Gospel

21

Profile for BRAZIL USA MAGAZINE

Gospel Orlando BrazilUSA#26  

Clique no link para acessar a Orlando Gospel , a Revista baseada na Palavra de Deus!

Gospel Orlando BrazilUSA#26  

Clique no link para acessar a Orlando Gospel , a Revista baseada na Palavra de Deus!